quarta-feira, 30 de abril de 2014

Foi distribuída para 3ª Vara ação de improbidade contra Governadora

Foto: Assecom/SesapFoi distribuído para o Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal a ação civil pública n° 08039436920148200001 que o Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou por ato de improbidade administrativa contra a Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, o ex-Secretário Estadual de Saúde Domício Arruda, o Procurador do Município de Natal Alexandre Magno Alves de Souza e outras 14 pessoas, além da Associação Marca e oito empresas por ilegalidades na contratação e no serviço de gerenciamento do Hospital da Mulher de Mossoró.
Caberá à 3ª Vara da Fazenda Pública a apreciação sobre requerimento do MP de concessão de liminar para decretação da indisponibilidade dos bens e propriedade das pessoas físicas de Rosalba Ciarlini, Domício Arruda e Alexandre Magno Alves de Souza, além dos outros demandados, da Associação Marca, e oito empresas pelas irregularidades constatadas, bem como sobre a condenação aos demandados nas penas descritas no artigo 12 da Lei n° 8.429/92, a lei da improbidade.

Segunda Câmara acata denúncia e aprova inspeção na Câmara Municipal de Tibau

A Segunda Câmara do TCE acatou denuncia de três moradores do município de Tibau , região oeste do Estado, e determinou a realização de inspeção nas conta da Câmara municipal, na gestão da vereadora Evaneide Fernandes da Costa, por supostos atos ilegais, lesivos ao patrimônio público.

O processo foi relatado pelo auditor Marco Antônio de Moraes Rêgo Montenegro, na sessão desta terça-feira (29), que aceitou denúncia formulada por João Nolasco Neto, Nilton José da Silva e Juscielzo Rodrigues Rebouças e analisada pelo corpo instrutivo do TCE. O corpo técnico desta corte de contas registrou a existência de “provas suficientes para a realização de inspeção, in loco, com o intuito de averiguar de forma mais detida e aprofundada a ocorrência das possíveis irregularidades apontadas, bem como avaliar se houve falta de zelo e cuidado com a coisa pública”.

O Ministério Público Especial, por intermédio do procurador Carlos Roberto Galvão Barros, opinou pelo recebimento e processamento da denuncia, a fim de que, realizada a inspeção sugerida, “sejam emitidos os correspondentes relatório e documentos hábeis à avaliação dos fatos narrados”.

No seu voto, o conselheiro relatou que nos termos do artigo 79 da Lei Complementar nº 464/2012, qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar ao Tribunal as irregularidades ou ilegalidades de que tiver notícia, atribuídas a administrador ou responsável sujeito à sua jurisdição. “Na hipótese vertente, esses requisitos encontram-se perfeitamente satisfeitos, conforme se observa à peça inaugural”. Processo nº 009876/2011-TC.

MEGA EVENTO DE VOLEI DE PRAIA EM GUAMARÉ

image Após o Open de Vôlei realizado em Natal pela Confederação Brasileira de Voleibol – CBV, agora é a Federação Norte-Riograndense de Voleibol – FNV, em parceria com o Banco do Brasil, a Porwerade e a Água Mineral Crystal realizar o Circuito Norte-Riograndense de Vôlei de Praia 2014, com a realização de etapas em vários municípios do Estado.

No ano de 2013, a Etapa de Guamaré já se destacou como a melhor entre as realizadas naquele ano, pretendendo a FNV superar em 2014 o sucesso da última edição, realizando novamente em Guamaré no próximo final de semana (2, 3 e 4 de maio) a que se denomina ETAPA SUPER OPEN DE VOLEI DE PRAIA, com a premiação recorde de R$ 8.500,00 reais para as duplas vencedoras, além dos troféus e pontuação dobrada no ranking estadual, nos dois naipes (masculino e feminino), com o apoio imprescindível da Prefeitura Municipal de Guamaré.

Para essa etapa está sendo montada uma grande estrutura, que inclui uma arena com 02 arquibancadas, 10 tendas (organização, serviço médico, patrocinadores, atletas, arbitragem, alimentação, almoxarifado), pórtico de entrada, banheiros químicos, blimps dos patrocinadores, bateria de chuveiros, etc, esperando-se um público de mais de duas mil pessoas nos dias de competição.

Participarão da etapa vários campeões brasileiros das categorias de base e universitária, sendo considerado o circuito potiguar o melhor circuito de vôlei de praia das federações brasileiras.

Vale salientar que para as 16 duplas melhor ranqueadas do Circuito a FNV estará oferecendo transporte de Natal para Guamaré, além de hospedagem, benefício inédito em competições regionais no Brasil.

Entre as participantes estará a atleta Kyce Michele, de 16 anos e 1,80m, recentemente convocada para a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia de base e que se sagrou vice-campeã da última etapa do Campeonato Brasileiro de Seleções de Volei de Praia na categoria Sub-19.

DETRAN/RN: exame de volante vai ser aplicado em 20 cidades do interior do RN

A equipe de peritos examinadores do Detran/RN inicia nesta sexta-feira (02) o cronograma de exames de direção veicular direcionado as cidades do interior do Estado. A primeira cidade a receber a iniciativa será Santa Cruz e, ao todo, serão 21 dias de serviço realizado em 20 municípios espalhados por todas as regiões do RN. A intenção é avaliar 2.500 candidatos que buscam adquirir sua Carteira Nacional de Habilitação.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos candidatos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

O usuário que deseja permissão para pilotar veículo automotor de quatro ou mais rodas é avaliado no tocante a estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e referente à condução do veículo em via pública, urbana ou rural.

Já para os veículos de duas rodas são exigidas habilidades de ziguezague (slalow) com no mínimo quatro cones, passagem por prancha ou elevação com no mínimo oito metros de comprimento, sonorizadores com réguas de largura e espaçamento de 0,08m (oito centímetros) e altura de 0,025m (dois centímetros e cinco milímetros), na largura da pista, e com 2,5m (dois e meio metros) de comprimento, duas curvas sequenciais de 90° (noventa graus) em “L” (ele) e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8” (oito).

Segundo a subcoordenadora da Controladoria de Trânsito do Detran/RN, Márcia Marques, para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. “No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 dias da divulgação do resultado, sendo dispensado do Exame Teórico-técnico, pois pressupõe já ter sido aprovado, uma vez que esse item constitui etapa anterior”, disse.

Os municípios de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Ceará Mirim vão receber os examinadores em dois momentos distintos. Além do cronograma de testes de direção veicular direcionado as cidades do interior do RN, o Detran/RN realiza um processo diário de avaliações com equipes de examinadores fixas nos municípios de Natal e Mossoró. Nas terças e quintas-feiras também são efetuados 210 avaliações de volante na cidade de Parnamirim.

CRONOGRAMA– EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR MAIO DE 2014

02/05– Santa Cruz;

05/05– Nova Cruz;

06/05– Jucurutu;

07/05– João Câmara e Macau;

08/05– Currais Novos;

09/05– Caicó;

12/05– Ceará Mirim;

13/05– Parelhas;

14/05– Passa e Fica;

15/05– Pau dos Ferros e São Miguel;

16/05– Pau dos Ferros;

19/05– Goianinha;

20/05– Jardim do Seridó;

21/05– Canguaretama;

22/05– Currais Novos;

23/05– Caicó;

26/05– Ceará Mirim;

27/05– São Paulo do Potengi;

28/05– Nísia Floresta e Tangará;

29/05– Apodi;

30/05– Pau dos Ferros e Caraúbas.

Assessoria de Comunicação Detran/RN

CARNAÚBA DOS DANTAS: CAMPEONATO MUNICIPAL DE MINI-CAMPO

 

clip_image002

 

            SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER

BOLETIM OFICIAL Nº. 04/2014

 1- RESULTADO DOS JOGOS: 1ª Fase: 4ª Rodada

   Dia 26/04 – Sábado – 15h30min – Jogo 13- Arsenal 05 X 01 Lyon

Gols: Léo (02), Bernardo, Cimar e Bruno para o Arsenal e Matheus para o Lyon.

Dia 26/04 – Sábado – 16h35min – Jogo 14- Cerâmica Dantas 01 X 01 Molambo

Gols: Franciclei para a Cerâmica Dantas e Flávio para o Molambo. Obs. O atleta Flávio do Molambo foi expulso aos 04min e 30 seg. do 2º tempo

Dia 27/04 – Domingo – 08h20min – Jogo 15- Rajadão 04 X 03 Cerâmica São Francisco

Gols: Naldinho (02), Milton e Lelê para o Rajadão e Isac, Evinho e Jailton (contra) para o São Francisco.

Dia 27/04 – Domingo – 09h30min – Jogo 16- Barueri 02 X 00 São João

Gols: Filipe e Ricardo para o Barueri.

Próximos Jogos: 5ª Rodada

Dia 03/05 – Sábado – 15h00min – Jogo 17- Chelsea X Barueri

Dia 03/05 – Sábado – 16h00min – Jogo 18- Vitória X Rajadão

Dia 04/05 – Domingo – 08h00min – Jogo 19- Molambo X Vira-Copos

Dia 04/05 – Domingo – 09h00min – Jogo 20- Lyon X Milan

2- CLASSIFICAÇÃO:

Grupo “A”:

06 Pontos: Vira-Copos, Barueri e Chelsea;

04 Pontos: Molambo;

01 Ponto: Cerâmica Dantas;

00 Ponto: São João.T

 

Grupo “B”:

07 Pontos: Vitória;

04 Pontos: Rajadão e Arsenal;

03 Pontos: Lyon e Milan;

01 Ponto: Cerâmica São Francisco.

Cartões Amarelos: 02 Cartões: Luan (Chelsea), Evinho (São Francisco) e Neném (Arsenal);

01 Cartão: Jácio e Paulinho e David (Chelsea), Adriano, Nêgo e Gueguinha (Vira-Copos), Robson, Alexandre e Renan (Milan), Juninho, Pedrinho, Múcio e Zico (Barueri), Victor, Ronan, Kayan, Lelê e Milton (Rajadão), Badinho, Anderson, Goiabinha e Jefferson (Arsenal), Matheus (Lyon), Gilsinho, Fernando, Flavão e Dedé (São Francisco), Tarcísio, Jefferson, Bambam, Silvano e Richardson (São João), Chupeta, Chaulin e Brabo (Cerâmica Dantas) e Araidson, Léo e Henrique (Vitória).

Cartões Vermelhos: Suspenso por 01(um) jogo: Flávio (Molambo) e David (Chelsea).

3- PRINCIPAIS ARTILHEIROS: 04 Gols: João Paulo (Vira-Copos) e Bruno (Chelsea); 03 Gols: Dênis (Vitória) e Naldinho (Rajadão).

4- GOLEIRO MENOS VAZADO: 01 Gol: Ramon (Molambo).

COMISSÃO ORGANIZADORA: Carnaúba dos Dantas / RN 07 de Abril de 2014.

5 de maio como o "Dia Nacional do Líder Comunitário".

Lei nº 11.287, de 27 de março de 2006

Institui o dia 5 de maio como o "Dia Nacional do Líder Comunitário".

O Presidente da República Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituída a data anual de 5 de maio como o "Dia Nacional do Líder Comunitário".

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 27 de março de 2006; 185º da Independência e 118º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Gilberto Gil

D.O.U. de 28.3.2006

Publicidade: CASAS DAS ANTENAS – CASAS POTIGUAR

ENCARTE PROMOCIONAL DAS CASAS POTIGUAR. OFERTAS IMPERDÍVEIS !!! VÁ LÁ E CONFIRA. Org; Bentinho & Família.

Não percam nossas promoções de encarte, mês das mães é aqui nas Casas Potiguar!

image
Fone: 3479 2252. Carnaúba dos Dantas/RN. Organização: Bento Calixto & Família

TRT-RN: Emoção marca despedida da desembargadora Maria de Lourdes Alves Leite

image A sessão que marcou a despedida da desembargadora Maria de Lourdes Alves Leite do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) foi marcada pela emoção.

Magistrados, servidores, familiares, nomes da advocacia e representantes do Ministério Público prestigiaram a solenidade, que foi presidida pelo desembargador José Rêgo Júnior.

Após saudar nominalmente vários presentes, com destaque para seus colegas de infância na cidade de Macaíba, Maria de Lourdes rememorou sua posse como desembargadora do TRT-RN.

“Em 15 de janeiro de 1999, quando ascendi a este tribunal, disse: ‘Graças a deus, cheguei’. Hoje, 15 anos após, digo: ‘Graças a Deus, cumpri minha missão. Com saudades, adeus”, discursou a desembargadora, emocionada.

O desembargador José Barbosa Filho reconheceu, em sua homenagem, que a colega Maria de Lourdes “fez e faz a sua parte, defendendo o trabalhador e a empresa que gera empregos”.

Valendo-se de uma parábola egípcia, Barbosa disse que, “se Vossa Excelência foi feliz? Só a senhora pode responder. Se Vossa Excelência fez alguém feliz, sim. A senhora nos fez feliz”.

O juiz Hamilton Vieira Sobrinho relembrou das lições da professora Maria de Lourdes, que ensinou na Faculdade de Direito da UFRN e a atuação da desembargadora como presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho e do tribunal.

Já o advogado Armando Holanda, que representou a Ordem dos Advogados do Brasil, emocionou a homenageada com reminiscências dos tempos em que os dois foram crianças em Macaíba.

O procurador do trabalho Francisco Marcelo Almeida Andrade também saudou a desembargadora, que se aposenta no próximo dia 3 de maio.

Maria de Lourdes Alves Leite formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1971 e, dez anos depois, assumiu o cargo de Juíza do Trabalho Substituta.

Antes de se tornar magistrada do Trabalho, a desembargadora Maria de Lourdes foi assessora jurídica, Adjunta de Promotor, Procuradora do Estado e advogada militante, entre 1970/1981.

Ela também atuou como professora de Direito Processual Trabalhista e Direito Processual Civil no Departamento de Direito Público da UFRN, onde se aposentou desde 1998.

Na Justiça do Trabalho, Maria de Lourdes exerceu a presidência das Juntas de Conciliação e Julgamento de Macau, Mossoró, Goianinha, da 1ª e da 2ª JCJ de Natal.

Promovida, por antiguidade, a juíza do TRT da 21ª Região em janeiro de 1999, Maria de Lourdes Alves Leite presidiu o Tribunal do Trabalho no biênio 2004/2006. Atualmente, ela integra a 1ª Turma de Julgamento do TRT-RN.

Kassab vai à campanha do PSD em Mossoró com Fábio e Robinson Faria

image O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, vai à cidade de Mossoró nesta quarta-feira (29) participar da campanha do candidato a prefeito Francisco José Júnior (PSD) e seu vice Luís Carlos (PT) à Prefeitura da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Kassab vai acompanhado do vice-governador Robinson Faria e do deputado federal Fábio Faria, ambos do PSD.

“O presidente Kassab vem ao Estado demonstrar a importância da eleição de Silveira (Francisco José Júnior) para o nosso partido, assim como o PSD considera importante termos uma candidatura própria para o Governo do Estado”, disse Fábio Faria. O ex-prefeito de São Paulo desembarca em Mossoró por volta das 12h e participará de reuniões políticas no início da tarde.

A coligação “Liderados Pelo Povo” é integrada por 12 partidos (PSD, PT, SDD, PSDB, PV, PSC, PDT, PSL, PMN, PTB e PRB). As eleições suplementares serão realizados no próximo domingo, 4 de maio.

Alunos da Rede Pública realizam mutirão contra a dengue em Caicó

image Uma lição dada pelos alunos da Escola Municipal Severina Brito da Silva, do bairro Samanaú em Caicó. Centenas deles ganharam as ruas do bairro, nesta manhã de terça-feira (29) no mutirão contra a Dengue. De acordo com dados da própria Secretaria de Saúde, o bairro tem enfrentado um considerável índice de infestação da dengue. E a idéia de unir alunos da escola e do projeto das Aldeias SOS Infantil, além dos profissionais de saúde deu certo.

A campanha começou hoje e não tem período para ser encerrada.  De acordo com a administração da Unidade Básica de Saúde, responsável pela coordenação do mutirão, enquanto tiver um caso de dengue no bairro, a campanha será realizada. A Secretaria de Saúde forneceu todo o material educativo, sacolas e luvas de proteção. Além de recolher o lixo em terrenos baldios, cada aluno vem orientação a população para fazer sua parte, não jogando lixo nas ruas, já que muitos deles acumulam água, ajudando na proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Emoção marca sepultamento do ex-prefeito de Campo Redondo José Alberany

imageimage A cidade de Campo Redondo se despediu de um dos seus filhos mais ilustres. Faleceu na madrugada de segunda-feira (28) o ex-prefeito José Alberany de Souza. O sepultamento ocorrido na manhã desta terça (29) reuniu amigos, correligionários, familiares e centenas de pessoas que foram prestar suas últimas homenagens ao líder político. Ao lado do prefeito Alessandru Alves, que decretou luto oficial em todo território municipal, o deputado Vivaldo Costa e o vereador natalense presidente do PROS Rafael Motta participaram da cerimônia.

O sepultamento teve inicio no auditório da CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade), prédio fundado por Alberany. Depois o corpo foi conduzido para a Câmara Municipal, onde foi prestada uma homenagem pelos poderes legislativo e executivo. Bastante emocionando Alessandru disse que Alberany foi um amigo, sempre presente com seus conselhos. "Perdemos umas das maiores reservas morais da nossa terra. Alberany deixou sua marca de trabalho nos quatro cantos de Campo Redondo”, contou.

Após as homenagens o corpo do ex-prefeito foi levado para a Matriz de Nossa Senhora de Lourdes onde foi celebrada missa de corpo presente. Atendo um pedido de Alberany, a família decidiu por sepulta-lo no prédio da CNEC, entidade que ele presidiu.

Formado em Direito, José Alberany de Souza foi prefeito de 1973 a 1977.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Gesane Marinho emite parecer favorável à PEC da Defensoria Pública

image A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 007/2013, que confere autonomia à Defensoria Pública do RN para elaborar as próprias leis, recebeu parecer favorável da deputada estadual Gesane Marinho (PSD) nesta terça-feira (29). Relatora na comissão especial que analisou a matéria, a parlamentar reconheceu a importância da proposta.

“É uma importante vitória para a Defensoria Pública do RN, que foi conquistando a passos largos sua autonomia institucional. Primeiro com a autonomia orçamentária, quando aprovamos em 2011 emenda à LDO que permitiu aos defensores elaborarem seu próprio orçamento. E agora de maneira administrativa com a PEC”, disse Gesane.

Conforme a deputada, a Defensoria Pública agora fará parte do rol dos legitimados a propor leis complementares e ordinárias, sem necessariamente passar pelo Poder Executivo. Terá, portanto, a prerrogativa de elaborar projetos de lei relativos à pessoal, estrutura e funcionamento da instituição.

“Os defensores irão se igualar ao Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Procuradoria Geral de Justiça”, acrescentou.

A aprovação da comissão especial à PEC 007/2013, de autoria do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), será publicada no Boletim Oficial da Assembleia Legislativa e no Diário Oficial do Estado. Depois de publicada, será encaminhada à Presidência da Casa para que então possa ser colocada em votação.

TCE prepara primeiro relatório de auditoria do RN Sustentável

Considerado o maior projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte em andamento, com possibilidade de beneficiar toda a sociedade, desde o pequeno empreendedor do interior até o grande empresário dos grandes municípios, o RN Sustentável – resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, será auditado pelo Tribunal de Contas do Estado que, com este objetivo, criou a Comissão de Auditoria de Operações de Crédito Externo – COPCEX.  No total, serão monitorados recursos na ordem de US$ 400.000.000,00 do RN Sustentável, acrescidos de US$ 700.000,00, referente a recursos doados à saúde.

Neste primeiro momento, o trabalho da Comissão visa à organização do espaço (aquisição e disponibilização de moveis e equipamentos) e o planejamento das ações que serão executadas, além da capacitação da equipe. “O servidor tem que se adaptar a este novo paradigma. Antes, visava-se muito a legalidade das ações. Hoje, a busca é por resultados, evidente que dentro da legalidade”, ressaltou Márcio Loiola, presidente da COPCEX.  Nesta perspectiva, informou que está em fase de elaboração o primeiro relatório de auditoria, previsto para ser entregue até o final de junho à conselheira Adélia Sales, designada pela presidência para acompanhar o processo.  O relatório contemplará o período de outubro de 2012 a dezembro de 2013, com os respectivos recursos envolvidos. No último dia 23 de abril, a equipe recebeu a visita do gerente financeiro do Banco Mundial, João Vicente Novaes Campos, em reunião que tratou dos ajustes para a confecção do primeiro Relatório de Auditoria Independente do projeto.

Prefeitura de Jardim do Seridó divulga novo Edital para realização de Processo Seletivo Simplificado

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó lançou novo Edital para o Processo Seletivo Simplificado para Contração Temporária de profissionais do quadro da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, destinados ao Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa Bolsa Família e Cadastro Único. 

O Processo Seletivo Simplificado está regulamentado pelo Edital Nº 02/2014 e será executado por 2 (dois) ou mais profissionais de Nível Superior do Instituto Belchior, Consultoria e Projetos, que prestará serviço para esse fim. A seleção tem como objetivo a contratação de pessoal, em caráter excepcional, em posto de trabalho de Nível Superior, Ensino Médio completo ou estar cursando o Ensino Médio.

Projeto ‘Autores Potiguares na Escola’ contemplará mais dez escolas públicas de Natal

imageProveniente do salário da vereadora Eleika Bezerra, projeto chega a segunda etapa

Na próxima segunda-feira (5) será realizada a segunda etapa do projeto ‘Autores Potiguares na Escola’, desenvolvido pela vereadora Eleika Bezerra (PSDC). Na ocasião, mais dez escolas serão contempladas com um kit composto por estante expositora em aço e 60 exemplares de obras literárias de autores potiguares. O investimento é de R$ 18 mil, proveniente do salário da parlamentar, que beneficiará mais de seis mil alunos. A solenidade acontecerá às 9h, na Escola Municipal João XXIII, localizada na rua dos Pajeús, s/n, Alecrim.

As unidades escolares contempladas estão distribuídas nas quatro regiões administrativas da capital potiguar, sendo elas, as escolas municipais Djalma Maranhão (zona oeste), Ferreira Itajubá (oeste), Prefeito Mário Lira (oeste), Oto de Brito Guerra (sul), Josefa Botelho (sul), Iapissara Aguiar (norte), João Paulo II          (norte), Laércio Monteiro (norte), João XXIII (leste) e Professor José Melquíades (norte). Durante a solenidade estão previstas presenças de autores potiguares como Diógenes da Cunha Lima, Salizete Freire, José de Castro, Celeste Borges, Marise Castro, Daliana Câmara Cascudo, além de representantes das escolas contempladas nesta etapa de 2014.

O projeto vem sendo desenvolvido desde agosto de 2013 e tem por finalidade possibilitar a divulgação, valorização e conhecimento das obras literárias dos escritores potiguares no cotidiano escolar da rede municipal de ensino de Natal. Na primeira etapa, outras dez escolas públicas municipais também foram beneficiadas, somando recursos na ordem de R$ 16,4 mil. Também está prevista mais uma etapa do projeto para o segundo semestre de 2014.

A ideia do ‘Autores Potiguares na Escola’ surgiu após aprovação da Lei nº 383/2013, de autoria da vereadora Eleika Bezerra, que torna obrigatória a exposição de cota mínima de 2,5% para as obras de literatura produzidas por autores potiguares nos estabelecimentos onde se comercializam livros, localizados no município de Natal. O projeto desenvolvido é realizado com recursos financeiros provenientes do salário da parlamentar enquanto vereadora da capital potiguar.

8ª Caminhada pela Paz no Jardim Progresso é na próxima quinta

Moradores, associações comunitárias e movimentos sociais realizam na próxima quinta-feira (1º) a oitava edição da Caminhada pela Paz no Loteamento Jardim Progresso, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal. A concentração começa às 15h, com saída prevista para as 15h30, no terminal da linha 07 (Avenida Industrial, próximo à estação de trem de Nordelândia).

A caminhada seguirá pelas principais ruas da comunidade, terminando na Escola Municipal José Andrade Frazão, localizada no cruzamento das Avenidas Boa Sorte e Couto Magalhães.

No final da caminhada haverá mais uma edição do o Grito Urbano Itinerante, com a apresentação de várias culturas juvenis da comunidade (grupos de skate, capoeira, grafite, bandas de música, entre outros).

O evento está sendo organizado pela Associação dos Amigos do Bairro de Nossa Senhora da Apresentação (ASMANS); Associação Beneficente Amor Verdadeiro (ASBAV); Conselho Comunitário de Jardim Progresso; e pelo Instituto Sabino Gentili.

De acordo com o presidente da ASMANS, Milklei Leite, o objetivo é chamar a atenção para a necessidade de segurança pública, além de cobrar por melhores serviços públicos na saúde, educação e cultura.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Procuradores se reunirão com representante da empresa que administra hospitais da UFRN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) vem investigando um total de 41 representações recebidas quanto a supostas irregularidades ocorridas nos três concursos promovidos em fevereiro pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no estado, destinados a preencher vagas nas maternidades Ana Bezerra (localizada em Santa Cruz), Januário Cicco (Natal) e no Hospital Universitário Onofre Lopes (também na capital).

Os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão titular e substituto, Caroline Maciel e Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, vêm analisando os processos resultantes das representações e deverão se reunir, nesta terça-feira (29), com um representante da EBSERH, para esclarecer diversos pontos com relação aos concursos e ainda buscar sanar os problemas apontados.

Dentre as denúncias feitas ao MPF, estão reclamações quanto a irregularidades na aplicação dos concursos, falhas na fiscalização, nas inscrições, equívocos na distribuição das provas, supostos erros nos conteúdos programáticos, na correção e até possíveis problemas nos editais. Um dos pontos recorrentes nas denúncias diz respeito a irregularidades na pontuação das “provas de títulos”.

Os três concursos realizados pela EBSERH no Rio Grande do Norte foram aplicados pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e ofereceram um total de 1.971 vagas voltadas às áreas da saúde, administração e serviços, sendo 375 para a Maternidade Ana Bezerra, 1.104 vagas para o Onofre Lopes e 492 destinadas à Januário Cicco. Todos os três hospitais pertencem à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, porém são administrados em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde agosto do ano passado.

Assessoria de Comunicação

Casamento Comunitário movimenta Ação Global

Oitenta e dois matrimônios foram realizados no casamento comunitário do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), no sábado (26), durante a edição do programa Ação Global 2014. O evento ocorreu no Complexo Cultural de Natal, na Zona Norte. Os casais são moradores dos bairros de Igapó e Redinha. “Estamos fazendo aqui o que é possível diante da lei, mas a continuidade da união de vocês vai depender de cada um. É como uma planta que você rega a cada dia”, aconselhou a juíza Fátima Soares, celebrante da cerimônia coletiva. A desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora geral do Núcleo de Projetos do TJRN, esteve presente no local.

Luiz Alcides, de 69 anos, e Vanda Beserra, de 55, formaram o casal mais experiente e um dos mais animados da celebração. Eles destacaram que esta foi a oportunidade de formalizar a união que já dura quatro anos. “Dar um nome a minha companheira e deixar tudo em mais segurança”, disse ele. Alcides desfez dois casamentos. Vânia se mantinha solteira até então. “Esse vai ser par sempre, em nome de Jesus”, completou ele.

Já Igor Coelho, de 20 anos, e Luara Aguiar, de 17, são os mais jovens do grupo. “Já temos uma filha e somos muito religiosos, então esse momento era muito esperado. Estamos muito felizes”, comemoraram os dois.

De acordo com o assessor do NAPS para casamento comunitário, Rossini Pimentel, informações cartoriais atestam que atualmente no Rio Grande do Norte o número de casamentos supera o de separações. “Esse dado ajuda a alimentar a esperança de que as pessoas estão levando a sério o matrimônio”, frisou. Antes do casamento comunitário, Rossini Pimentel proferiu a palestra sobre a família, direitos e deveres para os casais.

Tribunal de Justiça do RN (TJRN)

Municípios devem enviar dados sobre investimentos de 2012

Termina na próxima quarta-feira, 30, o prazo para que os municípios encaminhem ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) os dados sobre investimentos feitos em educação no ano passado. Quem não cumprir o prazo pode ficar sem receber recursos de convênios firmados com o governo federal. O prazo é mais longo para os estados e o Distrito Federal, que devem enviar as informações até 31 de maio.

Para encaminhar os dados, municípios e estados devem baixar a versão 2013 do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) no portal eletrônico do FNDE, inserir as informações e enviar pela internet.

Caso não cumpram os prazos ou não comprovem investimento de 25% do orçamento em educação, os entes federativos ficam inadimplentes no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) do governo federal. Com isso, deixam de receber os recursos de transferências voluntárias da União e ficam impossibilitados de firmar novos convênios com órgãos federais.

O Siope coleta, processa e divulga informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, com o objetivo de dar transparência aos investimentos em educação no país. Se o estado ou município não investir no mínimo 25% do seu orçamento total em manutenção e desenvolvimento do ensino, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público informando o não cumprimento da norma.

Prestação de contas – Também termina em 30 de abril o prazo para envio da prestação de contas, referente ao ano de 2013, de três programas educacionais gerenciados pelo FNDE: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Gestores estaduais e municipais que receberam recursos desses programas no ano passado precisam encaminhar os dados por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC/Contas Online), disponível no portal eletrônico do FNDE.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Acesse a versão 2013 do Siope
Acesse o portal eletrônico do FNDE
Acesse o Sistema de Gestão de Prestação de Contas

Aplicativo Mago da Física é lançado hoje na apple store

Aplicativo Mago da Física é lançado hoje na apple storeEstá disponível a partir de hoje, no site da Apple, o aplicativo "Mago da Física - Ciência em Quadrinhos", criado e desenvolvido pelo professor de Física do Campus Natal Central do IFRN, Amadeu Albino Júnior.

O app tem o objetivo de levar às crianças e adolescentes, conceitos básicos da física do ensino médio, abordadas de forma lúdica e interativa. Em sua primeira edição, O Mago da Física traz a história do Burrinho Halley e o Princípio da Ação e Reação, disponível em dois idiomas( português e inglês), além de conter  ilustrações animadas e um vídeo introdutório.

História do Mago da Física

O projeto nasceu em 2004, numa tentativa de interação do professor com seus alunos, que buscou planejar uma aula diferente, mas com a demonstração de muitos experimentos. Para atrair os alunos o professor criou um atrativo, e espalhou cartazes pela escola que diziam: “Venha assistir ao show do Mago da Física”. A publicidade deu resultado e todos falavam sobre a aula, a expectativa era de realmente ver um show e o Mago da Física  e este não podia decepcionar. Sendo assim, foi planejada uma aula como nenhuma outra, e muitos equipamentos foram comprados ou construídos. Todos eles com o único intuito: provar para os alunos que estudar Física poderia ser algo muito prazeroso, interessante.

Hoje o canal do Mago da Física no Youtube já possui mais de 2 milhões e 500 mil exibições e 3 mil seguidores inscritos. O aplicativo também possui twitter (@MagoDaFisica),  Facebook, Flickr,  Picasaweb e vários outros mecanismos de interação.

Clique aqui e baixe gratuitamente o Mago da Física. Fonte: IFRN

Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas vai focar estudo nas cidades

Entre os anos de 2014 e 2016, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) vai focar os estudos e análises nas cidades brasileiras. O anúncio foi feito hoje (28) pela presidenta do comitê científico do painel, professora Suzana Kahn, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), durante o seminário Conclusões do Quinto Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), Extremos Climáticos e seus Desdobramentos na Disponibilidade Hídrica e na Geração Elétrica no Brasil.

De acordo com ela, a análise da emissão de gases do efeito estufa nas cidades foi uma das novidades do quinto relatório do IPCC, apresentado no ano passado, dentro do Grupo 3, que analisa as medidas possíveis de mitigação para evitar os efeitos mais nocivos do aquecimento global.

Ela disse que “a população urbana em 2050 é esperada para ser de 5,6 [bilhões] a 7,1 bilhões de pessoas. Quase 70% da população mundial vai estar nas cidades, que consomem mais da metade da energia mundial. Daí a importância de se olhar as cidades quando se está pensando em mitigação das emissões. As cidades também são as que vão sofrer os maiores impactos das emissões, é onde a população está, é onde os danos vão acontecer, ao mesmo tempo em que as cidades são uma grande fonte de emissão. Portanto, deve ser tratada como um setor para reduzir as emissões”.

Com isso, o PBMC vai se dedicar a analisar a situação das cidades brasileiras. “A gente vai trabalhar com a questão da mudança climática em cidades, tanto no diagnóstico de medidas e tecnologias disponíveis [quanto na] adequação às tipologias das cidades. Cada uma tem suas especificidades; medidas de adaptação das cidades brasileiras vulneráveis; medidas urbanas de mitigação de emissões de gases do efeito estufa. Isso acabou de ser aprovado, e a gente vai agora chamar uma reunião do conselho diretor e do comitê científico para discutir o plano de trabalho. As cidades são uma fonte de emissão e também uma fonte de solução para os problemas climáticos”, informou Suzana.

Ela explicou a estrutura do Grupo 3 do relatório, e disse que apenas medidas tecnológicas não serão capazes de manter o aquecimento global dentro da melhor perspectiva, entre os 900 cenários analisados pelos cientistas, que é de subir 2,5 graus Célsius até o final do século. De acordo com Suzana, é necessária uma “profunda descarbonizada da energia”, o que implica em mudanças no atual padrão de consumo energético mundial, muito baseado em combustíveis fósseis. A boa notícia, segundo ela, é que os investimentos previstos em infraestrutura para o setor, nos próximos anos, já contemplam essa mudança.

O professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artaxo explicou as conclusões do Grupo 1 do IPCC, que trata das bases científicas. De acordo com ele, o relatório mais recente reconhece com certeza a influência da atividade humana nas mudanças climáticas, no funcionamento dos ecossistemas, na química da atmosfera e na dinâmica oceânica. Também aponta evidências concretas do aquecimento global, como o aumento da concentração de gás carbônico e de vapor de água na atmosfera, bem como a diminuição da concentração de oxigênio e das geleiras e o aumento da acidez dos oceanos.

A professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Maria Assunção Faus da Silva Dias falou sobre o Grupo 2 do IPCC, que trata dos impactos, adaptação e vulnerabilidade. De acordo com ela, um dos maiores graus de confiança nas mudanças climáticas na América do Sul é a diminuição das geleiras nos Andes e o aumento da vazão na Bacia do Rio da Prata. Outro exemplo é o aumento de eventos extremos, como a falta de chuvas, que afetou o nível dos reservatórios de água em São Paulo e em outros estados da Região Sudeste, principalmente.

Para o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ e secretário executivo do PBMC, o ano vai ser difícil para o Brasil na questão de emissões no setor elétrico, já que choveu pouco e será preciso acionar as usinas termelétricas, que aumentam a emissão de gases do efeito estufa. Ele cita também a falta de competitividade no preço do etanol como alternativa ao combustível fóssil.

“Com base no quinto relatório do IPCC, é óbvio que a preocupação com o enfrentamento à mudança no clima é grande e ao mesmo tempo as políticas para isso são insuficientes, tanto do ponto de vista de mitigação quanto de adaptação. O Brasil tem uma vantagem interessante de ter reduzido muito o desmatamento; isso é positivo. Mas a área de energia se tornou importante, pois está aumentando muito suas emissões", analisou Pinguelli. Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil

Potiguar quer conquistar as pistas nacionais

imageDeterminado a conquistar as pistas de todo o Brasil, o potiguar Guilherme Barreto iniciou a sua temporada enfrentando lesões. O kartista foi prejudicado por problemas nas costelas correndo em Interlagos (SP) e em Tamboril (PE). No entanto, depois de um período de recuperação, o piloto já foca novamente em competições importantes e iniciou a sua preparação para o Campeonato Brasileiro da modalidade.

No mês de maio, Barreto volta ao Kartódromo Tamboril, em Paulista (PE), para buscar o bicampeonato Pernambucano. “Apesar de estar lesionado, corri a primeira etapa apenas para não deixar de participar. Agora, recuperado e em forma, vou lutar para vencer a segunda etapa. Ano passado eu conquistei o título brigando etapa por etapa”, destacou.

Dentro do seu planejamento para correr o Campeonato Brasileiro, Barreto irá correr ainda neste mês de maio uma etapa do Campeonato Paulista para ganhar ritmo. “É uma competição muito forte. Então, como estou precisando pegar um ritmo para o Brasileiro, vou correr a etapa do mês de maio. Grandes pilotos disputam a competição e será uma grande oportunidade para correr ao lado dos adversários”, explica.

Guilherme Barreto acredita que deve chegar em grande forma ao Campeonato Brasileiro, que acontece no mês de julho. “Infelizmente destruíram o Kartódromo de Natal e estou treinando em Pernambuco, que me oferece uma boa estrutura. Por isso mesmo, preciso participar de muitas competições para seguir com um ritmo forte. Mesmo com o tempo parado em função da lesão, acredito que posso fazer um grande Brasileiro. Quero buscar esse título e seguir meu planejamento de carreira”, comenta o piloto.

Após revitalização na pintura, Museu da Cultura Popular é pichado por vândalos

imageO espaço conhecido como Rodoviária Velha, onde funciona o Museu da Cultura Popular, na Ribeira, foi vítima da ação de vândalos nesse final de semana. Após ter passado por uma revitalização em sua pintura na última quinta-feira (24), o aparelho foi totalmente pichado com desenhos e palavras de ordem. A pintura, realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), terá que ser refeita, o que custará um prejuízo de R$3 mil aos cofres públicos.

O espaço conta com 12 boxes de lojas, no piso inferior, que são de responsabilidade da Semsur. E o Museu da Cultura Popular, no piso superior, de responsabilidade da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Valério Max, diretor do departamento de operações da Semsur, explica que a secretaria está dando continuidade à revitalização do espaço, fazendo a pintura interna do prédio. A recuperação contempla o lixamento, recuperação da alvenaria e a pintura, que incluindo a mão de obra, custará o valor de R$ 40 mil e devido ao ocorrido, só será concluída no final da próxima semana.

De acordo com o diretor do Departamento de Feiras e Mercados da Semsur, Jonas Gregório Mendes, há segurança particular no local apenas nos turnos matutino e vespertino, o que teria facilitado à ação dos vândalos. O secretario da pasta, Raniere Barbosa, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social para intensificar as rondas realizadas pela Guarda Municipal e evitar que ações como esta se repitam.

Depredação ao patrimônio público é crime, previsto no Art. 163 do Código Penal, qualificado pelo inciso III, que prevê detenção mais multa. A secretaria está verificando as imagens das câmeras de segurança instaladas no local para tentar identificar e punir os responsáveis pela depredação do espaço.

TRT-RN convoca odontólogos para receber R$ 550 mil de precatórios

imageA Secretaria da 10º Vara do Trabalho de Natal está aguardando o comparecimento de 23 odontólogos – ou de seus dependentes – para liberar o pagamento de R$ 550 mil de um precatório relativo a uma ação movida pelo Sindicato dos Odontólogos do Rio Grande do Norte contra o Governo do Estado.

Desde 2011 que o TRT-RN vem realizando o pagamento dos precatórios dessa ação, mas ainda restam receber esses beneficiários ou seus dependentes.

Confira a lista completa: Rivânia Gomes de Menezes, Nádia da Silva Gomes, Maria Cristina Gomes da Silveira, Ademar Silva Araújo, Anália de Oliveira Lima, Odett Roseli Garcia Maranhão, Ednalvis Santos Soares M. de Miranda, Maria Salete Silva dos Santos, Elma Alves da Silva Miranda, Ilma Fernandes Pascoal Torquato, Maria Creuza Soares, José Maria de Souza Luiz, Roberto Rodrigues da Silva, Marcos Afonso de Medeiros, Ana Maria Ferreira da Silva, Conceição de M de Morais Vasconcelos, Acyr Miguel Pereira da Silva, Maria do Carmo de Macedo Freitas, Francisca Miriam Silva, Hélio Rodrigues Machado, José Absalão Tinoco, Maria do Socorro Azevedo Tavares e Elizanete de Souza R. Gaião.

Nota de Esclarecimento

                Natal, 28 de abril de 2014 – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Semsur, esclarece a imprensa e a população em geral, que foi determinada a retirada da imagem fixada, na peça decorativa instalada no último sábado Viaduto de Ponta Negra, ainda no final do domingo (27).  A Semsur ressalta ainda que a Prefeitura não terá prejuízo financeiro sobre o trabalho já executado, porque a empresa ganhadora da licitação ainda não tinha colocado a realização do serviço na planilha de despesas à Semsur.

                De acordo com as cláusulas contratuais após o processo licitatório, a empresa ganhadora do trabalho só realizará cobranças de serviço após a apresentação da planilha de atividade realizada e aprovação do órgão gestor. No entanto, a retirada da placa decorativa em questão gerou despesas de R$ 11 mil Reais, mas se trata de custas orçamentárias da própria empresa contratada. A estrutura de ferro permanecerá no mesmo local e a Semsur está consultando vários artistas plásticos e publicitários para acatar idéias criativas a fim de instalar uma nova peça decorativa para o local, que será apreciada e aprovada pela FIFA.

Em grande comício, Aparecida e Anaximandro reúnem diversas lideranças estaduais

image Milhares de pessoas foram às ruas de Francisco Dantas, na noite deste domingo, 27, para demonstrar o apoio aos candidatos da coligação “Unidos para avançar”, Maria Aparecida e Anaximandro, dentro das eleições suplementares daquele município.

Neste encontro, os Francisco-dantense tiveram a oportunidade de acompanhar as propostas dos candidatos, além de ver o apoio que Aparecida e Anaximandro estão recebendo de diversas lideranças locais e estaduais.

Os deputados Federais Betinho Rosado e João Maia, os Deputados Estaduais George Soares e Getúlio Rego, vieram afirmar que serão parceiros da gestão da Prefeita, Aparecida.

Em suas palavras, Aparecida agradeceu o apoio que vem recebendo de cada morador, “declarado no abraço, no acolhimento em suas casas. È muito gratificante saber que todo o nosso desejo de trabalhar por esta cidade, tem recebido o apoio de cada cidadão”, declarou Aparecida.

A futura Prefeita de Francisco Dantas ainda enfatizou como é importante receber o respaldo de importantes políticos e de pessoas tão influentes, afinal, “sabemos que vamos contar com a parceria de todos eles na hora da conquista de recursos e investimentos para o município, quando assumirmos a Prefeitura, após a vitória do dia 4 de maio”, destacou

Aparecida finalizou agradecendo a participação e o entusiasmo de todos que estavam presentes naquela noite e que estão empenhados neste trabalho de conquista dos votos. “Saibam que este é o lado dos grandes políticos, daqueles que juntos, vão trazer mais progresso e desenvolvimento para Francisco Dantas. Pois todos estão comprometidos com o povo, com o trabalho e com a melhoria de vida dos Francisco-dantense”, finalizou Aparecida.

Neste comício, além de vereadores e lideranças locais, estiveram presentes o ex-secretário Estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, da ex-secretária Estadual de Assistência Social, Shirley Targino, do ex-prefeito, Gilson Dias e prefeitos da região.

Carnaubense Severo Calixto comemora seu aniversário de 90 anos com amigos e familiares.

Aconteceu na tarde deste domingo 27  no sítio Tanques, residência de Lucélia a comemoração do aniversário de 90 anos do Sr. Severo Calixto que nasceu no dia 28 de Abril de 1924, Participação especial dos familiares de seu Severo que lotaram todos os espaços da residência onde aconteceu o evento.
O evento dos 90 anos do Sr. Severo contou com a missa em ação de graças as 10;30 hs com o padre Valdir Dantas e logo após a missa foi servido um almoço para todos ali presentes.
O Blog do Totinha parabeniza o amigo Severo Calixto pelos 90 anos do seu aniversário.

domingo, 27 de abril de 2014

Aparecida e Anaximandro realizam, neste domingo, seu primeiro comício

Será neste domingo, 27, a primeira grande mobilização da coligação "Unidos Para Avançar". Em um encontro que vai reunir diversas lideranças estaduais que vão declarar seu apoio aos nomes de Maria Aparecida e Anaximandro Lopes, na eleição suplementar de Francisco Dantas.

A concentração terá início às 19 horas, na casa do Vice-prefeito, Anaximandro, de onde todos vão seguir em caminhada até o centro da cidade para realização de um grande comício.

Neste encontro, estarão presentes os Deputados Federais, Betinho Rosado e João Maia, os Deputados Estaduais George Soares e Getúlio Rego, além do ex-secretário Estadual, Leonardo Rego.

Diversas lideranças locais e vereadores vão estar neste momento, em que todos os Francisco-dantense vão demonstrar que escolheram Aparecida e Anaximandro para governar sua cidade.

sábado, 26 de abril de 2014

Secretária da Educação abre oficialmente os Jerninhos 2014

imageA secretária de Estado da Educação, professora Betana Ramalho, abriu oficialmente a vigésima edição dos Jogos Escolares do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte - Jerninhos. A cerimônia de abertura foi realizada na manhã deste sábado, 26, no ginasio de esportes do Colégio Contemporâneo Potilândia,

Com a presença de pais e familiares dos atletas, que lotaram as dependências do ginásio para acompanhar o desfile das escolas e as apresentações circenses, a abertura contou ainda com a apresentação da banda fanfarra da Faculdade da Criança, distribuição de pipoca e algodão doce, corrida e juramento do atleta. Os pais ficaram encantados com a pontualidade e organização do evento, realizado anualmente pela Coordenadoria de Desportos, da Secretaria de Estado da Educação.

Em seu discurso, a professora Betania Ramalho, ressaltou a participação das famílias no incentivo ao esporte escolar. "A participação e o incentivo dos pais é essencial para fazer com e a cada ano, os Jogos Escolares marquem a vida de cada um desses pequenos, não apenas pela competição, mas pela brincadeira. As crianças precisam brincar e aprender, por isso os Jerninhos tem essa finalidade".

A secretária disse ainda que as famílias fazem a diferença na vida e na escola das crianças. "Daí a importância de incentivar a participação delas em atividades como essa. A alegria de ver um filho competindo é imensurável."

O Jerninhos é a maior competição do Estado para alunos de 7 a 10 anos. No total, estão sendo disputadas16 modalidades, entre individuais e coletivas, sempre aos sábados e domingos, até o dia 1º de junho, em Natal.

Segundo o coordenador de esportes da SEEC, Gileno Souto, os Jerninhos tem o intuito de promover a prática do esporte e a interação entre as escolas que disputam cada modalidade. A competição conta com a participação de 73 públicas e privadas de todo o Estado.

Vôlei, ginástica artística, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, natação, capoeira, judô, karatê, badmintom, xadrez, tênis de mesa, atletismo e queimada são as modalidades que compõem os Jerninhos deste ano.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sindicer-rn busca parcerias com a UFRN para fortalecimento do setor cerâmico

image Com o intuito de ampliar a difusão de informações sobre a usabilidade da cerâmica vermelha e a relevância do produto para a economia do estado, o Sindicer-rn também busca diálogos com o ambiente acadêmico. Nesta semana, o presidente Vargas Soliz se reuniu com professores do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As conversas foram com a coordenadora dos cursos técnicos do Pronatec na instituição, Kessia Silva, e com o professor AlbertoPaskocimas, que estão montando a estrutura curricular e o lançamento de um curso técnico em cerâmica, no campus central da UFRN.

Na oportunidade, Vargas colocou as cerâmicas associadas ao sindicato à disposição da universidade, para que possam servir como ponto de apoio para visitas técnicas e estágios.

O presidente acredita que a inserção de profissionais qualificados no mercado tem influencia direta na melhoria na gestão das fábricas e na qualidade dos produtos e que, por isso, o Sindicer-rn tem o dever de auxiliar no projeto. "É a forma mais correta de suplantar os aventureiros do setor, qualificando equipes e investindo na certificação”, pontua Vargas Soliz.

Governadora avalia proposta de arena multiuso no campus central da UERN

image A proposta de uma arena multiuso no campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi apresentada à Governadora Rosalba Ciarlini pelo reitor da instituição, Pedro Fernandes, na tarde desta sexta-feira (25).  A ideia é que o espaço poliesportivo seja erguido levando em consideração o curso de educação física da universidade. O projeto será apresentado ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na próxima terça-feira (25).

A concepção, que já possui maquete, é uma readequação a reforma que já havia sido proposta há mais de três anos para o estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão. Entretanto, por se tratar de uma área privada, o projeto foi inviabilizado.

Especialista apresenta software que calcula custo aluno para rede pública

image Seminário promovido pela Comissão de Educação e Cultura da CMN discute planejamento de investimentos com educação pública

Com o objetivo de avançar na discussão sobre o planejamento de investimentos com a educação pública municipal foi realizado, na manhã desta sexta-feira (25), o seminário ‘O custo de uma educação de qualidade’, na sede do Legislativo Municipal. O evento foi promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Câmara Municipal de Natal, presidida pela vereadora Eleika Bezerra (PSDC).

A palestra ‘A importância da estimativa de custos para a oferta de um ensino de qualidade para todos’ foi proferida pelo doutor em Administração, Thiago Alves, que desenvolveu em sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) um software, que visa ser ofertado como ferramenta de gestão e planejamento para os municípios. “Nós desenvolvemos o Simulador de Custo-Aluno-Qualidade [SIMCAQ], que faz uma leitura de acordo com os dados disponibilizados, e depois calcula o investimento necessário com educação a partir das escolhas e da realidade de cada município. São considerados parâmetros de qualidade como alimentação, infraestrutura, quadro de pessoal, materiais permanentes, por exemplo”, explicou Thiago Alves, que também apresentou conceitos e pesquisas sobre custos educacionais no Brasil, além de dados sobre a escolaridade brasileira.

Defensora do tempo integral na escola, a vereadora Eleika Bezerra abordou a situação atual da rede pública e defendeu a melhoria na qualidade de ensino, principalmente, o infantil. “A educação brasileira como um todo está em situação sofrível. Não é só em Natal, nem no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil. Somos um país em que apenas 25% da população lê e interpreta satisfatoriamente. Este número é absurdo, mas isso só pode começar a ser mudado, quando os investimentos na educação básica, a que compreende alunos de zero a 17 anos, aumentarem porque é a partir dela que o aluno pode avançar. Costumo dizer que a base da educação básica é a educação infantil, que vai de 0 a 5 anos. Este é o alicerce. Se a criança tem um bom ensino infantil, ela vai se alfabetizar, acabando com a grande fábrica de analfabetos que temos e, consequentemente, se desenvolver bem no fundamental e no médio”, pontua a parlamentar.

Para a vereadora, a expectativa com a sanção do Plano Nacional de Educação é boa. “A maior questão que temos envolve o investimento de 10% do PIB em Educação. Atualmente, o valor investido é de 5,2%, em média. Se chegarmos, aos 10%, o valor praticamente dobra e, por isso, precisamos saber quanto custa um aluno para que não haja gasto equivocado. Precisamos estar atentos para quanto será usado, quanto será investido, sem desvios, sem desperdícios. E, em meio a essa problemática, podemos até fazer um comparativo. Quanto custa um presidiário? Tivemos acesso a umas informações de dois anos atrás que mostravam que um presidiário custava 15 vezes mais que um aluno no RN. Em nível federal, é 40 vezes mais. Não seria mais ‘fácil’ e ‘barato’ educar um aluno com qualidade?”, questiona Eleika Bezerra.

A mesa de debates do seminário foi composta pelo economista Aldemir Freire, que atua como chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no RN e exibiu números sobre a educação pública no Estado. Para ele, é preciso ampliar a educação infantil, aumentar a educação em tempo integral, melhorar a remuneração do professor, equipar melhor as escolar e investir em capacitação e melhoria da qualidade dos demais envolvidos no processo educacional.  Doutor em Educação e professor da rede pública do RN, Rogério Fernandes Gurgel também compôs a mesa e abordou os impasses e as perspectivas para o custo aluno. Também participaram do seminário as vereadoras Amanda Gurgel e Júlia Arruda, que integram a Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Câmara Municipal de Natal.

Governadora lança editais do RN Sustentável em Santa Cruz

image A Governadora Rosalba Ciarlini lançou na manhã desta sexta-feira (25) os Editais do Programa RN Sustentável para o Território do Trairi. O evento foi realizado em Santa Cruz e contou com a presença da prefeita, Fernanda Costa, e dos prefeitos de Coronel Ezequiel, Adailton Tavares, de Lajes Pintada, Nivaldo Alves, de São José de Campestre, Cione Ferreira, de Passa e Fica, Pedro Lisboa, de Tangará, Alcimar Germano, de Jaçanã, Esdras Farias, de Japi, Robson Medeiros, do Deputado Estadual Tomba Farias e do Pároco de Santa Cruz, Pe. Vicente Fernandes.

Para a região do Trairi o Programa prevê investimento em infraestrutura turística, reforma e ampliação de escolas, criação de bandas filarmônicas e compra de equipamentos de tecnologia da informação para delegacias, além de projetos voltados para o homem do campo. “Não existe ação mais importante que a geração de emprego e renda e é isso que o RN Sustentável vai fazer. No caso de Santa Cruz, por exemplo, vamos investir na potencialidade local, que é o turismo religioso”, destacou a Governadora.

No caso da região do Trairi, o Programa RN Sustentável também vai concentrar esforços para desenvolvimento do artesanato local, bovinocultura e ovinocaprinocultura. O anúncio foi recebido com entusiasmo por todos, especialmente pelos agricultores. “Saber que o homem do campo contará com mais um apoio nos deixa felizes, pois nossa região, além do turismo também é forte na agricultura”, comemora a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz, a agricultora Cleoneide Alves.

Quinze municípios da região serão beneficiados: Santa Cruz, Japi, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Lajes Pintada, São José de Campestre, Passa e Fica, Tangará, Campo Redondo, São Bento do Trairi, Serra de São Bento, Serra Caiada, Sitio Novo e Lagoa D’Anta.

O lançamento dos Editais é a segunda fase do Programa. Neles estarão dispostos todos os pré-requisitos para participação na destinação de recursos, detalhes apresentados para os presentes em uma apresentação técnica realizada pela Gerente Executiva do Projeto, Ana Guedes.

O RN Sustentável vai beneficiar os 167 municípios do Rio Grande do Norte. A iniciativa é do Governo do Estado e será desenvolvido a partir de empréstimo com o Banco Mundial com previsão de cinco anos de investimento que totalizam 540 milhões de dólares.

TRT-RN na TV: Justiça & Trabalho analisa a situação da advocacia trabalhista do RN

image O Programa Justiça & Trabalho desta semana apresenta uma entrevista com o presidente da Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas (ANATRA), advogado Rodrigo Câmara, que fala sobre a atual conjuntura da advocacia trabalhista no Rio Grande do Norte.

O Justiça & Trabalho exibe, ainda, uma reportagem sobre os índices de acidentes de trabalho no Estado potiguar, segundo a Delegacia Regional do Trabalho (DRT-RN).

No quadro “Meu Trabalho Minha Arte”, o fotojornalista Canindé Soares fala da proximidade entre sua atividade laboral e a arte, e o compositor e instrumentista potiguar Carlos Zens conta um pouco da sua história e canta uma de suas canções no quadro “Profissão Artista”.

O Justiça & Trabalho é exibido pela TV Assembléia todas as segundas-feiras, às 21h, com reprise às terças, a partir das 18h30. A programação da TV Assembléia é exibida em Natal no canal aberto (50 UHF) e na TV a Cabo (canal 9).

Na TV Mossoró, o programa poderá ser visto na quarta-feira, às 21h30 aos sábados, às 14h30.

A TV Justiça também veicula o Justiça & Trabalho em rede nacional, aos sábados, sempre às 17h30, e reprisa o programa aos domingos, às 6h30 e às segundas, às 7h30.

Jerninhos 2014 serão abertos neste sábado

image Acontece neste sábado, 26, a abertura da 20ª Edição dos Jogos do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte - Jerninhos. O evento está marcado para começar as 8h30, no Ginásio do Colégio Contemporâneo, em Potilândia.

O Jerninhos é a maior competição do Estado para alunos de 7 a 10 anos, contando com a participação de 1473 atletas neste ano. Serão disputadas 16 modalidades, entre individuais e coletivas, sempre aos sábados e domingos, até o dia 1º de junho, em Natal.

Segundo o coordenador de esportes da SEEC, Gileno Souto, a Secretaria de Educação, por meio da Codesp, organiza anualmente os Jerninhos com o intuito de promover a prática do esporte e a interação entre as escolas que disputam cada modalidade. A competição conta com a participação de 73 públicas e privadas de todo o Estado.

Vôlei, ginástica artística, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, natação, capoeira, judô, karatê, badmintom, xadrez, tênis de mesa, atletismo e queimada são as modalidades que compõem os Jerninhos deste ano.

Justiça na Praça une 165 casais no centro de Canguaretama

Durante a realização ontem (24) da 36ª edição do programa “Justiça na Praça”, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), na Comarca de Canguaretama, 165 casais selaram sua união em plena praça pública. O casamento comunitário, ponto alto do evento, reuniu inúmeras pessoas no Centro de Canguaretama,município da região Agreste do Estado, todas curiosas para assistir a tradicional cerimônia promovida pelo evento.

Coube à juíza Marina Melo a condução da celebração. A magistrada atua como celebrante dos casamentos do Justiça na Praça há mais de dois anos. Ela passou valiosas informações para os nubentes com o objetivo de que eles tenham um casamento duradouro, com base no amor, respeito e compreensão.

Conselhos que serão seguidos pelo casal mais jovem da celebração. Arnaldo Valdevino, 24 anos, e Elisângela da Silva, de apenas 16 anos, apesar da pouca idade, mostraram coragem e que têm a certeza do que querem. Em meio a olhos e ouvidos bastante atentos, eles prestaram homenagens recíprocas e juraram amor e cumplicidade por toda a vida, perante a juíza celebrante.

Após sete meses de namoro, viram no Justiça na Praça a oportunidade que faltava para casarem. Arnaldo disse que foi incentivado pelo pastor da igreja que frenquenta a procurar o Poder Judiciário para participar do casamento comunitário. Com isso, os nubentes evitaram gastar R$ 236,00, o que, para ele, representa um gasto muito no seu orçamento. “O Tribunal de Justiça está de parabéns por nos dar esta oportunidade”, agradeceuArnaldo.

Na solenidade de abertura do evento, a desembargadora Zeneide Bezerra falou que a cada edição vê sempre renovada a alegria a satisfação estampada em cada rosto dos noivos que estão casando em plena praça pública. Segundo ela, essa felicidade já contagiou mais de seis mil nubentes desde a primeira edição do “Justiça na Praça” até hoje.

MP fará seminário para discutir efeitos da seca no RN

Foto: Assessoria de Imprensa do MPRNAs questões institucionais e legais relacionadas à gestão hídrica e os reflexos da seca, que atinge mais de 150 municípios do Rio Grande do Norte, serão discutidas na próxima segunda-feira (28) na sede do Ministério Público Estadual em Mossoró. O evento é aberto não apenas a membros e servidores da instituição, mas também à população, em especial a profissionais da área, professores e alunos dos cursos relacionados à temática. Os interessados em participar do seminário, que garante certificado de cinco horas, ainda poderão fazer a inscrição no dia do evento, que começa às 9h30 e termine às 13 horas.
    O “Seminário sobre a situação atual e gestão de recursos hídricos no Rio Grande do Norte e o problema do comprometimento do abastecimento e efeitos da seca no Estado” é uma iniciativa do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) de Cidadania e de Meio Ambiente – órgãos auxiliares do MPE.
    Serão realizadas duas palestras. A primeira, às 9h40, será proferidas pela coordenadora de gestão de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Joana D'Arc Freire de Medeiros. “Questões institucionais e legais, experiência da gestão e a problemática da seca atual” é a segunda palestra, marcada para começar às 10h20, e será ministrada pelo engenheiro civil e doutor em hidráulica e saneamento, João Abner Guimarães Júnior.
    Após as palestras, as coordenadoras dos CAOPs de Cidadania e de Meio Ambiente, as promotoras de Justiça Iveluska Alves Xavier da Costa Lemos e Fernanda Bezerra Guerreiro Lobo, respectivamente, comandarão um debate para encerrar o seminário.
    A sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró está localizada na  Alameda das Imburanas,850, no bairro Costa e Silva.

IFRN; Divulgada programação da Semana Pedagógica 2014.1

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou ontem (24) a programação da Semana Pedagógica 2014.1.  O evento, que tem objetivo de organizar e planejar as atividades pedagógicas da Instituição para o primeiro semestre deste ano, começa na próxima terça-feira (29) com abertura do semestre letivo para servidores, por meio de uma videoconferência que acontece presencialmente a partir do Auditório do Campus Natal-Central, direcionada aos campi da região metropolitana da capital potiguar: Parnamirim, Cidade Alta, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Zona Norte e Educação  a Distância.
Logo após a abertura, a programação continua com o lançamento do livro do PPP Institucional “PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO IFRN: uma construção coletiva – Documento – Base”, seguida da palestra intitulada “O atual projeto de reforma do ensino médio e as implicações para a educação profissional e tecnológica - PL 6.840/14, de iniciativa da Câmara Federal”.
A programação da tarde e do dia seguinte (30) será coordenada por coordenadores de cursos, professores, diretores acadêmicos e equipe técnico-pedagógica, com avaliação parcial do PPP na dimensão do ensino (avaliação de cursos), planejamentos administrativo-pedagógico e didático-pedagógico, apresentação dos relatórios das CPAs locais, além da sensibilização para a revisão do PDI 2014-2018 e apresentação dos desafios e perspectivas para o semestre 2014.1, cujas aulas estão programadas para começar no próximo dia 5 de maio.
Clique
aqui para conferir a programação completa.

Dilma diz que não pode parar de governar para cuidar de eleição

 Brasília A presidenta Dilma Rousseff assina convênio para concessão de quatro trechos de rodovias federais e da Ponte Rio-Niterói (Antônio Cruz/Agência Brasil)Sou presidenta da República, não posso parar de ser presidenta e ficar cuidando de eleição agora", disse Dilma, no Pará, onde cumpre agenda nesta sexta-feiraAntônio Cruz/Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff, que concorrerá à reeleição em outubro, disse hoje (25) que não pode deixar de governar para tratar de assuntos eleitorais neste momento.
“Sou presidenta da República, não posso parar de ser presidenta e ficar cuidando de eleição agora. Tenho que, fundamentalmente, destinar 100% do meu tempo para, não só anunciar obras – como vamos fazer aqui –, mas também participar de todos aqueles projetos que julgo fundamentais”, disse, em entrevista a emissoras de rádios do Pará, onde cumpre agenda nesta sexta-feira.  “Eu me dedico a isso, a governar o país”, acrescentou.
Dilma destacou que vai tratar da disputa eleitoral “oportunamente”, mas que por enquanto está se  “dedicando fundamentalmente” às questões do governo.
A presidenta fez as declarações após ser perguntada sobre a aliança entre PT e PMDB no Pará. As duas legendas estarão juntas no palanque nas eleições de outubro.
“É certo que o PMDB faz parte da minha base e que certamente PMDB e PT estarão juntos numa eleição nacional. Acredito que nos estados também, sempre que isso ocorrer, será muito bem-vindo. Sei que aqui no Pará essa aliança está sendo construída e está bastante sólida”, avaliou.
Dilma está no Pará para participar da cerimônia de inauguração do Complexo Portuário Miritituba-Barcarena, de formatura de estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da entrega de máquinas a municípios. Agência Brasil

Codern e Fiern apresentam estudo sobre cabotagem

A Companhia Docas do RN (Codern) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) apresentam nesta sexta-feira (25) os resultados das pesquisas realizadas com empresários potiguares sobre a navegação de cabotagem. A apresentação acontece no auditório da Fiern, a partir das 14h, e será feita pelo consultor da Agência Porto, Fabrizio Pierdomenico.

Estarão presentes no evento todo o quadro técnico da Codern, formado pelo diretor presidente, Pedro Terceiro de Melo; o diretor técnico-comercial, Hanna Safieh e o gerente de Marketing, Ricardo Amaury, bem como representantes da Federação das Indústrias e empresários de diversos segmentos do comércio local.

O consultor da Agência Porto apresentará a matriz origem-destino, construída durante as entrevistas com empresários do Estado,  em que foi relacionado o fluxo de cargas do Nordeste com as outras regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de março.

“Nós acreditamos que, a partir de agora, conseguiremos viabilizar a cabotagem no Rio Grande do Norte. Isso será bom para o Estado, bom para a economia e bom para todos”, declarou o presidente da Codern, Pedro Terceiro.

Na primeira etapa do estudo de cabotagem, que é a navegação entre portos marítimos dentro do mesmo país, foi realizado um diagnóstico sobre os serviços de cabotagem oferecidos no Brasil, principalmente na região Nordeste. As principais atividades características desse tipo navegação foram descritas, relacionando o potencial delas com as operações realizadas por meio de outros modais de transporte.

Na terceira etapa,  a partir da análise dos resultados das etapas um e dois, deverão ser elaboradas uma matriz de decisão e a elaboração de uma política de cabotagem para o Porto de Natal, com detalhamento de planos de ações para a Companhia Docas.

ESPETÁCULO “MAMÃE RETRÔ” ABRE O MÊS DAS MÃES EM NATAL

image ROTEIRO REVIVE CLÁSSICOS QUE MARCARAM A DÉCADA DE 80

SESSÃO ACONTECE DIA 01 DE MAIO, AS 17h, NO TAM

Balão Mágico, Trem da Alegria, Sítio do Pica-pau Amarelo, Xuxa e He Man. Forte Apache, Aquaplay, Pogobol, Boneca Susi, Fofolete, Falcon e Bala Xaxá. E com a chegada da adolescência, lá vêm os bailes no Clube América, regados ao som de Eliane e Beto Barbosa, as festinhas americanas ou a pegada rockn´roll do RPM. Você por certo, se hoje passou dos 30, deve guardar todas estas lembranças! Já imaginou tudo isso reunido em um roteiro pra lá de divertido e embalado pelos clássicos que marcaram a época?

Um programa para a família inteira! No próximo dia 01 de Maio, feriado, a Cia Teatral Dueto traz novamente para Natal o espetáculo Mamãe Retrô. A peça tem feito sucesso entre crianças e adultos, que podem conhecer ou reviver as doces lembranças que marcaram a década de 80. A sessão acontece no dia 01 de Maio, feriado, às 17h, no Teatro Alberto Maranhão. 

O "Mamãe Retrô" estreou em maio do ano e tem feito sucesso entre os espectadores potiguares. A produção formada por jovens chama atenção pela pesquisa de referências dos anos 80 e pela costura entre as histórias que muita gente já viveu: as brincadeiras de criança, os primeiros amores, o noivado (que promete ser a novidade da temporada!) e, por fim, a realidade da mãe moderna. Cenas que encantam e divertem a plateia.

“É incrível a receptividade que temos observado no público. É muito gostoso cultuar e reviver o que foi bom nas nossas vidas. A saudade pode ser uma aliada de momentos alegres, como os que se passam na história. A ideia do Mamãe Retrô é fazer com que pais vivam mais uma vez o que ficou guardado nas lembranças e que crianças também se encantem com a infância que um dia foi de seus pais. Não há espaço pra nostalgia. A proposta é mostrar que tudo o que vivemos outrora serviu para construir o que somos hoje”, conta Victor Ferreira, diretor da Cia. Teatral Dueto.

Os ingressos antecipados já estão à venda na Loja PUC do Midway Mall ou na bilheteria do TAM, ao preço de R$40 (Inteira) e R$20 (Meia).

O QUÊ? ESPETÁCULO TEATRAL “MAMÃE RETRÔ”

QUANDO? 01 DE MAIO, FERIADO, ÀS 17h

ONDE? TEATRO ALBERTO MARANHÃO

QUANTO? R$ 40 (INTEIRA) E R$20 (MEIA)

INGRESSOS À VENDA: LOJA PUC. MIDWAY MALL (2º PISO) (3646-3520)

INFORMAÇÕES: (84) 3620-5262 (TELEPESQUISA)

Victor Ferreira

Feira de Alimentação Saudável pretende estimular crianças e adultos

image Buscar qualidade de vida é refletir sobre o bem-estar do corpo e da mente. É trazer para o nosso cotidiano práticas que favoreçam uma vida saudável. Sendo assim, o serviço de nutrição da Escola Lápis de Cor Bilíngue promove nesta sexta-feira (25), na quadra da instituição, a XI edição Feira da Alimentação.

“Essas ações fazem parte do projeto “Alimentação Saudável” e propiciam estimulações e atividades diversas a fim de abrir o “apetite” do conhecimento, aguçar o paladar e instigar descobertas, para que o aluno possa “saborear” de bases necessárias para a obtenção de uma alimentação saudável e equilibrada desde a infância”, destaca nutricionista da instituição, Izabelle Oliveira.

A profissional explica a metodologia trabalhada em sala de aula. “Trabalhamos com a filosofia de formação de hábitos e atitudes da criança desde a base formativa. Por isso, o Projeto “Alimentação Saudável” é trabalhado como tema transversal na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da Escola Lápis de Cor, fazendo com que a criança desperte interesse, descubra e mude o significado dos saberes constituídos acerca da boa alimentação de uma maneira consciente”, destaca.

Serão expostos trabalhos dos alunos da educação infantil abordando a alimentação de forma interdisciplinar, nas diversas áreas da ciência, história, matemática, geografia, língua portuguesa e inglesa. Além da exposição dos trabalhos dos alunos, o evento terá o espaço de Ipad, com jogos interativos sobre alimentos, o espaço de leitura e de jogos.

Durante a realização da feira, a escola recebe entono de 2.000 visitantes. Empresas do ramo alimentício também estarão presentes dando suas contribuições.

Serviço:  

Local: quadra da Escola Lápis de Cor

Dia: 25/04/2014 (sexta-feira)

Aberta ao público

Horários: matutino: 10h às 12h15

Vespertino: 16h às 18h15.

Entrada da Feira: vidros secos de café ou de maionese com tampa plástica de qualquer tamanho para ser doado ao banco de leite da Maternidade Januário Cicco.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores