segunda-feira, 31 de agosto de 2015

José Bezerra é o nome indicado pelo PSOL para disputar a prefeitura, em Janduís

imageCom a presença de representantes estaduais da legenda, o PSOL indicou, no último sábado (29) o nome do ex-prefeito José Bezerra como pré-candidato do partido à prefeitura de Janduís.
Na reunião, foi feito um debate das teses para o congresso estadualdo PSOL, que será realizado no mês de outubro, em Natal, e, na ocasião, o partido fez a indicação de José Bezerra para o embate eleitoral do próximo ano, no município oestano.
O ex-prefeito Salomão Gurgel (PSOL) afirmou que, agora, o partido vai preparar os seus filiados para os embates futuros em Janduís, “tendo em vista a importância das forças de esquerda reconquistarem a prefeitura para que o município de Janduís saia da estagnação em que se encontra”, afirmou.
Estavam presentes no encontro, o ex-candidato ao governo do estado, Robério Paulino, e os vereadores Sandro Pimentel e Marcus Vinícius.

Junta interventora foi instalada nesta segunda no Hospital do Seridó

O prefeito de Caicó, Roberto Germano, participou na manhã desta segunda-feira (31/08) da instalação da junta interventora no Hospital do Seridó. Foram empossadas representando o Município a secretária de saúde, Zezé Soares; e a secretária adjunta de administração, Marilene Bezerra; Fávia Cirlei de Pereira, representando o Governo do Estado; e Sebastião Paulino, representando a Fundação Carlindo Dantas.

"Como foi determinado pela Justiça Federal, hoje nós apresentado ao Hospital do Seridó a Junta Interventora, que vai agora iniciar os trabalhos dentro da unidade hospitalar. A partir de agora esses servidores vão iniciar um levantamento de todo o hospital para que possamos ter um raio X da fundação e consequentemente buscar recursos para o hospital", disse o prefeito Roberto Germano.

A junta tem o prazo de 60 dias para apresentar um diagnóstico da real situação em que se encontra o hospital. "Na própria decisão da Dra. Sophia já vem determinando esse prazo para que possamos apresentar um relatório do que foi encontrado no hospital. No entanto, nós esperamos finalizar antes desse prazo, até porque a intervenção vai durar apenas quatro meses e pode ser prorrogado por igual período. A nossa intenção é, durante esse período, apresentar o relatório também ao Governo do Estado e ao Ministro da Saúde, para que possamos adquirir recursos", explicou o prefeito.

Ainda de acordo com ele, "é necessário que possamos nos unir e deixar a política de lado para que possamos melhorar a saúde do nosso município, sobretudo no Hospital do Seridó. Essa unidade hospitalar tem uma característica materno-infantil e nós precisamos focar nesse ponto para que as mães grávidas e as crianças possam ter o melhor atendimento e estrutura possível", destacou o Roberto.

Breno Camacho toma posse como vereador de Natal nesta terça-feira

O médico veterinário Breno Camacho (PHS) toma posse como vereador na tarde desta terça-feira (1º) durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Natal.

Breno é primeiro suplente da coligação União Por Natal III (PHS/PTN) e ocupa a vaga deixada pelo vereador Maurício Gurgel (PHS), que se licenciou por 40 dias para tratar de assuntos particulares. Ele é neto do ex-vereador de Natal Lourenço Gonçalves da Silva e estava na primeira suplência da coligação após conquistar 1924 votos nas eleições municipais de 2012.

O novo parlamentar já assume a cadeira de vereador com uma marca. Ele é o primeiro veterinário da história de Natal a ocupar uma cadeira no Legislativo municipal.

Praça Cívica sedia abertura da Semana da Pátria 2015 nesta terça-feira

A Praça Cívica, também conhecida com Praça Pedro Velho, sedia nesta terça-feira (1) a abertura oficial da Semana da Pátria 2015, no bairro de Petrópolis, em Natal. O evento será iniciado às 9h, seguido por cerimônia cívica às 14h no Tribunal Regional Eleitoral, e encerramento às 19h, com a apresentação da Banda de Música da Força Aérea Brasileira (FAB), no Shopping Via Direta.


Na quarta-feira (2), às 9h, o Centro Administrativo do Rio Grande do Norte realiza a solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional. A celebração em torno da Semana da Pátria também terá torneios de voleibol feminino e de futebol society, entre a quinta e a sexta-feira.


A Semana da Pátria terá encerramento com o tradicional desfile cívico-militar na segunda-feira (7), na Praça Cívica, com participação das forças armadas, polícias e escolas estaduais e municipais.


Abaixo, segue a programação completa da Semana da Pátria. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

DATA

HORÁRIO

EVENTO

LOCAL

01 SET

(Ter)

9h

Cerimônia de Abertura da Semana da Pátria 2015

Praça Cívica

14h

Cerimônia Cívica

Tribunal Regional Eleitoral

19h

Apresentação da Banda de Música da FAB

Shopping Via Direta

02 SET

(Qua)

9h

Solenidade de Hasteamento do Pavilhão Nacional

Centro Administrativo de Natal

19h

Apresentação da Banda de Música do GpFNNa

Norte Shopping

03 SET

(Qui)

8h

Torneio de Voleibol Feminino

Ginásio Emaús

10h

Cerimônia Cívica

(Banda de Música do PMRN)

Academia Norte-Rio-Grandense de Letras

4 SET

(Sex)

8h

Torneio de Futebol Society

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal

05 SET

(Sab)

9h

Apresentação da Banda de Música do EB

Bosque dos Namorados

07 SET

(Seg)

8h40

Desfile Cívico-Militar

Praça Cívica

Após Desfile

Cerimônia de Encerramento


Ato ecumênico celebrou posse da nova diretoria do CERES UFRN na manhã desta segunda, 31

imageO Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN realizou na manhã desta segunda-feira, 31, no campi Currais Novos, ato ecumênico para celebrar a posse dos professores Sandra Kelly de Araújo (diretora) e Alexandro Teixeira Gomes (vice-diretor) que comandarão o campus pelos próximos quatro anos. A solenidade contou com a presença do prefeito Vilton Cunha, da secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, dos representantes das igrejas católica, evangélica, e do centro espírita, além da participação de professores, técnicos administrativos, terceirizados e alunos. A professora Sandra disse ser “um momento de muita alegria”. “O que não nos falta é ânimo, fé e coragem para este grande desafio”, disse a nova diretora, que tem entre suas metas melhorar as condições estruturais, ampliar o ensino, pesquisa e extensão do CERES. Vilton Cunha parabenizou a nova direção e reafirmou o seu compromisso na parceria com a UFRN para contribuir com a melhoria na educação do município. “Somos parceiros da UFRN e estamos aqui para reafirmar nosso apoio com as ações da universidade”, disse Vilton.

