A manhã deste sábado (14) foi festiva em Acari. Com uma caminhada pelas ruas da cidade, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais comemorou seus 40 anos de fundação. Vários acarienses compareceram para prestigiar o evento, um momento de grande satisfação para o homem do campo.
Fundado em 8 julho de 1972, o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Acari foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 1974, e teve como seu primeiro presidente o agricultor João Paulino Neto (in memoriam).
Surgido da necessidade de organização do homem do campo, principalmente com relação aos direitos adquiridos, o sindicado participou ativamente nas decisões e avanços voltados para políticas públicas destinadas ao trabalhador rural do município.
Mário Luís ex- presidente, contou que a primeira reunião foi presidida pelos membros da Fetarn (Federação dos Trabalhadores em Agricultura do RN), o então presidente Cesário Batista e pelo assessor Sebastião Menezes. Para ele, a criação do sindicato trouxe ao trabalhador rural a luta pelos seus direitos. “O sindicato vem, ao longo desses anos todos, lutando para que o homem do campo seja respeitado”, completou ele.
á para o atual presidente, Bento de Araújo, o sindicato foi um baluarte na democracia, pois possibilitou muitas vitórias em relação à luta sindical no Brasil. “Lutamos pelas eleições diretas no país e fomos também contra a ditadura militar. Participamos em todas as lutas do movimento sindical a nível nacional, estadual e municipal, fortalecendo assim o sistema confederativo, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura do RN e da Confederação Nacional dos Trabalhadores (Contag).
Na ocasião esteve presente também o atual presidente da Fetarn, Ambrósio Lins, que ressaltou a importância do sindicato de Acari. “É uma alegria estar presente no aniversário do Sindicato dos Trabalhadores de Acari, este que é um braço forte da federação no Seridó. O sindicato daqui hoje já aparece como uma referência no estado no RN”, disse.
O assessor sindical Marcelo Manduca também esteve presente à comemoração e ressaltou a importância do sindicato na conquista dos direitos do homem do campo acariense.
Após a caminhada todos seguiram ao prédio da sede do sindicado para exibição de vídeo comemorativo, seguido de almoço de confraternização.