Mais de 20 mil quilos de alimentos, entre feijão e farinha de mandioca, serão distribuídos às Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Parelhas. O trabalho integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, executado por meio de parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab; Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais e Gabinete Civil; Associações Comunitárias Rurais e Urbanas, Cooperativas e Colônia de Pescadores.A demanda, que se refere ao primeiro trimestre de 2010, beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade social, além de instituições das respectivas localizações das Associações. “É uma importante ação que permite melhorar a qualidade de vida das famílias carentes do nosso Município no que diz respeito à segurança alimentar”, disse o Prefeito Francisco Medeiros.
Durante o ano de 2009, mais de 20 mil quilos de açúcar e farinha de mandioca foram distribuídos entre às Associações. Segundo a Secretária Municipal da Agricultura, do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, Zenira Bezerra, em 2010 o trabalho foi ampliado. “Este ano estamos realizando a entrega a todas as associações rurais e urbanas do Município”, afirmou.
Além da doação de alimentos, o PAA engloba projetos voltados à produção e comercialização de produtos através da Cooperativa. Todas as segundas-feiras a CAPESA recebe e distribui, com entidades cadastradas, os mais variados alimentos como carne bovina e caprina, ovos, hortaliças, frutas, polpas, manteiga da terra, bolo caseiro, entre outros.
“O principal objetivo é incentivar a agricultura familiar como forma de sustentar o homem do campo”, acrescentou Zenira ao citar o projeto da Colônia de Pescadores Z-26. De acordo com a Secretária, a ação que visa a comercialização de pescado, foi ampliada para beneficiar mais de 7.500 pessoas.
O trabalho envolverá diretamente 45 pescadores artesanais que receberão, cada um, uma cota de até 4 mil e 500 reais. A meta é produzir uma média de 45,3 toneladas de filé de pescado. O novo projeto reúne em torno de 202 mil reais, mais do que o dobro do executado até o último mês de fevereiro.
Fonte: Assessoria