sábado, 31 de maio de 2014
Felipe Maia visita lideranças de Natal
Deputado Ezequiel faz visita a Macau
TRT RN: 5ª Vara do Trabalho de Natal movimenta mais de R$ 30 milhões.
Walter Alves visita seis municípios do Alto Oeste.
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Casamento comunitário em Assú promove o encontro de 26 casais.
PASSEIO CICLÍSTICO ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO MAIO AMARELO.
Nordeste Open de Jiu-Jitsu acontece no Nélio Dias e abre inscrições na próxima semana
ESMARN sedia II Seminário de Direito à Saúde.
Aprovado em concurso em Santa Cruz será nomeado ao cargo de eletricista.
Ministério da Agricultura certifica 19 agricultores do Gramorezinho.
A declaração é uma exigência legal essencial que deve ser conferida pelo consumidor ao adquirir um produto como orgânico, tendo em vista que muitos pensam que toda produção proveniente da agricultura familiar é orgânica e não é verdade. A produção de orgânicos deve obedecer princípios, leis e normas técnicas obrigatórias, além de possuir orientação e fiscalização permanentes.
Para que produtos orgânicos possam ser comercializados em supermercados, é necessário que os produtores recebam o Selo Orgânico, emitido por uma agência certificadora de âmbito nacional. Neste mês de maio, 50 produtores de Gramorezinho foram auditados pela IBD-CERTIFICAÇÕES. Essa auditoria representa um passo importante do projeto para expansão da comercialização de seus produtos orgânicos.
Campus Apodi realiza lançamento de novo projeto de extensão.
Estudantes do campus Campina representarão a Paraíba no Parlamento Juvenil do Mercosul.
Trabalho em telessala leva estudantes a produzir filme.
Senado recorre ao Supremo para impedir alteração de bancadas na Câmara.
Fábio e Robinson Faria participam da posse do prefeito de Mossoró
A cerimônia de diplomação e posse do prefeito eleito Francisco José Júnior (PSD e do seu vice Luiz Carlos (PT), realizada na noite desta quinta-feira (29), no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró. Presença do vice-governador Robinson Faria (PSD), dos deputados federais Fábio Faria (PSD) e Fátima Bezerra(PT).
"É um orgulho presenciarmos este jovem assumir a Prefeitura da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, eleito por ampla maioria porque demonstrou aos mossoroenses que possui maturidade, competência e compromisso com o futuro da cidade", disse Fábio Faria.
Também participam da cerimônia os deputados estaduais Leonardo Nogueira (DEM) e Antônio Jácome (PMN), a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado e outras autoridades.
Prefeito Padre Jocimar Decreta luto oficial pelo falecimento de Lucinha da Saúde em Jardim do Seridó
O Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas de Araújo decretou nesta quinta-feira (29), luto oficial por 03 (três) dias, em todo o território do Município de Jardim do Seridó em sinal de pesar pelo falecimento da ex-funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, Luciane Silva de Azevedo, ocorrido hoje em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte.
O Chefe do Executivo jardinense considerou no seu Decreto, os relevantes serviços prestados como Chefe de Serviços e Subcoordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, marcados pela eficácia e dedicação, próprias de sua originalidade. Como também que o seu desaparecimento representa irreparável perda para seus familiares e para o Município de Jardim do Seridó.
Em tempo: Em razão da morte de Lucinha da Saúde, como era mais conhecida a ex-servidora, o atual secretário da pasta, Alex Moura informa à população que não haverá expediente nesta sexta-feira, dia 30, na Secretaria Municipal de Saúde, como igualmente, nas demais unidades básicas de saúde no município.
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Ministério da Saúde revoga portaria que regulamentava aborto legal pelo SUS.
Petistas criticam Joaquim Barbosa e oposição exalta legado de coragem.
Anvisa adia decisão sobre substância derivada da maconha.
CPI da Exploração Sexual de Crianças deve pedir indiciamento de 33 pessoas
A comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes poderá pedir o indiciamento de 33 pessoas por envolvimento em redes de exploração sexual no país.
A medida está prevista no relatório final da CPI, apresentado ontem (28) pela relatora da comissão, deputada Liliam Sá (PROS-RJ), mas que, por causa de um pedido de vista coletivo, só será votado na próxima quarta-feira (4).
A CPI foi instalada em abril de 2012. Em dois anos de trabalho, foram visitados 12 estados e realizadas 60 reuniões na Câmara. De acordo com a deputada, o relatório também pede mudanças na legislação para melhorar a proteção de crianças e adolescentes vítimas deste tipo de crime.
Uma das alterações sugeridas pretende criar mecanismos para agilizar o andamento dos processos.
Na terça-feira (27), a CPI assinou um pacto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para combater a exploração, abuso e tráfico de crianças e adolescentes nos clubes esportivos.
No último dia 14, a Câmara aprovou, em votação simbólica, o projeto de lei (PL 7.220/2014), que torna hediondo o crime de exploração sexual de criança, de adolescente ou de pessoa vulnerável. A lei foi sancionada na semana passada pela presidenta Dilma Rousseff.
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
Estudante do campus Campina elabora projeto de telha e tijolo ecológicos.
Concluinte do curso de Mineração, Daniel, com o apoio do professor Rômulo Torres, elaborou um projeto que consiste na instalação de uma fábrica de telhas e tijolos ecológicos produzidos a partir de rejeitos de caulim oriundos de mineradoras. “A ideia é contribuir com a preservação do meio ambiente, ajudando a diminuir os impactos ambientais na mineração com o uso do rejeito abortado pela empresa”, explica o estudante.
A mistura dos compostos químicos e físicos do caulim resulta em um produto final com mais resistência e dureza. Se concretizado, a fabricação desses materiais atenderia a grande demanda da construção civil na cidade de Campina Grande. Romper os muros do campus Campina foi o primeiro passo dado pelo aspirante a empresário.
Por meio de slides de textos e fotografias, o futuro técnico em Mineração diz que seu projeto gerou bastante curiosidade no público e que, na oportunidade, também fez contatos para futuras parcerias. “Mantive contato em especial com donos de empresas de construção e de fabrica de tijolo, que tinham a curiosidade em saber se dava pra colocar o projeto em pratica”, conclui.
Justiça obriga IFRN a aceitar bacharéis com mestrado ou doutorado em seus concursos.
MPF apresenta três denúncias contra ex-prefeito de Jardim de Angicos.
EDUCAÇÃO: Campus Currais Novos promove I Semana do Meio Ambiente
Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Campus Currais Novos do IFRN realizará a I Semana do Meio Ambiente, com o tema “Pensando a Gestão dos Resíduos Sólidos no Seridó/RN: a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Desafio de Uma Implementação Cooperada”. Promovida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Políticas Públicas (DPP) e Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR), o seminário acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, no próprio campus.
Por ocasião da promulgação da PNRS (Lei nº 12.305) no ano de 2010 e sua implementação neste ano, o evento tem o objetivo de realizar um debate interdisciplinar sobre as implicações da operacionalização da PNRS na região do Seridó/RN, a qual está dentro do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Seridó/RN.
Quanto a programação, serão realizados Painéis de Discussão com temas que abordem a questão em tela, além da exposição de uma Mostra de Vídeos sobre diversos assuntos dentro da temática ambiental, bem como Oficinas sobre reaproveitamento de alimentos e produção de objetos e papel reciclado artesanal.
O consumo cada vez mais crescente está transformando os espaços geográficos em áreas degradadas não só do ponto de vista ambiental, mas também social, sobretudo pela crescente geração de resíduos que são descartados pelo setor produtivo, poder público e pelas populações. Sendo assim, a crise ambiental que ora está instalada é o resultado de práticas predadoras que causam impactos ambientais muitas vezes irreversíveis que afetam desde as populações mais vulneráveis até as que acreditam estarem “imunes” a essas mazelas.
Justiça na Praça : 36ª Edição acontece nesta sexta (30) em Jucurutu
Mais de cem audiências nas áreas de família, cível e criminal e 92 casais participando de cerimônia de união civil coletiva na Praça Janúncio Afonso, no centro da cidade. Estes são apenas alguns números de mais uma edição do programa “Justiça na Praça”, desta vez em sua 36ª edição.
Jucurutu, a 200 quilômetros de Natal, é a sede do evento. A cidade do Seridó vai receber dezenas de juízes, promotores, advogados e estudantes de direito para atendimento à população. A organização é do Núcleo de Programas Socioambientais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (NAPS).
O vice-presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargador Saraiva Sobrinho, irá presidir a abertura do evento, às 8 horas desta sexta-feira (30), em praça pública próxima a Igreja Matriz de Jucurutu.
O juiz da comarca de Currais Novos, Marcus Vinicius Pereira Junior, estará presente nos trabalhos coordenando uma equipe com acadêmicos de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Plantão Jurídico estará a cargo do magistrado Jussier Barbalho Campos.
Anteriormente à realização desta edição, o NAPS ofereceu palestras sobre a importância da família e a respeito de cidadania para a população local. Cerca de 300 pessoas compareceram a cada uma delas, ministradas na tenda central do evento. Essas palestras fazem parte do programa "Conheça Seu Direito", com orientações transmitidas por Rossini Pimentel e Francineide Damasceno, membros da equipes do Núcleo.
Amanhã, técnicos do Ministério do Trabalho irão prestar serviços à população, assim como na área previdenciária por servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Quarenta entidades montaram estandes na área.
CCJ aprova projeto que regulamenta profissão de historiador
Relatora da matéria, deputada Fátima Bezerra apresentou parecer favorável à iniciativa
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei 4699/12, que regulamenta a profissão de historiador. A deputada Fátima Bezerra é a relatora da proposta cujo autor é o senador Paulo Paim (PT/RS).
Fátima Bezerra apresentou parecer favorável à iniciativa que há anos mobiliza historiadores em busca de reconhecimento e valorização da profissão no país. “Esta é uma profissão muito digna e valiosa para formação de milhares de estudantes brasileiros. Dar o reconhecimento profissional a estes trabalhadores é fazer um ato de justiça”, destacou a parlamentar elogiando a participação das entidades e o apoio dos parlamentares
O projeto segue agora para análise do plenário da Câmara Federal.
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO - MARIINHA DE ALBERTO DANTAS
A ARCA, em nome de Mariberto Dantas e família, convida todos os carnaubenses dos Dantas, para comparecerem à missa de centenário de nascimento de sua genitora MARIA BEZERRA DANTAS (MARIINHA), que será celebrada amanhã (30.05.2014 - sexta-feira), na igreja de Santa Terezinha, bairro do Tirol, no horário das 17:30 horas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ARCA
Equipe de basquete patrocinada pela Potigás garante vaga na 1ª Divisão
Uma surpresa positiva chegou para os atletas do Clube de Basquete Paralímpico do Rio Grande do Norte – América Tigres, equipe patrocinada pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás), empresa do Governo do Estado e Petrobras. Depois da desistência do Águias/SP de disputar a 1ª divisão da modalidade, a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas informou que a vaga na elite nacional ficará com o time potiguar.
A equipe fez uma visita ao patrocinador Potigás, sendo recebida pelo Diretor Presidente da Companhia, Isaltino Guedes, que destacou o papel social da empresa. Na oportunidade, os atletas informaram a conquista e agradeceram o apoio da empresa para manutenção do projeto.
No ano passado, o América Tigres foi o terceiro colocado geral na divisão de acesso. Como duas equipes garantiram vagas na 1ª divisão, o time potiguar acabou ficando na suplência e herdou a vaga. A desistência dos paulistas ocorreu em função da falta de patrocinadores.
De acordo com Eduardo Gomes, presidente do time, o Rio Grande do Norte deve confirmar cada vez mais a sua hegemonia na região Nordeste. “Não teremos o Regional Nordeste para os clubes ranqueados. Nos últimos três anos, vencemos todas as equipes da região”, vibra o dirigente.
A Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) já divulgou a tabela do Brasileiro da 1ª Divisão e o América Tigres ficou no grupo D, ao lado das equipes: AFADEFI-SC e ADDF-PE. Os 12 clubes fazem parte dos seguintes estados: SP, DF, PE, SC, GO, PA, RJ, e RN, sendo cinco equipes de SP.
FESTA JUNINA "ARRAIÁ DO WHATSAPP" SERÁ REALIZADA NO DIA 31 DE MAIO NO ESPAÇO PRIME NATAL EM CIDADE VERDE
O JORNAL O PÚBLICO PROMOVE COM MUITA ALEGRIA,
A FESTA JUNINA "ARRAIÁ DO WHATSAPP" QUE VAI MARCAR OS FORROZEIROS ANTENADOS DA GRANDE NATAL.
O EVENTO SERÁ ANIMADO POR 4 BANDAS DE FORRÓ QUE TOCARÃO ATÉ DE MANHÃ. SÃO ELAS: FORRÓ NO LAÇO, FORRÓ BOTA BANCA, FORROZÃO BALAI DE GATO E SEGUNDO SANFONEIRO, NO HORÁRIO DAS 20:00 HS ÀS 05:00 HS DA MANHÃ.
O ARRAIÁ SERÁ NO ESPAÇO PRIME NATAL EM CIDADE VERDE E A ESTRUTURA, CONTARÁ COM 2 PALCOS, TENDAS (CASO CHOVA) MESAS E CADEIRAS, BANHEIROS QUÍMICOS, SEGURANÇA PARTICULAR, ESTACIONAMENTO, BEBIDAS QUENTES E GELADAS, E COMIDAS TIPICAS JUNINAS.
O TRAJE SERÁ JUNINO.
HOMENS E MULHERES SERÃO REVISTADOS NA ENTRADA .
O VALOR ANTECIPADO PARA ESTUDANTES É DE $20,00
VENDAS COM COMISSÁRIOS E NOS LOCAIS:
BAR GELA GUELA - NA AYRTON SENNA
E SALÃO NOVO ESTILO - NO CENTRO DA CIDADE.
POR FAVOR SE FOR POSSÍVEL NOS AJUDEM, DIVULGANDO O CARTAZ DO ARRAIÁ NAS REDES SOCIAIS.
