sexta-feira, 11 de maio de 2012

Governo e SINDSAÚDE buscam soluções compartilhadas para questões da saúde

image No final da tarde desta quinta-feira (10), cumprindo o compromisso firmado com a categoria de sentar para mais uma rodada de negociação, a governadora Rosalba Ciarlini, ao chegar de Brasília, acompanhada do secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), Alber Nóbrega; e da secretária em exercício da Saúde (Sesap), Dorinha Burlamaqui recebeu representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde para discutir ações e encaminhar soluções para a saúde pública do Estado.

Rosalba Ciarlini explicou que o Governo vem estudando uma forma de aplicar um novo modelo de gestão na saúde. “Precisamos de uma nova gestão. Mudanças necessitam ser feitas”, disse a Governadora. A chefe do executivo informou que em breve serão convocados cerca de 140 técnicos e médicos aprovados no concurso da saúde para colocar em operação unidade de UTI e clínica médica.

O secretário Alber Nóbrega disse que, com relação à reivindicação de reajuste salarial, “uma proposta apresentada pelos técnicos da Sesap será estudada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) para se chegar a uma solução compartilhada entre Governo e Sindicato”. Alber disse ainda que o canal de negociação será mantido e que o Governo que chegar a um acordo o mais rápido possível.

A coordenadora Hospitalar do Estado, Almerinda Queiroz, que participou da reunião, fez um apelo aos presentes para que se sensibilizassem com o caos em que se encontra o Hospital Walfredo Gurgel, por causa da paralisação que já dura quase 40 dias. “Pessoas estão morrendo. O atendimento está prejudicado. Sei que a luta de vocês é legítima, mas estou implorando aqui por vidas humanas que estão em jogo. Peço que vocês façam funcionar pelo menos as UTI’s e os atendimentos de emergência”.

A proposta que será analisada pela Seplan prevê um reajuste na Gratificação de Atividade Estadual (GAE) e na jornada de trabalho do servidor que está no quadro de pessoal da Sesap. Segundo Hildeberto Pessoa, sub coordenador do RH da Sesap, a proposta representa menos gasto na folha do pessoal e uma melhora significativa no salário base do servidor.

Seguidores