quarta-feira, 9 de maio de 2012

Governadora apresenta à ministra Miriam Belchior projetos mais urgentes para a seca

image Em audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, nesta quarta-feira, 9, em Brasília, a governadora Rosalba Ciarlini apresentou uma lista de projetos emergenciais e estruturantes na área de recursos hídricos para o enfrentamento da seca no Rio Grande do Norte. São obras que não estão contempladas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e nem no Programa Água Para Todos, do governo federal.

“Esses projetos estão em condições de execução e prioritariamente beneficiarão os municípios que estão em estado de emergência”, adiantou a governadora, durante exposição para a ministra do Planejamento e também para o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e técnicos do Ministério da Integração Nacional.

A ministra Miriam Belchior informou que os projetos devem ser submetidos a analise técnica do governo e depois passarão pela aprovação da presidente Dilma Rousseff que está determinada a adotar medidas urgentes para aliviar o quadro de seca no semiárido.

Depois da reunião com os ministros, Rosalba participou de outra com técnicos do governo para discutir o abastecimento d’água nos 139 municípios em emergência, lembrando que Luis Gomes e Antonio Martins são os que atravessam colapso. Diante dessa situação, a governadora cobrou o retorno do abastecimento que era feito pelo Exercito através de carros pipa. A operação desenvolvida em 72 municípios está suspensa há varias semanas. “Tivemos a informação de que a operação vai ser retomada nos próximos dias”, comentou.

A governadora foi acompanhada do secretario de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, e presidente da Caern, Yuri Tasso, que passaram o dia reunidos com os técnicos do governo federal, definindo as prioridades para essa primeira etapa. Foram indicados 20 projetos para execução imediata que contemplam a construção de adutoras e funcionamento de 700 poços e barragens. Entre os projetos estão a Adutora Expressa do Alto Oeste que vai interligar o sistema de Pau dos Ferros e Barragem de Santa Cruz, em Apodi; sistema adutor Parelhas/Carnauba dos Dantas; Umari/Campo Grande; ampliação das redes de abastecimento de Areia Branca, Caraubas, Assu, alem dos municípios de Luis Gomes e Antonio Martins que atravessam colapso. Os projetos totalizam R$ 174 milhoes e estão todos prontos para licitação.

Seguidores