quinta-feira, 28 de abril de 2016

TCE suspende contrato de R$ 57 milhões do Estado com empresa de tecnologia da informação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) suspendeu a contratação, por parte da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos, da empresa VTI Serviços, Comércio e Projetos de Modernização e Gestão Corporativa LTDA, que venceu pregão com valor orçado em R$ 57 milhões por ano para estruturar um centro de desenvolvimento e sustentação de softwares para os órgãos da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte.

Segundo o voto do conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, relator do processo, que foi acatado por unanimidade em sessão do Pleno realizada nesta quinta-feira (28), está suspenso “qualquer ato administrativo que importe na contratação ou na execução contratual do objeto do Pregão Presencial nº 025/2015- SEARH”, vencido pela VTI Serviços, Comércio e Projetos de Modernização. O objeto do pregão é composto por três itens: fábrica de software, gerenciamento de processos de negócios e escritório de projetos.

A suspensão tem como base pedido da Diretoria da Administração Direta do TCE, cujos técnicos identificaram exigências no processo de licitação que são restritivas à competitividade. Entre as impropriedades identificadas, estão as exigências de atestados técnicos registrados no Conselho Regional de Administração; de profissionais pertencentes ao quadro permanente de pessoal do licitante; de vistoria técnica obrigatória com prazo exíguo; e justificativa inconsistente para a realização do pregão na modalidade presencial.

Além disso, a opção da Secretaria Estadual de Administração foi por licitar os três itens em um lote único, ao invés de proceder com o parcelamento do objeto da contratação. “Ressalte-se que, do ponto de vista técnico, existem no mercado empresas especializadas em prestar os serviços de forma independente e que, do ponto de vista econômico, o parcelamento do objeto não só é possível, como também recomendável, em função do aumento da competitividade”, explica a equipe técnica do Tribunal de Contas.

“Entendo que o Poder Executivo busca uma definição de política de estado na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, justificando, assim, a necessidade da aquisição de um centro de desenvolvimento e sustentação de sistemas, com apoio à gestão de processos, projetos e serviço técnico especializado para atender aos órgãos da Administração Pública Estadual. Contudo, a forma como se pretende adquirir macula o caráter competitivo do certame”, aponta o voto do relator.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Alunos da Escola Estadual João Henrique Dantas expuseram projeto e pedem apoio do legislativo

Alunos da Escola Estadual João Henrique Dantas, da cidade de Carnaúba dos Dantas, participaram na tarde desta quarta-feira (26) da sessão ordinária onde tiveram a oportunidade de usar a tribuna e falar sobre o projeto de reuso da água, que por sinal foi o vencedor da I Feira de Ciências e Tecnologias, realizada na cidade de Currais Novos, no mês de dezembro/2015, que contou com a participação das escolas da Região do Seridó, que fazem parte da 9ª Dired.

Representando o educandário, os alunos Mateus Dantas e Thamyres Dantas subiram a tribuna para falar sobre o projeto, de uma forma transparente, segura e convicta.

No final, os alunos solicitaram apoio do legislativo já que a cidade de Carnaúba dos Dantas será representada pela Escola João Henrique Dantas, em Fortaleza, quando da disputa do prêmio da Expo Nacional Milset Brasil 2016.

Todos os Vereadores presentes se colocaram a disposição dos alunos para contribuir na participação dos alunos em Fortaleza/CE.

As galerias da Casa ficaram praticamente lotadas de estudantes, educadores e comunidade em geral.

Presidente da Câmara Municipal Pepeto colocou o legislativo a disposição dos estudantes

Aproveitando a presença dos estudantes da Escola João Henrique Dantas no legislativo, na tarde desta terça-feira (26) e como sempre o fez, o presidente da Câmara Municipal Pepeto (PSD) disse que a Casa estava à disposição de todos os estudantes na realização de pesquisa ou utilização do espaço, assim como os serviços de informática, para pesquisa e ou impressão de quaisquer documentos.

A Câmara Municipal funciona externamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e eventual solicitação de serviços deverá ser agendada na secretaria.

Vereadores deliberaram sobre várias matérias na tarde desta quarta-feira (26)


O Poder Legislativo de Carnaúba dos Dantas, sob a presidência do Vereador Pepeto (PSD) se reuniu na tarde desta quarta-feira para discutir, deliberar e aprovar sobre várias matérias de interesse da população carnaubense. Presentes os demais edis que compõem o legislativo: Dué Azevedo (PMDB), Josiene de Fabinho (PSD), Marfran Santos (PTB), Hemerson Felinto (PSD), Juliana de Souza (SD), Marli de Medeiros (PTB) e Maria de Ramalho (PMDB), deixando de comparecer o VereadorGilson Dantas (PMDB).



Abaixo as matérias aprovadas pela Casa:



PROJETO DE LEI Nº 004/2016 - DE AUTORIA DO EDILFRANCISCO SILVÉRIO DE MEDEIROS, QUE DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO DE RUA ANTONIO PAULO DANTAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INDICAÇÃO Nº 023/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº SR.SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, QUE SEJA FEITA A RECUPERAÇÃO DE TODAS AS ESTRADAS VICINAIS ATÉ A DIVISA COM A PB.

INDICAÇÃO Nº 024/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, QUE SOLICITA DOEXMº SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA –PREFEITO MUNICIPAL QUE SEJA CONSTRUÍDA UMA COBERTURA NO PÁTIO INTERNO DA ESCOLA MUNICIPAL “CLÍVIA MARINHO LOPES”.

REQUERIMENTO Nº 012/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA QUE REQUER DOEXMº. SR. DEPUTADO ESTADUAL EZEQUIEL GALVÃO FERREIRA DE SOUZA, QUE SEJA REALIZADA UMA EMENDA PARLAMENTAR PARA PAVIMENTAÇÃO DE DIVERSAS RUAS DO POVOADO RAJADA – CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

REQUERIMENTO Nº 013/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARLI DE MEDEIROS DANTAS QUE REQUER  DO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA E DO ILMº SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JOÃO PAULO PEREIRA DE ARAÚJO, SOLICITANDO-OS QUE SEJA INSERIDA A DISCIPLINA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO, PARA O ANO DE 2016.

EQUERIMENTO Nº 014/2016
 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTAS, QUE REQUER  DO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, SOLICITANDO QUE SEJA FEITA UMA REDUÇÃO NA JORNADA DE TRABALHO PARA 30HORAS DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO NOSSO MUNICÍPIO.

MOÇÃO Nº 034/2016
 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DA SENHORA ANTONIA LIMA DE MEDEIROS.

MOÇÃO Nº 035/2016 - DE AUTORIA DO EDIL JOSE DE AZEVEDO DANTAS, QUE MANIFESTA VOTOS DE CONGRATULAÇÃO, LOUVOR E APLAUSO AO DRº SÉRGIO FENRNADO MORO, JUIZ FEDERAL DO PARANÁ/PR, PELO BRILHANTE TRABALHO DE COMBATE À CORRUPÇÃO QUE VEM SENDO REALIZADO ATRAVÉS DA OPERAÇÃO LAVA JATO.

MOÇÃO Nº 036/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA DAS VITÓRIAS BEZERRA DANTAS, QUE MANIFESTA VOTOS DE CONGRATULAÇÃO, LOUVOR E APLAUSO AOS SRºS VETERINÁRIOS JOÃO MODESTO NETO E MAXIMINIANO  MARÇAL PIRES FERREIRA LUCAS, PELO BELÍSSIMO TRABALHO NO ATENDIMENTO DE ANIMAIS AQUI EM NOSSO MUNICÍPIO.

MOÇÃO Nº 037/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA DAS VITÓRIAS BEZERRA DANTAS, QUE MANIFESTA VOTOS DE CONGRATULAÇÃO, LOUVOR E APLAUSO A SRª GIZÉLIAMARIA DOS SANTOS, PELA CONCLUSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 001/2016
 - DE AUTORIA DO EDIL HEMERSON FELINTO JOSE DANTAS QUECONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO CARNAUBENSE AO SENHOR ELIZEU ARAÚJO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Parceria entre UFRN e Polícia Militar busca mais segurança para o campus central


A parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM) deve coibir os casos de assalto e roubo no entorno do campus central da instituição. O fato mais recente ocorreu por volta do meio dia nessa terça-feira, 26, com a tomada da arma, rádio e celular de um vigilante terceirizado por dois homens numa moto, durante o expediente no Departamento de Artes (DEART/UFRN).

Desde a criação da política de segurança, em 2015, a administração central da universidade investe em tecnologia, formação em inteligência, aquisição de carros e motos para rondas e a terceirização de empresas autorizadas ao porte de arma dentro do campus.

Dados estatísticos da Diretoria de Segurança Patrimonial da UFRN (DSP/UFRN) mostram que apesar do crescimento de patrimônio, serviços e usuários da UFRN nos últimos 10 anos, os números de violência no campus central se mantêm na média.

UFRN direciona a expansão da pós-graduação no interior


Ofertar o mestrado em Ciência da Reabilitação, contratar mais professores doutores para os campi do interior e acelerar as obras vinculadas à pesquisa estão entre as prioridades da gestão Universidade Federal do Rio Grande do Norte até 2017.

O anúncio foi feito pela reitora nesse final de semana, à comunidade universitária no Campus Santa Cruz, ao falar ao vivo pela Emissora FM Santa Rita. Angela Maria Paiva Cruz falou sobre os contatos junto aos ministérios da Saúde (MS), Educação (MEC), Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e os agentes de fomento à pesquisa, como Capes, CNPq e Finep,  durante viagens de trabalho no mês de abril à Brasília e ao Rio de Janeiro.

sábado, 23 de abril de 2016

Patrício Pitbull encara John Macapá nos Estados Unidos pelo Bellator 153

O potiguar Patrício Pitbull tem um desafio nesta sexta-feira (22) pelo card do Bellator 153. O adversário de Patrício, na categoria peso-pena, será contra o americano Henry Corrales, após a saída de John Macapá por causa de uma lesão na costela. 

O confronto em Uncasville, nos Estados Unidos.  O evento contará com a estreia de Ben Henderson, que irá disputar o cinturão do peso-meio-médio com Andrei Koreshkov.

A luta chega para mostrar toda sua carreira vitoriosa e levar Patrício a novo confronto para retomar o cinturão da categoria. Pitbull, aos 28 anos, é o lutador mais experiente do Bellator, possui em seu cartel 24 vitórias e três reveses.

Seu advesário, Henry Corrales, não atravessa bom momento. Perdeu as duas lutas que fez no Bellator, nas quais em uma foi finalizado pelo atual campeão da categoria, Daniel Straus, e na outra o revés para Emmanuel Sanchez por decisão dividida.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Centro de Robótica no Norte/Nordeste

Na próxima segunda-feira(25/04) será lançado o primeiro Centro de Robótica do Norte/Nordeste com o uso do robô Da Vinci, o Si HD, no Hospital Santa Joana Recife, em Pernambuco. A implantação desse equipamento vai beneficiar a população da região, que poderá ter acesso ao que há de mais moderno em tecnologia na área de cirurgia. O evento vai contar com a presença do médico norte-americano Vipul Patel, maior especialista em cirurgia robótica do mundo. A instituição é a primeira das duas regiões a realizar cirurgia com a mais moderna versão do robô Da Vinci, o Si HD, e o primeiro hospital de Pernambuco a oferecer à população do Estado um centro de robótica. A cirurgia será transmitida ao vivo para o auditório do hospital durante o seminário para capacitar as equipes de médicos, enfermeiros e técnicos.

Campus Santa Cruz ganha primeiro RU da UFRN no interior

Cerca de 1.250 refeições no sabor da gastronomia do sertão potiguar serão servidas diariamente pelo Restaurante Universitário do Hospital Universitário Ana Bezerra (RU-HUAB), primeiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no interior do estado.

Ao valorizar a conquista do alunado, a presidente do Diretório Central dos Estudantes do Campus Santa Cruz, Larisse Bezerra Santos, expressou na última sexta-feira, 20, durante a inauguração, que o diretório continuará lutando por mais melhorias no Campus Santa Cruz. Superintendente do HUAB de Santa Cruz, Claudia Rubin Costa agradeceu aos parceiros e considerou uma quebra de paradigma da assistência estudantil pública na formação superior no interior do Rio Grande do Norte. “Assistência acadêmica é uma necessidade prioritária e saudável”, declarou.

Após ouvir do Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa), Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, sobre a administração compartilhada no Campus Santa Cruz, a reitora frisou que a gestão da instituição trabalha para expandir a universidade no interior.  “Somos parceiros do desenvolvimento econômico e social do estado e por isso, independente de crise trabalhamos diariamente novos projetos para continuar crescendo”, informou Angela Maria Paiva Cruz. “Pedimos mais 40 vagas para Medicina no interior a partir do próximo ano, assim como uma assistência estudantil mais qualificada e uma pós-graduação estratégica para as necessidades regionais”, expôs a reitora.  

Participaram, também, da inauguração do RU Santa Cruz, o pró-reitor em exercício de Assistência Estudantil, Paulo Campus, a representante da Prefeita do município e diretora do Hospital Regional Aluízio Bezerra, Maria do Rosário de Carvalho, servidores e estudantes da Facisa e do HUAB, além de representantes da Câmara Municipal e demais setores da sociedade civil do município.


Estrutura do RU Santa Cruz

Um dos laboratórios para o Curso de Nutrição da Facisa, o primeiro RU do interior é fruto de uma parceria entre o HUAB, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Facisa e a UFRN. Ocupa uma área de 541 m2 dentro do hospital e funciona das 6h30 da manhã até às 19h, servindo café, almoço e janta aos usuários da Faculdade e do HUAB.
Sob a coordenação da chefe, Natália Amorim, a equipe dos cinco nutricionistas, quatro cozinheiras, copeiros, auxiliares e técnicos trabalha um cardápio variado baseado na gastronomia regional do sertão potiguar.

O investimento de cerca de 1 milhão de reais é provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do governo federal, que financia, também, os auxílios moradia, transporte, óculos, atleta, creche, assistência médica, odontológica e laboratorial, coordenados na UFRN pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE).

Copa Seridó de Futsal chegou ao fim nesta quinta-feira na cidade de Caicó

Iniciada no dia 4 de abril, a 14ª Copa Seridó de Futsal foi encerrada na manhã desta quinta-feira (21) no Ginásio Poliesportivo Manoel Torres de Araújo no Bairro Castelo Branco. O evento realizado pela Prefeitura de Caicó, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte reuniu cerca 1.400 atletas em 85 equipes de Caicó e de toda a região do Seridó.
Conhecido como Pré-Jerns, já que é uma competição que antecede os Jogos Escolares do RN, a Copa Seridó Futsal também se preocupou com a questão social, onde foram arrecadados alimentos, que serão doados para instituições da cidade, como a Casa do Estudante entre outras. Para François Poposa, um dos organizadores do evento, “são ações como estas que promovem o bem estar de muitos adolescentes e jovens, tirando do mundo das drogas e dando uma oportunidade de poder se destacar no mundo esportivo”,  explicou.
O Prefeito Roberto Germano prestigiou a final da competição ao lado do Secretário Adjunto da Educação Petrucio Ferreira e destacou a importância do Município realizar eventos deste tipo “Essa competição foi criada a 14 anos atrás na nossa primeira gestão e hoje é um sucesso absoluto contando com a participação de equipes de toda região do Seridó”. Roberto disse que apesar das dificuldades financeiras fez questão de realizar a competição.” Sabemos que o município enfrenta dificuldades financeiras mais mesmo assim apertamos o cinto e entendemos da importância de realizarmos esta competição para a juventude não só se Caicó mais também de todo o Seridó”. Disse ele.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Lei que pune captação e uso indevido de água entra em vigor no início de junho

O Governo do Estado publicou hoje (20) no Diário Oficial a Lei Complementar 569, de 19 de abril de 2016, que define as infrações e a aplicação de penalidades para a captação e uso irregular de águas no território do Rio Grande do Norte.

A Lei adequa a utilização da água nos pressupostos da Política Estadual de Recursos Hídricos e prevê como infração o uso sem autorização do Poder Público, incluindo a perfuração de poços. Também é prevista punição para quem fraudar as medições dos volumes de água ou declarar valores diferentes dos medidos, e, ainda, dificultar a ação fiscalizadora das autoridades no exercício de suas funções.

As penalidades previstas para as infrações incluem advertência por escrito, multa, simples ou diária, proporcional à gravidade da infração, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais); embargo provisório na execução de serviços, embargo definitivo com revogação da outorga. A Lei entra em vigor 45 dias após a data da publicação no Diário Oficial do Estado.

APROVAÇÃO
O Projeto de Lei Complementar 569 foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte após ser analisado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de Finanças e Fiscalização (CFF) e de Defesa do Consumidor, meio ambiente e Interior.

Para o diretor-presidente do IGARN, Josivan Cardoso, esse é um passo importante para uma melhor gestão dos recursos hídricos do RN. “Passamos a concluir os atos administrativos e legais para a execução da punição dos infratores usuários de Água, isto é, o IGARN que já fazia a autuação com autos de infração, agora poderá interditar, apreender equipamentos e multar os infratores e as penalidades dependerão da magnitude da infração”, afirmou o presidente.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Aluno da Escola Agrícola de Jundiaí irá conduzir tocha olímpica no RN

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 enviou convite para o jovem empreendedor, Rafael Douglas de Medeiros, 20 anos, para ser um participante do revezamento que vai conduzir a Tocha Olímpica durante a passagem do símbolo olímpico pelo Rio Grande do Norte. A proposta veio por causa do trabalho que ele desenvolve valorizando o artesanato seridoense através da internet.

No país, 10 mil brasileiros vão se revezar pra levar o maior símbolo do esporte mundial. A tocha chega ao RN no dia quatro de junho na cidade de São José do Mipibú e passará por Parnamirim, Natal, Lajes, Angicos, Ipanguaçú e Mossoró.

Patricky Pitbull vence luta principal do Bellator 152 na Itália

Após três rounds estratégicos, o potiguar Patricky “Pitbull” Freire derrotou o também brasileiro Kevin Souza, no primeiro evento promovido pelo Bellator na Itália, na cidade de Turim. O adversário de Pitbull seria o americano Derek Campos, porém uma lesão uma semana antes do embate o tirou do duelo. Para o seu lugar, foi convidado Edimilson "Kevin" Souza, que vinha se preparando desde que saiu do UFC e aceitou o desafio de enfrentar, no último sábado (16), o experiente lutador potiguar.

Mais de 14 mil pessoas viram o lutador da Pitbull Brothers dominar o duelo desde o início sem dar chances ao estreante no Bellator. Nos três rounds, Pitbull teve a iniciativa em pé e desequilibrou a peleja com o jogo de quedas e golpes mais consistentes, fazendo com que levasse a melhor por decisão unânime dos juízes (30×27, 30×27, 30×27).

Vindo de uma impactante vitória por nocaute sobre Ryan Couture, essa foi o décimo quinto embate do lutador da Pitbull Brothers dentro do Bellator. Com o triunfo sobre Kevin, Patricky ganha mais moral dentro da franquia e passa a se consolidar dentro da categoria. O potiguar chega a 16 vitórias e sete derrotas na carreira, emendando o segundo triunfo seguido desde a derrota bastante controversa para Derek Anderson, em dezembro.

Maternidade Januário Cicco realiza mobilização em saúde e segurança do trabalho.

Na maternidade, a campanha Abril Verde visa estimular a cultura prevencionista no que tange à saúde e segurança dos profissionais.

Com o intuito de promover a consciência a favor da saúde e da segurança no trabalho, a equipe do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SSOST) do Setor  de Gestão de Pessoas da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), aderiu este ano ao Movimento Abril Verde, visando estimular a cultura prevencionista, na MEJC, no que tange à saúde e segurança dos profissionais da instituição.

Convite - II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação - II ENAPPE


sábado, 16 de abril de 2016

18ª edição do Rally RN 1500 atrai competidores de todo o País

Considerado o melhor rally do Brasil, evento acontecerá durante quatro dias em grande diversidade de terrenos

Poucos lugares no mundo reúnem o trajeto perfeito para um rally emocionante, no qual os competidores percorrem serras, sertões e dunas com a beleza de praias paradisíacas e paisagens exuberantes. Dessa mistura nasceu o Rally RN 1500, uma prova de velocidade na modalidade de Rally Cross Country para carros, motos, UTV’s e quadriciclos que, durante quatro dias, une as máquinas mais resistentes aos melhores pilotos e às mais belas paisagens. Considerado pela imprensa especializada e pilotos como “o melhor rally do Brasil” por quatro anos consecutivos, o evento chega à sua 18ª edição e acontece entre os dias 20 e 24 de abril. Mais de 100 veículos já estão inscritos para participar da tradicional etapa dos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country da Confederação Brasileira de Motociclismo/CBM e da Confederação Brasileira de Automobilismo/CBA, mas as inscrições prosseguem até a próxima segunda-feira (18).
Ao todo são mais de 900 quilômetros de prova e mais de 500 quilômetros de especiais em uma grande diversidade de terrenos. “A possibilidade de passar por vários tipos de terreno em um rally relativamente curto, de apenas quatro dias, é o grande atrativo do RN 1500. Além disso, outro destaque é a beleza do roteiro, que inclui trechos de praia, trilhas de areia e dunas nos Roteiros ‘Costa das Dunas’ e ‘Costa Branca’; as impressionantes formações de pedra, serras e fazendas centenárias do ‘Roteiro Seridó’ e as belas e sinuosas estradas do Trairi”, ressalta Kleber Tinoco, organizador do evento.
Segundo ele, o sucesso do evento é resultado de um planejamento iniciado no ano de 2008, que incluiu um programa de gestão, a reestruturação das diretorias e equipes de trabalho, uma melhor distribuição de informações internas, investimentos nas áreas médicas, de transporte, de imprensa, transmissão de dados e no monitoramento via satélite, com informações precisas e imediatas para imprensa e competidores. “A prova é tratada por todos como a segunda maior e mais importante do rally cross country nacional, e com o maior potencial de crescimento, pois o seu formato, com cinco dias, sendo um dia de vistorias técnicas e quatro de corridas, agrada e atende a necessidade de todos os envolvidos”, completa Kleber Tinoco.
A caravana do Rally RN 1500 cruza mais de 40 municípios no Estado e movimenta em torno de 450 pessoas entre mecânicos, competidores, organização e apoio, o que gera renda para vários setores da economia destas cidades, seja com hospedagens, alimentação, combustíveis, contratação de mão de obra ou de serviços.
Além da economia, o turismo também é beneficiado com a realização da prova, pois a cobertura da mídia tem crescido consideravelmente a cada ano, o que transforma o Rally RN 1500 em uma importante ferramenta de divulgação para os pólos turísticos do Estado. Apenas no ano de 2014, o evento foi destaque em mais de 800 matérias em sites, inclusive em sites de Portugal, Espanha, Angola, mais de 350 matérias de jornais impressos, mais de 20 de matérias em revistas nacionais, mais de 30 matérias de TV, sendo cinco nacionais, mais de 17 mil visualizações do blog do rally no Portal Webventure e mais de 70 mil visualizações na página do Rally no Facebook.
A programação tem início na quarta-feira (20) com as vistorias técnicas durante todo o dia e a largada promocional às 20h, no Hotel Vila do Mar, na Via Costeira de Natal. Na quinta-feira (21) acontece a largada da 1ª etapa (Natal/Guamaré) e, no dia seguinte, da 2ª etapa (Guamaré/Currais Novos). Já a terceira etapa, a ser realizada no sábado (23) será realizada no município de Currais Novos. No último dia da prova ocorre a 4ª etapa (Currais Novos/Natal). A chegada está prevista para às 14h30, no Hotel Vila do Mar, seguida da divulgação dos resultados e coletiva de imprensa (16h) e entrega de prêmios e encerramento (17h).
Mais informações podem ser obtidas no blog http://www.webventure.com.br/h/blogs/rally-rn-1500pelo e-mail: rallyrn1500@gmail.com, no Facebook RN 1500 e siga o twitter: twitter.com/rallyrn1500.

Programação

sexta-feira, 15 de abril de 2016

MPF/RN aciona Justiça contra interdição de rodovias federais por manifestantes

Objetivo maior é garantir direito de ir e vir dos cidadãos

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com uma ação civil pública, na noite desta sexta-feira (15), com pedido urgente de liminar para garantir que não haja interdição das rodovias federais que passam pelo estado. A medida visa proteger o direito de ir e vir dos cidadãos, diante da possibilidade de as manifestações relativas à votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff resultarem no fechamento dessas rodovias, como ocorreu na manhã desta sexta-feira, quando trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) bloquearam trechos de algumas BRs na Região Metropolitana de Natal e em Mossoró.

A ação - de autoria dos procuradores da República Victor Mariz, Clarisier Azevedo e Cibele Benevides - destaca que a interdição das rodovias prejudica diretamente o regular funcionamento de serviços essenciais, como saúde (através do tráfego de ambulâncias ou prestação de socorro) e segurança pública (viaturas policiais e corpo de bombeiros), “expondo a vida e a saúde de outrem a perigo direto e iminente – crime capitulado no art. 132 do Código Penal”.

O Ministério Público Federal requer da Justiça Federal que determine, de forma inibitória, a obrigação de não fazer consistente em não ocupar e não bloquear trechos de rodovias federais no Rio Grande do Norte, “com a consequente autorização às forças policiais e ao Exército para usar a força necessária e proporcional para o cumprimento deste decisão, especialmente a remoção de pessoas e coisas”.

Caso acatada, cópia da decisão deverá ser remetida ao Superintendente da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte e ao Comandante da Polícia Militar. O MPF protocolou a ação na Justiça Federal, como processo judicial eletrônico, sob o número 0802716-49.2016.4.05.8400.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

NOTA PÚBLICA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFRN


Conselho Universitário da UFRN defende a democracia e o estado de direito

 (Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, por unanimidade, defender publicamente a democracia e o estado de direito.

A decisão tomada na tarde dessa sexta-feira, 15, sob aplauso, foi classificada pelo professor aposentado Hermano Machado de “responsável, já que as instituições de produção de conhecimento, cultura e tecnologia estão ameaçadas de passarem por um novo retrocesso“. Com mais de 70 anos, o primeiro presidente da ADURN-Sindicato se disse “pronto a lutar pela democracia”.

João Ricardo, coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFRN), expressou a responsabilidade do segmento estudantil em defender nesse momento “uma universidade livre, com mais recursos, menos burocrática, e mais comprometida com a inclusão social”.

Ao parabenizar os debates coordenados dentro da UFRN pelos docentes, técnicos e alunos, sobre a situação do país, a reitora Angela Maria Paiva Cruz relembrou que história da instituição tem sido lutar em favor da democracia, igualdade de direito e acesso à educação e à cidadania. Para os ex-reitores Ótom Anselmo de Oliveira e José Ivonildo do Rêgo, “essa foi uma tarde de engrandecimento da Universidade”.

Além dos conselheiros, compareceram à Assembléia ordinária do CONSUNI ex-reitores, professores eméritos aposentados, como Willigton Germano e Arnon Mascarenhas de Andrade, docentes e discentes de diferentes departamentos e cursos.

NOTA PÚBLICA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFRN

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Enem 2016 será 5 e 6 de novembro


Publicado no Portal da Andifes:Quinta-Feira, 14/04/2016

O MEC (Ministério da Educação) deve anunciar nesta quinta-feira (14) a data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016. As provas vão ocorrer no fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro.

O Enem é realizado normalmente em outubro, mas por causa das eleições de 2016 a aplicação foi adiada – o que já aconteceu nos anos anteriores. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, agendou para esta quinta-feira entrevista coletiva para dar detalhes sobre o edital do exame.

O exame é adotado como seleção de praticamente todas as universidades e institutos federais. Também é critério de acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e a bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Pelo menos até o ano passado a prova também era usada para certificação de conclusão do ensino médio, mas o MEC anunciou que pretende criar outro exame para essa finalidade. A pasta, no entanto, não indicou quando o novo exame será lançado.

Em 2015, o Enem recebeu 7,7 milhões de inscritos em 2015, mas 1,9 milhão (25,5%) faltaram. De acordo com regra criada no ano passado, estudantes isentos da tarifa em 2015 e que não compareceram na prova só poderão se inscrever novamente caso paguem a taxa. Também no ano passado o MEC aumentou a taxa de inscrição, de R$ 35 para R$ 63.

PAULO SALDAÑA – FOLHA DE SÃO PAULO

Legislativo de Carnaúba dos Dantas aprovou diversas matérias na sessão desta terça-feira (12)



O legislativo de Carnaúba dos Dantas, sob a presidência do edil Pepeto (PSD), se reuniu na tarde desta terça-feira (12) para discutir sobre vários temas de interesse da comunidade, assim como deliberar sobre as matérias que no final foram aprovadas por unanimidade.

Participaram do debate os Vereadores: Dué Azevedo, Juliana de Souza, Hemerson Felinto, Marli de Medeirão, Maria de Ramalho e Gilson Dantas, deixando de comparecer por motivo de doença a edil Josiene de Fabinho e o Vereador Marfran Santos.

A Vereadora Juliana de Souza foi nomeada secretária ad hoc.

 
Veja as proposições aprovadas pela Casa:

 PROJETO DE LEI Nº 003/2016 - DE AUTORIA DA EDILMARLI DE MEDEIROS DANTAS QUE ALTERA OS PARÁGRAFOS 3º E 4º AO ART. Nº 17 DA LEI MUNICIPAL Nº 684 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2010 QUE INSTITUI NORMAS SOBRE POLÍCIA ADMINISTRATIVA (CÓDIGO DE POSTURA), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

REQUERIMENTO Nº 010/2016 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA QUE REQUER DO EXMº. SR.  DEPUTADO ESTADUAL HERMANO DA COSTA MORAIS, QUE JUNTO AO DER/RN SEJA TOMADO PROVIDÊNCIAS NA OPERAÇÃO TAPA BURACO NA RN 288 NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

REQUERIMENTO Nº 011/2016 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA QUE REQUER DO EXMº. SR.  DIRETOR DO DER/RN SR. JORGE ERNESTO PINTO FRAXE, QUE SEJA TOMADO PROVIDÊNCIAS NA OPERAÇÃO TAPA BURACO NA RN 288 NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

INDICAÇÃO Nº 016/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARLI DE MEDEIROS DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO QUE SEJA CONSTRUÍDO UM BANHEIRO DENTRO DAS DEPENDÊNCIAS DO CEMITÉRIO PUBLICO “SÃO JOSÉ” DO NOSSO MUNICÍPIO.

INDICAÇÃO Nº 017/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, QUE SEJA FEITA A RETIRADA DAS PEDRAS DA RUA ALUÍSIO PIRES FERREIRA NO BAIRRO SANTA RITA - CARNAÚBA DOS DANTAS.

INDICAÇÃO Nº 018/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº Sr. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL E DA ILMª SRª. MARIA LUCINEIDE DANTAS DE CARVALHO – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, QUE SEJA FEITA AQUISIÇÃO DE MONÔMETRO PARA OXIGÊNIO E PARA TORPEDO DO POSTO DE SAÚDE DO POVOADO ERMO - CARNAÚBA DOS DANTAS.

INDICAÇÃO Nº 019/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL ED A ILMª SRª. MARIA LUCINEIDE DANTAS DE CARVALHO – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, QUE SEJA FEITA AQUISIÇÃO DE OXÍMETRO DE PULSO DESTINADO AO POSTO DE SAÚDE DO POVOADO ERMO - CARNAÚBA DOS DANTAS.

INDICAÇÃO Nº 020/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº Sr. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL E DA ILMª SRª. MARIA LUCINEIDE DANTAS DE CARVALHO – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, QUE SEJA INSTALADO UMA PIA TIPO BANCADA, DESTINADA A LAVAGEM DE MATERIAIS, NA SALA DE CURATIVO DO POSTO DE SAÚDE DO POVOADO ERMO - CARNAÚBA DOS DANTAS.

INDICAÇÃO Nº 021/2016 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, QUE SOLICITA DO EXMº Sr. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, QUE SEJA FEITA A ILUMINAÇÃO NO SOPÉ DO MONTE DO GALO – CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

INDICAÇÃO Nº 022/2016 - DE AUTORIA DA EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, QUE SOLICITA DO EXMº Sr. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, COM A SEGUINTE SOLICITAÇÃO QUE SEJA FEITA A FEITA A RETIRADA DOS CANTEIROS DA RUA SEU MOREIRA NO BAIRRO SANTA RITA – CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

 

REQUERIMENTO Nº 010/2016 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA QUE REQUER DO EXMº. SR.  DEPUTADO ESTADUAL HERMANO DA COSTA MORAIS, QUE JUNTO AO DER/RN SEJA TOMADO PROVIDÊNCIAS NA OPERAÇÃO TAPA BURACO NA RN 288 NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

REQUERIMENTO Nº 011/2016 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA QUE REQUER DO EXMº. SR.  DIRETOR DO DER/RN SR. JORGE ERNESTO PINTO FRAXE, QUE SEJA TOMADO PROVIDÊNCIAS NA OPERAÇÃO TAPA BURACO NA RN 288 NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

REQUERIMENTO Nº 015/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARLI DE MEDEIROS DANTAS QUE REQUER EM CARÁTER DE URGÊNCIA/URGENTÍSSIMA DO EXMº SR. DEPUTADO FEDERAL WALTER ALVES, SOLICITANDO QUE SEJA REALIZADA UMA EMENDA PARLAMENTAR PARA AQUISIÇÃO DE 01 (UM) DESFIBRILADOR E 01 (UM) CARRINHO DE ANESTESIA, DESTINADOS AO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MATERNIDADE “DR. ANATÓLIO CANDIDO DE MEDEIROS” – CARNAÚBA DOS DANTAS.

MOÇÃO Nº 031/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO JOVEM GEOVANO MEDEIROS DANTAS.

MOÇÃO Nº 032/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DA SENHORA LUZINETE AZEVEDO DA SILVA.

MOÇÃO Nº 033/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR FRANCISCO FELIX DA SILVA.

terça-feira, 12 de abril de 2016

MPF promove nesta quarta (13) seminário sobre abastecimento de água no Seridó

O evento ocorre em Caicó e é uma parceria de diversas entidades. Toda a população pode participar.

O Ministério Público Federal (MPF) em Caicó promove nesta quarta-feira, 13, o seminário “Água Limpa: um direito para uma vida saudável”. O objetivo é debater alternativas e soluções para o abastecimento de água potável destinado às populações rurais e urbanas dos municípios localizados dentro da bacia hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, com ênfase na região do Seridó Potiguar.

O evento ocorre pela manhã e à tarde (confira programação abaixo) e é aberto a toda população. Além do MPF, participam da organização a Diocese de Caicó, a Cáritas Diocesana, a Agência de Desenvolvimento Sustentável de Caicó e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu. Foram convidados representantes de órgãos públicos ligados ao tema, como Caern, Agência Nacional de Águas, Dnocs e Secretaria Estadual de Recursos Hídricos. Devem participar também gestores municipais, representantes de sindicatos, associações, igrejas e movimentos sociais.

De acordo com o representante do MPF, o procurador da República Bruno Lamenha, o seminário servirá também para subsidiar um inquérito civil que tramita na Procuradoria da República em Caicó e tem como objetivo apurar ações e conflitos no uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu. Ele participará da mesa-redonda “Saneamento básico: água potável para uma vida saudável, um direito do cidadão, um dever do Estado”, que abre a programação no período da tarde.

O evento faz parte do calendário de atividades da Campanha da Fraternidade, cujo tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” propõem uma discussão sobre o saneamento básico, o desenvolvimento sustentável, a saúde integral e a qualidade de vida.

LBV inaugura nova unidade no Nordeste

No dia 14 de abril (quinta-feira), às 10 horas, a Legião da Boa Vontade (LBV) inaugura em Lauro de Freitas/BA, o Centro Comunitário de Assistência Social Idalina Cecília de Paiva, localizado na Rua Prof. Theocrito Batista, s/n, Itinga, anexo ao Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic). Ocupando uma área de mais de 4 mil m², a unidade tem capacidade para atender até 300 crianças e adolescentes diariamente, além de adultos, gestantes e idosos em situação de vulnerabilidade social, contando com nove salas de atividades, quadra poliesportiva, auditório, refeitório com cozinha industrial, banheiros, escovódromo e salas de atendimento e administrativas.

A Instituição já vinha há alguns anos prestando atendimento à população local por meio de campanhas, entregando material pedagógico e cestas de alimentos. De acordo com o Mapa da Violência de 2015, Lauro de Freitas é o município baiano com a segunda maior taxa de homicídio entre adolescentes de 16 e 17 anos. O bairro de Itinga possui cerca de 90 mil habitantes e enfrenta vários problemas sociais, como pobreza, violência, criminalidade e drogas.

O imóvel, cedido pela prefeitura, foi totalmente revitalizado pela LBV, para que atendidos, famílias e equipes de atendimento social possam utilizar um espaço com boa infraestrutura, comodidade, segurança e acessibilidade. A Instituição disponibilizará diversos programas socioeducativos que visam aofortalecimento de vínculos familiares, comunitários e à garantia de direitos. Entre eles, o Criança: Futuro no Presente!, que desenvolve oficinas lúdicas, musicais, esportivas, culturais e artísticas, propiciando à garotada um espaço de aprendizado, interação, convivência e proteção social, e uma série de ações que desperta as competências e habilidades, e promove a vivência de valores fraternos.

O nome da unidade é uma justa homenagem de colaboradores da LBV à baiana Idalina Cecília de Paiva (1913-1994). Dona Idalina era enfermeira prática e amparava os doentes e necessitados que buscavam sua ajuda. Mãe do educador José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, era uma mulher de muita fibra que sempre incentivou a música no seio familiar.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Tribunal de Contas determina ressarcimento de R$ 4,3 milhões por irregularidades na Fundação José Augusto

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou, em sessão da Primeira Câmara realizada nesta quinta-feira (07), o ressarcimento ao erário de R$  4.317.413,82 por irregularidades detectadas na execução de projetos culturais na Fundação José Augusto. Foram condenados os ordenadores de despesa da FJA nos anos de 2003 a 2006, entre eles o então presidente François Silvestre, diretores e coordenadores financeiros e administrativos, coordenador de obras e outros servidores, além de empresas prestadoras de serviços. 

Segundo os termos do voto relatado pelo conselheiro Gilberto Jales, acatado por unanimidade pela Primeira Câmara, a equipe técnica da Diretoria de Administração Indireta do Tribunal de Contas encontrou irregularidades na realização de serviços de engenharia, principalmente na construção de Casas de Cultura; contratação de apresentações musicais cuja realização não foi comprovada; e não comprovação da destinação de passagens aéreas.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Cruzeta será destaque no Rota InterTV deste sábado (9)

Neste sábado (9) a cidade de Cruzeta será destaque no Programa Rota InterTV. A exibição acontece a partir das 14 horas para todo o Rio Grande do Norte. A produção foi gravada na cidade e mostrará as belezas cruzetenses, além da culinária apurada, os artistas, bem como as peculiaridades do artesanato e do empreendedorismo local.

O Rota InterTV é apresentado pelo jornalista Leonardo Souza e lidera a audiência do horário há um ano. “Fico muito feliz em saber que nossa cidade será destaque para todo o Rio Grande do Norte. Passamos dois dias acompanhando as gravações e estou muito ansiosa para ver o resultado deste trabalho”, contou Sara Lobo, presidente da Câmara que acompanhou as gravações.

CBH-PPA Informa Informativo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu - 06 de abril de 2016

Açude Dourado de Currais Novos está a 1,65m de suasangria
E continua a contagem regressiva, acompanhada de perto pela CAERN para a sangria do Açude Dourado, reservatório localizado na cidade de Currais Novos. Em contato com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, o chefe do escritório local da Caern, Adelson Santos confirmou que pela medição feita nas primeiras horas desta quarta (06), faltam 1,65m para atingir o nível máximo de sangria.

Vereadores defendem que abastecimento de Jardim do Seridóseja feito pelo Poço Doce e não pela Passagem das Traíras
Uma campanha que começou nas redes sociais, chegou à Câmara Municipal de Jardim do Seridó. A mobilização é para evitar com que, pelo menos por enquanto a Caern retome o abastecimento da cidade com as águas da Barragem Passagem das Traíras.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Iron Júnior defendeu que o baixo volume do reservatório não oferece condições para que esse abastecimento seja realizado, e não há como justificar ter, no Açude Zangarelhas, também chamado como Poço Doce, uma situação mais confortável, e não ser priorizado para retomar o abastecimento da cidade. Nesta quarta-feira (06), um grupo de vereadores entregará à gerente-regional da CAERN, Rosy Gurgel uma solicitação com a demanda.  

terça-feira, 5 de abril de 2016

4º Congresso RTI Provedores de Internet acontece na próxima semana em Natal

Profissionais de renome nacional e regional, empresas e provedores reunidos em um dos maiores eventos do Nordeste do mercado de provedores

Na próxima semana, Natal vai receber um dos maiores eventos do mercado de provedor da região Nordeste, o 4º Congresso RTI Provedores de Internet que acontece no Praiamar Natal Hotel & Convention, dia 14 de abril. O evento traz ao estado, um representante do Ministério das Comunicações e outros grandes nomes do mercado. É direcionado para diretores/proprietários de provedores, gerentes de TI, engenheiros, analistas de sistemas, gerente de infraestrutura, instaladores, prestadores de serviços técnicos, consultores e estudantes.

Entre os temas do 4º Congresso, estão: Marco Civil da Internet, banda larga, avanço tecnológico, tecnologias de acesso óptico, questões jurídicas para TI energia solar, políticas públicas para provedores de internet, inclusão social, entre outros. Além das palestras com profissionais de renome no âmbito nacional e regional, o Congresso terá uma exposição paralela com quase 40 estandes.

Sob a organização da Aranda Eventos, o evento contará com a presença dos principais fabricantes de cabos ópticos, como a Furukawa, Prysmian e Corning, e de equipamentos, como Intelbras, Parks, entre outras. A Telebras, também estará presente. As inscrições podem ser realizadas através do www.rtiprovedoresdeinternet.com.br/.

SERVIÇO
4º Congresso RTI de Provedores de Internet
Quando: 14 de abril de 2016
Local: Praiamar Natal Hotel
Horário: das 8h às 18h

TRT-RN realiza primeiro Leilão do ano


Na manhã desta terça-feira(05), o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN) realizou o  primeiro leilão de 2016 e arrecadou pouco mais de R$ 153 mil reais para pagamento de dívidas trabalhistas em processos com trânsito em julgado.

Ao todo foram apregoados 46 lotes com bens penhorados em processos das Varas do Trabalho da capital e pela Vara do Trabalho de Pau dos Ferros. Durante o leilão que foi presidido pelo juiz Higor Marcelino Sanches, foram arrematados veículos, imóveis, terrenos, equipamentos industriais, móveis e material para construção, além de bens de vários lotes que foram retirados mediante pagamentos e acordos.


A equipe de servidores da CAEx prossegue com as atividades pós leilão, e vai encaminhar os processos para as respectivas varas do trabalho. Os reclamantes serão, então notificados para recebimento dos valores correspondentes às dívidas trabalhistas.

Ludimilla mostra sensibilidade e conhecimentos para com os servidores técnico-administrativos

Durante três horas, Ludimilla e Rui conversaram com os servidores e colocaram suas propostas e ouviram muitas reclamações sobre a gestão de pessoas na atual administração

Uma gestão voltada para o planejamento e a valorização das pessoas. Essa é um dos dois principais objetivos da candidata à reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a professora Ludimilla Oliveira. Nesta terça-feira, 05, a convite do SINTEST-RN/UFERSA, a professora candidata a reitora e o vice dela, o professor Rui Sales, participaram de uma sabatina com os servidores técnico-administrativos da Universidade.
A Chapa 76, que apresenta uma proposta inovadora com o slogan “novos tempos, novas ideias”, agradou os servidores que compareceram ao auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na UFERSA/Mossoró. “O compromisso da nossa gestão vai mais além do que a dimensão técnica, o nosso maior crescimento será com as pessoas”, pontuou a candidata.
Durante a sabatina, a professora Ludimilla respondeu a mais de 20 perguntas, envolvendo principalmente assuntos relativos à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Os depoimentos resume, de forma precisa, a insensibilidade da atual gestão no que se refere ao tratamento que vem sendo dado pelo atual administração para com os servidores técnico-administrativos. Desabafos sobre assédio moral e a falta de valorização, de diálogo e de capacitação mais especificas para os servidores foram assuntos abordados pelos presentes. Dos 46 participantes mais da metade expuseram as suas insatisfações com a atual gestão que pleiteia a reeleição. 

CBH/PPA Informa: Armando Ribeiro Gonçalves está com 22,67% de reserva hídrica

Do dia 24 de março até os dias atuais, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves ganhou 1,03 m em sua lâmina d’água. De acordo com informações do DNOCS, repassada ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, sua reserva hídrica hoje é de 22,67%, o que significa um volume de 544 milhões, 169 mil e 33 metros cúbicos d’água.
Ainda são necessários 15,38 metros para atingir o nível máximo de sua sangria. A situação do Açude Mendubim também é crítica. Está com uma reserva hídrica de apenas 15,90%, o que representa 12 milhões, 141 mil, 962 metros cúbicos d’água. 

segunda-feira, 4 de abril de 2016

"Não vejo possibilidade de rompimento das comportas do Açude Itans”, diz diretor do DNOCS de Caicó

Não procede a informação de que uma das três comportas do Açude Itans de Caicó, reservatório com capacidade para 81 milhões, 750 mil metros cúbicos d’água, esteja comprometida, provocando risco para a população do município seridoense, caso o nível do açude venha a aumentar com as próximas chuvas. A informação foi dada pelo diretor do escritório local do DNOCS, Eduardo Farias.

Existe uma comporta que há muito tempo não funciona, mas ela está totalmente aterrada, pelo lado do Açude. A Caern fez uma limpeza, já que por dentro ela pode ter algum tipo de corrosão, mas em épocas passadas o Açude encheu, a comporta já estava aterrada e nunca vazou água para o lado de fora da parede. A possibilidade dela romper é mínima, já que o açude esteve com nível muito alto e não houve rompimento”, explicou.
As outras duas comportas são usadas, uma pela CAERN e a outra para o Perímetro Irrigado e de Piscicultura, mas foram fechadas há uns 15 dias. Eduardo justifica que as duas estavam abertas, para dar condições de trabalho aos operários da Caern, que trabalham na substituição de uma tubulação, dentro da galeria do açude. “Quando começou a chuva, fechamos todas as comportas”. Apesar de reconhecer a necessidade de se realizar manutenções nas comportas, e de acordo com Eduardo Farias, já existe projeto aprovado no DNOCS para esse trabalho, ele não acredita que as comportas ofereçam qualquer risco para a segurança do Itans. “O Açude já esteve cheio num passado recente, e nunca tivemos problemas desta natureza. Eu não vejo possibilidade de rompimento dessas comportas”. 

CBH-PPA Informa: Açude Dourado está a 2,50m de seu nível de sangria
A cidade de Currais Novos já está na contagem regressiva para a sangria do Açude Dourado. Com um volume de 10 milhões, 321 mil e 600 metros cúbicos, com as últimas chuvas o reservatório chegou a receber uma considerável recarga d’água.
De acordo com informações repassadas pela CAERN ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, até a mais recente medição, nesta manhã de segunda-feira (04), faltam apenas 2,50m para atingir seu nível de sangria. A boa notícia é que nos próximos dias o abastecimento de Currais Novos já será feito, através da água captada do próprio Açude Dourado.

sábado, 2 de abril de 2016

Governo convoca 933 professores e especialistas concursados para as escolas estaduais

O Governo do Estado faz hoje (02) a convocação de 993 professores e especialistas em educação aprovados em concurso público realizado em 10 de janeiro deste ano. O decreto assinado pelo governador Robinson Faria está publicado na edição deste sábado do Diário Oficial.

Os convocados foram selecionados no concurso que teve início no mês de novembro de 2015, quando foi publicado o edital com 1.400 vagas, sendo 1.226 das vagas para professor de diversas áreas e 174 para suporte pedagógico. As provas foram realizadas, simultaneamente, no dia 10 de janeiro de 2016, em 16 municípios: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros.

A jornada de trabalho dos aprovados será de 30 horas semanais e o salário é de R$ 2.013,39 para as seguintes funções: Suporte Pedagógico e professor de Arte; Arte - Música; Ciências Biológicas; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; LIBRAS - intérprete/tradutor; LIBRAS - professor; Pedagogia – Educação Especial; Química; Ensino Religioso; e Sociologia.

O governador Robinson Faria afirma que a convocação é resultado de um grande esforço da administração estadual para melhorar a educação no Rio Grande do Norte. “O momento é de dificuldades, todos sabemos, mas o nosso Governo vem trabalhando com determinação e agilidade para atender as necessidades da população. Realizamos este concurso que vai suprir as vagas na rede estadual e melhorar a qualidade do ensino. Isso mostra, mais uma vez o compromisso com os estudantes, com suas famílias e com os educadores que desde o ano passado veem recebendo o pagamento das promoções a que tem direito, mas era negado, e pagamos também o piso salarial nacional da categoria”, ressaltou Robinson Faria.

INSPEÇÃO MÉDICA ADMISSIONAL

Os convocados devem procurar a Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial, situada na sede da EMATER/RN, Centro Administrativo do Estado- BR 101, Km 0, Lagoa Nova –CEP: 59064-901- Natal/RN, para agendar atendimento através do telefone (84) 3232-1056 no horário de 8h às 12h.

A documentação para a contratação consta da publicação no Diário Oficial deste sábado e deve ser entregue nas Direc’s para as quais os aprovados se inscreveram.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores