quinta-feira, 31 de março de 2016

A vereadora Júlia Arruda oficializou, na manhã desta quinta-feira (31), sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Imagem inline 1NOTA

"A vida é feita de ciclos. Na política, não é diferente. Encerro hoje minha jornada no Partido Socialista Brasileiro (PSB), onde permaneci durante oito anos, período em que cumpri dois mandatos como vereadora de Natal, sendo a primeira mulher reeleita na história da Câmara Municipal.

O PSB me abriu os caminhos para a política e me apresentou figuras que me inspiram diariamente e que muito me ensinaram sobre a vida pública, tendo à frente o nosso líder Eduardo Campos. Deixo o PSB com sentimento de dever cumprido e desejando sucesso nos novos rumos que o partido tomou no Estado.

Deixo o PSB, também, com sentimento de gratidão. Sou grata pela confiança em mim depositada desde o instante em que resolvi entrar para a política, ainda inexperiente, mas cheia de ideais e determinada a dar o meu melhor. Sou grata a todos que me acompanharam nessa jornada e que contribuíram para que chegasse até aqui.

E é com espírito e força renovados, que inicio hoje um novo ciclo em minha vida pública. O Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual sempre fui próxima, me abriu as portas e acolheu nosso projeto político. Estou certa de que teremos uma relação produtiva e duradoura, que trará bons frutos para a população natalense.

Encerro minhas breves palavras, agradecendo a todos que, direta ou indiretamente, estiveram ao meu lado nesses dois mandatos, e aproveito para renovar meu compromisso de continuar trabalhando por Natal."

quarta-feira, 30 de março de 2016

Informativo Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas

Vereadores aprovaram reajuste dos servidores municipais


​A Câmara de Vereadores de Carnaúba dos Dantas, reunida na tarde desta terça-feira (29), aprovou por unanimidade de votos o reajuste dos servidores municipais, inclusive o pessoal do magistério. 

A sessão foi presidida pelo Vereador Presidente Pepeto (PSD), que contou com a presença de: Dué Azevedo (PROS), Josiene de Fabinho (PSD), Marfran Santos (PSD), Marli de Medeirão (PSB), Gilson Dantas (PMDB) e Maria de Ramalho (PMDB), deixando de comparecer por motivo justificado os edis: Juliana de Souza (PSB) e Hemerson Felinto (PSD).

As matérias aprovadas serão encaminhados ao Poder Executivo e a quem de direito.

PROJETO DE LEI Nº 001/2016 - DE AUTORIA DO EXECUTIVO QUE DISPÕE SOBRE O REAJUSTE DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO PUBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI Nº 002/2016 - DE AUTORIA DO EXECUTIVO QUE DISPÕE SOBRE A FIXAÇÃO DO MENOR SALÁRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EFETIVOS DO MUNICIPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS (RN), CONCEDE REAJUSTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
REQUERIMENTO Nº 007/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, QUE REQUER DO EXMº. SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ROBINSON MESQUITA DE FARIA, SOLICITANDO QUE SEJA INCLUÍDA A ESCOLA ESTADUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS, DO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS, NOS PROJETOS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DAS UNIDADES DE ENSINO DO ESTADO.
REQUERIMENTO Nº 008/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, QUE REQUER DO EXMº. SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ROBINSON MESQUITA DE FARIA, SOLICITANDO QUE SEJA CONSTRUÍDA UM NOVO PRÉDIO PARA FUNCIONAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS, NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS.
REQUERIMENTO Nº 009/2016 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA QUE REQUER DO EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA SOLICITANDO QUE FAÇA VALER A LEI 321/94 QUE ASSEGURA A ESTUDANTES O DIREITO AO PAGAMENTO DE MEIA ENTRADA EM ESPETÁCULOS ESPORTIVOS, CULTURAIS E DE LAZER NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS.
INDICAÇÃO Nº 014/2016 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, QUE SOLICITA DO EXMº. SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL QUE SEJA FEITA A RESTAURAÇÃO DOS ACESSOS PRINCIPAIS DO CEMITÉRIO PÚBLICO “SÃO JOSÉ” – CARNAÚBA DOS DANTAS.
INDICAÇÃO Nº 015/2016 - DE AUTORIA DO EDIL JOSE DE AZEVEDO DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº. SR. DEPUTADO FEDERAL RAFAEL MOTTA E DO EXMº. SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, QUE SEJA FEITA O CADASTRO DE TODOS OS EVENTOS DO NOSSO MUNICÍPIO NO CALENDÁRIO NACIONAL DO MINISTÉRIO DO TURISMO.
MOÇÃO Nº 022/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR GERALDO MARINHO FIGUEREDO.
MOÇÃO Nº 023/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR MANOEL PEREIRA ALVES.
MOÇÃO Nº 024/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR CALIXTO JOSE DANTAS.
MOÇÃO Nº 025/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DA SENHORA MARIA JOSE DANTAS.
MOÇÃO Nº 026/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR NARCISIO MARTINS DANTAS.
MOÇÃO Nº 027/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DA SENHORA INACIA MARIA DANTAS.
MOÇÃO Nº 028/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR SEVERINO CALIXTO DANTAS.

MOÇÃO Nº 029/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DA SENHORA FRANCISCA PAULINA DA CONCEIÇÃO.

Nota: Servidores que não realizaram o Censo Cadastral Previdenciário terão novo prazo para recadastramento

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos – Searh -, vem a público informar que 5.828 servidores ativos, aposentados e pensionistas não realizaram o Censo Cadastral Previdenciário dos segurados e dependentes do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (RPPS/RN) no período de 26 de outubro de 2015 a 18 de março de 2016.

O recenseamento visou atualizar os dados cadastrais dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, como também corrigir eventuais distorções na folha de pagamento do Estado e, com isso, garantir e honrar os direitos dos servidores estaduais.

segunda-feira, 28 de março de 2016

MINISTRO DO TURISMO PEDE EXONERAÇÃO

O ministro Henrique Eduardo Alves, entregou nesta segunda-feira (28) o cargo de ministro do Turismo, que ocupava desde 16 de abril de 2015. Em anexo, a íntegra da carta enviada para a presidente da República, Dilma Rousseff.

 Assessoria de Imprensa
Ministério do Turismo

Artesãos expõem trabalhos inovadores em feirinha na Assembleia


Crédito da foto: João Gilberto
 
O Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abre as portas mais uma vez para o artesanato potiguar. A partir desta segunda-feira (28) até a próxima sexta-feira (1), vinte artesãos terão a oportunidade de expor seus trabalhos na feirinha aberta ao público das 8h às 15h.
 
Ione Alencar participa da feirinha na Assembleia pela segunda vez e comemora o resultado. Na primeira mostra, ela conseguiu comercializar 400 santas customizadas, um trabalho inusitado que tem atraído os visitantes. “Comecei a fazer customização de santos com pedrarias, tecido de guipir e cristais em novembro do ano passado e foi ótimo poder participar da feira para divulgar meu trabalho”, conta Ione.

A variedade das peças e a criatividade dos artesãos chama a atenção de quem passa. A professora Tereza Oliveira, que visita à Assembleia, comprou um chaveiro com uma coruja em feltro. “Eu faço coleção de corujas e não resisti ao ver esse chaveirinho. Gostei de saber que aqui sempre tem feiras como essa”, disse ela.

Além de feltro, é possível encontrar artesanato em madeira, tecido, crochê, ponto cruz e biscuit. Os bordados são sempre uma marca da exposição, que também traz a venda de bolos de pote e acessórios para o cabelo e bijuterias.

Prefeitos assinam na UFRN participação no Trilhas Potiguares 2016 - Portal lançado pelo Ministério da Saúde tem parceria da UFRN


Prefeitos de 12 municípios do Rio Grande do Norte (RN) vão assinar amanhã, terça-feira, às 11h, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na Sala dos Colegiados, no prédio da reitoria, o convênio de participação do Programa Trilhas Potiguares 2016. Maior programa de extensão da UFRN, o Trilhas Potiguares possibilita a troca de experiências entre alunos e professores dos cursos de graduação da UFRN com as comunidades de todas as regiões do estado.

Portal lançado pelo Ministério da Saúde tem parceria da UFRN

(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)

Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais, acadêmicos e estudantes das 14 categorias da área da saúde já podem usar a nova versão do Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE), elaborada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Lançada na última quarta-feira (23), durante a 12ª Conferência Internacional da Rede Unida, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), a ferramenta democratiza o acesso às informações científicas da área da saúde e facilita tomada de decisão clínica e de gestão, porque reúne em um só local as melhores bases científicas sobre atenção básica.

Prestigiaram o evento o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros, e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e do Núcleo de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, Ricardo Valentim.

O endereço do Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE) é < www.psbe.ufrn.br>.

Obras da Barragem de Oiticicas são paralisadas. Movimento de Agricultores cobra TAC entre Governos Federal e Estadual

As obras físicas da Barragem de Oiticicas foram paralisadas, mais uma vez, nas primeiras horas desta segunda-feira (28). A informação foi confirmada pelo Movimento dos atingidos pela construção da barragem. A paralisação foi feita de forma pacífica por dezenas de agricultores de Barra de Santana, e de outras comunidades vizinhas.
De acordo com o Movimento, não existe previsão para a manifestação ser suspensa. A reivindicação é que o Governo Federal e Estadual se disponham a assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta, junto ao Ministério Público Federal, com determinação de prazos para a conclusão das obras sociais, bem como, equivalência entre o percentual das obras físicas e sociais da barragem.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Assembleia aprova à unanimidade projeto que concede transporte gratuito a pessoas com deficiência


Crédito da foto: João Gilberto
Todos os deputados presentes à sessão plenária desta quarta-feira (23) votaram sim ao projeto Transporte Cidadão, de iniciativa do Governo do Estado, que concede gratuidade no transporte a pessoas portadoras de deficiência e famílias com renda per capita de até um quarto do salário mínimo. O transporte será para moradores da região Metropolitana de Natal e contempla ainda pessoas com doenças crônicas, desempregadas, gestantes, idosas e beneficiárias de programas sociais do Governo Federal. Os parlamentares apresentaram quatro emendas encartadas na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ).

O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), destacou o empenho dos parlamentares para dar celeridade a este importante projeto enviado pelo Governo Estadual: "Os portadores de deficiência com renda per capita de até um salário mínimo tem este direito à gratuidade em transporte interestadual, desde 1994, por iniciativa do Governo Federal. E somente agora, 22 anos depois, por iniciativa governamental e apoio total deste colegiado de deputados se corrige este débito com este setor para assegurar a gratuidade, nas mesmas condições, para o transporte intermunicipal", afirmou o presidente.

De acordo com o Governo, o projeto terá gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O Transporte Cidadão será operacionalizado através de linhas circulares de ônibus de grande porte que terão seus itinerários planejados, ligando pontos entre a Região Metropolitana de Natal e com paradas estratégicas em órgãos como a Central do Cidadão, Hospital Walfredo Gurgel, Liga Norte-riograndense Contra o Câncer, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Escola Januário Cicco, entre outros.

Na discussão da matéria, o deputado Jacó Jácome (PSD), destacou que o projeto garantirá a diminuição da desigualdade social, abrangendo pessoas de baixa renda. O parlamentar foi autor de projeto semelhante na Casa, em 2015, mas não foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.  Jacó Jácome ressaltou a iniciativa de beneficiar as pessoas portadoras com deficiência. “Esta Casa está de parabéns pela condução desse projeto”, disse. Os deputados Ricardo Motta (PSB), George Soares (PR), Kelps Lima (Solidariedade), Fernando Mineiro (PT), Márcia Maia (PSDB), Tomba Farias (PSB) e José Dias (PSDB) debateram o projeto.

Ministério Público
Os parlamentares também aprovaram projeto de iniciativa do Ministério Público do RN (MPE) extinguindo cargos de promotor e procurador de Justiça. De acordo com o projeto, serão reduzidos 26 cargos, sendo quatro de procurador, 13 de promotor em Natal e nove de promotor de justiça substituto. A economia irá representar cerca de R$ 9,8 milhões anuais.

Emenda supressiva coletiva apresentada por Albert Dickson (PROS) e subscrita por Nelter Queiroz (PMDB), George Soares (PR), Gustavo Carvalho (PSDB) e Hermano Morais (PMDB), durante o processo de votação em plenário, foi aprovada, mantendo o Ministério Público no município de São Rafael, única cidade do interior que ia ficar sem a presença do MPE.  Ao apresentar o projeto na Casa, o Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, explicou que a instituição está reduzindo cargos para se adequar ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

terça-feira, 22 de março de 2016

PT DE CARNAÚBA DOS DANTAS DECIDE PRE-CANDIDATURA DE VEREADOR: FABIANO PACÔMIO

No sábado (19), o (PT) Partido dos Trabalhadores reuniu com seus filiados e em pauta o cenário politico e administrativo do município, a conjuntura politica nacional e a organização do partido em Carnaúba dos Dantas/RN.
O partido vem se organizando e ficou definido que o jovem Fabiano Pacômio é pré-candidado a vereador no município para renovar a representação na Câmara Municipal com sua experiência administrativa na luta pelo o Homem do Campo, pela sua militância na área da Cultura, Esporte, Educação e na Juventude.
Fabiano Pacômio atuou fortemente em parceria com as Associações Rurais nos três anos que esteve à frente da Secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Carnaúba dos Dantas/RN.

A reunião teve a participação de Odon Jr (vereador de Currais Novos), Poeta Zé José, José Adenilson (ex-vereador), Ana Leticia (Juventude) e Valter José (Presidente da Comissão Provisória do partido).

Cine Teatro de Parnamirim será palco de grande festival de dança

A 1ª edição do Tanz Festival de Dança será realizada no Cine Teatro Municipal de Parnamirim/RN, localizado a 10 Km de Natal. O equipamento, inaugurado em setembro de 2014, possui a estrutura ideal para a realização do festival.

O teatro tem capacidade para 600 lugares, quatro auditórios, espaço para galeria e salas para oficinas. O Cine Teatro apresenta uma caixa cênica com 22 metros de altura.

Distribuída em 4,4 mil metros quadrados, a estrutura do equipamento dispõe no andar térreo de hall de entrada, salas da administração, balé e ensaio, quatro camarins, palco, seis miniauditórios, sala multiuso. No primeiro andar estão a sala de exposições com 184 metros quadrados, mirante, recepção, mezanino, sala de reuniões, tesouraria e salas para ensaio de dança e de coral.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Dia da Síndrome de Down: Kalina, Manu e Felipe são a marca da Assembleia Legislativa



Crédito da foto: João Gilberto
 
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem bons motivos para lembrar, neste dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.

E foi com base nisso que a Assembleia, de forma pioneira no Brasil, contratou, através de um convênio com a Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte e a Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), três funcionários com a síndrome.

domingo, 20 de março de 2016

GARIBALDI PRESTIGIA ATOS DE FILIAÇÃO DO PMDB EM CARNAUBAIS E PATU

Este sábado (19) ficou marcado pelas mobilizações políticas comandadas pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no interior do Rio Grande do Norte. O senador Garibaldi Alves Filho participou de atos de filiação nos municípios de Carnaubais e Patu.

À tarde, em Carnaubais, o PMDB realizou a filiação do prefeito Júnior Benevides e o vereador Batista de Dioclécio. O ato ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de diversas lideranças da região do Vale do Açu. O presidente estadual do partido, Henrique Alves e o deputado estadual José Adécio (DEM).
O senador deu boas-vindas aos novos partidários e elogiou a administração do prefeito Júnior Benevides. "Carnaubais e  os demais municípios do país estão precisando de prefeitos que não se deixam atemorizar. E Júnior está no caminho correto", pontuou.
Patu
No início da noite, o município de Patu, no Médio Oeste potiguar, realizou o "Grande encontro dos partidos aliados". Na ocasião, foram realizadas filiações do PMDB, DEM, PRP, PSC, PTB e PPS. O encontro também confirmou o nome do atual secretário de Saúde do município, Rivelino Câmara (PMDB), como pré-candidato a prefeito nas próximas eleições.
O evento reuniu centenas de partidários e eleitores das siglas. Além do senador Garibaldi, estiveram presentes o deputado estadual Raimundo Fernandes (PSDB), a prefeita Evilásia, vereadores e presidentes de partidos.
Em discurso emocionante, o pré-candidato a prefeito falou de sua disposição em trabalhar a favor do povo de Patu. "Vivo um momento especial com vocês hoje. Vamos nos unir para Patu não voltar ao passado. Graças ao PMDB, nós temos avançado e hoje tem obra por toda cidade. Vamos à luta", afirmou.

O senador Garibaldi contou que o dia 19 de março foi um dia abençoado para o PMDB. "Tivemos filiações em Carnaubais, Itajá, Apodi e Patu. Se o partido já era forte, ficou muito mais na noite de hoje", explicou.

Com relação à pré-candidatura de Rivelino, o senador demonstrou confiança. "Saio daqui confiante que Patu não vai querer o retrocesso e vai colocar Rivelino na prefeitura", disse.

quinta-feira, 17 de março de 2016

O PMDB de Carnaúba dos Dantas definiu a pré candidatura do Vereador Gilson Dantas a prefeito em 2016.

Em reunião realizada na noite desta quarta feira 16 de março de 2016 com presença do Diretório Municipal e dos vereadores Gilson Dantas e Maria de Ramalho foi realizada a reunião que definiu o vereador Gilson Dantas como Pré Candidato para prefeito na eleição de 2016.

Gilson Dantas é descendentes da família "Vítor". Vereador mais votado na última eleição de 2012 com quase 600 votos e muito atuante na casa legislativa.  

Presenças de Roberto Augusto ex presidente do PMDB local, empresários e simpatizantes.

Sob a presidência do vereador Dué, Camara realizou na tarde desta terça-feira (15/03) duas Sessões Ordinárias do 1º Período Legislativo do ano de 2016

Vereadores de Carnaúba dos Dantas aprovaram matérias na sessão do dia (15)
A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN sob a presidência do vereador José de Azevedo Dantas, realizou na tarde desta terça-feira (15/03) duas Sessões Ordinárias do 1º Período Legislativo do ano de 2016.

Compareceram a sessão os vereadores: José de Azevedo Dantas, Maria Josiene de Macedo Dantas Pereira, Gilson Dantas de Oliveira, Marli de Medeiros Dantas, Marfran de Medeiros Santos, Maria das Vitórias Dantas Bezerra e Juliana de Souza Medeiros. Deixaram de comparecer os Edis Francisco Silvério de Medeiros que por sinal é o atual presidente e Hermerson Felinto Dantas por problemas de saúde, já que os mesmos estão acometidos de dengue.

Na abertura da sessão, usou a Tribuna da Câmara o jovem Sérgio Samuel Sena Santos Medeiros que falou sobre o Dia Mundial da Água, um evento que vai acontecer na próxima terça-feira (22/03) em praça pública.

A vereadora Maria Josiene apresentou um requerimento solicitando do Governador Robinson Faria que a Escola Estadual João Henrique Dantas seja incluída nos projetos de reforma e ampliação das unidades de ensino do estado e que futuramente seja construído um novo prédio para um melhor funcionamento na referida escola.

A edil solicitou do prefeito Sérgio Eduardo, que seja feita a entregados certificados de conclusão do curso de qualificação profissional de operador de máquina pá carregadeira e que seja feita a instalação de redes de proteção na quadra de esporte "José Franciélio de Azevedo" do Povoado Rajada.

A vereadora Marli de Medeiros Dantas solicitou do prefeito Sérgio Eduardo e do Secretário de Obras Clésio Nelson Dantas, que seja construído o esgoto da Rua Maria Cornélia Dantas próximo a residência do Sr. Andriê de Perigo no Bairro Dom José Adelino Dantas, como também que seja feita a sinalização de todas as lombadas do nosso município com tinta de boa qualidade. A edil solicitou ainda que seja feito um estudo com a viabilidade de implantar o projeto "mutirão de castração de cães e gatos" em nosso município.

A vereadora Juliana de Souza Medeiros solicitou do prefeito Sérgio Eduardo, que seja construído bancos de assento no canteiro principal do trevo do Povoado Rajada, ao lado da residência do Sr. José Cirino Filho, que seja feito um levantamento, como também a manutenção dos calçamentos nas diversas ruas da cidade de Carnaúba dos Dantas. A edil requer do prefeito municipal e da Secretária Municipal de Saúde Maria Lucineide Dantas de Carvalho, que seja realizada intensificação nas campanhas de orientação nas diversas formas possíveis como: palestras, carros de som, caminhadas e visita casa a casa, para alertar e convocar a população carnaubense na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. A vereadora requer da Secretária Municipal de Assistência Social Telma Iris dos Santos, que seja feito regulamentação do uso do carro dos programas da referida secretaria, para que os mesmos sejam somente usados para as finalidades aos quais foram adquiridos.

O vereador Gilson Dantas solicitou do prefeito Sérgio Eduardo, que faça valer a Lei Nº 321/94 que assegura a estudantes o direito ao pagamento de meia entrada em espetáculos esportivos, culturais e de lazer no município de Carnaúba dos Dantas. O mesmo edil solicita o uso do poço tubular denominado de "Poço do Castelo" para reforçar o sistema de mini-adutora da Associação Comunitária dos Sítios Xique-Xique, Água Doce, Volta do Rio, Baixa Verde e Tanquinhos.

O vereador José de Azevedo conhecido por Dué, ao usar a Tribuna da Câmara lamentou em a população carnaubense não mais prestigiar as Sessões da Câmara Municipal, talvez em consequência do povo não acreditar mais nos políticos, devido essa corrupção que vem acontecendo em todo país.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Censo Cadastral Previdenciário dos servidores do Estado termina nessa sexta-feira

O Censo Cadastral Previdenciário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte lotados e residentes no interior termina próxima sexta-feira (18).  Essa é a última etapa do censo e acontece simultaneamente em 16 municípios-polo, contemplando todas as regiões do Estado. 

Os atendimentos para atualização dos dados cadastrais estão sendo realizados nas Centrais do Cidadão nos seguintes municípios: Açu, Apodi, Ceará-Mirim, João Câmara, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Paulo do Potengi.  Nas cidades de Angicos, Caicó, Macau e Umarizal o atendimento acontece nas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc), em Currais Novos na Agência do Ipern e em Goianinha na Escola Estadual João Tibúrcio.

Caso o servidor não resida ou trabalhe em alguma dessas cidades, ele deve realizar o recadastramento no munícipio-polo mais próximo.

É importante salientar que quem não atualizar seus dados previdenciários terá o pagamento ou benefício bloqueado a partir do mês imediatamente posterior ao encerramento do Censo. O recadastramento é uma obrigação legal e realizada de forma presencial.

A lista com os documentos necessários para realização do recadastramento está disponível no sitewww.melhorparavoce.rn.gov.br. Mais informações no referido site ou pelo telefone 3232-1076.

O Censo Cadastral Previdenciário do Rio Grande do Norte é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Searh e do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern), em parceria com o Ministério da Previdência Social e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

terça-feira, 15 de março de 2016

UFRN pede apoio à Câmara Municipal para Parque Tecnológico de TI

“O Parque Tecnológico Metrópole Digital só dará certo em Natal se juntarmos academia, poder público e o privado. Será muito importante para o futuro desses garotos e meninas que passam pelo IMD e que podem começar a sonhar com um futuro melhor. Por isso, o dia de hoje é histórico para a cidade de Natal”.

Assim contextualizou o professor José Ivonildo Rêgo, diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD), a apresentação do projeto do Parque para um auditório de gestores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), secretários do município, empresários, setor de fomento ao empreendedor, como o SEBRAE, Federação das Indústrias do RN, Fecomércio, dirigentes de instituições de ensino superior públicas e privadas, fundações de pesquisas, docentes e alunos.

SPMRN promove seminário sobre avanços e desafios das políticas públicas para as mulheres

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN realiza na próxima quarta-feira (16), o Seminário Políticas Públicas para Mulheres: avanços e desafios. O Seminário faz parte da programação relativa às comemorações do Dia Internacional da Mulher.

O seminário tem como objetivo ampliar e aprofundar o debate sobre o papel do Estado na promoção da autonomia das mulheres, com vistas a aprimorar a formulação e execução de políticas públicas para igualdade de gênero, e será direcionado as servidoras e servidores públicos de uma maneira geral e os que estão atuando no projeto Governança Inovadora.

Segundo a secretária de políticas públicas para as Mulheres do RN, Teresa Freire, esse será um espaço de capacitação e debate sobre o novo momento que o estado vive. “É um momento de oportunizar  e potencializar a construção de políticas para as mulheres de forma especifica, em diálogo com as instituições a fim de realizar ações integradas, ampliando o seu olhar, ao incluir as mulheres nos projetos estratégicos da reforma administrativa”.

Para isso, o seminário contará com as contribuições de Andrea Butto, mestre em antropologia, professora da UFRPE, Pesquisadora Associada ao Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, e Clarisse Goulart, doutoranda em Ciência Política pela UFMG e ativista da Marcha Mundial das Mulheres.

A expectativa é que 130 servidoras e servidores não só do Governo do Estado, mas de outras instituições como Universidades e Institutos Federais, além de órgãos parceiros participem do evento.

 Data: 16 de março.   
Local: Mini Auditório da Escola de Governo.    
Horário: Das 9h00 às 12h00.


INFORMAÇÕES À IMPRENSA:                                                                         
Assessoria de Comunicação Secretaria das Mulheres – SPM/RN

Para evitar colapso em abastecimento, Chesf inicia operação de turbinas no Açude de Coremas

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou ao meio-dia desta segunda-feira (14), a operação de “giro em vazio”, sem geração de energia em uma das turbinas do Açude de Coremas. A solicitação para esta operação foi feita pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu, o Instituto de Gestão das Águas do RN, a Caern e a Agência Nacional das Águas. A manobra resultou no aumento da vazão defluente de 1.7 m3/s para 3.4 m3/s.
De acordo com José Procópio de Lucena, presidente do Comitê, a operação tem o objetivo de evitar colapso no abastecimento humano de 100 mil pessoas nas cidades de Jardim de Piranhas, Caicó, Timbaúba dos Batista e São Fernando. “Haverá monitoramento sistemático e acompanhamento ao regime de chuvas que possa produzir recarga no rio com o automático desligamento da turbina preservando a água do reservatório Coremas”, salientou.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Cidade Viva: Via Costeira será suspenso neste domingo

Em decorrência das manifestações políticas programadas para este domingo (13), não só em Natal, mas em todo o Brasil, a Secretaria de Estado do Turismo (SeturRN) decidiu suspender a realização do Projeto Cidade Viva.
Com isso, a Via Costeira não será interditada, facilitando o fluxo de veículos e permitindo que os policiais que atual no Projeto foquem no trabalho preventivo de segurança dos atos públicos organizados.
O projeto Cidade Viva: Via Costeira volta com suas atividades normais no domingo seguinte, 20 de março, com interdição de uma das faixas da Via Costeira a partir das 15h, para livre lazer da população.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Governador inaugura oficialmente restaurante popular da UERN

O governador Robinson Faria inaugurou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (10), o restaurante popular do campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró. A unidade é a primeira inaugurada pela atual gestão do Governo do RN e atende a um pleito antigo dos estudantes e servidores da instituição. O evento teve as presenças dos secretários de Estado Julianne Faria (Trabalho, Habitação e Assistência Social), Jader Torres (Infraestrutura) e Juliska Azevedo (Comunicação), do reitor Pedro Fernandes e do prefeito de Mossoró Francisco José Júnior.

O restaurante começou a funcionar em janeiro deste ano e faz parte do programa de segurança alimentar estadual que garante refeição diária com alto valor nutritivo ao preço simbólico de R$ 1. O subsídio pago pelo Governo por refeição chega a R$ 8. Atualmente, no Rio Grande do Norte, existem 25 restaurantes populares divididos em 20 municípios, fornecendo 19 mil refeições de segunda a sexta-feira.

O governador Robinson Faria falou sobre a escolha do local do novo restaurante popular.  "Escolhemos a UERN de Mossoró em sinal de prestígio, respeito e valorização dos estudantes, servidores e outras pessoas que buscam uma alimentação de qualidade", assegurou o chefe do Executivo estadual.

Os restaurantes populares estão localizados em Natal (Centro Administrativo, Alecrim e Igapó), Mossoró (Centro, Alto de São Manoel e UERN), Assu (Centro e Frutilândia), Caicó, Currais Novos, Macaíba, Pau dos Ferros, Parelhas, Areia Branca, Extremoz, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, João Câmara, Parnamirim, Canguaretama, Santo Antônio e Apodi.

MPF denuncia assaltantes dos Correios de Sítio Novo

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou à Justiça Diego Emanuel Martins Genuíno da Silva (conhecido como “Diego do Japão”); Janderson Filipe da Silva; Viviana Karla Firmino da Silva; e Madson Roberto Alves da Fonseca. Os dois primeiros participaram do assalto à agência dos Correios de Sítio Novo, ocorrido em 25 de janeiro deste ano, e os outros dois ajudaram na tentativa de fuga de um dos assaltantes.

Diego e Janderson, hoje custodiados no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, levaram uma quantia de R$ 3.891,36 da agência e fugiram do local em uma moto que havia sido furtada na véspera, em Natal. Os dois chegaram por volta das 10h da manhã. Diego entrou primeiro, anunciou o assalto, sacou uma pistola calibre .40 e perguntou pelo cofre.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Ex-prefeito de Ielmo Marinho é denunciado por não prestar informações ao MPF

Bruno Patriota se negou a prestar esclarecimentos sobre distribuição de filtros e informações sobre seu secretário de saúde

O ex-prefeito de Ielmo Marinho, Bruno Patriota Medeiros (cassado por suposto envolvimento em atos de corrupção), foi denunciado pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) por se negar a prestar esclarecimentos sobre recursos federais destinados à distribuição de filtros de polipropileno e ainda informações sobre o ex-secretário Municipal de Saúde, Sales de Araújo Guedes, investigado por suposta ocupação irregular de cargos.

Os recursos para os filtros vieram do Ministério da Integração Nacional. Em 21 de julho de 2014, um ofício foi enviado ao então prefeito questionando a não prestação de contas. O documento foi devolvido pelos Correios após ser recusado pelo ex-prefeito. Em novembro do mesmo ano, novo ofício foi remetido e entregue diretamente na Prefeitura, sem que houvesse qualquer resposta por parte de Bruno Patriota.

terça-feira, 8 de março de 2016

Governo antecipa reajuste dos professores e especialistas da Educação

Em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN), o governador  Robinson Faria apresentou, na manhã desta terça-feira (08), uma proposta que antecipa o pagamento do reajuste de 11,36% dos vencimentos básicos dos cargos de provimento efetivos de professores e especialistas da Educação. O salário base desta categoria passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64. Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Dison Lisboa e Fernando Mineiro e o secretário de Educação do Estado, Francisco das Chagas Fernandes.

MPF: Ex-prefeitos de Laurentino Cruz são condenados seis vezes por improbidade

Júnior Laurentino (seis vezes) e Joarimar Tavares (cinco vezes) se envolveram em fraudes a licitações e a programas governamentais

Um total de seis ações do Ministério Público Federal (MPF) em Caicó resultaram em condenações de dois ex-prefeitos de Tenente Laurentino Cruz: Airton Laurentino Júnior e Joarimar Tavares. As sentenças, proferidas entre setembro e dezembro de 2015, apontam a participação de ambos junto a vários funcionários do Município e empresários em um esquema de fraude a licitações e a um programa de compra de merenda escolar. Das decisões cabem recursos.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Ex-prefeito de Taipu é condenado por improbidade em ação do MPF

Francisco Marcelo Cavalcante terá de devolver recursos repassados ilegalmente na construção de uma barragem

Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) levou à condenação do ex-prefeito de Taipu, Francisco Marcelo Cavalcante Queiroz, que governou o Município entre 2001 e 2004. Ele se envolveu em uma fraude à licitação para construção de uma barragem no valor de R$ 128.859, na comunidade de Umarizeira.

Professora e candidata à reitora da Ufersa lança livro sobre desenvolvimento urbano

O livro é fruto da pesquisa de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da professore retrata o crescimento e a valorização do espaço urbano em Mossoró
 O Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, foi à data escolhida pela professora Ludimilla Oliveira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, lançar o livro “De repente tudo mudou de lugar: refletindo sobre metamorfose urbana e gentrificação”. O lançamento vai acontecer a partir das 17 horas, desta terça-feira, 08, na Biblioteca Orlando Teixeira, localizada no Campus da Ufersa Mossoró. O lançamento é aberto a toda comunidade acadêmica e demais setores da sociedade. Na ocasião, o livro estará disponível para venda ao preço de R$ 35,00.
O livro da professora Ludimilla Oliveira, que é candidata a reitora da Ufersa, aborda  os contextos e cenários de cidades em desenvolvimento, pegando como exemplo Mossoró, que passou por acelerado processo de transformação. “Como ocorreu e quais as consequências dessa nova dinâmica vivenciada nas cidades gentrificadas, ou seja, o aparecimento de novos pontos comerciais, a verticalização, com a construção dos prédios, enfim, a valorização da região”, resume a professora, lembrando que a obra também retrata as consequências dessa valorização do espaço urbano para os moradores de baixa renda, que encontram dificuldades para permanecerem no local, devido ao aumento de custos de bens e serviços.  
            Ludimilla Oliveira adianta que o livro não apresenta apenas contribuição no campo teórico. “Trata-se de um estudo empírico realizado particularmente nas Avenidas Rio Branco e João da Escóssia, com fotografias e gráficos, que leva os leitores a entenderem, de forma bem didática, os principais aspectos da gentrificação em seus processos de transformação urbana, ocorridos na última década em Mossoró”, afirma a professora. O lançamento é pela Editora Queima Bucha, de Mossoró.

AUTORA – A professora Ludimilla Oliveira possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; especialização em Direito Ambiental, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Rede PRODEMA/UFRN; e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, pelo PPGAU/UFRN. Atualmente, é professora do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, tendo experiência na área da educação, com ênfase em metodologia do trabalho e da pesquisa científica, atuando nos temas: Desenvolvimento urbano; Questões Sócio Ambientais; Direitos Humanos e Educação Inclusiva e Planejamento e Administração.
A professora realiza pesquisa na área de avaliação de impactos ambientais, gestão e governança e promoção de educação inclusiva. Na Ufersa, já exerceu o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Chefe do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais e, atualmente, integra o Conselho Universitário – CONSUNI. A professora também é membro da Academia de Letras de Apodi.

Assembleia convoca mais seis aprovados no concurso da Casa


Crédito da foto: Assessoria de Comunicação
 
Presidente reafirma convocação de todos os aprovados até dezembro de 2016

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte convocou, através de publicação no Diário Oficial de sábado (5), mais seis aprovados no concurso público da Casa. O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, reafirmou que todos os aprovados no certame serão convocados até dezembro de 2016.

“Com essa publicação, convocamos 31 aprovados no concurso, o que corresponde a 36% do total de concursados que serão chamados até o final do ano”, explica o presidente Ezequiel Ferreira.

Os seis convocados no último sábado vão ocupar os cargos de taquígrafo, operador de som, programador e técnico legislativo. O primeiro concurso público da Assembleia Legislativa foi realizado em 2013 com a aprovação de 85 candidatos, que concorreram a vagas distribuídas em 15 cargos.

UFRN tem novo curso de doutorado


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou na semana passada a proposta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para o doutorado em Serviço Social. Este será o 41º curso de doutorado na instituição.
A divulgação da aprovação do doutorado em Serviço Social aconteceu na última quinta-feira, 3, após análise durante a 162ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 22 a 26 de fevereiro de 2016, em Brasília.
A última aprovação para novos cursos de pós-graduação ocorreu no mês de dezembro, quando foram aprovadas as seguintes propostas acadêmicas de pós-graduação: Bioinformática (mestrado e doutorado), Estudos da Mídia (doutorado) Filosofia (doutorado) e Saúde Coletiva (mestrado).
“Tanto esse de serviço social como os anteriormente aprovados tiveram propostas enviadas ainda em 2015. Desta forma, de quatro propostas de cursos de doutorado enviadas, tivemos aprovação total. A UFRN vai tomar agora as providencias para o processo seletivo”, colocou o pró-reitor de Pós-Gradução, Rubens Maribondo do Nascimento.
Como exemplo do esforço em interiorizar a atuação da UFRN, ele especificou o mestrado em Saúde Coletiva, oferecido no Campus de Santa Cruz, primeiro mestrado acadêmico da região e, consequentemente, o primeiro mestrado acadêmico da UFRN fora da grande Natal.

sábado, 5 de março de 2016

AL/RN exonera 363 servidores e demite outras 19 pessoas; veja lista


Assembleia do RN divulgou lista com cortes de servidores neste sábado (5) (Foto: João Gilberto/ALRN)


Lista foi publicada na edição deste sábado (5) do Diário Oficial do Estado.
Cortes foram feitos um dia após publicação de resolução da Casa.A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte publicou neste sábado (5) uma lista com 363 exonerações e ainda 19 demissões a pedido de servidores da Casa. 

Os cortes foram feitos um dia após a Assembleia publicar a resolução que extingue 692 cargos comissionados e funções gratificadas do legislativo estadual. Clique aqui e aqui para ver quem são os exonerados e demitidos. Entre as pessoas cortadas da Casa, está a bacharel em Direito Janine Salustino Mesquita de Faria, filha do governador do Estado, Robinson Faria.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Câmara Municipal de Carnaúba aprova requerimentos,indicações e moções em sessão do dia(1)

Sob a presidência do Vereador Pepeto (PSD), a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas se reuniu ordinariamente na tarde de terça (1), em mais uma sessão do primeiro período legislativo de 2016. Presentes os demais edis que compõem o legislativo municipal: Dué Azevedo (PMDB), Josiene de Fabinho (PSD), Juliana Souza (PSB),Maria de Ramalho (PMDB),Hemerson Felinto deixando de comparecer com justificativa os edis:Marli Medeiros (PSB) e Marfran Medeiros (PSD) Na pauta da ordem do dia foram submetidas a discussão, votação e aprovação as seguintes propostas:

REQUERIMENTO Nº 001/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, QUE REQUER DO EXCELÊNTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL - SERGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, SOLICITANDO QUE SEJA CONSTRUÍDO QUIOSQUE EM TERRENO LOCALIZADO EM FRENTE A CAPELA DE SANTO ANTONIO E NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA ISOLADA, NO POVOADA RAJADA, MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS.
REQUERIMENTO Nº 002/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, QUE REQUER DO EXCELÊNTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL - SERGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA SOLICITANDO QUE SEJA CONSTRUÍDA UM QUIOSQUE NO CENTRO DO POVOADO ERMO, NO CANTEIRO DA RUA PROFª. MARIA ALICE DANTAS.
REQUERIMENTO Nº 003/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA,, QUE REQUER DO EXMº. SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ROBINSON MESQUITA DE FARIA, SOLICITANDO O ALARGAMENTO DA PONTE LOCALIZADA NO SITIO XIQUE XIQUE DA BR 427 NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS.
REQUERIMENTO Nº 004/2015 - DE AUTORIA DA EDIL JULIANA DE SOUZA MEDEIROS DANTAS PEREIRA,, QUE REQUER DO EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA E A ILMª SRª. MARIA LUCINEIDE DANTAS DE CARVALHO – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, SOLICITANDO QUE SEJA REALIZADA INTENSIFICAÇÃO NAS CAMPANHAS DE ORIENTAÇÃO, NAS DIVERSAS FORMAS POSSÍVEIS (PALESTRAS, CARROS DE SOM, CAMINHADAS, VISITA CASA A CASA), PARA ALERTAR E CONVOCAR A POPULAÇÃO CARNAUBENSE À LUTA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI.
REQUERIMENTO Nº 005/2015 - DE AUTORIA DA EDIL JULIANA DE SOUZA MEDEIROS DANTAS PEREIRA,QUE REQUER DO EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA E A ILMª SRª. SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TELMA IRIS DOS SANTOS, SOLICITANDO QUE SEJA FEITO REGULAMENTAÇÃO DO USO DO CARRO DOS PROGRAMAS DA REFERIDA SECRETARIA PARA QUE OS MESMOS SEJAM SOMENTE USADOS PARA AS FINALIDADES AOS QUAIS FORAM ADQUIRIDOS.
REQUERIMENTO Nº 006/2015 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA QUE REQUER DO EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA solicitando o uso do poço tubular “Poço do Castelo” para reforçar o sistema de mini adutora da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS SÍTIOS XIQUE-XIQUE, ÁGUA DOCE, VOLTA DO RIO, BAIXA VERDE E TANQUINHOS.
INDICAÇÃO Nº 001/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, QUE SOLICITA DO ILMOº SR. JOSÉ MAIRTON FIGUEIREDO DA FRANÇA – SECRETÁRIO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS, QUE SEJA FEITO, ATRAVÉS DA CAERN, UM ESTUDO NA CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS VISANDO IDENTIFICAR TODAS AS RUAS E RESIDÊNCIAS QUE AINDA NÃO SENDO CONTEMPLADAS COM O ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO SISTEMA ADUTOR PARELHAS/CARNAÚBA DOS DANTAS.
INDICAÇÃO Nº 002/2016 - DE AUTORIA DA EDIL JULIANA DE SOUZA MEDEIROS, QUE SOLICITA DO EXMº SR.PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA DISPONIBILIZADO 10 (DEZ) TAMBORES DE LIXO PARA SEREM DISTRIBUÍDAS ENTRE AS RUAS DO POVOADO RAJADA, MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS.
INDICAÇÃO Nº 003/2015 - DE AUTORIA DAS EDIS JULIANA DE SOUZA MEDEIROS MARLI DE MEDEIROS DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, DA ILMª SRª. MARIA LUCINEIDE DANTAS DE CARVALHO – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DO ILMº SR. FRANCISCO BATISTA DE MOURA – TÉCNICO REPRESENTANTE DA DENGUE, COM A SEGUINTE SOLICITAÇÃO: QUE SEJA REALIZADO AUDIÊNCIA PUBLICA NO DIA 03/03/2016, ÀS 19HS, PARA DISCUTIR A INTENSIFICAÇÃO DO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPIT AQUI EM NOSSO MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO Nº 004/2015 - DE AUTORIA DO EDIL JOSÉ DE AZEVEDO DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº SR.PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA FEITA A CONSTRUÇÃO DE UM MATA BURRO NO SÍTIO NOVA SORTE, MAIS PRECISAMENTE ENTRE AS RESIDÊNCIAS DOS SENHORES JOCA E SEVERINO PINEL.
INDICAÇÃO Nº 005/2015 - DE AUTORIA DO EDIL JOSÉ DE AZEVEDO DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº SR.PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA FEITA A CONSTRUÇÃO DE UM MATA BURRO NO SÍTIO BOA SORTE, MAIS PRECISAMENTE ENTRE AS RESIDÊNCIAS DOS SENHORES LUIZ DE AMARO E ANTÔNIO BASTIÃO.
INDICAÇÃO Nº 006/2015 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA QUE SOLICITA DO EXMº SR.PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, COM A SEGUINTE SOLICITAÇÃO: QUE SEJA FEITA A INSTALAÇÃO DE REDES DE PROTEÇÃO NA QUADRA POLIESPORTIVA “VEREADOR CHICO HENRIQUE” - BAIRRO DOM JOSÉ ADELINO DANTAS.
MOÇÕES NºS 001 AO 016/2015, DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO FALECIMENTO DOS SENHORES (AS):
• MARIA JOSILEIDE DE OLIVEIRA, OCORRIDO NO DIA 18/12/2015;
• JOSE PASCOAL DANTAS, OCORRIDO NO DIA 23/12/2015;
• JOAO GREGORIO NETO, OCORRIDO NO DIA 27/12/2015;
• ALEXANDRE JEOVA DANTAS, OCORRIDO NO DIA 29/12/2015;
• ANTONIO ALONSO DE AZEVEDO, OCORRIDO NO DIA 2501/2016;
• DAMIAO DANTAS, OCORRIDO NO DIA 31/01/2016;
• ROSILDA OLEGARIO DE MEDEIROS, OCORRIDO NO DIA 03/02/2016;
• JOSE MEDEIROS DANTAS, OCORRIDO NO DIA 05/02/2016;
• JOSE ALMEIDA DANTAS, OCORRIDO NO DIA 15/02/2016;
• MANOEL APRIGIO DA SILVA, OCORRIDO NO DIA 16/02/2016;
• MARGARIDA MARIA DANTAS, OCORRIDO NO DIA 17/02/2016;
• SELMA RODRIGUES DANTAS DE MEDEIROS, OCORRIDO NO DIA18/02/2015;
• LAERCIO LOPES LISBOA,ENCONTRADO MORTO EM SUA RESIDENCIA NO DIA 19/02/2016;
• TEREZINHA DANTAS DA SILVA OCORRIDO NO DIA 26/02/2016;
• MARIA CARMELITA MACHADO DA SILVA OCORRIDO NO DIA 29/02/2016;
• FRANCISCO MARTINS DA SILVA OCORRIDO NO DIA 29/02/2016;

quinta-feira, 3 de março de 2016

Deputados referendam corte de mais de 700 cargos na Assembleia a unanimidade


Crédito da foto: Eduardo Maia
 
Os deputados estaduais aprovaram a unanimidade, na sessão desta quinta-feira (3), a Resolução Nº 003 que regulamenta a exoneração de quase 700 cargos comissionados.  Assim o colegiado dos deputados estaduais referendaram a decisão da Mesa Diretora anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), em pronunciamento feito no início da semana.

“Anunciei no pronunciamento a decisão da Mesa Diretora de garantir estes cortes antes mesmo da Reforma Administrativa e o colegiado desta casa confirmou a unanimidade este posicionamento. As medidas serão de corte imediato e as exonerações vão ocorrer nos próximos dias com a extinção dos cargos”, salientou Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

A modernização da gestão na Assembleia Legislativa foi ressaltada pelo deputado Ezequiel Ferreira a partir do Planejamento Estratégico aprovado em fevereiro de 2015, do lançamento do Novo Portal da Transparência e a estruturação da Ouvidoria e do chamamento dos demais concursados aptos a assumir seus cargos até o final deste ano.

Supercomputador desenvolvido pela UFRN passa a funcionar em março


O Departamento de Engenharia da Computação e Automação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concluiu recentemente a instalação de um supercomputador que vai servir como ferramenta de pesquisas, de todas as áreas do conhecimento, que necessitem da computação de larga escala. O supercomputador, assim como um computador de mesa, tem o mesmo propósito: fazer contas. A diferença entre eles é que a capacidade do supercomputador de realizar contas é muito maior. 

O coordenador do projeto, professor Samuel Xavier de Souza, explica que o supercomputador “vem para acelerar as pesquisas que necessitam de larga escala de computação”. A necessidade surge, pois quando um pesquisador precisa fazer uma simulação que levaria muito tempo para ser concluída em um computador comum, a interatividade com a pesquisa acaba se perdendo.

O supercomputador está instalado no Datacenter do Instituto Metrópole Digital (IMD) e faz parte do Núcleo de Computação Científica (NCC), que será inaugurado em março. O NCC aglomera a infraestrutura de computação da UFRN para que os grupos de pesquisa não precisem mais ter nenhum trabalho extra em encontrar ferramentas que sirvam para concluir suas pesquisas. 

O professor Xavier de Souza conta que pela falta de um equipamento que suprisse essa necessidade, era comum que cada núcleo de pesquisa procurasse orçamentos para a compra de computadores que realizassem as contas necessárias, mas que esses computadores acabavam ficando ociosos após o período de pesquisa. Em contrapartida, quando havia a necessidade de realizar uma conta maior, era preciso que os grupos submetessem projetos para centros de supercomputação dentro ou fora do país,  “mas as possibilidades são escassas”, ele diz.


Utilizar um supercomputador é diferente de usar um computador normal: é preciso preparar o roteiro que rode os programas. Por isso, o NCC vai disponibilizar uma estrutura de consultoria aos pesquisadores com engenheiros de computação, vai dar treinamento aos pesquisadores, vai criar manuais de utilização e vai auxiliar nas pesquisas mais complexas.

O computador é o segundo maior do Nordeste. Possui 2176 núcleos de processamento, com duas redes de interconexão entre eles e 8 terabytes de memória RAM. Isso faz com que seja possível a comunicação entre muitos dados ao mesmo tampo e a uma velocidade muito rápida. 

A compra do equipamento e a criação do Núcleo de Computação Científica (NCC) da UFRN foram financiados com recursos da UFRN e do Fundo de Infraestrutura (CT-INFRA), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores