Dados do Ministério da Educação mostram que nos últimos 10 anos o número de universidades federais saltou de 45 para 59. Isso representa um aumento de 150% no número de vagas disponíveis. E para ampliar as oportunidades aos jovens potiguares, especialmente daqueles que vivem no interior, o deputado Fábio Faria, segundo vice-presidente da Câmara, se integra à luta pela criação da Universidade Federal do Seridó.
“Temos que ampliar as chances dos moradores do Seridó para que eles possam ter a chance de ingressar numa Universidade, uma região com várias vocações econômicas que podem ser mais bem aproveitadas se houver pesquisa e profissionais capacitados. Isso vai ser possível com a criação de uma Universidade na região. Vou me empenhar para que consigamos convencer o governo federal a investir nesse projeto”, afirmou o deputado ao defender o projeto.
A campanha “O Seridó é Federal” foi lançada, em janeiro deste ano, pela diocese de Caicó. A Câmara Municipal, em contato com o deputado Fábio Faria, solicitou o apoio para que esse sonho seja concretizado. Os vereadores ressaltaram a importância da Universidade para formar e qualificar recursos humanos no interior e permitir uma descentralização do conhecimento.