quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ações preventivas marcarão o Dia Mundial da Diabetes em Jardim do Seridó

image Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, a Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde (Atenção Básica) realizará ações de prevenção e controle da doença a fim de alertar a população sobre os perigos da diabetes, e da necessidade de realizar exames e diagnosticar a doença precocemente.

A partir das 7 horas da manhã acontecerá uma caminhada que sairá em frente do prédio da Estratégia Saúde da Família IV (ESF do Bairro Alto do Abrigo), percorrendo algumas ruas da cidade com destino ao Clube de Idosos São Judas Tadeu, onde haverá prática de atividade física, teste de glicemia capilar, avaliação medica para portadores de diabetes e entrega de cartões aos diabéticos (novatos).

O objetivo das ações é conscientizar a população jardinense que a diabetes não tem cura, mas as pessoas podem viver bem, controlando a doença, tendo uma alimentação benéfica, praticando exercícios físicos, e principalmente fazendo o uso da medicação corretamente. “Em Jardim do Seridó existem hoje mais de 390 pessoas diabéticas”, disse a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Juliana Sampaio.

Já a secretária municipal de Saúde, Drª Talita Moura chama atenção para o fato da doença está mais predisposta em pessoas obesas e sedentárias. “A dica é ter uma alimentação saudável e praticar atividade física”, disse. E acrescentou: “A diabetes não atingi apenas a pessoa adulta. Crianças e adolescentes também podem adquirir a diabetes tipo 1”, explica Drª Talita Moura.

Doença; Diabetes é uma doença crônica caracterizada por elevadas taxas de glicose no sangue, seja porque o corpo não libera insulina, hormônio secretado pelo pâncreas e cuja função é controlar os valores do açúcar no sangue, seja por não utilizá-la de maneira adequada. Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1 insulinodependente e a diabetes não insulinodependente, a tipo 2.

Seguidores