sábado, 31 de outubro de 2015

Escritor potiguar lança "PIPA VOADA SOBRE BRANCAS DUNAS" no FLIN

image

imageUma obra de realismo fantástico que é também barroca, pois apresenta o contraponto entre alegria e dor, sombra e luz, tragédia e comédia”. Assim o próprio autor e boa parte da crítica classificam o livro “Pipa voada sobre brancas dunas”, do dramaturgo e escritor potiguar Júnior Dalberto.  A obra será lançada no próximo dia 05 de novembro durante o FLIN - Festival Literário de Natal, no Largo da Ribeira, no estande da Editora CJA do Editor Cleudivan Janio. Em sua segunda edição, a obra foi  revisada e atualizada pelo professor, jornalista, escritor e poeta José de Castro,  Capa do publicitário Robson Medeiros, Fotografia de Maxwel Pereira, Diagramação de Diolene Machado.

A história fala sobre o surreal agrupamento de humanos em suas lidas e labores com o vento de todas as mudanças, a que pode ser submetido. Sem queixas ou louvores, estas pessoas, que podem ser qualquer um de nós ou dos nossos (como adverte o autor), vivem e vivenciam ininterruptamente todos os dramas e comédias que se desdobram alucinadamente pelas mãos de um títere do tempo, implacável e alheio à condição humana.

Repleto de cenários comuns e paradoxais as personagens se recriam ininterruptamente num suceder de fatos e fofocas, que lembram uma espécie de “1.001 Noites Árabes” — só que em vez de uma história dentro de uma história trata-se uma crônica dentro da outra. 

Episódios hilários se multiplicam e desdobram em tragédias únicas e pessoais que, por sua vez, se abrem em outras sequencias igualmente hilárias e trágicas num ritmo incessante e quase alucinado. As aventuras de Brancas Dunas são cheias de referências interessantes a quase tudo o que é parte da formação da sociedade nordestina onde necessariamente, qualquer semelhança não passa de mero acaso (ou não).

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

35ª Festa dos Caminhoneiros começa hoje, em Parelhas

imageCom carreata de abertura agendada para as 18 horas de hoje, começa nesta sexta-feira (30), a 35ª edição da Festa dos Caminhoneiros de Parelhas.

Organizado pelo Clube Acampar, o evento é um dos mais tradicionais desse segmento realizado em todo o país. A festa acontece simultâneo à realização da 5ª FENEPAR – Feira de Negócios de Parelhas, que acontece das 18h à meia-noite e termina hoje, após dois dias de grande participação popular. 

Dentro da programação, logo mais às 16 horas, acontece show de motocross, com manobras radicais, na Avenida Mauro Medeiros. O evento é organizado pela empresa Clecivan peças, da cidade de Caraúbas.

Após a carreata de abertura será realizada missa solene, às 19 horas, na igreja de São Cristóvão, onde haverá bênção para os caminhoneiros e os seus caminhões.

Ainda hoje, às 21 horas, será realizada a eleição da Rainha dos Caminhoneiros 2015. Cinco lindas garotas parelhenses concorrem a um dos títulos mais cobiçados da região. O júri técnico contará com a presença do colunista Carlos Magno, do fotógrafo Júnior Flash, do Mister e Miss Seridó, além de representante dos caminhoneiros. As apresentações culturais ficam por conta da Orquestra Sanfônica de Parelhas e do cantor Renato Marinho, na praça de alimentação.

A 35ª Festa dos Caminhoneiros continua até o próximo dia 1º, véspera de feriado. Ao meio-dia, haverá churrasco de confraternização com caminhoneiros e fornecedores.

O show artístico na Acampar começa às 23 horas com as bandas Magníficos, Aduílio Mendes e Samira Show. No domingo (01), é a vez do Festival da Cerveja, que começa às 15 horas, com distribuição gratuita de 500 grades de cerveja Skol e animação por conta das bandas Feras, Grafith e Pedrinho Pegação.

Walter Alves é eleito vice-presidente do PMDB no Rio Grande do Norte

imageO deputado federal Walter Alves foi eleito primeiro vice-presidente do PMDB no Rio Grande do Norte. A eleição para definição de nova executiva ocorreu na manhã de hoje (30), na sede estadual do partido, em Natal. Na convenção cartorial, o ministro do Turismo, Henrique Alves, foi reconduzido à presidência do partido.

A executiva do PMDB-RN passa a ter a seguinte formação: Geraldo Melo, presidente de honra; Henrique Alves, presidente; Walter Alves, 1⁰ vice-presidente; Nelter Queiroz, 2⁰ vice-presidente; Hermano Morais, 3⁰ vice-presidente; Elias Fernandes, secretário geral; Álvaro Dias, secretário adjunto; Garibaldi Filho, 1⁰ tesoureiro; e Gustavo Fernandes, 2⁰ tesoureiro.

A convenção do PMDB-RN foi bastante concorrida. No ato, o presidente Henrique Alves anunciou que o partido irá disputar, em 2016, mais de 100 prefeituras, e oficializou a filiação das prefeitas Fátima Araújo (Ouro Branco), Fátima Marinho (Canguaretama), Mara Cavalcanti (Riachuelo), Maria Dilma (Pureza) e Neidinha (Maxaranguape). Ao todo, o PMDB-RN tem 57 prefeitos.

Governo anuncia concurso público com 1.400 vagas para professores e especialistas em educação

O Diário Oficial do Estado trouxe na publicação desta sexta-feira (30) o edital do concurso público de provas e títulos para 1.400 cargos de provimento efetivo de professor e especialistas em educação. As vagas são para nomeação imediata e formação de cadastro reserva da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.

As oportunidades são para, além de especialista em Educação, professor das seguintes disciplinas: Arte; Arte – Música; Ciências Biológicas; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia - Anos Iniciais; Libras- Ed. Especial- intérprete/tradutor; Libras- Ed. Especial- professor; Pedagogia - Ed. Especial; Química; Ensino Religioso; e Sociologia.

O concurso será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) e consistirá de duas etapas: provas objetivas de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos de caráter apenas classificatório.

Pela internet, as inscrições serão realizadas a partir das 14h do dia 9 de novembro de 2015 até às 23h59 do dia 7 de dezembro de 2015 pelo site www.idecan.org.br. Os candidatos que optarem pela inscrição presencial poderão realizar de 9 de novembro de 2015 até o dia 7 de dezembro de 2015, exceto sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A taxa de inscrição do concurso é de R$ 65. (clique aqui para ver o edital).

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Clube Acampar lançou mais uma edição da Feira de Negócios de Parelhas

imageDiscursos emocionados e elogiosos marcaram a abertura da 5ª FENEPAR, a Feira de Negócios de Parelhas. A solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira (28), reunindo empresários e visitantes de vários lugares do estado.

A diretora de eventos do ACAMPAR, associação que promove a FENEPAR, Rejane Assis, se emocionou ao contar a história da feira, considerada hoje uma das maiores do estado. “Não foi fácil chegar até aqui. No começo éramos apenas 8 pessoas para fazer tudo, mas, graças a Deus, deu tudo certo. E  hoje estamos lançando a 5ª edição, buscando sempre Novas Ideias e Novos Mercados”, disse Rejane.

Rejane Assis agradeceu ainda a confiança da Prefeitura de Parelhas e dos parceiros que fazem parte do evento, desde a primeira edição, a exemplo do SEBRAE. “Sem vocês, não teríamos conseguido”, completou.

Eleição do Conselho de Economia acontece hoje e amanhã

imageO Conselho Regional de Economia do RN - CORECON está convocando todos os economistas do Rio Grande do Norte a participarem da eleição eletrônica para conselheiro regional. A votação está sendo realizada a partir desta quinta-feira (29) até amanhã dia 30 de outubro.

Todos os economistas do estado inscritos no conselho devem participar. O voto poderá ser feito até às 20h de sexta-feira (30) através do site votaeconomista.org.br

Mais informações através do site votaeconomista.org.br  ou redes sociais do Corecon-RN

Para votar, o profissional deve estar em situação regular com o CORECON/RN (quite com suas anuidades ou, na hipótese de parcelamento de débitos, quite com as parcelas vencidas).

Foi registrada apenas uma chapa “AVANÇAR COM INOVAÇÃO”, que tem a seguinte composição:

Conselheiros Efetivos:

1. Celso Arnaldo de Medeiros;

2. Francisco de Assis R. da Silva;

3. Wagner Antonio Puerta.

Conselheiros Suplentes:

1. Aluísio Alberto Dantas;

2. Marcos Frederico Carreras Simões;

3. Rosangela dos Santos Alves Pequeno.

Delegados Eleitores efetivos e suplentes, respectivamente, Fabíola Andréa Leite de Paula e Leovigildo Cavalcanti de A. Neto.

UFRN repete sucesso no seu maior evento público e convida para a próxima CIENTEC

A percepção é que “a comunidade norte-rio-grandense tem abraçado este evento, a cada ano, com maior propriedade e que a comunidade acadêmica tem compreendido, a cada vez, com maior clareza, a importância de participar ativamente de sua construção”. Esta é a avaliação da coordenação da XXI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), liderada pela Profa. Rita Luzia, ao concluir o balanço dessa última edição do evento.
Ao agradecer aos que se envolveram com o planejamento, realização e divulgação da XXI CIENTEC, a pró-reitora de Extensão destaca que “superados os problemas pontuais, típicos de um evento dessa magnitude”, a instituição tem recebido “relatos de satisfação, de experiências prazerosas e bem sucedidas”.
Profa Fátima Ximenes partilha as congratulações recebidas pelo sucesso do evento, externa gratidão pela parceria e antecipa o convite para que todos se engajem e participem da construção da próxima CIENTEC, a ser realizada em 2016, nos espaços da UFRN.
Números
6 pavilhões
220 stands
2.500 trabalhos técnico-científicos
Cerca de 80 mil pessoas nos quatro dias do evento
Atividades: 01 Conferência de abertura, rodas de conversa, palestras, seminários, minicursos, oficinas, apresentação oral de trabalhos, exposição de pôsteres, lançamento de livros, apresentações de grupos de dança, realização de shows musicais de artistas e bandas regionais e locais,  instalação de planetário, funcionamento de praça de  alimentação.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Inscrições em edital de professor mediador da EAJ seguem abertas até 3 de novembro

imagePor Cecília Oliveira -  ASCOM e-Tec/EAJ/UFRN
As inscrições para o edital de contratação temporária de professores mediadores nos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertados na modalidade à distância pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seguem abertas até o dia 3 de novembro.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas no horário de 8 horas às 11 horas e de 14 horas às 16 horas na Coordenação de Informática, localizada na Escola Agrícola de Jundiaí, RN-160, Km 03.

Os interessados em participar da seleção devem apresentar no ato da inscrição o formulário presente no edital juntamente com o Curriculum Vitae; documentos de comprovação de experiências profissionais; documento de identidade com fotografia; cadastro de pessoa física (CPF); comprovante de residência recente e certificado de conclusão de curso superior. Somente será admitida uma inscrição por candidato.

O processo seletivo destina-se ao provimento de 26 vagas em cadastro de reserva para professor mediador dos cursos de Operador de Computador, Vendedor, Agente de Informações Turísticas, Auxiliar de Agroecologia e Inglês Básico a serem realizados nos municípios de Arês, Baía Formosa, Campo Redondo, Jaçanã, Martins, Mossoró, Natal, Parnamirim, Passa e Fica, Pau dos Ferros, Portalegre e São João do Sabugi.

A seleção será constituída em duas fases distintas: 1ª FASE: Análise do Curriculum Vitae com as respectivas comprovações, 2ª FASE: Entrevista com os candidatos. Mais informações no site do e-Tec/EAJ (www.etec.eaj.ufrn.br) ou através do telefone: 33424816.

I Colóquio de Educação das Profissões da Saúde da Escola Multicampi de Ciências Médicas será em novembro

De 26 a 28 de novembro, haverá o I Colóquio Norte-Nordeste de Ciências Sociais e Humanas na Educação das Profissões da Saúde no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Caicó. Organizado pela Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, o evento tem como público alvo os alunos dos cursos da área médica nas regiões do Trairi e Seridó.
Paralelo ao I Colóquio haverá a terceira edição do Projeto Universidades na Feira, evento de extensão que presta serviços e faz atendimentos na área da saúde durante o período, à população em geral.
Para mais informações contatar o Prof. Lucas Pereira de Melo, da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte e Líder do Laboratório de Pesquisas Antropológicas em Medicina e Saúde, pelo endereço:
lucasenf@yahoo.com.br.

Começa hoje a 5ª FENEPAR - Feira de Negócios de Parelhas

imageO município de Parelhas vivencia a partir de hoje (28) a 5ª Fenepar – Feira de Negócios de Parelhas. A solenidade de abertura do evento acontece, nesta quarta-feira, a partir das 18 horas, no Clube Acampar.

Voltado para o empreendedorismo, a organização do evento acredita que a edição desse ano deve superar todas as expectativas, em relação às edições anteriores. 

“Estamos bastante motivados com o início de mais uma Fenepar. Anualmente, Parelhas, e toda a região, vivenciam esse universo do empreendedorismo que já está consolidado no calendário de eventos regional. E, a cada edição, conseguimos trazer inovações e atrações diferenciadas”, argumentou Rejane Assis, coordenadora de eventos da Fenepar.

Com uma extensa programação, a Fenepar acontece até a próxima sexta-feira (30). O evento acontece simultâneo à 35ª Festa dos Caminhoneiros, realizada até o próximo domingo (01). 

Na parte festiva, o evento vai contar com várias apresentações, entre as quais, as bandas Magníficos, Samyra Show e Aduílio Mendes, no sábado 30. As atrações do Festival da Cerveja serão as bandas Grafith, Pedrinho Pegação e Feras, dia 01, com a distribuição de 500 grades de cerveja Skol.

Parelhas terá segurança reforçada durante Fenepar e Festa dos Caminhoneiros

Dez homens e a unidade de comando e controle móvel de policiamento do Rio Grande do Norte vão garantir a segurança dos turistas e da população parelhense no período de realização da 5ª FENEPAR e 35ª Festa dos Caminhoneiros, que acontecerá entre os dias 28 de outubro a 1º de novembro.

O reforço na segurança é uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Parelhas, a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Clube Acampar, que vai garantir toda a infraestrutura necessária para a segurança do município nesse período festivo.

A articulação junto ao Estado foi feita a partir de contato entre a coordenadora de eventos da Acampar, Rejane Assis, e o Secretário de Articulação com os Municípios, Hudson Pereira de Brito e firmada em reunião, que contou com a presença do governador Robinson Faria, da secretária Kalina Leite, do diretor da CIOSP, Coronel Alarico Azevedo, do delegado de polícia civil do interior, Dr. Cleiton Pinho, do coronel de policiamento do interior, Wellington, Arcanjo, além do prefeito Francisco Medeiros, vereadores e a repórter Joelma de Souza.

“O governador Robinson Faria foi muito prestativo e atencioso nesse nosso pleito. Como é véspera de feriado, esperamos um grande público de toda a região do Seridó. Esse reforço na segurança será importante para assegurar a segurança de toda a população de Parelhas e dos turistas que irão visitar a nossa cidade nesse período”, afirmou Rejane Assis, coordenadora de eventos do Clube Acampar.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cerca de 7 mil vagas da UFRN aguardam os classificados pelo SiSU

Quase 90% das vagas do ensino de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos campi da capital e do interior para 2016 estão disponíveis para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que classifica os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado nesse final de semana em todo o país.
Em dois dias, cerca de 7 milhões de pessoas interessadas em entrar para as universidades públicas fizeram provas nas áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e sua tecnologias, Redação e de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Tema da redação, A persistência da violência contra a mulher consta como um dos crimes no qual o Rio Grande do Norte aparece entre os primeiros colocados nas estatísticas nacionais.
Entradas na UFRN
Ao todo, a UFRN dispôs 7.987 vagas para o próximo ano, em 101 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. Além da seleção do SiSU, as demais formas de entradas totalizam 1.109 vagas e estão distribuídas assim:
. Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G): 80 vagas;
. Estudantes que fazem mobilidade para o mesmo curso em outro campus da Instituição (MOBI-INTER): 62 vagas;
. Processo seletivo específico para os cursos de Música, Teatro e Letras-Libras (PSE): 186 vagas;
. Processo Seletivo de Reingresso de 2º Ciclo, nos Cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) e Bacharelado em Tecnologia de Informação (BTI) (2º Ciclo): 750 vagas.
. Convênio com instituições do Timor Leste (Timor Leste): 31 vagas.

Leilão de veículos apreendidos será realizado pelo Detran em novembro

imageO Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (24), o Aviso de Leilão de veículos apreendidos pelo Órgão e que serão leiloados nos próximos dias 10 e 11 de novembro, a partir das 9h, no Espaço de Eventos Gilson Buffett, situado na Avenida dos Ipês,  no bairro de Neópolis, em Natal. No total, vão a hasta pública 1.089 unidades divididas em 702 lotes. São automóveis e motocicletas apreendidos e retidos no pátio do Detran por prazo superior a 90 dias.

A relação compreende veículos que devem permanecer em circulação, além de outros destinados exclusivamente à sucata. O Detran disponibilizou os dias 04 e 05 de novembro para que os interessados possam ter acesso aos bens a serem leiloados, que vão se encontrar aptos a visitação no horário das 8h às 14h, no pátio de apreensão do Órgão, situado no antigo galpão da Viação Guanabara, na Avenida Capitão Mor Gouveia, bairro do Bom Pastor, na capital.

Os interessados em participar do leilão devem realizar um pré-cadastro de participação na Hasta Pública, disponível para preenchimento no site do Detran, no link: http://www2.detran.rn.gov.br/leilao/. O cadastro também pode ser efetivado no momento do leilão, para isso, o participante, sendo pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e sendo pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa. A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado obedeça às exigências cadastrais especificadas no site:www.lancecertoleiloes.com.br.

O candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,85% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 17% se o lote for destinado à sucata.

O Edital com todas as informações do leilão, inclusive com a relação completa dos carros e motocicletas com as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor do bem, podem ser conferidas clicando no link a seguir: Edital Leilão Detran/RN - 01/2015. O último leilão realizado pelo Detran aconteceu no ano passado na cidade de Mossoró. Na oportunidade foram leiloados 413 veículos divididos em 307 lotes.

Informativo Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas

imageVereadores aprovaram indicação, requerimentos e moções na última sessão do Poder Legislativo

Sob a presidência do Vereador Pepeto (PSD), a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas se reuniu ordinariamente na tarde de hoje (16), em mais uma sessão do segundo período legislativo de 2015. Presentes os demais edis que compõem o legislativo municipal: Dué Azevedo (PMDB), Josiene de Fabinho (PSD), Marfran Santos (PSD), Juliana Souza (PSB), Marli de Medeiros (PSB) e Maria de Ramalho (PMDB), deixando de comparecer com justificativa os edis: Gilson Dantas (PMDB) e Hemerson Felinto (PSD). Na pauta da ordem do dia foram submetidas a discussão, votação e aprovação as seguintes propostas:
INDICAÇÃO Nº 089/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA QUE SOLICITA DO EXMº SR.  SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, QUE SEJA FEITO REFORMA E MANUTENÇÃO NA CAIXA D’ÁGUA DA COMUNIDADE CELESTINO – CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.
REQUERIMENTO Nº 103/2015 - DE AUTORIA DO EDIL JOSÉ DE AZEVEDO DANTAS, QUE REQUER DO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, CÓPIAS DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS ENVIADAS PELA APAMI – ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A INFÂNCIA E A MATERNIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINANCEIROS DE 2013 e 2014, COM JUNTADAS DE CÓPIAS DE NOTAS FISCAIS, RECIBOS E COMPROVANTES DE GASTOS DOS REPASSES EFETUADOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL.
REQUERIMENTO Nº 106/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, que REQUER Do Exmº Sr. ROBINSON MESQUITA DE FARIA – GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, QUE SEJA PERFURADO UM POÇO TUBULAR NO POVOADO RAJADA, MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DA COMUNIDADE DE RAJADA.
MOÇÕES NºS 103, 104,105 E 106/2015, DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS, QUE MANIFESTAM VOTOS DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA DA SENHORA ALZIRA MARTA DANTAS E DOS SENHORES JOÃO BATISTA NETO, RIVALDO JOSE DANTAS e JOSE FRANCISCO DOS SANTOS.
Todas as matérias aprovadas por unanimidade. Ainda na sessão, os edis debateram sobre temas ligados à saúde, educação, infraestrutura e sobre a Festa de Nossa Senhora das Vitórias.
A presidência da Casa, através do edil Pepeto, fará o devido despacho das matérias ao governador, ao prefeito e a quem de direito.
Fonte: Blog Carnaúba Notícias  Fotos: ED Medeiros

Assembleia comemora 50 anos da Barreira do Inferno nesta terça-feira (27)

Crédito da foto: Reprodução internet

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno completou 50 anos no dia 12 de outubro. Para marcar a data, o deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) promove uma sessão solene na Assembleia Legislativa do RN, nesta terça-feira (27), às 10h. Criado em 12 de outubro de 1965, o Centro é o segundo ponto mais visitado do RN, recebendo 100 mil visitantes, por ano.
“O Centro projetou a cidade de Natal no cenário científico mundial e escreveu uma significativa página na história da terra potiguar, para qual proporcionou o codinome de Capital Espacial do Brasil”, explica o deputado.
Ao longo desses 50 anos, foram lançados mais de três mil engenhos aeroespaciais para instituições nacionais e estrangeiras. Dentro da missão destaca-se, ainda, o acordo internacional com a agência espacial europeia para rastreamento dos veículos Ariane, Soyuz e Vega lançados a partir do centro espacial Guianês, totalizando mais de 20 operações com a participação do CLBI.
Atualmente, a “Barreira do Inferno” tem a missão institucional de executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de suas cargas úteis. Além disso, também executa os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico relacionados com a política nacional de desenvolvimento das atividades espaciais.

Setor da indústria Cerâmica movimenta negócios na 5º edição da FENEPAR

imageO Sindicato da Indústria Cerâmica do Rio Grande do Norte (SINDICER/RN) participará nos próximos dias 28 a 1 de novembro, da 5º edição da Feira de Negócios de Parelhas (FENEPAR) promovida pela Associação dos Caminhoneiros do município.

A FENEPAR ocorre junto a 35º Festa dos Caminhoneiros e tornou-se importante para o empreendedorismo do Rio Grande do Norte e da região Seridoense que tem como objetivo movimentar negócios dos mais variados ramos, como por exemplo, o da indústria automobilística, da indústria de cosméticos, da cerâmica vermelha, entre outros, movimentando nas últimas quatro edições 70 milhões em negócios.

A participação do sindicato conta com o apoio do SEBRAE/RN e da colaboração da Associação dos Ceramistas do Vale de Carnaúba (ACVC), da Associação dos Ceramistas do Seridó (ACESE), Cerâmica Chico de Keka, Cerâmica São Francisco de Carnaúba, Cerâmica Bela Vista, Cerâmica Tavares e do projeto ELLA.

Os trabalhos no estande do SINDICER contam com a exposição de produtos aplicados em pequenas estruturas de alvenaria e é aberta para todos os ceramistas associados que desejam fazer a divulgação dos seus negócios.

O evento será realizado no Clube Acampar, localizado na Rua Frei Miguelinho, localizado no bairro Dinarte Mariz, em Parelhas.

sábado, 24 de outubro de 2015

Governo do RN convoca servidores efetivos para Censo Cadastral Previdenciário

O Governo do Rio Grande do Norte começa, no próximo dia 26, o Censo Cadastral Previdenciário com o objetivo de atualizar os dados de todos os servidores efetivos, aposentados e pensionistas do Estado. A primeira etapa começa na segunda-feira (26) com os servidores ativos lotados em Natal e São Gonçalo do Amarante.

O recadastramento é um projeto piloto do Ministério da Previdência Social (MPS). No RN, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern).

Todos os servidores ativos, aposentados, dependentes e pensionistas vinculados a Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no Estado, aproximadamente 100 mil servidores do Executivo, estão convocados a comparecer com a documentação necessária (originais ou cópias autenticadas) para o recadastramento, que acontecerá no período de 26 de outubro de 2015 a 11 de março de 2016.

O censo previdenciário é uma obrigação legal e será realizado de forma presencial. O convocado deve comparecer no período agendado ou, nos casos de impossibilidade de comparecimento na data informada na convocação, o próprio servidor poderá remarcar um novo atendimento.

Para conferir os documentos exigidos e consultar o período de agendamento, é preciso acessar o site www.melhorparavoce.rn.gov.br.

O servidor ativo ou aposentado que não realizar o censo previdenciário terá o pagamento de sua remuneração ou provento bloqueado a partir do mês imediatamente posterior à data fixada para o seu recadastramento, ficando a liberação condicionada à realização do censo.

Para aumentar a confiabilidade dos dados cadastrais, no RN o censo contará com a captura das impressões datiloscópicas digitais dos servidores convocados. Além de melhorar a qualidade desses dados, o recadastramento visa combater eventuais distorções e assegurar aos servidores benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e salário-família.

O Censo Cadastral Previdenciário é uma iniciativa integrante do Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema de Previdência Social (Proprev) - segunda fase - do Ministério da Previdência Social. O Programa é financiado com recursos da União, parte deles provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Programa visa o apoio técnico e financeiro ao ente federativo para a atualização e estruturação de bases de dados relacionadas aos servidores ativos, aposentados, dependentes e pensionistas vinculados a RPPS, por meio do Censo Previdenciário Cadastral. A empresa executora do censo é a WEBTECH Softwares e Serviços.

Apenas dois estados do Nordeste foram beneficiados com tal recadastramento: Rio Grande do Norte e Piauí. O MPS destinou mais de 3 milhões de reais para a execução do censo  no RN. Como contrapartida, o Governo do Estado viabiliza os locais para cadastramento, equipe para coordenação do trabalho, bem como a divulgação do censo.

Confira quando e onde será realizado o Censo Cadastral Previdenciário do RN:

1ª Etapa - Servidores ativos lotados em Natal e São Gonçalo do Amarante

De 26 de outubro a 11 de dezembro de 2015, das 8 às 18h, no auditório da Searh e no miniauditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.

2ª Etapa - Aposentados e pensionistas residentes em Natal e São Gonçalo do Amarante

De 14 de dezembro de 2015 a 05 de fevereiro de 2016, das 8 às 18h, no auditório master da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.

3ª Etapa - Servidores da ativa, aposentados e pensionistas lotados e residentes no interior do Estado

De 15 de fevereiro a 11 de março de 2016, nas unidades de atendimento dos municípios-polo.

Maiores informações no www.melhorparavoce.rn.gov.br.

Informações

Assessoria Searh - Nice Medeiros  - 3232-2323

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Foz do Rio Pirangi, no município de Nísia Floresta, e o Rio Pium (Balneário Pium), em Parnamirim, estão impróprias para banho

BALNEABILIDADE

Dos 33 pontos analisados apenas um está impróprio para banho

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgou nesta sexta-feira (23) o resultado da balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte.

Segundo o resumo do boletim nº 42/2015 do Programa Água Azul, a Foz do Rio Pirangi, no município de Nísia Floresta, e o Rio Pium (Balneário Pium), em Parnamirim, estão impróprias para banho.

A análise é válida por sete dias. Segue em anexo o boletim de balneabilidade desta semana, contendo também o histórico das praias e as análises das quatro últimas semanas.

Qualquer dúvida, entrar em contato com CCS/Campus Natal-Central (ccs.cnat@ifrn.edu.br), ou através dos nossos números:

Ronaldo Diniz, coordenador do projeto: (84) 99982.2358 / (84) 99414.1407

Luiz Eduardo, biólogo do projeto: (84) 99103.6189

Tânia Carvalho, coordenadora: (84) 98818 0041

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social do IFRN

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

TRT-RN encerra inscrições para o 2º Prêmio de Jornalismo Trabalho Seguro-RN hoje (22)

imageTerminam hoje (22), as inscrições para o 2º Prêmio de Jornalismo Trabalho Seguro-RN que vai premiar reportagens ou séries de reportagens que trataram do tema saúde e segurança no ambiente de trabalho nas áreas de TV, impresso (jornal e revista), rádio e internet, fotografia e estudante no período de 15 de outubro de 2014 a 15 de outubro de 2015.

Para realizar a inscrição, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site do TRT-RN (www.trt21.jus.br), a qual deverá ser anexado o arquivo digital do trabalho concorrente, em formato compatível, devendo estar visíveis no material enviado o nome do veículo, a data na qual foi publicado e o crédito ao seu(s) autor(es).

Os trabalhos vencedores receberão, a título de prêmio, valores brutos de 4 mil reais nas categorias Televisão e Impresso, 3 mil reais na categoria Rádio e Internet, 2 mil na categoria Fotografia e 1 mil reais na categoria Estudante.

De acordo com o regulamento, cada jornalista poderá inscrever 2 (dois) trabalhos, no máximo, que concorrerão automaticamente a todos os prêmios previstos e, para cada trabalho deverá ser preenchida uma ficha de inscrição. Os trabalhos fotográficos deverão ter os arquivos digitais igualmente anexados à ficha de inscrição, além de cópia digital da página onde a foto houver sido publicada.

Ainda segundo o regulamento, serão colocados em julgamento apenas os trabalhos escritos em Língua Portuguesa e publicados em revista ou jornal brasileiros, com sede no país.

Não poderá existir diferença entre o material publicado e aquele remetido para inscrição. Só serão considerados os trabalhos fotográficos que contenham elementos de informação jornalística. Não serão colocados em julgamento ensaios fotográficos, trabalhos de importância meramente técnica ou artística, ou ainda fotos que não tenham sido objeto de publicação ou não guardem relação com o objeto do PROGRAMA TRABALHO SEGURO (http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/inicio).

Os vencedores serão divulgados pela Seção de Comunicação Social do TRT-RN e a premiação ocorrerá na segunda quinzena de novembro, em data a ser definida pela organização do concurso.

Para mais informações sobre o regulamento, acesse:

http://www.trt21.jus.br/SCS/Publicidade/Premio/2015/Regulamento_2015.pdf

A ficha de inscrição pode ser encontrada no endereço:

http://www.trt21.jus.br/SCS/Publicidade/Premio/2015/Ficha-de-Inscricao.pdf

Projeto Robótica Educacional é apresentado na CIENTEC

imageSalesiano leva Robótica Educacional para a CIENTEC

Os Colégios Salesianos do Rio Grande do Norte, Unidades São José e Dom Bosco estão participando da XXI edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da UFRN que acontece até este sábado (23). Entre os trabalhos expostos estão os desenvolvidos pelos alunos nas aulas de robótica educacional.

No estante do colégio, os visitantes irão conferir o resultado conquistado pelos alunos salesianos ao longo desse ano nas aulas extracurriculares. A robótica educacional tem como propósito levar o aluno a questionar, pensar e procurar soluções por meio de atividades lúdicas e desafiadoras. A prática da robótica educacional fomenta um ambiente de aprendizagem por descoberta e reflexão dos estudantes.

Os alunos participam de projetos que desenvolvem o raciocínio e a lógica na construção de maquetes e de programas para controle de mecanismos de acordo com sua faixa etária.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Governo define medidas para ampliar abastecimento de água em Mossoró

imageO Governador Robinson Faria recebeu hoje (21) em audiência os diretores do Sindicato da Construção Civil de Mossoró (Sinduscon) para tratar da melhoria e ampliação do abastecimento de água naquela cidade, o que permitirá a construção de novos empreendimentos imobiliários.

Através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o Governo do Estado vai otimizar a oferta de água dos atuais poços em produção, instalar hidrômetros nas unidades consumidoras que ainda não possuem e firmar entendimento – provavelmente uma Parceria Público Privada – com empresários da construção civil para perfuração de um novo poço profundo.

O entendimento firmado nesta quarta-feira vai permitir que o setor da construção civil em Mossoró mantenha os investimentos previstos para 2016 e a construção de cinco mil novos imóveis. O presidente do Sinduscon, Jorge do Rosário, ressaltou a importância do Governo investir para melhorar o abastecimento no município.

Robinson Faria enfatizou que a atual administração tem o compromisso de fomentar a economia, garantir os atuais empregos e ampliar a oferta de novas oportunidades de trabalho. “A construção civil é um setor com grande capacidade de empregabilidade. E quando o Governo atua para atender demandas como a do abastecimento de água, está atuando para incentivar as atividades econômicas, a construção civil e fortalecer o crescimento da economia, fazendo o Estado se desenvolver”, declarou o Governador.

A audiência aconteceu na sede da Governadoria, em Natal, e contou com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, do presidente da Caern, Marcelo Toscano, do presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Carlos Antonio de Araújo, do diretor-geral do Idema Rondinelle Oliveira, do prefeito de Mossoró, Francisco José Silveira Júnior, e dos diretores do Sinduscon daquela cidade Marcelo Conrado, Sérgio Freire e Leopoldo Medeiros. O superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio Linhares também participou da audiência.

Maioria dos casos de violência envolvendo a UFRN ocorre no entorno do campus central

imageDados estatísticos da diretoria de Segurança Patrimonial da UFRN (DSP) mostram que a maioria dos casos de violência envolvendo o campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está além da área sob domínio da instituição. De janeiro a setembro de 2015 ocorreram 227 casos, sendo a maior parte no entorno da área do campus central, bairro de Lagoa Nova, em Natal.
Nesse mesmo período, a DSP relaciona 24 assaltos em áreas internas e externas, acidentes, colisões de veículos, ameaças, sequestro relâmpago, danos ao patrimônio (pixações), roubos de objetos de pessoas que está passando ou visitando a comunidade universitária, de quem está passeando/caminhando ou transitando no anel viário. Constam, também, uso de drogas e detenção de suspeitos.
Dos assaltos, a maioria ocorreu em área externa ao campus, ou seja, na vizinhança ou no anel viário, esse último sob a responsabilidade do município. “Isso significa que o maior índice de ocorrências está em locais em que a UFRN não pode agir”, comenta Cleanto Pontes, diretor da DSP.
Quadro
A UFRN ampliou a frota de motocicletas no campus Natal, Macaíba e Caicó e conta, além de veículos e câmeras. Dispõe de 386 homens em postos de observação, ronda, monitoramento eletrônico e serviço de inteligência, dos quais 150 são terceirizados por meio contrato com empresa, ao custo de 11 milhões por ano.
A redução orçamentária forçou um corte de 30% no investimento nessa área e a administração central está redimensionando a terceirização. Servidores vigilantes estão sendo remanejando e quadro interno sendo requalificado. A UFRN também aumentou a frota de veículos e câmeras.

Sirleide Pereia – Ascom- reitoria/UFRN

Raio-X: Fluminense conta com ausências do Palmeiras por vantagem

Meio-campo do time carioca leva a melhor sobre o do alviverde, que chega sem suas principais peças para o duelo na Copa do Brasil, nesta quarta, no Maracanã

Um clássico equilibrado, com ligeira vantagem para o lado carioca. Essa é a conclusão a que chegaram os jornalistas do GloboEsporte.com Rodrigo Faber, setorista do Palmeiras, Fred Huber, que faz o dia a dia do Fluminense, e o comentarista da TV Globo Walter Casagrande. Verdão e Tricolor começam a disputar nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Maracanã, uma vaga na final da Copa do Brasil

Com o Palmeiras brigando em duas frentes por uma vaga na Libertadores – está no quinto lugar do Brasileirão, um ponto atrás do Santos, o primeiro no G-4 –, o Fluminense teria uma pequena vantagem por não estar envolvido em nenhuma disputa no Brasileirão. Além disso, o Verdão tem desfalques importantes no meio-campo, o que pode fazer a balança pender para o lado tricolor. Analisando jogador por jogador, o Flu vence por 6 a 5

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Após mostrar personalidade na estreia, Ayrton admite frio na barriga

Natural da pequena cidade de Carnaúba dos Dantas, no interior do Rio Grande do Norte, que tem menos de dez mil habitantes, o lateral-direito Ayrton já poderia se considerar uma pessoa corajosa quando tão jovem, com apenas topou o desafio de deixar o estado que nasceu para tentar a sorte no clube mais tradicional do Rio de Janeiro. Aos 18 anos, mostrou personalidade de gente grande – mesmo tendo ainda ainda a feição de um garoto – ao fazer a estreia no time profissional tricolor.

Foi um teste de fogo. Contra o Cruzeiro, atual bicampeão brasileiro, diante de 40 mil pessoas. Mesmo com o Fluminense saindo derrotado, ele foi um dos destaques do time e não deixou a ansiedade antes de entrar em campo atrapalhar o rendimento.

 

Com apenas 18 anos, Ayrton vem treinando há dois meses com o elenco profissional e estreou pelo Flu no domingo passado

- Tive ansiedade e frio na barriga sim. Fiquei sabendo no sábado que ia para a partida. Todos os companheiros me deram muito apoio e confiança. Essa experiência foi ótima. O estádio estava lotado, com pressão da torcida deles. Infelizmente, não foi o resultado que esperávamos, mas vamos ter uma decisão na quarta-feira e faremos de tudo para sair com a vitória – avisou Ayrton.

O jogo desta quarta-feira, ao qual Ayrton se refere, é uma decisão para o Fluminense. Às 22h, o Maracanã é o lugar para o torcedor tricolor estar. Os ingressos para este jogão já estão à venda. Não fique fora dessa! O confronto diante do Palmeiras vale uma vaga na decisão da Copa do Brasil e o apoio de cada guerreiro nesta batalha é fundamental para levar o Flu ao bicampeonato do torneio.

Para este confronto com o Palmeiras, o técnico Eduardo Baptista já adiantou que Breno Lopes deverá retornar à lateral esquerda. Ele não atuou diante do Cruzeiro. Com isso, Ayrton deve ficar como opção no banco de reservas. Mas já mostrou o cartão de visitas ao comandante. Nesta posição, o Fluminense possui ainda Léo e Giovanni, mas ambos estão lesionados e só devem voltar aos gramados no ano que vem.

Após se reapresentarem nesta segunda-feira, os jogadores do Fluminense voltam a trabalhar na tarde desta terça. Será a última atividade antes deste primeiro duelo da semifinal da Copa do Brasil.

Comunicação Institucional FFC
Fotos: Nelson Perez – Divulgação FFC

É amanhã (quarta)! LANÇAMENTO DO FESTIVAL MADA 2015

CONVITE

LANÇAMENTO FESTIVAL MADA 2015

imageO Festival MADA – Música Alimento da Alma tem o prazer de convidá-lo (a) para um happy hour de lançamento de sua 17ª edição, nesta quarta-feira 21 de outubro, a partir das 18h30, na Fundação Hélio Galvão, av Campos Sales, 930, Tirol (por trás da sede social do América FC).

O encontro vai reunir imprensa, participantes, patrocinadores e parceiros, com objetivo de apresentar as ações para 2015. O Mada acontecerá dias 30 e 31 de outubro, na Arena das Dunas, em Natal-RN.

MPF lança em Mossoró campanha “10 Medidas contra a Corrupção”

Objetivo é convidar a sociedade para apoiar a coleta de assinaturas com
vistas a apresentar projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso
Nacional
O Ministério Público Federal (MPF) promove, nesta quarta-feira (21), o
lançamento oficial da campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, na
cidade de Mossoró. O evento será realizado às 19h, no auditório da UnP.
Foram convidados representantes de organizações sociais e órgãos
públicos e todos cidadãos podem participar. Já estão confirmadas as
presenças dos procuradores da República Fernando Rocha e Emanuel
Ferreira; do juiz Herval Sampaio; e do promotor de Justiça Eduardo
Cavalcanti.
O objetivo da campanha é coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo o
país para levar o Congresso Nacional a aprovar medidas com o fim de
prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado. A intenção é que as
propostas cheguem ao Congresso por meio de projeto de lei de iniciativa
popular, a exemplo do que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa.
Durante o lançamento, serão apresentadas aos presentes as propostas de
alterações legislativas para evitar o desvio de recursos públicos e
garantir transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do
Ministério Público brasileiro, com reflexo no Poder Judiciário,
voltado ao combate da corrupção no país.
Fichas de assinatura - As medidas agrupam 20 anteprojetos de lei
propondo mudanças legislativas para quebrar o círculo da corrupção no
Brasil. Fichas de coleta de assinaturas, para dar origem ao projeto de
lei de iniciativa popular, estão sendo disponibilizadas nas unidades do
MPF em todo o país e em sedes de entidades parceiras. A íntegra das
medidas e a ficha de assinatura estão disponíveis no site
www.dezmedidas.mpf.mp.br .
As medidas buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das
ações de improbidade administrativa e das ações criminais;
instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o
enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos
valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do
caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de
habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; e instituir outras
ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.
O lançamento nacional da campanha foi feito em março pelo
procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelos coordenadores da
Câmara de Combate à Corrupção do MPF, Nicolao Dino, da Câmara
Criminal do MPF, José Bonifácio Andrada, e pelo coordenador da
Força-Tarefa Lava Jato do MPF no Paraná, Deltan Dallagnol.
Serviço:
Lançamento em Mossoró da campanha 10 Medidas Contra a Corrupção
Data e horário: 21 de outubro, às 19h
Local: auditório da Universidade Potiguar (UnP) – Av. João da
Escóssia, 1561, Nova Betânia.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

Lançamento Coleção Presença

imageDia 28 de outubro, na Academia Norte-Riograndense de Letras, às 18h, será lançada a Coleção Literária Presença que conta com ensaios biográficos sobre cinco grandes nomes da arte, ciência e cultura potiguar como Luís da Câmara Cascudo, a cantora Ademilde Fonseca, o médico Januário Cicco, a educadora Noilde Ramalho e o pioneiro Augusto Severo. Os escritores convidados para a estreia da coleção foram respectivamente pela ordem dos vultos citados: Diógenes da Cunha Lima; Leide Câmara; Iaperi Araújo; Eulália Barros e Alexis Peixoto.

Sheyla de Azevedo Andrade - jornalista

Aluna da UFRN vence prêmio mundial de design da Eletrolux

imageO Weaver, um pequeno aparelho de formato esférico, dividido ao meio, com funções de recuperar tecidos, para uso doméstico, desenvolvido pela aluna Larissa Trindade, do Curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é um dos quatro produtos vencedores do Prêmio de Design Lab Eletrolux 2015. O prêmio de 2 mil euros contempla a autora do projeto de design mais votado pelo público global (People’S Choice) e será entregue na Suiça, em data a ser marcada.
No certame internacional da Eletrolux o produto da aluna da UFRN foi o único concorrente de instituição pública. Ultrapassou 1.700 inscritos e disputou com, apenas, três projetos brasileiros. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano, na disciplina Projeto e Produto III, sob orientação do Prof. Cristiano Alves da Silva, no Curso de Design da UFRN, um curso ainda novo no âmbito estadual e, por isso, pouco conhecido, lembra o professor.
Entretanto, desde 2013 Cristiano Alves estimula a participação dos alunos nesse concurso.  “Essa conquista é de imensa relevância para o Curso de Graduação em Design da UFRN, visto que é um curso de pouca expressão no cenário potiguar. O design é, reconhecidamente, meio de inovação e competitividade industrial em muitos países e estados do Brasil, locais onde o desenvolvimento industrial é destacado”, pontua o professor que integra, atualmente, o corpo docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao ser parabenizado pela reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, Cristiano Alves reitera que “o prêmio coloca e destaca a competência do design potiguar em nível global, apesar das carências estruturais do curso”.
Relevância


Para a vencedora Larissa e a equipe colaboradora (Renata Lima, Edinara Medeiros e Amanda  Pereira), a premiação representa um grande reconhecimento acadêmico, enriquecendo os respectivos currículos, visto que o concurso é um dos mais importantes na área de design no mundo.  Conforme as regras do concurso, os direitos dos projetos vencedores passam a ser da organização promotora do prêmio.

(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)

Conferência de abertura da CIENTEC coloca a ciência a serviço da cidadania

imageQuando o professor de Física da Universidade de São Paulo (USP), Vanderley Salvador Bagnato, terminou sua conferência de abertura da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na manhã dessa terça-feira, para muitos havia-se desfeito o velho conceito de que o sol produz calor. Depois de afirmar que “o sol emite luz, que é bem diferente de calor”, os presentes puderam comprovar mais uma do conferencista do maior evento de ciência e tecnologia que a Universidade promove há 21 anos: “Ciência não é para cientistas. Ciência é para a cidadania”.
Ao ser convidado para abrir a CIENTEC, no auditório da reitoria do campus central da UFRN, este ano sob o tema Luz – Despertando olhares, acendendo idéias – o conferencista ponderou que “a luz é a base da vida, da ciência e de muitos conhecimentos” e arrematou em seguida: “A gente está aqui para mostrar o quanto a ciência é importante. A inovação não substitui a ciência. Ela vem complementar”. A conferência durou hora e meia, com direito a pergunta da platéia.
O conferencista
Autor de cinco obras publicadas e cerca de 500 artigos em periódicos especializados, Vanderley Bagnato é Ph.D. em Física pelo Massachusetts Institute of Technology em 1987 (MIT), e recebeu diversos prêmios, entre eles o  CBPF de Física. É professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), membro da Academia de Ciências do Vaticano e suas áreas de pesquisa são Física Atômica e Molecular; Óptica, Átomos, Átomos de sódio, Condensação de Bose-Einstein, Átomos frios, Colisões frias, Desaceleração de átomos, Espectroscopia, Terapia fotodinâmica PDT, entre outros.

EMENDAS DA BANCADA DO RN PRIORIZAM OBRAS HÍDRICAS

imageEm reunião realizada nesta terça-feira (20), deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte indicaram as 18 emendas da bancada que serão incluídas no Orçamento da União para o próximo ano. As obras hídricas foram a prioridade. O senador Garibaldi Filho, por exemplo, indicou o sistema de irrigação da Barragem de Santa Cruz do Apodi. O deputado Walter Alves destinou recursos para a conclusão do sistema adutor de Currais Novos.

Tanto a emenda sugerida pelo senador Garibaldi quanto a apresentada por Walter destinam recursos ao Ministério da Integração Nacional, que, por intermédio do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) é responsável pelas obras da Barragem de Santa Cruz e da adutora de Currais Novos. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), o atual período de seca é o pior desde quando a instituição começou o monitoramento pluviométrico no estado, em 1911.

Acordo com o governo prevê que cada bancada elegerá uma de suas emendas para ser obrigatoriamente executada, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A liberação das outras deverá ser pleiteada caso a caso, quando o Orçamento começar a ser cumprido. O RN tem direito a 15 novas emendas e três remanejadas de Orçamento anterior. Os três senadores e oito deputados escolhem, individualmente, 11 emendas. As outras quatro são definidas consensualmente.

A expectativa do senador Garibaldi Filho é a de que tanto a sua emenda como a de Walter sejam liberadas em virtude de as obras da Barragem de Santa Cruz e da adutora de Currais Novos já estarem em andamento. “As duas contam com recursos no Orçamento, mas eles são insuficientes, por isso estamos fazendo esta complementação”, explicou o parlamentar potiguar.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cunha diz que não renuncia à presidência da Câmara

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, fala à imprensa sobre as análises do processo de impeachment da presidenta Dilma (Antonio Cruz/Agência Brasil)Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil

"Não  vou  renunciar",  diz  o  deputado  Arquivo/ABr

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (19) que se sente em condições e com legitimidade para continuar comandando a Casa. A declaração de Cunha ocorre após a divulgação de documentos que comprovariam a existência de contas na Suíça em seu nome e de familiares.

“Aqui [da presidência da Câmara] só cabe uma maneira de eu sair, que é renunciar, e eu não vou renunciar. Então, aqueles que acham a que podem contar com minha renúncia, esqueçam: eu não vou renunciar", afirmou Cunha.

O deputado negou que esteja sofrendo pressão para sair da presidência e disse que está  em busca do apoio de aliados e do PMDB para permanecer no comando da Câmara e chamou de especulações as informações divulgadas a esse respeito.

Em relação às denúncias que o envolvem, Cunha disse que mantém o teor de nota divulgada na última sexta-feira (16), quando se pronunciou sobre documentos encaminhados à Procutadoria-Geral da República pelo Ministério Público suíço e divulgados em uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo.

A mulher do presidente da Câmara, Claudia Cruz, e sua filha, Danielle Cunha, também são citadas na ação. Entre os documentos que foram encaminhados ao Brasil e apresentados na reportagem, constam cópias do passaporte de Cunha usado para abrir a conta. Também consta seu endereço residencial no Rio de Janeiro, em um condomínio, na Avenida Heitor Doie Maia, na Barra da Tijuca, além de números de telefone do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

Em razão das denúncias, a Procuradoria-Geral da República (PGR)pediu a abertura de investigação contra Cunha. O pedido foi aceito pelo ministro Teori Zavaski, relator dos projetos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). No pedido, a PGR afirma que odeputado recebeu propina de contratos da Petrobras até 11 de setembro de 2014. Segundo a procuradoria, Eduardo Cunhara recebeu U$S 5 milhões em contrato de navios-sonda para a Petrobras.

NOTA DE ESCLARECIMENTO MÉDICOS DO ITEP/CAICÓ

Médicos do ITEP/Caicó emitem nota de esclarecimento e lamentam falta de profissionais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Após mais um final de semana sem médico de plantão na Unidade Regional do ITEP, esclarecemos a população de Caicó e região do Seridó que, como médicos do órgão, temos a obrigação de cumprimos nossas cargas horárias e realizarmos todos os procedimentos a nos atribuídos durante os dias em que estamos de plantão. Também é sabido que o ITEP do Rio Grande do Norte apresenta um déficit de profissional médico-perito há cerca de dois anos devido a aposentadoria de vários médicos.

Não é justo que nos dias de folga, sejamos acionados para trabalhar, sem estarmos de plantão. Temos o dever de cumprir nossa carga horária mas também temos o direito de nossas folgas.

Esclarecemos a população para este entendimento e que procurem os seus direitos junto ao Governo do Estado visando providencias para solucionar este grave problema de falta de profissionais.

Assina: Draª Verônica Alcântara dos Santos e Drº José Saint Clair Torres

sábado, 17 de outubro de 2015

Blog da Thaisa Galvão destaca ex prefeito Zeca Pantaleão desprestigiado pelo Presidente do PMDB, Ministro Henrique Alves

Henrique toma PMDB do histórico bacurau Zeca Pantaleão porque ele cogitou apoiar candidata do PSD de Robinson

http://www.thaisagalvao.com.br/2015/10/17/henrique-toma-pmdb-do-historico-bacurau-zeca-pantaleao-porque-ele-cogitou-apoiar-candidata-do-psd-de-robinson/

(Clique no link acima – Blog da Thaisa Galvão)

 

Bacurau histórico, daqueles que a fente olha para ele e enxerga a sigla PMDB na sua testa, e por mais que esteja de camisa preta, se vê nele uma camisa verde…o ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Zeca Pantaleão teve o PMDB, partido que presidia no seu município, arrancado de suas mãos.Segundo Pantaleão, o presidente da legenda, ministro Henrique Alves, lhe tomou a legenda.

 

Foi há cerca de 15 dias.

 

Zeca Pantaleão, numa conversa com Henrique, foi questionado se disputaria a Prefeitura de Carnaúba ou se candidataria um filho.

 

Zeca respondeu que apostava no seu filho que morreu para a política, e que não tem plano de voltar à Prefeitura.

 

Mas, afirmou que, em retribuição ao ex-prefeito Paulo Medeiros, que sempre lhe apoiou em Carnaúba, quer retribuir com o apoio a Nana, atual vice do prefeito Doutor Sérgio (PSB), que vai se desintegrar do projeto do prefeito para ser candidata.

 

Pantaleão, inclusive, mostrou números de pesquisas que favorecem sua união com Nana

 

Henrique quis saber o partido de Nana, e quando Zeca Pantaleão disse que era PSD – partido do governador Robinson Faria – Henrique não quis mais saber de nada.

 

E afirmou que a partir daquele momento ele estaria desligado do comando do PMDB em Carnaúba.

 

Justificando que o seu PMDB não se aliará, em lugar nenhum, com o PSD do governador.

 

Sempre juntos, de verde…

Hospital do Seridó: Nota de Esclarecimento

A Junta Interventora, instalada no Hospital do Seridó, sente-se no dever de esclarecer os fatos publicados nas redes sociais e referidos blogs do Seridó no último dia 15/10 e que envolve o médico Dr. Elísio Galvão.

Os fatos são esclarecidos da seguinte maneira: no dia 14/10 o referido médico estava de plantão e não comunicou a Junta Interventora que não poderia comparecer ao plantão por motivo de doença, sendo necessário o comunicado para que pudéssemos providenciar outro profissional para substituí-lo. Quanto ao atestado médico, este não foi cobrado, uma vez que esse documento tem o prazo de 72h para que o servidor possa apresentar. Já com relação a existência de pessoas que ganham "sem trabalhar", este fato não acontece nas dependências desta unidade hospitalar, sobretudo, a partir do período em que a Junta Interventora foi instalada.

Por fim, a junta esclarece que o tratamento dado aos profissionais de saúde é igualitário e baseado no respeito e na valorização.

TRT-RN: Comissão divulga relação dos candidatos aprovados na 1ª fase do concurso de juiz

image232 candidatos foram aprovados na primeira fase do VIII Concurso Público para provimento de Cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Ao todo, fizeram a prova 1.143 candidatos.

O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira (16), pela Comissão Central do Concurso, presidida pela presidente do TRT-RN, desembargadora Joseane Dantas dos Santos. Antes da divulgação do resultado, a Comissão reuniu-se de manhã, em Sessão Pública, na sala do Tribunal Pleno, para identificação das provas dos candidatos.

Para ser aprovado, na prova objetiva seletiva, o candidato tinha que obter o mínimo de 30% (trinta por cento) de acertos das questões em cada bloco e média final de 60% (sessenta por cento) de acertos do total referente à soma algébrica das notas dos três blocos da prova.

A segunda etapa do VIII Concurso Público para provimento de Cargo de Juiz do Trabalho Substituto do TRT-RN consistirá em duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, sendo a primeira discursiva e a segunda prática de sentença.

A prova discursiva ocorrerá no dia 08 de novembro de 2015 e a prática de sentença ainda não tem data definida.

O concurso objetiva o provimento imediato de 2 (dois) cargos existentes e atualmente vagos de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, bem como do(s) que vier(em) a vagar, além daquele(s) que for(em) criado(s) durante o respectivo prazo de validade do concurso.

O concurso terá validade de 2 (dois) anos, com início do prazo a partir da data da publicação da homologação de seu resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério exclusivo do Pleno do TRT-RN.

Veja a relação dos candidatos aprovados por ordem declassificação no endereço:

http://www.trt21.jus.br/Publicacoes/Concursos/Magistrados/2015/Editais/Edital_15-2015.pdf

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Escolas públicas são destaque nos Jogos Escolares do RN no Aeroclube

O Aeroclube do Rio Grande do Norte está sediando os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, os JERNs. O clube recebe, mais uma vez, o maior evento público escolar do Estado em várias modalidades, tais como xadrez, vôlei de praia e futebol society.

Destaque para o futebol society, onde as escolas públicas vem buscando seu espaço e conquistando bons resultados. Os jogos do futebol society acontecem a partir das 8h e prosseguem até 17h, todos os dias, com público muito expressivo. A fase atual é a classificatória.

Informações para imprensa:

Fábio Macedo: 99649-5444 (Presidente do Aero Clube)

Carnaúba dos Dantas:Vereador Dué faz festa para Crianças

imageO vereador Dué (PROS) realizou hoje uma grande festa para comemorar o Dia das Crianças em Carnaúba dos Dantas. A homenagem foi promovida no barro Monte do Galo cerca de 200 pessoas participaram das festividades. Participaram do evento líderes professoras e agentes de saúde da localidade.

As festividades começaram por volta das 7:00 horas com brincadeiras para as crianças Foram ofertados ainda algodão doce e o ‘pula-pula’. Logo depois foram distribuídos brinquedos e presentes para as crianças, que foram entregues pessoalmente pelo vereador Dué.

Para terminar o parlamentar ofereceu um grande lanche para os presentes. Em conversa com o Blog, o vereador disse que se sente feliz em proporcionar momentos de grande alegria. “Quero agradecer a todas as pessoas que participaram, as crianças, os adultos e as mães que trouxeram seus filhos para participar desta nossa festa”, disse Dué.

Projeto que modifica Lei do ICMS é aprovado por unanimidade na CCJ

Com uma emenda supressiva e duas aditivas encartadas pela relatora, deputada Márcia Maia (PSB), a Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na reunião desta quarta-feira (14) por unanimidade, em seu aspecto Constitucional, a segunda matéria do pacote fiscal encaminhado pelo Governo do Estado – o Projeto de trata de alterações no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Nosso foco foi pela constitucionalidade da matéria. Apresentamos três emendas e o mérito será discutido quando o Projeto chegar ao plenário da Assembleia Legislativa, depois de passar pela Comissão de Finanças e Fiscalização”, disse a presidente da CCJ, Márcia Maia logo após o encerramento da reunião.

Foi suprimido do texto original o inciso XVIII do Artigo 4º que passava a responsabilidade do pagamento do ICMS relativo a compras pela internet para o consumidor, caso o imposto não fosse repassado pelo vendedor. “Entendemos que havia inconstitucionalidade, pois só a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional podem legislar sobre o sujeito passivo”, disse Márcia. O deputado Carlos Augusto (PTdoB) votou pela aprovação da matéria, mas fez restrição a essa supressão.

A matéria foi encaminhada para a Comissão de Finanças e Fiscalização para ser analisada, antes de ser encaminhada ao plenário para a sua discussão e votação final.

Participaram da reunião os deputados Márcia Maia, Galeno Torquato (PSD), Hermano Morais (PMDB), Albert Dickson (PROS), Kelps Lima (SDD), Dison Lisboa (PSD), Carlos Augusto, Tomba Farias (PSB), Ricardo Motta (PROS) e José Dias (PSD).

Celebração dos 125 anos de emancipação de Currais Novos terá passeio ciclístico e show

imageNesta quinta-feira (15) Currais Novos celebra 125 anos de emancipação política, data que marca o desmembramento da cidade do município de Acari ocorrido em outubro de 1890, e para comemorar este importante marco para a história do município a Prefeitura Municipal realizará alguns eventos na tarde e noite de amanhã. Às 16h acontecerá passeio ciclístico alusivo ao “Outubro Rosa” saindo do prédio do antigo SESI até a Praça Cristo Rei, onde serão realizadas atividades do projeto “Academia na Praça”, ações de beleza, aula de ginástica e sorteio de brindes entre os participantes. No mesmo local, as integrantes do projeto “Arte e Culinária” estarão com seus estandes expondo o melhor do artesanato e culinária local, e sortearão entre os clientes uma cesta de guloseimas. O evento maior de celebração aos 125 anos de emancipação acontecerá às 20h com um belíssimo show na Praça Cristo Rei com a banda “Perfume de Gardênia”, além da participação de Agnelo Jr & Recado Nordestino, evento este que conta com patrocínio do Frisco, Café Santa Clara e Governo do Estado através da Lei Câmara Cascudo, além do apoio da Fundação José Augusto e Prefeitura Municipal de Currais Novos.

         Outros eventos paralelos acontecerão nesta quinta-feira (15) em Currais Novos: Às 18h30 na Escola Estadual Capitão Mor Galvão lançamento do livro “Grupo Escolar Capitão Mor Galvão: ícone da modernidade currais-novense (1918-1940 – anos iniciais)” organizado pelos professores Eva Cristini Arruda Câmara Barros e Mário Lourenço de Medeiros; e às 19h abertura da festa de Santa Tereza na Mina Brejuí com a presença do bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos.

TRT-RN: Comissão julga recursos contra gabarito do concurso para Juiz do Trabalho

imageA Comissão Central do VIII Concurso Público para provimento de Cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, presidida pela desembargadora Joseane Dantas dos Santos, reuniu-se, ontem (13), em sessão pública, para julgar os 118 recursos interpostos contra a o gabarito preliminar da prova objetiva desse certame.

A sessão teve início às 9h, na sala do Pleno do Tribunal, e, dos 118 recursos apresentados, 16 (nº 03, 04, 06, 07, 08, 09, 10, 15, 16, 22, 46, 62, 64, 81, 113 e 115) não foram conhecidos por ausência de atendimento a requisitos constantes do edital regulador do concurso. Os demais recursos foram recebidos uma vez que foram interpostos na forma e no prazo que fora estabelecido.

Após análise dos recursos conhecidos, a comissão examinadora, por unanimidade, decidiu pela improcedência dos recursos de número 01, 05, 13, 17, 20, 21, 23, 27, 28, 30, 42, 43, 44, 50, 51, 54, 59, 63, 65, 66, 67, 70, 75, 76, 90, 92, 98, 107 e 109.

Ainda por unanimidade, os membros da comissão decidiram pela procedência das pretensões contidas nos recursos de número 20, 74, 106 e 108, bem como pela procedência parcial dos recursos de número 02, 11, 12, 14, 18, 19, 25, 26, 29, 31, 32, 33, 37, 41, 45, 47, 49, 52, 53, 55, 56, 57, 58, 60, 68, 71, 72, 73, 74, 78, 79, 82, 83, 84, 86, 87, 88, 89, 91, 93, 94, 95, 97, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105, 111, 112, 114, 116, 117 e 118, no tocante a questão 31, deferindo o pleito neles inserto de alteração do gabarito preliminar, para fazer constar como resposta correta o item C.

Noutro ponto, a comissão examinadora, também por unanimidade, decidiu pela procedência parcial da pretensão contida no recurso de número 71, 79, 91 e 96, no tocante a questão 33, deferindo o pleito nele inserto de alteração do gabarito preliminar, para fazer constar resposta correta o item A.

Por fim, decidiu a comissão examinadora, sem divergência, pela procedência parcial das pretensões contidas nos recursos de número 24, 26, 31, 32, 34, 35, 36, 39, 40, 48, 60, 68, 69, 73, 77, 83, 84, 85, 89, 95, 96, 97, 100, 103, 112 e 117 no tocante à questão 92, para deferir o pleito de anulação da mesma, concedendo a todos os candidatos o ponto correlato.

Na prática, houve a mudança de gabarito de duas questões: a de número 31, cuja resposta correta agora é o item C, e a de número 33, cuja resposta correta é o item A. Houve, ainda, a anulação da questão de número 92.

O resultado do julgamento foi publicado no site do TRT e no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT). Na próxima sexta-feira, dia 16 de outubro de 2015, às 9h, na sala do Pleno, a comissão do concurso reúne-se novamente em sessão pública para identificação das provas e divulgação do resultado da primeira etapa do certame.

Fazem parte desta primeira fase da comissão do concurso o juízes do trabalho Michael Wegner Knabben e Fátima Christiane Gomes de Oliveira, e o advogado Thiago Dantas de Carvalho.

Magna Letícia é homenageada no livro "Mulheres Especiais", de Anna Maria Cascudo

imageDuas semanas após ser homenageada na Câmara Municipal de Natal, da qual recebeu o título de cidadã natalense em reconhecimento à sua trajetória profissional  na capital  potiguar, a advogada Magna Letícia recebeu uma nova homenagem na noite desta terça-feira (13), sendo uma das “Mulheres  Especiais” biografadas no livro da escritora e procuradora de Justiça Anna Maria Cascudo.

A publicação póstuma da filha do folclorista Luís da Câmara Cascudo é uma coleção com 112 biografias de mulheres escolhidas pela escritora, em reconhecimento ao destaque em suas áreas de atuação. Apesar de imprevistos que impediram a chegada dos livros para distribuição, as filhas da autora, Daliana e Camila Cascudo, decidiram manter o evento de lançamento e receberam homenageadas e convidados no Instituto Câmara Cascudo.

Magna Letícia participou do evento e falou da satisfação em ser lembrada por Anna Maria Cascudo. “Fiquei imensamente feliz. Agradeço a Anna, que tantas saudades deixou, e as suas filhas por me presentearem com tamanha honra. Estar ao lado de tantas mulheres notáveis e tão importantes na sociedade me faz ter a certeza de que trilhei os caminhos certos", agradeceu Magna.

Para a advogada Camila Cascudo, a biografia de Magna no livro é uma confirmação da representatividade dela não só na advocacia, mas para toda a sociedade. “Ela é uma mulher especial, forte e reta, e que orgulha a todos nós, mulheres, advogados, seres humanos. É um prazer tê-la conosco nesse evento”, definiu Camila Cascudo.

Encontro de Juventude Comunitária do RN acontece neste sábado (17)

As várias formas de mudar as comunidades e as cidades é o tema do I Seminário de Juventudes Comunitárias, que acontece neste sábado (17), a partir das 8h.

O evento é uma iniciativa da Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Beneficentes do Estado do RN (Feceb/RN) e acontece na sede da entidade, localizada na Rua Feira de Santana, Soledade I (zona Norte de Natal).

O seminário quer promover um espaço de diálogo e identificação dos diversos grupos juvenis do estado, enfocando o jovem como sujeito de direitos e protagonista na transformação da história.

Dentro do evento, haverá a Conferência Livre de Juventude Comunitária do RN, cujas demandas e propostas serão encaminhadas para a III Conferência Estadual da Juventude, que acontece também neste mês.

Podem participar do evento jovens das comunidades que desenvolvem ações individualmente ou em grupos, estudantes, militantes dos diversos movimentos sociais, de igrejas e outras expressões e profissionais que atuam na área. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mailjuventudefeceb@gmail.com.

98716-3094

FALTAM SEIS DIAS PARA A MOSTRA CASCUDO NO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

imageNA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (20), A VIDA E A OBRA DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO SERÁ CONTADA NO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA-SP

Exposição “O Tempo e eu e Vc - Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa” mostra a atualidade da obra do Mestre para as novas gerações

Exposição inédita e interativa sobre o universo do etnógrafo e escritor, maior estudioso da cultura popular brasileira, será aberta próxima terça-feira, dia 20 de outubro e segue até 14 de fevereiro de 2016, sendo uma das mais extensas já realizadas no Centro Cultural localizado na Estação da Luz


“... Sou um brasileiro feliz. Vivi a minha vida e não a vida indicada pelos outros. Não fui o que quiseram, fui o que senti, a volição de ser.” Falta menos de uma semana para o encontro com o mais entusiasta de todos os brasileiros, o etnógrafo, pesquisador e escritor norte-rio-grandense Luís da Câmara Cascudo(30/12/1898 — 30/07/1986). O pensamento e o legado deste “provinciano incurável” estarão em exposição a partir da próxima terça-feira, dia 20, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. A mostra se estende até 14 de fevereiro de 2016. Na segunda-feira (19), acontece o coquetel para convidados.

Serão quatro meses de exibição, com previsão de receber 100 mil visitantes e ações educativas que devem contemplar mais de 40 mil educandos. A experiência com Cascudo vai unir tecnologia, interatividade, o lúdico e as tradições. O objetivo é recriar um ambiente de experiência onde vai ser possível navegar pelo mundo de Câmara Cascudo e se reconhecer parte dele, compreendendo a importância e a contemporaneidade de seus conhecimentos.

Festa do Boi é palco para artesãos potiguares

imageO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), realiza na Festa do Boi, a feira de artesanato do Espaço Cidadão, que vai até o dia 18, com horário de visitação das 9h às 21h, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

A feira beneficia 60 artesãos individuais e da Economia Solidária, de 20 municípios do Rio Grande do Norte, que comercializam produtos de diversas tipologias como: cerâmica, palha, bordados, madeira. O Espaço Cidadão também oferece os serviços de intermediação de mão de obra do Sistema Nacional de Emprego (Sine-RN), o programa Microcrédito Empreendedor, uma parceria entre a Sethas e a Agência de Fomento do RN (AGN).

Desde o começo do ano, o Governo do Estado Já realizou mais de 90 feiras, beneficiando diretamente 870 trabalhadores, que faturaram cerca de R$ 830 mil. Entre as feiras estão Feira Internacional de Artesanato (Fiart), Talentos Vale do Assú e Seridó, além da feira quinzenal no Parque das Dunas, e mensal na Praça das Flores.

Todos os artesãos contemplados para participarem das feiras possuem a Carteira Nacional de Artesão, emitida pelo programa Estadual de Artesanato (Proart), que já beneficia mais de seis mil artesãos em todo o estado. Desde o começo do ano já foram cadastrados 2.536 artesãos que passarão a ter uma série de benefícios como: a participação gratuita em feiras de artesanato nacionais e internacionais, que tenham a participação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e isenção de ICMS na venda do seu produto.

A valorização do artesanato e do artesão é um compromisso do Governo que busca reconhecer a importância que essa economia traz para o estado. A secretária da Sethas, Julianne Faria, explica a importância desse trabalho. “O artesanato é um seguimento que gera renda, que abre portas e incentiva a economia nas diversas regiões do estado, por isso é importante garantir o desenvolvimento dessa atividade, reconhecendo o artesão e seu trabalho”, defendeu.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Instituto do Legislativo Potiguar promove palestras para combate ao uso de drogas

O Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) está promovendo esta semana três palestras educativas e abertas à comunidade. O especialista em prevenção de drogas e doutor em dependência química, professor Murilo Battisti irá conversar com servidores pais, legisladores e educadores sobre o consumo de álcool e o uso de drogas, em três palestras.
A primeira, nesta quarta-feira (14), tem como tema "Como Abordar Dependência Química em Sala de Aula" e vai ser proferida das 14h às 17h, no auditório da Assembleia Legislativa.Na quinta-feira (15), no mesmo horário e local, a palestra discutirá "Políticas Públicas Sobre Dependência Química", enquanto o encontro de sexta-feira (16), que terá pais e familiares como público-alvo, será a palestra "Como falar sobre drogas com seus filhos".
O palestrante é ex-membro do Conselho Nacional Antidrogas (CONAD), e atual conselheiro da Coordenação de Políticas sobre Drogas (COED). Ele também é pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por onde também é mestre e doutor.
Confira a programação:
14/10 - "Como Abordar Dependência Química em Sala de Aulas", voltada aos educadores;
15/10 - "Políticas Públicas sobre Drogas", para legisladores, assessores e o público em geral;
16/10 - Como Falar Sobre Drogas com Seus Filhos", para servidores e comunidade.
Todos os cursos serão realizados no auditório da ALRN das 14h às 17h

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores