sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Investimento em ciência e tecnologia será reforçado com lançamento do Programa “Avançar em CT&I"

A consolidação dos investimentos na área de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) é de fundamental importância para que atividades de pesquisa se desenvolvam no Rio Grande do Norte. Assim, diante da crescente demanda com o surgimento de trabalhos técnicos produzidos por cientistas, pesquisadores e acadêmicos da área, é preciso elaborar um modelo de desenvolvimento sustentável para a ciência.

O Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), apresenta na próxima segunda-feira (12) o Programa “Avançar em Ciência, Tecnologia e Inovação", que vai ajudar a consolidar os investimentos na área. A solenidade, voltada à Comunidade Científica, acontecerá no auditório da Governadoria, a partir das 10h.

Ao todo, estão programados recursos na ordem de R$ 21 milhões para investimento em CT&I referentes ao biênio 2011/2012. Em convênio com o Governo Federal, através do CNPq e Finep, quatro editais já foram lançados pela FAPERN neste ano: o primeiro para apoiar pesquisa e inovação em pequenas e micro empresas (Pappe Integração/Inova RN); pesquisas científicas nas universidades e demais ICTs (Programa Primeiros Projetos e Programa de Apoio à Pesquisa de Núcleos Emergentes); e a eventos de divulgação científica.

Também está prevista a criação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE), voltado à pesquisa em energias renováveis, com foco na energia eólica, atuando com pesquisa, ensino, serviços e treinamento (formação). O projeto receberá R$ 10 milhões em recursos, oriundos de Parceria Público-Privada (PPP).

Para 2012 estão previstos o lançamento de outros editais, como o Programa de Bolsas em convênio com a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Através dele, serão distribuídas bolsas para os níveis de doutorado, mestrado, apoio técnico, programa de apoio à iniciação científica (Pibic) e Pibic Júnior, esta destinada a estudantes de nível médio.

assessoria

Seguidores