sábado, 30 de janeiro de 2016

Presidente do PTB se reúne com PR para discutir as eleições de 2016

O presidente estadual do PTB Getúlio Batista se reuniu no final da tarde desta sexta-feira (29) com o presidente estadual do PR, o ex-deputado federal João Maia, para tratar das eleições de 2016. A conversa aconteceu após um convite do próprio João Maia.

Segundo Getúlio, o convite para conversa permitiu que os dois partidos começassem a se alinhar politicamente de olho no pleito desse ano. "Foi uma conversa amistosa. Conseguimos começar a pensar 2016 e, se os diálogos avançarem, nada impede que PTB e PR estejam juntos", contou. Uma nova conversa entre as duas legendas deve acontecer em breve.

O PTB não pretende ter candidato a prefeito, mas, durante a conversa, chegou a ser levantada a possibilidade do vereador Luiz Almir ser candidato a prefeito pelo PR com Getúlio como vice. Getúlio explicou que as conversas ainda precisam avançar, mas que o projeto do partido é lançar uma nominata com mais de 50 candidatos a vereador e, segundo os cálculos do partido, com a possibilidade real de eleger até três deles.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Jardim do Seridó realizará o maior Carnaval do Rio Grande do Norte



A Comissão Organizadora do Carnaval de Jardim do Seridó com o apoio do comércio local, blocos carnavalescos, amigos jardinenses e a parceria com os promotores de eventos de clubes promoverá o que já está sendo considerado por todos os foliões, o maior Carnaval do Rio Grande do Norte e que entrará para a história de Jardim do Seridó.

Serão seis dias de muita festa, alegria e muita gente bonita em diversas partes da cidade, seja durante a madrugada, manhã, tarde ou noite. A programação terá início a partir da quinta-feira, dia 4 de fevereiro com o Arrastão dos Blocos, animado pelo Trio Paradise e a conclusão será na terça-feira, dia 9, com o Desfile do Bloco das Virgens e atrações musicais no palco, entre elas, o cantor Júnior Bahia.

Confira a Programação Oficial do Carnaval 2016 em Jardim do Seridó:

ABERTURA OFICIAL
QUINTA-FEIRA – 04/02/2016
20:00h - Arrastão com os blocos carnavalescos ao som do TRIO PARADISE

SEXTA-FEIRA – 05/02/2016
17:00h - Arrastão dos blocos carnavalescos – PAREDÕES DE SOM
22: 00h - Festa na Fazenda Casa Show- AMASSO E ARYAXÉ

SÁBADO – 06/02/2016
04:00h – Bloco Galinho da Madrugada
17:00h- Arrastão da Nostalgia - Idosos e Famílias.
19:00h – Praça Pública - CARLINHOS E MARCOS LUAN 
22:00h – Festa no Esplanada Clube - SOLANGE SILVA E FERAS

DOMINGO – 07/02/2016
13:00h – Tarde de Sol na Fazenda Casa Show – MARQUINHOS CARRERA E BOM DEMAIS  ELÉTRICO
17:30h  – Arrastão dos Papangús de Jardim do Seridó, Povoado Currais Novos, Blocos Alternativos e todos que vão fazer parte dessa folia.
19:00h  –  Praça Pública - CARLINHOS E MARCOS LUAN 
22:00h  – Festa no Esplanada Clube - BOM A BESSA E MAX & BANDA 

SEGUNDA-FEIRA- 08/02/2016 – PRAÇA PÚBLICA
13:00h – Tarde de Sol na Fazenda Casa Show – BATUKA MOLEQUE E ARROCHA NÓ
17:00h –  Matinê Infantil - ARRASTÃO COM PAREDÕES E ORQUESTRA DE FREVO 
22:00h –  Praça Pública – ARROCHAME E ARYAXÉ 

TERÇA-FEIRA- 09/02/2016 - PRAÇA PÚBLICA
13:00h – Tarde de Sol na Fazenda Casa Show – BALLAS METALIZADO E BONDE DO SERROTE
17:00h – Arrastão Bloco das Virgens e dos blocos alternativos (Abacaxi e Ala Ursa do Zé de Tuta) –  PAREDÕES DE SOM
22:00h – Praça Pública - JÚNIOR BAHIA E BOM DE MAIS ELÉTRICO

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

RN ganhará ensino em tempo integral em 17 escolas da rede pública estadual

Dezessete escolas públicas da rede estadual serão beneficiadas com a instalação do horário integral para os estudantes de ensino fundamental no Rio Grande do Norte. A medida é resultado da emenda à Constituição Estadual proposta pela deputada estadual Márcia Maia (PSB-RN) e promulgada no ano passado pela Assembleia Legislativa do RN.

A notícia foi confirmada durante audiência solicitada pela parlamentar para cobrar da Secretaria de Educação, o início da implantação gradual da proposta feita no plenário do Legislativo. Márcia esteve no Centro Administrativo do Estado, oportunidade em que conversou com o titular da pasta, Francisco das Chagas Fernandes.


Após a mudança na Constituição Estadual, serão as primeiras 17 escolas que passarão a funcionar em regime de tempo integral - sendo duas em Natal e outras 15 pelo interior do estado – e com ampliação gradativa anual de escolas beneficiadas pela nova redação constitucional.

Segundo secretário, a meta brasileira é de ter 50% de escolas com no mínimo 25% dos alunos no ensino de tempo integral nos próximos 10 anos. “Aqui no RN, a meta é começar o ano com 17 escolas em tempo integral. Serão 7 escolas no primeiro semestre e as demais no segundo semestre”, afirmou.

Márcia Maia reforça a importância do investimento em Educação como base sólida para construção de uma sociedade com menos desigualdade social e, consequentemente, menos violenta.

"Combate a violência e desigualdade social passa pelo investimento real, permanente e sistemático em educação. Acreditamos que, com esse investimento, associado a outras políticas públicas em áreas distintas como cultura, esporte e, claro, na própria segurança pública, será possível promover uma transformação social e garantir mais qualidade de vida e perspectiva de futuro à toda sociedade", ponderou a deputada.

Emenda

A partir da promulgação da Emenda Constitucional 17/2015, o Estado vai ter que incluir, progressivamente, o horário integral para os alunos da rede do ensino fundamental, na rede estadual, em Natal e no interior.

A Emenda acrescenta ao artigo 138 da Constituição do Rio Grande do Norte o inciso VIII que regula a opção pela Escola de Tempo Integral, como forma de resgatar a qualificação do processo educacional. A PEC repete outros estados, entre eles o Rio Grande do Sul.

Projetos

Márcia Maia é autora, dentre outros projetos e leis, as iniciativas que colocaram o fim ao Voto Secreto na AL, que instituiu o Copa Legal e criou o Bolsa-Atleta Estadual, este último, ainda aguarda regulamentação.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Governo do RN anuncia novo comando da PMRN

Os novos comandante-geral e subcomandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte são os coronéis Dancleiton Pereira Leite e Sairo Rogério da Rocha e Silva, respectivamente.

O novo comandante-geral da PMRN é Bacharel em Segurança Pública pelo Curso de Formação de Oficiais-CFO de Curitiba. Tem pós-graduação em Nível de Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Cientifica – Técnicas de Ensino pela UERN/Academia de Polícia do RN (APMRN) e Curso Superior de Polícia (CSP), pela APMRN. O comandante, que foi promovido ao posto de Coronel da PMRN em 2015, é, ainda, oficial da reserva do Exército Brasileiro da Arma de Infantaria.

Coronel Dancleiton já exerceu a função de Comandante da Academia de Polícia Militar “Cel Milton Freire de Andrade”, Comandante do Batalhão de Polícia de Choque, Subcomandante do Comando de Polícia Rodoviária Estadual – CPRE, Subcomandante-Geral e Chefe do Estado-Maior e Diretor de Pessoal da PM/RN.

O novo sub-comandante da PMRN, Cel. Sairo, é formado em Psicologia, é mestre e doutor em Educação pela UFRN e possui o Curso de Formação Oficiais em Pernambuco. Na Polícia Militar do RN o Cel. Sairo já foi comandante da Companhia Rádio Patrulha, comandante da Companhia da Guarda e foi integrante do BPTRAN, comandante do 5° BPM, 9° BPM e 1° BPM e Sub diretor Ensino PMRN, comandante do Centro Formação e Aperfeiçoamento da PMRN – CFAPM e comandante do  Comando Policiamento Metropolitano – COM, e Diretor de Pessoal da PMRN.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

UFRN lamenta assassinato de estudante de turismo


A comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) amanheceu essa quinta-feira, 21, consternada com o assassinato brutal que vitimou a estudante de Turismo, Maria Karolyne Álvarez de Melo, na noite de quarta-feira, 20, em uma das principais avenidas da Zona Norte de Natal (RN).

A entrega de pertences a dois homens que abordaram a jovem de 19 anos não impediu os tiros fatais que interromperam o sonho da futura turismóloga. O ato de barbárie imergiu familiares, amigos, professores e colegas de curso em um sentimento de profunda perda e dor; atordoou conhecidos e não de Maria Karolyne.

Nesse momento de tristeza, a administração universitária se solidariza com os que conviveram com Maria Karolyne, na esperança em dias de paz para todos.

Ângela Maria Paiva Cruz
Reitora da UFRN
José Daniel Diniz Melo
Vice-reitor da UFRN

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Vistoria feita na Barragem das Traíras será apresentada durante reunião no dia 29 em Caicó

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu realizará no dia 29 de Janeiro uma reunião para expor o relatório da vistoria feita na Barragem Passagem das Traíras, localizada entre os municípios de Jardim do Seridó e Caicó. A vistoria foi feita pelo IGARN, Exército e Agência Nacional das Águas, e será apresentada por um especialista de painel de barragens da ANA, a partir das 09 horas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó.
A vistoria foi feita após denúncias feita pela Associação dos Usuários de água da Barragem das Traíras, da existência de uma fissura, em formato vertical, localizada na parede da barragem, o que para os mesmos pode futuramente ocasionar danos irreparáveis para toda 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Assembleia abre espaço para o talento potiguar

Assembleia abre espaço para o talento potiguar


Crédito da foto: Assessoria de Comunicação
 
Lançamento de livros, exposições fotográficas, de artes plásticas e feirinha de artesanato. Todos esses eventos são abrigados no Salão Nobre da Assembleia Legislativa.

A primeira exposição de quadros em tela da atual legislatura, realizada no período de 8 a 20 de março de 2015, foi uma coletiva em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Outras quatro exposições inundaram de arte o espaço ao longo do ano: a coletiva Arte Sacra antiga e contemporânea; Caras e Bocas, com Arlete Silva; Natureza Morta, da artista plástica Dita Reis, e Paisagens, com Alex Júnior, em novembro.

A curadora das exposições é a servidora Maria do Socorro Sarmento Alves, que faz um contato prévio com os artistas. Para 2016 o calendário e os temas ainda não estão fechados, porque a definição vai se dando a partir das próprias criações. “A maioria que expõe em mostras individuais já é bastante conhecida do público, mas também damos oportunidade aos artistas que estão iniciando, para que participem de mostras coletivas”, afirma.

Sob a responsabilidade do Cerimonial da Casa acontecem as atividades da feirinha de artesanato, exposições fotográficas e lançamento de livros. A Assembleia Legislativa prioriza os artesãos potiguares e aqueles que desejam participar procuram o setor, atualmente sob a responsabilidade da servidora Gevaneide Pereira, para fazer o cadastro e participar dos eventos. “Promovemos um revezamento como forma de valorizar todos que nos procuram e para que cada artesão tenha oportunidade de divulgar a sua arte e fazer boas vendas”, afirma.

A última feirinha do ano de 2015, no mês passado, abordou a temática natalina. Artigos para o lar, guirlandas, enfeites para a árvore, papai noel estilizado em diversos modelos e tamanhos, além de peças para cama, mesa e banho. Os artigos que são costumeiramente expostos ao longo do ano, como os famosos bordados do Seridó, vestuário, pinturas, oratórios, entre outros, também ficam expostos.

Com relação a eventos literários, o salão sediou em novembro de 2015 o lançamento da obra Direito Orçamentário em Busca da Sustentabilidade, de autoria da procuradora do Ministério Público de Contas (MPJTC) Luciana Ribeiro Campos. A obra é fruto de tese de doutorado da procuradora, que buscou abordar uma revisão aprofundada do Direito Orçamentário, defendendo a sustentabilidade como princípio estruturante intergeracional, da sinceridade, da transparência e da precaução.

A exposição Caminhos do Sertão, do repórter fotográfico Ney Douglas Marques, ocorreu em agosto e revelou os registros feitos durante os onze dias em que o profissional percorreu 277 quilômetros a pé numa viagem de Macaíba a Campo Grande, cidade natal de seus pais. O resultado foram mais de 3 mil imagens, buscando a beleza e o sentimento do sertão.

Outra exposição fotográfica foi da servidora Leila Florêncio. A enfermeira já realizou diversos cursos com importantes nomes da fotografia nacional, chegando a ser premiada em concursos nacionais. Depois de expor na Assembleia Legislativa, entre janeiro e fevereiro de 2015, sua mostra de fotos com paisagens do Rio Potengi, representantes da ‘Divive Académie des Arts Lettres e Culture’, da França, a convidaram para expor em Paris.

João Maia prestigia aliados em Acari

O presidente estadual do Partido da República - PR, ex-deputado João Maia, esteve neste domingo (17) em Acari. Á convite do presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Ferreira (PR), João Maia participou do aniversário de 15 anos das filhas de Leó e esposa Xizânia Brito, as jovens Ana Larissa e Ana Letícia. Na ocasião, Maia foi recepcionado pelos vereadores Nenilvan e Zuil Ribeiro, além dos ex-prefeitos Juarez Bezerra (Acari) e Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), dentre outros aliados. A confraternização aconteceu na chácara da família de Leonardo, em Gargalheiras.

Senadora prestigia festa de Parelhas e destaca apoio a Alexandre e Nazilda



A senadora Fátima Bezerra prestigiou a noite de sábado (17) da festa de São Sebastião, em Parelhas. Ao lado do prefeito Francisco Medeiros, de vereadores e aliados, a parlamentar assistiu a novena na igreja matriz, prestigiou os festejos da noite e falou ao vivo aos seridoenses, durante programação da Rádio Rural do Seridó.
Fátima registrou as conquistas do município e da região do Seridó nos últimos anos, com foco na área da Educação, e ressaltou que muito mais ainda precisa ser feito. “Vamos trabalhar ainda mais em prol de Parelhas, do Seridó e de todo o RN. Após um ano de dificuldades financeiras em todo o país queremos a retomada do crescimento e da melhoria de vida das pessoas”, enfatizou.
Ela esteve acompanhada ainda dos deputados federais Zenaide Maia e Rafael Motta; da prefeita de Equador, Noeide Sabino; da vice-prefeita de Carnaúba dos Dantas, Nana Medeiros; do ex-prefeito Antônio Petronilo; de vereadores, entre eles Frank, Marcos e Messias; de secretários municipais e aliados. A senadora aproveitou para comentar a chapa apoiada pelo prefeito Francisco Medeiros e pelo PT.
“Alexandre [Petronilo, do PMDB] e Nazilda [Tavares, do PT] não são os melhores nomes simplesmente para o PMDB e do PT, seus partidos, mas porque reúnem as melhores condições para continuar o trabalho desempenhado por Chico e que tanto contribuiu para o crescimento de Parelhas. Terão o meu apoio”, disse a senadora.

Homenagens
À tarde, a senadora foi uma das ex-alunas da Cnec (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) homenageadas durante solenidade em Picuí/PB. A Cnec foi fundada em 1943, à época denominada Campanha do Ginasiano Pobre, face o ideal de um grupo de estudantes liderados pelo professor picuiense Felipe Tiago Gomes.
O trabalho voluntário da Cnec se propagou pelo Brasil, tornando-se o mais expressivo movimento de educação comunitária da América Latina. Fátima foi aluna cenecista antes de deixar Nova Palmeira (cidade vizinha a Picuí) e se estabelecer em Natal. Já se vão mais de quatro décadas.

Livro
A jornalista e pesquisadora Fabiana Agra aproveitou a solenidade para lançar um livro de sua autoria em homenagem às grandes mulheres seridoenses, entre elas a senadora Fátima Bezerra. Picuí e Nova Palmeira fazem se localizam na chamada região do Seridó paraibano.

Rafael Motta participa das festas de São Sebastião em Parelhas e São Bento do Trairi

O deputado federal Rafael Motta (PSB) visitou na noite deste sábado (16) as cidades de Parelhas e São Bento do Trairi, para prestigiar as tradicionais festas de São Sebastião. Na oportunidade, o parlamentar elogiou a organização dos festejos, que movimentam as economias locais e resgatam as tradições religiosas e culturais. 

Em Parelhas, o parlamentar foi recebido pelas lideranças Humberto Gondim, Doutor Tiago e Nêga de Vinor, além dos vereadores João Grandão e Neto. Em São Bento do Trairi, o parlamentar esteve acompanhado da prefeita Kaly Ramalho, do ex-prefeito Tula e do deputado estadual Tomba Farias, além de lideranças políticas do município.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Prévia Carnavalesca em Olinda

Decisão proíbe Souza Cruz de firmar novos contratos de produção de tabaco no RN

Líder nacional na produção de cigarros, a Souza Cruz está impedida de firmar novos contratos de compra e venda de tabaco no Rio Grande do Norte, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A decisão liminar da 4ª Vara do Trabalho de Natal resulta de ação do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN), motivada por denúncia sigilosa que revela fraude trabalhista e situação de trabalho análogo à escravidão, na região de Brejinho (RN), envolvendo tais contratos.

Para o procurador do Trabalho José Diniz de Moraes, que assina a ação do MPT, “o contrato acabava por transferir todos os riscos e custos da produção ao agricultor, além de tratar-se de um esquema utilizado pela Souza Cruz com intuito de ocultar relação econômica equiparada à empregatícia e se furtar das obrigações trabalhistas e previdenciárias”, conta.

Detran implanta sistema de provas online em cidades do interior

Visando ampliar o acesso aos serviços prestados pelo Detran à população do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado inaugurou nesta semana, nas cidades de Nova Cruz, Caicó  e Santa Cruz, o sistema online de provas teóricas direcionado as pessoas que desejam retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
De acordo com a Coordenadoria de Registro de Condutores, antes a prova nesses municípios era realizada e corrigida de forma manual, o que demorava 48h para o resultado ser divulgado. Com o novo sistema, o candidato saberá se foi ou não aprovado logo após o término da avaliação. Para 2016, a meta da Direção do Detran é implantar pelo menos mais cinco unidades do provão online em outras cidades do interior do Estado.
 
A prova é a primeira etapa após a conclusão do curso teórico realizado pelo usuário nos centros de formação de condutores. Os candidatos fazem a avaliação numa sala específica, onde são utilizados computadores individuais que exibem a prova de conhecimento teórico versando sobre legislação e a prática correta de conduzir veículo no trânsito. Os procedimentos de realização da prova são simples e o usuário precisa apenas utilizar o mouse para selecionar a resposta correta de cada questão.
 
O candidato ao clicar no botão que finaliza a prova, já tem acesso automaticamente ao resultado da avaliação, como também os dados são lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran, no espaço com informações específicas do usuário. A partir do resultado positivo do provão, o aluno poderá prosseguir para as aulas práticas de volante. No caso de nota abaixo de 7,0, o aluno é reprovado e pode repetir a avaliação após 15 dias, pagando a devida taxa.
 
A medida possibilita maior comodidade aos usuários das cidades contempladas e região circunvizinha, além de gerar economia para os cofres do Governo do Estado, já que não é mais necessário deslocamento de servidores para aplicação e correção das provas.

Comitê de Bacias solicita fiscalização e proibição de banho nas águas do Rio Piranhas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu protocolou ofício ao 2º Batalhão de Polícia Ambiental de Caicó, solicitando fiscalização e proibição do banho nas águas do Rio Piranhas, no local onde a Caern faz captação de água para o abastecimento das cidades de Caicó, Timbaúba dos Batistas e o próprio município de Jardim de Piranhas, especificamente, no entorno da sacaria.
O CBH também solicitou ao IGARN reforço para a ação junto a Polícia Ambiental. Nesta quinta-feira (14), o presidente do Comitê, Procópio Lucena também se reuniu com o secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França também pedindo empenho na ação que vai garantir a segurança da captação.
De acordo com o ofício a ação é necessária e em caráter de urgência, tendo em vista, o aumento do volume de água no leito do rio piranhas, em decorrência das ultimas chuvas na bacia hidrográfica. Este fato tem levado alguns populares de Jardim de Piranhas a desrespeitar os limites do barramento feitos em saco de areia pela Caern, promovendo assim, o desmoronamento desta estrutura, devido ao fluxo de pedestres ou banhistas nessa referida área, além, do risco de acidente com crianças e pessoas alcoolizadas.
Ontem, a secretaria executiva do comitê, através  de Emidio Gonçalves, esteve na policia ambiental em Caicó  e foi informado que a ação só vai acontecer sábado e domingo, pois, a policial ambiental está sem estrutura de transporte para se deslocar todos os dias para Jardim de Piranhas. Comuniquei este fato também para o secretário Mairton e ele me disse que iria buscar soluções”, explicou Procópio.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

GARIBALDI E WALTER ALVES VÃO A PARELHAS PARTICIPAR DOS FESTEJOS DE SÃO SEBASTIÃO

O senador Garibaldi Alves Filho e o deputado federal Walter Alves – ambos do PMDB – viajam nesta sexta-feira (15), para o Seridó potiguar, onde participam dos festejos de São Sebastião, no município de Parelhas. Eles serão recebidos por representantes locais do PMDB e depois seguem para a novena e quermesse em homenagem ao padroeiro.

Ex-prefeito é condenado por construir açude "público" em suas próprias terras

Júnior Laurentino investiu os recursos públicos na obra, cuja licitação foi simulada e os gastos superfaturados

Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) em Caicó resultou na condenação do ex-prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Airton Laurentino Júnior, conhecido como “Júnior Laurentino”, a cinco anos e nove meses de reclusão, em regime inicialmente semiaberto. Em 2001, ele utilizou recursos federais de um convênio da Prefeitura para construir um açude em sua propriedade. A obra, além disso, foi realizada por uma empresa contratada irregularmente e teve seus gastos superfaturados.

Junto com o ex-prefeito, foi condenado Francisco Figueredo de Medeiros Pereira, da F F Empreendimentos, contratada irregularmente para a obra, que na verdade foi executada pela própria Prefeitura. O MPF apontou que a licitação foi simulada e não chegou a haver concorrência de fato, tendo sido montada para garantir a contratação da F F. O empresário foi sentenciado a quatro anos e seis meses e poderá apelar em liberdade, assim como Júnior Laurentino.

O açude Riachão é fruto de um convênio firmado em 2000 com o Ministério da Integração Nacional, prevendo R$ 90 mil em repasses e contrapartida de R$ 8.464,95 do Município. No esquema ilícito montado pelo ex-prefeito, a Prefeitura executou os trabalhos e os réus desviaram o dinheiro destinado à empresa, cabendo à F F Empreendimentos, que intermediava o repasse, um percentual de 8% sobre o valor das faturas e da locação do maquinário.

Laudo da Polícia Federal apontou um superfaturamento de R$ 43.493,16 na obra, tendo sido executados apenas 79,12% dos serviços previstos. A denúncia do MPF ressaltou ainda que os cheques supostamente destinados à empresa foram sacados na boca do caixa e emitidos nominalmente à Secretaria Municipal de Finanças de Tenente Laurentino Cruz.

O primeiro cheque foi pago apenas dois dias após a assinatura do contrato e equivalia a mais de 30% da obra, percentual impossível de ser executado em 48 horas. De acordo com a ação penal, o valor do contrato com a F F estava abaixo, inclusive, dos preços da tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). Isso só foi possível porque, de fato, o açude foi erguido com maquinário e pessoal da Prefeitura e não com recursos da empresa.

Documento - Júnior Laurentino chegou a apresentar uma escritura pública dando a entender que o terreno onde foi erguido o açude teria sido doado pelos proprietários anteriores ao Município. Porém o documento sequer continha a assinatura dos donos anteriores da terra, tendo a viúva de um deles confirmado que a área teria sido revendida ao próprio ex-prefeito, no início dos anos 90.

Para o Ministério Público Federal, o reservatório beneficia unicamente Júnior Laurentino, uma vez que foi “construído em área de difícil acesso e em suas terras”. Além disso, a juíza federal Sophia Nóbrega, autora da sentença, observou que o açude pode ser usado como ferramenta de “prestígio” para o político, tendo em vista que muitos populares consideram que a água fornecida a eles é um benefício concedido pelo ex-prefeito e não fruto de uma obra realizada com recursos públicos.

Júnior Laurentino foi candidato a prefeito de Tenente Laurentino quatro vezes, entre 1996 e 2012, tendo vencido as eleições de 1996, 2000 e 2008 e sido derrotado no último pleito. Em decorrência das condenações, os dois réus poderão ficar inabilitados pelo prazo de cinco anos para ocupar cargos ou funções públicas. A ação penal tramita na Justiça Federal sob o número 0000142-85.2013.4.05.8402.


Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Fernando Chiriboga lança livro-álbum sobre litoral nordestino no próximo dia 28

“Terra à Vista – Litoral do Nordeste do Brasil” terá preço promocional de lançamento

Determinado a levar ao leitor para conhecer paisagens que fazem parte do Nordeste brasileiro, o fotógrafo equatoriano, Fernando Chiriboga, lança “Terra à Vista – Litoral do Nordeste do Brasil” no dia 28 de janeiro, no 3º piso do Shopping Midway Mall, das 19h às 22h onde também ficará a exposição* de quadros com fotografias contidas no livro até o final de fevereiro. Durante o lançamento terá distribuição da Revista Foco Poty, da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto).

Acidentes geográficos, paisagens turísticas e lugares quase inabitados são protagonistas dos 3.317 km trilhados para a composição de “Terra à Vista”, acompanhados por textos em inglês e português. O 13º livro-álbum de Chiriboga é recheado por quase 350 fotografias que expõem a diversidade paisagística do litoral nordestino e tem patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura 

Com 272 páginas deleitadas na natureza que vão desde o Arquipélago de Abrolhos no sul da Bahia, com flagrante nas baleias jubarte, aos Lençóis Maranhenses em paisagens eternizadas pelas lentes, além da cidade que parou no tempo, Alcântara, Chiriboga percorre a Paraíba que aparece através da Ponta dos Seixas – o extremo oriental das Américas -, o Cabo de São Roque, em Maxaranguape (RN), manguezais, falésias e dunas do litoral norte-riograndese.

Entre trechos pouco explorados, vilarejos e cidades urbanas capturam-se ainda os arquipélagos de Fernando de Noronha, além dos arrecifes, em Pernambuco e Abrolhos, na Bahia; o Delta do Parnaíba, no Piauí, conhecido por ser um dos únicos três deltas do mundo a desaguar em mar aberto; o Delta do Rio São Francisco, os coqueirais em Alagoas e Sergipe e as ilhas costeiras de trechos da Mata Atlântica que ainda se mantêm preservados estão envoltos a uma estrutura de livro com capa dura, 28 x 28 cm eternizando os encantos naturais que ficará à venda nas livrarias de toda a cidade ou pelo site http://fernandochiriboga.com.br/

Serviço
Lançamento e Exposição “Terra à Vista – Litoral do Nordeste do Brasil”
*A data de exposição poderá ser prorrogada

Quando: 28/01/2016
Local: 3º Piso do Shopping Midway Mall (Av. Bernardo Vieira, 3775 - Tirol)
Entrada: Gratuita
Horário: 19h às 22h
Preço de lançamento: R$ 80 (apenas no dia) / Após R$ 120

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Rio Piranhas desce com um bom volume d'água por causa das últimas chuvas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), através do coordenador da secretaria executiva, Emidio Gonçalves, percorreu o leito do Rio Piranhas na manhã desta segunda-feira (11). O percurso iniciou na captação da Caern, em Jardim de Piranhas, e seguiu até a divisa dos dois estados, no município de São Bento/PB. Conforme mostram as fotos, o rio desce com um bom volume d'água.
“Essas águas são fruto das últimas chuvas que caíram em toda a bacia, principalmente no Estado da Paraíba. Certamente essa água chegará na ensecadeira construída no sítio oiticica, no município de Jucurutu, local onde está sendo construída  a barragem de oiticica”, comentou José Procópio de Lucena, presidente do CBH.

Escola Agrícola de Jundiaí oferta 160 vagas através do SISU

Imagem inline 1
A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com 160 vagas para cursos de graduação de Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Florestal e Zootecnia. A seleção será feita através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).  As inscrições começam no dia 11 de janeiro e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro. 



Para disputar as vagas os candidatos precisam ter participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero. Os interessados podem se inscrever em até duas opções de vagas. 

O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.

Confira todas as ofertas da UFRN em: http://sisu.mec.gov.br/cursos?tipo=ies&valor=570

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Novo livro de Fernando Chiriboga revela beleza do Litoral do Nordeste do Brasil

O fotógrafo Fernando Chiriboga já escolheu a data para lançar “Terra à Vista – Litoral do Nordeste do Brasil”, seu mais novo livro que faz um registro, através de imagens e textos em inglês e português, do incomparável litoral do nordeste brasileiro, os mesmos lugares que encantaram os portugueses à época do descobrimento do Brasil e que continuam a surpreender os viajantes dos dias atuais.  O livro, com aproximadamente 350 fotografias realizadas em 3.317 quilômetros de uma diversidade de paisagens da região Nordeste, será lançado dia 28 de janeiro, no terceiro piso do Shopping Midway Mall, onde também acontecerá uma exposição com o mesmo tema.

As fotografias “Terra à Vista – Litoral do Nordeste do Brasil” vão desde o Arquipélago de Abrolhos no sul da Bahia – onde Chiriboga teve a oportunidade de fotografar as baleias jubarte – até os Lençois Maranhenses e Alcântara, no Maranhão, a cidade que parou no tempo. O 13º livro álbum de Fernando Chiriboga tem patrocínio da Cosern - Grupo Neoenergia, através da Lei Rouanet de incentivo a cultura, do Ministério da Cultura.

Através de sua obra, o autor propõe-se a propiciar ao leitor o acesso a imagens da diversidade de acidentes geográficos presentes nos nove estados nordestinos, dentre os quais a Ponta do Seixas, na Paraíba – o extremo oriental das Américas –, o Cabo de São Roque, os manguezais, falésias e dunas no Rio Grande do Norte, os arquipélagos de Fernando de Noronha e de Abrolhos, em Pernambuco e na Bahia, respectivamente, os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, o Delta do Parnaíba, no Piauí – um dos únicos três deltas do mundo a desaguar em mar aberto –, as dunas cearenses e potiguares, os arrecifes pernambucanos, o Delta do Rio São Francisco, os coqueirais em Alagoas e Sergipe, os manguezais, restingas e falésias, além de ilhas costeiras, de trechos da Mata Atlântica que ainda se mantêm preservados e também de paisagens urbanas presentes ao longo da costa da região. Trata-se de um livro (capa dura, 28,00 x 28,00 cm com 272 páginas), que segue os mesmos padrões gráficos do livro “Ilhas Encantadas”, lançado em janeiro de 2015.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores