terça-feira, 5 de novembro de 2013

Projeto denomina “Doutor José Pacheco Dantas” trecho ferroviário entre Natal e Ceará-Mirim

imageO deputado federal Felipe Maia (DEM) apresentou projeto de lei (PEC 6699/2013) para denominar “Ferrovia Doutor José Pacheco Dantas” o trecho ferroviário da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) entre as cidades de Natal e Ceará-Mirim.

De acordo com o parlamentar, a história de Dr. José Pacheco está ligada ao desenvolvimento ferroviário do RN, pois quando o trecho ferroviário estava sendo projetado, houve a tentativa de alterar o trajeto inicial, transferindo a ferrovia de Natal para Macaíba. “Mas graças à iniciativa deste importante homem sobre a necessidade de exportar os produtos do vale açucareiro, conseguiu-se que o percurso não fosse modificado e em junho de 1906, o então presidente Afonso Penna inaugurou a Estação de Ceará-Mirim”, contou o deputado.

Doutor José Pacheco Dantas nasceu em 1878 no vale de Ceará-Mirim e, em 1900, foi para o Rio de Janeiro onde obteve os diplomas de Farmácia, Odontologia e Medicina. Na então capital federal, Pacheco Dantas escrevia artigos em vários jornais para cobrar a atenção da União para o Rio Grande do Norte e para a sua cidade natal. Faleceu no dia 29 de julho de 1961, e hoje é nome da Biblioteca Municipal e de uma rua na cidade de Ceará-Mirim.

Assessoria de Imprensa:

Seguidores