terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sala Nordeste recebe exposições do SPA das Artes

image A partir desta quinta-feira (15) a Sala Nordeste, localizada na Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), no Bairro do Recife, integra a programação da 10ª edição do SPA das Artes Recife (PE), com as exposições Projeto ESCAM(AÇÃO), Conexão e Simuladores de Solidão e Tédio. A abertura será às 18h.

O Projeto ESCAM(AÇÃO), do alagoano Ulisses Locicks, traz a construção de imagens em grande escala através da junção e sobreposição de um grande número de pequenas escamas de papel, que serão fixados na Sala Nordeste. O conjunto de lâminas irá mostrar referências estéticas ligadas à formação cultural do Brasil. Na exposição Conexão, do artista Bruno Faria (SP), é uma reflexão sobre a relação do homem ao retornar da metrópole São Paulo para sua cidade natal, Recife. Durante três dias, o artista fará um registro através de fotos e de um diário de bordo de um passageiro fictício, criado a partir de depoimentos verídicos. Já em Simulador de Solidão e Tédio, o carioca Fabiano Araruna (RJ) provoca os sentido dos visitantes através de games para dispositivos móveis disponíveis para download em um blog, onde irá criar experiências artificiais de vidas desinteressantes, compondo o cenário para o projeto.

No dia 16 (sexta-feira), às 15h, a programação da Sala Nordeste terá também a ação Jogos de re-ver Recife, da artista Thaíse Nardim (TO), onde o público irá realizar um passeio guiado, com duas horas de duração, pelo centro histórico do Recife, propondo ações que os conduzam a modos diferentes de perceber a cidade. Após a visitação, será realizado um debate-oficina com os participantes, onde cada um irá compartilhar entre si as impressões da experiência.

Neste ano o SPA das Artes Recife celebra seus 10 anos de existência, seguindo cate o dia 18 de setembro com exposições, intervenções urbanas, lançamento de livros, debates e oficinas. A programação do SPA 2011 está distribuída nos Museus Murillo La Grega e de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), além da Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu), do Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV) e Memorial Chico Science. A programação paralela (SPAralelas) ficará por conta das ações espalhadas pela cidade, como SPAM das Artes, na Galeria Mau Mau; Cine Miolo, com projeções de videoarte, na Caramiolas Lab e a exposição coletiva no Cult Hotel.

Clique aqui e veja a programação completa.

O evento é uma realização da Prefeitura do Recife, promovido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife, com patrocínio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e parceria da Sala Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), do BCúbico e do Cult Hotel.

Serviço:
Sala Nordeste - SPA das Artes 2011
Exposições:
Projeto ESCAM(AÇÃO), de Ulisses Locicks (AL); Conexão, de Bruno Faria (SP); e Simuladores de Solidão e Tédio, de Fabiano Araruna (RJ).
Abertura: Quinta-feira (15), às 18h
Visitação: até domingo, 18 de setembro, exceto no sábado. Das 9h às 19h.
Endereço: Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife, Recife – Pernambuco.
Entrada franca para toda a programação
Outras informações: (81) 3117-8449.

Seguidores