segunda-feira, 4 de março de 2013

Governadora assina Termo de Compensação Ambiental para implantação de ecocentro

image A governadora Rosalba Ciarlini recebeu, na tarde desta segunda-feira (4), os diretores da empresa Brasventos, que já atua no segmento da energia eólica no Rio Grande do Norte. Na ocasião, a chefe do Executivo Estadual assinou o Termo de Compromisso de Compensação Ambiental entre o Governo do Estado, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN (Idema) e a Brasventos Eolo Geradora de Energia S/A.

Rosalba Ciarlini abordou a importância do documento assinado e da preocupação do Governo do Estado em compensar o impacto ambiental com ações que beneficiem a comunidade. “Este Termo de Compensação Ambiental denota recursos na ordem de R$ 1 milhão e dá a condição para que possa ser implantado um ecocentro para interpretação ambiental e para administração do órgão licenciador [Idema], inserido em uma unidade de conservação. Além disso, a empresa também apresentou os projetos de compensação social que servirão como medida para preservar aquele recanto especial do nosso Estado. Não podemos perder a beleza de Galinhos”, afirmou a governadora.

A direção da empresa também aproveitou para agradecer o empenho do Governo do Estado durante o processo de licenciamento para a instalação dos parques eólicos no Rio Grande do Norte. Atualmente, os parques estão em processo de implantação e a previsão é de que entrem em operação em um prazo médio de três meses.

Durante a reunião, os diretores da empresa anunciaram as ações de compensação social que irão levar benefícios à comunidade de Galinhos, condição que havia sido solicitada pela governadora. As ações envolvem o tratamento de resíduos sólidos com a implantação de um aterro sanitário, a normalização do abastecimento de água no município, os estudos e projetos que visam a regularização do saneamento básico e a climatização de uma escola estadual que está em construção em Galinhos.

Seguidores