         A professora Sandra Kelly é professora do Departamento de Geografia (UFRN), mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutora em educação pela UFRN. O professor Alexandro é licenciado em Letras Habilitação Português/Espanhol e Literaturas, e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, doutor em estudos da linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com doutorado sanduiche na Universidade de Barcelona – Espanha, e aluno do pós-doutorado em Língua Portuguesa na PUC-SP.

Democratas de Caicó realizam sua convenção municipal

imageOs democratas de Caicó realizaram neste sábado (29) a sua convenção municipal que definiu o comando do partido pelos próximos três anos. Todo o diretório foi reconduzido aos mesmos cargos já ocupados anteriormente.

A presidência continuará com o médico e ex-prefeito Silvio Santos, tendo Dr. Salvador Santos vice-presidente e o radialista Suébster Neri continuará como tesoureiro. Para delegada do partido junto à executiva estadual foi reconduzida a médica e ex-vereadora Dra. Verônica Alcântara tendo a ex-primeira-dama Malvina Santos como sua suplente.

O evento foi prestigiado por diversos filiados históricos do partido, como o engenheiro Reginaldo Clemente e contou com novas filiações como a dos radialistas Eduardo Dantas, Ronaldo Adriano e Rodrigo Matarazzo, dentre vários outros que agora fazem parte da agremiação partidária.

Lideranças políticas do município estiveram prestigiando o ato, como o prefeito Roberto Germano (PMDB) e os vereadores Rubão Germano (PSDC) e Robson Araújo –Batata (PMDB).

Em João Câmara, Felipe Maia prestigia convenção do Democratas
imageO deputado federal Felipe Maia participou no domingo (30) da convenção do Democratas no município de João Câmara. O evento ocorreu na Câmara Municipal da cidade e reconduziu à presidência do diretório municipal o prefeito Ariosvaldo Targino, o Vavá, e a ex-vereadora Rosiane Soares como vice-presidente.

Na oportunidade, Felipe Maia lembrou da presença do partido na administração da cidade. “O Democratas tem sua parcela no desenvolvimento de João Câmara, uma vez que tantas lideranças do partido têm trabalhado para o crescimento da cidade. E, além disso, o município conta com as portas do meu gabinete sempre abertas em Brasília”, destacou Maia.

A cerimônia contou com a participação do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), do vice-prefeito Josafá de Araújo, dos vereadores Luiz de Berré, Maurício Caetano, Amistrong Bezerra e Daniel Enfermeiro e secretários municipais.

Felipe Maia participa de convenção em Goianinha

imageNo sábado (29), o Democratas de Goianinha realizou sua convenção na fazenda Bom Jardim. O deputado federal Felipe Maia esteve presente no evento que reconduziu à presidência do diretório Renato Lima, presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte (Asplan-RN).

Em suas palavras, Felipe Maia ratificou a confiança do partido na recondução de Renato Lima à frente do diretório. “O Democratas apoia o projeto que Renato Lima possa vir a querer colocar em prática no próximo ano. O partido caminhará junto com os seus filiados nas discussões com o objetivo de promover o crescimento da legenda nos quatro cantos do estado e do país”, comentou o parlamentar.

No evento foram realizadas novas filiações. Na ocasião, também estiveram reunidos a ex-vice-prefeita Helena Araújo e os ex-vereadores Alfredinho e Roberto Luís.

EM CONVENCÕES DO PMDB, GARIBALDI DEFENDE QUE PARTIDO ESCUTE O POVO ANTES DE LANÇAR PRÉ-CANDIDATOS

imageO senador Garibaldi Alves Filho atendeu ao convite dos diretórios municipais do PMDB de Riachuelo e São Paulo do Potengi, participando de convenções, nas respectivas cidades, neste sábado (29).

“Não podemos impor candidaturas. O partido não pode esquecer de ouvir o povo e saber identificar os candidatos naturais. Estamos aqui na região do Potengi para prestar esse apoio e dialogar”, disse o senador.

Garibaldi esteve acompanhado do deputado federal, Walter Alves, e do deputado estadual, Hermano Morais, ambos do PMDB. Em Riachuelo, o encontro aconteceu na sede da Câmara Municipal e contou com a presença da prefeita Mara Cavalcante e de seu esposo, Erick Machado, que assume a presidência do PMDB na cidade. Prestigiaram ainda, entre outras lideranças, a prefeita de Jardim de Angicos, Sueli Fonseca e o deputado estadual Raimundo Fernandes.

Em São Paulo do Potengi, os partidários receberam o senador com entusiasmo para a convenção, coordenada pelo ex-prefeito José Azevedo. Em ambos os eventos, o senador deixou claro que o PMDB precisa tomar rumo para as próximas eleições municipais, porém, ressaltou a importância de agir com planejamento.

Walter Alves participa de convenções em Riachuelo e São Paulo do Potengi

imageO deputado Walter Alves (PMDB-RN) participou, nesse sábado (29), de convenções nos municípios de Riachuelo e São Paulo do Potengi. Em Riachuelo, ao lado do senador Garibaldi Alves Filho e dos deputados estaduais Hermano Morais e Raimundo Fernandes, Walter saudou a união da prefeita Mara com o ex-prefeito Marcilio Dantas. "Essa união, além de ser importante para a família irá ajudar, ainda mais, Riachuelo a se desenvolver.  Estamos aqui para ajudar que isso aconteça", ressaltou o deputado. Durante a convenção, Erick Machado foi conduzido à presidência municipal do partido.

Já em São Paulo do Potengi, os parlamentares foram recebidos pelos ex-prefeito Azevedo, o atual vice-prefeito Zé Luiz e convencionais. Em discurso emocionado, Azevedo, após condução à presidência do partido, ressaltou a importância do PMDB para o município. Em seguida, o deputado Walter Alves e o senador Garibaldi ressaltaram a importância do ex-prefeito Azevedo para o partido e para o município.

A convenção do PMDB de Brejinho aconteceu nesse domingo (30) e contou com a presença do deputado Walter Alves (PMDB-RN).

imageAo chegar ao município o deputado foi recebido pelo ex-prefeito Joaozinho, líder do partido no município e oposição a atual prefeita.

Na convenção, realizada na Câmara Municipal do município, participaram vários líderes locais, dentre eles, o atual vice-prefeito Marcelo, vereadores e o prefeito de Jundiá, Beto de Izaías.

Walter, em discurso, ressaltou seu trabalho em prol dos municípios. "Nosso trabalho em Brasília visa, cada vez mais, dar condições aos gestores para administrar seus municípios. Recentemente,  participamos da aprovação de regras para União criar despesas para os municípios com indicação de receita e vamos, nessa semana, votar a PEC do pacto federativo que deve redistribuir melhor as receitas para os entes federados", anunciou o deputado, que segue nessa segunda feira para Brasília.

sábado, 29 de agosto de 2015

Comitê defende que prefeituras façam mutirão para limpar Rio Piancó/Piranhas/Açu

imageO presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena defendeu nesta sexta-feira (28) que as prefeituras de Caicó, Jardim de piranhas, São Fernando, Timbaúba dos Batistas se unam em mutirão aos municípios da Paraíba e realizem a limpeza do Rio, facilitando a chegada da água liberada pelo Complexo Mãe D’água em Coremas (PB).

Essa água pode não ser suficiente para garantir o abastecimento d’água como deveria. Por isso que estamos com tarefas de aumentar a fiscalização de imediato, fazer a conjugação da água de Mãe D’água com Coremas, e a outra é que os prefeitos destes municípios do Seridó junto com as da Paraíba deveriam fazer um mutirão para fazer uma limpeza no Rio e criar uma calha que essas água tivesse uma corrida livre, pra ver se chega aqui e dá pra todo mundo”, explicou.

Para Procópio, a situação pode se agravar mais ainda, se até o final deste ano não tivermos recarga dos principais açudes responsáveis pelo abastecimento das cidades que compreendem a Bacia do Piancó/Piranhas/Açu. “Do final do ano pra frente, se não houver recarga dos açudes, vai entrar em volume morto e vai ter que fazer bombeamento e não apenas sair das comportas, e o custo de energia é muito alto. Não sabemos nem se isso vai ter viabilidade, imagina que estamos em um momento altamente difícil”, finalizou.

Convenção municipal do Democratas de Caicó acontecerá neste sábado pela manhã na Câmara Municipal

imageA comissão provisória do Democratas (DEM) de Caicó vai realizar neste sábado (29) a sua convenção municipal, oportunidade em que o ex-prefeito Dr. Silvio Santos será reconduzido à condição de presidente do diretório municipal. O evento, que será cartorial, acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Caicó das 09h às 11h.

Uma única chapa foi inscrita, que é a mesma que vem comandando o partido nos últimos anos, sem qualquer alteração. A delegada a representar o diretório local junto a executiva estadual continuará sendo a médica e ex-vereadora Dra. Verônica Alcântara.

De acordo com o edital de convocação dos filiados, três assuntos estão na pauta de discussões dos democratas caicoenses. Na oportunidade também será feita uma série de filiações ao partido, que estará recebendo jovens de vários segmentos que se agregarão ao partido.

Em convenção no Oeste potiguar, Felipe Maia destaca nova fase do Democratas

imageDando continuidade ao projeto de renovação e reestruturação dos diretórios do partido Democratas no Rio Grande do Norte que os municípios de Mossoró e Baraúna, localizados no Oeste potiguar, promoveram suas convenções na sexta-feira (28). Os eventos foram prestigiados pelo presidente nacional da legenda, senador José Agripino, o deputado federal Felipe Maia e o deputado estadual Getúlio Rêgo.

Em Mossoró, a sede do partido recebeu durante todo o dia cerca de 200 novas filiações. O diretório municipal passa a ser presidido pela ex-prefeita da cidade, Cláudia Regina. Já em Baraúna, o ex-vereador João Saldanha assumiu o comando da sigla. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal e reuniu os correligionários e lideranças da agremiação no município.

“O Democratas está reescrevendo uma nova página tanto em Mossoró quanto em Baraúna. Desejo aos mais novos presidentes dos diretórios muito êxito na condução dos trabalhos e juntos vamos fortalecer o partido em todos os municípios do Rio Grande do Norte”, comentou Felipe Maia.

Assessoria de Comunicação:

Nota: Pra bom entendedor: VÃO SE OS DEDEOS, FICAM OS ANÉIS - ESCREVEU NÃO LEU ?! O PAU COMEU !!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

NATAL SEDIARÁ ENCONTRO NACIONAL DE MOTOCICLISTAS

imageNo próximo final de semana, os apaixonados e apreciadores do universo do motociclismo se encontrão na Capital do Sol. O Natal Moto Fest, encontro nacional de motociclistas terá sua abertura oficial na sexta-feira (4), a partir das 20h, e vai até o domingo (6), no Centro de Convenções de Natal.  Esta edição será realizada durante a programação da Feira de Artes e Antiguidade de Petrópolis e os organizadores do encontro estimam reunir mais de seis mil motociclistas de todo o país.

            No local do evento serão montados stands com exposição de motos, produtos e acessórios, revenda autorizada de motos e oficina de serviços. Além disso, a programação do encontro contará com shows de rock, apresentação de dança contemporânea, feira de artes, artesanato e uma praça de alimentação com festival gastronômico, com bares e food trucks.

            Durante período do Moto Fest, acontecerá também o Encontro Nacional do MC Bodes do Asfalto (Maçons motociclistas) e a Convenção Nacional e Internacional Brazil Riders (motociclismo de viagem) e a 5ª Convenção Estadual da Federação das Associações Motociclistas do Rio Grande do Norte (FAM-RN) e a entrega das placas dos prêmios Dagoberto Pires e Nezinho da Turuna, aos motociclistas que cumpriram o desafio Moto Fest. 

            O Natal Moto Fest é organizado pela Federação das Associações de Motociclistas/RN, FAM-RN, e conta com o apoio da Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Secretaria Municipal de Serviços e Urbanos (Semsur) e do Governo do Estado. O evento tem por objetivo oportunizar a participação de pessoas ligadas a essa modalidade esportiva não apenas do RN, como também das diversas regiões do Brasil.

Confira a Programação:

“Grande preocupação”, diz Vilton sobre situação do Gargalheiras após visita ao açude

imageA crise no abastecimento de Currais Novos e Acari é a maior preocupação dos gestores dos dois municípios, além da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN e Governo do Estado, que analisam soluções urgentes e imediatas para amenizar este problema causado pela estiagem dos últimos anos. Em visita ao açude Gargalheiras, em Acari, na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, disse ser uma “grande preocupação” a situação atual do reservatório. Acompanhado do engenheiro José Eudes da CAERN, e do professor João Abner, Vilton caminhou por trechos do açude e da captação que distribui água para as duas cidades. “Vamos nos reunir em breve com a CAERN e Governo para cobrarmos soluções imediatas, urgentes, para este problema que afeta milhares de pessoas”, disse Vilton. Na tarde desta quinta-feira, 27, o prefeito visitou trechos da obra da adutora de engate rápido que trará água da Barragem Armando Ribeiro até o município, e que está em fase avançada próximo à cidade de São Vicente. Um dos planos emergenciais apresentados é a captação de água na adutora Serra de Sant’Ana e caminhões pipa para ajudar no abastecimento de Currais Novos.

Procon/RN alerta empresas para envio de boleto no prazo de 10 dias do vencimento

Ausência da colocação da data de postagem isenta consumidor de multa

Natal (RN), 28 de agosto de 2015 – O PROCON/RN notificará estabelecimentos comerciais para o cumprimento da lei nº 0277/2009 que dispõe sobre a postagem obrigatória do aviso de cobrança no prazo mínimo de dez dias anteriores ao vencimento da fatura. A comprovação do envio deverá ser feita na parte exterior frontal do envelope de cobrança, ou documento similar, que deverá constar indicação oficial da data de postagem de forma clara e visível.

Na hipótese de entrega direta será exigida a assinatura de protocolo ou recibo pelo devedor. Em caso de não cumprimento da lei, apurado por denúncia direta do consumidor ao PROCON/RN, aplica-se ao infrator a multa de no mínimo R$ 1.000.00 (hum mil reais) e no máximo R$ 10.000.00 (dez mil reais).

Segundo o Diretor Geral do Procon Estadual Ney Lopes Jr. esta medida servirá para levar ao conhecimento das empresas que emitem boletos de cobrança a necessidade de se cumprir a lei. “O descumprimento da lei isentará o consumidor do pagamento de multa, juros ou atualização monetária, em razão da inobservância pelo estabelecimento que emitiu a fatura de cobrança”, disse.

Ney Lopes Júnior disse também que a obrigatoriedade de ter a data impressa do envio é importante para que fique claro quem enviou ou entregou a cobrança em atraso. Se a empresa ou os Correios.

“Muitas vezes um fica jogando para o outro e o prejudicado sempre é o consumidor. É preciso haver tempo hábil para que a fatura passe pelo trâmite de entrega dos Correios. Não é justo o consumidor pagar multa sem ter culpa por ter recebido um boleto de cobrança em atraso, fato este muito comum de acontecer. Precisamos mudar esta realidade. A lei existe para que o consumidor não pague por algo que ele não deu causa. Inicialmente será uma advertência levando ao conhecimento das empresas o que estabelece a legislação. As multas só serão aplicadas se o erro persistir", finaliza Ney Lopes Jr.

PEREGRINAÇÃO N.S.DAS VITÓRIAS - CONVITE

  As famílias de LUCIANO/MARGARIDA e INÁCIA/AGEU , convidam os carnaubenses ausentes para prestigiarem suas novenas conforme informações abaixo:

LUCIANO/MARGARIDA - Hoje (sexta-feira) dia 28.08.2015. às 20:00 horas.
                                               Rua São José de Mipibu - 1501 - Lagoa Nova/Natal/RN
                                                FONES - 98835.4497-3206.2352

INÁCIA/AGEU - Amanhã (sábado), dia 29.08.2015. Às 19:00 horas, Missa com celebração  do                               Padre Jaime, Pároco de Carnaúba dos Dantas.
                              Rua - ITAPEVA - 4663 - Conjunto Pirangi - 2ª etapa 
                              Fones - 98869.5982 /99842.9099.

Assessoria de comunicação da ARCA

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Comunidade universitária seriodense ganha um Plano Diretor para o CERES UFRN

image“Os campi Caicó e Currais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são outros depois dos últimos quatro anos”, disse a diretora do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) aos presentes ao lançamento do Plano Diretor do CERES nas duas cidades, no final da última semana.

Uma das melhorias, segundo Ana Aires Pereira, é o planejamento da ocupação e o uso dos espaços físicos, “prova do avanço da governança da UFRN nesse período nos dois campi do interior”. 

O lançamento ocorreu simultâneo às inaugurações de novos espaços físicos nos dois campi, presididas pela reitora Ângela Maria Paiva Cruz, e foi considerado pela administração central da universidade “um instrumento de ordenamento territorial físico-ambiental dos campi”, para nortear a ocupação de forma planejada.

TCE determina à Sesap regularizar pagamentos de adicional de insalubridade e plantões eventuais

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou, em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (27), uma série de medidas à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para regularizar o pagamento de adicional de insalubridade e plantões eventuais. Auditoria realizada pelo corpo técnico da Corte de Contas identificou indícios de irregularidades nesses pagamentos no âmbito da Sesap.

De acordo com o voto do relator, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, cujos termos foram acatados à unanimidade pelo Pleno do TCE, a Sesap deverá informar imediatamente a órgãos que tenham servidores cedidos da Saúde que o pagamento de plantões eventuais e adicional de insalubridade deverá ser custeado pelo órgão cessionário. Todos os pagamentos realizados pela Sesap a servidores cedidos a outros órgãos devem cessar ao final do exercício de 2015.

Em 30 dias, a Secretaria de Saúde deverá se abster de pagar plantões eventuais a servidores que não estejam lotados em unidades de saúde com regime de funcionamento de 24h ininterruptas, como também deve parar de pagar plantões eventuais como forma de contrapartida financeira pela ocupação de cargos de direção, coordenação ou chefia, “implementando as medidas necessárias para que essa contraprestação se dê de forma correta”.

Além disso, a Sesap terá 120 dias para fazer um levantamento da situação de 730 servidores que recebem adicional de insalubridade, mas que não estão lotados em setores ou locais insalubres, confeccionando laudos sobre as condições de trabalho. Ao fim do levantamento, e comprovado o recebimento irregular, a Sesap deve abrir procedimentos individualizados para cortar o pagamento.

O prazo de 120 dias também foi aplicado para que a Secretaria apure a situação de 70 servidores cujo local de trabalho é considerado pela Sesap como “incerto” e 97 servidores que não foram encontrados em suas unidades durante as inspeções in loco realizadas pela equipe técnica do Tribunal de Contas. Da mesma forma, devem ser abertos procedimentos individualizados para suspender pagamentos e aplicar punições ao fim do levantamento.

De acordo com os termos do voto do conselheiro, as medidas determinadas pela Corte de Contas são necessárias “posto restar demonstrado descumprimento frontal aos comandos expressos em lei, gerando prejuízos ao erário em virtude do dispêndio com pagamento de verbas irregularmente, prejuízo que tende a aumentar mensalmente se não forem tomadas as providências necessárias para cessá-lo”.

Os indícios de irregularidades encontrados na Secretaria Estadual de Saúde são fruto de inspeção especial realizada pela equipe técnica da Diretoria de Despesa com Pessoal (DDP) e de representação da Coordenadoria de Auditoria Operacional. Ficou fixada no julgamento a multa de R$ 100 por dia para cada medida cautelar descumprida.

2ª edição do Natal Moto Fest será em setembro no Centro de Convenções

imageA capital potiguar volta a sediar o Natal Moto Fest, encontro nacional de motociclismo, que promete reunir cerca de seis mil motociclistas. A segunda edição do evento será realizada de 4 a 6 de setembro no estacionamento do Centro de Convenções de Natal, com entrada gratuita.

Os visitantes do encontro vão ter à disposição barracas com 15 expositores de produtos direcionados aos motociclistas, (macacões, capacetes, luvas, botas e acessórios para motocicletas), stands de revendas autorizadas de moto, oficina de serviços motociclísticos e a aguardada exposição de motocicletas. A programação também contará com shows de rock, apresentação de dança contemporânea e praça de alimentação com festival gastronômico.

Paralelamente ao evento também será realizada a Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis, 5ª Convenção Estadual da Federação das Associações Motociclistas do Rio Grande do Norte (FAM-RN), Convenção Nacional dos Bodes do Asfalto (moto clube exclusivo dos maçons), Encontro Nacional do Brasil Riders e a entrega das placas dos prêmios Dagoberto Pires e Nezinho da Turuna.

O Natal Moto Fest é promovido pela Federação das Associações Motociclísticas do Rio Grande do Norte e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que disponibilizará a iluminação do evento, banheiros químicos e tendas, Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e do Governo do Estado.

COMUNICADO DETRAN: INTERRUPÇÃO DOS SERVIÇOS EM SANTA CRUZ/RN

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) informa ao público em geral que devido a um serviço de manutenção, ampliação e melhoria, que será realizado pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) na rede de energia elétrica da Cidade de Santa Cruz, a unidade do Detran daquela localidade terá que interromper os seus trabalhos no horário das 9h às 13h, desta sexta-feira (28). O Grupo Executivo do Detran de Santa Cruz retomará o atendimento ao público a partir da segunda-feira (31) no expediente normal da unidade.

Assessoria de Comunicação Detran/RN

MPF: Grupo é condenado por desvio de recursos do Peti de Tenente Laurentino

Ministério Público Federal denunciou diversas irregularidades na aquisição de produtos, no ano de 2005, com participação de um ex-prefeito

Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) resultou na condenação de um grupo envolvido no desvio de recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no ano de 2005, no Município de Tenente Laurentino Cruz. Foram condenados o ex-prefeito Joarimar Tavares de Medeiros; dois ex-integrantes da Comissão Permanente de Licitação (Airton Laurentino de Medeiros Neto e Karydja Soares Bezerra); o assessor jurídico Sinval Salomão Alves de Medeiros; e o ex-secretário de Finanças, Gildanyr Freitas de Medeiros. Da decisão ainda cabem recursos.

As irregularidades incluíram dispensas indevidas de licitação, favorecimento de fornecedores, aquisição de alimentos fora do período de funcionamento do programa, saque de cheques na “boca do caixa” e aquisição de produtos sem qualquer relação com o estado de emergência decorrente da estiagem, argumento utilizado à época para a dispensa das licitações. Foram pagos, até mesmo, medicamentos adquiridos no mandato do prefeito anterior.

Prefeitura de Caicó promove 2ª Conferencia Municipal da Juventude no Dom Vagner

imageO Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó está recebendo hoje(quinta-feira) a II Conferência Municipal da Juventude, com o tema: “As várias formas de mudar o município dentro de suas políticas públicas para a juventude”.

A abertura oficial ocorreu às 8 horas e 30 minutos e o evento será encerrado às 17 horas, sendo uma realização da Prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e com apoio da Cáritas Diocesana.

A Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Soraya Regina de Medeiros Dias Góis, ressaltou que a Conferência conta com a presença de adolescentes e jovens, estudantes universitários e todas as entidades que trabalham com a juventude no município de Caicó.

Também participam da Conferência Municipal da Juventude, jovens dos Distritos de Laginhas e Palma e outros jovens atendidos pelos programas da Secretaria de Assistência Social.

PREFEITURA DO NATAL PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÕES NO FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA 2015

Proponentes, artistas e produtores terão até 6 de outubro para inscrever seus projetos. Total do investimento é de R$ 350 mil na cultura de Natal

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte), está prorrogando até o dia 6 de outubro o prazo de inscrição para projetos culturais no Fundo de Incentivo à Cultura 2015 (FIC). O valor total do investimento para o segmento cultural é de R$ 530 mil. A ampliação do prazo permitirá que mais proponentes e artistas possam organizar seus documentos e projetos culturais.

Para facilitar ainda mais a tramitação algumas exigências de documentos foram retiradas. Uma delas foi a alteração no item 5 da Documentação jurídica. Foram retiradas as exigências de declarações do TCE e do MPRN.

As novidades estão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) e os documentos necessários para a inscrição estão no blog da Funcarte www.blogdafuncarte.com.br

As inscrições deverão ser feitas na sede da Secult/Funcarte (Avenida Câmara Cascudo, Cidade Alta) sempre das 8h às 13h.

Exposição conta a história das Artes Visuais de Mossoró

imageAcontece nesta quinta-feira (27), às 19h, a abertura da exposição “História das Artes Visuais de Mossoró”, em que trinta artistas plásticos mossoroenses vão expor na galeria Boulier, do Memorial da Resistência. A exposição ficará aberta até 30 de setembro, das 15h às 19h, de terça a domingo.

Os curadores Dione Caldas e Rogério Dias Xavier optaram por organizar os trabalhos a partir de dois eixos. No Horizonte Histórico serão expostas xilogravuras de João da Escóssia (1873-1919), que por muitos anos ilustrou O Mossoroense, fotografias de Manuelito (1910-1980), que documentou durante 50 anos as transformações da cidade e da sociedade, pinturas de Marieta Lima (1912-2012) e Ivan Lima seu filho. Também integra este núcleo Francisco Boulier, que dá nome à galeria.

O segundo eixo, que trata do Horizonte Atual, inclui trabalhos de Anabela Vicente Alexandre, Ana Selma, Ângela Almeida, Antônio Francisco, Bruno Stenbach, Carlos Careca, César Souza, Clarissa Torres, Eduardo Falcão, Escravo da Arte, Janir, Laércio Eugênio, Larry Barbosa, Ligia Morais, Marcelo Amarelo, Marcelo Morais, Naide Batista, Nelson Oliveira, Ney Morais, Nôra Aires, Ryan Adam, Rogério Dias, José Rodrigues, Sabrina Bezerra, Toinho Silveira, Vicente Vitoriano, William. Todos nascidos ou que viveram na cidade.

PMDB da Terra da Música faz Convenção e elegeu Gilson Dantas Presidente.

imageAconteceu na noite desta quarta feira 27 de agosto de 2015 na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas a convenção para escolha do novo diretório do PMDB da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, onde foi aprovado pela maioria dos votantes a chapa única que teve como presidente o vereador Gilson Dantas e vice a vereadora Maria de Ramalho.

Em seu discurso após o encerramento da votação o então eleito Gilson Dantas declarou para as pessoas presentes a Sala vereador Wilson Luiz de Souza que o PMDB de Carnaúba dos Dantas continuará como oposição a administração do atual prefeito Sérgio Eduardo do PSB de Wilma de Faria, e, que a intenção do partido é que na próxima campanha para prefeito na Terra da Música o partido apresente candidatura própria, e que o mesmo coloca seu nome a disposição do partido para uma eventual candidatura a prefeito nas eleições de 2016.

Estiveram presentes e prestigiando a convenção que elegeu Gilson Dantas, os senhores: O carnaubense ex prefeito de Parelhas, Antônio Petronilo Dantas; O atual prefeito de Jardim do Seridó, Pe. Jocimar;   O advogado e membro do diretório eleito, Sr, Hilário Félix Dantas; Empresário Vanca de Olau; Sr Manoel Barbosa que é um dos fundadores do PMDB local e o jovem parelhense Netinho (Povoado Cobra).

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

UFRN agiliza implantação do Plano de Cultura na instituição

imageVisando fortalecer a política cultural da instituição, a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PROEX/UFRN) começou a discutir na última segunda-feira, a implantação do Plano de Cultura da universidade, para o qual conta com mais de 1,5 milhão de reais do Ministério da Cultura (MinC).

Para tanto, a UFRN vai nomear um Comitê Gestor, envolvendo professores e gestores que atuam na área de arte e cultura. A ideia é que o fortalecimento de políticas nesse campo contribua para a interiorização das ações da Universidade, um dos pilares do Plano de Gestão 2015/2019, explicou a pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, ao falar sobre a reunião.

Na ocasião, a diretora do NAC, Teodora Alves resumiu as principais ações do Plano de Cultura e relacionou algumas que a UFRN já desenvolve para a comunidade universitária e o público externo. Entre elas os programas SIGAARTE, criado em 2013, o Circuito Cultural da UFRN, desenvolvido em 2012, o Chão de Saberes, no ano de 2014 e o Cultura e Memória da UFRN, desenvolvido em parceria pela PROEX/Hospital Universitário e a Superintendência de Comunicação.

GARIBALDI COMEMORA APROVAÇÃO DA PEC 98/2015

imageO Plenário aprovou há pouco, em primeiro turno, com 67 votos favoráveis e sete contrários, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 98/2015, que garante às mulheres percentuais mínimos de participação na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas, na câmara legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais.

Pelo texto, que passou pela Comissão Temporária de Reforma Política, 10% das cadeiras serão destinadas às mulheres na primeira legislatura subsequente à promulgação da emenda. Na segunda legislatura, o percentual mínimo será de 12%. E na terceira legislatura, as cadeiras destinadas às mulheres serão pelo menos 16% do total das casas legislativas.

O texto contou com o relatório favorável da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

Walter Alves faz leitura de relatório sobre PEC que altera tramitação de Medidas Provisórias

imageO deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) fez, na tarde de hoje (25), a leitura do relatório de sua autoria sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 70/2011) que trata sobre propostas para modificar a tramitação das medidas provisórias no Congresso Nacional. A leitura ocorreu durante sessão realizada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Walter apresentou propostas que, segundo ele, melhoram o processo de tramitação. "Há exagero na edição de medidas provisórias pelo poder Executivo e a tramitação atual ocorre de modo caótico, não permitindo a participação efetiva dos deputados e senadores”, enfatiza.

Em seu relatório, o deputado apresentou substitutivo à proposta que veio do Senado Federal, apresentada pelo senador José Sarney (PMDB-AP) e relatada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG). Entre as propostos modificativas, o relatório apresenta opção pela substituição da Comissão Mista (Senado e Câmara) por Comissões Especiais de cada uma das duas casas legislativas.

CPI de Crimes Cibernéticos: Rafael Motta realizará reunião em Natal

imageA Comissão Parlamentar de Inquérito de Crimes Cibernéticos aprovou nesta terça-feira (25), o requerimento de autoria do deputado federal Rafael Motta (PROS), que solicita a realização de uma audiência pública em Natal para tratar sobres crimes virtuais praticados contra crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte.

O deputado é sub-relator da CPI de Crimes Cibernéticos da matéria que investiga crimes virtuais contra crianças e adolescentes, inclusive os atos de pedofilia cometidos na internet.

“Vamos realizar essa audiência em Natal no início de outubro cuja finalidade é reunir autoridades e profissionais especializados em combater crimes virtuais, para nos ajudar na condução do trabalho na CPI. Temos o dever de preservar e proteger as nossas crianças e adolescentes, poisnos últimos dois anos, no Brasil, foram abertos 110 inquéritos por mês sobre casos de pedofilia, e o nosso propósito é mudar essa realidade”, destacou o parlamentar.

Serão convidados representantes da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e do Instituto Brasileiro de Estudos, Pesquisas e Formação para a Inovação Social.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Ministério do Turismo agrupa municípios do RN de acordo com a economia turística

O Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.

O Rio Grande do Norte teve 75 cidades agrupadas em categorias de A até E. Natal, assim como todas as capitais brasileiras, ficou na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Outros dois municípios do estado, Mossoró e Tibau do Sul (Pipa), foram inseridos na categoria B; e 10 na categoria C, incluindo São Miguel do Gostoso e Parnamirim. As 62 cidades restantes foram categorizadas como D (43) e E (19).

A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.

“A ferramenta oferece elementos para aprimorar a gestão do turismo; ajuda a otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor. A intenção não é hierarquizar os municípios, mas sim agrupá-los de forma que possamos traçar parâmetros para atendimento a diferentes necessidades”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. A categorização contempla as 303 regiões turísticas inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro.

Alves lembra ainda que o fato de um município ser categorizado em D ou E não significa que ele receberá menos apoio que um município categorizado como A ou B.

A categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras. Este agrupamento concentra destinos turísticos tradicionais de nove estados brasileiros como Porto Seguro (BA), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), Armação de Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO). O grupo responde por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional.

O grupo B tem 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades categorizadas pelo Ministério do Turismo. São destinos turísticos de 20 estados, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul.  Juntos os grupos A e B, representados por 218 municípios, respondem por 68% do fluxo doméstico brasileiro e 97% do internacional. Já o grupo C, com 504 municípios, representa 15% do total avaliado. O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, ou 78% do conjunto avaliado concentram-se nos grupos D e E, com economias do turismo incipientes. A ideia é que, conhecidas as características de cada grupo de municípios, torna-se mais fácil proporcionar apoios adequados a cada um deles.

O processo de categorização, uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo do MTur, teve sua metodologia avaliada pelas secretarias estaduais e municipais de turismo e foi reconhecida em diversas instâncias do poder público. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado a classificou como “essencial” para o aperfeiçoamento da política de Estruturação dos Destinos Turísticos. A Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) expressou sua aprovação à ferramenta, desenvolvida por técnicos do Ministério do Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro - É o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente. O mapa é atualizado periodicamente e sua última versão, de 2013, conta com 3.345 municípios, divididos em 303 regiões turísticas.

Confira no site e na planilha em anexo a categoria de cada um dos 75 municípios do RN incluídos no mapa do turismo brasileiro.

www.mapa.turismo.gov.br

Assessoria de Imprensa

Governo inicia Plano de Modernização da Gestão Pública

O Governo do Estado lança amanhã, a partir das 9h, na Escola de Governo, o Projeto de Modernização da Gestão Pública, coordenado pela Secretaria do Planejamento e das Finanças (Seplan), com o apoio do Banco Mundial, e que contará com a consultoria técnica do Instituto Publix, especializada em governança para resultados no âmbito do setor público. O Projeto de Modernização pretende, como o nome sugere, modernizar a gestão das contas públicas; estruturar e detalhar uma carteira de projetos estratégicos de apoio à implantação de uma visão mais inovadora com a administração pública, procurando alcançar e manter um equilíbrio fiscal, tudo isso a partir de ações continuadas e de longo prazo com vistas até 2035.

A execução do projeto terá o suporte de um grupo técnico, colaboradores, um grupo gestor e stakeholders (interessados no projeto). Cada secretaria ou órgão da Administração Direta e Indireta vai indicar dois servidores para atuar junto à SEPLAN/Instituto Publix na coleta de informações que subsidiarão o projeto.

Extremoz, segundo município mais antigo do RN, foi homenageado nesta segunda, 24

imageO reconhecimento foi durante o aniversário de 514 anos do Estado do Rio Grande do Norte, promovido pela Revista Foco Nordeste

Com a presença do governador em exercício, Fábio Dantas, o município de Extremoz, segundo mais antigo do RN, foi homenageado durante a solenidade de comemoração dos 514 anos do Estado, na noite desta segunda-feira, 24, no Versailles Recepções. O prefeito Klauss Rêgo recebeu placa comemorativa.

“A História remonta a 1.758. A Vila Nova de Extremoz se origina da Aldeia de São Miguel do Guajiru, onde viviam índios Tupis e Paiacus, com a presença de trabalho catequético de padres jesuítas”, escreveu o historiador Marcus César Cavalcanti de Morais.

“O município de Extremoz faz parte da História do RN e é rico em tradições e cultura, que vêm desde a época da presença dos jesuítas. Recentemente firmamos um convênio com o Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco e brevemente vamos instalar um museu com muitos artefatos arqueológicos, inclusive canoas muito antigas encontradas no fundo da Lagoa de Extremoz. Tudo isso servirá para continuarmos a contar a nossa História e preservar nosso patrimônio cultural e arqueológico”, disse o prefeito Klauss Rêgo.

Aniversário

O evento contou com palestra do membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN, historiador e publicitário Marcus Cesar Cavalcanti, diretor da Revista Foco Nordeste, que lançou edição especial sobre os 514 anos. Outros sete municípios antigos também foram homenageados: Natal, Arêz, Portalegre, São José de Mipibu, Vila Flor, Caicó e Assú. (LS).

Escola potiguar é a primeira do Brasil a visitar maior laboratório de Física do mundo

imageimage

O Colégio Ciências Aplicadas, em Natal-RN, é a primeira e única escola do Brasil convidada a visitar a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, conhecida como Cern (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire). Trata-se do maior laboratório de Física de partículas do mundo, localizado em Meyrin, na região de Genebra, na fronteira Franco-Suíça.

No próximo dia 28 de agosto, um grupo de 40 adolescentes estudantes do Ensino Médio embarca com professores e pais para essa viagem especial, passando também por Portugal e outras cidades da Suíça. Sob o comando do diretor do Colégio Ciências Aplicadas, Alexandre Pinto, os alunos terão aulas de campo das disciplinas de Física e Química, visitando pontos históricos e importantes para a Ciência nos dois países. O grupo retorna ao Brasil no dia 6 de setembro.

O convite para visitar o Cern surgiu após a realização de uma vídeo-conferência, que aconteceu também em outras escolas do país, na qual os alunos faziam uma visita virtual ao laboratório que tem um túnel de 27 quilômetros usado para as experiências com aceleração de partículas. Os apresentadores da visita ficaram impressionados com o nível das perguntas elaboradas pelos alunos do Ciências Aplicadas e estreitaram contato com os professores da escola. Dias depois, surgiu o convite.

Vereadora Mara Costa quer internet wifi gratuito em espaços públicos municipais de Caicó

Mara-Costa

A vereadora Mara Costa (PROS) aproveitou a sessão desta quarta-feira (18) da Câmara Municipal de Caicó para apresentar um importante requerimento visando a inclusão digital no município.

A edil solicitou a implantação de rede de internet Wi-Fi (wireless) pública nos principais pontos da cidade, tais como: praças, ilha, instituições de ensino público, terminal rodoviário.

A vereadora justifica seu pedido afirmando que a medida garantirá mais acesso digital aos caicoenses. “A iniciativa tem como objetivo promover o uso das novas tecnologias como importante ferramenta para articulação social e acesso à informação”.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mais entidades potiguares se somam à campanha do MPF: “10 Medidas contra a Corrupção”

Pontos de coleta se multiplicam e todos os cidadãos podem participar

As listas para coleta de assinaturas da campanha “10 Medidas contra a Corrupção” já circulam por todo o Rio Grande do Norte. Cada vez mais entidades declaram apoio à luta do Ministério Público Federal (MPF) pela aprovação dos projetos de lei que podem ajudar no combate a um dos crimes que mais prejuízos traz à sociedade brasileira. Qualquer cidadão pode participar, assinando as listas e até mesmo as imprimindo no sitewww.10medidas.mpf.mp.br e entregando nos pontos de coleta.

As unidades do MPF em Natal, Mossoró, Caicó, Assu e Pau dos Ferros vêm recebendo as listas, assim como diversas entidades parceiras. Nos últimos dias se somaram à campanha instituições como o Shopping Midway Mall; o América Futebol Clube; o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN); aDiocese de Mossoró; a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo; a Associação dos Surdos de Natal; e os Escoteiros de Natal.

Essas entidades se somam a apoios já confirmados, como os da Anamatra; Ministério Público do Estado; Justiça Federal; Amarn; Controladoria Geral do Município de Natal; Tribunal de Contas do Estado; Procuradoria Geral do Tribunal de Contas do Estado; Ampern; o Movimento Articulado de Combate à Corrupção; e o Ministério Público do Trabalho.

Estão também na luta pelas “10 medidas” o Rotary; o Conselho Regional de Medicina; a Arquidiocese de Natal; a Sociedade Espírita de Pau dos Ferros; a Receita Federal; a Igreja Adventista; a Igreja Batista; os sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal e dos Servidores do MPU; a Igreja Matriz São João Batista de Assu; a Primeira Igreja Batista Regular de Assu; a Segunda Igreja Batista da Convenção do Assu; o Movimento de Mulheres do Seridó; a Diocese de Caicó; e o IFRN de Caicó.

Workshop comemora os 30 anos do DIMAP da UFRN

“O Departamento de Informática e Matemática Aplicada, um dos mais propositivos e realizadores da UFRN, contribui para o alcance dos indicadores científico e tecnológico de qualidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Os sistemas de informação para uso acadêmico e administrativo por nós e demais órgãos de governo, pesquisa, educação e gestão, foram desenvolvidos pelo DIMAP”, disse a reitora Ângela Maria Paira Cruza, na manhã dessa segunda-feira, 24, durante abertura do Workshop DIMAp, em comemoração aos 30 anos do Departamento.
Na platéia diretores de centro, de institutos, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, professores, técnicos e estudantes. Entre os presentes, a Professora aposentada Estela Maria Araújo de Carvalho, presidente da Comissão que há três décadas propôs a criação do DIMAP.
Antes da reitora, o chefe do Departamento, historiou a trajetória do departamento. “Começamos modestos, mas com o passar do tempo nos tornos exitosos. Difundimos no estado conhecimentos sobre informática, desde a época em que era criado o primeiro computador pessoal e estamos presentes em muito desse desenvolvimento no RN, inclusive na criação de redes”, disse Nélio Alessandro Azevedo Castro.
Contemplando 35 atividades, o evento em comemoração aos 30 anos do DIMAP está ocorrendo no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), e vai até o dia 28 deste mês de agosto.

(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)

Currais Novos sediará 3º encontro de bonecos e bonequeiros do teatro de João Redondo no RN

imageUma das manifestações de maior valor cultural e histórico do Brasil, o “Teatro de Bonecos” ou “Mamulengos”, será destaque entre os dias 26 e 29 de agosto durante o 3º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro de João Redondo no RN, evento que acontecerá em Currais Novos com a participação de bonequeiros potiguares e convidados de outros estados. Realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, Fundação José Augusto, Casa de Cultura Popular, IPHAN, Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, Secretaria Municipal de Turismo, e pelas Associações Brasileira e Potiguar de Teatro de Bonecos, o evento tem como objetivo dar maior visibilidade à esta tradição popular e celebrar a diversidade de sua manifestação na contemporaneidade. O encontro terá seu primeiro momento às 12h da próxima quarta-feira (26) na Casa de Cultura Popular de Currais Novos com a confraternização da chegada dos mestres bonequeiros que irão realizar um cortejo no centro da cidade. Durante a programação do evento acontecerão rodas de conversa, plenária com as instituições, exposição, apresentações, oficinas e cortejos. Confira a programação do 3º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro de João Redondo no RN:

Desperdício de água agora gera multa para o cidadão e para a CAERN na cidade de Caicó

O Prefeito Roberto Germano regulamentou e entrou em vigor no último dia 20 de agosto de 2015, a Lei Nº 4.696 que dispõe sobre normas para redução e utilização racional e eficiente da água distribuída para uso humano. A Prefeitura de Caicó esta autorizada a fiscalizar todo o município com o objetivo de constatar a ocorrência de desperdícios de água.

Constitui desperdício de água as seguintes ações: lavar calçada, fachada ou painel, ou veículo utilizando-se de mangueiras comuns: manter torneira desnecessariamente aberta; negligenciar sobre vazamento em tubulação hidráulica. Uma vez caracterizado o desperdício de água, nas hipóteses citadas, fica o fiscal autorizado a multar em R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), dobrando a cada reincidência, os munícipes que forem flagrados desperdiçando água comprovadamente tratada da rede de abastecimento da cidade.

Os vazamentos de água e de esgoto detectados pela Prefeitura serão notificados à Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte – CAERN em 48 (quarenta e oito) horas, e a CAERN terá o mesmo prazo para sanar o problema. Caso haja descumprimento do prazo, a CAERN será multada em R$ 1.000,00 (um mil reais) por dia, dobrando a cada reincidência.

O Poder Executivo providenciará um serviço de denúncia através de “Disque Denúncia” onde a população servirá de fiscal para evitar o desperdício de água no Município de Caicó.

Natal sediará o XVI Encontro Nacional dos servidores do Ministério Público do Nordeste

imageA Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (ANSEMP) realiza na capital potiguar, entre os dias 16 e 17 de setembro, seu XVI Encontro Nacional com o tema "Assédio Moral" no Ministério Público: Mecanismos de prevenção e repressão.

 

imageNa programação para o primeiro dia do evento contempla palestra que será proferida pelo Procurador Regional do Trabalho, Tiago de Medeiros Neto. O evento será realizado no auditório da Assembleia Legislativa e será realizado pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Sindsemp).

"O evento será de muita importância por aglutinar várias entidades na discussão de avanços para a classe de servidores dos MP's. Também pela fundação da Federação do Nordeste dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais, onde nossa candidatura está posta para iniciar tão importante entidade a nível regional e nacional", afirmou Aldo Clemente Filho, presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Sindsemp).

Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Sindsemp_RN)

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores