sábado, 9 de março de 2013

Alunos da rede estadual defendem projetos científicos na USP

imageEstudantes e professores da rede estadual de ensino defenderão oito projetos científicos, durante a 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de março, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Os estudantes são dos municípios de Mossoró, Umarizal, Apodi, Tibau, Paraú e Luis Gomes.

A delegação potiguar saíra de Mossoró em dois grupos. O primeiro partirá neste domingo (10), às 16h, da UFERSA, em direção à Fortaleza, de onde embarcará para São Paulo. O segundo sairá na segunda-feira (11), também às 16h, seguindo o mesmo trajeto. Durante três dias, eles terão a oportunidade de apresentar seus projetos de iniciação científica em um dos eventos mais concorridos do gênero.

Os projetos foram selecionados, durante as feiras de ciências locais e na Feira de Ciências Estadual, realizada em Mossoró, ao longo do ano passado. As feiras contaram com a participação de estudantes da região de Mossoró, Angicos, Assu, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros, num total de 96 escolas de 67 municípios. Os eventos foram realizados pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, através do Programa de Extensão Ciência para Todos.

“Acompanhei de perto a apresentação desses projetos nas feiras regionais e posso dizer que eles foram bem elaborados e não ficam devendo a nenhuma iniciativa semelhante em outras redes. Com o esforço dos nossos professores e a parceria da UFERSA, os alunos do Estado estão cada vez mais envolvidos nos projetos de iniciação científica e os resultados virão, a exemplo do ano passado, com o reconhecimento dos avaliadores da Febrace. Essa é a nossa expectativa”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

De acordo com o professor e coordenador do Ciência para Todos, Felipe de Azevedo Silva Ribeiro, “a seleção estadual contou com critérios de avaliação como uso do método científico, criatividade e relevância, clareza e objetividade na exposição do projeto e profundidade da pesquisa. Os mesmos critérios serão aplicados na Febrace pela comissão julgadora, para os trabalhos de todas as regiões do País. Torcemos para que projetos dos estudantes potiguares estejam entre os melhores, a exemplo do que aconteceu nos dois últimos anos”.

Mais de 300 projetos de estudantes do ensino básico estarão em exposição, na Febrace. Os finalistas foram selecionados entre 1.898 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados pelos organizadores das 65 feiras afiliadas

.

LONDRES

Os projetos O uso da raspa da casca do juazeiro no tratamento dentário e Análise empírica da diminuição do nível de poluição da água com a técnica de eletrofloculação também foram premiados com vagas oferecidas pela Rede Programa Olimpíadas do Conhecimento (REDE POC).

Os dois trabalhos serão apresentados no LIYSF - London International Youth Science Forum (www.liysf.org.uk), a ser realizado de 24 de julho a 7 de agosto de 2013,  no Imperial College, em Londres. O LIYSF oferece oportunidade única de participação em um evento internacional, responsável por atrair estudantes jovens, que desenvolvem projetos científicos no mundo todo.


PROJETOS SELECIONADOS PARA A FEBRACE

A PALMA FORRAGEIRA COMO MATÉRIA PRIMA NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS CASEIROS: UMA ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE PARA O SEMIÁRIDO

Ana Clara de Morais Punes, Francisco de Assis de Oliveira Júnior, Valter Trajano dos Santos, Solange Batista da silva (Orientador)

Escola Estadual Mariana Cavalcanti, LUIS GOMES, RN

ANÁLISE EMPÍRICA DA DIMINUIÇÃO DO NÍVEL DE POLUIÇÃO DA ÁGUA COM A TÉCNICA DE ELETROFLOCULAÇÃO

Jonas Medeiros de Paiva, Marcondes Matheus de Morais Silva, Flávia Kaline de Paiva Silva, José Everton Pinheiro Monteiro (Orientador) e Jorgia Vanessa Alves Dias (Coorientador)

Escola Estadual 11 de Agosto, UMARIZAL, RN

CAPTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE FUMAÇA NA HIDROPONIA

Francisca Maiane da Silva, Francisco Neilson de Souza, Richard Ramon de Medeiros, Carlos Antônio Barros e Silva Júnior (Orientador)

Escola Estadual Rui Barbosa, TIBAU, RN

COMPARAÇÃO DO RENDIMENTO DO BIODIESEL A PARTIR DOS ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURA

Daniel Sátiro Silva, Rayomara Radna de Araújo Pereira, Ana Yasmim De Oliveira e Lindeberg Ventura Sousa (Orientador)

Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, MOSSORÓ, RN

GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: NEWTON E O PESO DOS CORPOS

Jéssica Milena Alves Gomes, Aleksander Rafael Silva e José Everton Pinheiro Monteiro (Orientador)

Escola Estadual 11 de Agosto, UMARIZAL, RN

LAVA JATO SUSTENTÁVEL

Francisco Caio Dantas, Pedro Henrique de Oliveira Medeiros, Mateus Emanuel Eufrásio da Fonseca e Francisco Adalberto Lopes (Orientador)

Escola Estadual Silvestre Veras Barbosa, ESPÍRITO SANTO DO OESTE (PARAÚ), RN

O USO DA RASPA DA CASCA DO JUAZEIRO NO TRATAMENTO DENTÁRIO

Thais de Oliveira Almeida, Taianny de Oliveira Almeida, Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva, Maria do Socorro de Sousa Freire Costa (Orientador)

Escola Estadual Moreira Dias, MOSSORO, RN

USO DE CERA DE ABELHA NO REVESTIMENTO DE FRUTOS

Antonio Tôrres Geracino, Francisco Jociel de F. Fernandes, Huguenberg de Oliveira Santos, Antonia Gidélia da Costa Oliveira (Orientador), Wallace Edelky de Souza Freitas (Coorientador)

Escola Estadual Professora Zenilda Gama Torres, APODI, RN

Assessoria de Comunicação da Educação

Seguidores