quarta-feira, 13 de novembro de 2013

INTERNACIONAL: Brasil ganha prêmio internacional de seguridade pelo desempenho do Bolsa Família

Ministra diz que programa complementa política previdenciária brasileira

image No ano em que comemora o seu décimo aniversário de existência, o programa Bolsa Família foi contemplado com o I Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social (Award for Outstanding Achievement in Social Security), concedido pela Associação Internacional de Seguridade Social (AISS). A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, recebeu a premiação nesta quarta-feira (13), durante o III Fórum Mundial de Seguridade Social, que está ocorrendo em Doha, no Catar.

“O prêmio para nós se torna mais importante porque é a área de seguridade que está concedendo. Prova daquilo que a gente sempre disse: o Bolsa Família não é assistencialista, é uma rede de proteção social que complementa a politica que já vem sendo feita, no Brasil, pela Previdência Social”, declarou a ministra Tereza Campelo, por telefone, instantes após receber o prêmio entregue pelo presidente da AISS, o holandês Errol Frank Stoové.

O governo brasileiro foi o primeiro vencedor do Award for Outstanding Achievement in Social Security. A partir de agora, a premiação será entregue a cada três anos para instituição ou programa que tenha oferecido relevante contribuição para a promoção e o desenvolvimento da seguridade social a nível nacional ou internacional. O Bolsa Família beneficia hoje a quase 14 milhões de famílias. “São 50 milhões de pessoas que saíram da extrema pobreza graças a esse programa”, calculou Tereza Campello.

Por sua vez, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho - que participou da entrega da premiação ao lado do secretário-geral da AISS, o dinamarquês Hans-Horst Konkolewsky - acrescentou que o Bolsa Família não está sendo importante para o Brasil apenas por ter provocado uma sensível redução nos índices de pobreza do país. “Ao priorizar a mãe como titular do cadastro familiar, o programa deu maior relevância e ampliou o papel da mulher na sociedade”, observou. Dados oficiais apontam que 93% dos titulares dos cartões do Bolsa Família são mulheres.

INTERNACIONAL: Brasil sedia, em 2014, assembleia extraordinária da Conferência Interamericana de Seguridade Social

Evento será realizado no mês de abril, em Natal (RN)

Da Redação (Brasília)- O Brasil vai sediar, em abril do próximo ano, uma assembleia geral extraordinária da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS). Durante a reunião, que ocorrerá em Natal (RN), serão definidas possíveis alterações no estatuto do Centro Interamericano de Estudos de Seguridade Social (CIESS).

Nesta quarta-feira (13), em Doha, no Catar, durante o III Fórum Mundial de Seguridade Social, o ministro da Previdência Social brasileiro, Garibaldi Alves Filho, e o secretário geral da CISS, o mexicano Juan Lozano Tovar, agendaram uma reunião de trabalho para o dia 10 de dezembro, em Brasília (DF). Na ocasião, serão acertados os detalhes do evento em Natal.

“Natal vai receber representantes dos 36 países que integram a Conferência Interamericana de Seguridade Social. Sediar essa assembleia geral extraordinária vai ser importante também como um preparativo para o Fórum Social de Seguridade Social, que ocorrerá na cidade em 2016”, comentou Garibaldi Alves Filho.

Brics – Depois da reunião com o secretário geral da CISS, o ministro da Previdência Social participou da entrega do Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social ao Bolsa Família. Em seguida, ele representou o Brasil na reunião entre ministros da área de seguridade social dos países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul).

O objetivo do encontro era a discussão de um teto conjunto visando a inclusão da seguridade social na agenda de prioridade do Brics. Também seria elaborada uma declaração a respeito da expansão da cobertura social pelos países que integram o bloco econômico. “Durante a conversa, prevaleceu a proposta de aprofundarmos ainda mais as discussões por meio de uma vídeo conferência a ser agendada”, informou Garibaldi Alves Filho.

O ministro brasileiro contou que, durante a reunião, ele fez uma exposição sobre iniciativas bem sucedidos adotados pela Pasta a qual comanda – como o Empreendedor Individual (que já conta com mais de 3,5 milhões de inscritos) e o programa destinado às donas de casa (com quase 430 mil adesões). “Nossos números impressionaram bastante”, comentou Garibaldi, acrescentando que alguns dos participantes demonstraram interesse em conhecer mais detalhadamente os projetos brasileiros. 

Seguidores