terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ação compartilhada resulta em 50 animais apreendidos

A remoção foi realizada no trecho pertencente à área de segurança aeroportuária e de influência indireta do Aeroporto Internacional Augusto Severo.

        Natal, 05 de novembro 2013 - A uma ação integrada durante toda manhã desta terça-feira, 05, retirou cinquenta animais das espécies equinas, suínas, muares, asininas e caprinas da Estação de Transbordo (antigo Forno do Lixo), em Cidade Nova. As secretarias municipais de Serviços Urbanos, Semsur, de Meio Ambiente e Urbanismo, Semurb, a Guarda Municipal Ambiental, Companhia de Serviços Urbanos, URBANA e Polícia Rodoviária Federal participaram da remoção.

A apreensão atende a recomendação do Ministério Público Estadual, ordenada pela 41ª Promotoria de Justiça de Natal, através do Promotor João Batista Machado Barbosa, e visa impedir a atração de aves ao local, que gera riscos de acidente nos vôos próximos à região.

Os riscos não exclusivamente de acidentes, mas a saúde humana. O coordenador de fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida pontuou a importância da operação. “Estamos efetivamente minimizando os riscos de doenças. Os proprietários dos animais trazem indevidamente para se alimentarem, um risco eminente para os humanos, pois muitos dos animais são vetores de zoonoses, como raiva e mormo. Outro fator agravante é que daqui geralmente são levados para abatedouros clandestinos, para posteriormente serem vendidos como produtos salubres, quando na verdade é uma carne altamente contaminada”, esclarece.

                Os animais apreendidos foram levados ao Curral Municipal, localizado na Rua Jerusalém, s/n, Quintas, onde receberão tratamento com alimentação e medicação.  Os proprietários dos animais terão 72 horas para procurar a Semsur e solicitar a devolução do animal. A retirada só será permitida com a apresentação documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Além disso, é cobrada uma taxa no valor de R$ 39, 14 (Trinta e nove reais e quatorze centavos).

O Chefe do Setor de Remoção e Apreensão de Animais da Semsur, Antônio Carlos Falcão da Silva, avalia o saldo da apreensão. “Considero o resultado da operação muito positivo, pois retiramos um número significativo de animais da Estação de Transbordo e evitamos com isso que estes animais sofram ações de maus tratos. Isso tudo só foi possível devido à cooperação entre Prefeitura e Polícia Rodoviária Federal, que nos ajudou com a estrutura de carros e pessoal”, completou.

A Semsur desenvolve o serviço de remoção e apreensão de animais de forma permanente. O cidadão que desejar denunciar o abandono dos animais quadrangulares,  em vias públicas, deverá ligar para 3232-8690 de segunda a sexta das 8h às 14h.

Seguidores