sexta-feira, 8 de março de 2013

Prêmio promove reconhecimento da mulher cientista.

Na Semana da Mulher, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) convida pesquisadoras ou especialistas que possuam trabalhos pautados sobre o Rio Grande do Norte a participarem do Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora 2013. Realizado a cada dois anos, o prêmio chega à sua terceira edição.

Os homens, em sua maioria, predominam as áreas científicas e/ou tecnológicas em todo o mundo. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) afirma que a presença de mulheres atuando nas engenharias e na maioria dos seguimentos científicos são escassos. Sabendo disso, o Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora tem como intuito reconhecer o trabalho daquelas que produzem contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Rio Grande do Norte.

O Prêmio é composto por duas categorias, de acordo com o tempo de atuação em suas áreas de conhecimento: Jovem Pesquisadora (até dez anos) e Pesquisadora Sênior (mais de dez anos).

       O processo seletivo será dividido em duas fases. A primeira se consiste em uma pré-seleção, na qual o corpo técnico da FAPERN irá observar se as candidatas preencheram todos os requisitos presentes no regulamento, e a segunda fase será a Seleção Final, que escolherá as premiadas. A premiação será composta de um diploma para as referidas categorias e pelo troféu Vênus de Willendorf.  Criado pelo artista plástico Guaraci Gabriel, o troféu utiliza a mais antiga imagem da figura humana e simboliza a contribuição da mulher à ciência.

Na 1ª edição, o Prêmio contemplou na categoria Jovem Pesquisadora a engenheira têxtil Dorivalda Neira que apresentou o projeto Reaproveitamento de embalagens de EPS como isolante térmico de cobertura; e na categoria Pesquisadora Sênior, Lucymara Fassarella, que atua na área de biotecnologia, com ênfase em genética.

A edição seguinte premiou a professora Técia Maria de Oliveira Maranhão, na categoria sênior, por realizar trabalhos e pesquisas voltados para a saúde da mulher. A pesquisadora Tirzah Braz conquistou a 2ª edição do prêmio Jovem Pesquisadora após apresentar um projeto sobre biologia molecular do câncer de mama no Rio Grande do Norte junto com a Liga Norte-Riograndense contra o Câncer e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.As candidatas podem enviar a documentação via Correios ou entregar pessoalmente na sede da FAPERN, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova, até o dia 18 de março de 2013. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico da FAPERN (www.fapern.rn.gov.br). Outras informações sobre o processo de inscrição ou edital podem ser obtidas pelo email eventosfapern@gmail.com.

Para se inscrever no edital as candidatas devem apresentar:

1 - Memorial resumido contendo dados pessoais, formação acadêmica e títulos obtidos, instituição onde desempenha suas atividades de pesquisa, prêmios e honrarias, além de justificativa de pleito ao prêmio, pontuando os principais achados e contribuições para a ciência, tecnologia e/ou inovação do Rio Grande do Norte;

2 - Cópia do trabalho ou publicação da contribuição científico-tecnológica mais importante, com reconhecimento público e/ou acadêmico, que a credencie ao recebimento do Prêmio Fapern - Mulher Pesquisadora;

3 - Curriculum vitae no formato da Plataforma Lattes, atualizado;

4 - Carta de anuência assinada pelo representante máximo da instituição ou órgão de vinculação da candidata;

5 - Carta(s) de recomendação emitida(s) por autoridade(s) na área da Ciência, Tecnologia e Inovação e/ou por conselhos de classes, instituições de pesquisas ou órgãos relacionados com a área de atuação da candidata, que contribuam para endossar a iniciativa.

Seguidores