terça-feira, 28 de novembro de 2017

Começa nesta terça (28), na Ilha de Santana, a terceira edição da Secitex

O IFRN Caicó realiza entre os dias 28 e 30 de novembro a terceira edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Secitex/IFRN). O evento é aberto ao público. Reunindo estudantes, servidores e a população seridoense, a Secitex acontece na Ilha de Santana.
Com o tema "A matemática está em tudo", essa edição da Secitex traz sete eventos em sua programação: XIII Congresso de Iniciação Científica (Congic), o V Simpósio de Extensão, a V Mostra Tecnológica do IFRN, o II Prêmio de Empreendedorismo Inovador, a IV Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) do Campus Caicó, a II Mostra Coletiva de Arte e a III Olimpíada de Robótica do IFRN.
Em 2017, a Semana terá, só no Congic, 200 apresentações de pôster e 56 apresentações orais. Além disso, o Simpósio de Extensão contará com 82 trabalhos na categoria Mostra e outros 49 na categoria Pôster. Para a Mostra Tecnológica, serão 39 projetos inovadores desenvolvidos por estudantes do Instituto, além da Olimpíada de Robótica, com 36 projetos. "Tivemos um recorde de propostas para avaliar, que nos faz aumentar as expectativas de sucesso do evento", destacou Max Miller, coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Caicó.

O evento
Surgida a partir da necessidade de integrar os principais eventos de Pesquisa e Extensão da Instituição, a Secitex tem caráter itinerante, tendo edições realizadas noscampi Santa Cruz e Parnamirim, o evento acontece em Caicó e traz uma inovação: pela primeira vez, será realizado em espaço externo ao IFRN. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura da Cidade e será aberto ao público.

Serviço
O quê: Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN;
Quando: 28 a 30 de novembro;
Onde: Ilha de Santana, Caicó/RN.

Com patrocínio da Cosern, projeto Casa das Palavras é realizado em Apodi até 4ª feira (29)

Município vai ganhar uma minibiblioteca em forma de casinha de madeira para troca de livros em praça pública
Patrocinado pela Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, o Projeto Casa das Palavras está sendo realizado no município de Apodi, na região Oeste, até 4ª feira (29).
Na cerimônia de abertura, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi na noite desta 2ª feira (27), a Cosern foi representada por George Denner de Araújo Aquino, engenheiro eletricista do escritório da Cosern em Pau dos Ferros.
Assim como nos outros 12 municípios contemplados em todas as regiões do estado (veja relação abaixo) com o projeto, Apodi está recebendo:
ü Minibiblioteca em forma de casinha de madeira com 50 exemplares novos de livros de autores potiguares para disseminar a cultura da leitura por meio da ideia “pegue um livro e doe outro”. A minibiblioteca será instalada na Praça da Bíblia, na cidade de Apodi;
ü Realização de oficinas de formação em áreas como: teatro, coral, mamulengo e graffiti;
ü Realização da Jornada de Literatura Potiguar, um evento pensado para contemplar professores e professoras da cidade. Além de palestras, recitais poéticos e espetáculos culturais em espaços públicos (praça, sindicato).

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Projeto GerAção Solidária do IFRN reúne juventudes para debater políticas públicas

O papel e desafio das juventudes na Economia Solidária serão o eixo do debate do I Encontro de Juventudes - Redes e Saberes Fortalecendo a Economia Solidária no RN, que ocorre nos próximos dias 18 e 19 de novembro, em São Miguel do Gostoso, na Escola Municipal Coronel Zuza Torres.
O evento, promovido pelo núcleo-Natal do projeto GerAção Solidária, vai reunir juventudes que integram os 30 grupos atendidos pelo projeto em vários territórios da cidadania do RN.
A programação inclui debates e rodas de conversa sobre assuntos como a construção de Redes de Juventude no RN, a socialização de vivências de Ecosol, além do link com a cultura popular. Também haverão oficinas de percussão, capoeira e Hip Hop, assim como a participação na Amostra de Cinema de Gostoso.
Para Katiana Barbosa, articuladora de Juventudes do projeto , esse encontro é uma oportunidade de debater o conceito de juventudes em rede a partir da perspectiva da Economia Solidária no sentido de mapear o que já está sendo articulado, as potencialidades para o futuro, as dificuldades e como o projeto GerAção Solidária pode contribuir nesse processo.
A expectativa é que o I Encontro de Juventudes do GerAção Solidária, realizado pela Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), IFRN Campus Natal-Central e sub-secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes), reúna 60 jovens de comunidades quilombolas, indígenas, assentados entre outros agrupamentos de várias localidades do estado.

Alunos do IFRN estão aptos para participar do Programa Jovem Aprendiz

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRN, através da Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho, divulgou mais uma parceria voltada ao mercado profissional. Desde o início do ano, além dos estágios, os alunos podem participar também do Programa Jovem Aprendiz. A grande vantagem do programa, comparando-se ao estágio, é a inserção do aluno num programa que permite o registro em carteira profissional de trabalho, o que garante os direitos comuns a todos os trabalhadores contratados sob as diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O sistema funciona com as empresas cadastradas procurando as instituições de ensino para solicitar indicações de possíveis aprendizes. No programa, a jornada de trabalho de um jovem aprendiz, em regra, excede seis horas diárias.
Segundo a Lei da Aprendizagem (10.097/2000), um jovem aprendiz é aquele que está estudando em uma instituição pública ou privada e trabalhando ao mesmo tempo. Neste meio tempo, o jovem irá receber uma formação única para a profissão em que está se profissionalizando. Dentro da estrutura organizacional do IFRN, as vagas para aprendiz são, exclusivamente, para alunos dos cursos técnicos, nas modalidades integrado ou subsequente. Outros pré-requisitos são: ter entre 16 e 24 anos (incompletos) e ter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Para os alunos dos cursos integrados, há um requisito extra: os interessados no programa têm de estar no 3º ou 4º ano de curso. Já o estudante do subsequente não tem exigência mínima de currículo acadêmico. É importante lembrar que as vagas que serão abertas são voltadas, unicamente, para estudantes dos cursos técnicos: alunos da licenciatura, os tecnólogos e de ensino médio na modalidade Jovens e Adultos (EJA) estão fora do programa por impeditivo legal.

Seguidores