terça-feira, 31 de julho de 2012

Chorinho na Praça estreia amanhã, Alunos da turma de cavaquinho do Instituto Waldemar de Almeida se apresentam na Praça Augusto Leite

Os alunos do Instituto de Música Waldemar de Almeida, que fazem aulas de cavaquinho com o professor Alexandre Moreira, estreiam amanhã,

1º de agosto de 2012, o projeto Chorinho na Praça, a partir das 16h30, na Praça Augusto Leite, no bairro Tirol. Nessa primeira edição, o repertório será música popular, com pegadas da cultura popular, já entrando no clima do Agosto da Alegria 2012 - É Festa para Deífilo. A entrada é gratuita. E o projeto terá uma edição todos os meses, até dezembro.

Band Natal realiza primeiro debate televisivo entre os candidatos a Prefeitura de Natal


Na próxima quinta-feira (02 de agosto), a Band Natal realiza o primeiro debate na televisão aberta entre os candidatos a Prefeitura de Natal. Em reunião prévia com os assessores, a emissora definiu as regras do programa, que vai ao ar ao vivo, a partir das 21h45. Todos os cinco candidatos dos partidos políticos que têm representatividade na Câmara Federal confirmaram a participação no debate televisivo.
O debate será dividido em cinco blocos. No primeiro, todos os candidatos responderão a uma pergunta, elaborada pelo Departamento de Jornalismo da Band Natal. No segundo bloco e no quarto, os candidatos fazem perguntas entre si, com direito a réplicas e tréplicas. Para fazer perguntas aos candidatos no terceiro bloco, a emissora convidou jornalistas, que vão representar os principais veículos de comunicação impressos da capital potiguar. As considerações finais dos candidatos serão feitas no quinto bloco.
O debate eleitoral da Band Natal será mediado pela jornalista Vânia Marinho, que desde o mês de junho apresenta o programa “Eleições 2012”, exibido as segundas-feiras, depois do CQC.

Governadora Rosalba Ciarlini fará abertura da 14ª edição do Motores do Desenvolvimento


A mobilidade urbana e os transportes públicos serão os pontos principais apresentados na 14ª edição do projeto Motores do Desenvolvimento, que terá a participação da governadora Rosalba Cialrini na palestra de abertura do evento no próximo dia 27 de agosto, no hotel Serhs. O convite para a chefe do Executivo Estadual foi formalizado na tarde desta terça-feira (31) durante uma visita, na Governadoria, dos representantes das instituições que organizam o seminário.

A mais recente edição do Motores do Desenvolvimento terá ainda como palestrantes o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o consultor, arquiteto e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. O objetivo é debater a mobilidade urbana, considerada um  dos principais gargalos das cidades, e pensar na impacto e sugestões sobre como o trânsito influencia as grandes cidades do Brasil.

De acordo com o diretor administrativo da Tribuna do Norte, Ricardo Alves, o projeto permitirá ainda a discussão, sugestão e debates sobre os projetos do Governo  do RN para a Copa do Mundo de 2014, tais como reforma da avenida Engenheiro Roberto Freire, os acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Além da governadora Rosalba Ciarlini e o diretor administrativo da Tribuna do Norte, participaram do encontro Célio Ribeiro, Eudo Laranjeiras, Gilberto Costa, Heyder de Almeida Dantas e Edmilson Lopes, representando a Fecomercio, Fiern, Fetronor e UFRN, e os secretários de Estado chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, da Infraestrutura, Kátia Pinto, o diretor geral do DER, Demétrio Torres Edmilson Lopes, e o assessor de Comunicação do Governo do Estado, Alexandre Ferreira Mulatinho.

MINAS HISTÓRICA É COM A INARAÍ TOUR!


Presidente do TCE mostra resultados com utilização do planejamento estratégico

“Não acredito em nenhuma gestão cujos servidores não tenham efetuado o planejamento estratégico”. Assim, de forma incisiva, o presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, conselheiro Valério Mesquita, ministrou a palestra “A Gestão Estratégica do Controle Externo no TCE/RN”, no 6° Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, na última segunda-feira, 30 de julho, no auditório do Hotel Praiamar.

Durante 45 minutos, o presidente do TCE falou sobre os desafios da sua gestão e os resultados alcançados, a partir da adesão ao planejamento estratégico institucional. “Me sinto feliz em ter conseguido realizar um grande trabalho. Tive que tirar o TCE da inércia em que estava. E tinha que começar pela matéria-prima do Tribunal: o processo”, relatou Valério Mesquita, lembrando que quando assumiu a presidência tomou um susto quando se deparou com o acumulo de 37.437 processos empilhados no Tribunal. “Era tanto papel, tanto peso, que tinha medo que o andar cedesse”, brincou.

Para enfrentar o problema, convocou a equipe do Planejamento Estratégico, do Promoex (Programa de Modernização do Controle Externo), , do Ministério Público de Contas, Consultoria Jurídica e Corregedoria, entre outros, pedindo sugestões para o trabalho. De início, optaram pela realização de mutirões para reduzir o estoque de processos, começando pela Diretoria de Atos de Pessoal – DAP, que apresentava mais de 14 mil processos, no início de 2011. “Hoje, graças as ações executadas, este estoque foi zerado”, relatou Valério. No total geral, dos mais de 37 mil processos estocados, atualmente o Tribunal contabiliza 10.619 processos, ou seja, houve uma redução de 71,6%.

Mas era necessário não somente diminuir o volume de processos, sim definir estratégias que evitassem o acumulo processual. O Presidente do TCE explicou que, paralelamente, foi realizada uma série de ações com este objetivo, dando como exemplos: formatação da nova Lei Orgânica e Regimento Interno, que permitiu a atualização dos métodos de analise processual; contratação, via concurso público, de 69 novos servidores; criação da Secretaria de Controle Externo; fortalecimento da Escola de Contas; implementação de uma nova política de pessoal (em estudo), atuação de forma concomitante e seletiva e implantação do processo eletrônico (também em fase de execução).

Só para ter uma ideia dos resultados alcançados, somente com relação a 23 processos analisados de forma seletiva, nos últimos 12 meses, o TCE possibilitou uma economia equivalente a R$ 411 milhões; com a detecção de indícios de irregularidades em licitações de obras e serviços. “Isso representa sete vezes o valor do orçamento do TCE”, relatou Valério Mesquita, sendo complementado pelos técnicos do Escritório de Planejamento Estratégico do TCE, Gláucio Torquato e Ricardo Vilaça, que apresentaram o mapa estratégico e informaram que a primeira etapa do Planejamento estratégico será revisada em 2013.

Quarteto “Banda Anos 60” toca no Bar do Zé Reeira

image O projeto "Beco Cultural" e o "Bar do Zé Reeira" estão promovendo uma "Festa de Arromba", com o Quarteto “Banda Anos 60”, neste sábado, 04 de agosto. O bar fica na Rua Professor Zuza, Centro da Cidade, lateral da antiga Escola Industrial e antiga TV Universitária, entre a Rua Princesa Isabel e a Avenida Rio Branco. Será uma grande viagem no Túnel do Tempo da Jovem Guarda.

Jardim do Seridó realiza hoje Fórum do Selo Unicef

image O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jardim do Seridó - CMDCA, juntamente com a Comissão Pró-Selo realiza o II Fórum Comunitário Selo UNICEF. O evento acontecerá hoje, 31 de julho no Plenário João Paulo II do Centro Pastoral.

O II Fórum Selo UNICEF será uma oportunidade fundamental de o município promover a participação social e mostrar a comunidade o trabalho que vem sendo realizado em prol da política de atendimento a crianças e adolescentes da cidade.

Na ocasião, haverá uma exposição que compartilhará com os presentes, produtos e resultados das ações e projetos relacionados aos temas de participação social.

Para avaliar o nosso município, estará presente em nossa cidade um Mediador capacitado pelo UNICEF que analisará as ações municipais direcionadas as crianças e adolescentes no período de 2009 a 2012.

PROGRAMAÇÃO:

07h30min às 11h30min – Exposição aberta à comunidade;

13h00min às 17h00min – Realização do Fórum

17h30min – Cortejo Cultural com destino à Secretaria Municipal de Educação

Klauss Rêgo alerta para os políticos que usam a compra de votos para se eleger

image “O eleitor que recebe dinheiro para votar, no futuro receberá a miséria”

Durante visitas realizadas na noite desta segunda-feira, 30, com lideranças da praia de Pitangui e Central Park I, na sede do município, o prefeito Klauss Rêgo (PMDB), candidato a reeleição, alertou sobre os políticos que buscam se eleger por meio da compra de votos. “O eleitor que recebe dinheiro para votar, no futuro receberá a miséria”, enfatizou. O alerta foi dado nas duas reuniões realizadas nas casas do candidato a vereador pelo PMDB, professor Clayton Saint Clair e na do vereador Joab Oliveira, PMN, candidato a reeleição.

“Não existe essa história de homem dar dinheiro a outro homem”, lembrou, acrescentando que no futuro esse dinheiro seria retirado de algum lugar, ressaltou Klauss Rêgo, durante suas falas, dizendo, também, que todos os correligionários estavam ansiosos para iniciar as caminhadas políticas para mostrar as realizações da prefeitura.

A informação de que o Hospital Presidente Café Filho estava prestes a funcionar atraiu bastante a atenção dos presentes. “Está faltando pouca coisa para o nosso hospital funcionar. Há 18 anos não nasce uma criança em Extremoz, mas essa realidade vai mudar. Inclusive, todos os equipamentos já se encontram na cidade, e creio que até setembro estejamos funcionando normalmente”, informou Klauss Rêgo.

Coletividade

“O político não pode pensar em si próprio enquanto detentor de um mandato. Vim para ser prefeito para mudar o município. Estamos plantando sementes, apesar de já termos realizado muitas coisas nas áreas essenciais do município. Instalamos academias, quadras de esportes, pavimentamos muitas ruas e avenidas, instalamos a sede da Secretaria Municipal da Pesca, entre outras iniciativas”, relacionou o prefeito, lembrando que seus adversários de 2008 não aceitaram a derrota e tentaram tirá-lo por meio de processos, sendo que perderam em todas as instâncias.  (LS). ECOAR

Gija Tangará: Nota de Esclarecimento

A Assessoria de Comunicação do candidato Gija Tangara, informa que estaremos recorrendo da decisão do Senhor Juiz Flávio Ricardo Pires de Amorim, da 53ª Zona Eleitoral, que deferiu pedidos de impugnação da nossa coligação Tangará Unido. A Assessoria Jurídica do nosso candidato já está juntando a documentação para recorrer da decisão que ainda se trata de primeira instância.

Com a plena certeza de que vamos obter êxito judicial, convidamos os nossos eleitores para continuar a festa da democracia, com muita animação e sempre com muita força para vencer os obstáculos. Foi assim em 2008, também será 2012, e sempre será a vida inteira. A vida é feita de desafios.

Mas com muita fé em Deus e a força dos eleitores de Tangará que querem mudança, vamos continuar com nosso objetivo de fazer dessa cidade um lugar melhor para todos nós.

Suerda Medeiros é recebida no Bairro Nova Caicó

image A candidata à vereadora Suerda Medeiros (PR) retomou sua agenda de visitas pelos bairros de Caicó.  A caminhada aconteceu no inicio da tarde desta segunda-feira (30) nas ruas do Bairro Nova Caicó, complexo formado por vários conjuntos habitacionais recém-construídos na cidade.

Suerda aproveitou a visita para ouvir a comunidade e apresentar suas propostas de trabalho no legislativo caicoense. "Entrar na casa das pessoas pelo rádio todos os dias já é motivo de muita alegria. Mas hoje entrei pela porta da frente na Nova Caicó e fui recebida com abraços pelas mães e pais de família. Esta campanha está me levando para dentro da casa das pessoas que me ouvem diariamente. Isso é um presente pra mim", disse.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Prefeitos de Lajes e Passa e Fica perdem o mandato por infidelidade partidária

TRE/RN imagem institucional 2, com fachada do prédio do TRE/RN estilizada, na cor azul

Em Sessão Plenária na tarde desta segunda-feira (30), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou procedente duas ações de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária sem justa causa, ajuizadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), contra os prefeitos Pedro Augusto Lisboa, do município de Passa e Fica, e Luiz Benes Leocádio de Araújo, de Lajes. Ambos os prefeitos perderam os mandatos, tendo em vista que a Corte não reconheceu a ocorrência de motivos que estivessem abrangidos pelas possibilidades de desfiliação sem perda do mandato previstas na Resolução 22.610/2007, do Tribunal Superior Eleitoral.

Na ação proveniente de Passa e Fica, o prefeito Pedro Augusto Lisboa, eleito pelo Partido Progressista (PP), alegou que se desfiliou da agremiação para filiar-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) por ter sofrido grave discriminação pessoal, em razão da perseguição política do atual presidente estadual do PP, desrespeito do Diretório Nacional do PP, além de total desorganização partidária e mudança constante de comissão provisória do diretório estadual. Pedro Augusto alegou, ainda, que representantes do partido teriam se mobilizado para tentar regularizar a sua situação, mas não conseguiram, e que o Presidente Nacional do PP teria autorizado a saída de todos os prefeitos e vereadores insatisfeitos.

Em seu voto, o juiz Jailsom Leandro, relator, entendeu que as provas constantes nos autos mostram que havia, de fato, desentendimentos e grupos políticos divergentes dentro do próprio PP. Todavia concluiu que houve “insatisfação do peticionado e de seu grupo com a escolha de seu adversário para presidir o partido e não ofensa direta a ele ou discriminação grave contra a sua pessoa, mas apenas uma opção escolhida pelo diretório nacional, o que não é razão para a desfiliação sem justa causa”. Assim, diante da existência de meras divergências partidárias, mas não de discriminação pessoal e política de natureza grave, o magistrado votou pela procedência do pedido, decretando a perda do mandato do prefeito de Passa e Fica, com indicação para que seja empossado o vice-prefeito. O voto foi acompanhado pelos juízes Ricardo Procópio e Nilson Cavalcanti e pelos desembargadores Amílcar Maia e Saraiva Sobrinho. O juiz Nilo Ferreira divergiu do entendimento e o juiz Verlano Medeiros alegou suspeição.

No caso do município de Lajes, o prefeito Luiz Benes Leocádio de Araújo, eleito pelo PP, alegou que pediu desligamento do partido, em virtude de instabilidade causada pelas sucessivas mudanças de comando do PP, através de sua Comissão Executiva Provisória Estadual do RN, e que o partido não estava lhe dando apoio político, nem ao seu grupo político. Argumentou ainda que o Partido Progressista além de ser desorganizado e não respeitar os seus filiados entregou a direção estadual a pessoas que não eram comprometidas com o crescimento da representação democrática, o que teria criado um clima insustentável e de antagonismo político.

O juiz Nilo Ferreira, relator, entendeu comprovado o tratamento segregatório imposto ao prefeito Luiz Benes Leocádio, concluindo a ocorrência de justa causa para sua desfiliação partidária, votando pela improcedência do pedido. Entretanto, o desembargador Amílcar Maia, abriu divergência do entendimento, que foi acompanhada pelos juízes Jailsom Leandro, Ricardo Procópio e Nilson Cavalcanti e pelo desembargador Saraiva Sobrinho. Apenas o juiz Verlano Medeiros alegou impedimento. Assim, por maioria, a Corte Eleitoral votou procedente a ação do MPE, decretando a perda do mandato do prefeito de Lajes, Luiz Benes Leocádio de Araújo.

Ministério da Educação lança manual sobre redação do Enem

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (30) o manual A Redação no Enem 2012 – Guia do Participante com informações sobre critérios de avaliação da redação do exame. O guia vai orientar estudantes sobre como se preparar para a prova, que será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro.

“O guia vai trazer tudo que o aluno precisa saber sobre o que os avaliadores vão considerar para dar nota [na redação]. O estudante vai saber exatamente em que pode perder pontos e qual a estratégia para ter o melhor desempenho possível”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Das 3.700 redações que receberam nota máxima (mil pontos) no Enem 2011, seis foram selecionadas e aparecem no guia com comentários. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, os autores das redações selecionadas "desenvolveram o tema de acordo com as exigências do texto dissertativo-argumentativo" e demonstraram "domínio da norma culta de língua escrita".

Segundo o ministro da Educação, o número de avaliadores de redação será ampliado em 40% para o Enem 2012. Dois professores avaliarão o desempenho dos alunos, que podem receber de zero a 200 pontos para cada uma das cinco competências (domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreensão e desenvolvimento do tema utilizando várias áreas do conhecimento; construção e defesa de um ponto de vista; construção de argumentação e proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos).

Havendo divergências acima de 80 pontos em qualquer uma das competências, a prova será corrigida por um terceiro avaliador. Caso ainda persista a divergência de notas, uma banca composta por três professores dará a nota final do participante. Até o exame anterior, a margem para discordância era 300 pontos.

Mercadante afirmou que os alunos terão acesso às redações corrigidas para fins pedagógicos. “É mais uma contribuição para darmos total transparência ao Enem”, disse. Entretanto, não poderão ser usadas como base para recurso junto à organização da prova.

Elaborado pelo Inep, em conjunto com especialistas em língua portuguesa, o guia tem inicialmente a tiragem de 1,7 milhão de cópias, que serão distribuídas a todas escolas públicas do país na segunda quinzena de setembro. O Ministério também vai disponibilizar edições em braille e na forma ampliada para pessoas com déficit de visão. A versão online já está disponível na página eletrônica do Inep.

O MEC também divulgou que será publicado amanhã (31) edital no valor de R$ 2 milhões para convocar instituições de ensino superior para fazer estudos e pesquisas relacionados às provas aplicadas.

Os 5,8 milhões de candidatos da próxima edição do Enem, número recorde de inscritos, farão o exame em 140 mil salas de 1.600 municípios do país.

Fátima ao lado de Mineiro e de Lula

image Na manhã desta segunda-feira (30) a deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro participaram de café da manhã com o ex-presidente Lula. Evento reuniu os candidatos a prefeito(a) das capitais e demais cidades com mais de 150 mil habitantes.

Roberto Germano prestigia a tradicional Festa dos Garçons, em Caicó

image O candidato a prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB) participou na tarde hoje (30) da tradicional Festa dos Garçons, que acontece todos os anos em Caicó logo após o término da Festa de Sant'Ana e é organizada pela Associação dos Garçons de Caicó. Esse ano a confraternização ocorreu no Atlético Clube Corintians.

Roberto Germano passou de mesa em mesa cumprimentando a todos os presentes e agradecendo o convite para participar da festa. "A gente fica feliz em poder participar dessa festa que é feita para todos os garçons que trabalharam muito durante a festa de Sant'Ana e agora tem a oportunidade de se confraternizarem todos com as suas famílias para se divertir e também comemorar o sucesso da festa", disse Roberto.

Pronatec com inscrições abertas no RN

image O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RN) informa que a partir desta segunda-feira (30) começam as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) no estado e que as mesmas se estenderão até o dia 05 de agosto, no site:www.pronatec.rn.gov.br
Com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de formação inicial e continuada de trabalhadores, o Pronatec/Senar 2012 será voltado para os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio e do EJA (nessa mesma faixa de ensino).
De acordo com a pedagoga do Senar, Leiliane Dantas, a divulgação dos resultados será disponibilizada no dia 10 de agosto pelo site:www.pronatec.rn.gov.br e com as informações em mãos, os alunos deverão procurar as escolas estaduais de seus municípios (onde ocorrerão os cursos) no período de 20 a 24 de agosto para se matricularem. “O Senar está ofertando 600 vagas para o estado e com diversos cursos que serão ministrados em 27 cidades do Rio Grande do Norte. Aqui, as aulas começarão em setembro. Com 15 vagas por curso. Assim, esperamos uma participação expressiva de muitos alunos e bons resultados”, ressaltou a pedagoga.

TRT-RN expede 1.026 precatórios para 2013

O Serviço de Precatórios do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região concluiu a expedição e encaminhou, nesta segunda-feira (30), 1.026 precatórios trabalhistas para inclusão na proposta orçamentária para 2013 dos governos federal e estadual e aos municípios, no valor total de R$ 20.188.996,10.

A expedição dos precatórios decorre de decisões judiciais, transitadas em julgado, contra municípios, autarquias e fundações estaduais e federais.

O TRT-RN disponibiliza a partir desta terça-feira (30/7), em seu site (www.trt21.jus.br) a listagem cronológica de todos os precatórios para 2013. Essa listagem é formada a partir dos pedidos das Varas do Trabalho, encaminhados à presidência do tribunal, que requisita, até o dia 30 de julho de casa ano, a inclusão dos valores das condenações no orçamento do ano seguinte.

Governo do RN convoca mais 7 pediatras para o Hospital Santa Catarina

O Governo do RN convoca, em caráter emergencial, 07 pediatras aprovados no concurso público promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, SESAP, para o Hospital Dr. José Pedro Bezerra, mais conhecido como Hospital Santa Catarina. Com a nomeação desses profissionais, o Hospital irá normalizar o atendimento no pronto-socorro, suspenso por falta de pediatras, em virtude de aposentadorias e licenças médicas. Estão sendo convocados os médicos:

Honório Henrique De Farias Neto

Vivian De Paiva Rego

Roberta Cavalcanti Piccin

Higia Macedo Pereira Da Costa

Cláudia Brandão Coutinho

Eliane Guedes Rolim

Fabiana Flávia Nunes Casimiro

"Diante da urgência, o governo conta com a imediata apresentação desses profissionais, para permitir o pronto restabelecimento dos serviços. Desse modo, o governo poderá voltar a atender adequadamente às necessidades da população potiguar", Rosalba Ciarlini, governadora do Estado do Rio Grande do Norte.

Garibaldi participa de comício em São Paulo do Potengi ao lado de Walter Alves e Henrique Alves

image O ministro Garibaldi Filho participou ontem (29) de carreata e de comício em São Paulo do Potengi ao lado dos deputados estadual e federal; Walter Alves e Henrique Eduardo Alves. Na ocasião, o ministro foi recepcionado pelo candidato a reeleição Azevedo e o candidato a vice-prefeito Zé Luiz (ambos PMDB). O evento contou com a participação de ex-prefeitos, lideranças políticas e candidatos a vereador.

Depois de percorrer o município de São Paulo do Potengi numa carreata que contou com cerca de 300 veículos, os políticos realizaram um grande comício no Conjunto João XXIII. Em seu discurso, Garibaldi Filho ressaltou as qualidades de Azevedo como gestor que, diante da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), vem conseguindo manter o município no caminho do desenvolvimento.

“Azevedo, você tem demonstrado que é um administrador inteligente quando consegue nos momentos difíceis garantir o desenvolvimento da cidade. Já foi prefeito por quatro vezes e agora vai ser pela quinta vez porque você provou que é bom. Em Brasília, eu e Henrique vamos continuar dando o nosso apoio, facilitando o acesso aos recursos federais e aos convênios que vão manter São Paulo do Potengi em direção ao crescimento”, disse Garibaldi Filho.

RN é o segundo do Nordeste no fechamento da 1ª etapa do Censo Escolar Escolas tem até amanhã para enviarem os dados

Faltando um dia para o fechamento da primeira etapa do Censo Escolar 2012, 96% das escolas do Rio Grande do Norte estão com matrículas informadas no Educacenso. Do total, 82% delas já concluíram todo o processo, o que coloca o Estado em segundo lugar do Nordeste, em produção, atrás apenas do Maranhão. No Brasil, o balanço atual de fechamento da entrega dos dados é de 74,2%.

Apesar dos números, a Secretaria de Estado da Educação faz uma convocação às escolas que ainda não iniciaram o processo. Até agora todas as escolas estaduais estão com matrículas informadas, mas 35 escolas municipais e 63 privadas ainda não informaram nenhum dado ao Educacenso. Os municípios com o maior número de escolas privadas atrasadas são Arez, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Tomé, Serra do Mel, Espírito Santo, Lajes Pintada, Luís Gomes, São Miguel do Gostoso, Serrinha e Upanema.

Os gestores de todas as escolas públicas e privadas do país tem até esta terça-feira (31) para concluir a coleta, digitação e exportação dos dados do Censo Escolar 2012, através do Sistema Educacenso na internet. O resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial da União até o dia 15 de agosto. Após a publicação, as escolas terão 30 dias para conferência e correção das informações listadas nos relatórios.

O Censo Escolar da Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, é realizado anualmente e apresenta um raio-x da educação brasileira. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar. A coleta de dados é feita através do sitewww.educacenso.inep.gov.br, onde o usuário deve preencher informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da Educação Infantil.

O envio dos dados é importante porque serve de base para o repasse de recursos do governo federal. Os números subsidiam a elaboração e o planejamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Cálculo da aprovação e reprovação do aluno, do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Comícios em Olho D ’Água e Marcelino Vieira marcam encerramento da agenda de João Maia no Oeste

image Passeatas e comícios nas cidades de Olho D’água dos Borges e Marcelino Vieira marcaram o encerramento da agenda do deputado federal João Maia, neste final de semana na região Oeste. O primeiro compromisso foi em Olho D ’Água, onde João Maia participou de uma grande passeata pelas ruas da cidade, ao lado do seu candidato a prefeito Antonimar (PR), do candidato à vice Abel Filho e demais lideranças políticas. No discurso que fez na praça pública, João Maia se colocou a disposição de ajudar em Brasília, Antonimar a administrar, lutando para liberar recursos junto ao Governo Federal.

image Em Marcelino Vieira , quando João Maia chegou, uma multidão já se concentrava ao lado da igreja da cidade, ouvindo as palavras dos que compõem o palanque do prefeito Dr. Ferrari (PR), candidato a reeleição. O deputado ficou feliz em reencontrar amigos e aliados como o próprio Ferrari, o ex-prefeito Iramar dentre outros.

Nesta terça-feira (31) João Maia retorna a Brasília, onde exercerá suas atividades na Câmara dos Deputados, e retomará sua agenda política nos próximos finais de semana.

22ª ZONA ELEITORAL EDITAIS E D I T A L Nº 051/2012

O Excelentíssimo Doutor Witemburgo Gonçalves de Araújo, Juiz Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral, Circunscrição do Estado do Rio Grande do Norte, usando de suas atribuições legais, etc. FAZ SABER aos que o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento, que procede a I N T I M A Ç Ã O, através deste, dos representantes dos
Partidos Políticos estabelecidos em Acari/RN, que ENCONTRA-SE PUBLICADO NO MURAL do Cartório Eleitoral o BALANÇO PATRIMONIAL DO Partido Social Democrático – PSD, do município de Acari/RN, relativa ao ano de 2011. Nos termos do Art. 35 da Lei 9.096/95, qualquer partido político pode, NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS a contar da publicação do presente Edital, examinar a prestação de contas apresentada, e NO PRAZO DE 05 (CINCO) DIAS, apresentar impugnação, relatar fatos, indicar provas e pedir abertura de investigação para apurar ato que viole as prescrições legais ou estatutárias. E, para que chegue conhecimento de quem interessar possa, mandou o Juiz Eleitoral afixar o presente edital no local de costume, nos termos da Resolução nº 01/95 – TRE/RN, art. 3º e sua publicação no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Dado e passado nesta cidade de Acari, Estado do Rio Grande do Norte, na sede desta 22ª Zona Eleitoral, sexta-feira, 27 de julho de 2012.

Eu,.....................(Rubens Cartaxo Junior), Analista Judiciário, o digitei e subscrevo.
Witemburgo Gonçalves de Araújo
Juiz Eleitoral

Fátima e Mineiro tomam café com Lula

A deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro participam nesta segunda-feira (30) de café da manhã com o ex-presidente Lula, em São Paulo. Evento vai reunir os candidatos a prefeito(a) das capitais e demais cidades com mais de 150 mil habitantes.

A agenda de Fátima, coordenadora da campanha majoritária do PT Natal, e de Mineiro, candidato a prefeito da capital Potiguar, começa cedo com o café da manhã com a presença do ex-presidente Lula. Ainda em São Paulo, Fátima e Mineiro terão reunião com o presidente do PT Nacional, Rui Falcão. Na pauta: eleições em Natal e no Rio Grande do Norte.

Alunos da rede estadual vão representar o RN no Parlamento Juvenil do Mercosul

image A partir da próxima quarta-feira (1º), três alunos da rede estadual de ensino vão representar o Rio Grande do Norte, em Brasília, na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. Eles foram selecionados na primeira etapa regional pela produção de cordéis com o tema “O Ensino Médio que Queremos”, com foco na inclusão digital.

Anna Karolina Azevedo, da Escola Estadual José Fernandes Machado (Natal), Ismael Romão dos Santos, da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza (Jaçanã) e Klleyson Freitas dos Santos, da Escola Estadual Professora Iracema Brandão Araújo (Acari), são os representantes potiguares que vão apresentar seus trabalhos na capital federal, entre os dias 1º e 3 de agosto. No congresso, eles participarão de seleção para representar o Brasil na etapa continental, na Colômbia.

Os jovens vão à Brasília acompanhados da professora Vera Reis, coordenadora do Parlamento Juvenil no Rio Grande do Norte e técnica da Subcoordenadoria do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação. Para o estudante do segundo ano de Ensino Médio, Ismael Romão, realizar esse trabalho não trouxe grandes dificuldades, já que ele mantém a prática de escrever desde cedo. “Gosto muito de escrever e fazer cordel, ainda mais com o tema sobre a inclusão digital, que acabou facilitando as coisas”, disse.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação de estudantes que teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Ele se propõe a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, oferecendo-lhes ferramentas para que participem ativamente dos grupos e comunidades de que fazem parte.

Os parlamentares juvenis têm mandato de dois anos e durante esse período participam de diversas ações de integração e formulação de propostas para melhoria do ensino médio. Podem participar estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio, matriculados em escolas da rede pública de ensino, e que tenham entre 14 e 17 anos.

Além disso, os alunos devem estar interessados ou engajados em projetos sociais desenvolvidos no âmbito escolar ou da comunidade e nos temas relativos à sua participação cidadã. Para o perfil desejado é preciso ser capaz de levar a voz do grupo o qual representa, ter ideias inovadoras e ter participação nas discussões. É necessário também saber se comunicar e interessar-se pela temática.

Roberto e Oriel acompanharam Procissão de Sant'Ana ao lado de Henrique Alves e Álvaro Dias

image O candidato a prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB) e o seu companheiro de chapa o professor Oriel Segundo (PR), acompanharam juntos a procissão de encerramento da Festa de Sant'Ana de Caicó, que aconteceu na tarde deste domingo (29). O deputado federal Henrique Eduardo Alves e o ex-deputado Álvaro Dias também participaram da procissão e estiveram durante todo o percurso ao lado de Roberto e Oriel. Os dois candidatos também se encontraram no decorrer da procissão com a governadora Rosalba Ciarlini.

Roberto Germano e o professor Oriel foram constantemente cumprimentados com alegria e entusiasmo pelas pessoas que acompanhavam o trajeto da procissão de Sant'Ana. Após o término da peregrinação, a comitiva assistiu à missa campal que aconteceu em frente à Catedral de Sant’Ana. O Bispo Diocesano Dom Manoel Delson Pereira da Cruz, acompanhado do Pároco de Sant’Ana, monsenhor Edson Medeiros de Araújo e demais padres, presidiram a Santa Missa.

Walter participa de comícios em Fernando Pedroza, Riachuelo e Espírito Santo

image O deputado estadual Walter Alves (PMDB) segue desempenhando seu papel de líder no partido e participou de três comícios neste sábado, apoiando as candidaturas da legenda. Os comícios foram em Fernando Pedroza, Riachuelo e Espírito Santo.

O primeiro dos comícios foi realizado em Fernando Pedroza no final da tarde e início da noite. Ao lado do candidato Daniel Pereira e do ministro Garibaldi Filho (Previdência), Walter percorreu as principais ruas do município em uma grande carreata e caminhada. Centenas de pessoas se juntaram ao movimento e fizeram coro à Daniel na Prefeitura. Uma grande surpresa do município foi o discurso do jovem Matheus, de apenas 13 anos, mais conhecido como "Garibaldi de Fernando Pedroza".

"O povo de Fernando Pedroza não quer mais ficar parado no tempo. Está na hora de mudar. O nome da mudança é Daniel. Por onde a gente passou, eu pude ver que todos queriam mudança, que todos queriam Daniel. Essa grande carreata mostra que o sentimento do povo de Fernando Pedroza", discursou.

Após o ato, Walter pegou estrada rumo a Riachuelo para declarar apoio a candidatura de Marcílio Pessoa. Mesmo com a campanha ainda aquecendo no município, vários munícipes lotaram as ruas para acompanhar o palanque peemedebista.

"Marcílio, depois desse comício de hoje, o lado de lá está começando a se preocupar. Tem muita gente lhe apoiando e é o povo quem vai escolher o prefeito. Pelo que estamos vendo aqui, eu vou esperar uma ligação sua no dia 7 de outubro, quando fecharem as urnas, para me dizer: 'Walter, o povo me escolheu prefeito'. Marcílio é o melhor nome para Riachuelo", disse no palanque.

Encerrando a noite. Walter seguiu para o o município de Espírito Santo para apoiar a candidatura de Chico Araújo. No início da noite uma grande carreata com centenas de carros e motos já havia tomado conta da cidade e ao final da noite Walter subiu no palanque para dar seu apoio.

"Já soube que hoje o povo de Espírito Santo fez uma das maiores carreatas. Chico e Fernando, o povo está unido em torno de vocês. Tenho certeza que aqui, Chico, você vai voltar a Prefeitura. Por todos os cantos de Espírito Santo a gente escuta seu nome. Chico,  devo quer você de novo na Prefeitura. O lado de lá sequer tem vice. Isso mostra a união em torno do seu nome. Vamos a luta e vamos a vitória", discursou.

Encerramento da Festa de Sant'Ana de Caicó tem presença da governadora Rosalba Ciarlini

image A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou o encerramento da Festa de Sant’Ana 2012, em Caicó, neste domingo (29). “Venho hoje a Caicó agradecer as graças concedidas por Sant’Ana e pedir que ela nos ajude a fazer nosso trabalho cada vez melhor”, disse.

Após a procissão, onde acompanhou a imagem de Nossa Senhora Sant’Ana ao lado dos fiéis, a Governadora assistiu à missa campal celebrada pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Manoel Delson. Este ano, a Festa de Sant’Ana comemora o centenário de nascimento de Dom Manoel Tavares, que foi o terceiro bispo da diocese do município.

Acompanharam a governadora Rosalba Ciarlini durante a procissão os secretários de Estado Alber Nóbrega (Administração) e Gilberto Jales (Recursos Hídricos), o deputado federal Henrique Alves, o deputado estadual Vivaldo Costa e a suplente de Senador Ivonete Dantas.

domingo, 29 de julho de 2012

Garibaldi cumpre agenda em Natal e no interior do estado


O ministro Garibaldi Filho iniciou sua agenda de compromissos de ontem (28) realizando a gravação de mensagem de apoio à candidatura de Hermano Morais (PMDB) para prefeito de Natal. Por volta do meio-dia, esteve com o próprio candidato visitando a Feira Nacional do Empreendedorismo, evento organizando pelo Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), na Praça Cívica.

No início da tarde, o ministro Garibaldi externou seus sentimentos aos familiares do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, pelo falecimento de sua esposa, Maria Nazaré. Garibaldi esteve presente ao velório que ocorreu no Cemitério Morada da Paz, em Emaús. Depois de prestar suas homenagens, Garibaldi Filho seguiu em direção ao município de Fernando Pedroza, onde, ao lado do deputado estadual Walter Alves, participou de carreata organizada pelo candidato a prefeito Daniel Pereira (PMDB).

Depois de percorrer grande parte da cidade, foram feitos discursos em praça pública, chamando atenção especialmente o discurso do jovem Garibaldi, um menino de 13 anos que demonstrou grande desenvoltura política ao falar para as centenas de pessoas que estiveram presentes ao evento. O ministro brincou: “ Esse tem futuro”. Além disso, Garibaldi reforçou seu apoio ao candidato alegando que ele terá em Brasília as portas abertas para conseguir recursos para trazer o desenvolvimento a Fernando Pedroza.

Já em Angicos, Garibaldi Filho participou da colação de grau da segunda turma do Curso de Técnico de Enfermagem do Instituto Cultural de Angicos. Finalizando o ciclo de viagens, o ministro participou de comício em Riachuelo, capitaneado pelo ex-prefeito, Marcílio Pessoa (PMDB), que tenta retornar à chefia do executivo municipal depois de oito anos. "Mas além de votar em Marcílio, votem também nos vereadores que compõem a chapa junto ao prefeito, porque são eles quem vão garantir o apoio que Marcílio vai precisar para fazer as coisas que precisam ser feitas para melhorar a qualidade de vida do povo de Riachuelo", disse Garibaldi.

Cai o número de arrombamentos a residências em Natal

Diminui o número de arrombamentos a residências em Natal

O índice de arrombamentos a residências caiu em 19 dos 20 bairros que mais registram esse tipo de ocorrência, quando comparados os períodos de janeiro a 15 de julho de 2011 e 2012, de acordo com dados da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Seac) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).


Barro Vermelho e Petrópolis foram as comunidades onde houve maior queda na quantidade de arrombamentos residenciais (-56,25%): foram 32 no ano passado e 14 em 2012. Em seguida, vem Neópolis, com a diminuição em 51,85%, com 27 casos em 2011 e 13 de janeiro até o final da primeira quinzena deste mês.


Alecrim, Felipe Camarão, Pitimbu, Potengi, Quintas, Cidade da Esperança, Nossa Senhora da Apresentação, entre outros, também apresentam melhorias na segurança, com a redução de arrombamentos. Segundo o levantamento da Seac, dos 20 bairros analisados, apenas Dix-sept Rosado aumentou a quantidade de ocorrências, sendo 16 no ano passado e uma a mais, 17, em 2012, que representa um acréscimo de 6,25%.

         

João Maia prestigia comícios de aliados em Lucrécia e Antônio Martins


O primeiro compromisso politico do deputado federal João Maia (PR) neste final de semana foi em Lucrécia. Na cidade, ele começou sua agenda na região Oeste, onde participa ao lado de aliados de várias mobilizações politicas. Em Lucrécia, João Maia participou de passeata pelas ruas da cidade ao lado do seu candidato Waltinho (PSB), prefeito que disputa a reeleição e que tem como candidato a vice Raimundinho (PSD). A concentração foi encerrada com comício que também contou com a presença do deputado estadual Gustavo Carvalho.
Depois de Lucrécia, foi à vez do municipio de Antônio Martins abraçar o deputado João Maia, que foi recebido na entrada da cidade por centenas de veículos e motos. O deputado se juntou aos seus candidatos, o atual prefeito Edmilson Fernandes (PMDB) e sua vice Alexandra Moreira (PSDB), e o vereador Biô Nunes (PR). De lá, seguiram para a comunidade Pintada, onde realizaram comício com a participação de centena de pessoas.
Neste domingo (29) será a vez dos municípios de Olho D’água dos Borges e Marcelino Vieira receber o deputado João Maia. Nos dois municípios, o PR disputa a prefeitura com Antonimar e Dr. Ferrari, respectivamente.

sábado, 28 de julho de 2012

BRUNO PATRIOTA FAZ GRANDE CARREATA EM IELMO MARINHO E INAUGURA CAMPANHA

image Uma grande festa popular marcou a cidade de Ielmo Marinho no último sábado, (21) com a carreata do candidato a prefeito Bruno Patriota, contando com a presença do atual prefeito Germano Patriota, do ex-prefeito Hostílio Medina, da eterna vice prefeita de Ielmo Marinho, Dona Meninha e do presidente estadual do (PSD) Robinson Faria. Durante o evento estiveram presentes vários candidatos que disputam uma vaga na Câmara dos Vereadores, lideranças locais e um grande número de eleitores.

Com entusiasmo, o candidato Bruno Patriota e seu vice Francenilson Alexandre, seguiram com os apoiadores de campanha numa das maiores manifestações já vistas pela cidade e região. Mais de 400 veículos e várias motocicletas e cerca de 4 mil pessoas vestidas de azul e amarelo fizeram uma carreata que teve como ponto de partida o distrito de Canto das Moças, passando por Umari e seguiu até o centro de Ielmo Marinho. “É nois, é nois, é nois, nois ta na boca do povo... É nois, é nois, é nois, depois de nois, é nois de novo”, entoado com alegria pela militância foi o ritmo da festa, com fogos de artifício, bandeiras e carros de som.

Durante a carreata, Bruno Patriota discursou defendendo a continuação de um trabalho iniciado há 8 anos com investimentos em ações sociais, obras, educação, saúde, entre outras áreas. “Estamos construindo uma Ielmo Marinho cada vez mais forte e preparada para o futuro”, afirmou o candidato destacando ainda as diversas ações desenvolvidas pelo seu tio Germano Patriota, que impulsionaram a cidade de Ielmo Marinho um crescimento social e econômico nunca visto antes.

O candidato a vice, Francenilson Alexandre, falou da satisfação de está participando do pleito desse ano e destacou o carinho e o apoio que tem recebido, ao lado de Bruno, nas primeiras semanas de campanha. "Para mim é uma satisfação está ao lado de Bruno, e levando ao povo o desejo de continuar esse trabalho que já transformou Ielmo Marinho, tanto na zona urbana e principalmente na zona rural, levando água de qualidade para nossa população. Nós podemos fazer muito mais por essa cidade", destacou.

O ex prefeito Hostílio Medina agradeceu a manifestação do povo de Ielmo Marinho e com muita humildade elogiou o trabalho realizado pela atual gestão: "Nossos eleitores já perceberam como a cidade se desenvolveu durante o mandato do prefeito Germano Patriota. Essa nossa união só veio pra mostrar que estamos no caminho certo", acrescentou.

A tônica do discurso do prefeito Germano Patriota foi de fé, esperança e muita união. Num contundente discurso disse que é preciso pé no chão e muito trabalho. O prefeito evitou críticas ofensivas à oposição. Germano agradeceu também o ex-prefeito Hostílio Medina pelo apoio, entendendo como de grande importância, por considerar Hostílio um político muito querido pelo povo ielmomarinhense.  

O vice-governador Robinson Faria também esteve presente na carreata, e em seu discurso no distrito de Umari, ao lado do candidato a prefeito do (PSD) Bruno Patriota e o vice, Francenilson Alexandre, Robinson Faria afirmou que a última administração mudou a história da cidade e que Germano Patriota é um dos melhores prefeitos não só da região Agreste Potiguar, mas de todo o Rio Grande do Norte. E ainda acrescentou que seu sobrinho, o candidato Bruno Patriota será um prefeito ainda melhor para a cidade de Ielmo Marinho.

NORTE DE PORTUGAL COM SANTIAGO DE COMPOSTELA

 


Torcida entra em campo com o “RNVida – Não às drogas” em jogo do ABC

image Os torcedores que estiveram no estádio Frasqueirão neste sábado (28) acompanharam a apresentação do programa RNVida – Não às drogas, feita pela equipe de monitores e pelo leão mascote do PROERD-RN. A iniciativa teve como objetivo divulgar o projeto do Governo do Estado que conta com o apoio dos times potiguares.
Além da equipe do PROERD-RN, os jogadores do ABC usaram uniforme com a marca do programa. A coordenadora do RNVida – Não às drogas, Sonali Rosado, esteve no Frasqueirão para divulgar o trabalho e ressaltou a importância dessa ação para o Rio Grande do Norte. “Esse projeto vai ter a prevenção como seu pilar maior, a ajuda às pessoas que precisam, e, principalmente, vamos estender as mãos às famílias que necessitam”, disse.
Durante a edição do Campeonato Brasileiro deste ano, os clubes ABC e América – na Série B – e o Baraúnas – na Série D – irão vestir, literalmente, a camisa do RNVida – Não às drogas. Depois de entrar em campo com o ABC, os monitores do PROERD-RN entrarão em campo com os atletas do América, no Nazarenão, e do Baraúnas, no Nogueirão.
O programa RNVida – Não às drogas será lançado oficialmente em 09 de agosto, no Centro de Convenções de Natal, às 15h, onde haverá a assinatura do acordo de cooperação das entidades parceiras no combate ao uso e ao tráfico de drogas no RN.image

Obras de duplicação da estrada Mossoró/Tibau são iniciadas

image O Governo do Estado iniciou neste sábado, 28, as obras de duplicação da estrada Mossoró/Tibau. Serão investidos R$ 39 milhões, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A governadora Rosalba Ciarlini acompanhou o começo dos serviços, que serão feitos através de duas frentes: uma vai sair de Tibau e a outra no sentido Gangorra/Mossoró. “Essa estrada é importante para o turismo e escoamento do sal, dois setores importantes da nossa economia”, exaltou a Governadora.

Segundo o chefe do escritório do DER, Newton Rego, o projeto de duplicação inclui faixa para ciclistas. “Teremos acostamento de 7 metros de cada lado da estrada e isso vai facilitar a viagem dos ciclistas”, explicou, acrescentando que o trecho urbano vai ter, ainda, dois calçadões para que os turistas e moradores de Tibau possam fazer caminhadas com segurança.

O diretor do DER, Demétrio Torres, que percorreu, ao lado da Governadora, todo o trecho onde as maquinas estão fazendo o desmatamento da área para a duplicação, disse que a previsão de conclusão da obra é meados do próximo ano.” Acreditamos que até as férias de julho de 2013, a estrada já estará pronta”, disse.

Serão duplicados 28km do entroncamento da BR-304/RN 013 até a entrada de Tibau.

Roberto Germano participou de várias confraternizações e festas no dia de hoje, em Caicó

image O candidato a prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), está se desdobrando para conseguir ir a todas às festas e confraternizações que ele é convidado a participar, durante a festa de Sant'Ana de Caicó. Só no dia de hoje (28) Roberto esteve presente em quatro eventos.

O primeiro compromisso foi na confraternização que ocorreu em frente ao Mercadinho Pit Stop, no Centro da cidade, onde vários amigos se reuniram para comemorar os festejos da padroeira de Caicó. Na oportunidade Roberto Germano cumprimentou e conversou muito animadamente com todos os presentes, e recebeu diversas palavras de apoio a sua candidatura a prefeito.

Em seguida, Germano esteve presente, mais uma vez, no Forró do Bar de "Zeca Barrão", que novamente contou com a participação de muitas pessoas.

O candidato a prefeito pelo PMDB também esteve presente na festa da Família Antônio, que aconteceu no clube Pingo D'água e contou com a presença de muitas pessoas da família, que têm integrantes espalhados por todo o município de Caicó e na região do Seridó. Roberto foi recebido com muita alegria por todos, sempre sendo saudado com diversas demonstrações de apoio e incentivo ao seu projeto de chegar novamente a prefeitura de Caicó.

As andanças não apararam por aí, Roberto ainda fez questão de participar da já tradicional Festa do ex-aluno do Colégio Monsenhor Walfredo Gurgel, que acontece todos os anos durante a festa de Sant'Ana.

"A festa de Sant'Ana é isso, é o momento onde as famílias aproveitam para se reunir. É o período do ano onde o caicoense se reuni para comemorar os festejos da nossa padroeira e demonstrar toda a sua fé em Sant'Ana. A gente fica muito feliz em participar de todos esses eventos e receber todo esse carinho das pessoas", disse Roberto Germano.

Mercado Público de Jardim de Piranhas recebe visita de Rogério Couro Fino

image O candidato a prefeito, Rogério Couro Fino (PR) da coligação Jardim Unida (PR, PTB, PP, PRB, PDT e DEM) esteve na manhã deste sábado (28) dedicando sua agenda a feira livre de Jardim de Piranhas. A comitiva visitou também o açougue público e vários estabelecimentos comerciais.

Rogério chegou acompanhado da sua esposa Alderice Nogueira, da vice Jane Maia, Fernanda Maia, prefeito Antônio Macaco, presidente da Câmara Luiz Macaco, vereadores, lideranças locais e candidatos da coligação.

“Foi uma oportunidade para conversar com o homem do campo e os feirantes. Na nossa gestão teremos ações voltadas diretamente ao homem do campo e de estímulo ao comércio local”, disse Rogério.

No seu plano de governo está previsto a reativação do Mercado Público de Jardim de Piranhas, transformando num dinâmico centro de comércio e serviço.

“RNVida – Não às drogas” entra em campo com clubes do RN no Brasileirão 2012

Neste sábado (28), 16h, uma equipe de monitores e o leão mascote do PROERD-RN, Programa Educação de Resistência às Drogas, entram em campo junto com os jogadores do ABC FC no estádio Frasqueirão dentro das atividades do projeto RNVida – Não às drogas. Durante a edição do Campeonato Brasileiro deste ano, os clubes ABC e América – na Série B – e o Baraúnas – na Série D – irão vestir, literalmente, a camisa do RNVida – Não às drogas.

“A marca do projeto estará nos uniformes das equipes. E, mais que isso, estamos estimulando ações de mobilização e envolvimento contra às drogas junto aos torcedores, a exemplo do que promovemos no campeonato de 2011 com as ações da campanha RN Contra a Dengue”, explica Alexandre Mulatinho, assessor de Comunicação Social do Governo do RN.

Depois de entrar em campo com o ABC, os monitores do PROERD-RN entrarão em campo com os atletas do América, no Nazarenão, e do Baraúnas, no Nogueirão. No dia 09 de agosto, no Centro de Convenções de Natal, às 15h, haverá a assinatura do acordo de cooperação das entidades parceiras no combate ao uso e ao tráfico de drogas no RN. “E neste dia, as diretorias dos três clubes estarão presentes para dizer sim ao RNVida – Não às drogas”, ressalta a governadora do RN, Rosalba Ciarlini.

PROJETO

Apoiada em quatro pilares de atuação – prevenção, tratamento, reinserção social do usuário e repressão ao tráfico –, o RNVida - Não às drogas é um projeto de articulação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte que visa o enfrentamento às drogas congregando as atividades das secretarias de Estado e entidades parceiras.

“A sociedade unida em torno do RNVida – Não às drogas tem que buscar como meta a prevenção para evitar que mais pessoas experimentem a droga, impedindo, assim, o aumento do número de usuários. Vamos somar esforços para ampliar ações de tratamento, reinserir aqueles que estão vencendo a luta contra as drogas e reprimir com energia o tráfico de drogas em nosso estado”, salienta a governadora do RN, Rosalba Ciarlini.

O projeto também vai buscar massificar o efeito devastador do crack e os malefícios físicos e psicológicos causados a quem experimenta este tipo de droga, que terá uma atenção especial dos envolvidos no RNVida – Não às drogas.

O RNVida foi concebido em parceria com a Assembléia Legislativa, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do Estado, UFRN, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Departamento de Polícia Federal para enfrentar um dos mais graves flagelos da vida contemporânea: a droga, com destaque para o crack.

“As ações são voltadas ao atendimento de usuários e dependentes de drogas e seus familiares, além da capacitação de profissionais da educação, da saúde, da assistência social e do sistema de segurança e defesa social”, explica Sonali Rosado, coordenadora do projeto RNVida – Não às drogas.

A sede do RN Vida será na Av. Hermes da Fonseca, 1009, CEP 59025-315. Os telefones para contato são 3232-5589 e 3232-7889, promovendo o acolhimento ao usuário e à família, fazendo o devido encaminhamento à rede constituinte do programa.

Carnaúba dos Dantas: 1ª Domingueira Vip

image

João Maia faz campanha para aliados do Oeste neste final de semana

O deputado federal João Maia dedica seu final de semana a compromissos na região Oeste. Neste sábado (28) ele participa de mobilizações politicas em Lucrécia, ao lado de Waltinho (PSB), candidato a reeleição, e depois em Antônio Martins, onde o PR apóia a candidatura do atual prefeito Edmilson Fernandes (PMDB).

Já no domingo (29) João Maia prestigiará comícios de dois candidatos do PR a prefeito. O primeiro será em Olho D’água dos Borges, ao lado de Antonimar (PR) e demais lideranças políticas. Sua agenda se encerra em Marcelino Vieira, onde o PR disputa a prefeitura com Dr. Ferrari, candidato a reeleição. Assessoria

Campanha de Flaviano nas ruas de Apodi com presença de Fábio e Robinson Faria

image Um grande "arrastão" pelas principais ruas de Apodi com presença do deputado federal Fábio e do vice-governador Robinson Faria marcou o início da campanha de Flaviano Monteiro (PC do B) e Zé Maria (PSD) para a Prefeitura da cidade polo do Médio Oeste. Foram cinco quilômetros de caminhada com uma militância entusiasmada.
"Todas as campanhas desse grupo (Nova Geração) são marcadas pela paixão, pela grande demonstração de apoio da população, e chegou a vez de Flaviano administrar essa cidade como o povo quer", disse Fábio Faria, deputado federal mais votado de Apodi.
O vice-governador Robinson Faria e o deputado participaram mais cedo do lançamento da campanha de Ivan Júnior, candidato à reeleição para prefeito de Assú.image

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fábio e Robinson Faria no lançamento da campanha de Ivan Júnior em Assú

image A primeira mobilização da campanha do prefeito de Assú, Ivan Júnior, à reeleição contou com a presença do vice-governador Robinson Faria e Fábio Faria, o deputado federal mais votado do município. A caminhada terminou na avenida 11 de  Agosto, uma das 27 ruas asfaltadas com recursos de emendas destinadas por Fábio Faria.
"Impressionante a participação popular e a vibração do povo de Assú com a candidatura de Ivan Júnior e Eurimar. Estamos ao lado de Ivan desde sua primeira campanha, numa parceria forte pelo município", disse Fábio Faria.
Foto: Robinson Faria, Fábio Faria, Ivan Júnior e Eurimar.

TRT-RN: Procuradores e advogados participam de curso sobre o PJe

image O TRT-RN segue com os preparativos para implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe/JT) e realizou, nesta sexta-feira (27), mais uma demonstração do sistema.

Desta vez, participaram da apresentação procuradores do trabalho, do município e do estado do RN, além de advogados e representantes da OAB.

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal, Marcelo Marinho Ramos, apresentou alguns detalhes do programa que está sendo desenvolvido pelo TST.

"O PJe vai imprimir uma mudança de paradigmas para os trabalhos na Justiça do Trabalho, pois a partir da sua implantação os processos iniciados deixarão de existir fisicamente e passarão a ser totalmente eletrônicos. Por isso, estamos realizando uma série de demonstrações com os atores que vão participar diretamente dessa mudança", destacou Marcelo.

Servidor da Vara do Trabalho de Goianinha, Rogério Faria Costa, foi escolhido para ser um multiplicador do sistema e apresentou o programa aos presentes.

"O sistema é autoexplicativo e intuitivo, sendo a prática diária responsável pela familiarização com o PJe. O sistema vai trazer mais agilidade ao andamento dos processos ao mesmo tempo em que promove uma atuação pequena dos servidores, economia de papel, de deslocamento e de tempo", explicou Rogério.

Para o procurador-chefe do Ministério do Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, Rosivaldo da Cunha Oliveira, a implantação do PJe na Justiça do Trabalho vai trazer benefícios aos trabalhadores e demais órgão do judiciário.

"A partir da implantação do PJe, o trâmite de um processo vai ser bem mais célere o que vai auxiliar também os trabalhos da procuradoria do trabalho, pois temos dificuldade de servidores e, assim, poderemos colocá-los para atuar em outras atividades. Então, além da economia de tempo, pessoal e material o cidadão será o maior beneficiado", analisou o procurador.

No próximo dia 29 de agosto, o PJe será implantado, inicialmente, na Vara do Trabalho de Goianinha e também na 2ª Instância do TRT-RN.

Clube de Engenharia, Senge (RN), CREA e Sinduscon vão ouvir as propostas dos candidatos a prefeito de Natal

Os candidatos a prefeito de Natal terão a oportunidade de revelar suas propostas e planos de governo as entidades ligadas à engenharia em reuniões no Hotel Praiamar, em Ponta Negra.

Brevemente haverá, no CREA, uma reunião com as assessorias dos candidatos para que se delibere, por meio de sorteio, a sequência dos debates. As datas previstas, a princípio são: 09, 16, 23 e 30 de agosto.

Foi decidido que os mediadores serão os próprios representantes das entidades promotoras e que cada entidade deverá formalizar um rol de perguntas e ou reivindicações, para que se passe por uma triagem, ou seja, um resumo para serem indagadas na hora dos debates.

Governo do Estado e Secultrn/FJA apresentam o Agosto da Alegria 2012 nesta segunda-feira (30)

image Nesta segunda-feira (30), o Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura (Secultrn/FJA), apresenta o Agosto da Alegria 2012 em coletiva de imprensa às 8h, no Restaurante Mangai, na avenida Amintas Barros.

Entrando em sua segunda edição em 2012, o projeto será realizado de 8 de agosto a 2 de setembro e terá como tema “É Festa para Deífilo”, em homenagem ao poeta e pesquisador Deífilo Gurgel, falecido em abril deste ano. Durante acoletiva, imprensa e empresários do setor turístico irão conhecer detalhes sobre a programação.

O Agosto da Alegria 2012 vai mobilizar cerca de 160 grupos folclóricos e 18 mil participantes. A programação será dividida 11 eixos temáticos e se espalhará por 35 pontos da capital, além de contar com programações nos municípios de Caicó e Mossoró.

Serão cerca de 600 eventos divididos entre exposições fotográficas e de artes plásticas, mostras de audiovisual, palestras, peças de teatro, grupos folclóricos e parafolclóricos, lançamento de publicações e apresentações musicais de nomes como Martinho da Vila, Tulipa Ruiz e Khrystal. A ideia é reunir diferentes manifestações culturais e expressões artísticas em uma mesma festa, onde a cultura potiguar é o destaque, ao mesmo tempo em que se alimenta da diversidade de outras linguagens.

O Agosto da Alegria é uma realização do Governo do Estado e conta com parcerias da UFRN, UNP, SEBRAE, SESC, Forró da Lua, FUNARTE e Fundação Joaquim Nabuco.


Sobre o Agosto da Alegria


Criado pelo Governo do Estado e Secultrn/FJA em 2011, o Agosto da Alegria, evidenciou, durante mais de 30 dias de atividades, toda a riqueza e diversidade da cultura popular do Rio Grande do Norte e estados convidados, numa vasta programação, distribuída em linguagens que contemplaram diversas vertentes como apresentações Folclóricas e Parafolclóricas, audiovisual, artes visuais, discussões acadêmicas, música e artesanato. Estima-se que 100 mil pessoas participaram das manifestações culturais da primeira edição do evento.

Candidata a vereadora em Caicó inova jeito de aparecer na Feirinha de Santana

image A tradicional feirinha de Santana, que acontece sempre no dia da padroeira, 26 de julho, é um dos locais preferidos dos candidatos em época de eleição. Eles tentam chamar atenção do eleitor utilizando as mais diversas formas: desde bottons, o adesivo colado na roupa, até bandeiras além de banners e outras mídias.

Mas a novidade de 2012 na feirinha ficou por conta de uma candidata a vereadora. A radialista Suerda Medeiros (PR), foi quem mais “apareceu”na feirinha de Santana. Literalmente. O marketing de sua campanha, feito pela agência Malagueta, criou uma réplica de Suerda em tamanho natural onde a mesma segura o número de sua campanha, e espalhou por diversos pontos de acesso ao local da feirinha e da Ilha de Santana.

Foi uma estratégia do nosso marketing de campanha, já que a feirinha tem um grande público. O desafio era estar o máximo possível em vários pontos do evento e, assim, ser vista pelo maior numero de pessoas. Acho que conseguimos. A idéia teve uma boa aceitação. Parabenizo nossa agencia, a Malagueta, e a empresa Mais Imagem do Grupo Starrett, que confeccionou a peça”, disse Suerda.

Fátima participa da inauguração da pavimentação do centro de Parnamirim

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou da solenidade de inauguração da pavimentação das ruas do Centro de Parnamirim. Obra faz parte do pacote de ações para 2012, no valor de R$ 35 milhões. Maior parte  dos recursos é de receita própria do município.

“Dias atrás estávamos inaugurando uma importante obra de drenagem e saneamento em Parnamirim. Hoje inauguramos o asfaltamento de ruas, o que mostra a seriedade e comprometimento da gestão em fazer da forma certa. Antes do asfalto tem que ser feita a drenagem e o saneamento, como foi o caso dessa obra”, disse a deputada.

No discurso, Fátima ressaltou ainda a importância de uma gestão comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população. “Parnamirim conta com uma gestão integrada, que desenvolve ações voltadas em todas as áreas, tais como: saneamento, drenagem, pavimentação de ruas, novas moradias com o ‘Minha Casa Minha Vida’, cultura com o novo teatro, educação e etc”.

Evento contou com a participação do vice-governador Robinson Faria (PSD), além de demais autoridades e secretários municipais.

Governo investe em segurança no transporte público através do Programa Caminho Seguro


A governadora Rosalba Ciarlini assinou nesta sexta-feira (27) o convênio entre Governo do Estado – através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) – e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) para implantação Programa Caminho Seguro. A iniciativa consiste em um sistema com dispositivo de segurança instalado nos ônibus – chamado botão de pânico – para acionar a Polícia Militar em caso de necessidade.

A partir de hoje, 300 veículos já circulam em Natal com o dispositivo, que está diretamente ligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Polícia Militar. Ao ser acionado, o botão de pânico avisará, por meio de um alarme sonoro e visual, a localização da ocorrência, o que facilitará a chegada de viaturas mais próximas.

“Esse trabalho é fundamental para trazer segurança ao usuário do transporte público e deve ser ampliado até o final do ano”, disse a governadora Rosalba Ciarlini, se referindo ao objetivo do Seturn de equipar toda a frota de Natal – 800 ônibus – até o final deste ano.

A assinatura do convênio aconteceu no Ciosp, que fica no Quartel da PM. Acompanharam a Governadora o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva; o presidente do Seturn, Agnelo Cândido; e o diretor de comunicação do Sindicato, Augusto Maranhão.

Ouvidoria do Ipem-RN registra duas novas denúncias de atuação de falsos fiscais


O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado Inmetro, recebeu nos últimos dias duas ligações de consumidores denunciando a atuação de falsos fiscais no Estado.  Os casos aconteceram no Distrito de Pium (Praia de Cotovelo) e no bairro Nova Cidade, zona Oeste da capital potiguar.  

Segundo o ouvidor do Ipem-RN, Frederico Barbalho, o método de abordagem desses falsos fiscais é semelhante ao que vem sendo utilizado aqui em Natal em outros Estados. Eles ofereceram o “kit botijão”, composto por uma mangueira e um registro de botijão de gás, após se apresentarem como representantes de uma empresa legalizada para inspeção do equipamento na casa do cidadão. Os falsos fiscais também alegaram possuir certificação do Sesi para atuar, e não do Inmetro.

“Lembramos que o Ipem não realiza fiscalizações em residências e que, portanto, o cidadão deve estar atento para não permitir a entrada desses falsos fiscais em suas casas. Em casos suspeitos, comunique-nos através do nosso canal 0800”, alerta Frederico. 

O 0800-281-4054 é o canal direto do cidadão com a Ouvidoria do Ipem-RN para denúncias. 

Vídeo
O Inmetro produziu um vídeo para conscientizar a população quanto à atuação desses falsos fiscais. Confira-o clicando aqui.

Garibaldi cumpre agenda no interior e na capital

image Depois de viagem à Madri, onde representou o Brasil em evento previdenciário, o ministro Garibaldi Filho voltou ontem (26) de madrugada ao Rio Grande do Norte, seguindo logo de manhã para o município de Caicó, onde participou da tradicional Ferinha de Santana. Depois de circular pelo evento cumprimentando moradores e visitantes, Garibaldi Filho esteve em um almoço oferecido pelo advogado Robson Maia, sobrinho do deputado federal João Maia. Ao lado do ministro, estiveram presentes a governadora Rosalba Ciarlini e o deputado estadual Walter Alves.
De Caicó, Garibaldi Filho se deslocou para Santana do Matos, onde prestigiou a Procissão de Santana, ocasião que levou milhares de habitantes às ruas do município. Segundo Garibaldi, participar das duas festividades é sempre uma grande satisfação. Em Santana do Matos, o ministro Garibaldi foi recebido pelo advogado Paulo de Tarso Fernandes. Em Natal, Garibaldi Filho participou da entrega do mérito Jessé Freire em evento capitaneado pela Fecomércio. Na ocasião, o ministro entregou um prêmio ao publicitário Arturo Arruda, que ganhou na categoria Jovem Empreendedor.

Fátima Bezerra presente na Feirinha de Sant’Ana em Caicó

image Depois de ter prestigiado a solenidade de inauguração das novas instalações da sede da agência dos Correios de Caicó, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou nesta quinta-feira (26), da tradicional Feirinha de Sant´Ana do município.
“A Feirinha é sempre muito agradável, um momento prazeroso de rever amigos e amigas de Caicó e de toda a região do Seridó”, disse Fátima que participa da Feirinha todo ano.
A deputada esteve acompanhada dos companheiros do PT de Caicó, Parelhas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, São José do Seridó e Cruzeta.

ARCA DANTAS: REUNIÃO DA DIRETORIA E COLABORADORES DA ARCA ASSUNTOS EM PAUTA

PROGRAMAÇÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 (PEREGRINAÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS E OUTROS EVENTOS).
DATA - 30.07.2012 (SEGUNDA-FEIRA)
 
LOCAL - CLÍNICA ODONTO-LÓGICA
 
HORÁRIO - 19:00 HORAS
ATENCIOSAMENTE.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ARCA

Prefeitura Adquire Mais uma Maquina e Investe nas Estradas da Zona Rural

image A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais adquiriu mais um trator com implementos agrícolas no valor de R$ 147.000,00 através de Emenda Parlamentar da Deputada Federal Fátima Bezerra, com uma contrapartida de R$ 4.000,00. A empresa vencedora da licitação foi a Moreno Indústria e Comércio LTDA. Agora a Prefeitura aguarda a inspeção da máquina ser feita pela Caixa Econômica Federal, para que o equipamento comece a ser utilizado em benefício da população.

Além disso, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, em parceria com a Secretaria de Obras estão realizando melhorias nas estradas da zona rural. A ladeira de Zé Aristides fica em uma divisa entre a Comunidade Tapera e o Sítio Cidade, e era alvo de reivindicações dos moradores que sofriam na época das chuvas com a lama e a dificuldade de acesso. Agora, com as melhorias e a pavimentação do trecho, a administração pretende sanar este problema.

Coligação ‘Parelhas No Rumo Certo’ Inaugura seu Comitê de Campanha

image A coligação ‘Parelhas No Rumo Certo’ realizou na noite de ontem, 26, uma grande carreata pelas ruas de Parelhas. A concentração aconteceu nas proximidades da casa de Dr. Antônio Petronilo, suplente de Deputado Estadual.

O número de carros surpreendeu a coordenação de campanha, principalmente pelo fato do evento ter acontecido em plena quinta-feira, marcando como uma das maiores carreatas da história política de Parelhas – RN. A comitiva passou pelo centro da cidade, Bairro São Sebastião, Maria Terceira, Ivan Bezerra, finalizando no Centro com a inauguração do CAZARÃO 13, o comitê da coligação PT, PMDB, PCdoB, PSDB, PSDC, PR e PV.

“Parelhas não pode perder essa oportunidade de ver essa cidade crescer ainda mais. É uma grande chance que nós temos. Vamos fazer uma campanha respeitando nossos adversários e conquistando ainda mais votos. Essa com certeza será uma grande vitória”, afirmou Dr. Antônio Petronilo.

O vice José Rogério, mais conhecido no município como Zezinho de Bilala, também discursou: “Nós sabemos o quanto foi feito e que há muito mais pra se fazer. Essa carreata nos surpreendeu, foi uma mostra do que vem por aí nas urnas!”.

Francisco Medeiros agradeceu a presença de todos, falou do plano de governo e apontou:“Olhando bem, dá pra perceber que além dos rostos das antigas campanhas, temos muitos rostos novos aqui hoje. Sejam todos bem vindos! Isso é sinal que nosso trabalho valeu a pena. Temos um grande time aqui em Parelhas, e lá fora, em Brasília, que só quer o crescimento para cada um daqui”.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores