sábado, 17 de maio de 2014

Mobilização: A Barca Virou, Deixaram Virar. Por Quê?

Neste sábado (17/05), Faça Bonito e participe do evento A Barca Virou, Deixaram Virar. Por Quê? em alusão ao 18 de Maio, dia nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual cometidas contra crianças e adolescentes! A mobilização propõe para os jovens da comunidade oficinas sobre Corpo, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Consequências da Negativação e Violação da Sexualidade.

O evento acontece no Largo da Igrejinha da Vila de Ponta Negra, Natal-RN, tem início as 9h, segue até as 12h e é realizado pelo Centro de Cultura da Vila de Ponta Negra, Coletivo 10 Mulheres, Conselho Comunitário da Vila de Ponta Negra, Centro de Referência em Direitos Humanos – CRDH e CEDECA Casa Renascer.

18 de Maio

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000 e marca o crime bárbaro que chocou o País em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, e ficou conhecido como o Caso Araceli, nome da menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de hediondo, prescreveu impune. A intenção do 18 de Maio é mobilizar toda a sociedade para participar nesta enfrentamento e proteger nossas crianças e adolescentes.

Fonte: Secretaria do Estado de Direitos Humanos

Reconheça e enfrente a violência sexual contra crianças e adolescentes observando:

* Mudanças bruscas de comportamento e no humor sem causas aparentes;

* Insônia, pesadelos, pavor noturno;

* Medos repentinos: medo de ficar só, medo de estranhos, medo de escuro;

* Agitação, agressividade;

* Comportamento regressivo;

* Choro excessivo;

* Retraimento;

* Fugas, entre outros sinais.

Denuncie imediatamente suspeita ou casos de violência sexual, notificando órgãos competentes como Conselho Tutelar, Delegacia, Ministério Público e Vara da Infância e Adolescência.

Este é o caminho para a prevenção e interrupção das agressões e para que aconteça o processo de ressignificação da violência por parte da criança e/ou do adolescente. O trabalho de prevenção deve ser feito nos seus três estágios:

* Prevenção Primária – Informação à população;

* Prevenção Secundária – Identificação e denúncia;

* Prevenção Terciária – Tratamento e responsabilização.

---

Contatos para entrevistas: Sayonara Dias - 8861 6151 (Tim)

Att.,


Bruna Mara Wanderley


Assessora de Comunicação do CEDECA Casa Renascer

Seguidores