domingo, 31 de julho de 2011

PMDB PASSA A TER 40 PREFEITOS NO RIO GRANDE DO NORTE

image O PMDB no Rio Grande do Norte passou a ter a partir de hoje (30) 40 prefeitos. O mais novo filiado é Edmilson Fernandes, que administra a prefeitura de Antônio Martins. Sua filiação foi promovida durante o encontro regional do partido em Caraúbas.
O prefeito de Antônio Martins entra para o PMDB depois de ter sido expulso do PT (em dezembro passado) porque decidiu, na eleição de 2010, apoiar as candidaturas do senador Garibaldi Filho e de Rosalba Ciarlini.
Quem também aproveitou o encontro do partido para se filiar foi o empresário Ademos Ferreira Júnior, mais conhecido como Ferreirinha. A partir de agora ele também passa a ser o presidente do diretório municipal da legenda em Caraúbas.
As fichas do prefeito de Antônio Martins e de Ferreirinha foram abonadas pelo ministro Garibaldi Filho e pelo presidente estadual do partido, deputado federal Henrique Eduardo Alves. Os dois políticos foram recebidos com festa pelos correligionários que lotavam o clube da AABB da cidade.
Em seu discurso, Garibaldi Filho enalteceu a força do PMDB e observou que a representatividade daquele encontro é marca dessa força. "Um partido é forte quando tem uma militância forte. Um partido é forte quando tem esse tipo de gente que veio hoje aqui", disse.
image Ao todo, 13 prefeitos prestigiaram o encontro do partido. Também participaram da reunião o deputado estadual Gustavo Fernandes; o diretor do DNOCS, Elias Fernandes; e o empresário Ademos Ferreira; além de diversas lideranças e vereadores da região.
Amanhã (31) o partido realiza mais um encontro do tipo, dessa vez em Assu, a partir das 10h.
  Assessoria

A ASSOEECA INICIAM AS PRÉ-MATRÍCULAS PARA O AULÂO SOLIDÀRIO

Foi realizado neste sábado (30/07) à tarde, as pré-inscrições do AULÃO SOLIDÀRIO que será promovido pela ASSOEECA (Associação dos Estudantes e Ex-Alunos Carnaubenses). O AULÂO SOLIDÀRIO vem com o objetivo de ajudar aos estudantes que almejão fazer uma faculdade.

Tiveram representando a associação os membros  Vitoriano Medeiros, Carlos Eduardo, Juliana Souza, Jairo Dantas, Claudio Dantas e Fabiano Pacômio. O mesmo relata a importância para a cidade de Carnaúba dos Dantas desenvolver esses trabalhos.

Com essa iniciativa a ASSOEECA conta com total apoio da Escola Estadual João Henrique Dantas que vêm disponibilizando o espaço para a associação se reunir, fazer seus planejamentos.

Previsão para o AULÂO é em meados de outubro, antes das provas do ENEM.

Fonte: ASSOEECA

sábado, 30 de julho de 2011

Walter Alves participa do Encontro Regional do PMDB na região oeste

imageO deputado estadual, Walter Alves participou neste sábado (30) do Encontro Regional do PMDB realizado no município de Caraúbas e que contou com a presença de pemedebistas de cerca de 25 cidades do oeste potiguar. No Encontro, foram discutidos assuntos referentes ao partido e seus núcleos como o PMDB Mulher e a JPMDB. Ao lado do Ministro Garibaldi Filho e do deputado federal Henrique Eduardo, o deputado Walter Alves, em discurso, citou a importância do evento afirmando que "'e dessa forma que se fortalece um partido, ouvindo as suas bases." O deputado ressaltou o bom momento por qual vive o partido no RN e no Brasil e ainda, as ações realizadas por pemedebistas que podem ser vistas não só no Oeste Potiguar, mas também em todo o estado.

Amanhã pela manhã será a vez dos municípios da região do Vale do Assú realizar o encontro do partido, o parlamentar, Walter Alves já confirmou presença. Assessoria

PDT elege nova Juventude Socialista e Carlos Eduardo diz que partido “vai às ruas para vencer a eleição”

image O PDT instalou na manhã deste sábado (30) a nova diretoria da Juventude Socialista em Natal. O presidente estadual da legenda, Carlos Eduardo, prestigiou o encontro, junto com outras lideranças pedetistas e de movimentos representativos dos jovens. A Juventude Socialista do PDT será presidida pelo universitário Daniel Bandeira.

Carlos Eduardo destacou a importância da mobilização dos jovens e de outros movimentos sociais no sentido de reivindicar a adoção de políticas públicas que beneficiem a coletividade. “A cidade, o Estado e o país precisam da participação consciente de sua população. Só vamos efetivamente melhorar nossas vidas com essa participação”, ressaltou o líder do PDT estadual.

Nos pronunciamentos da convenção municipal da Juventude Socialista do PDT, a eleição para a Prefeitura de Natal foi tema constante. Todos os oradores pontuaram as boas perspectivas do partido para o processo eleitoral, uma vez que Carlos Eduardo lidera todas as pesquisas de intenção de voto realizadas até agora. Esse apoio foi manifestado não apenas por integrantes da Juventude Socialista, mas por representantes de movimentos jovens de outras legendas, como PRB, PCdoB e até PMDB.

O secretário municipal do PMDB Jovem, Tiago Ribeiro, teve direito a discurso no evento do PDT e antecipou que, caso seu partido não tenha candidato próprio para prefeito de Natal no ano que vem, defenderá internamente a aliança com Carlos Eduardo. “Se o PMDB não tiver candidato (à Prefeitura), o apoio a Carlos Eduardo é o caminho natural, dentro da união que já temos na base do governo da presidenta Dilma Rousseff”, explicou o peemedebista.

Apesar das manifestações declaradas de apoio, Carlos Eduardo, ex-prefeito da cidade, preferiu não ser tão direto ao tratar da possível candidatura. Ele tratou a questão eleitoral apenas do ponto de vista partidário. “Este ano, temos que tornar o PDT forte. Aí, sim, ano que vem, o PDT vai para as ruas para vencer a eleição”, observou.

Assessoria

Presidente do TSE afirma que resoluções das eleições de 2012 serão aprovadas até dezembro


visita ao TRE-MT Presidente Enrique Ricardo Lewandowsk-coletiva com a imprensa

Em conversa com jornalistas na tarde desta sexta-feira (29), em Cuiabá, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que as resoluções que vão orientar as eleições municipais de 2012 deverão ser aprovadas pela Corte até o próximo mês de dezembro.
De acordo com ele, essa previsão permite que outros procedimentos também sejam antecipados como licitações e treinamento de pessoas que estarão envolvidas no processo eleitoral. “A máquina da Justiça Eleitoral está muito bem preparada, e as eleições de 2012 transcorrerão com pleno sucesso”, afirmou.
Lewandowski concedeu entrevista à imprensa de Cuiabá, antes de participar de reunião no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sobre o projeto de recadastramento do eleitorado da baixada cuiabana para identificação biométrica. O projeto prevê a convocação dos eleitores dessa reunião, a partir do início no mês de setembro, para recadastramento com coleta das impressões digitais.
Ao ser questionado sobre o recadastramento na região, ele afirmou que a expectativa é coletar as digitais de 380 mil eleitores, para identificação biométrica na hora de votar. “É uma tecnologia pioneira no mundo, que identifica o eleitor pelas digitais. Isso elimina fraudes e garante a segurança total na identificação”, ressaltou.
Para o ministro Lewandowski, a biometria ainda traz outra vantagem, tanto do ponto de vista da Justiça Eleitoral quanto do ponto de vista da segurança pública, considerando o convênio com o Ministério da Justiça que coloca o cadastro eleitoral à disposição para a emissão do Registro de Identidade Civil (RIC).
TSE

Secretaria de Educação deve administrar Ginásios de Esportes

Foto: O Ministério Público recomendou a Secretaria da Educação e de Cultura do Estado que volte a administrar o Ginásio Poliesportivo João Cláudio de Vasconcelos Machado, também conhecido como Ginásio de Esportes do Soledade II, e o Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Atheneu Norte Riograndense.
Há mais de cinco anos, o Ginásio de Esportes do Soledade II é administrado por uma pessoa física, que fixou parâmetros para o uso do espaço, como horário de funcionamento e pagamento de encargos financeiros. No caso do espaço localizado no Colégio Atheneu, a administração indevida e sem a intervenção da SEEC acontece há cerca de dez anos.
Segundo a Promotora de Justiça Carla Campos Amico, que assina a recomendação, a SEEC deve regulamentar o uso, a manutenção e a conservação dos espaços, priorizando o uso de alunos de escolas estaduais que necessitam do espaço físico para a realização de prática esportiva e sócio-cultural.
Num prazo de 60 dias, a SEEC deve encaminhar à 78ª Promotoria de Justiça relatório com as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação. Caso o órgão não atenda poderá responder a ações judiciais

por Assessoria de Imprensa do MPRN

CAS deve votar projeto que dá seguro-desemprego a domésticos

Na quarta-feira (3) a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve se reunir para votar dez projetos em tramitação no Senado. Entre eles estão propostas sobre habitação, turismo rural e relações de emprego, como a que prevê a concessão de seguro-desemprego aos empregados domésticos.

Pelo projeto (PLS 115/2011), o benefício seria pago em parcela única no valor de um salário mínimo, mesmo que o empregado demitido não esteja inscrito no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para possibilitar a concessão do seguro-desemprego, o autor da proposta, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), sugere o aumento da alíquota de contribuição previdenciária (INSS) de 12% para 13% sobre o salário-contribuição.

Também está na pauta da CAS o substitutivo ao projeto que estabelece atualização anual da contribuição sindical de agentes, trabalhadores autônomos e profissionais liberais, de autoria do ex-senador Gerson Camata. O relator, Casildo Maldaner (PMDB-SC), propõe que o valor da contribuição seja estabelecido pelas assembleias gerais dos sindicatos, obedecendo-se ao limite de R$ 150 e determinando sua atualização a partir disso. A matéria tem decisão terminativa na CAS e será submetida a turno suplementar e votação nominal.

Da Redação / Agência Senado

Unila abre inscrições para curso de energias renováveis

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) abriu inscrições até 14 de agosto para a especialização em energias renováveis com ênfase em biogás e saneamento ambiental. O curso ocorrerá na modalidade a distância, porém serão realizados alguns encontros presenciais nos meses de fevereiro e maio de 2012. No momento das inscrições, que são realizadas exclusivamente pela internet, os candidatos devem encaminhar cópias de documentos pessoais, diploma e currículo. Serão selecionados 50 participantes, sendo 25 vagas destinadas a brasileiros e 25 para aqueles de outras nacionalidades. O curso terá carga horária de 360 horas, subdivididas em módulos. As atividades iniciam em setembro e o curso termina em dezembro de 2012, com a entrega da monografia. Mais informações pela página da Unila na internet. MEC

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Conclusão de curso da Acadepol terá aula prática no Centro de Natal

A Academia de Polícia Civil promoverá neste sábado (30) a aula prática de conclusão do curso “Local de crime: isolamento e prevenção”, que começou dia 25 passado e teve 60 horas de duração. Serão formados 58 alunos, dos seguintes órgãos: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Semob, Guarda Municipal e Samu.

O curso foi promovido por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp) e tem como instrutor o perito Alberi Spindula, do Distrito Federal.

De acordo com o diretor da Acadepol, delegado de Polícia Civil Ricardo Sérgio Costa de Oliveira, este foi o primeiro de uma série de cursos que a entidade oferecerá, com o objetivo permanente de qualificar os servidores públicos que desempenham ações ligadas à Segurança Pública. Na terça-feira (2), na cidade de Mossoró, a Academia começará o curso de “Busca e Apreensão”.

A aula prática começará às 10 horas, na Praça Presidente Kennedy, em frente ao prédio do antigo Ducal, no Centro de Natal.

Assessoria

Rosalba Ciarlini pede apoio para reestruturar Defesa Civil do RN

image A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na manhã desta sexta-feira (29) com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. A reunião foi pautada pelo pedido de apoio para reestruturação da Defesa Civil no Estado, que desde o início do ano passou a ser comandada pelo Corpo de Bombeiros. Um projeto será elaborado para que o Rio Grande do Norte possa ter melhores condições de responder de forma rápida a eventuais tragédias naturais. Também participaram do encontro o Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas, e o coordenador da Defesa Civil no Estado, Ten. Cel. Josenildo Acioli.

Humberto Viana veio conhecer de perto os projetos desenvolvidos pela Defesa Civil nos últimos seis meses e visitar as áreas de risco localizadas no Vale do Açu. “Estamos acompanhando a reestruturação da Defesa Civil aqui no Rio Grande do Norte, até porque a Defesa Civil Nacional também está passando por uma reorganização e viemos nos colocar à disposição para prestar uma melhor assistência à população”, disse o secretário. Ele parabenizou a governadora pela iniciativa de colocar o Corpo de Bombeiros no comando da Defesa Civil.

Durante a reunião, Rosalba Ciarlini falou da necessidade de dotar a região litorânea e o interior do RN de uma melhor estrutura. “Nós vamos apresentar um projeto para que a nossa Defesa Civil possa ter mais equipamentos, para patrulhar, fiscalizar e prevenir acidentes. As obras da Copa já vão assegurar recursos nesse sentido, mas queremos montar um plano para todo o Estado”, explicou a governadora. Uma das ações citadas por Rosalba dentro do processo de mudança no perfil da Defesa Civil foi a integração da base de comunicação entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Mossoró, que será levado para outras regiões do RN.

Rosalba Ciarlini também defendeu a convocação de voluntários para auxiliar em momentos de crise e propôs que o RN seja o pioneiro nessa iniciativa. “É nosso desejo formar uma rede voluntária, integrando os escoteiros, a sociedade civil e toda a população para auxiliar quando for necessário”, disse.

Áreas de Risco

Ainda na manhã desta sexta-feira, o Secretário Nacional de Defesa Civil iria sobrevoar a região do Vale do Açu para conhecer as áreas que foram atingidas pelas chuvas no primeiro semestre. Ele garantiu apoio na realização de um simulado operacional na região, que está em fase de planejamento. O objetivo é fazer uma espécie de treinamento das ações que podem ser desenvolvidas em uma situação de risco.

De janeiro a maio de 2011, a Defesa Civil Estadual realizou o mapeamento das áreas de risco em 17 municípios do RN. Entre as ações preventivas, o órgão incentiva a criação de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec). Atualmente, apenas 32 municípios são dotados desses organismos, o que representa 19% de todo o estado.

A partir do mês de agosto, a Defesa Civil estará visitando os municípios que se encontram em áreas vulneráveis a abalos sísmicos. Entre as cidades que serão visitadas estão: João Câmara, Tabuleiro Grande, Taipu, Pedra Grande, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Elói de Soua, Serra Caiada, Santana do Matos e Florânia.

Assessoria

Fátima Bezerra destinará emenda ao Teatro Sandoval Wanderley

image A presidenta da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (PT), assegurou hoje (29) a Fábio Lima, representante do Ministério da Cultura (MinC) no Nordeste, Roberto Lima, presidente da Fundação Capitania das Artes, e artistas, que destinará emenda para a revitalização do Teatro Sandoval Wanderley. Essa foi a segunda fez que a deputada federal se reuniu com gestores da Cultura e representantes da classe artística para tratar da reabertura do espaço.

Ela já havia se comprometido dia 1º de julho em estabelecer ponte entre o MinC e a prefeitura de Natal para viabilizar as reformas do teatro, fechado há mais de dois anos.

O TSW, que fica na av. Presidente Bandeira, no Alecrim, precisa de reformas que garantam acessibilidade ao salão, reparos na estrutura física e novos equipamentos de iluminação e sonorização.  O orçamento estimado do projeto – em elaboração pela Funcarte -  é de R$ 800 mil.

Na reunião de hoje ficou acertado que o projeto será entregue por Fátima Bezerra, dirigentes e artistas à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, durante a visita dela a Natal, dias 25 e 26 de agosto.

Apoio ao TRE

Em reunião hoje com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Vivaldo Pinheiro, Fátima Bezerra também se comprometeu em buscar recursos federais para viabilizar projetos do órgão.

A conversa faz parte do esforço do Tribunal de incrementar o orçamento deste ano, cortado quase à metade pelo Tribunal Superior Eleitoral. Vivaldo Pinheiro apresentou alguns dos projetos pretendidos à deputada federal.

Na próxima semana, Pinheiro, o corregedor do TRE, Saraiva Sobrinho, e a diretora geral do órgão, Lígia Limeira, vão a Brasília para tentar sensibilizar demais membros da bancada federal potiguar para a questão. Assessoria

Rosalba Ciarlini no Lançamento do livro de Agnelo Alves

image A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou, na noite desta quinta-feira (28), o lançamento do livro do jornalista e deputado estadual Agnelo Alves.

Com o título “Carta ao Humano”, o mais novo livro de Agnelo é uma coletânea de crônicas escritas pelo jornalista entre os anos de 1974 e 1982 no jornal Tribuna do Norte.

Assessoria

Garibaldi Filho e Henrique Eduardo juntos na Feirinha de Santana

image O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, prestigiou hoje (28) a tradicional feirinha de Santana, em Caicó. Junto com o ministro, o deputado federal Henrique Eduardo Alves e lideranças da cidade, como o ex-prefeito Roberto Germano; o ex-deputado Alvaro Dias e o vereador Lobão. Pouco depois de chegar a Caicó, garibaldi Filho encontrou com a governadora Rosalba Ciarlini e seu vice, Robinson Faria, que também prestigiam o evento. O senador José Agripino também esteve na feirinha.  

Assessoria

TJ/RN reduz jornada de policiais e bombeiros

Após aguardar mais de um mês pelo resultado do julgamento do processo no Tribunal de Justiça (TJ/RN), a Associação dos Praças da Polícia Militar (Aspra) foi vencedora no processo que pedia o estabelecimento de uma carga horária máxima de 40 horas semanais para os policiais e bombeiros militares. O caso começou a ser julgado no dia 15 de junho e terminou na última segunda-feira após dois pedidos de vista e uma suspensão. O procurador geral do Estado, Miguel Josino, já informou que após a leitura do acórdão, que deve acontecer hoje ou amanhã, o Governo irá recorrer da decisão junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O comandante geral da Polícia Militar do RN, Coronel Francisco Araújo, afirmou que ainda não tinha conhecimento da decisão judicial e, por esta razão, não iria se pronunciar. No entanto, ele informou que todo policial que trabalha em serviço extra recebe uma diária operacional e que, atualmente, os policias estão trabalhando em turnos e não em jornadas. "As jornadas são de 24 horas de trabalho, os turnos são de 6, 8, ou 10 horas", explicou. Sobre a mudança na escala o coronel afirmou que precisará avaliar a decisão judicial para afirmar se há policiais em número suficiente para atender a demanda, atualmente, nos quadros da PM.
A decisão do TJ deverá levar o Governo do Estado a elaborar um projeto de lei regulamentando a carga horária dos policiais e bombeiros e envia-lo para a Assembléia Legislativa. Eduardo Canuto lembrou que enquanto não houver regulamentação, a administração estadual não pode obrigar os policiais a trabalharem mais que o determinado pela Constituição. Em contato com a reportagem do Diário de Natal, Miguel Josino disse que considera a decisão inconstitucional e que o Estado vai recorrer ao STJ. "Quando o acórdão for publicado, o prazo para entrar com um recurso é de 30 dias", explicou o procurador.

Veja o artigo completo : http://www.diariodenatal.com.br/2011/07/28/cidades1_0.php

Carnaúba dos Dantas – Aulão Solidário

image

quinta-feira, 28 de julho de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO - SESED/RN

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Natal (RN), 28 de julho de 2011.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) nunca teve a intenção de atrapalhar o acesso dos comunicadores sociais às informações oriundas dos órgãos que a compõem, por entender que a imprensa é uma aliada na busca pela solução dos problemas da sociedade.

Com a criação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), os dados relativos à Segurança Pública foram concentrados, de forma a serem analisados, tabulados e divulgados aos setores policiais, como forma de balizarem operações e alimentarem o Serviço de Inteligência de informações que serão transformados em objeto de investigação.

A SEAC também está responsável em emitir, quando solicitada pela Sesed, dados sobre ocorrências policiais, atendimentos prestados à população e os números de casos registrados pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). Entretanto, o que houve, por parte desta Sesed, foi a determinação de haver um disciplinamento na forma como os dados do Itep seriam divulgados à imprensa, para evitar informações desencontradas, como aconteciam até o final do ano passado, quando a Polícia Militar tinha uma informação, a Polícia Civil tinha outra e o Itep divulgava uma terceira, comprometendo a qualidade do resultado do trabalho de todos, inclusive dos repórteres, que não sabiam em quem confiar, ou desconfiar.

Disciplinar não significa proibir, omitir. A ideia é que todos os dados relacionados aos números de ocorrências da Sesed sejam divulgados pela SEAC. Para isso, está sendo elaborado um sistema informatizado para melhor atender a todos, por meio da internet, que será atualizado pela Assessoria de Imprensa da Sesed. Problemas técnicos inviabilizaram o início dessa divulgação on-line, atualizada diariamente, e terminaram, de certa maneira, suspendendo a divulgação dos dados no Itep de Mossoró, como acontecia anteriormente. Desde a segunda-feira passada, o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus, transmitiu aos seus subordinados de Mossoró uma determinação desta Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, de voltar a publicar, em um quadro de aviso, acessível a todos os repórteres, informações acerca da entrada de cadáveres, até que tudo passe a ser mostrado no site.

É assim, de maneira transparente, que trabalha o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Natal, 28 de julho de 2011.

Aldair da Rocha

Sec. da Segurança Pública e da Defesa Social

Informações para a imprensa: João Ricardo Correia – Assessor de Imprensa da Sesed

Federação da Agricultura parabeniza os agricultores potiguares

image Nesta quinta-feira, 28, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Agricultor. Nessa data, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), parabeniza todos os homens e mulheres que trabalham nessa importante e secular atividade de nossa economia.

Geradora de milhares de empregos e responsável por elevados saltos em nossa balança comercial, a agricultura brasileira a cada ano se destaca no mercado global. Uma prova dessa pujança é que o Brasil foi o último país do mundo a entrar na crise econômica de 2008, mas o primeiro que saiu. E esse importante fato aconteceu por meio de nossas atividades agrícolas, que não deixaram o país entrar em forte recessão em suas finanças.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Álvares Vieira, esse ponto por si só já demonstra toda a força da agricultura brasileira e o seu empenho para o futuro do Brasil. “O agricultor e produtor brasileiro é um personagem fundamental do país. Eles são à base de sustentação de muitos estados da federação. E é por tudo isso que a Faern sente orgulho em ser a entidade maior da agricultura aqui no estado. Um orgulho e uma responsabilidade, pois devemos sempre pensar em nossos agricultores como empreendedores, e para isso eles necessitam de toda a assistência técnica. Uma assistência que o Sistema Faern/Senar proporciona desde muito tempo”, ressaltou Vieira.

Dados

O agronegócio brasileiro é responsável por 21% de tudo que se produz no Brasil, por 37% dos empregos e 36% das exportações. Produz alimento de qualidade, barato e farto, que os brasileiros e mais 143 países consomem. Há 20 anos gastava-se cerca de 50% do salário em alimentação. Hoje se gasta apenas 20%.

O agronegócio exporta alimentos para mais de 143 países. Nos últimos 12 meses, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram US$ 81,3 bilhões. São 10 anos consecutivos garantindo o sucesso da balança comercial.

Números

De acordo com dados do IBGE em pesquisas promovidas em 2006 e 2010, o campo gera emprego para 25 milhões de trabalhadores rurais e é composto por 60% de população masculina e 30% feminina, sendo que oito milhões possuem entre 16 e 32 anos. 83,2% têm mais de 35 anos e 30% estão na 3ª Idade. São 5,2 milhões de propriedades rurais e pequenos estabelecimentos empregam 85% dos trabalhadores.

Assessoria

Segunda captação múltipla de órgãos é realizada com sucesso em Mossoró

Na noite desta quarta-feira (27) a equipe da Central de Transplantes do Estado realizou com sucesso a segunda captação múltipla de órgãos este ano no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

A doadora foi uma jovem de 23 anos que desejou, em vida, realizar esse procedimento, o que facilitou para a equipe da Central conversar com a família que autorizou a doação.

‘“Expressa em vida o desejo de realizar a doação de órgão é muito importante para ajudar a superar uma etapa difícil, que é a perda de uma pessoa querida e a efetiva doação. Além disso, é um grande ato de amor ao próximo”, disse o coordenador da Central de Transplantes do Estado Rodrigo Furtado.

Foram retirados dois rins, o fígado e as córneas. Um dos rins foi enviado ao estado da Bahia, o outro ficou aqui no RN. O fígado foi enviado para o Ceará e as córneas também ficaram no Rio Grande do Norte.

O procedimento ocorreu às dez horas da noite, 48 horas após a suspeita de morte encefálica da paciente. Os exames são extremamente rigorosos para chegar a esse diagnóstico e cumprem várias etapas e procedimentos através de um protocolo que obedece as diretrizes do Ministério da Saúde.

A equipe da hemodinâmica do Hospital Wilson Rosado, dirigido por Dr. Gustavo Souto Maior e Sr. Marcos Moura, e o Neurocirurgião do HRTM Dr. Emerson de Oliveira tiveram participação importante, pois proporcionaram a angiografia cerebral, exame fundamental para o diagnostico de morte encefálica.

A governadora Rosalba Ciarlini disponibilizou a aeronave do governo para levar uma equipe de profissionais da área médica que, unida a equipe da Central de Transplantes em Mossoró, realizam a captação.

Participaram do procedimento médico a coordenadora da Central de Transplantes de Mossoró, Profa. Dra. Elizabeth L. Carrillo, os cirurgiões, Dr. Fernando Lisboa Junior, Dra. Keli Regina Holanda Rego, Dr. Daniel C. A. Medeiros, o anestesista, Dr. João Evangelista. A equipe de enfermagem; Marcelo e Albanir (Natal), Percilia do Vale, Suzete Medeiros, Rejane Felix, Antonia Ivanete e Maria das Dores do Hospital Regional Tarcísio Maia.

Assessoria

Previdência tem novo recorde na arrecadação urbana com R$ 19,1 bilhões

image Da Redação (Brasília) - Em junho, o saldo entre arrecadação e pagamento de benefícios no setor urbano ficou positivo mais uma vez. A Previdência Social registrou o quinto superávit do ano nesta clientela: R$ 2,4 bilhões. Se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o resultado urbano foi de R$ 1,2 bilhão, houve aumento de 89,2%. O ministro Garibaldi Alves Filho destacou que os números deste mês são recordes “Os números de junho deste ano foram os melhores alcançados pela Previdência Social desde março de 2004”.
O valor leva em conta o pagamento de sentenças judiciais e a Compensação Previdenciária (Comprev) entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os regimes próprios de Previdência Social (RPPS) de estados e municípios. Clique aqui para acessar a apresentação.
A arrecadação líquida urbana cresceu 10,7% em relação a junho do ano passado. Passou de R$ 17,3 bilhões para R$ 19,1 bilhões - o maior valor da série histórica (desconsiderando-se os meses de dezembro, nos quais há incremento significativo de arrecadação por causa do décimo terceiro salário). O patamar de crescimento é superior ao das despesas com pagamento de benefícios, que em relação a junho do ano passado aumentaram 4,6% - passaram de R$ 16,0 bilhões para R$ 16,9 bilhões.
Para o ministro, o motivo principal para os resultados alcançados pela Previdência Social nos últimos meses continua o mesmo. “O crescimento do mercado de trabalho formal ainda é o grande responsável por estes números positivos consecutivos”, ressaltou.
No acumulado de 2011, o saldo positivo no setor urbano soma R$ 6,4 bilhões – um crescimento de 402% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o acumulado foi de 1,3 bilhão. O ministro Garibaldi Alves Filho comentou ainda que os números alcançados pela Previdência neste semestre são os melhores desde 2004.

Fonte: Everton Dantas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Prêmio Vivaleitura recebe inscrições até 10 de agosto

Escolas públicas e privadas, bibliotecas e organizações da sociedade civil podem inscrever experiências de estímulo à leitura e concorrer ao prêmio Vivaleitura 2011. Conforme o regulamento do prêmio, podem participar nesta edição experiências que começaram em janeiro de 2009 e que serão concluídas até julho de 2011; ou projetos permanentes com indicadores de resultados. As inscrições vão até 10 de agosto.
Censo escolar: escolas devem enviar dados até 14 de agosto
Gestores de escolas públicas e privadas da educação básica têm prazo até 14 de agosto para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os dados do censo escolar. É com base nas informações do censo que as escolas recebem recursos do governo federal para diversos programas, entre eles, a merenda escolar e os livros didáticos.
Aberto prazo para adesão ao programa Brasil Alfabetizado
Os estados, o Distrito Federal e os municípios têm prazo até 4 de setembro para aderir ao programa Brasil Alfabetizado e informar ao MEC as metas de alfabetização de jovens e adultos nas áreas urbanas e rurais. Além dos alunos a serem atendidos, as secretarias de educação devem informar o número de alfabetizadores, de tradutores-intérpretes da língua brasileira de sinais (libras) e de coordenadores de turmas.
Confira os passos na Resolução nº 32/2011.
Estados e municípios devem planejar as ações para 4 anos
O Ministério da Educação abriu o módulo do Plano de Ações Articuladas (PAR) para o período 2011-2014. É nesse módulo que as secretarias estaduais, municipais e distrital de educação devem apresentar o diagnóstico das suas redes e fazer o planejamento para os próximos quatro anos. Recursos para projetos como a construção de escolas de educação infantil e de quadras de esportes cobertas, aquisição de ônibus para o transporte escolar, formação inicial e continuada de professores devem constar do PAR para recebe recursos federais.
Conheça o PAR.

Fonte: MEC

Publicada portaria que garante professores nos Colégios de Aplicação federais

A portaria que garante a contratação dos professores substitutos dos Colégios de Aplicação (CAPs) do Governo Federal foi publicada hoje (27) no Diário Oficial.

A boa notícia foi comunicada pelo secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio, por telefone, à presidenta da Comissão de Educação e Cultura Fátima Bezerra (PT).

A situação instável dos professores substitutos dos CAPs – cujo contrato terminaria em julho – resultou em greve em vários colégios do país. No Rio Grande do Norte, o Núcleo de Educação Infantil (NEI) , da UFRN, teve as aulas paralisadas por dez dias.

Fátima Bezerra cobrou do ministro Fernando Haddad (Educação) uma solução para o problema e entregou um ofício elaborado por professores do NEI dizendo da importância da renovação dos contratos em 29 de junho.

Hoje o NEI publicou em seu site a seguinte nota de agradecimento à deputada federal:

AGRADECIMENTO – Homologação da portaria professor substituto
Agradecemos a deputada Fátima Bezerra em nome da equipe do NEI/CAp/UFRN pelo esforço, empenho, dedicação e compromisso com a causa da educação em fazer gestão junto ao MEC e MPOG – planejamento para que a portaria dos professores substitutos pudesse sair em tempo hábil para a renovação de contrato.
Aproveitamos para agradecer aos pais em se somar conosco nessa luta, assim como, pelo constante apoio da ADURN.
Nossos sinceros agradecimentos
Equipe do NEI/CAp/UFRN

Assessoria de Imprensa Dep. Federal Fátima Bezerra

Rosalba Ciarlini assina ordem para construção de Centros de Educação Profissional de jovens e adultos

Nesta quarta-feira (27), a governadora Rosalba Ciarlini assinou a ordem de serviço para início das obras de oito Centros de Formação Profissional no Rio Grande do Norte. As cidades beneficiadas serão Natal, Mossoró, Alto do Rodrigues, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Ceará-Mirim e Tibau do Sul e a ação representa um investimento da ordem de R$ 55 milhões, com formação de 5 mil jovens até 2013. A inauguração dos prédios será em maio de 2012.

Ao todos, os estudantes receberão capacitação técnica nas áreas de agropecuária, eletrotécnica, petróleo e gás, agroecologia, biocombustível, segurança do trabalho, edificação, desenho de construção civil, açúcar e álcool, comércio exterior, turismo, serviços de bar, restaurante e meio ambiente. De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, cada município oferecerá cursos de acordo com a vocação e demanda profissional de cada região.

A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, lembrou que o investimento do Governo do Estado no desenvolvimento técnico de jovens e adultos salda uma dívida significativa com a população. Para a secretária, após o funcionamento dos Centros, os potiguares poderão dispor de outra via de qualificação. “Os jovens terão uma alternativa que relaciona educação e trabalho”, explicou.

A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou o grande potencial do Rio Grande do Norte para se tornar o estado do Nordeste com a maior renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), formas de combate a miséria destacadas pelo Governo Federal. “Não podíamos perder a oportunidade de instalação dos Centros já que uma das bases da nossa campanha foi que o ensino médio prepare o jovem para o mercado, e não seja privilégio de poucos”, declarou a governadora.

Além da construção dos Centros de Educação Profissional, Rosalba Ciarlini anunciou a reforma e ampliação de 57 escolas estaduais e adequação de outras 52 para o ensino profissionalizante. As novas estruturas terão redes integradas com o Sebrae, IFRN, faculdades, organismos internacionais e Fundação Roberto Marinho, permitindo a integração do jovem ao mercado de trabalho.

A solenidade registrou a presença dos senadores José Agripino Maia e Paulo Davim, os secretários de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales, de Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, da Infraestrutura, Kátia Pinto, além dos prefeitos de Alto do Rodrigues, Heider Câmara, de Macaíba, Marília Dias, São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto e Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, foi representada pelo secretário-adjunto de Trabalho, Pedro Costa. Rogério Santiago, secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Parnamirim, representou o prefeito Maurício Marques.

 Assessoria

Fátima Bezerra participa de seminário em Angicos e vai à festa de Sant´Ana em Caicó

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participa hoje (27) do Seminário Conexão de Saberes, em Angicos, e em seguida vai a Festa de Sant´Ana em Caicó.

Ela integrará a mesa “Panorama atual das políticas de educação especial e ações afirmativas no ensino superior brasileiro: acesso e permanência de estudante de origem popular”, que será realizada às 18h no Campus de Angicos.

O Seminário vai reunir a comunidade universitária e sociedade para discutir os rumos do ensino superior no estado.

À noite, a deputada federal segue para Caicó para participar da Festa de Sant´Ana, que recebeu o registro de Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional neste ano. Na quinta-feira pela manhã, Fátima Bezerra visitará a tradicional feirinha da cidade, de onde volta a Natal.

Assessoria de Imprensa

Pesquisa aponta corrida sucessória em Carnaúba dos Dantas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei em Carnaúba dos Dantas, nos dias 21 e 22 de julho, mediu a corrida sucessória no município seridoense.

Foram ouvidos 500 eleitores nas zonas urbana e rural do município e o quadro atual se mostra favorável ao sistema situacionista liderado pelo prefeito Alexandre Dantas (PP), que não concorrerá à reeleição por estar em seu segundo mandato.

Segundo os números do Agorasei, se as eleições municipais fossem hoje os nomes mais citados numa pergunta espontânea:

Doutor Sérgio Eduardo - 22.5%
Tida Pantaleão - 14.5%
Alexandre Dantas - 12.5%
Zeca Pantaleão - 4.2%
Nana - 1.5%
Nenhum - 11.0%
Não sabem - 33.8%

Numa pergunta simulada entre o médico Sérgio Eduardo (PSB) e a ex-primeira damaTida Pantaleão (PMDB), prováveis candidatos na eleição do próximo ano, os resultados da questão estimulada seriam os seguintes:

Doutor Sérgio Eduardo – 52.2%
Tida Pantaleão – 33.5%
Nenhum -  6.0%
Não sabem – 8.3%

O Agorasei também perguntou à população pesquisada quem seria atualmente a maior liderança política de Carnaúba dos Dantas.A questão espontânea revelou os seguintes números:

Alexandre Dantas - 38.2%
Zeca Pantaleão - 18.5%
Doutor Sérgio Eduardo - 7.2%
Tida Pantaleão - 1.5%
Paulo Medeiros - 0.8%
Nana Dantas - 0.8%
Nenhum - 3%
Não sabem - 30%

Walter Alves visita cidades do RN durante recesso parlamentar

image O deputado estadual, Walter Alves (PMDB) aproveita o recesso parlamentar para ficar ainda mais próximo a população, nesta terça-feira (26) participou na cidade de Santana do Matos da  procissão de Sant’Ana padroeira da cidade. Walter esteve acompanhado de lideranças locais como o médico Edvaldo e Catarina. A noite ainda prestigiou a festa de emancipação política da cidade de Poço Branco, ao lado de população e do ex-prefeito da cidade, João de Góis e Waldemar de Góis.

Para o fim de semana o deputado Walter visita vários municípios do RN para encontros partidários. Sábado (30) é a vez de Caraúbas, e no domingo (31), Assú, ambos ao lado do ministro Garibaldi Alves e do deputado federal Henrique Eduardo.

Janaína Amaral- Assessora de Imprensa

Agnelo Alves lança “Carta ao Humano” nesta quinta

image O jornalista e deputado estadual Agnelo Alves vai lançar nesta quinta-feira (28) o seu novo livro, “Carta ao Humano”. A sessão de autógrafos está marcada para a livraria Siciliano do shopping Midway Mall, a partir de 19 horas.

“Carta ao Humano” é uma coletânea de crônicas escritas por Agnelo entre os anos de 1974 e 1982 no jornal Tribuna do Norte. O título é o mesmo da coluna publicada na época. Seus textos versam por temas dos mais diversos, desde fatos políticos até eventos corriqueiros e outros personagens de Natal e do Estado.

O jornalista e hoje deputado assinava as crônicas sob o pseudônimo de AZ e se dirigia a um personagem fictício, “Neco”, como forma de não chamar a atenção de censores da ditadura então implantada no Brasil.

O livro “Carta ao Humano” tem 280 páginas e foi editado pela Z Comunicação, editora do jornalista Osair Vasconcelos, também autor da orelha. O projeto gráfico é da Mariz Comunicação, o prefácio, do jornalista Woden Madruga e a apresentação, do jornalista Ticiano Duarte.

Assessoria de Imprensa Marcos Alexandre

Governadora Rosalba Ciarlini festeja Sant’Ana em Currais Novos

Nesta terça-feira, 26, a governadora Rosalba Ciarlini participou na cidade de Currais Novos da missa de encerramento dos festejos relativos a Festa de Sant’Ana, padroeira do muncípio.

Acompanhada do prefeito Geraldo Gomes e do senador José Agripino, a governadora Rosalba Ciarlini foi convidada a falar para os presentes pelo padre Welson Nascimento. “Vim direto de um evento no Goiás para prestigiar essa celebração e quero saudá-los na paz do senhor. O povo de Currais Novos tem muito para agradecer à Sant’Ana, e com suas bênçãos, vamos trabalhar para conseguirmos cada vez mais paz e justiça social para o povo dessa cidade e de todo o Rio Grande do Norte”, disse a governadora.

Currais Novos celebra Sant’Ana anualmente de 16 a 26 de julho, numa tradição instituída em 1808. Atualmente a festa da padroeira é o evento mais importante da cidade, atraindo pessoas não só da região Seridó, mas de todo o Estado.

Assessoria

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS – INFORMATIVO ADMINISTRATIVO

 
CRAS "Maria Lourdes Dantas" recebe visita de equipe da SETHAS

O CRAS "Maria Lourdes Dantas" recebeu na tarde desta quarta-feira dia 20/07/11 a visita das representantes da SETHAS - "Secretaria do Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social", as senhoras Ubetânia Monteiro e Fátima Abrantes.

Reuniram-se a elas as técnicas de referência deste CRAS, a assistente social Vitória Régia de Azevedo Pereira e psicóloga Halline Iale Barros Henriques, a coordenadora Luciana de Medeiros Dantas e a secretária municipal de assistência social Jucilene da Costa Barbosa da Silva onde pôde-se constatar através dos relatórios de atividades mensais e evolução do acompanhamento familiar o belo trabalho que este CRAS vem desenvolvendo junto aos grupos referenciados e a comunidade.

Prefeitura realiza melhoramentos para receber sistema de esgotos e pavimentação

A prefeitura de Carnaúba dos Dantas está realizando os serviços de melhoramentos das ruas do bairro Dom Adelino Dantas visando a implantação de sistema de esgotos e brevemente a pavimentação.

O foco central está localizado entre os cruzamentos das Ruas Gelmires Araújo e Professora Rosilda Dantas. Lá, a prefeitura está realizando a retirada de material úmido e construirá todo o encanamento interligando com a Rua Juvenal Lamartine, acabando definitivamente com os esgotos a céu aberto da localidade.

Das três artérias paralelas, duas receberão a pavimentação ainda este ano.

Os investimentos que a atual administração está fazendo são oriundos do governo federal, numa iniciativa parlamentar do deputado João Maia.

"Até o final do nosso governo construiremos o maior número possível de pavimentação das ruas da nossa cidade, pois acreditamos que o calçamento traz qualidade de vida para sua população" destacou o prefeito Alexandre Dantas.

Assessoria

Carnaubense Nicolle Jécika expõe documentário sobre Carnaúba dos Dantas, tese de seu curso na UFRN

Aconteceu nesta quarta-feira dia 20/07/11 no CRAS de nossa cidade, a exposição do documentário "PECULIARIDADES CULTURAIS DE UMA CIDADE INTERIORANA - CARNAÚBA DOS DANTAS", apresentado por uma de suas produtoras, a Carnaubense Nicolle Jécika Dantas da Silva, estudante do curso de Serviço Social da UFRN.

A exposição contou com a presença dos participantes dos grupos do CRAS e convidados.

Informamos que em breve esta ação estará sendo realizada também nas zonas rurais através do CRAS ITINERANTE.

Fonte: Blog Carnaúba Notícias

CARNAÚBA DOS DANTAS – ATLETAS KÔKA E TALLES VOLTAM A PARTICIPAREM DAS CORRIDAS DE RUAS

Atleta Kôka depois de uma forte gripe está de volta as corridas de ruaimage

No último domingo o atleta carnaubense Josivan Carvalho (Kôka) esteve participando da Corrida de Santana na cidade de Caicó, corrida que contou com os melhores atletas da paraíba e Rio Grande do Norte. A corrida teve a sua largada no Yate Clube e chegada na Ilha de Santana, ficando o Kôka em 4º lugar.

imageO atleta carnaubense Talles esteve participando do campeonato estadual sub - 23 nos 3000 mil com obstáculo no último sábado na capital do estado  Natal. Talles ficou em 1º lugar, segundo colocado ficou com o atleta  Aurélio da cidade de Goianinha e o terceiro lugar ficou com um atleta da cidade de Touros, todos do Rio Grande do Norte.

Já no domingo o atleta Talles participou da Corrida de Santana em Caicó ficando com  o primeiro lugar na faixa de 18 a19 anos.

O atleta Tales relata para o Blog que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas para esse evento.

RESULTADO FINAL MASCULINO

                     CLASSIFICAÇÃO Nº NOME SEXO EQUIPE FAIXA NASC TEMPO DISTÂNCIA

1º 2 Valdemir Borges De Sousa  M  Papalegua Fortaleza/Souza/PB  30 a 39  24/10/1978  24.34 8km

2º 356 Severino Santos de Melo M Corredores do Futuro 30 a 39 25/2/1979 24.52 8km

3º 6 JosÉ Humberto Dias  M  CARN  30 a 39  29/03/1978  25.12 8km

4º 7 Josivan Dos Santos Carvalho  M Carnaubense/Carn. Dantas/RN 20 a 29  23/11/1985  25.22 8km

5º 307 José Faustino da Silva M P. M. Currais Novos 30 a 39 15/3/1981 25.33 8km

6º 301 Anderson Crisóstomo Dantas Araújo M P. M. Currais Novos 20 a 29 19/6/1983 25.44 8km

7º 5 Jose Adailton Barbosa  M  Unp / Pmrn - Natal 30 a 39  08/07/1977  25.49 8km

8º 315 Claudio Richardson Vitoria C. Santos M P. M. Currais Novos 30 a 39 16/10/1977 26.46 8km

9º 10 José Josias Pereira Junior  M  Caicó Ruas  30 a 39  10/05/1980  27.08 8km

10º 12 Thalles Da Silva Felipe  M Carnaubense/Carn. Dantas/RN 18 a 19  30/03/1992  27.18 8km  (Com informações do Prºf. Carlos Eduardo)

O Blog do Totinha Humildade Sempre parabeniza os atletas Talles e Kôka pelos excelentes resultados obtidos na Corrida de Santana na cidade de Caicó.

terça-feira, 26 de julho de 2011

PDT empossa diretoria da Juventude Socialista em Natal

No próximo sábado (30), será realizada a convenção municipal da Juventude Socialista do PDT de Natal. O evento acontecerá às 10 horas, na sede do partido, localizada no bairro do Tirol, com eleição e posse da diretoria municipal da Juventude do Partido. O presidente estadual, Carlos Eduardo, e outras lideranças da legenda participarão da convenção.

O processo de composição da Juventude Socialista do PDT será consensual e levará à presidência da ala o acadêmico Daniel Bandeira, que também preside o DCE da UnP. O presidente estadual da Juventude e secretario municipal do PDT, Kleber Fernandes, empossará ainda a nova diretoria composta por estudantes e lideranças juvenis de vários segmentos.


Assessoria de Imprensa

2ª COPA “ADRIANO DANTAS DE MEDEIROS”

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER

COPA MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO/2011

BOLETIM OFICIAL Nº. 02/2011

1- RESULTADO DOS JOGOS:

Dia 16/07 – Sábado – 15h15min - Módulo “B” – Jogo 03- Molambo 01 X 00 Bom de Bola

Gol: Fabiano para o Molambo

Dia 23/07 – Domingo – 08h15min - Módulo “B” – Jogo 04- São Francisco 01 X 03 Atlético- B

Gols: Tutila, Jean e Buiú para o Atlético e Beguinho para o São Francisco

Dia 24/07 – Domingo – 14h00min - Módulo “A” – Jogo 03-Arsenal 04 X 01 Cruzeiro

Gols: Nel (02), Escurinho e Múcio para o Arsenal e Peruca para o Cruzeiro

Dia 24/07 – Domingo – 15h50min - Módulo “A” – Jogo 04- Central 00 X 01 Juventude

Gol: Del para o Juventude

Cartões Amarelos:

02 Cartões : Picuí (Juventude)

01 Cartão: Barroso e Nélio (Vitória), Roniery e Paulo César (Bom de Bola), Valdir e Gago (Vira Copos), Zito (Entre Amigos), Kayan e Jefferson (Cruzeiro), Nêgo, Raphaell, , Ozivânio, Bernardo, Araidson e Franciélio (Juventude), Kinkinho, Marcílio, Talysson, Vaval e Assis (Atlético A) Nêgo, Ricardo, Alexandre, Múcio e Sérgio (Arsenal), Fabinho, Patrício e Fabiano (Molambo), Cleiton e Mião (São Francisco), Sandrinho, Tutila e Marcelo (Atlético B) e Alex e Huguinho (Central).

Cartões Vermelhos:

Suspenso por 01(um) jogo:

Kinkinho (Atlético A), Samuel (Juventude) e Léo (Central).

Fair Play:

Módulo A: Cruzeiro 02(dois) cartões amarelos e Módulo B: Entre Amigos 01 (um) Cartão amarelo

Balanço Financeiro:

Receitas

Despesas

Portaria: R$ 333,00

Arbitragem: R$ 200,00

Pessoal de Apoio: R$ 80,00

Gandulas: R$ 15,00

Polícia: R$ 30,00

Total: R$ 333,00

Total: R$ 325,00

Saldo: R$ 8,00 – Saldo Total : R$ 66,00

Próximos Jogos

Dia 30/07 – Sábado – 15h15min - Módulo “B” – Jogo 05- Entre Amigos X São Francisco

Dia 31/07 – Domingo – 08h15min - Módulo “B” – Jogo 06- Vira Copos X Atlético B

Dia 31/07 – Domingo – 14h00min - Módulo “A” – Jogo 05- Arsenal X Central

Dia 31/07 – Domingo – 15h50min - Módulo “A” – Jogo 06- Atlético-A X Cruzeiro

2- PRINCIPAIS ARTILHEIROS:

Módulo B:

01 Gol: Valdir, Rafael e Naldinho (Vira Copos), Zico (Entre Amigos), Fabiano (Molambo), Zé Gordinho (Vitória), Beguinho (São Francisco), Tutila, Jean e Buiú (Atlético – B).

Módulo A:

02 Gols: Andinho (Atlético A), Escurinho e Nel (Arsenal) e Peruca (Cruzeiro)

01 gol: Elian e Del (Juventude) , Jefferson (Cruzeiro) e Múcio (Arsenal).

3- GOLEIRO MENOS VAZADO:

Módulo B:

00 Gol: Manoelzinho (Vitória) e William (Molambo);

01 Gol: Nêgo (Vira Copos) e Tim (Atlético – B).

Módulo A:

01 Gol: Lubiba (Atlético A) e Jobinha (Central);

02 gols: Gueguel (Juventude).

Seleção da 2ª Rodada:

Módulo B: Esquema 3-5-2

Módulo A: Esquema 3-5-2

1- Tim (Atlético - B)

3- Titio (Bom de Bola)

4- Juninho (Atlético - B)

5- Bernardo (Bom de Bola)

2- Henrique (Bom de Bola)

7- Cleiton (São Francisco)

8- Jean (Atlético – B )

10- Evinho (São Francisco)

6- Adalberto (Molambo)

9- Wolney (Atlético - B)

11- Tutila (Atlético - B)

1 – Jobinha (Central)

3 – Dedé do Doce (Arsenal)

4 – Paulinho (Central)

5 – Huguinho (Central)

2 – Picuí (Juventude)

7 – Peruca (Cruzeiro)

8 – Elian (Juventude)

10 – Escurinho (Arsenal)

6 – Del (Juventude)

9 – Nel (Arsenal)

11 – Cristiano (Cruzeiro)

Seleção do Campeonato até a 2ª rodada:

Módulo B: Esquema 4-4-2

Módulo A: Esquema 3-5-2

1- Manoelzinho (Vitória)

2- Titio (Bom de Bola)

3- Juninho (Atlético - B)

4- Pabinha (Bom de Bola)

6- Bernardo (Bom de Bola)

5- Henrique (Bom de Bola)

8- Rei do Vidro (Entre Amigos)

10- Evinho (São Francisco)

7- Jean (Atlético – B )

9- Wolney (Atlético - B)

11- Naldinho (Vira Copos)

1 – Serginho (Cruzeiro)

3 – Dedé do Doce (Arsenal)

4 – Joares (Juventude)

5 – Huguinho (Central)

2 – Marinho (Atlético – A)

7 – Peruca (Cruzeiro)

8 – Elian (Juventude)

10 – Matheus de Totão (Atlético - A)

6 – Júnior Guarabira (Arsenal)

9 – Nel (Arsenal)

11 – Ronaldo (Juventude)

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Carnaúba dos Dantas / RN 26 de Julho de 2011.

Projeto estabelece regras de horário para realização de concursos públicos

A realização de concursos públicos de órgãos federais deverá ter regras mais claras em relação ao horário de aplicação das provas. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 413/11, do senador Benedito Lira (PP-AL), que aguarda eventual apresentação de emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Pelo projeto, as provas de concurso deverão ser realizadas no intervalo entre as 8h e as 22h, de acordo com a hora legal vigente na localidade de sua realização. O texto também assegura o início simultâneo das provas em todas as localidades onde forem realizadas.

Na justificativa do projeto, o senador afirma que as provas de concursos públicos federais com início às 8h, em conformidade com a hora oficial de Brasília, terminam por prejudicar candidatos em estados "sob a incidência de fuso horário diverso ou não abrangidos pelo horário de verão". Para Benedito Lira, a defasagem de uma ou duas horas em relação a Brasília, aliada à obrigação de estar presente no local de aplicação das provas uma hora antes de seu início, "redunda em sensível prejuízo a candidatos que habitam zonas rurais ou regiões distantes dos centros de realização das provas".

O texto também prevê que o edital do concurso e o documento de inscrição do candidato devem indicar os horários de início e término das provas de acordo com a hora legal vigente na localidade de sua realização. Para o senador, a divulgação do horário da prova, de acordo com a hora local, "pode evitar dubiedade e enganos por parte dos candidatos quanto à efetiva hora da prova". A maioria dos documentos, hoje, registra a hora da prova com base no horário oficial de Brasília.

Benedito Lira diz ainda que o projeto visa "a assegurar a observância do princípio constitucional da igualdade material". Para o senador, o concurso público deve primar pela isonomia e não pode admitir, em sua realização, "regras que, ao prejudicarem determinados candidatos, entrem em rota de colisão com aquele princípio".

Tércio Ribas Torres / Agência Senado

Prazo para que escolas enviem as informações é 14 de agosto

Os gestores escolares de instituições públicas e privadas têm prazo até 14 de agosto para enviar as informações do censo escolar 2011. As escolas que não fornecem os dados ficam impossibilitadas de participar de diversos programas do Ministério da Educação, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a Alimentação Escolar, a distribuição de livros didáticos, o Dinheiro Direto na Escola, o Mais Educação, o Plano de Ações Articuladas (PAR), entre outros.
Realizado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o censo é uma pesquisa realizada junto aos estabelecimentos de ensino para levantamento de dados e informações relativas à educação básica, com o objetivo de subsidiar a elaboração de análises, diagnósticos e planejamento do sistema educacional do país. Políticas públicas que promovam um ensino de qualidade para todos os brasileiros serão definidas e monitoradas a partir desses dados.
Este ano, não haverá prorrogação do prazo de envio dos formulários, segundo o coordenador geral do Sistema Integrado de Informações Educacionais, Carlos Eduardo Moreno Sampaio. “As escolas precisam cumprir rigorosamente essa data (14 de agosto) para que possam participar da Prova Brasil. Elas deverão informar, entre outros dados relevantes, os alunos matriculados no quinto ano e no nono ano, que são as crianças que participarão da Prova Brasil.”
Além do uso por parte das diferentes instâncias de governo, o censo escolar é ferramenta indispensável para que os diversos atores educacionais e a sociedade em geral possam conhecer a situação educacional do país, dos estados, municípios e escolas e acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Coleta de Dados - Os dados são coletados por meio de um sistema de acesso via internet, o
Educacenso. Os sistemas de ensino, estaduais ou municipais, que possuem sistemas próprios de coleta podem migrar os dados para o banco de dados do lnep. O Educacenso é um sistema amigável, de fácil operação e com funcionalidades que permitem avaliar em tempo real a consistência das informações prestadas.

Diego Rocha - MEC

Mossoró - JR PETRO recruta alunos do IFRN

A palestra de recrutamento ocorrerá amanhã, 27, às 10h no Auditório.

As vagas são para os técnicos formados em Eletrotécnica, Mecânica e Saneamento.

Os alunos que já concluíram as disciplinas mas que ainda não estagiaram também podem participar.

Maiores informações com Carmem ou Talles, no 3422-2672.

Fonte:IFRN

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Previdência disponibiliza consulta sobre revisão dos benefícios

Os aposentados e pensionistas já podem verificar se têm ou não direito à revisão do teto previdenciário. O Ministério da Previdência disponibilizou hoje (25) no seu site um espaço para essa consulta, que pode ser feita no endereço http://www3.dataprev.gov.br/cws/revteto/index.asp. Além deste site a consulta também pode ser realizada pela central 135. Os beneficiários deverão informar o número de benefício, o CPF, a data de nascimento e o nome completo para saber se foram ou não selecionados para a revisão.
Foram selecionados, para a análise da revisão, os benefícios com data de início entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003, que tiveram o salário de benefício limitado ao teto previdenciário na data da concessão e os benefícios decorrentes.
Não terão direito à revisão os benefícios com data de início anterior a 5 de abril de 1991 e posterior a 31 de dezembro de 2003; os que não tiveram o salário de benefício limitado ao teto previdenciário na data da concessão; os precedidos de benefícios com data de início anterior a 5 de abril de 1991; os de valor equivalente a um salário-mínimo; os benefícios assistenciais - Benefício de Prestação Continuada - BPC/LOAS; e aqueles concedidos aos trabalhadores rurais.
Os que tiverem saldo a receber terão os valores incorporados ao salário de benefício no pagamento de agosto, que será depositado nos cinco primeiros dias úteis de setembro. As informações sobre os valores atrasados serão disponibilizadas posteriormente.
Atrasados
Segundo acordo homologado no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o pagamento dos atrasados será feito em quatro datas: 31/10/2011 para os que têm direito a receber até R$ 6 mil; 31/05/2012 para quem é credor de um valor na faixa entre R$ 6.000,01 até R$ 15 mil; 30/11/2012 para os valores entre R$ 15.000,01 e R$ 19 mil; e 31/01/2013 para os créditos superiores a R$ 19 mil.
Nem todos os beneficiários que tiveram benefícios concedidos entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 têm direito à revisão pelo teto. Foram identificados 601.553 benefícios limitados ao teto naquele período. Desses, 193.276 estão cessados há mais de cinco anos e não produzirão impacto financeiro. Em 277.116 não há diferenças a serem pagas.
Foi identificado que há passivo a ser pago para 131.161 benefícios. O valor médio dos atrasados é de R$ 11.586,00 e a despesa total para a União será de R$ 1,693 bilhão. 117.135 benefícios ativos serão reajustados a partir da folha de agosto, que, para esses beneficiários, é paga nos cinco primeiros dias úteis de setembro.

Assessoria

Rosalba Ciarlini chega na comitiva da Presidente Dilma

image A governadora Rosalba Ciarlini chegou a Arapiraca, em Alagoas, na comitiva da presidenta Dilma Roussef, vindo de Maceió. Alguns governadores foram direto para o município, de onde seguiram para o primeiro compromisso presidencial, visitando a fábrica de farinha que entrará no Plano Brasil sem Miséria.

Ao abrir a reunião com os governadores do Nordeste, na AABB, a presidenta anunciou que a meta é tirar da pobreza 9,6 milhões de nordestinos, priorizando água para o semi-árido e agricultura familiar. “Nós não descansaremos enquanto a população do Nordeste não sair das condições de miséria", afirmou a presidenta.

Assessoria

Trilheiros da TERRA DA MÚSICA foram conhecer as principais trilhas de Natal

SAM_1319Trilheiros off-road de Carnaúba dos Dantas foram passar este final de semana em Natal na praia de Santa Rita zona norte, onde foram recebido por Saly e toda a equipe de trilha da capital do estado, o promoter Civanildo Filho ficou por conta de todos os aparatos e organização para a viagem e acomodação dos trilheiros carnaubenses, que se encontraram com outros trilheiros para fazerem uma trilha bem diferente da nossa região ao invés de varedas muito mato, muitas pedras os trilheiros encontraram muita areia e muita água doce e salgada onde tiveram de passar em Balsas sobre Rios para poderem chegar nos destinos programado.

A Trilha teve o seguinte percurso saindo da Praia de Santa Rita por as Dunas passando nos municípios de Muriú, Maxaranguape, Genipabu, Touros, Extremoz, Redinha e outros povoados dentre o percurso.

Os trilheiros agradece por  todo o apoio que Saly, Nego e Beto Gambiarra o  Guia e seus amigos deram aos trilheiros de Carnaúba dos Dantas.

Fonte: Alex Estevam

Secretário de Turismo de Extremoz é indicado para receber o prêmio “Brasil Tourist 2011”

Ele está na lista dos 100 melhores secretários da área no Brasil

image O secretário de Turismo de Extremoz, Fernando Bezerril está entre os 100 melhores secretários municipais do Brasil indicado pela empresa MS Brasil -, Congressos e Eventos, há 12 anos atuando na área. Os secretários indicados foram convidados a participar do Encontro Nacional de Secretários de Turismo na cidade de Florianópolis no período de 25 a 28 de agosto.

Para Bezerril, o prêmio é mais um reconhecimento da ação do prefeito ao turismo do município. “Estamos recebendo um prêmio nacional e considero que o mesmo se remete a mais um esforço do prefeito Klauss Rêgo, que tem uma visão muito forte com relação ao turismo”, disse Bezerril.

Fernando Bezerril tem uma longa História com relação ao desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Norte, tanto como empresário do setor, como gestor, já tendo sido secretário de Turismo de Natal, quando desenvolveu vários projetos para tornar o município atrativo ao turismo internacional.

Extremoz

Em Extremoz, município da Grande Natal, com extraordinária vocação para o turismo, Fernando Bezerril vem realizando um trabalho magistral, valorizando o potencial da região, principalmente das várias praias e dunas que abriga e que são verdadeiros cartões postais, tanto de Extremoz, quanto do Brasil. Seu principal trabalho está na profissionalização dos operadores do turismo em Extremoz, para que a atividade mantenha-se ativa e sustentável durante todos os dias do ano.

Fernando é incansável quando o assunto é turismo. Uma vez, entrevistado pelo site Destino do Sol, quando era secretário de Turismo de Natal, disse: "Já vendi aço, roupa, soda cáustica e charque, mas o que mais me orgulha é de ter vendido minha cidade Natal aos turistas".

Durante essa mesmo entrevista o jornalista Hélio Cavalcanti o descreveu: “Ao lado de sua esposa, Gracinha Bezerril, com quem compartilha seus projetos há quarenta anos, Fernando criou o Marinas Camarões. O charmoso restaurante foi uma das visões empreendedoras do casal e costuma ser atração para os turistas que visitam Natal, pois é localizado na região metropolitana, na centenária Estação Ferroviária Papary, construída em estilo neoclássico pelos ingleses em 1881 e tombada pelo Patrimônio Histórico”.

Assessoria

Nota à imprensa

O secretário chefe do Gabinete Civil da Governadora do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, emitiu nota em relação à manchete do jornal Tribuna do Norte, de domingo (24 de julho), destacando: Promotores vão à Justiça contra seis coronéis da PM.

“O Governo entende que as promoções na Polícia Militar do Rio Grande do Norte, inclusive a do coronel PM, Francisco Canindé de Araújo Silva, foram absolutamente legais. Além disso, os oficiais promovidos têm todos os méritos para ocupar o alto posto de Coronel PM e prestam relevantes serviços a corporação e ao Estado”.

Paulo de Tarso Fernandes

Secretário Chefe do Gabinete Civil da Governadora do Estado

Assessoria

PMCD - Escola Francisca Neusa Dantas desenvolveu Projeto da Amizade

A Escola Municipal Francisca Neusa Dantas, do município de Carnaúba dos Dantas, realizou ao longo dessa semana um "Projeto da Amizade" com o objetivo de incentivar os alunos a adquirirem bons atos que os auxiliem a uma melhor convivência entre seus familiares, colegas e, principalmente no convívio escolar.

       Entre as ações desenvolvidas tivemos a apresentação de filmes, produção de poesias, redações, cartas, músicas, cartazes afixados, etc. todos enfatizando como ponto central o tema amizade.

       O encerramento do projeto aconteceu nessa sexta-feira (22 de Julho) com a apresentação dos projetos desenvolvidos em cada turma durante a semana. Entre as apresentações, destacamos um teatro musical realizado no pátio da referida escola pelas professoras Virgínia e Elizangela.

O projeto foi um verdadeiro sucesso já que serviu para conscientizar as crianças dos valores como união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo combatendo assim a agressividade com resultados que podem ser vistos na prática. 

Assessoria

domingo, 24 de julho de 2011

Carnaúba dos Dantas - Projeto Cultura na Praça – Apoiamos essa iniciativa.

image O projeto Cultura na Praça tem como idealizadores o músico Fabiano Pacômio e os jovens artistas Jairo Dantas e Wagner Cortez. O evento teve sua estréia sábado (23) na Praça Santa Rita, realizando uma grande invasão cultural contagiando a alegria de crianças e adultos ali presentes. A noite contou também com a brilhante participação do artista José Jailton com suas poesias da hora.

O projeto tem como objetivo mostrar a diversidade artística de Carnaúba dos Dantas, divulgando seus talentos e oferecendo oportunidades, garimpando novos artistas. Como o próprio nome já diz, o evento será realizado nas praças de nossa cidade e assim como foi surpresa para os moradores daquele bairro, os coordenadores do evento prometem surpreender na próxima apresentação do projeto.

O projeto Cultura na Praça conta com o apoio da ASSOEECA – Associação dos Estudantes e Ex-Alunos Carnaubenses, a A.M.C.O.D – Associação Musical e Cultural Onze de Dezembro e a equipe organizadora do Galo Elétrico.

Fonte: ASSOEECA

Governadora foi homenageada na solenidade comemorativa ao centenário da Liga de Ensino do RN

image A Liga de Ensino do Rio Grande do Norte comemorou na noite deste sábado, 23, 100 anos de história. A data foi celebrada com uma sessão solene que homenageou várias personalidades que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e político do Estado ou prestaram algum serviço relevante à Liga e ao Complexo Escola Doméstica/Henrique Castriciano/FARN.

A governadora Rosalba Ciarlini e mais 14 personalidades foram agraciadas com a medalha Varela Santiago, além de oito pessoas (in memorian) que foram diplomadas pelos feitos educacionais, entre elas as diretoras da Escola Doméstica, Noilde Pessoa Ramalho e Margarida Cabral Morgantini. O presidente da Liga, Manoel de Medeiros de Brito, saudou os presentes e relatou toda a trajetória da instituição, iniciada pelo poeta, escritor e intelectual Henrique Castriciano.

“A Liga de Ensino do Rio Grande do Norte representa um marco muito importante no desenvolvimento da cidadania do Estado. A Liga chegou trazendo aquilo que é fundamental para a transformação, para a mudança da cidadania: a educação”, disse a Governadora antes de iniciar a sessão magna.

A Liga de Ensino do RN foi criada no dia 23 de Junho de 1911 com o objetivo de "auxiliar os poderes públicos em tudo quanto disser respeito à instrução e educação". A Liga mantém três instituições: A Escola Doméstica de Natal (ED), o Complexo Educacional Henrique Castriciano (HC) e a Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN).

Além da Governadora, também foram agraciados com a medalha Varela Santiago o ministro Garibaldi Alves Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Maia; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Judite Nunes; o senador José Agripino, entre outras autoridades.

Assessoria

Ministro da Previdência recebe medalha Varela Santiago

image O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, recebeu há pouco no auditório da Farn a medalha Varela Santiago. A comenda foi entregue pelo presidente da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, Manoel de Medeiros Brito. A homenagem faz parte das comemorações pelos 100 anos de fundação da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte.
A medalha Varela Santiago é entregue àqueles que contribuíram para o desenvolvimento econômico, político e cultural do Estado, ou prestaram algum serviço relevante à Liga e ao Complexo ED/HC/FARN.
Além de Garibaldi Filho também foram homenageados a governadora Rosalba Ciarlini; o jurista Paulo Bonavides; o senador José Agripino Maia; o presidente do TCE, conselheiro Valério Mesquita; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Judith de Miranda Monte Nunes; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta; o arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo; o presidente da Fiern, Flávio Azevedo; o juiz federal Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; a professora Yedda Moura de Carvalho; o promotor público João Batista Machado Barbosa; o empresário Luiz Gonzaga Meira Bezerra; o professor José Geraldo de Albuquerque; e o jornalista Paulo Macedo.

Garibaldi Filho prestigia feirinha de Mirassol

image O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, prestigiou hoje (24) a tradicional feirinha de Mirassol, organizada próximo ao colégio estadual Floriano Cavalcanti (Floca). No local, o ministro encontrou com o monsenhor Lucas Batitas e o vereador Assis Oliveira; e pode cumprimentar as dezenas de pessoas que, como ele, fazem questão de participar do evento todos os anos.

Assessoria

sábado, 23 de julho de 2011

Ministro prestigia 7ª edição do Festival Gastronômico de Martins

image O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, prestigiou na noite de ontem (22) a sétima edição do Festival Gastronômico de Martins. Ele foi recebido pela prefeita Maria José de Oliveira - mais conhecida como 'Mazé' - e a vice-prefeita Olga Chaves.
Garibaldi Filho circulou pelo festival cumprimentando os visitantes e indo de estande em estande degustando os pratos oferecidos. Depois, o ministro foi conhecer o famoso restaurante da Totóia, um dos que está participando do Festival. E no estande pode conhecer pessoalmente a fundadora do negócio, Maria Ozenir Gomes cabral, cujo apelido dá nome ao restaurante.
O ministro da Previdência também teve a companhia de Wald Faraj, organizador do festival. Quem também prestigiou o evento foi a prefeita Edna Pinheiro, de Monte das Gameleiras.

Assessoria

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Governo recebe Sindicato dos Agentes Penitenciários

image Cordialidade. Esse foi o clima da reunião entre o Secretário Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, e o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado. A categoria veio apresentar a pauta de reivindicações ao Governo, que tem como pontos principais o reajuste e o aparelhamento dos agentes.

Reconhecendo as dificuldades financeiras do Governo, o Sindicato esperou o final das greves das outras categorias, para, com calma, conversar sobre assunto. Um relatório foi entregue ao Secretário Chefe do Gabinete Civil com a tabela de reajuste e a atual situação do sistema penitenciário do Estado.

Diferentemente das outras categorias, os Agentes Penitenciários não possuem um Plano de Cargos, Carreiras e Salários e dependem de uma mensagem a ser enviada para a Assembléia Legislativa para ter alterado os vencimentos.

Com o relatório em mãos, Paulo de Tarso disse que não poderia afirmar uma data específica para anunciar o reajuste e o percentual, mas que até setembro teria uma resposta afirmativa sobre o assunto. “Os agentes não serão tratados de forma discriminatória nem diferente das outras categorias, tudo será feito com maior clareza e responsabilidade”, disse o secretário.

Também presentes a reunião, o presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Motta, e a deputada Gesane Marinho, assumiram o compromisso de celeridade do projeto que será apresentado na Assembléia para o reajuste dos vencimentos da categoria. Com relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários, será formada uma comissão com representantes do Sindicato e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) para discutir e apresentar uma proposta.

Outro ponto importante abordado na reunião foi o aparelhamento e o número de Agentes Penitenciários. Na Consultoria Geral há um projeto de criação de 600 vagas, mas a análise definitiva vai depender da saída do Estado do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, porém, doze vagas já poderão ser preenchidas ainda este ano pela vacância do quadro já existente.

O secretário da Sejuc, Thiago Cortez, disse que o Estado já recebeu dois carros cela, doados pelo Governo Federal, para auxiliar o trabalho dos agentes e que ainda vai propor ao Conselho Estadual do Fundo Penitenciário que sejam investimentos de mais R$ 400 mil reais para a compra de mais dois carros cela, armas e coletes.

Outra boa notícia foi a perspectiva, para a próxima semana, da assinatura da ordem de serviço para a construção de duas cadeias públicas, uma em Ceará-Mirim e outra em Macau. “Sabemos das dificuldades do sistema penitenciário, que é um problema nacional, mas, pela determinação da Governadora, estamos tomando providências o mais rápido possível, para dar tranquilidade a quem trabalha no setor e dignidade aos apenados”, concluiu o secretário.

Assessoria

Governadora participará da formatura de PMs e inauguração de posto do CPRE em Mossoró

image A governadora Rosalba Ciarlini participará neste sábado (23), às 9 horas, da formatura de 104 soldados da Polícia Militar, em Mossoró, numa solenidade que acontecerá na Praça da Estação das Artes.

Após a formatura dos policiais, serão entregues à corporação coletes à prova de bala, pistolas tipo Teaser (não letal), espuma de pimenta (não letal) e uma caminhonete tipo L200, que ficará à disposição da Companhia de Polícia Ambiental (CIPAM). Os PMs atuarão em Mossoró (50), Assu (25) e João Câmara (29). Da Praça da Estação das Artes, a governadora seguirá à rodovia estadual que dá acesso à cidade de Governador Dix-sept Rosado, onde inaugurará o Posto do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE).

Depois da inauguração, acompanhada do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, Rosalba Ciarlini visitará o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) do 2º Batalhão da PM, de onde, seguirá para uma visita ao Hospital da Polícia Militar, em Mossoró.

Assessoria

Rosalba participa do lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

image A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta sexta-feira (22), do lançamento da sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O prêmio tem o objetivo de incentivar os gestores municipais a implantar projetos de estímulo às micro e pequenas empresas e desenvolver políticas de apoio aos empreendedores locais.

“Este prêmio estimula o desenvolvimento local. Cada município aproveita o seu potencial, as particularidades que tem a região e encontra o mecanismo para que os pequenos e micro empreendedores possam, através da sua competência e atividade, gerar o seu próprio emprego, a sua própria renda”, disse a Governadora, que foi vencedora do prêmio duas vezes, como prefeita de Mossoró. “A premiação promove o desenvolvimento sustentável e evita a emigração, fazendo com que a cidade se fortaleça”, completou.

Na oportunidade, Rosalba Ciarlini anunciou mais um programa de incentivo ao pequeno empreendedor. “O Governo do Estado estará lançando, ainda este semestre, o programa Mão Amiga que vai ser fundamental neste apoio ao pequeno empresário”, disse a Governadora, explicando que o programa consiste em disponibilizar micro crédito para apoiar as cadeias produtivas de cada região e gerar oportunidade de emprego e renda. “A parceria que vamos firmar com as prefeituras vai ser fundamental para o sucesso do programa Mão Amiga”, concluiu.

O Rio Grande do Norte teve um dos vencedores estaduais campeão da etapa nacional. A prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, venceu na categoria Formalização de Empreendimentos e se destacou por ser a única mulher campeã na premiação nacional.

O lançamento foi conduzido pelo superintendente do Sebrae, Zeca Melo, e contou com a presença do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, da prefeita Micarla de Sousa, empresários e prefeitos de diversos municípios do Estado.

Assessoria

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores