Os cerca de 24 mil habitantes do município de Baraúna, na região oeste do estado, contam agora com uma nova Agência da Previdência Social (APS), equipamento inaugurado ontem (10) pelo ministro Garibaldi Alves Filho. A agência de Baraúna, que vai prestar todos os serviços previdenciários, tem capacidade para realizar aproximadamente 400 perícias médicas por mês. Além dessa unidade, está prevista para o próximo dia 16 de dezembro a entrega de mais uma agência no RN, computando seis ao todo.
De acordo com o ministro, a unidade é a segunda inaugurada no Rio Grande do Norte dentro do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de mais 10 APS no estado. "A Previdência Social deixou de ser aquela madrasta. Aqui no caso de Baraúna, as pessoas não vão mais precisar se deslocar até Mossoró. Isso também é justiça social", argumentou o ministro.
Também participaram da inauguração da agência de Baraúna, que funcionará das 7h às 13h horas, na rua Hermenegildo Montenegro, no centro da cidade, a governadora Rosalba Ciarlini, a deputada federal Sandra Rosado e os deputados estaduais Walter Alves, Gustavo Fernandes (ambos do PMDB), Larissa Rosado (PSB) e Leonardo Nogueira (DEM).
A APS de Baraúna é responsável pelo pagamento de mais de 3 mil benefícios mensais, o que corresponde a um desembolso que supera os R$ 1.324.556,38. A agência possui uma sala de serviço social, outra de perícia médica e cinco guichês de atendimento. Foram investidos R$ 775,3 mil para construir a estrutura.
assessoria