sábado, 30 de julho de 2016

Cerimônia marca lançamento da Tocha Paralímpica no RN

O Governo do Estado, por meio do Vice-Governador Fábio Dantas, conduziu na manhã desta sexta-feira (29), a cerimônia de lançamento da passagem da Tocha Paralímpica em Natal, uma das cinco cidades do País que receberá o símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O evento foi realizado no auditório da Governadoria e contou com presença do Ministro do Turismo, Alberto Alves.

“Natal foi escolhida para receber a Chama Paralímpica não só por ser uma cidade turística, mas por ser o berço de vários paratletas que são motivo de orgulho para o Brasil e para o Rio Grande do Norte. Torço para que o Brasil enfrente as adversidades e faça uma das maiores Olimpíadas e Paralimpíadas que o mundo já viu”, destacou Fábio Dantas.

Durante a cerimônia, o diretor executivo do Comitê Rio 2016, General Marco Aurélio Vieira, fez uma apresentação sobre como será o revezamento da Chama Paralímpica no Distrito Federal, Belém, Natal, Joinville São Paulo. Na capital potiguar, que irá representar as capitais do Nordeste, a Tocha Paralímpica chegará no dia 3 de setembro.

“O conceito da Chama Paralímpica é diferente da Tocha Olímpica. Não haverá um percurso a ser realizado, mas sim a visita de locais representativos para movimento do paradesporto na cidade”, explicou o general Marco Aurélio.

Entre os locais que a Tocha Paralímpica visitará estão a Adote, Suvag, Clínica Heitor Carrilho, IERC, escadaria do Sol e o Palácio dos Esportes. Cada cidade terá um tema e um mensageiro. Em Natal a mensageira será a primeira professora com Síndrome de Down, Débora Seabra. O tema escolhido para a capital do RN é a inspiração.

“O Governo Federal vem empregando os esforços necessários para que cada cidade escolhida receba a Tocha Paralímpica. Aqui contamos com a importante parceira do Governo do Estado e da Prefeitura”, assinalou o ministro Alberto Alves.

Ainda participaram da cerimônia, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Francisco Canindé de França, secretário estadual de Turismo, representantes da Prefeitura de Natal, Sadef e dezenas de paratletas potiguares. O presidente da Sadef destacou a relevância da passagem da Tocha Paralímpica.

“A passagem da Tocha será importante para a valorização do esporte paraolímpico no nosso Estado. Só da Sadef temos quatro paratletas convocados para os Jogos Paralímpicos no Rio”, pontuou Tércio Tinoco.

Complexo Tecnológico de Engenharia será inaugurado no dia 1º de agosto


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugura às 16h desta segunda-feira, 1º, o Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC). A obra agrega espaço físico e equipamentos ao Centro de Tecnologia (CT), para atender de imediato aproximadamente 1.500 alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da área tecnológica.

O edifício abriga 50 laboratórios, auditório, espaços administrativos, cantina e área para estudo e convivência, em um total construído de 8 mil m² com recursos de R$ 26 milhões provenientes do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Públicas Federais (Reuni).

Com esse espaço, busca-se fortalecer a qualidade acadêmica ofertada pelo CT e promover uma maior integração entre as diversas áreas da engenharia, favorecendo a interdisciplinaridade e a produção de conhecimento.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Carlson Gomes participou da entrega de Títulos e Comendas em Currais Novos


O pré-candidato à prefeito da Cidade de Currais Novos, Carlson Gomes, participou na noite desta quarta-feira, 27, da entrega de Títulos e Comendas na Câmara Municipal de Currais Novos. Na ocasião foram agraciados com Títulos e Comendas pessoas da sociedade local e autoridades, que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento de Currais Novos. Dentre os agraciados com o Título de Cidadania estão o Deputado Estadual Tomba Farias (PSB) e sua esposa Fernanda Costa.

O Deputado Tomba relembrou os momentos vividos em Currais Novos e fez questão de destacar a importância do ex-prefeito Geraldo Gomes no começo da vida pública.

“Geraldo Gomes foi um homem muito importante para mim no começo da minha vida pública. Ele sempre me incentivou a trilhar no caminho da política. Geraldo foi um exemplo de um homem público”, destacou Tomba.

 “Tomba é um amigo de Currais Novos, sempre tem destinado emendas importantes para o município. Esse Título está em boas mão, tenho certeza que ele irá honrar muito mais Currais Novos. Quero também parabenizar as outras pessoas que foram agraciadas na noite desta quarta-feira”, destacou Carlson Gomes.

*Assessoria de Imprensa*

Biografia do ídolo brega Carlos Alexandre é lançada neste sábado em Caicó

Sob as bênçãos da padroeira da cidade, a biografia “O Homem da Feiticeira – A história de Carlos Alexandre”, do jornalista Rafael Duarte, será lançada neste sábado (30), a partir das 19h, durante a festa de Sant’Anna,na Casa de Cultura de Caicó. O livro será vendido a R$ 40. 

Resultado de três anos de pesquisa, a biografia conta a trajetória de Carlos Alexandre em 378 páginas e traz depoimentos de nomes importantes do cancioneiro popular, como Agnaldo Timóteo, Lindomar Castilho, Fernando Mendes, Carlos André, Bartô Galeno, Gilliard, Fernando Luiz, além do historiador e pesquisador Paulo César de Araújo. 
O evento tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Rio Grande do Norte (Sinsp/RN). O autor já lançou "O Homem da Feiticeira" em Natal, Parnamirim e Mossoró. 

Autor de clássicos do brega romântico como Feiticeira, Ciganinha, Arma de Vingança, Vá pra Cadeia, entre outras pérolas que seguem como trilha sonora da vida de fãs espalhados pelo Brasil, Carlos Alexandre conquistou 15 discos de ouro, 1 disco de platina e gravou mais de 120 canções durante 11 anos de uma carreira meteórica. O Homem da Feiticeira também teve suas músicas regravadas por nomes consagrados do gênero brega romântico como Amado Batista, Bartô Galeno, Gilliard, Genival Lacerda, Falcão, Fernando Luiz, Paulo Márcio e outros músicos contemporâneos. 

A biografia também está disponível pelo site www.ohomemdafeiticeira.com.br e pode ser encontrada nos seguintes endereços de Natal: Cooperativa Cultural do Campus da UFRN, Sebo Vermelho e Livraria Nobel

O autor

Rafael Duarte nasceu em Brasília e mora em Natal desde 1998. Formado em jornalismo pela UFRN, trabalhou como repórter nos jornais Diário de Natal, Tribuna do Norte e Novo Jornal. Também foi assessor de comunicação do Sindicato dos Bancários e do Sindsaúde. A biografia “O Homem da Feiticeira – A História de Carlos Alexandre”é o primeiro livro do jornalista.

Para brasileiros, Tribunais de Contas são essenciais no combate à corrupção e à ineficiência, revela pesquisa Ibope/CNI

O trabalho dos Tribunais de Contas é visto pela sociedade como decisivo no combate à corrupção e à ineficiência dos gastos públicos, opinião de cerca de 90% dos entrevistados que conhecem a instituição. Essa é uma das conclusões da pesquisa Ibope, realizada a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que mediu o conhecimento e a avaliação da população brasileira sobre os Tribunais de Contas. Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 24 e 27 de junho de 2016. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

CONHECIMENTO - Conforme os dados da pesquisa, ainda é relativamente pequeno o número de pessoas que efetivamente conhece o que são e o que fazem os Tribunais de Contas (apenas 17%). “Embora o percentual dos que conhecem e sabem definir as atribuições dos Tribunais de Contas não seja tão expressivo, ele não destoa do conhecimento do cidadão em relação a outros órgãos e Poderes de mesma natureza. Essa percepção cresce com o nível de escolaridade dos entrevistados, mas fica evidente que é preciso melhorar os processos de comunicação com vistas a sermos mais conhecidos pela sociedade como um todo”, afirma o presidente da Atricon, Valdecir  Pascoal.

VII FLIPIPA. Novas narrativas ao balanço do mar de 10 a 13 de agosto


Novas narrativas literárias ao balanço do mar de Tibau do Sul no VII Festival Literário da Pipa

Biografia, romance, quadrinhos, história e memória estão nos debates desta edição, com  escritores e poetas convidados Estevão Azevedo, Lira Neto, Charles Peixoto, Sheyla Smanioto, Ronaldo Santos, Marta Barcellos,  Gragório Divivier,  Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Winnie Knox, Alice Carvalho, Andrea Galvão, Milena Azevedo, Vicente Serejo, Márcio Benjamin,  entre muitos outros nomes presentes no festival

 A literatura volta a formar sua moldura imaginária e transformadora na paisagem da praia da Pipa. O mais antigo festival a aportar naquela faixa litorânea, o FLIPIPA, desembarca para sua 7ª edição entre os dias 10 e 13 de agosto, no espaço Pìpa Open Air, entrada principal da Baía dos golfinhos.  O festival recebe mais de 40 nomes da literatura brasileira para debater sobre livros, ideias e memórias, e celebrar a história e a cultura popular do Rio Grande do Norte através da figura do intelectual e escritor Hélio Galvão (1916-1981). Em seu centenário de nascimento, o autor de  “História da Fortaleza da Barra do Rio Grande” e da série “Cartas da Praia”, será lembrando por seus registros sobre o folclore potiguar, sobretudo as lendas, danças, tipos nativos e costumes da vida litorânea.

Realizado pela Fundação Hélio Galvão e projeto Nação Potiguar, com a curadoria de Dácio Galvão e produção geral de Candinha Bezerra, o Flipipa conta com patrocínio da Ecocil e parcerias do Sistema Fecomércio/Sesc, Fiern/Sesi, Prefeitura de Tibau do Sul, Sebrae/RN, Rede Intertv Cabugi, Cooperativa Cultural da UFRN/Editora Universitária, Athenas Turismo, Hotel Ponta do Madeiro, Assembleia Legislativa do RN, Pipa Open Air, Associação de hotéis e pousadas da Pipa, Grupo Gentil Negócios e jornal Tribuna do Norte.

Fest Bossa & Jazz Circuito 2016 lança programação da segunda etapa que acontece em agosto

Lançamento na última terça-feira (26) com cocktail para convidados e imprensa no Cyrela Plano & Plano


Na noite da última terça-feira (26), o Fest Bossa & Jazz – Circuito 2016 teve início à sua segunda etapa, com lançamento e divulgação da programação que acontece em Natal e Pipa no próximo mês. O espaço da Cyrela Plano & Plano abriu as portas para receber os convidados e já na entrada eram recepcionados pela Street Band, deixando um ‘gostinho’ de como será o festival.

 

Em sua 7ª edição, o Fest Bossa & Jazz este ano inovou, dividindo-se em duas etapas e expandindo para Mossoró (RN) e, pela segunda vez consecutiva, a São Miguel do Gostoso (RN), ambas realizadas em maio. Agora, a segunda etapa chega à capital nos dias 24 e 25 e na paradisíaca Praia da Pipa de 26 a 28 de agosto.

 

Desde 2010 o Festival já recebeu três mil alunos em suas oficinas e workshops, mais de 100 atrações locais, nacionais e internacionais, promovendo o intercâmbio entre artistas já consagrados e novos expoentes da música e tendo o prestígio de mais de 200 mil pessoas acompanhando aos shows.

 

“Antes mesmo de darmos início à programação do Fest Bossa & Jazz, durante seis dias em Natal faremos prévias que acontecerão em diversos lugares da cidade. Elas fazem parte da seletiva do edital ‘Novos Talentos do RN’, quando, ao final, dois artistas/bandas serão selecionados para tocarem nos palcos do Festival, sendo um em Natal e outro em Pipa”, explica Juçara Figueiredo, organizadora do evento.

 

Com sucesso e parcerias a cada ano, o maior evento gratuito da categoria no Nordeste, nesta edição tem, também, o Projeto TAMAR na programação promovendo caminhada ecológica e palestras sobre preservação ambiental e sustentabilidade. Além do patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia e Oi através do Governo do Estado do Rio Grande do Norte pela Lei Câmara Cascudo com apoio cultural da Oi Futuro, Cyrela Plano & Plano, SESI Sistema FIERN, Luck Receptivo, parceria do SESC Sistema Fecomércio e promoção da Inter TV Cabugi. A realização fica por conta de Juçara Figueiredo Produções, Secretaria de Turismo do Governo do RN, RN Sustentável e Emprotur através do Banco Mundial.


Acompanhe nossas mídias e fique por dentro de toda programação: Facebook /FestBossaeJazz /  Twitter @ fbjoficial /  Instagram @festbossajazz. Mais informações no site:

http://www.festbossajazz.com.br/

Convenção do PSDB em Natal será na quinta-feira (04) no Atheneu

O PSDB oficializará a candidatura da deputada estadual Márcia Maia a prefeita de Natal na próxima quinta-feira (04), no Ginásio Sílvio Pedroza, localizado no colégio Atheneu. Na oportunidade, também será definida a chapa de candidatos a vereador do partido para as eleições deste ano. O evento começará às 14 horas e será encerrado às 18h.
 
Com a candidatura tucana em Natal, o PSDB do Rio Grande do Norte estará na disputa eleitoral pelas duas principais cidades do Estado. Em Mossoró, o partido já realizou convenção e confirmou o nome de Tião Couto na disputa pela Capital do Oeste. A legenda ainda terá candidaturas próprias em vários municípios, que estarão realizando suas convenções nos próximos dias.
 
Serviço
O quê: Convenção do PSDB em Natal
Quando: Quinta-feira (04/08/2016)
Onde: Ginásio Sílvio Pedroza – Colégio Atheneu
Horário: 14h às 18h

Henrique Eduardo Alves vira réu em ação proposta pelo MPF/DF

Em decisão, juiz da 16ª Vara Federal recebe ação de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público em 2004

A Justiça Federal de Brasília decidiu receber ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro do Turismo e ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves. A partir dessa decisão, Alves passa a responder como réu no processo que apura indícios de enriquecimento ilícito entre 1998 e 2002, período em que exerceu mandato parlamentar. Proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2004, a ação já havia sido recebida, mas o prosseguimento do processo foi interrompido depois que o acusado apresentou recurso questionando a prescrição dos fatos, bem como a legitimidade das provas apresentadas pelo MPF. No entanto, depois de analisadas essas questões pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o caso prosseguiu com o juiz de primeiro grau. Nessa instância, o magistrado da 16ª Vara Federal, Marcelo Ribeiro Pinheiro, decidiu que há provas suficientes para confirmar o recebimento e dar continuidade à ação de improbidade.

"Festins de Seda" será lançado na Cooperativa Cultural

Será lançado nessa sexta-feira, 29 de julho, às 10h30, na Cooperativa Cultural Universitária, o livro Festins de Seda: O Festival Mythos-Logos do Imaginário e outras inventices de inspiração bachelardiana (Edufrn), que trata de religião, espiritualidade e mito. Organizado pela professora doutora, Ana Laudelina Ferreira Gomes e a mestre, Sílvia Barbalho Brito, Festins de Seda é fruto de um evento atípico que ocorreu na UFRN, em 2013, o Festival Mythos-Logos, que durou mais de dois meses. E no qual se discutiu – sob diversas óticas e áreas acadêmicas – o mito, a religião e espiritualidade. A iniciativa tanto do Festival quanto do livro é dar voz a um fazer acadêmico cheio de alma, crença e esperança numa ciência, numa educação e numa vida mais encantadas. Com artigos inspirados, baseados ou sobre a filosofia de Gaston Bachelard, Festins de Seda surge na expectativa de que esses conhecimentos poético-científicos suscitem práticas de conhecimento que integrem razão e imaginação.

MPF atua para garantir prestação de serviços de hospitais universitários durante a greve

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel, se reuniu na manhã da última terça-feira, 26, com representantes da Maternidade Januário Cicco, Hospital Onofre Lopes e Hospital Ana Bezerra, além de empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para tratar do funcionamento das três unidades de saúde, em razão da greve deflagrada pelos funcionários, desde o dia 20 de julho.

Durante a reunião, a procuradora Caroline Maciel deixou clara a importância de que os serviços fossem prestados em sua integridade - especialmente em relação à UTI e aos laboratórios - e que os percentuais mínimos de agentes públicos em atividade fossem mantidos, conforme determina a legislação. No encontro, os grevistas concordaram em reiniciar as negociações com os gestores e deverão informar o MPF quanto ao andamento das discussões.

O MPF instaurou o Procedimento Preparatório nº 1.28.000.001197/2016-33 depois de realizar uma inspeção no Onofre Lopes, no último dia 20, em conjunto com o Ministério Público Estadual. A iniciativa contou com a participação da procuradora Caroline Maciel e dos promotores de Justiça Carlos Henrique, Kalina Filgueira e Luciana Maciel.

A inspeção foi motivada por denúncias sobre supostos problemas existentes na unidade. A procuradora e os promotores foram recebidos pelo diretor do hospital, Stênio Gomes, e realizaram uma reunião preliminar, antes de percorrer as dependências do Onofre Lopes. O resultado da inspeção irá integrar o inquérito civil aberto pelo MPF.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

Primeira reitora negra de universidade federal ministra Aula Magna da UFRN


A diversidade será tema da Aula Magna do segundo semestre da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), proferida no dia 17 de agosto pela pedagoga Nilma Lino Gomes, às 9h, no auditório da Reitoria do campus central. A palestrante foi a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade federal e ocupou o cargo de ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos de janeiro de 2015 a maio deste ano.

Mestre em Educação, doutora em Antropologia Social e pós-doutora em Sociologia, Nilma Lino Gomes foi reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) de 2013 a 2014, presidiu a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) entre 2004 e 2006 e integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação de 2010 a 2014. Atualmente, é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atividade do calendário de extensão da UFRN, a Aula Magna é aberta ao público interno e externo.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Carlson Gomes participou da procissão de Sant’Ana ao lado de Agripino e Tomba

O pré-candidato à prefeito de Currais Novos, Carlson Gomes (DEM), participou ontem da procissão de encerramento208ª Festa de Sant’Ana de Currais Novos, juntamente com o senador José Agripino Maia (DEM) e com o deputado estadual Tomba Farias (PSB). Durante o percurso da procissão, Carlson Gomes recebeu o carinho e ouviu os apelos da população de Currais Novos.

“A Festa de Sant’Ana de Currais Novos é um momento em que o povo demonstra toda fé e religiosidade pela nossa padroeira. Durante esses dez dias de festa, vi muitas demonstrações de amor por Sant’Ana. A procissão fechou com chave de ouro esse momento de fé do povo seridoense”, finalizou Carlson Gomes.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Tradicional Corrida de Sant’Ana foi realizada neste domingo em Caicó


Tradicional Corrida de Sant’Ana foi realizada neste domingo em Caicó
Em sua 20ª edição, a Corrida de Sant’Ana marcou o primeiro domingo da Festa da padroeira de Caicó em 2016. O evento reuniu mais de 600 atletas. Uma novidade na edição deste ano é que além da largada e chegada aconteceram no mesmo local, ou seja na Ilha de Santana, ela foi disputada em um circuito totalmente urbano entre o centro e os bairros a zona norte. As categorias principais disputaram trechos de 5 e 10 quilômetros.
A corrida é uma realização da Prefeitura de Caicó, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Os troféus e medalhas foram entregues aos vencedores pela secretária de Educação, Socorro Mariz e pelo Secretário Adjunto Petrúcio Ferreira.
Socorro Mariz comemorou mais um sucesso da corrida de Sant’Ana que neste ano também prestou homenagem a diversos atletas e ex atletas que fizeram historia ao longo desses 20 anos de corrida desde 1997.

Ezequiel Ferreira participa da festa de homologação da chapa Dr. Tiago e Drª Guia, em Parelhas

Em Parelhas, distante 232 quilômetros da capital, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, participou no final da tarde deste domingo (24), do lançamento por parte do grupo de oposição da pré-candidatura a prefeito de Dr. Tiago Almeida, e de sua vice, Drª Guia. O evento foi no ginásio Ovídio Dantas, no centro da cidade, que ficou completamente tomado pelos apoiadores que vestiram-se de vermelho, a cor predominante da campanha de Dr. Tiago, que tem como lema: “Vai começar um no tempo”.
“Na política as pessoas tem que ser jovens não só na idade, mas também nas ideias. E Dr. Tiago além de ser jovem na idade é também jovem nas ideias. Dr. Tiago está preparado para administrar Parelhas. Como médico Dr. Tiago cuida das pessoas, dos mais simples, é conhecedor das ruas, bairros e comunidades rurais de Parelhas fazendo o atendimento junto ao povo”, destacou Ezequiel Ferreira.
A aliança em torno dos nomes dos médicos é composta pelos seguintes partidos: PSDB, PSD, PR, PP, DEM, PSB, PRB e Solidariedade. Dr. Tiago Almeida é ortopedista, será candidato pela primeira vez e é uma das principais apostas do partido Democratas no RN. A companheira de chapa de Dr. Tiago é a dentista Drª Guia do PR.
Ao chegar à cidade de Parelhas, Ezequiel Ferreira de Souza foi recepcionado por lideranças de vários municípios da região Seridó. Entre elas: Amazan Silva (Jardim do Seridó), Judas Tadeu (Caicó), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), Eurinete Santos (Ouro Branco), Hudson Pereira (Santana do Seridó), além de Dr. Tiago e Drª Guia de Parelhas.
Também participaram da convenção que homologou os nomes de Dr. Tiago e Drª Guia para administrar Parelhas, o senador José Agripino (DEM), o deputado federal, Felipe Maia (DEM), o ex-deputado federal, João Maia (PR), e o deputado estadual, Vivaldo Costa (PROS).

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Currais Novos: Carlson Gomes será homologado candidato a prefeito em 04 de agosto


O Partido Democratas já agendou a data que acontecerá a convenção para a homologação da candidatura do Advogado Carlson Gomes, à prefeito de Currais Novos. A Convenção acontecerá no dia 04 de Agosto, às 19:00 horas, na sede da Associação dos Municípios da Micro Região do Seridó Oriental – AMSO, localizada à Avenida Teotônio Freire, 1296, Bairro JK, em Currais Novos.

A Direção do partido convoca todos os convencionais e a população de Currais Novos em geral para participarem desse momento importante da democracia.

Desde já agradecem a todos que comparecerem.

Promotoria Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral fiscalizará candidaturas fictícias de mulheres em Acari e Carnaúba dos Dantas

O Ministério Público Eleitoral, por meio do Promotor de Justiça André Nilton Rodrigues de Oliveira, emitiu Recomendação Eleitoral no intuito de coibir a prática de aliciamento de mulheres para lançar candidaturas fictícias nos municípios de Acari e Carnaúba dos Dantas.

A Recomendação alerta os Partidos Políticos de ambos os municípios sobre a denominada cota de gênero, prevista no artigo 10, § 3º, da Lei nº 9.504/97, no artigo 20, § 2º, da Resolução TSE nº 23.455/2015, pois em muitas regiões brasileiras passou-se a observar a prática de aliciamento de mulheres para lançar candidaturas fictícias em troca de contrapartida pecuniária e, no caso das servidoras públicas, o gozo da licença remunerada. Há um número exorbitante nas eleições de 2012 e 2014 de candidatas que obtiveram votação inexpressiva e despenderam recursos de campanha irrelevantes, revelando a existência de fortes indícios de que tais candidatas serviram de “laranjas” aos Partidos Políticos.

O Promotor de Justiça alertou, ainda, que no caso de falsas candidaturas por parte de servidoras públicas, tais condutas podem caracterizar ato de improbidade administrativa, sem prejuízo das sanções disciplinares cabíveis.

Por fim, resolveu recomendar aos Diretórios Municipais dos Partidos Políticos nos municípios de Acari e Carnaúba dos Dantas que observem o preenchimento de no mínimo 30 % e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, mantendo as proporções originárias durante todo o processo eleitoral, cumprindo a lei eleitoral em sua plenitude, inclusive quanto à não apresentação de requerimento de registro de candidatura fictícia ou fraudulenta.


Assessoria de Comunicação da Promotoria de Justiça de Acari RN

IFRN - Treinamento reúne servidores na Reitoria

Cerca de 30 servidores do IFRN estão participando durante todo o dia de hoje (21) de um treinamento sobre comissionamento de usinas fotovoltaicas. A capacitação, promovida pela Diretoria de Engenharia e Infraestrutura do IFRN, está sendo ministrada pelo engenheiro eletricista Gustavo Malagoli, responsável pelo projeto de todas as usinas em funcionamento da Instituição.
O comissionamento é a etapa que consiste na verificação e validação de toda a instalação do projeto, que deve ser realizada antes da usina entrar efetivamente em operação. “Essa é uma importante etapa a fim de garantir que o seu funcionamento aconteça em conformidade com o planejado, tanto quanto ao desempenho quanto à segurança”, afirma o prof. Augusto Fialho Wanderley, do Campus Natal – Central.
O engenheiro eletricista Franclin Róbias destaca que o treinamento também é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos. “Pretendemos que a partir dos dados coletados em nossos geradores, professores da Instituição realizem pesquisas e estudos que possam ser aproveitados na sala de aula, contribuindo com a formação dos nossos alunos”, afirma.
A usina fotovoltaica da Reitoria foi a primeira a entrar em funcionamento no IFRN, com uma potência instalada de 56,4 kWp, em uma área aproximada de 400 m², com 240 painéis.

Carnaúba dos Dantas: Gilson e Araidson recebem o apoio de Walter Alves

Os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Carnaúba dos Dantas, respectivamente, vereador Gilson Dantas (PMDB) e empresário Araidson Santos (PROS), participaram, na tarde de hoje (21), em Natal, de uma reunião com o deputado federal Walter Alves (PMDB). O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) também participou do encontro.

Durante a reunião, Walter Alves confirmou apoio à chapa formada por Gilson e Araidson. Gilson é vereador e, nas últimas eleições municipais, obteve o maior número de votos em Carnaúba dos Dantas.

Para o deputado, a chapa formada pelo vereador e empresário é a melhor opção para os munícipes de Carnaúba. “A população de Carnaúba dos Dantas terá, em outubro, a oportunidade de eleger jovens comprometidos com o futuro do município”, diz Walter Alves.

REUNIÃO ADMINISTRATIVA DA ARCA - PEREGRINAÇÃO/2016

A Presidenta da ARCA Sra. Maria José Dantas Arboés, convida toda a diretoria, Associados e Colaboradores, para participarem de Reunião Administrativa conforme informações abaixo:

DATA - 25.07.2016 
LOCAL - Clínica ODONTOLÓGICA - Jaguarari - 1155/Barro Vermelho /Natal/RN
HORÁRIO - 18:30 HORAS

ASSUNTOS EM PAUTA - Peregrinação/2016 - Posse da nova Diretoria, outros assuntos do interesse da ARCA


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ARCA

quinta-feira, 21 de julho de 2016

PMDB de Carnaúba dos Dantas define o vice de Gilson Dantas, Será Araidson Simões do PROS.


Em reunião realizada na noite desta quarta 20 na residência do vereador e Pré Candidato a prefeito em 2016, Gilson Dantas (PMDB) foi definido pela maioria das pessoas ali presentes (filiados e simpatizantes da pré candidatura Gilson Dantas 2016) a escolha de um vice para formar a chapa que irá disputar a próxima eleição para prefeito na TERRA DA MÚSICA.


Araidson Simões foi o nome escolhido pela maioria dos presentes a reunião. 
O Jovem Araidson é filho do empresário Adalberto Simões. E É um dos principais idealizadores  do Galo Elétrico.

Presença do Diretório Municipal do PMDB,  Roberto Augusto (Membro do partido e candidato a vice prefeito da eleição anterior), filiados e simpatizantes.
.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Refeições do RU da UFRN serão pagas via boleto bancário

 A partir da próxima segunda-feira, 25, as refeições do Restaurante Universitário (RU) do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão pagas em agência bancária, via emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU). O objetivo é agilizar o atendimento aos usuários pagantes.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFRN, Edmilson Lopes Júnior informa que o procedimento para bolsistas de alimentação não sofrerá alterações. “Com a implantação da GRU, esperamos eliminar as tradicionais filas do RU e promover mais conforto aos usuários, que poderão pagar as suas refeições em qualquer lugar e a qualquer hora”, afirma.

O RU do campus central da UFRN serve, em média, 4.800 refeições diárias, sendo 3.200 no almoço e 1.600 no jantar. Após a construção de um novo refeitório entre os setores III e IV do campus central da UFRN, a expectativa é de o novo espaço receber cerca de 250 pessoas.

Como gerar o boleto

O boleto será gerado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), para ser pago posteriormente em qualquer agência física do Banco do Brasil (BB), no site do banco ou por meio do aplicativo disponível para smartphones e tablets. Quem não tiver acesso à internet poderá utilizar computadores à disposição no RU, na Central de Atendimento ao Estudante (Cadis) e no refeitório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para a geração e impressão da GRU. Essa ferramenta permite ao estudante pagar de uma só vez quantas refeições tiver interesse, com o valor revertido automaticamente nos cartões de acesso ao RU após a confirmação do pagamento.

No momento de emissão do boleto, um crédito de oito refeições será adiantado para que o usuário possa se alimentar enquanto a compensação bancária for realizada. Os alunos que ainda não possuem o cartão do RU podem adquiri-lo gratuitamente na Cadis, que funciona no antigo prédio Relógio do Sol, no Centro de Convivência do campus central.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Confirmados locais de prova de estágio de Direito para o MPF

As provas serão aplicadas no próximo domingo (24) nos municípios de Natal, Assu, Mossoró e Pau dos Ferros

No próximo domingo, dia 24, serão aplicadas as provas do processo seletivo para estagiário da área de Direito, destinadas às procuradorias da República em Natal, Assu, Mossoró e Pau dos Ferros. Os locais das provas já foram confirmados.

Em Natal, a seleção será realizada na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada no Campus Central, vizinho ao Setor IV. Em Assu, as provas serão aplicadas nos Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern). Em Mossoró os candidatos devem se dirigir ao Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Em Pau dos Ferros, o processo seletivo será feito na Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo.

Para ter acesso ao local, o candidato deve levar documento de identificação com foto (exceto carteira de estudante) e caneta esferográfica azul ou preta.

Processo seletivo - Será considerado aprovado, o candidato que obtiver nota final mínima de cinco pontos. A aprovação não garante o direito à vaga. Os estudantes serão chamados de acordo com a necessidade, conveniência e oportunidade do serviço. O resultado definitivo deve ser divulgado no dia 26 de agosto.

O estudante convocado cumprirá vinte horas semanais e vai receber bolsa estágio no valor de R$ 850 e auxílio-transporte no valor de R$ 7,00 por dia estagiado. Mais informações no edital, que está disponível no linkhttp://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2016/processo-seletivo-para-estagio-de-direito-procuradoria-da-republica-no-rio-grande-do-norte

Artista nascida em Serra de São Bento e radicada na Holanda expõe obras que retratam belezas das tulipas

Exposição acontecerá na Pousada Pedra Grande em Monte das Gameleiras

A exposição “COLOURED BRUSH - Um olhar sobre as tulipas” da artista potiguar Bernadete Claudino será aberta na próxima sexta-feira, dia 22 de julho, a partir das 16h, na Pousada Pedra Grande, em Monte das Gameleiras, divisa com a Serra de São Bento – RN.

Bernadete Claudino nasceu e viveu em Serra de São Bento até os 18 anos, migrou para a Holanda em 2011 e, logo após, passou a ter maior tempo dedicado à pintura. Radicada naquele país europeu, a artista tem se dedicado a retratar a beleza das paisagens holandesas, em especial, as tulipas.

O evento é composto por obras capazes de despertar emoções análogas às de quem têm o privilégio de visitar o país, conhecido como "floricultura do mundo".

As Tulipas passaram a fazer parte da economia holandesa por volta do século XVI e, pela beleza e importância histórica, tornaram-se símbolo do país. Por volta de abril, quando os campos estão repletos de flores, a artista sente-se ainda mais produtiva e classifica seu trabalho como fruto da atenção dedicada à imagem da natureza.

Nesta exposição, a artista apresenta uma síntese dos trabalhos realizados ao longo dos anos, como forma de apresentar um pouco do que é das energias que absorve do mundo e do ambiente em que vive à sua cidade natal. O evento é uma excelente oportunidade para aqueles que têm interesse pela arte e, ainda, para os que gostariam de conhecer um pouco mais sobre a cultura holandesa.

Serviço:

Exposição: “COLOURED BRUSH - Um olhar sobre as tulipas”
Local: Pousada Pedra Grande, na Serra de São Bento - Monte das Gameleiras/RN
Data da abertura: 22 de julho
Horário: 16h às 20h

Escola da Assembleia abre curso de música para crianças de 3 a 7 anos


Crédito da Foto: Eduardo Maia
 
A Escola da Assembleia, que vem capacitando e formando estudantes e profissionais, numa parceria da Assembleia Legislativa com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, matriculou essa semana uma aluna muito especial. Ana Júlia, de apenas 3 anos, irá frequentar o curso de Música, integrando uma turma formada por crianças de 3 a 7 anos, dentro da programação acadêmica deste segundo semestre.
Foi o policial militar Welckson Charles quem levou a filha. “Eu vi a divulgação dos cursos no site da Escola da Assembleia. Quando vi esse curso não pensei duas vezes. Tem tudo a ver com a Ana Júlia e ela está na idade certa pra começar, tendo 3 anos e 11 meses”, justificou Welckson, que também tentou matricular a outra filha, mas não conseguiu porque ela tem 8 anos, ultrapassando o limite de 7 anos da turma.
O pai das meninas afirmou que não vai desistir e vai continuar acompanhando o lançamento dos cursos da Escola da Assembleia até que surja uma oportunidade para que ele possa matricular a filha mais velha. E não vai ser difícil do policial acompanhar as ações da Escola, já que ele também se matriculou e espera a divulgação das vagas para o curso básico de Espanhol.
“Quero aprender outra língua e essa oportunidade que a Assembleia Legislativa está nos dando de estudar gratuitamente é muito boa”, completou o candidato à vaga, reforçado pela economista aposentada Francisca Pereira Rodrigues, que estudou espanhol no semestre passado, e gostou tanto da experiência que resolveu voltar neste segundo semestre e se inscreveu para uma vaga no curso de Informática.
“Cursos gratuitos e de excelente qualidade”, afirmou a aposentada. “Aqui é muito bom. Primeiro porque é de graça e muita gente que não tem condições de pagar um curso privado pode estudar. Segundo porque a qualidade do ensino é ótima. Os cursos e os professores são excelentes”, avaliou Francisca
O curso de iniciação à música para crianças de 3 a 7 anos terá aulas aos sábados com a participação dos pais.

Secretaria de Turismo e Artesãos comemoram sucesso da Caicó Mostra Caicó na feira livre

Realizada pelo segundo sábado consecutivo em frente ao mercado Público municipal, em pleno centro da cidade, a edição de rua da “Feira Caicó Mostra Caicó” mais uma vez atraiu um grande fluxo de visitantes e clientes e proporcionou que diversos negócios fossem realizados gerando mais renda para os artesãos e proporcionando a oferta de produtos de qualidade para os clientes que visitam o local.
A feira Caicó Mostra Caicó é realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo sendo que durante todo o mês de julho o projeto que é realizado na área de artesanato na Ilha de Sant’Ana foi implantado em pleno sábado de feira livre no centro de Caicó.
Toda logística de estrutura, como tendas, banheiros químicos, energia elétrica, limpeza, interdição de rua entre outras são de responsabilidade do Município de Caicó que garante todo o apoio necessário para a realização da feira. 

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Poeta e advogado Janduhi Medeiros lança o romance “A Pedra da Cruz”

Obra ficcional trata das influências judaico-cristãs junto ao povo do Seridó e será lançada em Caicó no final de julho 

O mergulho nas pesquisas sobre a colonização brasileira, o povoamento do sertão, a  inquisição na Europa e no Brasil, bem como a influência judaica na cultura das colônias, seja na música, dança e poesia levaram mais de cinco anos de trabalho do historiador, advogado e poeta, Janduhi Medeiros. Ao emergir desse percurso, no qual encontrou luzes nas histórias que ouvia desde sua infância, assim como também se deparar com muitos fatos ainda obscuros e que fazem parte dos causos do povo do Seridó - mas que não têm como serem totalmente comprovados - ele decidiu por deixar os versos de lado e escrever uma prosa ficcional. E assim nasceu A Pedra da Cruz, uma obra que trata da influência judaico-cristã no povo seridoense, e que bebe na poética e no imaginário daquela região. O lançamento primeiro será em Caicó, em dois dias consecutivos, 29 e 30 de julho (sexta e sábado), no Bar da Noiva, das 10h às 13h. O livro será vendido ao preço de R$ 30.


No livro, quem conta essa intersecção entre o povo seridoense e a cultura judaico-cristã são três personagens: Mestre Cirilo Bezerra; Samir de Gabriel e Daniel Constantino. "A astúcia de escrever uma prosa com esse tema certamente vai me custar alguns conflitos com os devotos da história oficial, por não admitirem um poeta desprovido de maldade navegar na perigosa realidade de um grande oceano de interesses e obscuridade", explica Medeiros em sua apresentação, continuando: “Nunca neguei minhas origens seridoenses nem a tentativa de ser poeta realista, baseado nos fundamentos da lealdade, da lírica e de uma visão crítica do mundo e das informações. A Pedra da Cruz é o livro que quer mostrar um lado do Seridó real, com um olhar dos valores judaicos, e ajudar a desvendar esse gostoso e grande mistério do jeito distinto de ser seridoense".

terça-feira, 12 de julho de 2016

Tribunal de Contas lança cartilha com orientações sobre encerramento e transição de mandato

Com o objetivo de orientar os gestores públicos sobre o encerramento de seus mandatos, bem como otimizar a transição governamental, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) lançou a cartilha “Encerramento e transição de mandato”, com informações e orientações importantes para os gestores que estão encerrando seus mandatos. A publicação, elaborada pela Secretaria de Controle Externo (Secex), está disponível através do link http://goo.gl/4zxpk1.
O processo de encerramento de mandato exige do gestor público a adoção de diversas medidas de controle dos recursos públicos com vistas a garantir, ao final do exercício, o equilíbrio financeiro das contas, além da continuidade, a regularidade e a efetividade da prestação dos serviços públicos.
Sendo assim, o TCE/RN considera importante divulgar os critérios para o cumprimento das diversas obrigações legais e sugerir medidas que facilitem esses procedimentos. A publicação irá contribuir para a manutenção do planejamento, dos projetos e programas governamentais, além de ser uma valiosa ferramenta de controle social, já que oferece aos cidadãos e representantes da sociedade civil, informações sobre as restrições a serem consideradas pelos agentes políticos em último ano de mandato.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

LBV promove caminhada em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes

Com o objetivo de mobilizar a sociedade à pratica em defesa dos direitos das Crianças e dos Adolescentes, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove na tarde desta terça-feira, 12, uma caminhada em comemoração aos 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As crianças e os adolescentes atendidos pela LBV se juntarão à comunidade com cartazes, faixas e mensagens sobre direito universal, respeito à dignidade, liberdade, proteção, convivência familiar e comunitária, além de outros temas, que serão transmitidos durante o trajeto.

A ação acontecerá a partir das 15 horas, com saída do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV situado na Rua dos Caicos, 2148 – Dix-Sept Rosado, percorrendo a Nascimento de Castro, Coronel Estevam e Amintas Barros.
Outras informações pelo fone: (84) 3613-1655.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores