quinta-feira, 7 de março de 2013

GESTÃO: Livro da OIT analisa boas práticas do governo brasileiro em seguridade social

image Prefácio do livro foi escrito pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho

Da Redação (Brasília)- A Previdência Social brasileira pode ser considerada uma política social bem-sucedida e seus efeitos podem ser percebidos no esforço para a erradicação da pobreza do país, na garantia de renda para parcelas da população e na contribuição para a inclusão e a justiça social. Essa é uma das constatações do livro “As Boas Práticas em Seguridade Social”, lançado nesta quarta-feira (6) pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

A publicação integra o Programa de Parceria Brasil/OIT para a Promoção da Cooperação Sul-Sul na Área de Seguridade Social, financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Segundo o estudo da OIT, a Previdência Social é um investimento estratégico. Sua manutenção e o aperfeiçoamento do sistema previdenciário se constituem em pré-requisito para o desenvolvimento do Brasil.

O prefácio do livro, escrito pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, destaca que a educação como ferramenta de disseminação das informações e dos direitos previdenciários tem grande relevância na proteção social e no exercício da cidadania. “A educação é primordial para a conscientização do cidadão no exercício dos seus direitos e no cumprimento de seus deveres, visando a proteção da dignidade humana e a inclusão social”, destacou Garibaldi Alves Filho.

Já a autora da apresentação do livro, a diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, informou que entre 75% e 80% da população mundial não têm acesso a uma seguridade social integral. “Garantir que o direito humano a uma seguridade social converta-se em realidade para todos é um desafio da maior relevância e um aspecto central da Agenda de Trabalho Decente”, completou.

O livro, com 142 páginas, é constituído de três capítulos: A Previdência Social Brasileira, A Previdência Rural e Educação para a Proteção Social. Em cada um deles são apresentados os avanços e conquistas realizadas pelo país e que podem servir de referência para outros países em desenvolvimento, no espírito da Cooperação Sul-Sul.

Seguidores