quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Escola Estadual de Jaçanã tem gestão premiada nacionalmente

image O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) entregou na tarde desta quinta-feira (31), em Brasília, o Prêmio Gestão Escolar 2013. O diretor Othon Mário de Araújo, da Escola Estadual Terezinha Carolino, em Jaçanã, foi apontado como um dos seis melhores do país, numa seleção de 9 mil gestores brasileiros. Como prêmio, a Escola ganhou R$ 10 mil e o diretor ganhou uma viagem de intercâmbio de 22 dias nos Estados Unidos.

Em Brasília, onde cumpriu agenda administrativa, a Governadora Rosalba Ciarlini comemorou o prêmio, ao lado da secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho. "Esta é a segunda vez que a rede escolar do Rio Grande do Norte tem gestores em destaque neste prêmio. No ano passado, a diretora Maria Goreth Silva, da Escola Estadual Presidente Kennedy, em Natal, também ficou entre as seis melhores do país", lembrou a Governadora.

A secretária Betania Ramalho parabenizou o diretor premiado e a equipe da Escola de Jaçanã. “Não há segredo para uma escola conseguir bons resultados. Quando o diretor e os professores trabalham juntos, com o acompanhamento da comunidade escolar, os alunos sempre saem ganhando”. Ligada à 7ª Diretoria Regional de Educação, a escola Terezinha Carolino possui sete salas de aula, salas administrativas, grêmio estudantil e um serviço de rádio que permite a comunicação entre as salas de aula.

De acordo com o presidente da comissão estadual do Prêmio de Gestão Escolar, Edmilson Simplício, um dos critérios usados para a participação no prêmio é o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). “Nos últimos anos, a Escola Estadual Terezinha Carolino aumentou seu índice de 3,2 para 4,3. Sem falar do crescente índice de aprovação e diminuição da reprovação, que também contaram para a conquista na final nacional.”

Além da escola potiguar, outras cinco escolas do país ganharam o diploma “Escola Destaque Nacional”, além dos R$ 10 mil.

Programa destaca formação de estudantes por meio da dança

Em Fortaleza, um programa se propõe a despertar os alunos para o universo da arte com o estímulo à dança. É o Dançando na Escola, para estudantes de 7 a 11 anos de idade, em 20 escolas da rede pública do município. Desde que entrou em funcionamento, em 2009, o projeto atendeu cerca de 2,2 mil alunos.

Criado em parceria pelas secretarias municipais de Cultura e de Educação, o Dançando na Escola é coordenado pela Escola Pública de Dança da Vila das Artes, local de formação, difusão, pesquisa e produção de diversas linguagens artísticas. As aulas, com duração de uma hora, são ministradas no turno oposto ao das aulas, duas vezes por semana.

“O programa foi proposto a partir da convicção de que a arte tem papel fundamental na formação do ser humano, de que a dança é um meio privilegiado de acesso a uma dimensão frequentemente excluída da educação formal — a vivência do próprio corpo — e de que o acesso à formação em dança não deve ser privilégio de uma elite”, revela Cláudia Pires, diretora da Vila das Artes. Segundo Cláudia, além de promover o acesso democrático à iniciação em dança, a iniciativa permite a identificação de alunos talentosos, que são encaminhados para uma formação básica em dança, também na Vila das Artes.

A escolha das escolas-sede do projeto foi feita a partir do interesse manifestado pelos diretores das unidades de ensino e em razão do espaço disponível para as atividades. “O passo seguinte foi equipar as salas e formar um corpo docente, constituído por 20 profissionais da cidade, especializados em distintos estilos e com experiência no ensino”, diz Cláudia, graduada em pedagogia e especialista em arte-educação.


Ensino — Ao longo do processo, são realizados vários minicursos — seminários de alinhamento pedagógico. O objetivo é criar uma plataforma pedagógica comum, independentemente do estilo de dança trabalhado. “São ocasiões em que profissionais com vasta trajetória ligada à docência em dança compartilham experiências e conhecimentos em torno do ensino dessa linguagem”, diz Cláudia.

A cada nova edição, o programa passa por ajustes a fim de obter eficácia maior em sua ação. Este ano, a Vila das Artes faz gestões para ampliar o número de escolas atendidas. Além do programa Dançando na Escola, ela oferece diversas atividades, como cursos de formação básica em dança, ateliê de composição coreográfica, programa de aulas abertas em dança, laboratório de arte contemporânea em artes visuais e programa de formação em teatro.

Diretor da NSA nega acesso de dados do Google e do Yahoo

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos negou hoje (31) ter interceptado os bancos de dados do Google e do Yahoo, empresas multinacionais de serviços online que hospedam e desenvolvem uma série de serviços e produtos na internet. Em agosto, o Google informou que não poderia dar garantias de segurança de privacidade aos seus usuários, depois que a empresa foi levada à Justiça americana para responder a um processo de usuários que alegavam espionagem de dados.

A declaração da NSA foi feita pelo diretor da agência, Keith Alexander, depois que o jornal Washington Postdivulgou informações de que a agência, secretamente, acessou dados de usuários em todo o mundo. O diretor disse que as informações são "incorretas" e que seria ilegal a interceptação desses dados pela NSA.

Ele destacou que o acesso aos dados são feitos mediante autorização judicial. “Seria ilegal fazermos isso”, acrescentou o diretor ao comentar as denúncias de acesso aos dados do Yahoo e do Google.

Ontem, o periódico americano citou documentos obtidos pelo ex-consultor de informática contratado pela NSA, Edward Snowden, e entrevistas com oficiais da agência informando que a NSA enviaria diariamente milhões de registros do banco de dados do Google e do Yahoo à sede da agência.

Nos últimos 30 dias, agentes da NSA teriam processado mais de 180 milhões de novos registros que incluem metadados, indicando por quem e quando e-mails foram enviados ou recebidos e incluem conteúdos como texto, áudio e vídeo.

O Voleibol do Seridó se reúne em Caicó para o SUPER INTERIORANO

image FNV anuncia chave dos grupos masculino e feminino

Neste final de semana, ocorrerá na cidade de Caicó o SUPER INTERIORANO DE VOLEIBOL, que reunirá aproximadamente 300 atletas é promovido pela Federação Norte-Riograndense de Voleibol, em parceria com autoridades locais.

            A competição se inicia no dia 02 (sábado) e ocorrerá no Ginásio Manoel Torres, localizado no bairro Castelo Branco, até o domingo (3). Há previsão de alguns jogos ocorrerem também no Ginásio do CEJA (Centro Educacional José Augusto).

Confira as chaves:

GRUPO MASCULINO:
"A" 1-Jardim do Seridó, 2- Acari, 3-Jardim de Piranhas, 4-Tenente Laurentino
"B" 1-Caicó, 2-Timbauba dos Batistas, Parelhas, 4-Jucurutu
GRUPO FEMININO:
"A" 1-Ipueira, 2-Ouro Branco, 3-Caicó, 4-Parelhas
"B" 1-C.Novos, 2-Jucurutu, 3-Timbauba dos Batistas, Acari

Os atletas ficarão hospedados no CERES/UFRN (Centro Educacional do Seridó), situado na Rua Joaquim Gregório S/N - Bairro: Penedo.

Maiores informações com o Coordenador da Etapa Seridó, Marcos Mederios, através dos telefones: (84) 9618-8878 / 8834-9063 ou com o Diretor de Vôlei do Interior, Afrânio Aurélio Silva, através dos telefones: (84)9963-8660 / 8822-3990.

Ministro da Previdência Social assina acordo para a realização do Fórum Mundial de Seguridade Social no Brasil

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, celebra nesta quinta-feira (31), às 10h30, acordo para que o próximo Fórum Mundial de Seguridade Social, em 2016, ocorra em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O evento é organizado pela Associação Internacional de Seguridade Social - AISS.

A assinatura do acordo será realizada entre o ministro e o Secretário-Geral da AISS, o dinamarquês Hans Horst Konkolewsky.

A AISS é a principal organização internacional que reúne agências e instituições de seguridade social. O objetivo é promover e fomentar a excelência na administração da seguridade social, por meio de consultorias especializadas, o acesso à informação, plataformas e diretrizes práticas, para que os membros possam criar e promover um sistema de seguridade social dinâmico em todo o mundo.

Na celebração do acordo também estarão presentes a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Nunes Alves, o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, a secretária-executiva adjunta Elisete Berchiol da Silva Iwai, o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, o secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz, a embaixadora da Previdência Social, Maria-Tereza Lázaro, além do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Lindolfo Sales.

O Fórum Mundial de Seguridade Social acontece a cada três anos. Neste ano, ele será realizado em Doha, no Qatar, em novembro.

Serviço
Local: Ministério da Previdência Social, 9º andar
Horário: 10h30

Quartas de finais da Copa da Mulher de acontecem neste final de semana

     As quartas de finais da Copa da Mulher de Futebol do RN acontecem neste final de semana com jogos nas cidades de Boa Saúde e Taipu. O evento está na sua primeira edição e movimenta seleções de 20 municípios de diferentes regiões. A etapa classificatória aconteceu em cinco cidades no mês de outubro.
     O secretário do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos, afirma que o futebol feminino possui boa receptividade nos municípios e cada vez mais atletas se interessam pela modalidade. "Estamos vendo que o futebol feminino no Rio Grande do Norte já está revelando grandes e promissoras jogadoras. O público esteve presente e vibrou nas partidas da etapa classificatória", destacou Joacy Bastos.
     A Copa da Mulher de Futebol do RN é promovida e organizada pela Secretaria do Esporte e do Lazer do RN em parceria com o Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte.

Vivaldo convida povo do Seridó para sua missa de aniversário

imageA assessoria e amigos do deputado estadual Vivaldo Costa, convidam todos os caicoenses e o povo do Seridó para participarem da missa em ação de graças pelo aniversário do Papa Jerimum. A celebração acontecerá dia 1º de novembro, a partir das 17h30minh, na capela de São Camilo de Lélis, no pátio do Hospital do Seridó, em Caicó.

Tradicionalmente Vivaldo reúne seus amigos e o povo que acompanha sua história como médico e político para esta celebração, que será presidida pelo Padre Tadeu.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Presidente da Câmara acata proposta de Fábio Faria para Comissão Geral “SOS Municípios”

image O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), aprovou a realização de uma Comissão Geral no Plenário Ulysses Guimarães para debater a crise financeira vivenciada pelos municípios brasileiros, proposta pelo segundo vice-presidente, Fábio Faria (PSD/RN). O requerimento 8940/2013 foi protocolado na tarde desta quarta-feira (30), com assinatura de apoio de todos os líderes partidários.

“Essa será uma oportunidade de trazermos para o Plenário da Câmara uma discussão mais ampla e aprofundada da grave situação enfrentada pelos municípios, tão bem relatada recentemente no movimento ‘SOS Municípios’, realizado em Natal há cerca de dez dias. Apesar de ser um tema frequente na Casa, entendemos que é necessário amplificarmos o debate neste momento”, justificou Fábio Faria em discurso.

Segundo Henrique Alves, debater a crise financeira dos municípios na Câmara também é compromisso seu, assumido no encontro “SOS Municípios”. O presidente indicou que a Comissão Geral poderá ser realizada na manhã de 12 de novembro, data em que está programada uma grande mobilização de prefeitos em Brasília, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

No Requerimento, Fábio Faria indica que sejam convidados para o debate a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Federação de Municípios da região Nordeste, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), a Frente Nacional dos Prefeitos e a Associação Brasileira de Câmaras Municipais, entre outros órgãos.

Renan Barão comemora marcação de luta contra Dominick Cruz

image O aguardado confronto entre o lutador potiguar Renan Barão e o americano Dominick Cruz, que definirá o dono do cinturão linear da categoria galo (até 61 quilos) do UFC, foi finalmente marcado. Será no dia 1 de fevereiro, em Newark, Estados Unidos. E a data, para Barão, não poderia ser melhor. Afinal, no mesmo dia, o colega de treinos dele, José Aldo Júnior, coloca o cinturão peso pena em jogo contra outro americano, Ricardo Lamas.

“Fiquei muito feliz com essa data, porque o clima na Nova União vai estar ótimo. A preparação vai ser excelente, com muita energia positiva nos treinos”, ressaltou Renan Barão, que costumeiramente treina com José Aldo Júnior para suas lutas no UFC. “Na verdade, eu até já comecei a treinar para essa luta. Estou fazendo alguns treinos em Natal para pegar o ritmo. Já em novembro viajo para o Rio de Janeiro para focar só nessa luta”, afirmou Barão.

Com relação à marcação da luta contra Dominick Cruz, Barão afirma que era o um objetivo antigo e, finalmente, vai ser realizado. “Sempre disse que meu objetivo era lutar com os melhores e Dominick Cruz estava no topo da categoria. Sabia que o enfrentaria mais cedo ou mais tarde, mas essa luta aconteceria. Graças a Deus, foi marcada para um bom momento”, comentou Barão, ressaltando, em tom mais descontraído, que “agora já poderei dizer quando é a luta contra Dominick. Porque todo dia me perguntavam isso e eu não sabia responder”.

Campeão interino peso galo desde julho de 2012, Renan Barão já defendeu o cinturão duas vezes, contra Michael McDonald e Eddie Wineland. Venceu por finalização e nocaute, respectivamente. O título interino, vale lembrar, foi consequência da lesão séria que Dominick Cruz sofreu no início do ano passado. A última luta do campeão linear, entretanto, é ainda mais antiga. Foi em outubro de 2011, contra Demetrious Johnson, quando saiu vencedor também por decisão unânime.

Evangélicos apresentam evento alternativo ao Carnatal

image Durante café da manhã para imprensa, na manhã desta quarta-feira (30), foi lançado em Natal o AlternaVida 2013, um evento gospel alternativo ao Carnatal. O evento irá acontecer nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, mesmo período do carnaval fora de época. A expectativa de público é de 20 mil pessoas por dia de evento, que acontecerá na Praça Cívica de Natal e terá shows, pregação e ação social, finalizando com a Marcha Para Jesus.

            "Este é o quarto ano do AlternaVida em Natal. Dessa vez, o evento terá uma proporção maior que os anos anteriores. É bom lembrar que este evento não é de uma denominação apenas, mas dos evangélicos de Natal. O nosso maior objetivo é levar o amor de Deus às pessoas", explicou o pastor Roberto Palhano, fundador e coordenador do evento.

            Segundo ele, nas edições anteriores, nunca houve incidentes em torno do evento. "Como o nome diz, é uma alternativa de paz nesse período. É um evento para a família", disse.

            Dia 5 de dezembro, o AlternaVida terá show com a Banda da Assembléia de Deus do Bom Retiro. Dia 6, show com a cantora Alice Maciel. No sábado, dia 7, ação social das 8h às 12h, na Escola Municipal Professor Vera Lúcia, na Zona Norte. A partir das 14h, milhares de pessoas seguirão do IFRN, na Hermes da Fonseca até a Praça Cívica, na Marcha para Jesus com a cantora Thabata Medeiros. Ainda no sábado, show com o cantor David Quilan.

            Todos os dias de evento, o pregador Paulo Roberto ministrará a palavra de Deus para o público. Para participar, basta levar 1kg de alimento não perecível.

Juliana Celli

Elba Ramalho encerra atividades do 8º Muticom

image O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação segue em sua reta final. Após intensos debates, muitas atividades distribuídas pelos grupos de trabalho e troca de experiências entre os participantes vindos de todos os cantos do país, o encerramento do evento está marcado para amanhã (31) ás 16h30 no Ginásio de Esportes da UFRN.

A solenidade de encerramento contará com a presença de todos os coordenadores envolvidos, voluntários e participantes inscritos. Durante a cerimônia é aguardado o anuncio da cidade-sede do 9º Muticom, que será realizado em 2015. Tendo sido sua primeira realização em Belo Horizonte, no ano de 1998, o mutirão reúne segmentos da sociedade em torno das discussões que envolvem comunicação e contemporaneidade.

Após o encerramento, a cantora Elba Ramalho fará apresentação musical para os presentes. Nordestina, Elba consagrou-se como uma das vozes mais marcantes do cenário musical brasileiro, com músicas que fizeram parte das paradas de sucesso, como ‘Bate Coração’, ‘Chão de Giz’, ‘Olha pro céu’, ‘Ai que saudade de ocê’ e ‘Xote da Saudade’.

Para os participantes que vieram de outros estados será realizado um city tour pela capital potiguar no dia 1º de novembro. Mais de 800 inscritos participaram das atividades do mutirão, a edição Natal contou com caravanas de todos o país.

Eleições 2014: Grupo cogita nome de Araken Farias PSL para Governo do RN

image
 Mesmo que de forma discreta, no meio político não se esconde a preocupação em formar alianças e lançar nomes para as eleições de 2014.

PSL, PHS, PSDC e PEN articulam uma aliança e não abrem mão da disputa proporcional e majoritária. Alguns nomes são ventilados no grupo para disputar o governo: Araken Farias, presidente estadual do PSL, o nome do advogado Luiz Gomes e de Roberto Ronconi.

Os líderes das legendas têm se reunido para discutir o assunto, mas outros encontros serão realizados para definir um nome de consenso, inclusive outras legendas foram contactadas.  Diante da possibilidade de sua candidatura, Araken Farias foi procurado por outros partidos, como o PMN, representado  por Antônio Jácome.

Araken Farias não descarta a possibilidade de disputar a sucessão da Governadora Rosalba Ciarlini e afirma que se seu nome for escolhido ele será candidato.

“Estou à disposição da legenda e do grupo. Se meu nome for o escolhido, serei candidato”, afirma Araken Farias. 
Assessoria




CCJC aprova parecer da deputada Fátima Bezerra

image A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 30, o projeto de lei 4398/2008 que trata da regulamentação do ensino de educação física nas séries iniciais da rede pública, relatado pela deputada Fátima Bezerra (PT/RN).
De acordo com a deputada, a aprovação do projeto de lei garantirá que a aula de educação física na educação básica seja ministra, exclusivamente, por professor habilitado em curso de licenciatura.
“O grande debate no país é a qualidade do ensino, não basta apenas colocar as crianças na escola, é preciso ter condições e instrumentos para garantir um ensino de boa qualidade no país. O projeto de lei aprovado, hoje, se insere nesta lógica. Claro que, a implantação não será imediata, será gradativa e quem ganhará com isso serão as crianças, os professores e a educação de nosso país”, disse Fátima Bezerra.
A matéria que, tramita em caráter conclusiva pelas Comissões, será encaminhada ao Senado Federal para ser analisada, não havendo nenhum requerimento na Câmara para que a proposição seja apreciada pelo plenário da Casa.
Fátima coordena mesa em seminário de educação integral
A deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) participou nesta quarta-feira, 30, da solenidade de abertura do Seminário Internacional Educação em Tempo Integral, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Fátima também coordenou a mesa debate: a educação em tempo integral no Brasil, com a presença de Jaqueline Moll, diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação.

Lançamento do Selo Copa Legal é anunciado durante evento do Unicef no RN

imagePresidente da Frente Parlamentar da Criança e Adolescente do RN confirmou a data para o próximo dia 20 de novembro.

O lançamento do Selo Unicef 2013-2016, na Escola de Governo, na manhã desta quarta-feira (30) contou com uma surpresa para o público. Em meio à solenidade realizada por representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente, Márcia Maia, confirmou a data do lançamento do Selo Copa Legal para o próximo mês de novembro.

Diante de representantes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, autoridades, técnicos em assistência social, conselheiros tutelares, dentre outros, Márcia confirmou para o dia 20 de novembro, no plenário Robinson Faria, na Assembleia Legislativa do RN. O evento está marcado para as 9 horas da manhã. A iniciativa, proposta pela Frente, em parceria com o Legislativo Estadual, tem como principal meta minimizar a violação de direitos, em especial contra a exploração sexual, durante o Mundial de futebol a ser realizado no país em 2014

Henrique Alves garante novo leilão de milho para o Rio Grande do Norte

image Atendendo a mais um pleito dos produtores potiguares, por meio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Melo, realizou novo leilão de milho para ração animal destinado aos criadores do Rio Grande do Norte.

Dessa vez foram adquiridas, em pregão eletrônico, 4,7 mil toneladas de milho ensacado para abastecer os armazéns de Natal, Currais Novos e Mossoró. O milho vai atender os produtores rurais cadastrados através do programa de venda Balcão Conab. Para Natal são 2.248 toneladas. Currais Novos vai receber um carregamento de 1.000 toneladas e Mossoró 1.500 toneladas de milho.

O total de milho adquirido pela Conab para o Rio Grande do Norte, em outubro, é de 10.284. O deputado Henrique Alves reforçou o apelo feito a Conab para regularizar os estoques, uma vez que, em função da seca, a demanda por milho com preço subsidiado nos balcões de venda da Conab tem sido maior que as remessas que chegam ao estado. Assessoria

Natal recebe etapa do Circuito Nacional Correios de Tênis em 2014

image Está confirmado. Natal vai receber novamente uma etapa do Circuito Nacional Correios Infanto-Juvenil de 2014. O contrato para a realização da primeira etapa da competição foi assinado na última sexta-feira, entre o presidente da Federação Potiguar de Tênis, Aristides Barcellos, e o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda.

A expectativa é de receber os melhores atletas infanto-juvenis do Brasil, no período de 12 e 20 de abril, no Aeroclube do Rio Grande do Norte. “Há anos Natal não recebia um evento tão grande como a etapa do Circuito Nacional Correios. A edição de 2013 foi um sucesso e teve a aprovação de todos os participantes”, destacou o presidente da Federação Potiguar, Aristides Barcellos, ao site oficial da CBT*.

Para os atletas do estado, começar a temporada nacional no estado é uma grande motivação. “Ficamos muito felizes com essa notícia. Vamos enfrentar as melhores atletas do Brasil aqui em Natal e isso traz uma confiança maior para buscar bons resultados. Queremos treinar cada vez mais para conquistar os nossos objetivos”, destaca tenista Sofia Gurgel.

De acordo com os pais das atletas, é muito importante receber a maior competição infanto-juvenil do Brasil. “A gente sempre viaja pelo Brasil todo para participar de competições. Neste final de semana, por exemplo, vamos para Campina Grande para um treinamento com o renomado Didier Rayon. Então, receber uma competição de grande porte na cidade é um grande incentivo para as meninas”, destaca José Gurgel, que também é pai de Cecília Gurgel, que aos sete anos é tenista mais nova registrada na Confederação Brasileira de Tênis com atividade em torneios.

A escolha do local também foi comemorada pela CBT. “O torneio em Natal foi muito bom no ano passado e ambos ficaram satisfeitos. A Federação Potiguar também foi a primeira a solicitar uma etapa assim que abrimos o processo de escolha e, depois da qualidade do torneio deste ano, chegamos a um acordo para o Aeroclube do Rio Grande do Norte receber novamente a etapa”, destacou o Jorge Lacerda, presidente da Confederação.

por assessoria

Portaria reinclui associações desportivas no parcelamento de tributos federais

O Diário Oficial da União publica hoje (30) uma portaria conjunta da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional que reinclui associações desportivas no parcelamento de tributos federais.

A portaria se refere a entidades desportivas com o direito de parcelar as dívidas com a Receita Federal, com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio da Lei nº 11.345, de 14 de setembro de 2006.

De acordo com o texto publicado agora, a associação desportiva excluída do parcelamento poderá requerer a reinclusão, desde que pague até amanhã (31) as parcelas vencidas, acrescidas dos encargos moratórios.

 Agência Brasil

Walter Alves participa das comemorações de emancipação de São Tomé

imageO deputado estadual Walter Alves (PMDB) cumpriu agenda política no município de São Tomé na tarde desta terça-feira (29). Ele participou das inaugurações do posto avançado do Centro de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e da adutora, ambas em alusão aos 85 anos de emancipação política do município.

O posto avançado do Ciosp foi uma iniciativa do deputado Walter, que facilitará o atendimento das chamadas de emergência e garantirá mais segurança aos moradores da região. Ele funcionará  nas instalações da Delegacia de Polícia do município.

A adutora minimizará os problemas enfrentados pelo desabastecimento de água, garantindo uma maior qualidade de vida aos munícipes de São Tomé e favorecerá o desenvolvimento econômico da região.

"Ficamos felizes em saber que o Estado se desenvolve com ações como essa. É mais segurança e mais desenvolvimento para São Tomé e região", avaliou o peemedebista.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Governo vai propor reativação do Conselho Nacional de Seguridade Social

image Texto da proposta está sendo discutido com representantes dos aposentados

O governo encaminhará para apreciação do Congresso Nacional a proposta de recriar o Conselho Nacional da Seguridade Social (CNSS), extinto em 1992. A sugestão de reativar o CNSS foi uma das propostas apresentadas por representantes dos aposentados e pensionistas na mesa de negociações da qual também participam a Secretaria-Geral da Presidência da República, a Secretaria de Direitos Humanos e os ministérios da Previdência Social e da Saúde.  

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (29), no Ministério da Previdência Social, foi discutida uma minuta de anteprojeto de Lei para a recriação do CNSS. O texto base do documento foi aprovado pelo grupo de trabalho, porém, algumas pequenas alterações e correções na redação serão realizadas. No próximo encontro do grupo, dia 3 de dezembro, às 10 horas, o texto final será submetido à deliberação.

Além de recriar o Conselho Nacional de Seguridade Social com 12 membros representantes do governo federal e 24 da sociedade civil, a proposta altera a composição do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que passaria a contar com 12 representantes do governo federal e 18 da sociedade civil. Atualmente o governo se faz representar por seis membros e a sociedade civil por nove, no CNPS.

O primeiro ponto da pauta da reunião entre o governo e as entidades representativas dos aposentados e pensionistas foi uma apresentação, feita por técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre o Índice de Preços ao Consumidor - Terceira Idade (IPC-3i). Criado em 2003, com série histórica retroativa a julho de 1994, o IPC-3i analisa o orçamento de famílias compostas majoritariamente por membros com mais de 60 anos de idade.

A apresentação da FGV se deu em virtude de os aposentados e pensionistas discordarem do critério do reajuste das aposentadorias e pensões com valores superiores a um salário mínimo ser baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O estudo apresentado pela FGV apontou que, no acumulado entre janeiro de 2009 e setembro de 2013, a variação do INPC foi de 29,38%, enquanto a do IPC-3i ficou em 28,45%. Se a recomposição dos benefícios previdenciários de quem recebe além de um salário mínimo fosse baseada no IPC-3i, os beneficiários teriam prejuízo.

Segundo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) serão convidados para, na próxima reunião, apresentar um estudo a respeito dos efeitos da inflação nos benefícios pagos a aposentados e pensionistas. Já o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, observou que o governo vem discutindo diretamente com aposentados e pensionistas medidas de interesse deles. “O debate vai continuar, pois esse é o nosso jeito democrático de governar”, comentou. 

Fátima participa de homenagens ao ex-presidente Lula

image A deputada federal Fátima bezerra (PT-RN) participou nesta terça-feira (29) de duas homenagens no Congresso Nacional ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A primeira cerimônia aconteceu no Senado Federal, na sessão em comemoração aos 25 anos da promulgação da Constituição e em homenagem aos parlamentares constituintes. Durante a sessão, o ex-presidente foi homenageado pela Medalha Ulysses Guimarães. 

O outro evento realizado no plenário da Câmara dos Deputados, Fátima acompanhou a entrega da Medalha Suprema Distinção ao ex-presidente Lula, por sua participação nos trabalhos de elaboração da Constituição de 1988.

“As solenidades foram bonitas e marcadas pelo clima de emoção e entusiasmo. A trajetória de Lula seja como dirigente sindical, partidário, parlamentar constituinte e maior líder popular do Brasil se entrelaçam com a luta pelo processo de redemocratização do país. E como presidente, Lula se revelou um dos maiores que este país já teve, dando uma contribuição especial para o projeto nacional em curso, com geração de emprego, renda e inclusão social”, disse Fátima Bezerra.

“Destaco também que um dos seus maiores legado enquanto presidente foi às conquistas na área de educação. Portanto, as homenagens de hoje foram justas e merecidas”, completou.

O ex-presidente também recebeu homenagem da liderança do PT pelos seus 68 anos, comemorado no último domingo.

Governo do Estado e Banco Mundial lançam o RN Sustentável

image“Nós mostramos ao Banco Mundial que temos diversas potencialidades e é por isso que esse Programa está sendo concretizado hoje. Vamos dar as boas vindas ao novo momento do Rio Grande do Norte”. Com essas palavras, a governadora Rosalba Ciarlini agradeceu e anunciou os investimentos que acontecerão no Estado a partir de agora com o lançamento do Programa RN Sustentável.
A solenidade aconteceu na manhã desta terça (29), na Escola de GoveRNo Dom Eugênio Salles, no Centro Administrativo. Aproximadamente 1.200 pessoas acompanharam as explicações feitas pelo secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, e pela coordenadora do Programa, Ana Guedes. Entre os espectadores estavam diversos titulares das pastas Estaduais: Álber Nóbrega (SEARH), Shirley Targino (Sethas), Renato Fernandes (Setur), Leonardo Rêgo (Semarh), Tarcísio Bezerra (SAPE), Betânia Ramalho (SEEC), Kátia Pinto (SIN), Luiz Roberto Fonseca (Sesap), Rogério Marinho (Sedec), Aldair da Rocha (Sesed), José Aírton da Silva (SET), Rodrigo Fernandes (Seara) e José Marcelo (Controladoria Geral). Também acompanharam a governadora os presidentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Roberto Alves; da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetarn), Ambrósio Nascimento; e da Federação dos Municípios (Femurn), Benes Leocádio.

Por unanimidade, TRE concede justa causa ao deputado Ezequiel para sair do PTB sem perder o mandato

imageOs juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apreciaram nesta tarde, a Ação de Justificação de Desfiliação Partidária, do deputado Ezequiel Ferreira, que solicitou para sair do PTB. O relator,  juiz Nilson Roberto Cavalcanti Melo já tinha concedido uma liminar, autorizando o deputado Ezequiel a sair da legenda que pertencia, devido ao fim do prazo que foi encerrado no último dia 05 de outubro.

Pois por unanimidade de votos, o plenário do TRE/RN deu procedência à ação, e reconheceu a existência de justa causa para a desfiliação de Ezequiel Galvão Ferreira de Souza do quadro de filiados do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e autorizar o seu desligamento da referida agremiação partidária, sem prejuízo do mandato de Deputado Estadual. Como a Justiça Eleitoral autorizou, Ezequiel assinou a ficha de filiação ao PMDB, desde o dia 04 de outubro passado.

BALNEABILIDADE: Três pontos estão impróprios para banho

Três pontos estão impróprios para banho.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgou na tarde de sexta-feira (25) o resultado da balneabilidade das praias do litoral de Natal e Região Metropolitana. O resultado revelou que três pontos estão impróprios para banho.

Praia de Areia Preta (Praça da Jangada), Praia do Meio (Iemanjá) e Praia do Forte são os locais que devem ser evitados devido aos altos índices de coliformes fecais. É o que revela o resumo do boletim de Balneabilidade Nº43/2013 do Programa Água Azul.

Os trechos analisados estão distribuídos entre as praias de Tabatinga, em Nísia Floresta, até a praia de Pitangui, em Extremoz.

Além do Idema e IFRN, outras entidades fazem parte do programa Água Azul: Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn),Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

A análise é válida por sete dias. Segue em anexo o boletim de balneabilidade desta semana, contendo também o histórico das praias e as análises das quatro últimas semanas.

Qualquer dúvida, entrar em contato com CCS/Campus Natal-Central (ccs.cnat@ifrn.edu.br), ou através dos nossos números:

Ronaldo Diniz, coordenador do projeto: (84) 9982.2358 / (84) 9414.1407

Tânia Carvalho, coordenadora: (84) 8818 0041

Viviane Ferreira, estagiária de jornalismo: (84) 9987-5418

Defesa pede que presos da Operação Hecatombe não sejam transferidos para presídios federais

A defesa dos envolvidos na chamada Operação Hecatombe moveu novo recurso, junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, por meio de um Habeas Corpus, cujo pedido de liminar foi julgado na sessão de hoje (29). A intenção do HC era a de que os acusados não fossem transferidos para uma penitenciária federal até julgamento definitivo do caso.

Os envolvidos estão distribuídos nos presídio federais de Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e alguns devem ser transferidos para Rondônia. A defesa argumentou, no atual recurso, sobre a existência de pré-julgamento, da não fixação do prazo da transferência, além de argumentar que não há necessidade do procedimento, já que os fatos descritos não foram comprovados, o que se tornaria um constrangimento ilegal.

“Não houve antecipação de pena, mas providências necessárias”, afirmou o desembargador Glauber Rêgo, relator do HC, acompanhado, à unanimidade dos votos, na sessão. A defesa continuará aguardando o julgamento definitivo do pleito.

Saiba Mais

A Operação Hecatombe ocorreu em 6 de agosto, com cerca de 220 policiais federais, que deram cumprimento a 21 mandados de prisão, nove mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro-Corá e desarticulou um suposto grupo de extermínio composto por integrantes de forças policiais, que agia, principalmente, na Zona Norte do município de Natal.

Promotores e Procuradores de Justiça de todo Brasil se reúnem em Natal

Foto: DivulgaçãoA Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (AMPERN) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) recebem, a partir desta quarta-feira, 30/10, no Centro de Convenções de Natal, Promotores e Procuradores de Justiça de todo o Brasil para a realização do XX Congresso Nacional do Ministério Público. O tema central é "25 anos do novo Ministério Público: a construção de uma identidade".

Durante três dias, palestrantes, tesistas e participantes discutirão temas de relevância para o Ministério Público e para a sociedade brasileira. Entre os temas abordados nos painéis do evento, estão: o “Poder de investigação criminal do Ministério Público”; “Estrutura e modelos de atuação do Ministério Público em outros países”; “Cooperação jurídica internacional e atuação do Ministério Público”; “Telefonia celular e relações de consumo”; “Racionalização da atuação do Ministério Público: enfoque constitucional e necessidade de otimização das despesas em face das prioridades institucionais”; “Processo de execução nas ações civis públicas: instrumentos e mecanismos para a exequibilidade das decisões em ações coletivas”; “Sonegação e Inadimplência de Tributos na Concorrência/Crime Organizado na seara dos combustíveis”; “Infância e Juventude: a crise do sistema socioeducativo brasileiro – o papel do Ministério Público e obrigações do Estado versus obrigações do adolescente”; “O seguro e a proteção do consumidor turista”; e “Improbidade administrativa: perspectivas e desafios”.

Projetos do Câmpus Natal-Zona Norte são premiados na Mostratec 2013

Projetos do Câmpus Natal-Zona Norte são premiados na Mostratec 2013O Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN fez valer a tradição de ganhar premiações em feiras tecnológica e voltou de Novo Hamburgo, Rio Grande Sul, com prêmios e credenciamento para feiras do gênero. Seis trabalhos do IFRN, sendo cinco do Câmpus e um do Câmpus João Câmara, representaram o Rio Grande do Norte na 26ª edição da Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento aconteceu até a última sexta-feira (25) e é uma das maiores mostras educacionais realizadas no Brasil.

Na oportunidade, o projeto "Regeneração de Adsorvente Oriundo de Biomassa Poluidora - dessorção de íons metálicos" conquistou o quarto lugar, com direito à medalha e certificado, na área de Bioquímica e Química. O trabalho testou condições para regenerar e reutilizar um agente adsorvente (pó insolúvel capaz de absorver as toxinas ou outras substâncias em sua superfície) oriundo de resíduos sob diferentes condições experimentais. Após essa remoção, certos metais podem ser aproveitados em outras aplicações e o material adsorvente (a quitosana, neste caso) pode ser tratado adequadamente para ser reutilizado em processos semelhantes. Sob a coordenação do professor Roberto Lima, a equipe de trabalho é composta pelos alunos Andreon Souza, João Lucas e Douglas Lima.

O projeto "ECO Brise - Conforto e Eficiência Energética para Ambientes" também se destacou no evento. Os alunos do curso técnico em Eletrônica Allyson Borges, Caio Celso Azevedo e Joatã Oliveira ganharam o Prêmio Intel de Tecnologia e o credenciamento para a Intel International Science Fair (Feira Internacional de Ciência Intel - FSI), que acontece em novembro de 2014, em Los Angeles, Estados Unidos. O projeto consiste na confecção de um brise-soleil, que é um dispositivo arquitetônico para paredes ou janelas no intuito de diminuir a incidência direta de radiação solar, evitando assim a concentração excessiva de calor em ambientes internos. A orientação do trabalho ficou por conta de Marcus Vinícius Fernandes e a coorientação por Pedro Ivo Nascimento e Aécio Farias.

Também representaram o IFRN os projetos "Green Hall: Brise Vegetal Autossuficiente", "Rosquinha Sustentável: Uma Alternativa Social para o Consumo de Energia no IFRN-ZN" e "Estudo de Adsorção em Quitosana, de Íons Cobre II Presentes na Água Produzida do Petróleo", do Câmpus Natal-Znona Norte, e o "Konnect", do Câmpus João Câmara.

Projetos do Câmpus Natal-Zona Norte são premiados na Mostratec 2013

Projetos do Câmpus Natal-Zona Norte são premiados na Mostratec 2013O Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN fez valer a tradição de ganhar premiações em feiras tecnológica e voltou de Novo Hamburgo, Rio Grande Sul, com prêmios e credenciamento para feiras do gênero. Seis trabalhos do IFRN, sendo cinco do Câmpus e um do Câmpus João Câmara, representaram o Rio Grande do Norte na 26ª edição da Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento aconteceu até a última sexta-feira (25) e é uma das maiores mostras educacionais realizadas no Brasil.

Na oportunidade, o projeto "Regeneração de Adsorvente Oriundo de Biomassa Poluidora - dessorção de íons metálicos" conquistou o quarto lugar, com direito à medalha e certificado, na área de Bioquímica e Química. O trabalho testou condições para regenerar e reutilizar um agente adsorvente (pó insolúvel capaz de absorver as toxinas ou outras substâncias em sua superfície) oriundo de resíduos sob diferentes condições experimentais. Após essa remoção, certos metais podem ser aproveitados em outras aplicações e o material adsorvente (a quitosana, neste caso) pode ser tratado adequadamente para ser reutilizado em processos semelhantes. Sob a coordenação do professor Roberto Lima, a equipe de trabalho é composta pelos alunos Andreon Souza, João Lucas e Douglas Lima.

O projeto "ECO Brise - Conforto e Eficiência Energética para Ambientes" também se destacou no evento. Os alunos do curso técnico em Eletrônica Allyson Borges, Caio Celso Azevedo e Joatã Oliveira ganharam o Prêmio Intel de Tecnologia e o credenciamento para a Intel International Science Fair (Feira Internacional de Ciência Intel - FSI), que acontece em novembro de 2014, em Los Angeles, Estados Unidos. O projeto consiste na confecção de um brise-soleil, que é um dispositivo arquitetônico para paredes ou janelas no intuito de diminuir a incidência direta de radiação solar, evitando assim a concentração excessiva de calor em ambientes internos. A orientação do trabalho ficou por conta de Marcus Vinícius Fernandes e a coorientação por Pedro Ivo Nascimento e Aécio Farias.

Também representaram o IFRN os projetos "Green Hall: Brise Vegetal Autossuficiente", "Rosquinha Sustentável: Uma Alternativa Social para o Consumo de Energia no IFRN-ZN" e "Estudo de Adsorção em Quitosana, de Íons Cobre II Presentes na Água Produzida do Petróleo", do Câmpus Natal-Znona Norte, e o "Konnect", do Câmpus João Câmara.

Lula elogia Sarney e diz que imprensa avacalha a política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu a importância da atuação do senador José Sarney (PMDB-AP) na convocação da Assembleia Nacional Constituinte, ao receber a Medalha Ulysses Guimarães durante a solenidade em comemoração aos 25 anos da Constituição de 1988, no Senado, nesta terça-feira (29).

“Quero colocar sua presença na Presidência [da República] no momento da Constituição em igualdade de forças com o companheiro Ulysses [Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte], porque, em nenhum momento, mesmo quando o senhor era afrontado no Congresso, o senhor não levantou um único dedo para colocar qualquer dificuldade aos trabalhos da Constituinte, e certamente foi o trabalho mais extraordinário que o Congresso já viveu”, disse Lula.

Lula destacou que a negação da política pode levar o país a regimes autoritários. “Na história deste país, se a juventude lesse a biografia de Getúlio Vargas, de Juscelino Kubitschek e outras biografias, provavelmente não iriam desprezar a política, e muito menos a imprensa ia avacalhar a política como avacalha hoje. Não há nenhum momento da história, em nenhum lugar do mundo, que a negação da política tenha trazido algo melhor do que a política. O que aparece sempre quando se nega a política é um grupo praticando, na verdade, a ditadura”, afirmou.

Agência Brasil

Agripino participa de debate da ONU sobre Agricultura

image

O senador José Agripino (DEM-RN) participou, em Nova York, de uma Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) cujo debate nesta segunda-feira (28) foi Desenvolvimento da Agricultura e Segurança da Alimentação.

Para o líder Democrata, a importância da instituição já dá a dimensão da qualidade dos debates. "Esse é um debate pertinente, já que o Brasil é um país de agricultura forte e precisa vencer os desafios de infraestrutura para se tornar ainda mais competitivo", ressalta o parlamentar.

Agripino está em Nova York em missão representando o Senado Federal.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Governo do Estado e Banco Mundial lançam nesta terça-feira o Projeto RN Sustentável

imageA Governadora Rosalba Ciarlini e a Diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel, lançam nesta terça feira, 29 de outubro, às 09h30min, no auditório da Escola de Governo Dom Eugênio Salles, no Centro Administrativo, o Projeto RN Sustentável.

Trata-se de um conjunto de ações de sustentabilidade multisetorial, resultante do financiamento de USD 360 milhões que o Banco Mundial fez ao RN, depois de dois anos de elaboração e aprovação de um conjunto de ações que vai fomentar o desenvolvimento sócioeconômico do Estado.

Depois da assinatura do contrato de financiamento em Brasília, ocorrido no dia 04 de outubro, a Diretora Deborah Wetzel vem ao Estado lançar o Projeto, ao lado da Governadora Rosalba Ciarlini, e explicar aos potiguares as linhas gerais de crédito e o papel da instituição no acompanhamento do projeto.

Desenvolvido por diversas secretarias de Estado do RN (veja a relação abaixo), o RN Sustentável vai promover ações estratégicas para melhorar a qualidade dos serviços de educação, saúde e segurança pública, além de fomentar o desenvolvimento de 10 cadeias econômicas produtivas fundamentais do Estado (turismo, artesanato, fruticultura, agricultura irrigada familiar, pequenos negócios, caprinocultura, apicultura, laticínios e derivados e pesca).

Depois do lançamento do projeto, haverá uma entrevista coletiva na própria Escola de Governo. A partir desta quarta-feira (30), serão distribuídas informações de forma sistemática sobre o andamento do RN Sustentável.

Convite - Café da manhã de lançamento do evento AlternaVida 2013

Você é nosso convidado para o café da manhã de lançamento do evento AlternaVida 2013, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 30 de outubro, às 8h, na Padaria Mercatto.

O AlternaVida 2013 é um evento gospel que reunirá em Natal os principais cantores evangélicos da atualidade, nos dias  5, 6 e 7 de dezembro, na Praça Cívica. A expectativa de público é de 15 mil pessoas por dia de evento, que é uma alternativa no período de Carnatal. No sábado (7/12), o evento será finalizado com a Marcha para Jesus, onde milhares de pessoas caminharão por diversas ruas da cidade no maior movimento evangelístico da atualidade.

Na ocasião, serão apresentadas as bandas, a interdição de ruas no período e mais informações de interesse da sociedade. Hoje, cerca de 25% da população é evangélica, segundo o IBGE, daí a eventos como esse entrarem definitivamente no calendário da nossa cidade.

Em nome da organização do evento, será um prazer tê-lo conosco neste café-da-manhã, bem como seu veículo de comunicação.

Juliana Celli

sábado, 26 de outubro de 2013

Vivaldo participa de encerramento de festa em Carnaúba dos Dantas e encontra ex-governadora Vilma

imageA cidade de Carnaúba dos Dantas viveu nesta sexta-feira (25) os momentos finais da tradicional festa de Nossa Senhora das Vitórias, do Monte do Galo. O deputado Vivaldo Costa (PROS), participou da missa e procissão de encerramento que percorreu as ruas da cidade. O Papa Jerimum estava acompanhado do ex-prefeito Valdenor Euclides (DEM) e sua esposa Maria José.

 Durante o cimageortejo Vivaldo encontrou e cumprimentou sua amiga, ex-governadora Vilma de Faria que estava junto com o prefeito Sérgio e o ex-prefeito Alexandre.

“Fico feliz em voltar a Carnaúba dos Dantas, cidade de um povo cheio de virtudes, de muita fé. Aqui reencontrei amigos como o grande líder político Valdenor, sua esposa Maria José, além da abraçar minha amiga, a guerreira Vilma, mulher de quem o Seridó admira. Que esta grande procissão possa renovar a fé e esperança deste povo e que Nossa Senhora das Vitórias traga as vitórias que todos precisam”, destacou Vivaldo.

UNICEF lança nova edição do Selo UNICEF no Rio Grande do Norte

imageCom apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da FEMURN e da Casa Renascer, o UNICEF lançará, no próximo dia 30 de outubro, a Edição 2013 - 2016 do Selo UNICEF Município Aprovado. O evento será na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, localizada no Centro Administrativo do Estado, das 8h às 11h, com a presença de prefeitos (as), primeiras-damas, adolescentes e demais gestores dos municípios potiguares.

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional para os municípios que obtém os melhores resultados com relação a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social de forma que ao final do período de três anos os indicadores sociais relacionados à infância e adolescência tenham melhorado.

A iniciativa do Selo UNICEF está sendo desenvolvida em 10 estados do Semiárido brasileiro e em 9 estados da região amazônica. Na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil (286 no Semiárido e 121 na Amazônia Legal), sendo 47 do estado do Rio Grande do Norte.

A inscrição do município ao projeto é voluntária e só pode ser feita pelo(a) Prefeito(a) em documento próprio, que será distribuído durante a solenidade de lançamento e já se encontra disponível no site do Selo, podendo ser preenchido e entregue no local do evento.

Site do Selo UNICEF - www.selounicef.org.br

Serviço – Lançamento da sétima edição do Selo UNICEF
Quando: 30 de outubro, das 8h às 11h
Local: na Escola de Governo Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, localizada no Centro Administrativo do Estado, BR 101, Km 0, Lagoa Nova, Natal/RN.

Mais informações
Renata Soares
Assessoria de Comunicação do Selo
Telefone: (85) 8749-9351

Tati Andrade
Gestora de Programas do UNICEF para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí
Telefone: (85) 9928-0013

Jardim do Seridó/RN: Prefeito antecipa a feira-livre e decreta ponto facultativo

Considerando o feriado nacional no dia 2 de novembro em celebração ao Dia de Finados, o Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas de Araújo, através de Decreto Municipal Nº 1.087 antecipou para sexta-feira, dia 1º de novembro de 2013, a realização da feira pública municipal do referido mês. 

O Chefe do Executivo Jardinense no uso das atribuições que lhe confere o art. 65, inciso V, da Lei Orgânica do Município, ainda decretou ponto facultativo nas Repartições e Órgãos Públicos do Município, o expediente do dia 1º de novembro (sexta-feira), véspera de feriado nacional do Dia de Finados.

No entanto, os setores que exercem serviços essenciais assim especificados na Portaria nº 04, de 10 de fevereiro de 1992, mantêm as atividades e funcionarão normalmente. São eles: Limpeza Pública, Centro de Abastecimento, Saneamento Básico, Eletricista, Vigilância e Atendimento às Ações Básicas de Saúde.

Rafael Motta e Vivaldo Costa reúnem lideranças para formalizar diretório do PROS em Caicó

image O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) esteve realizando nesta sexta-feira (25) na pousada Céu Azul em Caicó um encontro que contou com a presença do presidente estadual da sigla, vereador natalense Rafael Motta. Acompanhado do deputado estadual Vivaldo Costa, Rafael veio a Caicó oficializar a posse do recém criado diretório municipal do partido que será presidido na cidade pelo vereador. e presidente eleito da Câmara Municipal de Caicó para o biênio 2015/2016, Nildson Medeiros Dantas.

Em Caicó, o partido já nasce fortalecido com a maior bancada de vereadores, além de Nildson Dantas, o partido conta com os vereadores Alisson Jackson, Ivanildo do Hospital, Leleu Fontes e Mara Costa, suplentes de vereadores e outras lideranças que prestigiaram o encontro.

Em sua fala a imprensa presente ao encontro, Nildson Dantas destacou a força do partido. “O partido surge em Caicó com um terço da câmara, e a presença e liderança do deputado Vivaldo Costa”, disse.

Vivaldo Costa destacou a importância da união de seu grupo político. “O PROS reuniu uma expressiva bancada de vereadores que fazem parte do nosso grupo político que está se fortalecendo em Caicó e em outros municípios da região do Seridó”.

Para Rafael Motta, o partido esta em fase de organização. “Sob o comando do deputado Vivaldo Costa, o PROS recebeu a adesão expressiva dos vereadores e outras lideranças que terão toda a nossa confiança para organizar o partido na cidade de Caicó”, afirmou.

Prefeitos do Seridó declaram apoio à Fátima para o Senado

image Em visita ao município de Carnaúba dos Dantas, na madrugada de hoje (25), a deputada federal Fátima Bezerra (PT) recebeu, de público, apoio de prefeitos do Seridó para o seu projeto político em 2014, seja para reeleição de deputada federal ou até mesmo disputar o Senado.

Na ocasião, estiveram presentes os prefeitos de Parelhas, Francisco (PT), de Ouro Branco, Dra. Fátima (PT); de Carnaúba dos Dantas, Dr. Sérgio (PSB); de Santana do Seridó, Dril (PMDB); de Cruzeta, Nena (PMDB); de Jardim do Seridó, Pe. Jocimar (PMDB), e de São Vicente, Joci (PMDB).

Deputada esteve no município a convite do prefeito de Carnaúba dos Dantas, Dr. Sérgio, para prestigiar a Festa da Padroeira local. Além dos prefeitos, também estiveram presentes a vice-prefeita de Carnaúba dos Dantas, Nana (PSD); o vice-prefeito de Jardim do Seridó, Dr. Anchieta (PT), os vereadores Messias e Frank (Parelhas), e Odon (Currais Novos), além de vereadores de Carnaúba e região, petistas e demais apoiadores do Seridó.

Nota sobre o feriado do dia do servidor público

O Governo do Estado informa que na próxima segunda-feira (28) não haverá expediente na administração direta e indireta, devido ao feriado do Dia do Servidor Público. A data foi instituída em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas quando da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil. Portanto, atinge todas as esferas públicas: municipal, estadual e federal.

Raniere Barbosa comemora aniversário

imageNatal, 25 de outubro de 2013 - A data do seu natalício é a segunda-feira, 28, mas será na próxima terça-feira, 29, às 19h, que o vereador e atual secretário da Semsur, Raniere Barbosa, comemorará mais um ano de vida com uma missa em Ação de Graças, na Igreja Bom Jesus das Dores, localizada na Ribeira. Na companhia de amigos e familiares, Raniere participa de um momento de fé e agradecimento pelo dom da vida. A celebração será realizada pelo Padre José Sílvio de Brito.

Conheça os vencedores do XIII do Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães

imageO tradicional prêmio revelou um novo talento seridoense e consagrou mais dois nomes já conhecidos da literatura potiguar

A SecultRN/FJA apresentou o nome dos vencedores do XIII Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães, que revelou um novo talento seridoense e consagrou mais dois nomes já conhecidos da literatura potiguar. O 1º lugar foi para a professora e poetisa curraisnovense Maria Marcela Freire; O 2º lugar ficou com Márcio Simões, ensaísta, poeta com livro publicado, proprietário da editora Sol Negro; e em 3º lugar vem o também ensaísta e poeta Paulo Caldas, professor do IFRN em Ipanguassu.

Todo o processo de apuração foi acompanhado por Márcio Lima Dantas, professor de literatura da UFRN, junto aos membros do júri Yuno Silva e Adriano de Sousa. O terceiro membro do júri, Daniel Dantas, não pôde estar presente na abertura dos envelopes. De acordo com Márcio "O Prêmio LCG cumpriu seu propósito, que é fazer surgir novos talentos poéticos, pois o primeiro lugar veio do sertão de Currais Novos; o segundo e terceiros lugares,consolidam dois nomes já conhecidos na nossa cena literária,” enfatiza.

Publicidade; Confraternização Inarai 2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Paraibano morre em acidente no RN

Paraibano morre em acidente no RNUm grave acidente aconteceu na madrugada desta quinta feira (24), na PB 151 que dá acesso a Carnaúba dos Dantas RN. O fato aconteceu logo após o parque ecológico Fausto Germano.

Segundo informações colhidas no local, dois rapazes retornavam das festividades em Carnaúba dos Dantas, quando perdeu o controle do veículo e caiu num abismo e o motorista teve morte no local do fato, que aconteceu num trecho bastante estragado logo após a saída da cidade. O amigo que o acompanhava foi socorrido ainda com vida pela equipe do SAMU e transferido para Campina Grande.

O veículo envolvido no acidente é um Corsa de placas MNK 4420/Remígio PB.
Informações colhidas junto ao policial militar Auricélio, que atendeu a ocorrência, conseguimos os nomes dos envolvidos no acidente.

A vítima fatal foi o motorista do veículo Ivanilson Ferreira Soares, 26 Anos, e Marcos Antônio G. dos Santos, socorrido com vida pela equipe do SAMU. Ambos residiam em Remígio PB. Segundo o PM, as vitimas foram jogadas para fora do veículo. Uma equipe da policia esteve no local, onde pediu auxilio do SAMU e após constatado a morte de um deles foi solicitada a viatura do NUMOL onde fez a remoção do corpo para necropsia em Campina Grande.Fonte: Blog De Nova Palmeira.

Em Brasília, Fátima comemora resultado da seleção do PAC 2 no RN

imageNatal e Parnamirim foram contempladas com o projeto de saneamento

A deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) comemorou nesta quinta, 24, o anúncio do resultado da seleção do PAC 2: Saneamento e Pavimentação, feito pela presidenta Dilma Rousseff, no final da manhã de hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Natal foi contemplada com R$ 150 milhões para obras de saneamento integrado em Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Novo Horizonte e Conjunto Brasil Novo.

A secretaria de Planejamento de Natal, Virginia Ferreira, parabenizou a atuação da deputada nesse pleito. “Fátima foi de fundamental importância para esse pleito. Ela acompanhou passo a passo, não só nas audiências na esfera política nos ministérios do Planejamento e das Cidades, mas como na esfera técnica”, disse.

Além de Natal, o município de Parnamirim foi selecionado na área de saneamento integrado. Os recursos serão da ordem de R$ 184 milhões e com isso o prefeito Maurício Marques cumprirá o compromisso assumido com a população de que a cidade seja 100% saneada. “Parnamirim terá o seu sonho realizado de ser 100% saneado. Isso é o governo Dilma. É o governo do PT, republicano e parceiro em prol do desenvolvimento das cidades”, ressaltou a deputada.

A lista dos municípios contemplados conta ainda com Mossoró, Ceará-Mirim, Santa Cruz, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante, Parelhas, Ipanguaçu e Passa e Fica.

Os recursos serão destinados para pavimentação de vias, recapeamento e implantação de ciclovias, além de calçadas, sinalização, guias rebaixadas para acessibilidade e faixas de pedestres. Na área de saneamento, os recursos serão destinados para obras de sistemas drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário.  

Kartista potiguar viaja para buscar primeiro lugar em Pernambuco

imageO Rio Grande do Norte está brilhando nas pistas pelo Brasil. Nesta sexta-feira, o kartista potiguar Guilherme Barreto (L’auto Cargo,Cipen-cirurgia pediátrica de Natal e Paisagismo Patrícia Cacho) viaja para disputar a 7ª etapa do Campeonato Pernambucano de Kart, que acontece neste final de semana, no Kartódromo do Tamboril, em Paulista/PE.

Guilherme está apenas um ponto do atual líder da categoria Júnior. “Sei que posso assumir a liderança da competição já nesta etapa. Estou muito focado e acredito que vou fazer um grande final de semana e garantir a primeira colocação geral”, revelou a jovem revelação do esporte no Rio Grande do Norte.

Com apenas mais duas etapas para o fim da competição, Barreto acredita que é o momento da arrancada. “Quem terminar a sétima etapa na liderança terá grandes chances de ser o campeão. Meu objetivo é assumir a liderança e administrar o resultado na última etapa, que acontece no mês de novembro”, analisa Guilherme.

Guilherme Barreto e sua equipe optaram por disputar o Campeonato Pernambucano em função da falta de pista e competições no Rio Grande do Norte.

Henrique Alves propõe acordo para votação de piso dos agentes de saúde no dia 5 de novembro

image Brasília (DF) - A falta de acordo entre os líderes partidários impediu que a Câmara votasse nesta quarta-feira o piso nacional dos agentes comunitários de saúde. Com o impasse, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), sugeriu que o Plenário vote a proposta no dia 5 de novembro. Essa data, no entanto, ainda será negociada com os parlamentares.

Os deputados chegaram a aprovar a urgência para a proposta, mas não houve quórum para a votação do projeto. Antes dessa votação, Alves já havia sugerido o adiamento para justamente assegurar um acordo que viabilizasse a aprovação efetiva da proposta, sem risco de veto pelo governo.

“Não quero que os agentes sejam enganados com uma festa pela vitória no painel e, depois, vir a frustração de saber que ganhamos, mas não levamos. Se insistirmos na votação, há o risco do constrangimento maior de não dar quórum”, disse Alves, antes da tentativa de votação frustrada do projeto.

Ele lembrou que o piso faz justiça a uma categoria importante, responsável pelo acesso a serviços básicos de saúde de milhares de famílias de baixa renda ou de áreas isoladas. Em razão disso, ele ressaltou a necessidade de um acordo que envolvesse as lideranças do governo para não frustrar a categoria, como acabou ocorrendo.

Henrique Alves destacou que o projeto já aguarda sete anos para ser votado e, portanto, não há espaço para atitudes populistas. Ele explicou que é preciso uma atitude responsável que garanta não somente a aprovação, mas a efetiva aplicação do piso.

Reajustes anuais
O texto prevê reajustes anuais de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e aumento real durante três anos com base na variação do Produto Interno Bruto (PIB). O valor do piso não é definido no texto. O valor atual, estabelecido por uma portaria do Ministério da Saúde, é de R$ 950.

Atualmente, o salário dos agentes de saúde e de combate a endemias é pago integralmente pela União. Conforme o texto aprovado, o Executivo passará a responder pelo pagamento de 95% da remuneração dos profissionais.  As verbas deverão ser repassadas aos fundos de saúde dos municípios, dos estados e do Distrito Federal como transferências correntes, regulares, automáticas e obrigatórias.

O texto também prevê um repasse adicional do governo federal para estados, Distrito Federal e municípios com o objetivo de fortalecer as políticas relacionadas à ação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O percentual varia de 5% a 15% do valor repassado para pagamento dos salários desses agentes.

Mostra de Iniciação Cientifica reúne estudantes de todo o Estado na Cientec

image A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, visitaram, nesta quarta-feira (23), o pavilhão da Secretaria de Estado da Educação, na 19ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Cientec. A Feira que é o maior evento deste segmento no Estado prossegue até esta sexta-feira (25) e está sendo realizada no Campus da UFRN em Natal.

Na Cientec, o pavilhão que reúne os trabalhos das escolas estaduais está com 50 projetos de iniciação científica das 16 regionais de educação. Os trabalhos são apresentados por alunos, professores e diretores das unidades d ensino. Esse é o terceiro ano da Mostra de Iniciação Científica do Rio Grande do Norte, a RN Ciência. Além dos estandes com os projetos dos alunos, também estão presentes os espaços da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN – Fapern, e do SIGEduc, o Sistema de Gestão da Educação.

Ao conhecer os projetos, a governadora ressaltou a importância da participação dos alunos em eventos voltados para a área científica. “A Cientec tem crescido a cada ano e isso é muito enriquecedor. Apenas no pavilhão do Governo do Estado, temos 50 trabalhos sendo expostos, muitos deles já premiados nacionalmente e internacionalmente. Nós temos dado apoio para esta área, pois entendemos que precisamos crescer na pesquisa, na inovação para dar a chance do aluno de escola pública mostrar que ele também tem muito potencial e pode avançar e se destacar”, afirmou Rosalba Ciarlini.

A secretária Betânia Ramalho enfatizou que a aproximação com a área científica tem despertado nos alunos um interesse maior pela educação. “Temos incentivado os projetos de iniciação científica em todo o Estado e selecionamos os melhores para apresentar aqui. São temas diversos, relevantes e sempre relacionados ao currículo do Ensino Médio. A realização de atividades como esta dá a oportunidade para que o aluno conviva com esse espaço da UFRN, o que o motiva para que se torne cada vez mais um estudante engajado e responsável. Os trabalhos apresentados aqui não deixam nada a desejar aos dos alunos de graduação e isso mostra que nossos alunos certamente terão um belo destaque no futuro”, pontuou a titular da Seec.

Após visitar os estandes da Feira, a governadora e a secretária assistiram, no pavilhão cultural da Seec, a apresentação de Boi de Reis do grupo ‘Filhos da Arte’, formado por alunos integrantes do projeto de teatro das escolas do município de Macaíba.

O pavilhão 7, da RN Ciência, encontra-se ao lado da Capela Ecumênica da UFRN.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Em Carnaúba dos Dantas o PROS fica com a Oposição.

Foi decidido na manhã desta quarta (23) em Natal o destino do comando do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) para a cidade de Carnaúba dos Dantas.

A provisória do partido conta com nomes como o vereador (ex PMDB) Dué Azevêdo, o Blogueiro Totinha, Elisângelo (Aladim), Regiane Costa, Lucinete (esposa de Dué) e outros nomes ainda a serem repassados. 

O Presidente do PMDB de Carnaúba dos Dantas, Roberto Augusto se fez presente ao evento.  

Carnaúba dos Dantas: Vereador Dué se filia ao PROS

image O vereador de Carnaúba dos Dantas, Dué, assinou ficha de filiação ao Partido Republicano da Ordem Social ( PROS). Cumprindo o seu terceiro mandato, Dué íntegra o grupo do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta (PROS) desde 2010. "Estamos muito satisfeitos com a filiação de Dué que, além de nosso correligionário, é meu amigo pessoal. Temos convicção de que o PROS está em boas mãos em Carnaúba dos Dantas", afirmou o deputado Ricardo Motta.

Henrique Alves discute abastecimento de Jucurutu com ministro da Integração Nacional

image Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (23), o ministro da Integração Nacional, Francisco Coelho. O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) também participou da reunião para discutir uma solução rápida para o abastecimento de Jucurutu na região Seridó. A expectativa é que o sistema da Caern seja normalizado, até o Natal, com a construção de uma adutora de 11 quilômetros partindo da barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Desde que a Agência Nacional de Águas decidiu reduzir a vazão das comportas do sistema Coremas-Mãe D’Água, na Paraíba, por causa da seca, a correnteza do rio Piranhas não chega até Jucurutu.  O sistema de cacimbas improvisadas no leito do rio pela Caern também não comporta a demanda por água dos 18 mil habitantes de Jucurutu. Manifestações dos moradores já bloquearam os acessos à cidade pelas pontes da BR-226 e RN-118.

O ministro Francisco Coelho prometeu ao presidente da Câmara uma resposta até a próxima-terça-feira (29). “Faltam os pareceres técnicos da Defesa Civil e Dnocs, responsável pela obra”, informou o ministro. A adutora deverá custar R$ 2,9 milhões. A prefeitura de Jucurutu assumiu o compromisso de operar o sistema elétrico e entregar a água à Caern que precisa renovar a concessão para o abastecimento da cidade.

Na reunião também foi discutido o andamento da obra da barragem de Oiticica. O deputado Nélter Queiroz manifestou preocupação com a remoção das famílias e indenizações. Além de solução das dívidas com os bancos credores, os produtores rurais pedem a construção de vilas pelo programa Minha Casa Minha Vida para o campo. “Seria uma forma de reduzir custos com a obra e a contrapartida do estado”, reconheceu Henrique Alves.

Fátima renova compromisso pela regulamentação do Piso dos ACS e ACE

image A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) renovou nesta quarta-feira, 23, no plenário da Câmara e no Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias realizado no auditório  Nereu Ramos da Casa, seu compromisso pela aprovação do Projeto de Lei 7495 de 2006, que regulamenta o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combates às Endemias (ACE). A matéria será apreciada longo mais  pelo plenário da Câmara, conforme anunciou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e os lideres partidários ontem (22/10).

“Hoje queremos sair daqui tendo feito um ato de justiça, que é votar, finalmente, o projeto de lei que vai regulamentar o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de todo o País. Estamos confiantes de que de hoje não passa a aprovação do projeto”, disse Fátima Bezerra, que foi relatora da emenda constitucional aprovada em 2010, que estabelece o plano de carreira e o piso salarial profissional nacional para os agentes.

Agripino: voto aberto é importante para que sociedade conheça o parlamentar por inteiro

image O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), disse que o fim do voto secreto no Congresso Nacional é um caminho importante para que a opinião pública conheça a fundo a atuação de cada parlamentar. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (23), quatro emendas referentes às propostas de emenda à Constituição (PECs) que acabam com o voto secreto no Legislativo. Após horas de debate, prevaleceu o entendimento de que o voto deve ser aberto e irrestrito em todas as instâncias do Poder Legislativo. A matéria segue para votação no plenário.

José Agripino foi um dos senadores que defendeu o voto aberto para todos os casos, e não somente para cassação de mandato, como defendem alguns congressistas. “Apoio o voto aberto em todos os casos para que a opinião pública conheça, por inteiro, o que pensa cada parlamentar”, disse o líder democrata.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

RN busca recursos para construção de adutoras no estado

image No Ministério da Integração Nacional, nesta terça-feira (22), em Brasília, representantes do Rio Grande do Norte solicitaram a liberação de recursos para o estado intensificar as medidas de combate aos efeitos da pior seca que atinge o RN.

De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM), presente na reunião, um dos projetos apresentados para tentar amenizar os efeitos da estiagem é a construção de duas adutoras de engate rápido. Uma delas ligaria a cidade de Pau dos Ferros -que pode entrar em colapso de abastecimento nos próximos dias- ao sistema adutor do Alto Oeste. A adutora terá 43 quilômetros e pode ser construída em um prazo de 60 dias, ao custo de R$ 13,5 milhões.

A outra adutora de engate rápido terá o intuito de abastecer a cidade de Jucurutu, na região do Seridó. Com extensão de 11 quilômetros, ligando o município à barragem Armando Ribeiro Gonçalves, ela deve ser construída em cerca de 15 dias, ao custo de R$ 3,3 milhões.

“Cidades sofrem com a possibilidade de não ter abastecimento de água e a liberação desse recurso é de extrema importância para atenuar esse risco. Ouvimos do ministro Francisco José Teixeira que iria reunir sua equipe de planejamento para viabilizar o pleito com urgência”, disse o deputado.

Também estiveram presentes na reunião a governadora Rosalba Ciarlini; o secretário de recursos hídricos, Leonardo Rêgo; o presidente da Caern, Yuri Tarso; o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato; o secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior; e o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Lopes Varella Neto.

Carlos Eduardo visita a Cientec e elogia iniciativa de alunos de comunicação social

Natal/RN – 22 de outubro de 2013 – Em visita a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da UFRN nesta terça feira (22), o prefeito Carlos Eduardo elogiou a iniciativa de um projeto desenvolvido por alunos do curso de Comunicação Social da UFRN.

            “Um projeto que envolve as três habilitações da comunicação social e que tem como objetivo difundir o conhecimento de uma redação real é de fundamental importância para a formação desses profissionais”, diz o prefeito em entrevista cedida aos próprios estudantes.

Outro ponto levantado foi a ética na profissão do comunicador. “A questão da ética no jornalismo deve ser valorizada. Hoje recebemos muitas informações, e a forma como a passamos e a recebemos é que caracteriza a importância do profissional”, ressalta o gestor.

            O projeto que encantou o prefeito é composto por 103 alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Rádio e TV. Os discentes vivenciam, nesse período da Cientec, o dia-a-dia de uma redação de um jornal.  Dentre as atividades desenvolvidas estão reportagem, fotografia, assessoria e publicidade.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores