domingo, 31 de agosto de 2014

Carlson Gomes é recebido com carreata em Vera Cruz e visita municípios de Arez e Lajes Pintas


Ao chegar no município de Vera Cruz, na noite de ontem (30), o candidato  a deputado estadual Carlson Gomes foi recepcionado na entrada da cidade por centenas de eleitores, que ao lado do vereador Sueudo e do suplente Deinho Lopes, realizaram uma carreata pelas ruas da cidade.

Após a mobilização política, Carlson seguiu para o Sítio Santa Cruz, onde se encontrou com o deputado federal Felipe Maia, que também é apoiado por Sueudo e Deinho. No sítio, participaram de missa e leilão dos festejos de São Caetano, padroeiro da comunidade, onde foram realizados batizados e casamento.

Carlson Gomes visita municípios de Arez e Lajes Pintas
Na manhã do sábado (30), o candidato a deputado estadual Carlson Gomes esteve em Arez, no povoado Nascença, prestigiando o aniversário da liderança Marcos Aciolly, popular Marquinhos, que juntamente com Luciano Pessoa, Ana e Acrísio, lhe apoiam no município.

À tarde, Carlson foi à Lajes Pintadas, onde realizou uma caminhada com o ex-prefeito Zé Gomes e seu filho, o vereador Djanilton Ferreira, que também o apoiam. Após a caminhada, participaram da tradicional Cavalgada em Amigos, que esta em sua 12ª edição.

“Carlson tem demonstrando um grande carinho por Lajes Pintadas, e tenho certeza que quando for deputado será um grande parceiro nosso, e lutará muito por nossa cidade”, declarou o ex-prefeito Zé Gomes.

Nova pesquisa amplia vantagem de Henrique para 15 pontos

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Seta e publicada neste domingo (31) pelo Portal No Minuto confirma a vantagem do candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, em relação ao segundo colocado, Robinson Faria (PSD), e uma vitória no primeiro turno. Os números mostram Henrique com 15 pontos percentuais a mais que Robinson e 11 pontos a mais que a soma dos demais candidatos.
Tendo em vista o eleitorado do Rio Grande do Norte, de 2.327.451 eleitores, Henrique Alves tem cerca de 350 mil votos a mais que o segundo colocado, Robinson Faria. Em relação ao levantamento realizado pelo Ibope, e publicado na última semana, a vantagem de Henrique é hoje maior em três pontos percentuais – era de 12 pontos e hoje é de 15 pontos.
Segundo a pesquisa do Instituto Seta, Henrique Alves tem 39,7% dos votos, seguido por Robinson Faria, com 24,1%, em segundo lugar. Robério Paulino aparece com 2,6% dos votos e Simone Dutra com 1,4%. Por fim, o candidato Araken Farias tem 0,6%. A soma dos outros candidatos chega a 28,7% dos votos, enquanto Henrique tem 39,7%, ou seja uma vantagem de 11 pontos percentuais para uma vitória no primeiro turno. Na pesquisa espontânea, que é quando o eleitor declara o seu voto sem ver a lista dos candidatos, Henrique Alves chega a 17 pontos de vantagem: 35,3% contra 18,3% de Robinson.
Os números ampliam o favoritismo de Henrique Alves, que já havia sido demonstrado com a divulgação da pesquisa do Ibope pela Inter TV Cabugi, na última quarta-feira (27). A pesquisa Ibope colocava Henrique com 12 pontos percentuais a mais que Robinson Faria, segundo colocado, e com sete pontos a mais que todos os outros candidatos, resultando numa vitória no primeiro turno.
Veja abaixo o resultado da pesquisa do Instituto Seta:
Henrique Alves (PMDB) – 39,7%
Robinson Faria (PSD) – 24,1%
Robério Paulino (PSOL) – 2,6%
Simone Dutra (PSTU) – 1,4%;
Araken Farias (PSL) – 0,6%.
Brancos e nulos – 20,4%
Não responderam – 11,2%
por assessoria de Henrique

Jardim do Seridó comemora nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, 156 de Emancipação Política

Nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, o município de Jardim do Seridó comemora 156 Anos de Emancipação Política. Para celebrar essa data festiva, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo montou uma programação especial. O feriado municipal será de festividades, desde o amanhecer e encerrado no período da noite.

Às 6 horas da manhã acontecerá Alvorada e Hasteamento do Pavilhão Nacional em frente ao Solar Padre Justino Pereira de Brito, sobrado onde funciona provisoriamente a sede do Poder Executivo de Jardim do Seridó, com as presenças da Banda Euterpe Jardinense, Banda Fanfarra 1º de Setembro e a Banda Mozart Santos. Na ocasião será executado o Hino do Município, cantado os parabéns, entre outras homenagens.

À tarde, a partir das 16 horas ocorrerá o Desfile Cívico-militar, partindo do Posto Laís XIII, seguindo pela Avenida Dr. Fernandes e encerrando em frente à Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo. Estarão presentes os Militares do 1º Batalhão de Engenharia e Construção de Caicó, 6º Batalhão de Polícia Militar de Caicó, Corpo de Bombeiros de Caicó, Polícia Ambiental, 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Militar e 2ª Companhia de Polícia de Jardim do Seridó.

A programação será concluída às 19 horas com a realização de Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, celebrada pelo Padre Emanuel Medeiros de Araújo, com a presença dos representantes dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, além da população jardinense. Em tempo: O Desfile Cívico das Escolas acontecerá no dia 7 de setembro.

Nelter e Walter Alves foram recebido por Padre Jocimar com carreata em Jardim do Seridó

image O deputado estadual, candidato à reeleição, Nelter Queiroz (PMDB), esteve neste sábado, 30, participando de carreata na cidade de Jardim do Seridó.

Recebido pelo prefeito Padre Jocimar, Nelter também esteve ao lado do candidato a deputado federal Walter Alves, já quem em Jardim do Seridó os dois fazem ‘dobradinha’ de estadual e federal. Ambos são apoiados pelo prefeito.

A carreata seguiu pelas ruas e bairros de Jardim do Seridó, terminando com um comício relâmpago, onde Nelter e Walter Alves levaram suas mensagens e Padre Jocimar disse porque apoia a dobradinha na sua cidade.

Carreata de Fátima e Robinson leva multidão às ruas de Mossoró

image Os caravaneiros da liberdade, liderados pelos candidatos ao Governo Robinson Faria (PSD) e ao Senado Fátima Bezerra (PT), saíram em carreata pelas ruas e avenidas de Mossoró na noite deste sábado (30).

Por mais de quatro horas a atividade de campanha da coligação Liderados Pelo Povo foi acompanhada pela militância e, por onde passou, foi agregando mais apoio popular.

No comício, Fátima destacou: "Eleita Senadora irei continuar na luta para que seja instalada em Mossoró mais uma unidade do IFRN. O compromisso está mantido".

A senadora de Lula e Dilma também se comprometeu em trabalhar pelo hospital universitário no município.

sábado, 30 de agosto de 2014

Vereadores do PSB votam em Fátima para o Senado

image “Vou votar contra o meu partido porque sei que, para o meu estado, Fátima é o melhor nome”, declarou o vereador de Nova Cruz Beto Martins, ainda no comitê de campanha da deputada e candidata ao Senado pelo PT, após reunião nesta sexta-feira (29).

O correligionário Valdo Salú pensa igual. “A luta dela é constante. Largou uma candidatura de deputada federal certa para uma briga grande, que ela entrou pra trabalhar”, disse, lembrando o esforço que a candidata sempre fez para melhorar a Educação do país.

Também se juntaram ao grupo os vereadores Edson Costa (PSB), João Pedro da Costa (PV), Fernando Bezerra (PSD) e Antônio Gomes (PR); os ex-vereadores Manga Rosa (DEM) e Nia Salú (PMN); além da Juventude Nação Nova Cruz e do presidente do PR de Montanhas, Lenilson Costa.

Robinson e Fátima arrastam multidão pelas ruas de João Câmara

image Uma multidão acompanhou a pé a Caravana da Liberdade com Robinson Faria e Fátima Bezerra pelas ruas de João Câmara, na noite desta sexta-feira (29). Ao lado da ex-prefeita Gorete Leite, os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado foram recebidos com euforia pela população no município do Mato Grande.
“Esta noite chega a esta praça o candidato que vai derrotar o acordão. Quem tem fé, quem tem esperança vai dizer não ao acordão. Não fui buscar minha candidatura nas mãos de ex-governadores, de grandes partidos. Preferi buscar nos anônimos, no povo”, enfatizou Robinson Faria em João Câmara.
Estiveram presentes na movimentação os prefeitos de Taipu, Louvado, de Jandaíra, Beto Roque, de Poço Branco, Maurício, de Touros, Ney Leite, de Várzea, Getúlio, de Lagoa de Pedras, Raniere, de Ielmo Marinho, Bruno Patriota, além de ex-prefeitos, vereadores e candidatos a deputado estadual e federal pela coligação.

Na ocasião, o ex-prefeito de Parazinho, Genival, aproveitou para anunciar seu apoio e do seu grupo a Robinson Faria.

Caminhada

Na tarde desta sexta-feira, Robinson e Fátima fizeram caminhada no conjunto Nova Natal, na zona norte da capital potiguar. Como sempre tem ocorrido, ambos foram recebidos com carinho pela população. A maior solicitação por onde Robinson passa é por mais segurança.

“A prioridade número 1 do meu governo será a Segurança Pública. A população não aguenta mais tanta violência”, ressaltou o candidato da coligação Liderados pelo Povo.

Garibaldi prega voto casado em visita a oito municípios do Mato Grande

image O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, participou ontem (29) da Caravana da Mudança, peregrinação dos candidatos da majoritária por oito municípios da região do Mato Grande. Ao lado de Henrique Eduardo Alves, candidato ao governo e Wilma de Faria (Senado Federal), Garibaldi esteve presente às movimentações políticas em Taipu, Poço Branco, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pedra Grande, Parazinho e Jandaíra.

Durante sua fala em cada um dos municípios, onde o grupo foi recebido por prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças, a tônica do discurso do ministro Garibaldi ficou por conta do pedido do voto casado para Henrique e Wilma. "Precisamos eleger Henrique para o governo por que ele tem condições de trazer recursos para o nosso estado, é um homem com mais de 40 anos de vida pública, defendendo o Rio Grande do Norte em Brasília. Já Wilma conhece os problemas do nosso estado, por que, assim como eu, foi governadora. Como senadora, será atuante como sempre foi", salientou Garibaldi.

Garibaldi Filho reforçou ainda a necessidade de se votar nos candidatos da Coligação União Pela Mudança, que estiveram presentes durante a mobilização que durou o dia inteiro. "O voto precisa ser de cabo a rabo. Precisamos eleger nossos deputados para que haja governabilidade", destacou Garibaldi. "Só há um político hoje capaz de reverter a situação do Rio Grande do Norte, melhorando a segurança, a saúde, a educação e várias outras áreas com problemas. Ele é Henrique Eduardo Alves”, complementou.

Presentes, os deputados estaduais Walter Alves (candidato a federal), Hermano Morais (reeleição para estadual), George Soares (reeleição para estadual), além dos candidatos a federal, o vereador de Natal, Rafael Motta, a médica Zenaide Maia e a liderança do Mato Grande ligada ao setor da pesca, Abraão Lincoln.

Caravana da Mudança percorre oito municípios do Mato Grande e comprova crescimento de Henrique e Wilma

image A Caravana da Mudança que percorreu oito municípios na região do Mato Grande, nesta sexta-feira (29), comprovou o crescimento da campanha dos candidatos ao Governo do Estado, Henrique Alves (PMDB), e Wilma de Faria (PSB). Ambos lideram a mais recente pesquisa realizada pelo Ibope.
Iniciada pela manhã no município de Taipu, a mobilização passou por Poço Branco, Bento Fernandes, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Pedra Grande, Parazinho e encerrou com uma grande carreata, seguida de um comício no final da noite, em Jandaíra.
“As pesquisas dizem que os municípios do Mato Grande nos darão uma grande vitória. Essa caravana vai mostrar nossa força na região”, afirmou Henrique, ao chegar em Taipu, onde foi recebido pelo presidente do PMDB local, Afrânio Miranda.
Em Poço Branco, os candidatos percorreram a cidade em carro aberto e discursaram em dois comícios. Primeiro, com o ex-prefeito Fernando Cândido, do PROS. Depois, sob o comando do ex-prefeito Waldemar de Gois. “Não tenho dúvida que Henrique Serpa o melhor governador do Rio Grande do Norte”, disse. Outro ex-prefeito, João Cruz, acompanhou o comício.
A caravana seguiu pelo município de Bento Fernandes, onde o prefeito Ivanaldo Fernandes (PROS), apesar do sol forte, comandou um comício no centro. “Com Henrique no governo e Wilma no Senado, não tenham dúvida que vamos pode fazer muito mais por nosso município”, apostou.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Conselho deliberativo do ABC realiza reunião ordinária nesta segunda

O presidente do Conselho Deliberativo do ABC Futebol Clube, Ivis Bezerra, convoca os conselheiros do clube alvinegro para uma reunião ordinária nesta segunda-feira (01/09) com a Comissão do Centenário, formada por Antônio Gentil, Augusto Azevedo e Rogério Marinho. A pauta de discussão será o calendário de comemoração dos 100 anos do Mais Querido.

A reunião será realizada com duas convocações, a primeira às 18h30 e a segunda às 19h, na sede social do ABC, em Ponta Negra.

Prefeito Padre Jocimar Dantas empossa mais servidores municipais em Jardim do Seridó

image O Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas de Araújo empossou na manhã desta quinta-feira, dia 28 de agosto, mais quatro novos servidores municipais, aprovados no último Concurso Público, realizado em 2010 e convocados pela Secretaria Municipal de Administração, através de Editais. A Solenidade de Posse aconteceu no Gabinete do Chefe do Executivo Jardinense.

O objetivo é dar qualidade aos serviços público municipal. Eles atuarão na aérea da Educação e Assistência Social. Tomaram posse ontem, os seguintes servidores: Bergully Oliveira de Araújo (Agente Administrativo), Jeíza Carla Azevedo de Oliveira (Professora Polivalente), Silvano Venceslau Dantas de Araújo (Motorista) e Valdete da Costa Medeiros Dantas (Auxiliar de Serviços Gerais).  

Na ocasião, Padre Jocimar Dantas deu as boas-vindas e parabenizou os novos servidores aprovados no Concurso Público. O prefeito também falou que diferente do passado, hoje, as pessoas têm a oportunidade de conquistar um emprego sem dever favor a políticos. “Através da sabedoria e dedicação, as pessoas estudam e são aprovadas nos concursos e começam a trabalhar sem depender de apadrinhamento político”, declarou.

Padre Jocimar ainda pediu comprometimento dos novos servidores. “Abrace a sua profissão com amor e saibam que vocês são empregados do povo”, concluiu. Após o pronunciamento do Chefe do Executivo foi assinado o Termo de Posse dos servidores concursados. Também participaram da Cerimônia de Posse, a secretária municipal de Administração, Joseane Silva de Azevedo e o secretário municipal Chefe do Gabinete do Prefeito, João Eudes dos Anjos.

Escola Agrícola de Jundiaí divulga edital para contratação de professores do Pronatec/EAJ

A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Coordenação do PRONATEC/EAJ abre Edital de inscrição Nº 14/2014-EAJ para o Processo Seletivo Simplificado de credenciamento temporário de professores para atuação como professores nos cursos FIC do PRONATEC/EAJ. São oferecidas 132 vagas distribuídas em 66 municípios.

Os interessados em participar da seleção devem realizar suas inscrições pessoalmente ou por meio de representante legal, através da entrega de um envelope lacrado com uma cópia preenchida do Anexo 01, afixado na parte externa do envelope, juntamente com as documentações exigidas no edital.

As inscrições podem ser realizadas no período compreendido entre 29 de agosto e 11 de setembro de 2014, das 08h às 12h e das 14 às 16 horas, exclusivamente, na Secretaria do PRONATEC, localizada na direção da Escola Agrícola de Jundiaí, RN-160, Km 03, Distrito de Jundiaí, Macaíba-RN, telefone 3342-4803. 3.6. Os candidatos podem realizar inscrição para apenas uma vaga, aquele que entregar mais de um processo de inscrição para professor terá suas inscrições anuladas.

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção nomeada pelo Diretor Geral da Escola Agrícola de Jundiaí e constará de uma única fase de caráter classificatório através da análise documental entregue. O resultado parcial será divulgado no dia 22 de setembro, o final será publicado a partir do dia 26 de setembro. O edital está disponível em: http://www.eaj.ufrn.br/pronatec/selecoes2014.html


Locais de atuação

Acari, Açú, Afonso Bezerra, Alexandria, Almino Afonso, Arês, Boacica-Touros, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Espírito Santo, Florânia, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Ielmo Marinho, Itajá, Janduís, José da Penha, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Major Sales, Martins, Monte Alegre, Monte Alegre-Touros, Monte das Gameleiras, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Ouro Branco, Paraná, Parnamirim, Passa e Fica, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedro Avelino, Riachuelo, Rio do Fogo, Santa Cruz, Santana dos Matos, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José do Seridó, São José-Touros, São Tomé, São Vicente, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Serra do Mel, Sítio Novo, Tangará, Tenente Laurentino Cruz, Tibau do Sul, Umarizal, Upanema, Alexandria e Pau dos Ferros.

TRT-RN: 1ª Vara de Mossoró tem nova juíza titular

image Em sessão administrativa realizada nesta sexta-feira (29), o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN promoveu a juíza Lisandra Cristina Lopes à titularidade da 1ª Vara do Trabalho de Mossoró.

Lisandra Lopes é juíza do trabalho desde 2001, quando assumiu o cargo no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE). Em 2004, ela se transferiu para o TRT-RN por meio de permuta.

Nascida em Mossoró, a magistrada formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1999.

Atualmente, Lisandra responde pela Coordenadoria de Apoio à Execução (CAEX) e pelo Serviço de Precatórios Requisitórios do TRT-RN.

A juíza Lisandra Lopes deverá tomar posse na próxima semana, para só depois começar a trabalhar na 1ª Vara do Trabalho de Mossoró.

UFRN faz sua primeira colação de grau a distância

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) viveu um dia histórico na tarde dessa quarta-feira, 27. Realizou a primeira solenidade de colação de grau de concluintes a distância. A experiência aconteceu com os três formandos do Curso de Licenciatura em Física do Polo de Educação a Distância da UFRN, em Petrolina, Pernambuco.
O ritual foi igual à solenidade presencial só que, dessa vez, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz, a secretária da Educação a Distância (SEDIS) da Universidade, Maria do Carmem Freire Diógenes Rêgo, e demais integrantes da mesa solene estavam em Natal.
Da sala de webconferência da SEDIS/UFRN a gestora saudou os concluintes e outorgou-lhes o grau de licenciados. “Vocês saem da UFRN levando algo que é muito precioso – conhecimento – patrimônio relevante para qualquer sociedade“, disse a reitora.
Do outro lado, a mais de 900 quilômetros de Natal, a coordenadora do Polo da SEDIS em Petrolina, Sheila Cristina, o coordenador do Curso no município pernambucano, Bruno Leonardo Canto Martins, o corpo docente da EaD, convidados e familiares participavam, em tempo real, “desse momento histórico”, conforme denominou a secretaria da SEDIS, Carmem Rêgo.

RENAN BARÃO VOLTA AO OCTÓGONO NESTE SÁBADO

image UFC 177

O lutador potiguar de MMA, Renan Barão, voltará ao octógono do UFC neste sábado (30), para a aguardada revanche contra o americano TJ Dillashaw. A luta, realizada na "casa" do adversário, na Califórnia, valerá o cinturão da categoria galo do UFC. Além de Barão, o UFC 177 terá também a participação da lutadora Bethe Correia.

MARCA POTIGUAR

Por sinal, o retorno de Barão após cerca de três meses terá o apoio das marcas potiguares Sol Investimento e Sol Cambio, patrocinadoras do lutador. As marcas serão exibidas para 150 países que transmitem, ao vivo, o maior evento de MMA do mundo.

Fundac aumenta número de vagas com melhorias nas unidades

image Como órgão responsável pelo cumprimento das medidas socioeducativas para os adolescentes acusados de cometerem ato infracional, a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN) vem trabalhando para melhor acolher esses jovens. A Fundação oferece a esses adolescentes, medidas de internação provisória, internação definitiva e semiliberdade. Com as melhorias realizadas em algumas unidades, hoje o sistema socioeducativo do Estado não sofre mais com a falta de vagas na internação provisória e na semiliberdade.
Em Natal, a unidade responsável pelo cumprimento da medida de internação em semiliberdade é o Ceduc Nazaré. Já em Mossoró essa medida é cumprida no Ceduc Santa Delmira. As duas unidades funcionam hoje com sua capacidade total, 20 vagas o Ceduc Nazaré e 10 vagas o Ceduc Santa Delmira.
Recentemente o Ceduc Nazaré passou por uma reforma na estrutura, que contemplou a recuperação da quadra de esportes, o aumento do muro, a colocação de portões metálicos nos alojamentos, pintura interna, dentre outros serviços. Na unidade, também foi instalado um sistema de vídeo monitoramento.

Escola Doméstica é homenageado em sessão a ALRN


Crédito da foto: João Gilberto

O Centenário da Escola Doméstica foi homenageado na manhã desta sexta-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A proposição da sessão solene foi do deputado estadual Agnelo Alves (PDT). Na ocasião, o deputado discursou sobre a importância da Liga de Ensino e destacou o encontro que teve, quando ainda era criança, com o fundador do complexo, Henrique Castriciano.

“Lembro bem que eu era menino de calças curtas em Angicos quando me deparei com um sujeito a quem todos da minha família e amigo, rendiam referências respeitosas e merecidas. Era o senhor Henrique Castriciano, fundador desse Complexo que comemora seu centenário. Era um homem do saber. Que devo meu sentimento de agradecimento e orgulho. Sintam-se todos homenageados e alvos de nossa gratidão”, homenageou Agnelo Alves.

Coube ao presidente da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, Dr. Manoel de Britto, realizar os agradecimentos. “Falo aqui em nome de todos os antigos dirigentes, que realizaram um papel fundamental na formação da sociedade potiguar”, disse.

Período com valores especiais para inscrição no XI ENCC termina neste final de semana

O prazo para inscrição com valores diferenciados para a XI edição do Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis acaba nesta final de semana. O investimento até o dia 30/08 é de R$100 para estudantes e R$200 para profissionais. Após essa data, o valor será reajustado em 20%. Dentro da programação, constam palestras, painéis, fóruns e dez minicursos.

Dentre os palestrantes tem destaque o ex-Senador da República e atual prefeito da cidade de Manaus, Arthur Virgílio, o professor Domingos Poubel, autor de livros na área contábil e Dante Barini Filho, especialista em e-Social. A carga horária para integralização acadêmica é de 20h para participação no ENCC. A carga horária dos minicursos é de 3h. Dentro da programação, tem relevância a realização do II Fórum dos Estudantes de Ciências Contábeis do RN e o II Encontro da Mulher Profissional e Estudantes das Ciências Contábeis.

O evento acontece entre os dias 20 e 23 de setembro, no Teatro Riachuelo e Instalações do Setor V da UFRN, e é uma parceria do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte e da Academia Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis. O tema deste ano será “Transparência Pública e Geração de Riquezas”.

Não obstante a realização de todas estas atividades, os estudantes ainda poderão participar do Concurso com a apresentação de trabalhos científicos, que teve o período para submissão dos estudos adiado para 01/09/2014 e que oferece prêmios de até dois mil reais. No ano passado, o Encontro teve a participação de cerca de mil pessoas, com 75 trabalhos acadêmicos concorrendo à premiação do concurso acadêmico, cujo vencedor foi um estudo desenvolvido por estudantes da UFERSA de Mossoró. A expectativa neste ano é que a quantidade de congressistas chegue a 1.500 pessoas.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Forró do Pulsação com Os Nonatos, Alcymar e Circuito é a pedida do fim de semana no Seridó

O sábado (30) em Currais Novos será bastante movimentado. Durante o dia haverá o encontro PG Prime que traz de Natal 90 veículos Land Rovers com cerca de 250 pessoas. A noite acontece o tradicional Forró do Pulsação na Du Rei Casa Show com as atrações Os Nonatos, Alcymar Monteiro e Circuito Musical, além de Robson Carneiro e Forró de Autoridade nos intervalos.

A festa disponibilizará 200 mesas em local privilegiado. Os clientes poderão levar petiscos para o evento.

Os ingressos individuais e mesas estão sendo vendidos na Online For Men.
Mesa (04 ingressos) – R$ 120,00
Ingresso (inteira) – R$ 25,00
Ingresso (estudante) – R$ 12,50.

Ibope aponta vitória de Henrique no primeiro turno

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, tem 40% das intenções de voto e vence a eleição no primeiro turno, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) pela Inter TV Cabugi. O instituto de pesquisas aponta que Henrique tem sete pontos percentuais a mais que a soma de todos os adversários.
Henrique também tem uma vantagem de 12 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Robinson Faria (PSD), que tem 28% das intenções de voto. Os demais candidatos são o Professor Robério Paulino (PSOL), com 2%, Simone Dutra (PSTU), também com 2%, e Araken Farias (PSL), com 1% das intenções. A soma de todos os adversários marca 33% das intenções de voto, contra 40% de Henrique Alves.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00016/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00441/2014. Assessoria.

Bandas potiguares animarão o maior evento de Fotografia do Rio Grande do Norte

image Coordenadores da segunda edição do “Foto Riografia do Norte” conseguiram, junto à Fundação Capitania das Artes, na manhã desta quarta-feira (27), o pagamento de cachê para duas bandas potiguares incrementarem a vasta programação montada para o evento, que acontece no IFRN Cidade Alta entre os dias 16 e 18 de outubro, durante os três turnos do dia.

Capitaneada pelo presidente da Associação Potiguar de Fotografia, Alex Gurgel, a comissão solicitou ainda ao presidente da Funcarte, Dácio Galvão, a realização do prêmio de fotografia Cidade do Natal, com premiação em dinheiro para os cinco primeiros lugares e menção honrosa para outros 15 fotógrafos, além de exposição dessas 20 fotografias vencedoras durante os festejos do Natal em Natal.

Impossibilitado financeiramente este ano, Dácio Galvão prometeu abertura de edital específico à Fotografia para 2015. A ideia de Alex Gurgel é ir além e criar o “Prêmio Nacional de Fotografia Bruno Bougard”. O homenageado com o nome da premiação é o alemão responsável pelo primeiro registro fotográfico do Rio Grande do Norte, quando captou uma procissão de flagelados da seca na subida da Avenida Junqueira Aires, em 1892.

O festival “Foto Riografia do Norte” reunirá o público local, regional e nacional interessado nas diversas áreas da fotografia, seja ela autoral, fotojornalismo, natureza, publicitária, macro, retrato ou no uso da fotografia como instrumentos de inclusão social, oferecendo atividades, como: oficinas, workshops, palestras, leitura de portfólio, lançamento de livros, escambo, feirinha e exposições fotográficas para profissionais e amadores.

Agenda de Henrique, sexta-feira, 29 de agosto

Sexta - Feira 29/08/2014

 

 

 

Caravana da Mudança – Região do Mato Grande

10:00

Taipu

11:00

Poço Branco

12:00

Bento Fernandes

14:00

Caiçara do Norte

15:00

São Bento do Norte

16:00

Pedra Grande

17:00

Parazinho

18:00

Jandaíra

 

19:30

Extremoz

Em debate com delegados, candidatos ao Governo definem Segurança Pública como prioridade

Encontro dos Delegados com os candidatos ao Governo do Estado 2014 (70) A Segurança Pública foi elencada como maior prioridade para o Rio Grande do Norte pelos candidatos ao Governo do Estado que participaram de encontro com os delegados de Polícia Civil realizado nesta quarta-feira (27). Promovido pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN), o encontro contou com a presença de quatro governadoráveis e mais de 80 delegados.

Na ocasião, a presidente da Adepol/RN, Ana Cláudia Saraiva, expôs as dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil e entregou a cada um dos candidatos um documento com 18 sugestões da classe para a melhoria do serviço oferecido à população. “O grave problema da insegurança que estamos vivenciando é consequência de uma política não-continuada de segurança. O baixíssimo índice de elucidação de crimes acontece por falta de investimento na área. Temos excelentes profissionais, mas o número é insuficiente para a demanda, pois hoje temos um déficit de 78% no quadro de pessoal. Não podemos mais aceitar o que vem acontecendo todos os anos que é o contingenciamento de recursos da Polícia Civil”, pontua.

Para a presidente, os candidatos se mostraram preocupados com a situação. “Há um clamor público por segurança em nosso Estado. O cidadão está com direito de ir e vir comprometido e, por isso, todos os candidatos se mostraram preocupados e determinados em resolver o problema”, completa Ana Cláudia.

O candidato Henrique Alves afirmou ser inadmissível que apenas 7% do orçamento do Estado seja utilizado para a Segurança Pública. Segundo ele, deste valor, apenas 1% é para investimento e o restante é para custeio. “Hoje quem está em casa, preso e com medo, é o cidadão de bem. Temos que inverter esse quadro e, para isso, me comprometo a unir forças com o Legislativo, Judiciário, Ministério Público e as polícias Civil e Militar. O nosso problema de Segurança é de Estado e não de Governo”, disse.

Já o candidato Araken Farias garantiu que, se eleito governador, os cargos de chefia da Segurança Pública serão indicados pela classe e defendeu a criação de um presídio agrícola por entender que o preso precisa estar ocupado, trabalhando. “O Governo Federal disponibilizou R$ 60 milhões para a construção de presídios no Estado e estes recursos foram devolvidos por falta de projetos. Isso não pode acontecer”.

O professor Robério Paulino, também candidato ao Governo do Estado, reforçou a importância do debate, citando a falta de investimentos e problemas sociais como os principais fatores para a falta de segurança pública e citou a humanização e unificação das polícias como possíveis soluções a médio prazo.

Encerrando o encontro, Robinson Faria afirmou que a média de homicídios em Natal já ultrapassou o índice considerado como epidêmico pela Organização das Nações Unidas. Ele garantiu que, se eleito, destinará 10% do orçamento para a Segurança Pública e que não aceitará contingenciamento de recursos da PC. A construção de uma nova sede para a Delegacia Geral de Polícia (Degepol) e o combate ao tráfico de drogas foram outras propostas apresentadas pelo candidato.

AGENDA ROBINSON FARIA - SEXTA A DOMINGO (29 À 31 DE AGOSTO)

AGENDA ROBINSON FARIA
COLIGAÇÃO LIDERADOS PELO POVO
SEXTA-FEIRA - 29 DE AGOSTO
10h00min – Recebe Lideranças Políticas no EXPRESSO #55 #131.
12h30min – Participa de Assembleia Geral do CDL NATAL. Local: Versailles, Av. Rodrigues Alves, 950 - Tirol/RN.
15h00min – PARTICIPA DA CARAVANA DA LIBERDADE NA REGIÃO DO MATO GRANDE:
ROTEIRO:
1) Caiçara do Norte (15h)
2) São Bento do Norte (16h)
3) Pedra Grande (18h)
4) Parazinho (19h)
5) João Câmara (20h)
SÁBADO - 30 DE AGOSTO   
10h00min – Participa da Caravana da liberdade no município de ASSÚ
14h00min - Participa da CAPRIFEIRA no Município de LAJES
17h00min – Participa de Caminhada na Zona Rural de MOSSORÓ
18h30min – Participa de carreata em MOSSORÓ.
Concentração: Cajaranas Bar em frente ao Aeroporto.
DOMINGO - 31 DE AGOSTO    
10h00min – Caravana da liberdade na ZONA LESTE DE NATAL. Concentração: Praça Cívica, Rua Trairi.
15h00min - PARTICIPA DA 2 EDIÇÃO DA CARAVANA DA LIBERDADE NA REGIÃO AGRESTE:
ROTEIRO:
1) Jundiá (15hs)
2) Espírito Santo (17hs)
3) Várzea (19hs)
4) Santo Antônio (20h30min)

Caminhada contra exploração sexual aconteceu na manhã desta quinta em Currais Novos

A Igreja Adventista realizou durante todo este mês de agosto em Currais Novos diversas ações de conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, mobilização que culminou com caminhada na manhã desta quinta-feira (28) entre as praças Tomaz Salustino e Cristo Rei. Através do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS “Tetê Salustino”, do bairro Sílvio Bezerra, a Prefeitura Municipal apoiou as ações com o intuito de fortalecer esta luta em favor da proteção das crianças e jovens. A equipe do CRAS realizou diversas palestras com alunos do 9º ano da Escola Estadual “Tristão de Barros” sobre temas como violência doméstica e abuso contra crianças e adolescentes. Durante a mobilização da manhã de hoje, o prefeito Vilton Cunha ressaltou a importância de momentos como estes para que a população se mobilize contra este tipo de violência. “Esta caminhada é de extrema importância pois reafirma a luta de todos a favor da proteção de nossas crianças e jovens”, disse Vilton.

BLITZ DA LEI SECA AUTUA MAIS 42 EM NATAL

O Detran/RN e o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizaram na madrugada de hoje (28) mais uma blitz da Operação Lei Seca em Natal. Os agentes realizaram 259 testes de bafômetro e 42 pessoas foram autuadas com sanções administrativas. Deste total, 11 condutores também responderão por crime de trânsito. A ação foi efetivada na Avenida Roberto Freire, zona Sul da capital.

De acordo com dados divulgados pelo setor de Estatística do Detran/RN, de janeiro a julho deste ano, 23.912 condutores foram abordados nas barreiras de fiscalização da Lei Seca realizadas em todo o Estado, sendo concretizados 22.952 teste de bafômetro, enquanto 960 motoristas se negaram a avaliar o índice de álcool no organismo.

Os dados mostram em números absolutos que 1.941 condutores foram autuados administrativamente por dirigir sob influência de bebida alcóolica, estando entre eles 471, que ainda vão responder a processo criminal, podendo ser punidos com prisão de seis meses a três anos. Nas operações também foram retidas 1.718 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).

O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com apreensão da CNH, além da multa no valor de R$1.915,30 e se o condutor for reincidente na infração nos últimos 12 meses, o valor da multa dobra. Caso o teste de bafômetro acuse mais de 0,34 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo, ele também é preso e só será liberado mediante pagamento de fiança estipulada pelo delegado responsável pela instauração do procedimento criminal.

"O propósito é promover a conscientização e a segurança dos condutores e pedestres que utilizam as vias, mas nós também estamos reprimindo os infratores”, assegurou o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, Adryano Barbosa.


Assessoria de Comunicação Detran/RN

CAROL VASCONCELOS LANÇA ROMANCE A FILHA DE GAIA NESTE SÁBADO



Nasce uma fada para salvar a Terra
Extra, extra: exército mágico em ação para salvar o planeta habitado por seres humanos: leia mais em “A Filha de Gaia”, primeiro romance da escritora potiguar Carol Vasconcelos, que será lançado sábado, 30, às 17h, na Livraria Nobel.
Quem diria que Carol Vasconcelos, que nem gostava de ler até 15 anos atrás, prepara o lançamento do seu segundo livro. Aos dez anos, ela foi apresentada à série Harry Potter (J.K Rowlling) e, mesmo não se empolgando muito, a pressão da mídia e de sua mãe, Carmen Vasconcelos, convenceram-na a entrar no reino da fantasia, onde os bruxos existem, além de outros seres mágicos. Em pouco tempo – e num caderninho – a menina começou a criar suas próprias histórias. Nasceram os “Contos do Mundo Mágico”, livro lançado há quatro anos, e agora ela nos presenteia com o primeiro romance, “A Filha de Gaia”. O lançamento – que será cheio de surpresas mágicas – acontecerá sábado, 30, às 17h, na livraria Nobel (av. Salgado Filho, em frente ao Walfredo Gurgel).     
Da imaginação fértil de Carol Vasconcelos, saem histórias fantasiosas que fazem analogia com a triste realidade da devastação ambiental causada pelo ser humano. Nos seus livros, feiticeiras, elfos, duendes, fadas e outros seres mágicos vivem em cenários tão reais, descritos à sua maneira, que os leitores com certeza também vão adentrar nesse mundo de fantasia e magia. “Eu me liguei tanto ao Harry Potter e seus amigos que até hoje aguardo a chegada de minha carta, para estudar em Hogwarts”, refere-se à correspondência que os bruxos da famosa série recebem, indicando sua condição especial.

Robinson e Fátima fazem caminhada em Cidade da Esperança

Na noite desta quarta-feira (27), os candidatos da coligação Liderados pelo Povo, Robinson Faria e Fátima Bezerra, fizeram caminhada no bairro Cidade da Esperança, em Natal. Mais uma vez, eles receberam o apoio da população em todas as ruas por onde passaram.

Assim como em outras ocasiões, Robinson ouviu as críticas das pessoas com relação à insegurança que se instalou na capital potiguar. Mas também foi solicitado a tomar medidas urgente no combate à violência quando for eleito governador.

Carlson Gomes trata com Henrique Alves sobre Adutora de Currais Novos

Na quarta-feira (27), o candidato a deputado estadual Carlson Gomes esteve com o deputado federal Henrique Alves, candidato a governador, em busca de informações sobre o processo da adutora de engate rápido para Currais Novos, que visa solucionar o problema do desabastecimento de água no município e em Acari.


Segundo Carlson Gomes, Henrique Alves garantiu que na próxima semana uma equipe do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) estará em Currais Novos para lançar o edital de construção da adutora.  



Natural de Currais Novos, Carlson Gomes tem travado uma luta incansável pela adutora para o município, na perspectiva de atender a uma demanda da população e pôr fim ao receio dos conterrâneos de ficar sem água.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Prefeito e vereadores do PMDB de Cruzeta anunciam apoio a Fátima

image O prefeito Nena e o vice-prefeito Dudu, ambos do PMDB de Cruzeta, além da bancada completa do partido na Câmara Municipal, anunciaram nesta quarta-feira (27) o apoio à candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado. “A parceria de vocês me motiva ainda mais nesta caminhada e me dá confiança de que estamos de fato rumo à vitória”, enfatizou Fátima. Nena completou: “vamos trabalhar para dar a maioria que a senhora merece na nossa cidade e ajudar a fazê-la senadora”.

No encontro – ocorrido no comitê de campanha da candidata – estiveram presentes os vereadores Caio (presidente da Câmara Municipal), Cipriano, Sara e Geraldo Boquilha. A vereadora Elismária não pôde se juntar ao grupo em Natal, mas também declarou o apoio. A reunião contou ainda com a participação do presidente e vice do PT municipal, Jório e Ronaldo.

“Essa deputada fez muito pelo nosso município. Nosso apoio é mais que justificável, diante da parceria institucional que realizamos com o mandato dela”, assinalou Nena. Ele citou como ações de Fátima a destinação de 500 mil, via emendas, cujo destino se deu para passagens molhadas na zona rural, trator para agricultura e recursos para a área da Saúde.

“Tem ainda o kit do Conselho Tutelar, os dois ônibus escolares e o mobiliário das escolas, estes dois últimos enviados graças a um programa do Governo Federal, que teve uma participação imprescindível da deputada”, finalizou Nena.

Governo efetua pagamento de 91% dos servidores estaduais nesta sexta-feira (29)

As Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) divulgaram o calendário de pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de agosto, que será da seguinte forma: 

Nesta sexta-feira (29), ao meio dia, será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), bem como todos os servidores do DETRAN, IDEMA, DEI, JUCERN e IPEM, independente do valor do salário, que representam um total de 60.055 servidores;

Ainda ao meio dia da sexta-feira, recebem os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 2 mil líquidos – que somam 33.409 servidores;

No dia 10 de setembro, quarta-feira, ao meio dia, serão creditados os salários dos servidores ativos e inativos que recebem acima de R$ 2 mil líquidos - 9.377 servidores no total.

93.464 servidores receberão o pagamento dentro do mês, o que equivale a 91% da folha do Estado.

Os outros 9% (9.377 servidores) receberão no dia 10 de setembro.

Projeto que utiliza coco verde é destaque no Campus Zona Norte

Projeto que utiliza coco verde é destaque no Campus Zona Norte

A pesquisa com o pó da casca do coco verde prevê a criação de uma pequena horta suspensa com irrigação

O Campus Zona Norte do IFRN tem figurado em lugar de destaque entre os campi do Instituto quando o assunto é pesquisa e inovação. Falando nisso, sob a coordenação do professor Roberto Lima e a coorientação da professora Estefana Torres, os alunos David Câmara e Sara Alves estão desenvolvendo na Escola uma pesquisa vinculada ao CNPq que utiliza como matéria-prima o pó de casca do coco verde, resíduo abundante em nossa região.

O projeto, que leva o nome de "Beneficiamento e Aplicação do Pó da Casca do Coco Verde como Substrato Agrícola", consiste no tratamento e na utilização do agrorresíduo como substrato, material que substitui o solo na criação de mudas de hortaliças e fruteiras antes de transferi-las para o terreno onde a cultura será desenvolvida.

"A pesquisa inclui a confecção de uma pequena horta suspensa com irrigação para o acompanhamento da eficiência do material utilizado. Isso significa que além de aplicar resíduo como substrato agrícola, o projeto pode viabilizar a implantação de hortas em escolas e comunidades", explica Lima. Segundo ele, a previsão é de que até dezembro a horta esteja montada no jardim próximo ao laboratório de Química e Biologia.

O professor é coordenador de outro projeto que também faz uso da mesma matéria-prima, o FIBRA - Aproveitamento da Fibra e do Pó Obtido do Beneficiamento da Casca do Coco Verde no Abrandamento de Água Dura, que conta com a colaboração dos alunos Álex Filipe Santos, Lucas Murilo Souza e Maria Júlia Torres.

Existe ainda um terceiro trabalho que recebe recursos do Conselho, o "Olimpíada Potiguar de Robótica e Eletrônica das Escolas Públicas", coordenado pelo professor Pedro Ivo Nascimento.

Estado é obrigado a nomear aprovados em concurso.

Decisão monocrática do desembargador Amílcar Maia reconheceu o direito de uma candidata, aprovada em 23º lugar, ao cargo de Técnico em Enfermagem, com 111 vagas disponibilizadas para a Região Agreste, de ser nomeada em caráter imediato. A decisão veio após a participante do concurso mover Mandado de Segurança, já que o Estado não realizou a nomeação, mesmo após o prazo do certame ter expirado.

A decisão fundamentou que a jurisprudência dos tribunais segue o entendimento de que a expectativa de direito do candidato aprovado dentro do número de vagas previstas no edital do concurso se torna direito subjetivo a partir do momento em que ficar demonstrada a contratação precária de pessoas para as mesmas funções ou quando exaurido o prazo de validade do certame sem que tenha sido efetivada a nomeação.

Durante o período de validade do certame, compete à Administração, atuando com discricionariedade, nomear os candidatos aprovados de acordo com sua conveniência e oportunidade.

O julgamento reforça que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é consolidada no sentido de que o candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas previstas no edital tem direito líquido e certo à nomeação.

(Mandado de Segurança com Liminar n° 2014.016440-0)

Vereadora preocupada com o abastecimento e conscientização de água em Caicó

image A cidade de Caicó já se encontra sem o fornecimento regular de água, pensando nisso, a vereadora Mara Costa, enviou ofício ao Senhor Responsável da Cia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte - CAERN, solicitando a necessidade de melhorar o planejamento do abastecimento de água nos bairros do munícipio, propondo organizar e divulgar em anexo o cronograma de abastecimento no papel da taxa de água, possibilitando uma melhor pressurização na rede de distribuição, fazendo com que a água consiga chegar de forma mais satisfatória para toda a população.

Como também, que o Prefeito Municipal, Roberto Germano, realize uma ampla campanha de esclarecimento sobre o uso responsável da água. Podendo incluir palestras de conscientização nos bairros com o objetivo de levar a informação para toda a população onde será possível obter bons resultados, motivar as pessoas a utilizares a água de forma responsável.

“Espero realmente que essa campanha ajude os moradores da cidade a perceberem a importância desse bem tão importante e valioso que temos no mundo e que se não cuidarmos, podemos ficar sem” falou a parlamentar.

Atendimento e cirurgias oftalmológicas são realizados com sucesso e beneficiam pacientes

Iniciado há pouco mais de dois meses com o intuito de diminuir o tempo de espera de centenas de pessoas e melhorar a qualidade de vida da população, o programa de cirurgia de catarata realizado pela Prefeitura Municipal já atendeu, em média, mais de cem currais-novenses entre os meses de junho e agosto deste ano. Os procedimentos são realizados de acordo com a ordem de espera de cada paciente que solicita o procedimento através de inscrição na Policlínica. “As pessoas que necessitarem das cirurgias devem apresentar a requisição médica, RG, CPF, e cartão SUS, efetuarem a inscrição no programa, aguardar o agendamento dos exames, e posteriormente a cirurgia”, disse a enfermeira Gabriela Lima, que coordena as inscrições do programa. As cirurgias são realizadas pelo médico Carlos Dutra na Clínica Oftalmed em Santa Cruz. A partir desta quinta-feira (28), terão início os procedimentos de limpeza de lente (capsulotonia), e no final de setembro terão início as cirurgias de pterígio. Para as consultas oftalmológicas, a Secretaria de Saúde comunica que toda demanda é referenciada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que encaminha os pacientes para as consultas na Antiga Policlínica.

LABORATÓRIO

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que os exames laboratoriais realizados pela Policlínica estão sendo entregues aos pacientes um dia após o procedimento laboratorial de coleta, o que significa uma grande melhoria neste serviço de saúde fundamental para a população. Somente em 2013, a Policlínica realizou 124.121 exames laboratoriais, sendo esta a maior demanda daquela unidade de saúde.

Definida programação da Semana da Pátria em Caicó

A cidade de Caicó já está com a programação da Semana da Pátria definida. Realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a Semana conta com a parceria do 1º BEC, 10ª DIRED, 3º Subgrupamento de Bombeiros Militares, Bombeiros Mirins, Escolas Privadas, Escoteiros e Imprensa. A Semana da Pátria será aberta no dia 01 de setembro com o hasteamento do Pavilhão Nacional e Bandeiras do RN e Município, além da apresentação das bandas Recreio Caicoense, 1º BEC, 6º BPM, Bombeiros Mirins, 15º GEVS e Demolay, a partir as 7h15 na Praça da Liberdade.

No dia 02 teremos a apresentação de bandas e fanfarras na Ilha de Sant’Ana a partir das 19 horas; no dia 04 as 7h15 desfile das escolas da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na Avenida Seridó; no dia 05 as 7h15 desfiles das escolas e Instituições da Zona Leste da cidade.

No encerramento, dia 07 de Setembro a partir das 7 horas o prefeito Roberto Germano e o Comandante do 1º BEC passarão em revista da tropa, em carro aberto pela concentração na Avenida Celso Dantas. O desfile das escolas e instituições começa as 7h15 pela Avenida Coronel Martiniano, com a presença de quinze escolas e instituições. As 17 horas acontece o arreamento do Pavilhão Nacional e Bandeiras do RN e Município, na Praça da Liberdade.

Nec/ Pinguinho de Gente realiza a VII Copa NEC

image Com o intuito de reforçar a importância da socialização e despertar o interesse pela prática esportiva entre os alunos, o NEC Pinguinho de Gente realiza a VII Copa Nec. Depois do sucesso do festival de Judô, com presença do Sansei Sadao, as disputas seguem no sábado (30) com a natação.

As competições, que seguem até o dia 21 de setembro, são divididas em modalidades como: futsal, vôlei, natação, ginástica rítmica, judô, balé e sapateado; e contará com a participação de cerca de 600 alunos.

De acordo com o coordenador de esportes do Nec Pinguinho de Gente, Ivis Chaves, No Nec/Pinguinho de Gente a Copa vai além de modalidades competitivas. “O importante é promover a interação e por isso destacamos os festivais esportivos, como o festival de Judô”, explicou.

O Festival de Judô do Nec contou com a ilustre presença do Sansei Sadao Fleming Mulero, que além de promover o festival entre os alunos, ministrou uma palestra destacando a importância dos valores da família na formação dos alunos e atletas. Para Sansei Sadao é fundamental que os pais possam destacar e valorizar cada conquista das crianças.

As inscrições de cada atleta serão acompanhadas de 1 kg de alimento não perecível que será doado à Creche–Escola Vovó Marluce, projeto social do NEC Pinguinho de Gente, que oferece educação infantil de qualidade para crianças carentes do bairro de Pajuçara.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Deputados sugerem comissão para acompanhar enfrentamento da seca no RN

Crédito da foto: João Gilberto

A seca que castiga diversos municípios do Rio Grande do Norte foi debatida na manhã desta terça-feira no plenário da Assembleia Legislativa. O deputado Vivaldo Costa (PROS) destacou previsão baseada em estudos científicos de mais quatro anos de inverno irregular ou seco no Nordeste.
“Em Currais Novos, o açude Dourados, já está seco. Daqui pro final do ano, Itans vai secar. Não tem como mensurar os prejuízos que isso provoca. Por isso é importante que o governo do estado priorize o enfrentamento da seca”, destacou.
Aproveitando a pauta aberta por Vivaldo Costa,  o deputado Raimundo Fernandes (PROS) sugeriu a criação de uma comissão que possa acompanhar o trabalho de enfrentamento a estiagem, considerada a pior dos últimos 100 anos. E ainda cobrou uma solução plausível.
“A seca está intensa, os animais estão morrendo. É preciso que a Casa forme uma comissão para acompanhar o problema da seca. E com isso cobrar uma posição clara e dura para ter retorno para o RN”, apontou. O presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS), reiterou apoio aos deputados.

Deputados aprovam mudança na indicação de desembargadores pelo Ministério Público

Crédito da foto: João Gilbert

Foi aprovado à unanimidade dos parlamentares esta manhã (26) o Projeto de Lei Complementar 025/2014 de iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE), que democratiza a escolha dos candidatos a desembargador pela instituição. Antes, o projeto havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
            De acordo com o projeto que altera o artigo 31, da Lei 141/96, a lista sêxtupla com nomes que serão aprovados pelo Conselho Superior do Ministério Público, será formada a partir de uma lista anterior com dez indicações feitas em votação universal, secreta e facultativa de todos os membros do quadro ativo da instituição.
            Na eleição para a composição da lista décupla poderão concorrer todos os membros do quadro ativo que satisfaçam os requisitos constitucionais. Durante a discussão do projeto, o deputado Fernando Mineiro (PT) parabenizou os membros do MPE: “Essa mudança deixa o processo mais democrático”, disse.
            O deputado Kelps Lima (Solidariedade), que foi o relator do projeto na CCJ, afirmou que a mudança cumpre o quinto constitucional e é democrática por incluir no processo de escolha todos os membros ativos do Ministério Público. “Hoje essa eleição passa somente pelo Conselho, Tribunal de Justiça e governo do Estado, mas com a alteração, se torna democrática”, disse.
Assessoria da AL/RN

DETRAN/RN E SEMOB VÃO ATUAR EM CONJUNTO NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Os gestores da Subcoordenadoria de Educação de Trânsito do Detran/RN e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) realizaram uma reunião nessa segunda-feira (25) na sede administrativa do Departamento de Trânsito Estadual, onde foi acertado um ciclo de ações conjuntas que os dois órgãos vão efetuar durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro.

As atividades vão abordar o tema “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, que foi definido como prioridade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dentro desse assunto, serão desenvolvidas ações educativas integradas nas faixas de pedestres e passarelas da capital, buscando reforçar a prática segura da travessia, como também o respeito mútuo entre motoristas e pedestres.

A abertura oficial da Semana de Trânsito foi confirmada para acontecer às 9h, do dia 18 de setembro, no auditório do Sest/Senat em Natal. O momento contará com apresentações de coral e teatro pedagógico, além de uma palestra sobre a relação e construção do pedestre e o trânsito. A programação completa deve ser anunciada na próxima semana, após uma reunião que definirá os detalhes das atividades que serão desenvolvidas.

De acordo com a coordenadora do Programa Norte Rio-Grandense de Educação para o Trânsito do Detran/RN, Vera Rocha, neste ano será apresentado uma inovação com a realização de aula prática na faixa de pedestre, onde o instrutor de tráfego vai apresentar ao público orientações de conscientização e uso adequado da faixa de segurança. “Estamos somando esforços com os parceiros que também trabalham em prol de um trânsito seguro, e isso amplia o raio de atuação das atividades e beneficia toda a sociedade que faz parte do tráfego urbano”, destacou.

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a missão de fazer o indivíduo refletir sobre sua responsabilidade enquanto cidadão e integrante do sistema viário.

ALEJURN / ADALBERTO TARGINO

A Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte realizará, às 10 horas do próximo dia 29 (sexta-feira), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (Av. Afonso Pena, 1155 – Tirol), sessão especial para entrega de diplomas de Reconhecimento por relevantes serviços prestados à ALEJURN aos senhores Tomislav R. Femenick, Ormuz Barbalho Simonetti, Marcos Guerra, José Marcelo Ferreira Costa, Adriana Torquato, David de Medeiros Leite, Roberto Magalhães, Clauder Arcanjo, Cel. PM Ângelo Dantas, George Antônio de Oliveira Veras e Israel Ferreira Nunes Neto.

Na ocasião, ocorrerá a palestra do professor Tomislav R. Femenick, desenvolvendo o tema "A perícia como base da decisão judicial".

Aberto o Novo Edital FIA 02/2014

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec-RN) tornou público na quinta-feira (14) o Edital Fia 02/2014, convocando os interessados a apresentarem propostas para concorrerem ao presente edital. As entidades que pretendem submeterem projetos a avaliação deste Conselho, terão o prazo final no dia 15 de setembro de 2014 até às 15 horas.

Dessa forma, poderão participar da seleção deste Edital, as instituições não governamentais (sem fins lucrativos), cujas atividades e finalidades específicas estejam voltadas à criança e ao adolescente. Assim, os recursos transferidos pelo Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (FIA) destinam-se à cobertura de despesas para execução de serviços e realização de atividades, uma vez que estejam devidamente adequados com os seus objetivos propostos no corpo do projeto.

Os projetos deverão estar alinhados em uma das seguintes frentes de atuação: crianças e adolescentes vítimas de Violência Sexual; implantação ou implementação de Ações Educativas e convivência familiar e comunitária; ou ainda com a garantia dos direitos da criança e do adolescente e o fortalecimento do controle social, para formação, capacitação e prevenção. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (84) 3232.7022 ou no site www.consec.rn.gov.br

OSRN apresenta concerto oficial de agosto com o projeto Quintas Clássicas

image O projeto Quintas Clássicas, que todo mês promove apresentações de música com entrada gratuita, já está com programação pronta para a última quinta-feira de agosto (28/8). Evento, que tem patrocínio do Morada da Paz e da Cosern por meio da da Lei Câmara Cascudo de Incentivo a Cultura, do Governo do Estado, será realizado no Teatro Alberto Maranhão (TAM), em Natal, a partir das 20h. Programação inclui a tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) e participação do renomado pianista mexicano Jesús María Figueroa.

A apresentação, que terá duração média de uma hora, será conduzida por Linus Lerner, maestro brasileiro que já atuou em grupos de diversos países como Estados Unidos, México e Portugal. O concerto traz um repertório de compositores renomados, como o alemão Johannes Brahms, o norueguês Edvard Grieg e o boêmio Antonin Dvorak. Três obras serão apresentadas: Dança Húngara Nº5 (Brahms), Sinfônia Nº 8 Op. 88 em Sol Maior e Concerto para Piano Op. 16 em Lá Menor (Grieg), esta ao som do piano de Figueroa.

O projeto ocorre a cada última quinta-feira do mês e é promovido pelo Morada da Paz, por meio da lei de incentivo Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal, e pela Cosern, por meio da lei de incentivo Câmara Cascudo. A iniciativa conta também com apoio do Governo do Estado, da Secretária de Cultura, da Igetur e dos Hotéis Paradise.

Contando com a regência de Linus Lerner e apresentação da OSRN, todos os meses o projeto traz músicos internacionais renomados à capital potiguar. O maestro conhece o trabalho de Figueroa e confirma seu talento, tendo em vista a grande experiência internacional do músico mexicano. Para ele, o público natalense só tem a ganhar com o espetáculo. "Será uma belíssima apresentação, com concerto de alto nível, que se equipara aos melhores do país. A OSRN tem crescido muito, chegando a conquistar críticas do público como a melhor do Nordeste", relata o regente.

Atração internacional

Natural de Nuevo Laredo, México, Jesús María Figueroa atua com música desde os sete anos de idade, quando começou seus estudos no Conservatório Nacional de Música da Cidade do México. Também estudou por seis anos na Escola Superior de Música, hoje denominada Academia Frederico Chopin, em Varsóvia, Polônia, e já participou de apresentações em todo o mundo. Em seu repertório, Laredo apresenta não apenas músicas de compositores clássicos, mas também contemporâneos. Hoje, além de participações em orquestras, ensina Música Espanhola, sua especialidade. “Figueroa já atuou em vários países, como Estados Unidos, Rússia, Polônia e também na América Central. Essa será sua primeira vez na América do Sul”, relata Lerner.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores