quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Direito do Trabalho é tema de apresentações de escolas no TAM

image Alunos de nove escolas estaduais da capital apresentam os trabalhos finais do programa Trabalho, Justiça e Cidadania 2013, a partir das 14h desta quarta-feira (13), no Teatro Alberto Maranhão. O evento se dá após meses de aulas e palestras com juízes, procuradores, advogados e servidores, sobre temas relativos ao Direito do Trabalho.

Para uma das coordenadoras do programa, a juíza do trabalho Simone Jalil, o PTJC é um instrumento de cidadania que aproxima o judiciário do cidadão. “Levar o conhecimento do direito do trabalho para os futuros trabalhadores é muito importante. O resultado do conhecimento adquirido ao logo de um ano pode ser visto agora e isso nos emociona, pois os alunos estão mais conscientes dos seus direitos e deveres para ingressarem no mercado de trabalho."

A opinião é compartilhada pela secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho. "Eles se envolvem, participam , analisam o que aprendem de novo e são muito dedicados. É uma satisfação chegar à apresentação final e ver os alunos com mais conhecimento e conscientes de seus direitos."

Desenvolvidas em parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Associação dos Magistrados do Trabalho – AMATRA, Procuradoria Regional do Trabalho, OAB e Associação dos Advogados Trabalhistas – ANATRA, as atividades envolveram jovens das escolas Josefa Sampaio, Winston Churchill, Anísio Teixeira, Atheneu, 15 de outubro, Walfredo Gurgel, Floriano Cavalcante, Ana Júlia e Francisco Ivo.

Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores semeiam noções básicas de direitos fundamentais e de Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, Ética e Cidadania nas escolas.

Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes, bem como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.

Seguidores