COMPARTILHEM E COLOQUEM NA CAPA, O BANNER PARA TODOS OS AMIGOS DO FACEBOOK E POSTEM NOS GRUPOS DO WHATSAPP,
SEMPRE REALIZAMOS OS NOSSOS EVENTOS COM MUITA ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE.
ESSA FESTA IRÁ TAMBÉM COMEMORAR OS 09 ANOS DO JORNAL O PÚBLICO EM CLIMA DE SÃO JOÃO.
MUITO OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO E APOIO.
INFORMAÇÕES 8808.8175 /9818.5564
REALIZAÇÃO: DE RIDALVO FELIPE
E PRODUÇÃO DE TÚLIO FARIAS
Câmara aprova Plano Nacional da Educação
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28), por unanimidade o Projeto de Lei 8035/10, que cria o novo Plano Nacional da Educação (PNE) e apresenta as 20 metas para Educação nos próximos 10 anos. Agora, resta apenas os deputados analisarem os destaques do texto na próxima semana, para que a proposição seja encaminhada para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.
A deputada Fátima Bezerra, coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT, que juntamente com os movimentos sociais, como a UNE, UNDIME, CNTE, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras, lutaram fortemente pela aprovação da matéria pelos deputados, declarou que “aquilo que era um sonho, se tornou realidade. Hoje é um dia histórico para a educação brasileira”.
De acordo com a deputada, esse é um dos maiores legados que o Governo do PT e da presidenta Dilma Rousseff poderia oferecer ao país. ““Aprovar o PNE é fazer valer o sonho e luta de Paulo Freire, Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e tantos outros que lutaram incansavelmente por um Brasil alfabetizado, por Brasil inclusivo e por um Brasil generoso. Parabenizo os movimentos sociais ligados à educação que incansavelmente não desistiram de lutar por um PNE, que está sintonizado com as aspirações dos movimentos sociais, dos professores, dos estudantes e dos gestores de todo país. E o relator, deputado Angelo Vanhoni, pelo brilhante parecer”, congratulou.
“Estamos oferecendo ao Brasil um Plano Nacional de Educação que o país merece, seja na universalização e ampliação da creche à pós-graduação, passando pela educação em tempo integral, como na valorização do magistério brasileiro e do financiamento de 10 % do PIB para educação pública”, completou.
Fátima declarou ainda que, agora, é importante acelera a aprovação dos planos estaduais e municipais, para que no regime de colaboração e cooperação técnica e financeira entre os entes federados, possa se concretizada as metas definidas pelo PNE.
quarta-feira, 28 de maio de 2014
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA - SEJUC
MPF denuncia prefeito do município de Rafael Godeiro (RN).
Formação de professores é prioridade, garante ministro.
Negado pedido do MP para cessar funcionamento de lombada eletrônica.
Justiça Estadual arquiva Inquérito Policial Militar contra tenente-coronel.
Ações por improbidade: 69% das que tramitam na JF em Natal resultam em condenações.
Inscrições abertas para estágio em Comunicação Social na PR/RN.
terça-feira, 27 de maio de 2014
Senado aprova PEC do Trabalho Escravo
O plenário do Senado aprovou hoje (27), por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, que determina a expropriação de imóveis urbanos e rurais onde seja constatada a exploração de trabalho análogo à escravidão.
Dessa forma, as propriedades em que esse tipo de crime for registrado poderão ser tomadas pelo poder público sem nenhum tipo de indenização aos donos e destinadas a programas de reforma agrária e habitação popular. Atualmente, já existe a previsão legal para expropriação de propriedades apenas no caso de produção de substâncias psicotrópicas.
No entanto, a PEC ainda não terá efeito prático porque, durante a votação, os senadores incluíram uma emenda que submete a regulamentação dela a uma lei complementar. A emenda determina que a expropriação será feita “na forma da lei”. Atualmente, um projeto de lei sobre o assunto já está tramitando na Casa, mas ainda não há previsão de votação.
Mesmo assim, a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, comemorou a aprovação da PEC. Ela passou o dia no Senado articulando a votação da proposta e disse que ela será agora apresentada na convenção internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acontecerá na próxima semana.
“Levar essa aprovação para a conferência da OIT é uma sinalização importante do Brasil sobre esse assunto, equivale ao que foi a aprovação do Marco Civil da Internet. Nós vamos ser o primeiro país a ter na sua Constituição a possibilidade de expropriação de bens onde seja encontrado trabalho escravo”, disse a ministra.
A promulgação da PEC será feita em sessão solene na quinta-feira (5) da próxima semana. O texto foi aprovado com 59 votos favoráveis no primeiro turno e 60 votos favoráveis no segundo turno, sem abstenções nem votos contrários.