quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lobão diz que diminuição do percentual do álcool na gasolina tem como objetivo garantir o abastecimento

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (31) que o objetivo do governo ao reduzir de 25% para 20% o percentual de adição do álcool anidro à gasolina teve como objetivo garantir o abastecimento do mercado interno.

Segundo Lobão, a decisão foi tomada, também, porque o governo estava convencido da necessidade de segurar os preços do etanol. “Eu estou convencido de que nós tínhamos que segurar os preços [do etanol anidro e do hidratado] e foi o que nós fizemos. Se não fizéssemos isto, o preço continuaria em alta,” disse.

O ministro que o governo vinha mantendo “seguidas reuniões” com os produtores e os distribuidores antes de tomar a decisão da redução do percentual de adição do álcool à gasolina. “Tomamos todas as precauções possíveis e devidas antes de chegarmos à conclusão de que, para conter as altas seguidas de preços e para a segurança do consumidor, esta era a melhor decisão a ser tomada”. Lobão adiantou que o governo trabalha com a expectativa de que os preços dos combustíveis comecem a cair nas bombas, a partir da decisão. Ele, no entanto, não soube precisar de quanto será esta queda.

O ministro de Minas e Energia admitiu, ainda, que a Petrobras terá que importar “um pouco mais” de etanol para atender a demanda interna. “A Petrobras já está importando e vai importar um pouquinho mais, não muito. Ela importa e exporta Petróleo, da mesma forma que nós exportamos e importamos etanol. Este é um processo permanente de mão dupla”.

Sobre a possibilidade de o governo compensar a Petrobras pelos gastos a mais que a empresa vem tendo em decorrência da necessidade crescente de importar gasolina para atender o mercado - uma vez que a estatal vende o produto no mercado externo abaixo dos seus custos de importação, Lobão admitiu que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, está avaliando o assunto. “O ministro Mantega está examinando um relatório da Petrobras sobre o assunto e, do ponto de vista do Tesouro Nacional, caberá a ele tomar a decisão que se fizer necessária”.

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Desembargador Saraiva Sobrinho toma posse na Presidência do TRE do Rio Grande do Norte

Imagem da NotíciaO Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) terá um novo presidente nesta sexta-feira (2). Toma posse no cargo o desembargador Saraiva Sobrinho. A solenidade de posse será realizada às 17h, no Auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), localizado à Rua da Torre, s/ nº, Tirol, próximo ao Bosque dos Namorados. Pela manhã, às 8h30, na Igreja do Galo, centro da cidade, será realizada uma missa em ação de graças.
O desembargador Saraiva Sobrinho vai ocupar a presidência pelo período de um ano, tendo como vice-presidente o desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro, que vai acumular o cargo de Corregedor Regional Eleitoral, atendendo o que determina o Regimento Interno do Tribunal que prevê uma inversão de funções entre o presidente e o vice.
O desembargador Francisco Dantas Saraiva Sobrinho é natural de São Tomé/RN, e tomou posse como Juiz de Direito em 24 de setembro de 1980. Atuou inicialmente na Comarca de Pendências e foi juiz eleitoral nas comarcas de Apodi, Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado e Natal, todas como juiz titular, além de ter servido às comunidades de Macau, Açu, Upanema e Patu, na condição de juiz eleitoral substituto. Há pouco mais de três anos, precisamente em 17 de março de 2008, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, substituindo a desembargadora Clotilde Madruga.
Assumindo o cargo de Presidente de uma das maiores instituições jurídicas do Estado, Saraiva Sobrinho afirma que foi de grande importância a sua experiência no cargo de Corregedor e de Vice-Presidente antes de se tornar Presidente. “Foi-me oportunizado conhecer a realidade vivenciada pelos servidores das zonas eleitorais, como também da Secretaria, permitindo-me ter uma visão mais ampla da realidade com a qual irei me deparar, o que será de fundamental importância para que possa exercer uma administração mais eficiente, contribuindo para o avanço da instituição”, afirmou o desembargador Saraiva.
Fazendo um retrospecto, o futuro Presidente destaca uma série de metas cumpridas em seu primeiro ano no TRE/RN. A realização de correições em 33 zonas Eleitorais, que representam um percentual de 47,8% do Estado, o cumprimento das metas de 2010 e 2011 do Conselho Nacional de Justiça, o acompanhamento, pela Corregedoria Regional Eleitoral, do processo de revisão biométrica em Macaíba, Bom Jesus e Ielmo Marinho, onde não foram registrados incidentes na colheita e organização das informações, dando-se continuidade ao procedimento que abarca a nova tecnologia desenvolvida pela Justiça Eleitoral, a proposta de alteração de 84 dispositivos do Regimento Interno e o início dos trabalhos voltados à elaboração da Carta de Serviços da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte foram esforços empreendidos pelo desembargador e que resultaram num saldo de excelência a ser entregue ao futuro corregedor, desembargador Vivaldo Pinheiro.
E, para o futuro, o desembargador Saraiva Sobrinho declara que fará uma gestão com vistas a quebrar a barreira entre a Corte e as zonas Eleitorais. “A realização de 33 correições ordinárias me propiciou observar todas as dificuldades enfrentadas pelas zonas eleitorais, possibilitando uma melhor visão no sentido de buscar saná-las”, afirma o desembargador. Ele avalia que a elaboração da Carta de Serviços da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte será um grande avanço para a prestação dos serviços desta justiça especializada. “Nosso objetivo é a prestação de um atendimento cada vez melhor ao cidadão, pensando neste sempre como cliente, devendo-se buscar a satisfação de suas demandas” - isto é o que os cidadãos podem esperar da futura gestão, nas palavras do futuro Presidente do TRE/RN. O desembargador conduzirá o processo eleitoral até as vésperas das Eleições municipais 2012.

Fonte: TRE/RN

Oposição se reúne em prol de CPI da corrupção

image Democratas, PSDB, PPS e PSol realizaram, nesta quarta-feira (31), ato defendendo a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Corrupção. A manifestação ocorreu na Câmara dos Deputados e propõe a apuração das suspeitas de irregularidades em diversos ministérios do atual governo.

Presente na manifestação, o deputado federal Felipe Maia destacou a necessidade de a sociedade pressionar os parlamentares para assinarem a instalação da CPMI. Até agora, 126 deputados e 20 senadores apoiaram a criação da Comissão. Para ser instalada, é necessária a adesão de 171 deputados e 27 senadores.

“Quem defende a ética assina a CPI. Quem não assina não está comprometido com a luta contra a corrupção. Se a sociedade quer a CPI o Congresso tem o dever de instalá-la”, enfatizou Felipe.

Diversos parlamentares estiveram presentes no encontro, entre eles, o presidente do Democratas, senador José Agripino, os líderes do partido, senador Demóstenes Torres e deputado ACM Neto; os líderes do PSDB Álvaro Dias, no Senado, e Duarte Nogueira, na Câmara; o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno, e os líderes do PSol, deputado Chico Alencar e o senador Randolfe Rodrigues.

assessoria

Governo do RN apoia projeto da UFRN para recuperação de estruturas esportivas

image A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na tarde desta quarta-feira (31) com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, para discutir melhorias nas estruturas de treinamento dos atletas do estado. A reunião aconteceu na sede do Ministério, em Brasília, e teve a presença da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, e da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Angela Paiva.

Entre os pontos discutidos está o pré-contrato do Ministério dos Esportes e UFRN com a FIFA para que a universidade seja um dos centros de treinamento dos jogos de 2014. Porém, é preciso melhorar as estruturas até o evento e, para isso, o projeto – que já está em andamento – precisa do apoio do Ministério. Como a UFRN já possui um complexo esportivo, a ideia é adequar a estrutura às exigências da FIFA, para que ela sirva ainda aos atletas participantes das Olimpíadas 2016. Além disso, o espaço servirá de apoio para os atletas potiguares, que poderão contar com mais um centro de preparação, além do CAIC.

Nesta quinta-feira (01) haverá outra reunião sobre o assunto, desta vez com a presença dos técnicos da UFRN, executores do projeto e técnicos da área de engenharia do Ministério dos Esportes. “O Governo do RN está se unindo à UFRN para garantir melhores estruturas para nossos atletas. Mostramos que apoiamos o esporte e estamos dispostos a participar e apoiar esse projeto da Universidade para que nossos atletas estejam prontos para as Olimpíadas 2016 e que Natal apresente condições de ser escolhida como centro de treinamento da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

Governadora Rosalba Ciarlini consegue reabertura do aeroporto de Mossoró

image Em reunião com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Juniti Saito, nesta quarta-feira, (31), a governadora Rosalba Ciarlini conseguiu a liberação do Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró.

Os vôos poderão pousar e decolar do aeroporto a partir do meio-dia de amanhã, (01), e enquanto houver condições de visibilidade da pista com luz natural.

Uma nova reunião para tratar da volta das operações do aeroporto no período noturno acontecerá nesta quinta-feira, (01), em Mossoró, com a presença de técnicos da Agencia Nacional de Aviação Civil, técnicos da prefeitura de Mossoró, técnicos do governo do RN e do Comando da Aeronáutica.

“É uma solução parcial, mas o governo vai investir e continuar lutando para uma solução definitiva para o aeroporto que já tem 70 anos e é vital para a economia do Rio Grande do Norte, além de estar localizado num pólo econômico de produção de frutas, petróleo e minérios”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

De acordo com a secretária de estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, que estava presente na reunião, os trabalhos serão voltados para estudar relatório expedido pelo Comando da Aeronáutica

Também estavam na reunião a deputada federal Sandra Rosado, coordenadora da bancada do Rio Grande do Norte; os deputados federais João Maia, e Felipe Maia; os senadores Paulo Davin, José Agripino e Henrique Alves e o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

assessoria

Líderes da base do governo decidem votar hoje mudanças no Simples Nacional

image O deputado federal Fábio Faria participou há pouco de uma reunião de líderes da base do governo para definir a votação do PLP 591/2010, que aumenta o limite de enquadramento das empresas no Simples Nacional (Supersimples). Pela proposta, o limite mínimo para a microempresa passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil ao ano. Já o limite máximo para a pequena empresa é reajustado de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões.

"Decidimos levar a matéria a Plenário ainda hoje, em sessão extraordinária, e vamos buscar a aprovação do texto na íntegra, deixando os pontos conflitantes, como a substituição tributária, para discussão no Senado, que terá mais tempo para discutir o assunto com os governadores", explicou Fábio Faria, após a reunião.

A pressa na apreciação do PLP 591 na Câmara, segundo o deputado potiguar, se deve a um possível trancamento da pauta nas próximas sessões, retardando ainda mais o encaminhamento de matéria tão importante para o Senado Federal.

assessoria

Oposição e opinião pública juntas por CP

image A oposição promoveu na tarde desta quarta-feira (31) um ato público pedindo à população que pressione o parlamentar que elegeu para que assine a comissão parlamentar mista de inquérito (CPI) a fim de que sejam investigados todos os escândalos do governo Dilma Rousseff. Representantes do Democratas, PSDB, PPS e PSol se reuniram no plenário 6, da Câmara dos Deputados, e criticaram a suposta “faxina” prometida pelo governo federal às irregularidades praticadas por seus representantes.
“A presidente falou em faxina. Qual foi a consequência dessa faxina? Quantas pessoas estão punidas? O que nós, da oposição, defendemos é uma faxina de verdade”, disse o líder do Democratas na Câmara, ACM Neto (BA). O presidente nacional da legenda, senador José Agripino (RN), também criticou a postura “inexpressiva” do Palácio do Planalto frente às denúncias de desvio de dinheiro público e também a certeza da impunidade que os envolvidos nos escândalos têm.
“Eles se acham donos das instituições e da opinião pública. Mas é preciso compreender que cada real comprometido com a corrupção é um real a menos a ser investido na saúde, na educação e na segurança deste país”, frisou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.
Além de parlamentares e militantes, estiveram presentes no encontro os líderes do PSDB Álvaro Dias (Senado) e Duarte Nogueira (Câmara); os líderes do PSol senador Randolfe Rodrigues e deputado Chico Alencar, e o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno, além de outras lideranças.

Assessoria

Edital de concurso para o INSS sai em setembro

image O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, anunciou ontem (30) que o edital do novo concurso do INSS deverá ser lançado em setembro. Ele explicou que o documento não pode ser divulgado antes disso porque o Governo Federal estava fechando o orçamento para o ano que vem; e que tudo está nas mãos do Ministério do Planejamento.
A informação sobre o concurso foi dada durante entrevista ao vivo concedida ao programa Tribuna Independente, veiculado pela Rede Vida (ontem à noite). Na ocasião, Garibaldi Filho também pode falar sobre os bons resultados da Previdência Social.
O ministro reiterou informações sobre o certame, entre elas, que serão 2,7 mil vagas; sendo duas mil para técnico previdenciário e 500 para perito médico. E que serão convocados 200 assistentes sociais aprovados no concurso realizado em 2009.  O processo seletivo deverá ser realizado este ano e a previsão é de que os novos servidores possam ser empossados a partir de março de 2012.
O programa Tribuna Independente contou com a participação dos jornalistas João Vilaverde (Valor Econômico) e Denise Rothenburg (Correio Braziliense). A apresentação é feita por Leandro Mazzini.
Previdência
Além de falar sobre o concurso, Garibaldi Filho deu informações sobre o futuro da Previdência. Uma delas é que ele é favorável ao fim do fator previdenciário, mas que essa medida só será efetivada quando o governo conseguir definir uma proposta que seja aceita também pelas entidades que representam os trabalhadores. "Vamos continuar a estudar até encontrar uma solução consensual para o fim do fator previdenciário".
Garibaldi Filho também falou sobre o projeto 1992/2007, que cria a previdência complementar para os servidores públicos. O ministro explicou que um dos pontos do projeto é fixar um teto de aposentadoria para os servidores públicos, a exemplo do que ocorre na iniciativa privada. Este teto teria o valor de R$ 3.689,66.
Na opinião do ministro, é possível estabelecer este teto. Garibaldi Filho deixou claro que nada do que este projeto trará atingirá os que já contribuem para a Previdência. "O que nos interessa é o futuro. É possibilitar ao servidor que ele contribua para um fundo de pensão e isso lhe dê a oportunidade de ter uma aposentadoria vantajosa", afirmou.

Assessoria

Comissão de deputados suecos visita Câmara Federal

image A Câmara dos Deputados recebeu nesta quarta-feira (31) a visita de Estudos de Delegação de Deputados da Comissão de Comércio e Indústria do Parlamento Sueco que tem como Presidente, e chefe da delegação, o Deputado Mats Odell do Partido Democrata Cristão.

A recepção aos Parlamentares Suecos ficou a cargo das comissões de desenvolvimento urbano, da comissão de minas e energia, da comissão de turismo e desporto, tendo como anfitriã a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, sob a presidência do Deputado Federal, João Maia.

O objetivo da visita foi discutir com parlamentares brasileiros as relações Comerciais e de Desenvolvimento Econômico, nos segmentos: energia, alta tecnologia, inovações, direitos de propriedade industrial, infraestrutura e economia verde, dentre outros assuntos, entre Brasil e Suécia.

Participaram da mesa dos trabalhos, além do presidente da CDEIC e anfitrião da audiência conjunta, Dep. João Maia e do presidente da Comissão de Comércio e Indústria e Chefe da Delegação do parlamento Sueco, Dep. Mats Odell, os deputados Manoel Júnior (PMDB/PB) presidente da CDU, Jonas Donizette (PSB/SP), presidente da CTD e Luiz Fernando Faria (PP/MG), presidente da CME.

Na abertura dos trabalhos o presidente João Maia deu as boas vindas aos deputados e deputadas Suecos e em seguida fez uma exposição sobre a economia brasileira, onde destacou a atuação dos últimos governos no que concerne ao fortalecimento do setor de energético, como a capitalização da Petrobras, em mais de 100 bilhões, construção de hidroelétricas e principalmente a consolidação dos parques de energias renováveis, eólica, fotovoltaica, solar e o macro programa do etanol. Falou ainda das commodities com foco no petróleo, ferro, soja, carne de boi e de frango e no café. “Hoje o que se está trabalhando é para se modificar esse quadro, pois está se investindo em tecnologia, de forma maciça e constante, para que o Brasil passe, também, a exportar produtos manufaturados, com alto valor agregado”, argumentou João Maia. O presidente encerrou afirmando que: “as relações comerciais entre Brasil e Suécia tendem a ser ampliadas, mas há uma necessidade premente de se equilibrar essa balança que, de há muito tempo, vem sendo desfavorável para o Brasil, onde só em 2010 foi de US$ 1.365,9 bilhões”, garantiu Maia.

Aniversariante do dia – O Blogueiro

Caro leitor deste pequeno e humilde blog, Se for do seu interesse que este veículode comunicação divulgue seu aniversário ou de alguém que você gosta, mande um e-mail com foto em anexo e teremos o maior prazer em divulgar. Atenciosamente; BLOG DO TOTINHA. HUMILDADE SEMPRE!!!!
O Carnaubense Corinthiano Valdemar (Tibá), anuncia para seus leitores que em breve estará de volta com seu novo blog.AGUARDEM!!!


Gostaria de parabenizar todos os Blogueiros da cidade de Carnaúba dos Dantas pelo dia do blogueiro,  

Vídeo sobre o atleta Ricardo Gomes faz sucesso na NET

Torcedor fez um vídeo em homenagem ao técnico do VASCO "Ricardo Gomes" por motivo do AVCE que ele teve, daí postou o vídeo no youtube e em pouco mais de um dia o vídeo já tem mais de 15 mil acessos, as pessoas gostaram muito, muitos afirmam que até choraramo vídeo.

 vendo  

Sobre o vídeo o Leitor diz o seguinte:

“Eu não esperava esse sucesso que fez o vídeo, mas fiquei mais feliz pelo fato da mensagem do vídeo passou para as pessoas, uma mensagem de FÉ, até torcedor do Flamengo diz que o vídeo ficou show! “

Jairo Dantas jairo-scorpions@hotmail.com

Novos projetos de crédito fundiário vão beneficiar 46 famílias

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), realizou  mais uma Reunião da Câmara Setorial de Acesso à Terra. O resultado foi a aprovação de 15 propostas de crédito fundiário, que vão beneficiar 46 famílias. O programa possibilita uma melhor qualidade de vida para os agricultores rurais do estado.

Na reunião, que ocorreu no auditório do IDEMA, estiveram presentes os representantes do Banco do Brasil, MDA, MLST, BNB, Fetarn, Unegro, Idema e Incra, teve como objetivo analisar os projetos de crédito fundiário.

Os assentamentos beneficiados com as linhas de crédito de Combate à Pobreza Rural (CPR) e Consolidação da Agricultura Familiar (CAF) são dos municípios de Apodi, Lagoa de Pedras, Gov. Dix-Sept Rosado, Florânia, Caraúbas, Coronel Ezequiel, Antônio Martins, São João do Sabugi, Japi, São Tomé, Lagoa Nova e São José do Campestre.

O secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales, destacou o trabalho realizado pelo Governo do Estado nessa área. “Está sendo feito um grande esforço na implantação de novos assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário, inclusive com um bom resultado já nesse primeiro ano do governo”, avalia.

assessoria

Mais um carnaubense volta dos EUA

image Depois de Cleilton (filho de Carlinhos de Antonio Neco e Marli)http://blogdototinha.blogspot.com/2009/12/cleilton-dantas-um-carnatalense.html  agora é vez do Péricles (filho de Francisco do cartório e Ednalva) em matéria http://blogdototinha.blogspot.com/2010/05/carnatalense-pericles-vai-para-os-eua.html retornar dos EUA. Os Jovens Cleilton e Péricles foram escolhidos com mais onze estudantes do Rio Grande do Norte para os EUA no final do ano de 2010 para viagem de estudo.

image Cleiton Silva

Neste 30.08.2011, às 13:20h, desembarcou no Aeroporto Augusto Severo, em Natal, vindo dos EUA onde estava estudando o jovem PÉRICLES DE MACEDO DANTAS, filho de Francisco e Edinalva, sendo recebido por familiares, que foram desejar-lhe boas vindas com muita alegria, que provavelmente nesta sexta feira estará chegando em Carnaúba e no sábado irá em Pedra Lavada/PB, visitar os avós e familiares.

imagePéricles

O Blog do Totinha Humildade Sempre parabeniza os filhos da TERRA DA MÚSICA por esta conquista que ficará marcada em suas vidas.

Carnaúba dos Dantas – Informativo da prefeitura Municipal

Carnaúba dos Dantas: Quadra de Esportes José Pereira da Silva (Zé Ói) está quase pronta

Já está em final a construção da Quadra de Esportes José Pereira da Silva (Zé Ói), no bairro São José, Carnaúba dos Dantas.

Bem feita e com um designe de última geração, a referida quadra esbanja pela sua beleza.

A pintura tanto das partes externa e interna foram executadas, além da iluminação, faltando apenas a instalação das redes de proteção. É um charme de ambiente.

Tudo isso só foi possível pelo espírito público do prefeito Alexandre Dantas (Boboca) que lutou pelos recursos em Brasília e enfrentou todas as dificuldades de sua construção.

O prefeito Boboca explica que a administração municipal investiu pesado no esporte de Carnaúba: "Reconstruímos o campo de futebol, fizemos as coberturas das quadras do Ermo e do Monte do Galo, construímos uma nova quadra na Rajada e, agora, entregaremos uma quadra moderna para prática esportiva dos jovens da nossa terra" completou Alexandre.

A inauguração da nova quadra de esporte do bairro São José será realizada brevemente.

Os recursos financeiros para execução daquela importante obra foram oriundos do governo federal, através do Ministério dos Esportes, e contrapartida da prefeitura municipal.

Carnaúba dos Dantas participa de Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Municipal

Está sendo realizado lá na cidade de Currais Novos, mais precisamente no escritório do SEBRAE, o Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Municipal, através do Projeto Territórios da Cidadania do Seridó.
De Carnaúba dos Dantas participam, representando a prefeitura municipal, a Secretária de Turismo Rosane Alessandra e o Guia Regional bilíngue e funcionário concursado Damião Carlos Dantas.
Vale salientar que a prefeitura municipal vem dando todo apoio logístico aos empreendedores individuais, não obstante, Carnaúba é um dos municípios que vem se destacando em parceria com o SEBRAE.

As micro e pequenas empresas são essenciais para o crescimento da economia, gerando emprego e renda a nossa comunidade. O curso começou hoje (30) e se estenderá até a quinta-feira (1), perfazendo uma carga horária de 24 horas. As aulas são ministradas das 08:00 às 12:00 e de 13:00 as 17:00.

assessoria

Plano de Saneamento é apresentado a população de Jardim do Seridó

image Com o objetivo de apresentar o Plano de Saneamento Básico para o município de Jardim do Seridó várias autoridades e a população jardinense estiveram presentes na manhã desta terça-feira (30/08) na Câmara de Vereadores. A audiência contou com a presença de representantes da Caern e da empresa B&b engenharia que apresentaram o projeto.

“Esse é um projeto futurista para Jardim do Seridó. Agora, vamos a busca de recursos para deixarmos a cidade totalmente saneada e para isso precisamos bater as portas dos governos federal e estadual e garantir os recursos”, disse o Prefeito Pe. Jocimar Dantas.

Após a apresentação em audiência pública será elaborado um projeto pela administração municipal e encaminhado para aprovação na câmara de vereadores. De acordo com o vereador José Justino (Dedé do Consórcio) o projeto será aprovado com facilidade pelo legislativo jardinense.

Talles ficou em 3º lugar no Norte-Nordeste de Fortaleza

image Dia 25 o atleta carnaubense Talles, atleta da elite potiguar viajou  para cidade cearense de Fortaleza para participar do circuito Norte-Nordeste de Atletismo Caixa Juvenil que aconteceu nos dias 26, 27 e 28/08/2011, na qual o atleta obteve o terceiro lugar nos 3.000 metros com obstáculos, corrida ocorrida no sábado pela manhã,

CLASSIFICAÇÃO:





Col.
CBAt Atleta D.N. UF Tempo Pts
1 40 38749 Eriton de Aquino Nascimento 25/6/92 CE 9.58.80 13
2 10 35812 Jair dos Santos Morais 12/2/92 AL 10.01.22 8
3 208 44003 Thalles da Silva Felipe 30/3/92 RN 10.13.44 6
4 193 46267 Aureliano Goncalves da Silva 19/6/93 RN 10.30.47 5
5 236 52117 Eric Adriano Silva Santos 93 MA 11.28.29 4
6 112 40906 Junio Rodrigues dos Santos 25/05/93 PE 11.49.43 3
7 104 40739 Danilo Oliveira de Santana 22/8/92 PE 12.36.96 2
- 49 30293 Jose Maicon de Araujo Sousa 12/2/92 CE AB -
Obs: O atleta Talles relata que nesta corrida viajou com recursos próprios.
image

O Blog do Totinha Humildade Sempre parabeniza o atleta Talles pelo brilhante resultado obtido no Ceará.

matéria exclusiva do Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

INSCRIÇÃO PARA CURSOS TÉCNICOS DO IFPB 2012‏

Processo Seletivo para os Cursos Técnicos começa segunda-feira (05)

Processo Seletivo para os Cursos Técnicos começa segunda-feira (05)O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abre inscrições para o Processo Seletivo 2012, primeiro e segundo semestres, para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio e para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Instituição.

Estão sendo ofertadas 2.534 vagas, sendo 1.206 para o técnico integrado e 1.328 para o técnico subsequente,  distribuídas entre os Campi Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. O período de inscrição vai de 05 de setembro a 21 de outubro. Consulte o edital e confira os cursos ofertados e seus respectivos campi e outras informações. As provas serão realizadas no dia 4 de dezembro de 2011 das 8h às 12h.

Para concorrer a uma das vagas dos Cursos Técnicos Integrados o candidato deve ter concluído ou estar concluindo o 9º do Ensino Fundamental e para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio o interessado deve ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio ou Equivalente.

As inscrições são feitas através de preenchimento eletrônico do Formulário de Inscrição, no endereço eletrônico: http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processoseletivo. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para o Técnico Integrado e R$ 40,00 para o Técnico Subsequente que será paga através de boleto bancário impresso, preferencialmente no Banco do Brasil.

Os candidatos poderão protocolar solicitação de isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo 2012, no período de 12 a 23 de setembro, nos campi para o quais se inscreveu.

Terão direito a isenção os candidatos que atenderem através de documento comprobatório, a um dos seguintes itens: Estudantes provenientes do ensino público ou de escolas particulares como bolsista integral, ser participante do Programa de Bolsa Família e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ser participante de renda familiar mensal (bruta) igual ou inferior a R$ 1.395,00.

Fonte: IFPB

Em entrevista à 96FM, Fábio Faria fala sobre PSD e política local

No início da noite desta terça-feira (30) o deputado federal Fábio Faria concedeu entrevista ao Jornal das Seis. Por telefone, o parlamentar conversou com o jornalista Eduardo Colin sobre a aprovação do registro de criação do PSD, concedida hoje por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral.

“Foi um trabalho muito grande realizado em todo o Estado, coletando essas assinaturas, e os cartórios tiveram igual trabalho de certificar essas assinaturas. O que chegou ao TSE foram justamente as assinaturas já certificadas, um trabalho minucioso foi realizado. Eu agradeço ao TRE, que foi muito feliz nessa aprovação”, comemorou o deputado.

Sobre a questão enfrentada com o DEM no Rio Grande do Norte, o deputado foi enfático ao afirmar que essa é uma questão pequena. “O PSD tem como presidente um ex-democrata, o prefeito Gilberto Kassab. Então o que aconteceu no Rio Grande do Norte com certeza acompanhou uma situação nacional, não foi uma questão local, até porque os integrantes do PSD eram do PMN, que fez parte da chapa vitoriosa que reelegeu José Agripino. O vice-governador Robinson Faria, que será presidente do PSD no RN, é vice no governo do DEM. Então isso será rapidamente brevemente superado”.

“Considero um desrespeito ao povo do Rio Grande do Norte, com um governo de oito meses, falar-se nas próximas eleições. Não existe essa aliança, visando os próximos pleitos, que vem sendo citada”, afirmou o deputado quando questionado sobre uma possível aliança entre PMDB e DEM visando às eleições de 2014. Segundo Fábio Faria, a participação do deputado Henrique Alves no governo Rosalba tem em vista o apoio às ações e ao crescimento do Estado, já que, com a aproximação, o peemedebista afirmou ter o interesse em ajudar o governo local junto ao governo federal.

Sobre 2012, Fábio Faria reafirmou o que havia dito à Tribuna do Norte no último fim de semana. “É importante que os partidos que compõem a base da governadora se unam, mas isso ainda será conversado, Rosalba será quem conduzirá esse processo. Eu defendo um nome que ajude Natal em primeiro lugar e que tenha um bom conceito entre os aliados. Não sei se será possível, mas é o que eu defendo”.

A entrevista pode ser ouvida na íntegra na página do deputado Fábio Faria na internet.

assessoria

SET se compromete a avaliar prazo para a implantação do Sped Fiscal e PAF-ECF

image O debate sobre a implantação dos programas Sped Fiscal e PAF-ECF da Secretaria Estadual de Tributação (SET), realizado na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (30), se encerrou de maneira bastante positiva segundo avaliação dos participantes que lotaram o auditório Robinson Faria.

Por iniciativa do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) e subscrita pelo deputado Gustavo Fernandes (PMDB), a audiência foi fundamental para o entendimento entre os representantes do governo e da classe empresarial em geral, que apresentou diversos argumentos solicitando a ampliação dos prazos para a implantação dos programas.

O titular da Secretaria Estadual de Tributação, José Airton da Silva, se comprometeu a estudar as propostas e a apresentar um documento, posteriormente, com as alternativas que podem ser adotadas de modo que os empresários, profissionais do segmento de Tecnologia da Informação (TI) e do ramo da contabilidade não sejam prejudicados.

Para Hermano Morais, que também é presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da AL, audiências como essa são de extrema importância para esclarecer dúvidas e chegar a acordos. “É nosso papel, como deputado, realizar audiências para debater assuntos de interesse da população. Nesse caso, não poderíamos deixar de atender aos apelos dos pequenos a grandes empresários, além dos profissionais de TI e contadores, que seriam extremamente prejudicados caso não chegássemos a um acordo como o estabelecido na manhã de hoje”, defendeu.

assessoria

Emenda 29 é o principal tema da reunião de líderes desta terça-feira; votação será em setembro

image Nesta terça-feira (30), um dos principais assuntos discutidos pelo colegiado de líderes foi a votação da Emenda 29, que vai determinar os percentuais mínimos a serem investidos em saúde pública por União, Estados e Municípios. O deputado federal Fábio Faria, líder do PMN, participou do encontro, no qual foi cogitada a criação de novas receitas para que a Emenda possa sair do papel. Os líderes decidiram votar o projeto no dia 28 de setembro.

Ontem, durante a reunião do Conselho Político, a presidente Dilma Rousseff pediu aos líderes da base aliada apoio para a contenção de gastos da União perante a crise financeira internacional. O adiamento da votação da Emenda 29 estaria incluso nesse pacote de medidas para garantir o não aumento dos gastos públicos.

“Debatemos para tentar encontrar uma alternativa que seja viável tanto para o governo quanto para a população, que é a maior interessada em investimentos na área da saúde, já tão prejudicada devido à diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios”, ressalta Fábio Faria.

Alguns parlamentares sugerem como nova fonte de recursos para a saúde a legalização de bingos; o aumento do seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre); e até mesmo a divisão dos royalties para os estados não produtores de petróleo.

Os líderes pretendem chamar os governadores, provavelmente na próxima semana, para discutir a questão. Apesar da cautela adotada pela chefe do Executivo Nacional, os parlamentares dizem que não há como não votar a regulamentação da Emenda 29. “É um pleito de muito tempo”, lembra Fábio Faria.

assessoria

Walter Alves debate mineração

Mineração será tema de audiência pública, nesta sexta-feira (02) de setembro, ás 9h30h, na Assembleia Legislativa. A proposição é do deputado estadual, Walter Alves (PMDB) e contará com a presença do diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso.

A iniciativa do deputado Walter ocorreu devido ao Rio Grande do Norte possuir minérios em abundância, ”são aproximadamente sessenta recursos minerais com possibilidade de exploração econômica, mas, apenas vinte cinco estão ativamente no mercado, por terem demanda garantida. O minério de ferro vem se destacando na exploração do Estado”, disse Walter.

A mineração foi durante décadas uma das atividades econômicas mais importantes para Rio Grande do Norte, mas no final da década de 80, começou a desaceleração devido à entrada dos asiáticos no mercado internacional, que não ofereciam oportunidade competitiva para os brasileiros e em especial para os norte-rio-grandenses. Em meados do ano 2000 a mineração começou prospectar novamente, inclusive com instalação de grandes empresas de capital estrangeiro no interior do RN. Cidades localizadas na região do Seridó, como Bodó, Currais Novos e Jucurutu concentram-se grande quantidade de minério, inclusive com total exploração de empresas com capital estrangeiro. As cidades de Cruzeta, Ipueira, Serra Negra e São João do Sabugi, também já apresentam estudo com viabilidade de exploração. No RN as cidades de Caiçara do Rio do Vento, na região do Potengi e Lajes, na região central também possuem minérios. Mesmo com a retomada dessa importante atividade econômica para o RN, o grande gargalo é o escoamento desse mineral. Esse assunto será uma das discursões da audiência pública proposta por Walter Alves.

assessoria

Governo reduz despesas com diárias em R$ 7,3 milhões

O esforço da atual administração estadual conseguiu reduzir em quase 60% as despesas com diárias nos primeiros sete meses da gestão, comparado com o mesmo período de 2010. Entre janeiro e julho de 2011, o atual Governo pagou em diárias o valor de R$ 5,1 milhões (R$ 5.128.714,13 – exatamente). Em 2010, a despesa em diárias efetivada pela administração anterior foi mais do que o dobro – R$ 12.467. 615,52. A diferença é de R$ 7.338.901,39.

Os números estão disponíveis no Portal da Transparência do Governo do Estado e podem ser acessados pelo endereço www.portaldatransparenciarn.gov.br.

Um exemplo da economia efetivada pela atual gestão é o caso da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC. Naquela pasta, a redução dos custos com diárias foi de R$ 870.307,50. Em 2010, a despesa com diárias nos sete primeiros meses foi de R$ 1,2 milhão (R$ 1.270.372,50 – exatamente). Em igual período de 2011, a despesa foi R$ 400.065,00.

Na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, a redução da despesa também foi significativa – R$ 586.87,50, o que representa mais de 80% do volume de recursos gastos no mesmo período do ano anterior. Em 2010 foram pagos em diárias nos sete primeiros meses R$ 688.632,50. A mesma despesa em 2011 foi de R$ 102.545,00.

Outra redução significativa no custo das diárias se verifica na Secretaria de Estado da Saúde Pública – SESAP. Os números divulgados pelo Portal da Transparência mostram que de janeiro a julho de 2010 foram gastos R$ 1,2 milhão (R$ 1.242.000,50 – exatamente). No mesmo período de 2011 foram pagos R$ 741.465,00. A economia foi de R$ 500.677,50.

A atual administração também conseguiu reduzir as despesas com diárias em outros órgãos. No caso da Polícia Civil foram pagos até o último mês de julho R$ 768.810,00. Nos sete primeiros meses do ano passado, a administração estadual pagou R$ 993.632,50 centavos. A redução foi no montante de R$ 214.822,50.

Em relação às diárias pagas ao pessoal da Polícia Militar, a redução foi de R$ 99.985,00. Em 2011 foram gastos R$ 151.415,00 contra R$ 251.400,00 gastos em 2010.

No Gabinete Civil, a despesa com diárias foi reduzida, de janeiro a julho, em R$ 102.597,08. No período considerado, a despesa com diárias do GAC em 2010 foi de R$ 174.093,75. Em 2011 a despesa foi de R$ 71.496,67.

assessoria

Expo Lajes 2011 reúne mais de 16 mil pessoas

image Aconteceu no último final de semana, no município de Lajes, a XVIII Exposição Agropecuária da região central do Rio Grande do Norte. O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, Betinho Rosado, fez a abertura oficial do evento na sexta-feira, dia 26.

“A governadora sabe da importância da atividade do campo para o estado. Por isso estamos comprometidos em investir em eventos como este que tem retorno garantido”, disse Betinho Rosado.

Em seu discurso, o prefeito de Lajes, Benes Leocádio, pediu a Betinho que transmitisse à governadora Rosalba Ciarlini seu agradecimento pelo apoio do Governo ao evento. “A governadora tem mostrado maturidade para governar. Pois mesmo eu não estando no palanque dela nas eleições do ano passado, ela está ajudando Lajes a realizar este importante evento que aquece a economia de toda região central”, discursou Benes.

Os 335 caprinos, 346 ovinos, stands de artesanato, produtos agrícolas em geral expostos a comercialização e um público superior a 16 mil pessoas, tornaram a Expo Lajes de 2011 maior que a de 2010.

A exposição teve ampla participação popular e de investidores, contando ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Motta, do deputado estadual Walter Alves, prefeitos, vereadores e lideranças de toda região.

O evento foi realizado pelo Governo do RN através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, Prefeitura de Lajes, ANCOC e a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi.

assessoria

Governadora irá a ANAC solicitar liberação do Aeroporto de Mossoró

A governadora Rosalba Ciarlini será recebida em audiência nesta quarta-feira, 31, pelo diretor de aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil(ANAC), Cláudio Passos Simões, que está respondendo interinamente pelo órgão, na ausência do presidente Marcelo Guarany. Acompanhada da bancada federal, Rosalba vai solicitar a liberação do Aeroporto Dix-Sept Rosado, de Mossoró, para pousos e decolagens. “Vou pedir a homologação temporária até que possamos encaminhar as soluções para os problemas que geraram a interdição”, adiantou a governadora.

Durante toda essa terça-feira, a secretária de Infraestutura, Kátia Pinto, que está em Brasília com a governadora, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem(DER), Demétrio Torres, mantiveram contatos com a ANAC sobre o fechamento do aeroporto. “Os problemas já são antigos e não são de fáceis soluções”, explica Demétrio, citando a existência de alguns edifícios no chamado cone de aproximação do aeroporto. Esses imóveis estariam acima da altura permitida e, ainda, a permanência da favela próxima à cerca de proteção do aeroporto, torres de telefonia celular e outros obstáculos. “A interdição foi por impedimentos de obstáculos”, explica Demétrio Torres, garantindo que mesmo assim, o governo está tentando alternativas técnicas para garantir o funcionamento do aeródromo.

Antes das medidas adotadas pela ANAC, há alguns dias, o governo do Estado já havia contratado engenheiros do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos, São Paulo, para fazer um projeto para o Aeroporto Dix-sept Rosado. “O ITA tem os melhores especialistas”, assegura Kátia Pinto, esclarecendo que o projeto inclui estudo aeronáutico para avaliar os riscos das operações aéreas; estudo de demanda potencial até 2030 e estudo detalhado para expansão e adequação das normas da ANAC e Departamento de Aviação Civil. A previsão é que até novembro o relatório esteja concluído.

A audiência da governadora com o presidente em exercício da ANAC contando com a presença de deputados e senadores está agendada para às 14h.

assessoria

Presidente da Federação da Agricultura tem a sua fazenda roubada

image Parece peça pregada pelo destino. Na noite de sexta-feira (26), enquanto participava da abertura da Expolajes 2011, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, pedia ao secretário de Agricultura do Estado, Betinho Rosado, que transmitisse à governadora Rosalba Ciarlini, o clamor de inúmeros produtores rurais. O pedido era de mais segurança para o campo. Na mesma noite do seu discurso, a fazenda do presidente da Faern era roubada.

O fato aconteceu na sua propriedade, localizada na Zona Rural da cidade de São Paulo do Potengi e mostra, por uma infeliz coincidência, a necessidade desse pedido e do seu pronto atendimento por parte dos órgãos governamentais. “Esse roubo em minha fazenda, de onde os bandidos levaram celas para montaria, pistolas para vacinação e algumas ferramentas, exibe mais uma vez a total insegurança no campo potiguar. Uma insegurança que somente aumenta e faz novas vitimas. Graças a Deus, nenhum dos meus funcionários ficou ferido. Mas poderia ter acontecido, e ai, alguém iria socorrer?”, ressaltou Vieira.

O presidente da Federação da Agricultura pediu ao Governo que observasse melhor essa questão e também explicou que muitos desses roubos são para sustentar o vício em drogas. “Acredito na governadora Rosalba e tenho ciência da sua boa vontade em trabalhar a segurança no interior do RN. Acredito no programa Sertão Seguro, que ela pretende implantar em todas as regiões. Mas isso tem que ser para ontem governadora. Não podemos mais viver com esse receio de dormir em nossas propriedades. E também peço aos órgãos da segurança que ajam com mais força na questão da droga. O vício é o que alimenta esses assaltos em fazendas. E é esse mesmo vício nos entorpecentes que está dizimando a nossa juventude nas pequenas cidades do RN”, alertou José Vieira.

Seminário sobre segurança rural

Em 2009 a Federação da Agricultura promoveu um seminário no auditório do Sebrae, em Natal e discutiu a insegurança no campo. Na época, o governo se prontificou em estudar algumas formas para agir nesse ponto, mas quase nada de efetivo foi posto em prática.

Assessoria

Fátima participa de eventos sobre educação e do 4º Congresso do PT

Debates sobre educação e o 4º Congresso Nacional do PT ocupam a agenda da professora e deputada federal Fátima Bezerra esta semana. Na tarde de hoje (30/8) ela participa, como presidenta da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados, a solenidade de abertura do 4º Fórum Nacional Extraordinário da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), em São João da Mata (BA). Estão presentes no evento mais de 1.200 secretários municipais de Educação, sendo 80 do Rio Grande do Norte.

Quem também participa do 4º Fórum da Undime é o ministro da Educação, Fernando Haddad, que vai participar da conferência de abertura do evento, às 17h. Em seguida, o ministro voltará para Brasília, acompanhado da deputada Fátima Bezerra.

Amanhã (31/8), a deputada Fátima Bezerra participa de audiência pública conjunta da CEC e da Comissão Especial do PNE – Plano Nacional de Educação sobre a “Valorização dos Profissionais da Educação”. O requerimento para a realização da audiência, que se estenderá por todo o dia no Plenário 10 da Câmara dos Deputados, foi apresentado pela deputada.

Atualmente, por lei, os professores da educação básica devem receber pelo menos R$ 1.187,97 mensais. Mas, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), boa parte dos estados e municípios não cumpre esse piso. O Plano Nacional de Educação, em discussão na Câmara dos Deputados, prevê a aproximação do salário do professor ao rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente. A deputada Fátima Bezerra e diversas entidades ligadas à educação defendem que o PNE preveja a equiparação salarial. “Por que o professor tem de ganhar menos que outros trabalhadores?", questiona a presidenta da CEC.

PT – Na quinta-feira (1º/9), a deputada federal Fátima Bezerra participa de reunião da bancada do PT com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e, em seguida, da reunião da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores.

Nos dias 2, 3 e 4 de setembro, a deputada participa do 4º Congresso Nacional do PT, realizado em Brasília. Está prevista a participação de mais de mil petistas e lideranças políticas. De acordo com o site do PTo, estão confirmadas as presenças do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Roussef na abertura do evento, às 19h da próxima sexta-feira, dia 2/9.

Assessoria

Escolas Estaduais participam das festividades da Semana da Pátria

As festividades em comemoração a Semana da Pátria 2011, começam dia 1º de setembro, às 10h, na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e Natal, recepção do fogo simbólico da Pátria, leitura da mensagem Cívica e a declaração de abertura da Semana da Pátria. A solenidade contará com a participação de grupo de alunos das Escolas Estaduais Atheneu Norteriograndense, Anísio Teixeira e Winston Churchill.

A programação da Semana da Pátria prossegue à noite, 19h, com apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Natal, no Shopping Via Direta.

No dia 02 de setembro, a partir das 9h, haverá a solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional, no Centro Administrativo. O evento terá a participação de alunos das escolas estaduais Zila Mamede e Aldo Fernandes de Melo. À noite, a partir das 19h, tem apresentação da Banda de Música da Marinha do Brasil no Norte Shopping.

No dia (04), ocorrerá o desfile o desfile de navios da Marinha. Os navios percorrerão desde a praia da Redinha até a praia de Ponta Negra. Na segunda-feira (05), a programa marca para às 10h, uma cerimônia cívica na Academia Norteriograndense de Letras.

O Desfile Cívico-Militar da Semana da Pátria acontecerá no dia 07de setembro na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), a partir das 9h, com a participação da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e de escolas municipais, particulares e estaduais. Estarão no Desfile de 7 de setembro as Escolas Estaduais Padre Miguelinho, Josefa Sampaio, Winston Churchill, Anísio Teixeira, Jean Mermoz, Varela Barca, Judite Bezerra, Berilo Wanderley, e Instituto Ary Parreiras.

Assessoria

Nota sobre fraude na coleta de assinaturas para o PSD

image Declaração do presidente do Democratas, senador José Agripino, com relação à reportagem do Jornal Nacional exibida na noite da última segunda-feira, 29, que revelou fraudes no processo de coleta de assinaturas para apoiadores do PSD.

“Notícia de fatos graves e recentes registrando a reincidência de práticas deploráveis e criminosas no registro de partido político que precisa ser incorporada aos autos do referido processo, submetido à apreciação do TSE”.

A matéria do JN mostrou que assinaturas fraudadas não foram detectadas pelos cartórios eleitorais e foram artificialmente encaminhadas ao TSE, em Brasília. A intenção do PSD é que o partido seja registrado sem a apresentação das certidões de noves Tribunais Regionais Eleitorais, conforme determina a resolução 23.282/2010.

Assessoria

DEM e PTB questionam pedido de registro do PSD

 

Fachada do TSE. Foto: Christophe Scianni./ASICS/TSE

O Democratas (DEM) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) apresentaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no fim da tarde de hoje, impugnações ao pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD), apontando irregularidades na coleta das assinaturas e ausência de documentos exigidos pela Resolução 23.282/2010 do TSE, entre outras denúncias.

Outras duas impugnações foram apresentadas pelo Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB) e por Lúcio Quadros Vieira Lima, que se qualificou como cidadão interessado.

A abertura de prazo para impugnações faz parte do processamento do pedido de registro de partido político. Segundo a resolução 23.282/2011 do TSE elas podem ser apresentadas após 3 dias da publicação do edital que informa a existência do pedido de criação de uma nova legenda. O edital do PSD foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico doa última quinta-feira (25).

A resolução prevê ainda prazo idêntico para o PSD responder os questionamentos e os pontos impugnados. Após o protocolo das impugnações e da defesa, o processo será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral.

Impugnação

Ao questionar o pedido de registro do PSD, o Democratas alega ser necessária a realização de diligências a fim de comprovar que as certidões de apoiamento obtidas  pelo PSD não “contabilizaram nomes de apoiadores em duplicidade, gerando, por assim dizer, uma artificialização no número de apoiamentos do partido político em formação”.

Alegando “a falta de zelo que vem sendo demonstrada pelo PSD durante o processo de apresentação de suas listas de apoiadores”, o DEM pede que o TSE suspenda o trâmite do pedido de registro do PSD “até que sejam apuradas eventuais denúncias de irregularidade na coleta de assinaturas de apoiadores do PSD”.

Alega ainda que a Corte deve esclarecer “os indícios de fabricação das atas” de constituição das comissões responsáveis por coletar as assinaturas. Para tanto, pede que sejam requisitadas, junto aos Tribunais Regionais Eleitorais, as cópias das atas de constituição dos respectivos diretórios municipais e estaduais, como meio de prova da fraude perpetrada por meio de fabricação das atas”.

Aponta a provável existência de “duplicidade na contabilização do número de apoiadores do partido em formação” e, desta forma, pede a realização de diligências para detectar a irregularidade.

Por fim, o DEM pede que o TSE não aceite e desconsidere “qualquer certidão de apoiamento, expedida pelos Tribunais Regionais Eleitorais, após a data de protocolo deste pedido de registro de órgão partidário em formação (PSD)”.

A relatora do pedido de registro do PSD é a ministra Nancy Andrighi.

TSE

Na pauta da CE, proposta de reajuste para professores igual ao dos senadores

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) iniciou reunião para analisar uma pauta com 15 itens, entre os quais projeto dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS) que estende ao Piso Salarial Profissional Nacional dos Professores o mesmo reajuste concedido anualmente aos senadores (PLS 225/10). Ainda na pauta proposta que tem por objetivo a promoção de uma alimentação saudável nas escolas públicas e privadas. O projeto de lei (PLS 225/10) visa incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras e restringir a oferta de lanches com alto teor de gordura, Outro projeto que poderá ser votado na reunião desta terça permite a concessão de bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) aos estudantes que cursarem o ensino médio em escolas mantidas por cooperativas educacionais (PLS 250/09).

 Da Redação / Agência Senado

Estudantes brasileiros podem se inscrever para bolsas nos Estados Unidos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está lançando a primeira chamada pública do programa Ciência sem Fronteiras, que prevê a oferta de bolsas de estudos, na modalidade graduação-sanduíche, nos Estados Unidos. Os primeiros estudantes atendidos embarcarão em janeiro de 2012.
Para se inscrever, os candidatos devem ser de nacionalidade brasileira e, entre outros requisitos, apresentar bom rendimento acadêmico, além de ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos. Por fim, comprovar nota mínima de 79 pontos no exame
Toefl-Ibet Test.
Os alunos participantes receberão auxílio financeiro pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares norte-americanas, nos casos em que couber, além de passagens aéreas para o percurso Brasil–EUA–Brasil.
A primeira chamada pública da Capes permitirá a instituições de ensino superior nacionais selecionar estudantes brasileiros de graduação, em áreas de interesse para o país, para cursos ou estágio em instituições norte-americanas. Para isso, o documento estabelece que as instituições brasileiras firmem acordo de adesão com a Capes, por meio do qual se habilitarão a selecionar e a indicar os alunos.
Caberá à Capes implementar as propostas das instituições, respeitadas as disponibilidades orçamentária e de absorção dos alunos pelas universidades norte-americanas. O contato com a Capes deve ser feito por
mensagemeletrônica.
O
Ciência sem Fronteiras, lançado em 26 de julho de 2011, é um programa do governo federal destinado a consolidar, expandir e a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.
O
aviso de chamada pública do Ciência sem Fronteiras foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29, seção 3, páginas 27 e 28.

Assessoria de Imprensa da Capes

Campus realiza cursos em parceria com municípios da região

Desta vez o público-alvo são professores e gestores escolares

     Celebrando a parceria com alguns municípios da região Seridó, o IFRN – Campus Currais Novos – iniciou trabalhos com mais duas turmas dentro do projeto FIC. Lançados em julho pela Reitoria, os cursos de Formação Inicial e Continuada podem ser realizados em todos os níveis através da capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização de profissionais de diversas áreas.

     A parceria com as prefeituras dos municípios de Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó resultou na formação de novas turmas de cursos FIC para melhoria da Educação Básica, nas áreas de informática. Com carga horária de 90h, o curso de Gestão da Educação é destinado aos gestores escolares. Para os professores, o curso Informática na Educação tem carga horária de 180h.

     Os cursos, idealizados pelo professor Ailton Torres e coordenados pelo professor Edson Neto, tiveram início na última quarta-feira, 23, com participação da direção do campus, professores dos cursos e dos professores e gestores que serão capacitados.

     De acordo com o professor Ailton, em sua apresentação, estes são cursos de “aperfeiçoamento no uso de Tecnologias da Informação na educação, pelos professores e gestores dos municípios atendidos, que fornecerão bases para implementação de melhorias em ambientes que façam uso inadequado ou deficiente” das ferramentas tecnológicas. Também na forma de troca de experiências proporcionando “aos professores e gestores estudantes, a possibilidade de compartilhar experiências exitosas no uso de TI como apoio à educação”.

     As aulas acontecem nos laboratórios de informática do campus, nos turnos vespertino e noturno, quatro dias por semana até os meses de novembro, para os gestores, e dezembro para os professores.

     Veja fotos da cerimônia aqui.

fonte: IFRN

PUBLICIDADE

GALO ELÉTRICO 2011

GALO ELÉTRICO 2011
Galo Elétrico 2011. Dias 08 & 09 de Outubro de 2011 em Carnaúba dos Dantas. Venha participar do maior Carnaval fora de Época da região

MOSSORÓ - DEPARTAMENTO DE APOIO À INCLUSÃO/DAIN DA UERN PROMOVERÁ O I SEMINÁRIO POTIGUAR SOBRE INCLUSÃO E DIVERSIDADE

O DEPARTAMENTO DE APOIO À INCLUSÃO/DAIN DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/UERN PROMOVERÁ DIAS 07,08 E 09 DE DEZEMBRO DE 2011, O I SEMINÁRIO POTIGUAR SOBRE INCLUSÃO E DIVERSIDADE - MOSSORÓ/RN
O I Seminário Potiguar sobre Inclusão e Diversidade é uma iniciativa do Departamento de Apoio a Inclusão (DAIN), órgão suplementar da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação- PROEG da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento tem por objetivo propiciar a produção e difusão de conhecimentos e práticas inerentes aos direitos, a diversidade e a inclusão, entre pesquisadores, docentes, discentes, profissionais e instituições interessadas na temática. A UERN por meio do DAIN vem assumindo a promoção da educação inclusiva. Nesse sentido, é considerável o avanço observado nos últimos anos por meio do aumento do acesso de alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais, aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV), nos diversos cursos oferecidos pela UERN. A esse respeito, temos hoje cadastrados no DAIN 72 (setenta e dois) acadêmicos com necessidades educacionais distintas, distribuídos entre o Campus Central (Mossoró/RN), os 05 Campi (Caicó, Assu, Patu, Pau dos Ferros e Natal) e os 11 Núcleos.
Com o tema "Direitos, Diversidade e Inclusão na Sociedade Contemporânea", esse Seminário privilegia o debate, a reflexão e a troca de experiências entre os participantes, buscando contribuir com a ruptura dos paradigmas até então vigentes, pautados na exclusão, na segregação e na violação dos direitos das pessoas com deficiência.
Sintonizado com a política de educação inclusiva, o DAIN promoverá o I Seminário Potiguar Sobre Inclusão e Diversidade, com uma programação que inclui: conferências, mesas redonda, comunicação oral e exposição de painéis.
Desse modo, a Comissão Organizadora do I Seminário Potiguar Sobre Inclusão e Diversidade, convida docentes, discentes, profissionais, pesquisadores e demais interessados a participarem do evento na perspectiva de juntos apontarmos alternativas para a consolidação de uma educação inclusiva. Para maiores informações acesse: 
http://seminariopotiguarinclusaoediversidade.blogspot.com/
Estamos no twitter: http://twitter.com/#!/daininclusao

Coordenação de Comunicação do I Seminário Potiguar Sobre Inclusão e Diversidade 

Postado por Fátima Lopes (Psicopedagoga do  DAIN -  Departamento de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Deputado Ezequiel frisa ações de seu mandato e fala de política e sucessão na Rádio Currais Novos AM

image O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza concedeu entrevista ao Programa “Bom Dia Seridó” da Rádio Currais Novos AM. Segue os principais trechos da entrevista, concedida na manhã desta terça-feira (30) ao jornalista Gerson Luís.

Homenagem a Padre Cortez

Ao iniciar, ele lembrou a homenagem através de uma sessão solene, para relembrar o Padre Cortez, que também foi deputado estadual. “Acertamos para o próximo mês, uma reuinião com o bispo de Caicó, o pároco e o prefeito de Florânia, com o presidente da Assembleia. A ideia é fazer a sessão em Florânia, durante a Festa de Nossa Senhora das Graças, que acontece em novembro”.

Hospital Regional Dr. Mariano Coelho

No decorrer da entrevista, o deputado lembrou sua luta e defesa em prol do Hospital Regional Dr. Marian o Coelho, que passa por dificuldades. “O que o hospital precisa é de um socorro financeiro. Temos a frente um jovem competente, Dênis Zambum, outro amigo, Bernardo Cabral. Mas, o hospital precisa de um teto livre, pois o problema é o que vinha dizendo desde a época que Milena Galvão era diretora. O problema não é gerenciamento e sim recursos financeiros. Existem boatos que estão segurando esses recursos para que posam mudar a direção do hospital. Não quero acreditar nessa hipótese. Acho que o Governo do Estado atenda nossos requerimentos e faça o convênio, que tanto cobramos na Assembleia”.

Pesquisa Agora Sei e avaliação da gestão Geraldo Gomes

Ezequiel também falou sobre política. Indagado sobre os números divulgados negativamente em relação à administração do prefeito Geraldo Gomes (DEM), o deputado disse que o prefeito precisava buscar recursos lá fora. “O mundo mudou e a evolução da comunicação fez avançar ainda mais. Tive vários prefeitos como aliados e eles se dividem em Natal e a capital federal. Acho que a administração de Currais Novos precisa seguir modelos de outras gestões que fazem sucesso. O prefeito precisa sair do gabinete e ir buscar recursos em Brasília. Todos nós temos o momento de se aposentar. Ou o político cuida de se aposentar na hora certa, ou o povo cuida em aposentá-lo”, afirmou.

Compromisso de Geraldo Gomes assumido em 2008

Ainda na Rádio Currais Novos AM, Ezequiel lembrou o compromisso assumido por Geraldo Gomes em 2008, quando fechou no apartamento do senador José Agripino Maia (DEM) compromissos com a candidatura da vice-prefeita Milena Galvão (PP) em 2012. “Esse foi um assunto debatido e um compromisso assumido. E havendo a concordância de todos partimos para um luta. Passado esse tempo todo, veio à campanha para deputado estadual, onde eu acredito que fiz mais na campanha de Geraldo do que ele n a minha. Só há uma possibilidade de marcharmos juntos a Geraldo. Se ele cumprir os compromissos assumidos em 2008 e apoiar a candidatura de Milena. Se não, cada um vai seguir o seu caminho”, admitiu.

Fim do radicalismo com o grupo de Zé Lins

Sobre o fim do radicalismo com o grupo do ex-prefeito Zé Lins (PR), Ezequiel lembrou que a política de hoje não cabe mais o radicalismo. “O povo não quer saber de brigas e radicalismo. Tive alguns encontros casuais com o ex-prefeito Zé Lins, o vereador Eugênio Lins e a ex-governadora Wilma de Faria, na festa de Santana. O povo quer saber de ações e benefícios em prol da cidade e dos avanços em áreas importantes. Hoje nossos grupos se respeitam e é assim que a política deve ser”.

Assessoria

Em palestra na Câmara de Caicó, Fátima Bezerra diz que PT defenderá financiamento público de campanha e a lista pré-ordenada

image Dentro das ações promovidas pelo PT para apresentar a reforma política ao país, a deputada federal Fátima Bezerra (RN) esteve na Câmara Municipal de Caicó, ontem (29), participando de uma sessão do Centro de Estudos e Debates com o tema “Reforma Política no Congresso Nacional”. O convite partiu do presidente da Casa, Leleu Fontes.

Prestigiaram o evento os prefeitos Francisco Medeiros (Parelhas), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas) e Cessa Macedo (Ipueira), além do vice-prefeito de Caicó, Gilberto Costa (PT). Com o objetivo de conhecer o futuro da legislação eleitoral, também foram convidados representantes da OAB, universidade, sociedade civil organizada, vereadores, lideranças políticas e pré-candidatos no pleito de 2012.

“A expectativa nossa é que o relatório seja votado no âmbito da comissão especial que trata da reforma política no mês de setembro, para seguir para a Comissão de Constituição e Justiça e ao plenário da Câmara”, disse Fátima. O relator da matéria é o deputado federal (PT-RS). Em decorrência dos prazos necessários para a aprovação da nova legislação, as mudanças não entrar em vigor para as eleições municipais de 2012.

A proposta que o PT está apresentado se baseia em dois eixos: o financiamento público exclusivo de campanha e de outro lado o sistema eleitoral que adotaria o voto proporcional em lista pré-ordenada, aberta e flexível.

“Nós estamos dialogando com o conjunto dos partidos, não só da base de sustentação ao governo, mas de oposição. O PT tem claro que é preciso promover mudanças nas atuais regras eleitorais que regem a disputa eleitoral no Brasil. E nós entendemos que a questão do financiamento público é determinante, para que a gente possa ter uma disputa galgada em condições menos desiguais”, continuou a petista.

“É um assunto complexo. E, se necessário, precisamos discuti-la à exaustão por uma razão muito simples. Se desejamos uma reforma política séria, pontuada em vários aspectos, precisamos ouvir a sociedade como um todo”, disse o presidente do Legislativo, Leleu Fontes.

Assessoria

Garibaldi Filho inaugura duas agências da Previdência no Piauí

image O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, entregou nesta segunda-feira (29) mais duas novas agências da Previdência. Dessa vez, o estado beneficiado foi o Piauí, que recebeu suas duas primeiras unidades de um total de 11 que estão previstas pelo Plano de Expansão de Atendimento (PEX). As APS foram inauguradas nos municípios de União e Pedro II.
Nas inaugurações, o ministro foi acompanhado pelo governador Wilson Nunes Martins (PSB). Garibaldi Filho destacou o esforço que vem sendo feito para melhorar o atendimento á população. "Nós vamos inaugurar além dessas duas, mais nove agências dentro de um projeto global que vai permitir que a Previdência inaugure ao todo 720 agências", disse - referindo-se ao PEX.
E acrescentou: "Temos quase prontas cerca de 42 agências e o que importa dizer é que o atendimento efetivamente melhorou ao longo dos últimos anos. E que está sendo feito um esforço no sentido de corrigir determinadas distorções, erros que existem na Previdência para que possamos ter um futuro melhor".
Durante a inauguração da APS em Pedro II, o ministro anunciou a criação de mais uma gerência-executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado do Piauí.
Juntas, as duas unidades irão beneficiar uma população de 136 mil pessoas. Em Pedro II, a APS vai atender também a população dos municípios de Domingos Mourão, Lagoa do São Francisco, Milton Brandão, Juazeiro do Piauí e Castelo do Piauí. Já em União, a nova estrutura estará disponível para os moradores de Miguel Alves, Lagoa Alegre, José de Freitas e David Caldas. A Previdência Social investiu R$ 1,6 milhão na construção das duas agências, que vão prestar todos os serviços previdenciários.

assessoria

Garibaldi Filho ao vivo na Rede Vida, nesta terça-feira (30)

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, será o entrevistado do programa Tribuna Independente desta terça-feira (30). O programa é exibido na Rede Vida e no Rio Grande do Norte - além de ser captado pelas antenas parabólicas - pode ser assistido em Natal pelo canal 38; em Mossoró, pelo canal 09; e em Caicó, canal 15. Além disso, a Rede Vida também pode ser vista nos canais 27 (canal aberto VHF-UHF); 26 (NET Brasil); e 20 (SKY). Estima-se que a programação da emissora atinja 55 milhões de telespectadores.
O Tribuna Independente é um programa ao vivo, exibido em rede nacional e interativo. Os telespectadores podem enviar perguntas por telefone, fax, mail ou twitter. A entrevista de Garibaldi Filho contará com a participação da jornalista Denise Rothenburg (Correio Braziliense) e ainda de um jornalista convidado. O Tribuna Independente é apresentado por Leandro Mazzini.
O programa tem quatro blocos e vai ao ar a partir das 22h15.

assessoria

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O projeto de lei que obriga a divulgação de quanto os carros poluem será votado na terça-feira (30), pela Comissão de Meio Ambiente do Senado

image O projeto de lei que obriga a divulgação de quanto os carros poluem será votado na terça-feira (30), pela Comissão de Meio Ambiente do Senado. O prazo é curto, mas podemos fazer essa proposta se tornar lei com a sua mobilização.

Para ajudar, envie um e-mail de apoio ao PLS 38/2011 para o endereço da Comissão,cma0800@senado.gov.br. Dessa forma, você comunica seu apoio diretamente aos senadores que votarão o projeto.
Acreditamos na força da sociedade e das organizações que lutam pelo meio ambiente. Só com o seu envolvimento poderemos ter este projeto aprovado. O nosso objetivo é incentivar o consumo consciente e ver montadoras investirem mais em tecnologias limpas para que os veículos poluam menos.

assessoria do  senador Clésio Andrade

“Operação Fronteira” leva segurança às divisas de quatro Estados

image A “Operação Fronteira”, deflagrada à meia-noite de ontem e concluída às 5 horas desta segunda-feira (29), planejada pelas polícias do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará, levou mais segurança às divisas desses Estados e mostrou, mais uma vez, a união das autoridades da Segurança Pública no combate à criminalidade.

O subsecretário da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Airton Ferraz, participou do trabalho, que resultou, na área do Rio Grande do Norte, na abordagem a 80 automóveis/utilitários, 27 motocicletas, 208 pessoas e na apreensão de um revólver calibre 38 e de um veículo tipo Vectra.

A arma foi apreendida entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, sendo um homem autuado em flagrante delito. O Vectra, que tinha queixa de roubo, foi localizado na barreira policial montada entre São Mamede (PB) e São João do Sabugi (RN), no distrito de Ipueira. O relatório da Operação será entregue a Airton Ferraz nesta terça-feira (30).

A integração entre as polícias é uma importante ferramenta para o combate, principalmente, às quadrilhas interestaduais que agem praticando assaltos, arrombamentos de caixas eletrônicos, roubos de veículos e tráfico de drogas.

As barreiras foram montadas nos seguintes pontos: Baraúna (RN) / Russas (CE) – RN 015: Tibau (RN) / Icapui (CE) – RN 013: Distrito de Palma (Caicó) / Várzea (PB) – RN 118; São Miguel (RN) / Pereiro (CE) – RN 177; Distrito de Ipueira (RN) / São Mamede (PB) – RN 118; Alexandria (RN) / Bom Sucesso (PB) RN 079

Policiais civis e militares dos quatro Estados participaram da “Operação Fronteira”, que terá novas edições, como forma de manter freqüente a presença policial nas divisas. Para o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN, Aldair da Rocha, esse tipo de diligência é importante para mostrar à sociedade que ela tem policiais determinados, organizados, que atuam a partir de planejamentos que nascem da necessidade de agir em regiões onde o índice de criminalidade é maior. “Os serviços de inteligência das polícias, os dados da nossa Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal e reuniões que temos mantido com policiais dos Estados vizinhos é que embasam essas Operações”, explica o secretário.

Da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, participaram homens dos 2º, 6º e 7º Batalhões, comandados pelo coronel Francisco Reinaldo de Lima, do Comando de Policiamento do Interior. Os policiais civis envolvidos na Operação estavam sob a supervisão do Diretor de Polícia do Interior, delegado José Carlos de Oliveira.

assessoria

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores