segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Cosern promove troca de 300 geladeiras e faz doação de lâmpadas no Leningrado, Planalto, até 5ª feira (29)

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vai promover, de segunda (26) até quinta-feira (29), na comunidade do Leningrado, Bairro Planalto, Zona Oeste de Natal, mais uma edição da Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia, regulado pela ANEEL, leva às cidades, entre outros serviços, a substituição de geladeiras ineficientes, distribuição de lâmpadas LED, kits com jogos educativos e cartilhas informativas com orientações sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica aos consumidores que comparecerem ao caminhão da caravana e atendem aos critérios (leia quais são abaixo) do projeto.

O caminhão de atendimento da Caravana Cosern está estacionado na rua Monte Celeste, e atende a comunidade das 8h30 às 17h.

No Leningrado, serão substituídas, gratuitamente, 300 geladeiras antigas por refrigeradores novos e mais eficientes. Além da troca dos eletrodomésticos, os consumidores terão acesso a palestras educativas, receberão kits didáticos com cartilhas informativas, lâmpadas de LED e orientações para o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, que promove descontos na conta de luz.

Cosern nas Comunidades – Somente em 2016, a Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades já passou por 16 municípios do RN, distribuindo 30.000 (trinta mil) lâmpadas e fazendo a troca de 1.925  geladeiras usadas por novas e mais eficientes, além de levar ações de eficiência energética e segurança, orientações sobre o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, distribuição de kits educativos e troca de geladeiras com o Selo Procel. O Projeto segue as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável.

Critérios para participar dos programas:

Troca de geladeira:
·         Estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou ser cliente residencial morador de comunidade popular (*);
·         Ter mais de 18 anos e ser o titular da conta de energia;
·         Ter média mensal dos 3 maiores consumos dos últimos 12 meses igual ou maior do que 80kWh/mês; 
·         Estar adimplente com a COSERN (podendo quitar os débitos para participar do projeto); 
·         Estar com fornecimento regular de energia;
·         Ter refrigerador antigo e funcionando para entregar;
·         Não ter participado ou não estar participando de outro projeto de eficientização da COSERN.
  • Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, terá direito a fazer uma troca.
Distribuição de lâmpadas:
·         Estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou ser cliente residencial morador de comunidade popular;
·         Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, receberá três lâmpadas LED; 
  • Caso nos últimos seis anos o consumidor já tenha recebido um total de oito lâmpadas LED doadas pela COSERN, em uma mesma conta contrato,  ele não  poderá ser beneficiado novamente.
Documentos Necessários
·         Conta de energia do último mês paga;
·         Documentos pessoais (RG e CPF).

(*) Entende-se por comunidade popular ou de baixa renda, os bairros com renda média mensal per capita até R$794,66, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE 2010

SERVIÇO:
Cosern nas Comunidades no Leningrado, bairro Planalto, Natal
De segunda-feira (26) à quinta (29)
Das 8h30 às 17h
Local: Rua Monte Celeste

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Presidente da Câmara Municipal faz balanço positivo de seu mandato


Imagem inline 1


Vai terminar no próximo dia 31 de dezembro o mandato dos vereadores, prefeito e vice-prefeito e com isso a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN já está de recesso, mas alguns vereadores ainda estão trabalhando internamente.

Dos vereadores 9 apenas 5 conseguiram a reeleição e vão continuar para a legislatura 2017/2020 na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas.

O vereador e presidente da Câmara, Francisco Silverio (pepeto) faz balanço positivo de seu mandato como presidente do Legislativo Municipal em 2016.

A posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito vai acontecer no dia primeiro de janeiro de 2017 na Câmara Municipal logo após as eleições que vão definir os membros da mesa diretora do Legislativo para o ano de 2017.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Câmara Municipal realizou última sessão ordinária do atual mandato

O Poder Legislativo de Carnaúba dos Dantas realizou na manhã desta quinta-feira (15), a última sessão ordinária da atual legislatura. Sob a presidência do Vereador Pepeto (PSD) e com as presenças dos demais edis que fazem parte da Câmara Municipal: Dué Azevedo (PMDB), Josiene de Fabinho (PSD), Marfran Santos (PTB), Hemerson Felinto (PSD), Juliana de Souza (SD), Marli de Medeirão (PTB), Maria de Ramalho (PMDB) e Gilson Dantas (PMDB), foram discutidos, votados e aprovados por unanimidade diversos projetos de interesse da coletividade, a saber:

PROJETO DE LEI Nº 021/2016 DE AUTORIA DO EXECUTIVO QUE ESTIMA RECEITA E FIXA DESPESA DO MUNICIPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2017, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI Nº 025/2016 DE AUTORIA DO EXECUTIVO QUE ALTERA A LEI Nº 850/2013 QUE DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DO MUNICIPIO DE CARNAUBA DOS DANTAS PARA O QUADRIÊNIO 2014-2017, A FIM DE ADEQUA-LA A RESOLUÇÃO 011/2016 DO TCE/RN.
PROJETO DE LEI Nº 027/2016 DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA QUE PROÍBE, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, O USO DE LOGOMARCAS E SÍMBOLOS, QUE POSSAM SER ASSOCIADOS A UMA DETERMINADA GESTÃO DE GOVERNO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI Nº 028/2016 DE AUTORIA DO EXECUTIVO QUE “DISPÕE SOBRE A COMPETÊNCIA E O FUNCIONAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSITÊNCIA SOCIAL – CMAS ALTERA E REVOGA DISPOSITIVOS DA LEI MUNCIPAL Nº 339, DE 11 DE MARÇO DE 1996, E REVOGA A LEI MUNICIPAL 887, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015”.
REQUERIMENTO Nº 030/2016 DE AUTORIA DE DA EDIL MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTAS,QUE REQUER DO ILMº. SR. OTOMAR SOARES DA CUNHA DIRETOR/PRESIDENTE DA TIM NORDESTE TELECOMUNICAÇÕES S/A, QUE SEJA FEITO A INSTALAÇÃO DE ESTAÇÃO DE RÁDIO BASE NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

Texto: Tota de Aristóteles Fotos: Ed. Medeiros

Câmara Municipal aprovou fim das logomarcas personalizadas de gestões municipais

Logomarca desse modelo não poderá mais ser utilizada
Também na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, realizada na manhã de hoje (15), os vereadores aprovaram o fim das logomarcas personalizadas de gestões municipais, que estejam em desacordo com a Constituição Estadual.

As logomarcas são podem se referir ao brasão da bandeira oficial do município
Sabe aquelas logomarcas que os prefeitos criam para dar a cara da sua administração?

Pois bem.


A partir de agora, nenhuma administração poderá mais criar logomarcas que contenham símbolos e imagens diferentes daquelas existentes no brasão da bandeira do município, e que estejam associadas ao mandato do gestor.

De iniciativa do Vereador e prefeito eleito Gilson Dantas (PMDB), o Projeto de Lei nº 027/2016 vem se adaptar ao que já prevê o Art. 12, §2º, da Constituição Estadual.

O Projeto em tela vai à sanção do prefeito municipal e será transformado em lei ainda este ano.

Texto: Tota de Aristóteles

domingo, 4 de dezembro de 2016

Reitora da UFRN comunica reabertura do Campus de Macau a Tulio Lemos

Prefeito eleito de Macau também pediu contribuição da Universidade para erradicação do analfabetismo na cidade

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, recebeu o prefeito eleito de Macau, Tulio Lemos, para reunião que durou cerca de uma hora, oportunidade em que foram tratados vários assuntos que ligam a instituição a Macau, inclusive a reabertura do Campus de Macau que há anos não conta com cursos presenciais.

Durante o encontro realizado nesta sexta-feira (2), a reitora Ângela Paiva afirmou que “esta é a primeira vez que vejo um prefeito de Macau buscar parceria com a UFRN e fico muito feliz, pois tenho certeza de que a instituição tem muito a oferecer de contribuição ao desenvolvimento do município”.

Segundo Tulio Lemos, Macau tem cerca de 20% de analfabetos. “Precisamos erradicar essa mancha, mas também queremos a contribuição da UFRN para nos ajudar a estudar o nosso subsolo em busca de água potável. Precisamos da instituição para dar andamento ao Projeto das Águas Mães de Salinas, norteamento na produção de energias renováveis e em outros setores que representem a contribuição para o crescimento de Macau”.

Por várias oportunidades, a reitora pediu a participação do pró-reitor João Evangelista – que é macauense – e recomendou a revisão dos cursos presenciais que funcionarão com a reabertura do Campus de Macau, cujo processo encontra-se no Ministério da Educação (MEC). 

Ficou acertado que o prefeito eleito irá detalhar todos os pleitos, que o Campus de Macau vai integrar o projeto de erradicação do analfabetismo a ser dirigido pela Prefeitura Municipal e que as duas instituições, UFRN e PMM, irão promover Seminário sobre os caminhos de desenvolvimento de Macau.

Além da reitora e do prefeito eleito de Macau, participaram da reunião o jornalista Bosco Afonso, o vice-reitor José Daniel Diniz, o pró-reitor João Evangelista de Oliveira, superintendente de comunicação José Zilmar e o jornalista Aluizio Viana, o coordenador administrativo do Campus UFRN Macau, Luiz Bouquilard Ribeiro Fernandes e a coordenadora de ensino à distância em Macau, Aline de Pinho Dias.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Prepare-se para uma viagem literária na Praia da Pipa

A praia mais badalada do RN será palco de uma verdadeira festa cultural, o Festival Literário Alternativo da Pipa (FlipAut), de 7 a 10/12. Um dos destaques será a exposição “Era de Algodão”, do artista Ambrósio Santana, que ficará em cartaz de 7 a 10/12, na Calígula Pizzaria.
Ambrósio Santana, o “artista da terra”, retorna à amada Praia da Pipa após um bom número de anos que ele passou no sertão, onde voltou a viver quando escutou, sempre mais forte, o chamado interior de sua terra natal. Nesse retorno, ele traz a exposição “Era de Algodão’, que permanecerá em cartaz durante todo o período do festival, de 7 a 10 de dezembro. O FilpAut arma palco na Praça dos Pescadores, mas haverá atividades descentralizadas, como a expo e o sarau erótico Sarrando, na madrugada de 9 para 10 de dezembro, ambos na pizzaria. 
Natural do alto da Serra de Santana, município de São Vicente/RN, Ambrósio se mudou para Praia da Pipa ainda no fim do século passado, em meados dos anos 90. À beira da então mata da Pipa, ele construiu uma casa, que foi também seu ateliê, sua galeria de arte e espaço cultural. Artista exuberante, Ambrósio Santana produziu muita arte naquela época; muita arte que foi, em sua maioria, exportada para os países de origem dos turistas que compraram suas telas em estilo naif, as camisetas, os cartões postais pintados à mão, as esculturas de madeira, de pedra sabão e outros artefatos.
Já no novo milênio, após um profícuo período de produção artística “primitiva”, inspirada nas pinturas rupestres presentes no interior do Rio Grande do Norte, Ambrósio Santana partiu para um novo estilo pessoal de pintura, representando, em grandes telas coloridas, cenas de vida agreste tipicamente nordestina. É neste seu estilo mais atual que ele produziu as doze telas que compõem a exposição “Era do Algodão”, que ficará aberta ao público no Calígula Pizzaria e Ristorante, na Av. Baía dos Golfinhos, 757 durante todo o flipAut! 

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores