segunda-feira, 31 de maio de 2010

Morre professor da UFPB irmão do deputado Quintans

Morre professor da UFPB irmão do deputado QuintansFaleceu na noite desse domingo, aos 62 anos de idade, o professor Lucindo José Quintans, da Universidade Federal da Paraíba.
O mestre em Engenharia de Produção foi um dos coordenadores do Procase, como consultor, que elaborou o projeto que resultou na captação de recursos junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), instituição da Organização das Nações Unidas (ONU), para serem empregados no Cariri, Curimataú e Seridó.
O professor Lucindo José Quintans era uma das maiores autoridades em Semiárido e Desenvolvimento Sustentado de nosso Estado.
Doutor Lucindo passou mal durante a sexta-feira, 28, foi levado para o Hospital Memorial São Francisco na capital paraibana, onde foi encaminhado imediatamente para a UTI. Seu quadro de saúde foi se agravando e a morte cerebral foi diagnosticada na tarde deste domingo, provocada por uma isquemia total. A morte por falência múltipla dos órgãos foi comprovada às 22h.
O velório ocorre durante todo o dia desta segunda-feira e o sepultamento será no Cemitério Parque das Acácias no bairro do Valentina de Figueiredo em João Pessoa.
O sumeense Lucindo José Quintans é irmão do deputado estadual Francisco de Assis Quintans

Da Redação com Ascom

Prefeitura consegue consultas especializadas em Caraúbas

viagem A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Saúde firmou convênio com o SUS em várias consultas especializadas na cidade de Caraúbas. Cerca de 100 pacientes tiveram acesso às consultas que aconteceram na quinta-feira (27) e uma nova viagem no dia 02 de junho. A prioridade neste momento foram usuários que aguardavam essas consultas que não estavam sendo conseguidas por falta de prestadores de serviços nessas especialidades.

A equipe da Secretaria de Saúde, especialmente a titular da pasta, Zuíla Coutinho e a Autorizadora de Sistema, Nailma Brito, está mostrando que apesar de todas as dificuldades, vem procurando de alguma maneira encontrar soluções para tentar resolver os problemas da saúde pública do município.

As consultas especializadas conseguidas foram: cardiologia, eletrocardiograma, neurologia e eletro encefalograma, angiologia e dermatologia. A Secretaria também disponibilizou o transporte para os pacientes que se deslocaram até Caraúbas.

Secretária avalia participação no XXVI Congresso de Saúde

A Secretária Municipal de Saúde de Jardim do Seridó, Zuíla Coutinho, juntamente com a estudante de enfermagem Luciene Azevedo regressam do Congresso de Saúde em Gramado no Rio Grande do Sul, fazendo uma avaliação positiva da importância do que foi o Congresso e o quanto se capacitaram em relação à saúde, e que é através da participação de grandiosos eventos dessa natureza que se faz a diferença em gestão pública. O evento contou com a participação de 2600 congressistas vindos de toda parte do Brasil.

“Devido as mudanças contínuas na saúde pública, se faz necessário que os secretários de saúde estejam sempre capacitando-se para poder interagirem melhor com a gestão da saúde dos seus munícipes”, declarou a Secretária Zuíla, que se qualificou em Nova Vigilância em Saúde; Municípios de pequeno porte e Agenda Municipal. Luciene por sua vez, qualificou-se em Sistema Nacional de Planejamento em Saúde; Consórcio de Saúde e Compartilhando experiências.

No evento, estiveram presentes diversos secretário de saúde de todo o Rio Grande do Norte, e do Seridó participaram a Secretária de Jardim do Seridó (Zuíla Coutinho), de São José do Seridó (Débora) e de Jardim de Piranhas (Maria José). Além das Gerente da IV URSAP (Sandra Regina), a técnica Lúcia Batista, e todos os membros do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RN (COSEMS), inclusive sua presidente Solane Maria Costa.

Na abertura oficial, o evento contou com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e os candidatos à Presidência da República: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva.

“Queremos também parabenizar todos os Congressistas do nosso Estado, Prefeitos desses municípios que se mostram realmente preocupados e compromissados com a saúde pública”, enfatizou Zuíla, que ainda declarou que estará sempre se capacitando no âmbito federal, estadual e municipal, contando com apoio da Prefeitura Municipal, para cada vez mais conseguir fazer uma gestão participativa e completa.temporao Foto: A Secretária Zuíla com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão

Assessoria.

PREFEITURA DE CARNAÚBA INICIA SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO DE RUAS

 slogan_carnauba Mais três ruas da cidade estão sendo preparadas pela prefeitura municipal para receber a pavimentação, drenagem, saneamento e urbanização.

Estamos falando das ruas Cesário Cândido, uma Rua importante da cidade, pararela a rua da Matriz e onde está localizada o Centro de Idosos; e as Ruas Frei Damião e Antônio Justino, que receberão pavimentação, drenagem, saneamento e urbanização.

A Rua Cesário Cândido e parte da Elita Dantas é fruto de recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal João Maia.

Já os calçamentos das ruas Frei Damião e Antonio Justino estão sendo financiadas através de recursos do governo estadual, um trabalho iniciado na gestão da governadora Wilma de Faria e concretizada através do governador Iberê Ferreira.

Para Alexandre Dantas trazer recursos federais e estaduais para uma cidade é obrigação do gestor municipal, mas é preciso lutar e insistir junto aos governos e instituições, porque senão, jamais esses investimentos serão realizados.

Quem ganha com tudo isso é a população, pois essas obras geram emprego e dá mais conforto as pessoas das localidades pondo fim a poeira e o esgoto a céu aberto.rua3

Assessoria.

PREFEITO DE PARELHAS FAZ BALANÇO DOS PRIMEIROS 15 MESES DE ADMINISTRAÇÃO‏

francisco.jpg3 Trabalhos de pavimentação em todos os bairros da cidade, novas quadras de esportes, cinco postos de saúde reformados e ampliados, frota de veículos renovada (incluindo ambulância e micro-ônibus 0 km). Essas são algumas das ações realizadas nos primeiros 15 meses da atual administração de Parelhas.

“Estamos há menos de um ano e meio a frente da administração e já realizamos muitas ações que contribuem diretamente com o desenvolvimento do Município”, afirmou o Prefeito Francisco Medeiros ao citar obras e outros importantes trabalhos de destaque.

No total são 18 ruas ou trechos pavimentados em todos os bairros da cidade. “A média de pavimentação é superior a um trecho por mês, já que não chegamos a um ano e meio de governo”, acrescentou. Segundo o prefeito, outras obras de calçamento já foram licitadas e em breve o trabalho será iniciado em novas ruas.

No último mês de Abril a Prefeitura entregou na zona rural, nas comunidades Santo Antônio da Cobra e Joazeiro, duas novas quadras de esportes, que foram reformadas e cobertas. Cinco postos de saúde, nas zonas rural e urbana, também foram reformados e ampliados. Duas creches e uma escola da rede municipal de ensino receberam o mesmo trabalho. Mais de 30 banheiros foram construídos ou estão em andamento.

No que se refere à frota de veículos que serve ao Município, a administração adquiriu mais uma ambulância, dois Fiats Uno, um Ford Fiesta, um Chevrolet Prisma e um micro-ônibus escolar, todos 0 km. Outros veículos, em bom estado de conservação, foram doados à Prefeitura por órgãos federais. “Todos são muito úteis ao Município”, disse Francisco.

Muitas outras ações foram realizadas nesse período, entre elas a urbanização e iluminação das ruas Comendador José Gomes (já concluída desde o ano passado) e Padre Bento, que está em fase de finalização. “Estamos cuidando de Parelhas para que a população se sinta acolhida e satisfeita”, disse o Prefeito.

Também se encontra em andamento a obra da passagem molhada com passarela sobre o Rio Seridó e a construção da agência do INSS. “Sem a liderança política de Fátima Bezerra seria muito difícil o município de Parelhas ser contemplado com uma ação dessa magnitude”, frisou Francisco ao referir-se ao INSS. Assessoria.

Currais Novos foi as ruas caminhar pela Paz

maio Uma multidão saiu às ruas de Currais Novos neste domingo (30) na caminhada “Currais Novos pela Paz”, que saiu da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social no Bairro JK, seguindo por diversas ruas da cidade, chegando ao inicio da noite em frente a Policlínica “Monsenhor Ausônio Araújo”. Durante o percurso foram sorteados vários prêmios com os participantes da caminhada, entre os quais: cafeteira, ventiladores e televisor.

Já era noite quando a multidão acendeu velas, pedindo a Luz Divina e a Paz em todos os aspectos.

Representando o Município, o Secretário de Administração Carlos Magno disse que o prefeito Geraldo Gomes, a vice Milena e todos os auxiliares da administração sentiam-se felizes em estar participando do esforço de promover a Paz em Currais Novos. “Esta é uma semente que estamos plantando, na esperança de colhermos frutos de Muita Paz em nossa cidade”, afirmou Carlos Magno. Ao final foi servido lanche a todos os participantes.

A Caminhada foi uma realização do Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) /SEMTHAS com o apoio da Prefeitura. Assessoria. aradja1

ORG:ADALBERTO & FAMÍLIA

DIAP destaca pelo 2º ano seguido, Rosalba como senadora em ascensão

imagem Rosalba Ciarlini (DEM-RN) integra pelo segundo ano consecutivo a lista de parlamentar em ascensão de acordo com o DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - órgão que fiscaliza o desempenho dos parlamentares e acompanha a conjuntura política nacional.

De acordo com o DIAP o parlamentar em ascensão é aquele que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

Rosalba recebe a notícia com alegria e satisfação e diz que é esse o sentimento que sente da sociedade brasileira que acompanha seu desempenho no parlamento. “Procuramos limpar a pauta da CAS toda semana para que não fique nada pendente. Isso exige muito trabalho. Por onde ando sinto que a sociedade está atenta e acompanha o mandato. Sempre elogiando, tirando dúvidas sobre algumas questões que estão sendo discutidas no Senado. Vejo que a sociedade está mais participativa e sugerindo temas”, disse a senadora.

Em seu primeiro mandato como Senadora, Rosalba Ciarlini conseguiu alcançar a presidência da CAS - Comissão de Assuntos Sociais, uma das mais importantes do parlamento, por onde passa a regulamentação das profissões do país, a fiscalização de todos os assuntos ligados a área da saúde da população brasileira, lida com todas as questões que tratam dos direitos trabalhistas, políticas públicas na área social, entre outros.

Rosalba busca no senado da República a defesa irrestrita dos direitos do trabalhador, da mulher e das minorias, ampliar as condições de gestão para os municípios, garantir educação, saúde e segurança de qualidade para os cidadãos brasileiros. Para isso tem apresentado projetos de lei que assegurem esses direitos.

Rosalba Ciarlini destaca ainda que ao longo do ano que passou recebeu homenagens de várias entidades dos mais diversos segmentos sempre destacando o trabalho que ela desempenha como presidenta da CAS. “A lista do DIAP reforça o que ouço no Senado e nas ruas, e demonstra que nosso trabalho está no caminho certo”, comemora. Assessoria.

domingo, 30 de maio de 2010

Flu ignora bom retrospecto do Galo no Mineirão e vence de virada

Atlético-MG: 1
Fluminense: 3 (Photocamera) Tricolor carioca não sente o fato de ter levado um gol logo aos dois minutos do primeiro tempo e garante a primeira vitória como visitante no Brasileirão

O Fluminense não tomou conhecimento do bom retrospecto do Galo no Mineirão e – de virada – venceu o Atlético-MG por 3 a 1. O time carioca foi melhor durante quase toda a partida, mesmo tendo sofrido um gol logo aos 2 minutos do primeiro tempo. Gum, Alan e Fred marcaram para os cariocas, enquanto Muriqui fez o único gol do time alvinegro.
A vitória sobre o Atlético-MG foi muito importante para o Fluminense, que tinha a mesma campanha dos mineiros. Além de chegar aos nove pontos e subir na classificação, o time carioca deixou o Galo para trás, ainda com seis, na parte de baixo da tabela.
Agora, na próxima rodada, o Fluminense vai encarar o Vitória, na próxima quarta-feira, às 19h30, no Maracanã. O Galo, por sua vez, terá mais um difícil compromisso, desta vez diante do Grêmio, nesta quinta-feira, às 21h, em Porto Alegre.

Texto e imagem: G1.

BOLÃO COPA DO MUNDO – PRÊMIOS.

bolao bolao2 bolao1 Participe da Copa 2010 ganhando prêmios, trata-se do Bolão Copa do Mundo do amigo George. Fone: (084) 3412-4910.

FESTA DE SANTO ANTONIO – COMUNIDADE RAJADA

sao jose1

sao jose

sao jose2

FORRONOVOS já tem a Rainha de 2010

Wedna Beatriz Adelino Pinheiro

rainha 

A eleição aconteceu neste sábado ao vivo no programa “Nossa Terra na TV” da Sidys TV a cabo canal 4. Concorreram cinco candidatas: Camila Lopes de Oliveira (15 anos), Luana Patrícia Fidélis de Souza (14 anos), Melissa Receba de Almeida Araujo (16 anos), Viviane Ribeiro de Souza (15 anos) e Wedna Beatriz Adelino Pinheiro (15 anos) que se sagrou Rainha do FORRONOVOS.

A vencedora representou a Quadrilha Arraiá “Eita Danado” do Instituto Vivaldo Pereira. A Comissão Julgadora avaliou: Beleza, simpatia, desenvoltura, elegância e comunicação.

A Rainha Mirim será eleita no próximo dia 02 na abertura do FORRONOVOS, que se estenderá até 12 de junho.  Assessoria.

Dias 09 e 10 de Outubro de 2010. Carnaúba dos Dantas – RN. Org: A.P. M Produções

sábado, 29 de maio de 2010

Geraldo diz que prioridade para o Povoado da Cruz é o saneamento

geraldo2 O Povoado da Cruz no município de Currais Novos sediou neste sábado (29) a sétima edição do projeto “Prefeito nos Bairros” na atual administração, com as ações desenvolvidas pelo poder publico municipal junto aos moradores do povoado e comunidades vizinhas.

Além do prefeito Geraldo Gomes estiveram presentes ao evento a vice Milena, a primeira-dama Maria Coeli titular da SEMTHAS e demais secretários municipais, o deputado Ezequiel Ferreira, o presidente da câmara João Neto e o padre Stanley Dantas que deu a benção a instalação do projeto.

Na sua fala o Sacerdote disse que assim como Jesus andou pelo mundo fazendo o bem, o “Prefeito nos Bairros” leva ações benéficas por onde passa.

No seu pronunciamento o prefeito Geraldo Gomes disse que uma das principais prioridades para o Povoado da Cruz é o saneamento que atua fortemente na saúde da população. “O Prefeito nos Bairros é uma grande oportunidade dos moradores de cada comunidade estar perto da administração, reivindicando melhorias”, finalizou Geraldo Gomes.  Assessoria.

Rosalba Ciarlini diz que Gestão Pública de Mossoró pode ser modelo para todo o Estado

 _Rosalba A senadora Rosalba Ciarlini contou sua experiência como ex-prefeita para uma platéia  formada por alunos de todos os níveis do curso de gestão pública, da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN - FACEX, de Natal.  A exposição foi feita no II Encontro Potiguar de Gestão Pública, nesta sexta-feira (28).

         Rosalba destacou que como efeito das ações integradas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população implementadas na Prefeitura,  o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fixado pela ONU, cresceu 15% em Mossoró. Esse índice se elevou, segundo ela, porque a expectativa de vida na cidade aumentou 46,2%; a mortalidade infantil diminuiu 42%; a renda média do trabalhador subiu 16,7%; e o percentual de pobreza caiu 25,6%. A queda na evasão e repetência escolar, a construção de creches, a valorização do professor com a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salário e outras ações melhoraram a qualidade da educação, sem contar com os investimentos na cultura. “Isso elevou a autoestima da população”, reforçou, conceituando o saneamento básico como fundamental para o desenvolvimento. Além de mudar a vida dos mossoroenses, o esgotamento sanitário promoveu a verticalização e ajudou a cidade a ser considerada  a 13ª  melhor rede de saúde pública do país.  Outro diferencial foi o gás natural, que começou a ser explorado graças ao gasoduto construído no governo dela.

         Para a senadora, o desenvolvimento sustentável do município também aconteceu pela política implantada na zona rural. “Construímos adutoras, instalamos dessalinisadores e eletrificação nas comunidades”, afirmou, recordando o aproveitamento da energia solar em algumas localidades.  

Tudo isso foi possível em função da boa aplicação do dinheiro público: “Nossa prioridade sempre foi gastar menos com a máquina administrativa e mais com a população”, declarou.

Respondendo perguntas de alguns estudantes sobre o modelo de gestão de Mossoró,  Rosalba disse que não há segredo: todos os municípios podem ter esse desempenho, mas que para isso é preciso trabalho. “Fiz por Mossoró e estou trabalhando para que o Rio Grande do Norte possa voltar a crescer”, finalizou, sob aplausos dos estudantes.

Assessoria.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Twitter será lançado em português

O Brasil ocupa a segunda posição (8%) dos países com maior número de usuários do Twitter, ficando atrás dos Estados Unidos (50%) a frente da Grã-Bretanha (7,2%), Canadá (4,3%) e Alemanha (2,49%). No mundo são mais de 100 milhões de usuários. No Brasil somos cerca de 10 milhões de twitters.
Jenna Dawn, porta-voz do microblog, já havia demonstrado a necessidade de o Twitter ter a sua versão em outros idiomas. Evan Willians, fundador da ferramenta que permite mensagens até 140 caracteres, já havia dito no final de 2009 sobre a intenção de oferecer aos brasileiros a versão do Twitter em português.
O projeto, sem data definida para aplicação, certamente já está atrasado, visto que o brasileiro é um dos mais ativos no microblog. Por enquanto o Twitter está disponível apenas nos idiomas inglês, espanhol, japonês, italiano, francês e alemão.

postado por Masini

Maranhão tem 48% da intenção de voto dos paraibanos para governador e Ricardo 36%

Na pesquisa espontânea vantagem do governador aumenta, obtendo 50% e Ricardo 29%

A TV Cabo Branco divulgou na noite desta sexta-feira (28) o resultado da pesquisa Ibope, encomendada pela emissora, com a intenção de voto dos paraibanos para governador nas eleições estaduais deste ano. O governador José Maranhão (PMDB) ficou com 48%, Ricardo Coutinho (PSB) com 36% e Lourdes Sarmento (PSO) com 1%, na pesquisa estimulada, quando são citados os nomes dos candidatos.

Nove por cento dos eleitores disseram que votariam em Branco ou Nulo e 6% que não sabe. Os pré-candidatos Erico Feitosa (PHS) e Nelson Júnior (PSOL) mesmo tendo o nome na consulta não foram citados.

Já na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos, Maranhão obteve 50% dos votos e Ricardo Coutinho 29%. Erico Feitosa e Lourdes Sarmento atingiram 1%. Nelson Junior não foi citado e 19% disseram que não sabe responder. Já 1% acredita que nenhum destes será o eleito.

A pesquisa também quis saber a rejeição dos eleitores aos nomes dos pré-candidatos e Erico Feitosa obteve maior, com 30%, e Ricardo a menor, com 24%. Maranhão e Nelson Júnior ficaram com 29% e Lourdes Sarmento com 27%.

Segundo Turno

Levando os dois principais nomes da disputa para o segundo turno, Maranhão ficou com 49% e Ricardo 39%. Brancos e Nulo 6% e 5% do eleitorado ainda não sabe em quem votar.

 Cristiano Teixeira
WSCOM Online

Elba revela que nunca foi contra a transposição

Elba revela que nunca foi contra a transposição do São Francisco

Elba revela que nunca foi contra a transposiçãoA cantriz disse que tudo foi criado por pessoas e jornalistas que querem prejudicar a sua imagem  
A cantora revelou, no auditório da Fiep, antes da solenidade de entrega do "Prêmio Gonzagão", ocorrida na última terça-feira, que nunca foi contra a transposição das águas do Rio São Franciso.
Elba ao se referir ao assunto disse em tom ríspido que tudo isso foi criado por jornalistas que tentaram prejudicar sua imagem.
“Enfrentei muitas situações difíceis para chegar aonde cheguei. Sofri muitas perseguições e fui vitima de muitos preconceitos por ser nordestina.
Por isso, passar por tudo o que já passei, de que maneira eu poderia ser contra a transposição das águas do Rio São Francisco?”. Esse esclarecimento foi feito pela cantora Elba Ramalho, quarta-feira, 26, quando participava da 2ª edição do Troféu Gonzagão, realizado na Fiep em Campina Grande - PB.
Ela fez questão de voltar a esclarecer que jamais se posicionou contra a transposição das águas do Rio São Francisco. “Só espero que essa caríssima obra de quase 7 bilhões de reais seja realizada de forma honesta”, ensejou.
A cantriz paraibana também falou sobre o seu estado de saúde e fez questão de dizer que estava ótima. “Olhe para mim, o que você acha ?” indagou ao jornalista Onias Xavier. Ela explicou que o que teve foi apenas um pré-câncer mas foi coisa simples e que já está curada.
Ela contou que não chegou a perder a mama como chegaram a divulgar na grande imprensa. “Estou curada, realizando shows e fazendo muito sucesso”, concluiu a forrozeira.  
Redação com Tribuna da Paraíba

carnaubenses sem telefonia há várias horas.

A cidade de Carnaúba dos Dantas, está há várias horas sem telefonia, isto inclui os telefones fixos e a telefonia celular da Oi. Esperamos que o problema seja solucionado o mais breve possível. Anteciosamente Blog do Totinha – Humildade Sempre.

PARELHAS SEDIA 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião do Seridó do RN E PB.‏

forum Novos projetos foram apresentados e discutidos na manhã de hoje (28), na AABB de Parelhas, durante a 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião do Seridó do Rio Grande do Norte e da Paraíba. O assunto abordado incluiu avaliação de trabalhos executados e balanço da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

O Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, Secretários Municipais e os vereadores Maria da Guia Dantas e Gilson Enéas, estavam entre os presentes. O evento reuniu ainda representantes do Ministério da Integração Nacional, Ministério de Minas e Energia, dos Governos dos Estados do RN e PB, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE, Território da Cidadania do Seridó; Banco do Nordeste, UFRN, FIERN, entre outros.

O Município sede da reunião recebeu também representantes da Associação dos Mineradores de Parelhas, além de outras associações rurais e urbanas e sindicatos. Em meio às discussões que envolveram a Mesorregião houve ainda apresentação do teatro do Centro de Atenção Psicossocial de Parelhas (CAPS).

A Mesorregião do Seridó é composta de 54 municípios, sendo 28 do Rio Grande do Norte e 26 da Paraíba, além das universidades Estadual e Federal da Paraíba e Federal de Campina Grande. O objetivo principal é desenvolver ações e projetos que contribuam com o desenvolvimento do Semi-Árido dos dois Estados. Assessoria.

Currais Novos ganha mais um CRAS

cras Uma verdadeira multidão compareceu na noite desta quinta feira (27) a inauguração no Bairro Silvio Bezerra em Currais Novos de mais um Centro de Referência da Assistência Social. Prestigiaram o evento o prefeito Geraldo Gomes, a vice Milena Galvão, a primeira-dama Maria Coeli, titular da SEMTHAS, Carlos Magno Secretário de Administração representando os demais secretários e auxiliares da administração, Judivanda Azevedo Coordenadora da SEMTHAS, a Coordenadora do CRAS, Janaina Galvão e o presidente da câmara João Neto.

Na sua fala Geraldo Gomes disse da sua felicidade em implantar naquele momento um importante empreendimento da Assistência Social para o Silvio Bezerra. “Continuamos o nosso trabalho, pois para este bairro as nossas administrações passadas trouxeram ginásio de esportes, creche, posto de saúde, calçamento e agora o CRAS”.

No ato inaugural houve palestra sobre Família por Diego Fernandes, escritor e apresentador da TV Século 21. Também aconteceram sorteios de prêmios e foi servido um lanche aos presentes.  Assessoria.

GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE

Problema físico pode adiar teste em concurso público

Os desembargadores que integram o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte não deram provimento a um recurso, movido pelo Estado, o qual foi contra uma liminar concedida para um então candidato de um concurso, que teve o direito de ter o teste físico prorrogado pelo prazo de 60 dias.

A liminar foi concedida, anteriormente, com base no fato de que o candidato em concurso público não estava em gozo de suas condições mínimas de saúde, em razão de uma lesão temporária nos joelhos, o que o impedia de participar do teste de aptidão física exigido pelo certame em igualdade com os demais candidatos.

O recurso do Estado (Agravo Regimental em Mandado de Segurança n° 2009.012553-6/0001.00) reforçou o argumento de que "não há razoabilidade na discriminação pretendida, sendo certo que a decisão cria uma situação indevidamente privilegiada para o impetrante " e que "a Administração Pública não pode prejudicar o regular cronograma do concurso porque algum candidato não está em condições plenas de se submeter às provas físicas”.

Os desembargadores ressaltaram que a impossibilidade de realizar qualquer esforço físico está confirmada no atestado médico, cuja emissão é da responsabilidade do médico ortopedista Dr. Ladislau Assunção (CRM nº. 3337).

O atestado por si só, segundo o Pleno do TJRN, faz cair por terra a alegação do Estado de que o candidato está sendo privilegiado, justamente pelo fato de que a pretensão mandamental é no sentido de dar as mínimas condições de igualdade entre todos os candidatos do certame. TJRN.

Dicas de língua inglesa com Damião Carlos

damiao carlos 1. I'm Barbara Klein. And I'm Steve Ember with EXPLORATIONS in VOA Special English. Today we present the second part of our series about communications. We tell how computers are linking people around the world.

2. Last week, we told about the early history of the communication of information. We described how the telegraph was the first important device that could move information quickly from one place to another. And we discussed early radio and television broadcasts and the beginning of satellite communications.

3. In the early nineteen seventies, the American Department of Defense began developing a new project. It began linking major research universities across the United States.

4. Professors at many American universities do research work for the United States government. The Department of Defense wanted to link the universities together to help the professors cooperate in their work. Department of Defense officials decided to try to link these universities by computer.

5. The officials believed the computer would make it easier for researchers to send large amounts of information from research center to research center. They believed they could link computers at these universities by telephone.

6. They were right. It became very easy to send information from one university to another. University researchers working on the same project could share large amounts of information very quickly. They no longer had to wait several days for the mail to bring a copy of the research reports.

7. This is how the system works. The computer is linked to a telephone by a device called a modem. The modem changes computer information into electronic messages that are sounds. These messages pass through the telephone equipment to the modem at the other end of the telephone line. This receiving modem changes the sound messages back into information the computer can use.

8. The first modern electronic communication device, the telegraph, sent only one letter of the alphabet at a time. A computer can send thousands of words within seconds.

9. The link between universities quickly grew to include most research centers and colleges in the United States. These links became a major network. Two or more computers that are linked together form a small network. They may be linked by a wire from one computer to another, or by telephone. A network can grow to almost any size.

10. For example, let us start with two computers in the same room at a university. A wire links them to each other. In another part of the university, two other computers also are linked using the same method. Then the four are connected with modems and a telephone line used only by computers. This represents a small local network of four computers.

11. Now, suppose this local network is linked by its modem through telephone lines to another university that has four computers. Then you have a network of eight computers. The other university can be anywhere, even thousands of kilometers away.

12. These computers can now send any kind of information that can be received by a computer - messages, reports, drawings, pictures, sound recordings. And, the information is exchanged immediately.

13. Since it began, this system of computer networks has had several different names. It is now called the Internet. In nineteen eighty-one, this communication system linked two hundred thirteen computers. Only nine years later, it linked more than three hundred fifty thousand computers. Today, experts say more than one billion people around the world are linked by computers to the Internet. And, they say, this number will continue to grow.

14. Almost every major university in the world is part of the Internet. So are smaller colleges and many public and private schools. Magazines, newspapers, libraries, businesses, government agencies, and people in their homes also are part of the Internet.

Fátima participa de encontro do PT em Mossoró


A deputada federal Fátima Bezerra viaja para a cidade de Mossoró, neste sábado, 29, para participar do Encontro do PT – Região Oeste. O evento acontecerá às 10h na Câmara Municipal da cidade e deverá contar com uma grande participação dos militantes do Partido dos Trabalhadores da região. O governador Iberê Ferreira de Souza também confirmou presença no evento.
Ainda no sábado, Fátima visita o município de Ipanguaçu para uma  atividade política. À noite, vai a Assú participar da solenidade de colação de grau das turmas de História, Letras, Pedagogia e Economia, da UERN. A deputada é madrinha da turma de Letras.
Nesta sexta-feria, 28, pela manhã, a deputada Fátima Bezerra vai ao lançamento do livro ‘Desenvolvimento de Políticas Públicas no Oeste Potiguar’. O livro é de autoria dos professores Bosco Araújo e Ivonete Soares Coelho. O lançamento acontecerá no Centro de Convivência da UFRN. Em seguida a deputada participa do almoço comemorativo que marca os 40 anos de vida política do deputado federal Henrique Eduardo Alves e do senador Garibaldi Alves Filho, ambos do PMDB-RN.
Na manhã do domingo, 30, Fátima viaja para a cidade de Jandaíra, onde tem encontro com o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores. Esse encontro também terá a presença do governador Iberê Ferreira de Souza. Na segunda, 30, em Natal, a deputada participa de atividades na Casa da Ribeira.
Na tarde da segunda, Fátima participará do Encontro de Gerentes do Patrimônio da União e, na sequência, no Centro Administrativo, tem audiências com o secretário da SETHAS, Gercino Saraiva e com o secretário da Educação, Otávio Augusto. Na Educação a audiência terá a participação do prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros (PT). À noite, em Parnamirim, a deputada participa da missa solene de Nossa Senhora, na igreja Matriz, Centro. Assessoria

OXENTNET

OXENTNET
Org. Aldailson. Fone: 3479 2060 e 8825 3335

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Inaugurada nova sede da Justiça Eleitoral em Currais Novos

Localizado na região do Sítio Totoró, a 2 quilômetros do Centro de Currais Novos, o prédio do Fórum Eleitoral foi inaugurado pelo desembargador Expedito Ferreira de Souza, na noite de ontem (26). O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) não escondeu a satisfação em entregar aos eleitores do município e dos vizinhos Cerro-Corá e Lagoa Nova, uma estrutura moderna e pronta para funcionamento. A obra começou em 14 de agosto de 2009 e representa um investimento, aproximadamente, de R$ 300 mil.
“Depois de nove meses, concluímos a sede do cartório eleitoral, que recebe o nome do grande expoente do Direito, Mário Moacyr Porto”, frisou o desembargador em entrevistas concedidas à imprensa curraisnovense antes do início da solenidade.
Para o juiz da 20ª Zona Eleitoral, Valdir Lobo, na realização da obra, “prevaleceu a visão empreendedora da gestão do desembargador Expedito, que construiu vários fóruns em cidades interioranas e este é um dos mais modernos,erguidos no Estado”, destacou o magistrado em seu pronunciamento, no início do ato.
MARCA
Marcelo Porto, filho do jurista e escritor Mário Moacyr Porto (1912-1997), lembrou a trajetória de promotor, juiz, desembargador, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, primeiro reitor da UFPB, presidente da seccional da OAB no Rio Grande do Norte, membro das academias de letras da Paraíba e do Rio Grande do Norte, seguida por seu pai.
Mário via RN e PB, seu estado Natal como uma terra só, talvez porque tenha deixado marcas nas duas. “Agradeço ao desembargador Claudio Santos a propositura desta homenagem”, salientou Marcelo. O literato, professor de Direito Civil da UFRN, foi comparado pelo filho aos minérios. “Brilhante, raro e de grande valor, assim era Mário Moacyr Porto” – pontuou Marcelo, que da mesma maneira que o pai, enveredou pelo caminho do empreendedorismo no setor mineral.
Membro da turma de 1976 do curso de Direito da UFRN, o desembargador Claudio Santos, vice presidente do Tribunal Regional Eleitoral, disse que o Estado deve muito ao homenageado e, sobretudo, a região do Seridó. “Esta região tem grandes homens e mulheres públicos, e memória dessas pessoas deve ser preservada”, enfatizou ao sugerir que seria interessante a promoção de concursos de redação para estudantes sobre personagens como Mário Moacyr Porto.
DESENVOLVIMENTO
O prefeito Geraldo Gomes mencionou a contribuição da obra do TRE para o desenvolvimento da cidade. “A Cidade Jurídica de Currais Novos vai tomando forma”, citou ao acrescentar a vinda das sedes da Justiça do Trabalho e da OAB para a região do Totoró, onde há projetos de construção de condomínios. Em frente ao fórum eleitoral existe uma unidade do Instituto de Educação Tecnológica (IFRN). E a prefeitura fez o acesso rodoviário ao local.
Além do presidente da Corte Eleitoral, do vice, do prefeito, do juiz eleitoral e do representante da família do homenageado, diversas autoridades estiveram presentes à cerimônia. O procurador do Estado, Ivanildo Albuquerque (representando o governador Iberê Ferreira de Souza); o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, desembargador aposentado Cristovam Praxedes, e a diretora geral do Tribunal, Andréa Campos.
No ato, o secretário de Segurança, que foi juiz da Comarca de Currais Novos por muito anos, e a ex-servidora da Justiça Eleitoral, Marta Cortez, foram homenageados pelo serviços prestados à Justiça no município. Fonte: TRE/RN.

PT entra com ação contra propaganda antecipada do DEM

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O PT entrará amanhã (28) com uma ação no Tribunal Superior eleitoral (TSE) contra o DEM por causa da exibição do programa nacional do partido na noite de hoje (27). A propaganda do DEM mostrou trechos do discurso do pré-candidato à presidência pelo PSDB, José Serra, durante encontro nacional do PSDB, DEM e PPS realizado no último dia 10 de abril.
Segundo o advogado do PT, Márcio Luiz Silva, o programa trouxe propaganda eleitoral antecipada de Serra e desrespeitou a Lei dos Partidos Políticos. A lei diz que o programa do partido não pode ter a participação de candidato que não faça parte da legenda.
O advogado pedirá a aplicação de multa máxima (R$ 25 mil reais ou o custo de produção do programa) e a cassação do tempo equivalente à propaganda exibida hoje (10 minutos) no primeiro semestre de 2011.
O PT já havia tentado barrar a exibição do programa por meio de uma ação cautelar protocolada hoje no TSE. Entretanto, o ministro Aldir Passarinho Junior não acatou o pedido. Segundo Passarinho, caso o tribunal suspendesse a propaganda antes de ela ir ao ar, estaria fazendo uma censura prévia.

Edição: Rivadavia Severo

PREFEITO DE PARELHAS TERÁ AUDIÊNCIA COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO PARA DISCUTIR IMPLANTAÇÃO DA UAB NO MUNICÍPIO

francisco.jpg1 Discutir sobre os próximos passos para a implantação do pólo da Universidade Aberta do Brasil – UAB – no Município de Parelhas. Esse é o objetivo da audiência marcada para a próxima segunda-feira (31), em Natal, entre o Prefeito Francisco Medeiros e o Secretário de Educação do Estado, Otávio Augusto.

Francisco já visitou nos últimos dias a Secretaria de Educação e conversou com responsáveis pelo setor. “A Professora Salete Vieira ficou de agendar uma visita à Parelhas para conhecer possíveis locais onde funcionará a Universidade”, disse o Prefeito otimista com a conquista da UAB.

Parelhas está entre os quatro Municípios do Estado que ganharão novos pólos da Universidade Aberta do Brasil. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União no último dia 30 de Março, em portaria assinada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad. São Gonçalo, Touros e Apodi também serão contemplados.

Assessoria de comunicação

Com a cara de Muricy e show de Conca, Flu vence o Fla e encerra tabu

Fluminense bate o Flamengo por 2 a 1 (GLOESPORTE.COM)

Mais organizado durante os 90 minutos, Tricolor triunfa sobre o maior rival após mais de dois anos com gols do argentino e de Rodriguinho: 2 a 1

Acabou o jejum: dois anos, três meses e 16 dias depois dos 4 a 1 – com show de Thiago Neves – pela Taça Guanabara de 2008, o Fluminense voltou a vencer o Flamengo. Fazendo-se valer de um adversário desmantelado e, principalmente, do nítido padrão de jogo implementado por Muricy Ramalho, o Tricolor sobrou no gramado do Maracanã e fez 2 a 1 na noite desta quarta-feira, em partida válida pela quarta rodada do Brasileirão.

Recuperado das dores na coxa direita, Fred até esteve em campo, mas quem fez a diferença foi Conca. Com uma assistência para o gol de Rodriguinho e um golaço em chute de fora da área, o argentino foi o nome do jogo. Bruno, em cobrança de falta perfeita, descontou.

Com o triunfo, o Flu subiu para a sexta posição do Nacional, com seis pontos. O Fla é o 11º colocado, com cinco. Na próxima rodada, o Tricolor vai até Belo Horizonte encarar o Atlético-MG, domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão. Já o Rubro-Negro volta a jogar no Maracanã, sábado, contra o Grêmio, às 18h30m.

Texto e Foto: G1.

AVALIAÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OESTE POTIGUAR

Livro que reúne pesquisas sobre o tema será lançado dia 28/05 na Cooperativa Cultural da UFRN

Capa_livroDesenvolvimento e políticas públicas no Oeste potiguar: avaliações” é o título do livro organizado pelo professor João Bosco Araújo da Costa, do Departamento de Ciências Sociais da UFRN, e pela professora Maria Ivonete Soares Coelho, da UERN, que será lançado a partir das 11h do próximo dia 28/05/2010, na livraria da Cooperativa Cultural, no Centro de Convivência, Campus da UFRN em Natal.

Editado pelo programa editorial Edições UERN, o livro reúne artigos de pesquisadores da Base de Pesquisa Poder Local, Cultura Política e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Dentre os componentes da Base de Pesquisa e autores/colaboradores do livro estão, além dos organizadores, os docentes Maria Daline de Souza, Simone Cabral, Everkley Tavares, Maria do Perpétuo Socorro R. S. Severino, Edilene Jales (in Memória) e Gilcélia Batista Góis.

AVALIAÇÃO - “O interesse pelo tema da avaliação de política pública tem crescido no Brasil por tratar-se de uma exigência de que as políticas públicas tenham efetividade e que os gastos públicos sejam feitos com racionalidade, por serem duas exigências democráticas”, afirma o professor João Bosco Araújo da Costa. Acerca do livro, João Bosco enfatiza que o conjunto de textos que o constituem apresenta como traço comum duas características: os resultados de estudos que tiveram como objetivo avaliar a efetividade de algumas políticas públicas implementadas na região oeste do Rio Grande do Norte (mesorregião oeste potiguar); e seus autores, em sua quase totalidade, são docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que realizaram ou atualmente estão realizando pós graduação – doutoramento – na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Jóis Alberto

Jornalista (RN422JP) e Mestrando em Ciências Sociais/UFRN

TELEFONES E E-MAILS:

Prof. João Bosco Araujo da Costa – 9985 4445 3211 9236 joaobac@uol.com.br

Profa. Maria Ivonete Soares Coelho 9972 3064 8701 5114 lunasoares@uol.com.br

Jóis Alberto – 9407 4045 joisalberto@yahoo.com.br

Assessoria.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Jardim do Seridó recebe Prêmio “Palma de Ouro” na Educação

marecilda Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação, ficou entre os 100 municípios contemplados com o Prêmio “Palma de Ouro”. Esta comenda é conferida aos 100 gestores municipais de educação que mais se destacaram durante o ano pelo brilhante desempenho frente à pasta de Educação.

Entre os critérios avaliados para a escolha dos gestores estão questões relacionadas ao pluralismo de idéias, valorização dos profissionais, igualdade de condições, promoção e elaboração de projetos que visem o pleno desenvolvimento da educação em seus diversos níveis.

A Secretária, Marecilda Bezerra recebeu a notícia com muita alegria, já que tem se empenhado com toda sua equipe para garantir uma educação de qualidade para todos de Jardim do Seridó. “Ser escolhido como um dos 100 municípios com a melhor educação no Brasil é de uma emoção inexplicável. Este prêmio só vem firmar o nosso compromisso, junto com o Prefeito Padre Jocimar e todos que fazem a Prefeitura de Jardim do Seridó com o povo desta cidade. A Educação está em pleno desenvolvimento, avançando a cada dia, e este (prêmio) é mais uma prova disso”, frisou emocionada Marecilda, que irá a Santa Catarina receber a comenda.

Além do Prêmio, a Secretária ainda vai levar um dos projetos em desenvolvimento na Educação para ser apresentado na ocasião. Os mais cotados são o Projeto ECOJARDIM, que trabalha a importância da preservação do Meio Ambiente e a revitalização da Mata Ciliar do nosso município; e o Projeto de Inclusão de crianças com necessidades especiais nas Escolas regulares.  Assessoria.

Dias 09 e 10 de Outubro de 2010. Carnaúba dos Dantas – RN. Org: A.P. M Produções

ROSALBA É HOMENAGEADA EM CONGRESSO NACIONAL DE COMERCIÁRIOS

rosa4 A senadora Rosalba Ciarlini foi homenageada nesta quarta-feira, 27, no 3º Congresso Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviço, em Brasília. O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e reúne cerca de 700 trabalhadores de todo o país.

Rosalba é relatora de dois projetos de interesse dos comerciários: a proposta (PLS 115/07), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que prevê a proibição do trabalho no comércio aos domingos e feriados sem remuneração, reduz para seis horas diárias a jornada de trabalho e fixa o piso salarial dos comerciários em três vezes o valor do salário mínimo e de projeto do senador Pedro Simon (PLS 152/07) que reconhece o exercício da profissão, define normas para a regulamentação e fixa a jornada de até 42 horas semanais para a categoria.

Durante o discurso, Rosalba confirmou audiência pública com as classes patronal e de trabalhadores para o debate sobre esses projetos. Também se comprometeu a priorizá-los na pauta de votação da Comissão de Assuntos Sociais. A parlamentar acredita que os dois projetos serão votados pela CAS antes do recesso de julho.

Rosalba chegou ao local do evento acompanhada do senador Paulo Paim e foi recebida pelo presidente em exercício da CNTC, Levi Fernandes e pelo deputado federal, Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força Sindical. A senadora foi aplaudida de pé pela platéia que lotou o auditório do Hotel Royal Tullip.

Estima-se que no Brasil existem cerca de 40 milhões de trabalhadores no comércio. A Confederação dos Trabalhadores congrega 30 federações e 813 sindicatos filiados. Assessoria.

ROSALBA DEFENDE MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS

Autora do requerimento para a realização de audiência pública que debateu o Plano Nacional da Educação (PNE), juntamente com a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), a senadora Rosalba Ciarlini defendeu a municipalização dos ensinos básico e fundamental. A parlamentar argumenta que o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDH), atesta que a qualidade das escolas municipais, na maioria das vezes, é superior.

“Existem governos estaduais que querem centralizar, temendo prejuízos”, reclamou a senadora para quem o governo federal deve manter fiscalização rigorosa dos recursos e os governos estaduais devem promover a transferência de competência. “Os governos devem municipalizar as escolas”, insistiu, recordando a baixa qualidade do ensino público do Rio Grande do Norte. “No RN, o nível do aluno da 8 ª série da rede estadual é igual ao da 4ª série, de Sobral, no Ceará”, exemplificou.

Para Rosalba, os próximos 10 anos do novo Plano Nacional de Educação serão fundamentais para correção das falhas. Além da gestão, a senadora considera ser essencial a revisão dos investimentos na educação brasileira. Uma boa escola, na opinião da parlamentar, precisa da divisão justa pela União, dos tributos. Rosalba defende o aumento da fatia do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. O novo Plano Nacional de Educação precisa ser submetido ao Congresso para ser adotado pelo governo a partir do próximo ano.

Participaram da audiência pública, o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação e coordenador Geral da Conferência Nacional da Educação (CONAE), Francisco das Chagas Fernandes, e Leocádia Maria da Hora Neta, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação.

Eleitor ganha espaço no horário eleitoral gratuito

Campanhas educativas poderão ocupar o tempo do horário eleitoral gratuito, no rádio e na televisão, dos partidos que tiverem seus programas suspensos por qualquer tipo de infração. A proposta é da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e foi aprovada por unanimidade em decisão terminativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A senadora comemorou a aprovação da matéria, que agora será votada pela Câmara Federal. “Esta mudança é essencial e seria importante que já valesse para este ano de campanha. Espero que os deputados tenham a mesma sensibilidade dos senadores e votem com rapidez”.

O projeto altera a Lei 9504/97 e autoriza que o tempo de propaganda eleitoral no horário gratuito que partidos políticos ou coligações tiverem perdido em razão de infrações, e que não for utilizado para direito de resposta,

será aproveitado pela Justiça Eleitoral. Poderão ser divulgadas propagandas

educativas sobre as eleições, como esclarecimentos sobre os procedimentos eleitorais, uso da urna eletrônica, documentos que o eleitor precisa apresentar na

votação e condutas permitidas e proibidas no período eleitoral. O novo texto diz ainda que “a Justiça Eleitoral divulgará o nome do partido ou coligação ao qual o tempo de propaganda foi originalmente destinado e as razões de sua exclusão”.

Rosalba explica que “o tempo vazio, sem áudio ou imagem nos meios de comunicação, poderá ser melhor utilizado, evitando o desperdício do dinheiro público.”

Aglair Abreu

PSF II realiza palestra preventiva contra Câncer de Próstata

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe do PSF II realiza na última terça-feira (25) a Palestra sobre Câncer de Próstata. Com o tema “É preciso ‘tocar’ nesse assunto” a palestra foi ministrada pelo médico do PSF II, Fernando Rolin e coordenada por todos que compõe a equipe daquele Posto de Saúde da Família.
A exposição aconteceu na Escola Municipal Zélia Costa e recebeu mais de 70 homens do Bairro Bela Vista. A equipe avisa ainda que haverá outra palestra sobre o mesmo assunto destinada aos homens do Centro da cidade, com previsão de acontecer no dia 29 de junho. Assessoria.

Currais Novos representa o RN na Conferência de Cooperativismo Social em Brasília

ericaPaula Érica Batista de Oliveira

A Assistente Social Paula Érica Batista Oliveira que atua no Centro de Atenção Psicossocial “Maria Venus Cunha” de Currais Novos participa como única representação do Estado do Rio Grande do Norte nesses dias 27 e 28 de maio de 2010, em Brasília da Conferência Temática de Cooperativismo Social, evento que faz parte do processo da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial (IV CNSM – I).

Esta Conferência foi uma convocação do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária, em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Ministério da Justiça e Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

O objetivo é possibilitar uma mobilização e debate no campo do cooperativismo social para implementação de políticas públicas nessa área e de promover a prática de cooperativismo nas diversas áreas, dentre elas a saúde mental, através das atividades oferecidas nos CAPS e demais instituições envolvidas nesse campo.

Por está inserido nesse processo, o município de Currais Novos foi contemplado no Estado do Rio Grande do Norte, sendo representado na pessoa da Assistente Social Paula Érica Batista de Oliveira, profissional envolvida nessa discussão, com experiência comprovada em coordenação de projetos de geração de renda na política de Economia Solidária.

Vlaudey Liberato

ORG:ADALBERTO & FAMÍLIA

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SOCIETY-Carnaúba dos Dantas,RN

image
 RESULTADO DOS JOGOS:
         5ª Rodada

DIA 22/05/10 (SÁBADO)

          .   FLAMENGO 02 X 03 REAL BÉTIS

Gols: Adalberto e Zé Gordinho para o Flamengo, Léu, Kayan (gol contra) e Jardel para o Real Bétis.
CER. SÃO FRANCISCO 01 X02 UNIÃO

Gols: Plínio para a Cerâmica São Francisco, Eliano, 02 vezes para o União.

Obs. O Atleta Damião, da Cerâmica São Francisco foi expulso. 


DIA 23/05/10 (DOMINGO)

MOLEQUE BOM DE BOLA 04 X 02 VAI ENCARAR

Gols: Gersinho, 02 vezes e Chuá, 02 vezes para o Moleque Bom de Bola, e Huguinho, 02 vezes para o Vai Encarar.

HIPER SANTA RITA 02 X 01 CHELSEA

Gols: Marcílio e Gorducha, para o Hiper Santa Rita, e Alexandre para o Chelsea.



CLASSIFICAÇÃO

GRUPO A

CHELSEA: 09 Pontos (Classificado)

UNIÃO: 07 Pontos e 06 gols de saldo (Classificado)

HIPER SANTA RITA: 07 Pontos e 05 gols de saldo (Classificado)

CERÂMICA SÃO FRANCISCO: 06 Pontos

INTERNACIONAL: 00 Ponto.



GRUPO B

MOLEQUE BOM DE BOLA: 10 Pontos (Classificado)

REAL BÉTIS: 08 Pontos (Classificado)

FLAMENGO: 06 Pontos (Classificado)

VAI ENCARAR: 03 Pontos

SCHALKE 04: 01 Ponto.



GRUPO C

VIRA-COPOS: 07 Pontos (Classificado)

CERÂMICA ARAÚJO: 04 Pontos e 01 gol de saldo (Classificado)

CERÂMICA J. R. A. 04 Pontos e 01 gol negativo

BARCELONA: 01 Ponto.


PRINCIPAIS ARTILHEIROS:

05 Gols: Sandrinho (Vira-Copos) e Chuá (Moleque Bom de Bola)

03 Gols: Hugo, Walas e Eliano (União), Gersinho (Moleque Bom de Bola), Assis (Flamengo), Léu (Real Bétis), Marcílio (Hiper Santa Rita).

02 Gols: Jardel, Raphaell e Ronaldo (Hiper Santa Rita), Dudé (Chelsea), Kayan, Adalberto e Zé Gordinho (Flamengo).
  CARTÕES:

          . CARTÃO VERMELHO:

Suspenso por um jogo:

Nuna (Cerâmica Araújo).



Próximos Jogos:

QUARTAS DE FINAL

29/05/2010

          .   CHELSEA X FLAMENGO

          .   VIRA-COPOS X REAL BÉTIS

30/05/2010

          .   MOLEQUE BOM DE BOLA X HIPER SANTA RITA

          .   CERÂMICA ARAÚJO X UNIÃO
Fonte: Juninho de Ataíde.

PREFEITO DE PARELHAS É O PRIMEIRO SECRETÁRIO DO COSELHO DIRETOR DO COPISRN

francisco.jpg2 Escolhido para integrar a direção do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde (COPISRN), o Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, é o primeiro secretário do Conselho Diretor que foi definido em assembléia geral realizada ontem (25) no auditório do Sebrae, em Natal. Outros dez prefeitos, dos 121 que aderiram ao consórcio, fazem parte do grupo presidido pelo Prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha.

Por meio do COPISRN o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (SAMU) chegará, até o final de agosto, a todas as regiões do Estado. “A Saúde de Parelhas ganhará muito com a chegada do SAMU, pois o serviço viabilizará o atendimento de urgência pré-hospitalar o que ajudará a salvar vidas”, disse o Prefeito de Parelhas.

A Central do Serviço para a região do Seridó ficará localizada em Currais Novos, que também regulará o Trairi, o que totaliza 44 Municípios e 18 viaturas disponíveis. Outras duas Centrais, situadas em Macaíba e Mossoró, abrangerão o restante do Estado.

Para a expansão do Samu 192, cujo tempo resposta entre a chamada e o socorro é de 20 minutos, o Governo do Estado está fazendo investimentos da ordem de R$ 6,2 milhões somente para regionalizar o serviço de forma a cobrir 100% do Estado. Além disso, haverá um custeio mensal de R$ 4,5 milhões para o trabalho com as 64 unidades móveis de urgência, dos quais 60% dos recursos serão provenientes do Tesouro Estadual. Na aquisição das ambulâncias, os investimentos, segundo Selma Santiago, foram de R$ 13 milhões. Assessoria

terça-feira, 25 de maio de 2010

RUAS SÃO PAVIMENTADAS EM CARNAÚBA DOS DANTAS

 slogan Dando prosseguimento ao programa de pavimentação de ruas da cidade, a prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas executou o calçamento e saneamento de mais duas artérias da nossa comunidade, erradicando a poeira e a lama que tanto assolavam os moradores daquelas localidades. Estamos falando das Ruas Vereador Silvino José Dantas e Pedro Alexadre Dantas, que antigamente sofriam com a lama e esgoto a céu aberto.

Quando chove a água invadia residências e causava um verdadeiro transtorno aos moradores. Com a pavimentação e o saneamento estamos dando fim a poeira e a lama que tanto prejudicavam a localidade” completou Alexandre Dantas.

Outras ruas da cidade serão pavimentadas ainda este ano, outras estão em andamento, como é o caso da rua Elita Dantas, um extensa e larga artéria do Conjunto Anatólio Cândido de Medeiros, ligando com a Rua Juvenal Lamartine, principal elo de ligação entre o Monte do Galo e o centro da cidade.ruas Rua Pedro Alexandre Antes e Depois.  Assessoria.

Incentivos especiais para produtor que integrar lavoura, pecuária e silvicultura

 

imagem

Produtores rurais que incorporarem técnicas de integração entre lavoura, pecuária e silvicultura poderão receber incentivos especiais que a legislação já assegura para a área rural. O benefício é previsto em projeto (PLC 78/08) aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta terça-feira (25), na forma de um texto substitutivo elaborado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN). A proposta original é da Câmara dos Deputados, apresentado pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Entre os incentivos especiais, estão as linhas de crédito rural (de juros mais baixos) e o seguro rural. Os produtores também podem ganhar prioridade na concessão de benefícios associados a programas de infraestrutura rural, como os de energização, irrigação, armazenagem, telefonia e habitação. Na lista, estão ainda a prestação de serviços oficiais de assistência técnica e de fomento, incentivos no fornecimento de mudas de espécies nativas ou ecologicamente adaptadas, produzidas com a finalidade de recompor a cobertura florestal, além de apoio técnico educativo no desenvolvimento de projetos de preservação, conservação e recuperação ambiental.

Na ocasião, foi rejeitado o PLS 260/07, sobre o mesmo assunto, apresentado pelo ex-senador Expedito Junior. O relatório foi lido na reunião pelo senador Jayme Campos (DEM-MT), pois a senadora Rosalba Ciarlini presidia no mesmo momento os trabalhos de outra comissão. Depois, de volta à CRA, ela explicou que optou por um texto substitutivo para aproveitar sugestões recebidas de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo exame

O projeto já havia recebido antes parecer favorável na CRA, mas teve que retornar a essa comissão depois que o Plenário aprovou requerimento para que tramitasse junto à proposta do ex-senador Expedito Júnior (PR-RO). A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) também fez uma segunda apreciação da matéria, com parecer favorável, também por meio do substitutivo apresentado pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT).

Agora, os dois substitutivos vão a Plenário, onde ainda apresentada uma emenda global ao projeto de Rollemberg, uma iniciativa também de Expedito Júnior. O Plenário, portanto, deverá decidir no final entre a proposta original da Câmara com a emenda de Expedito e os dois novos substitutivos da CRA e da CMA. Se passar o projeto original, o passo seguinte será a sanção presidencial. Nas demais hipóteses, o texto terá de voltar à Câmara para novo exame.

Conceito

Na forma proposta por Rosalba, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é definida como a estratégia de produção sustentável que junta atividades agrícolas, pecuárias e florestais num cultivo consorciado que busque a recuperação de áreas degradadas, sem a perda de sua viabilidade econômica. A iniciativa tenta mitigar o desmatamento provocado pela conversão de áreas de vegetação nativa em áreas de pastagens ou de lavouras. Outro objetivo é estimular a pesquisa, inovação tecnológica e transferência de tecnologias voltadas para a integração pecuária, agricultura e floresta.

Aglair Abreu

Diário Oficial do Município publica Leis de Ney Lopes Jr.

As novas Leis tratam de temas ligados a educação, cidadania e saúde.

Natal, 25 de maio de 2010 – São duas publicações que estão na edição do Diário Oficial do Município (DOM) de hoje. As Leis de nº 6.102/2010 e nº 6.103/2010 dispõem sobre o acesso gratuito a bibliotecas, sistemas de internet e a assistência especial para gestantes cujos filhos sejam portadores de necessidades especiais, respectivamente.

A Lei nº 6.102/2010 permite a entrada do cidadão em instituições públicas ou privadas, conveniadas com a prefeitura de Natal, através da secretaria de educação. A presente Lei autorizará, além do acesso, o empréstimo de livros, visita monitorada, apoio à pesquisa escolar e uso gratuito da internet, quando instalada na biblioteca.

Para Ney Lopes Jr. o acesso ao livro deve ser prioridade no âmbito das políticas educacionais. "É componente essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Atualmente, torna-se difícil adquirir livros diante dos altos preços das publicações e da falta de bibliotecas públicas bem equipadas e com acervo suficiente”, afirma.

O parlamentar aponta ainda que o principal objetivo da Lei é adequar os espaços reservados ao conhecimento, em serviço público, para atender melhor às necessidades da sociedade, bem como aumentar os hábitos de leitura e assegurar a busca pelo conhecimento. O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo máximo de 90 (noventa) dias.

Já a Lei Nº 6.103/2010 institui nos hospitais e nas maternidades da cidade a assistência especial a mulheres grávidas quando os recém nascidos apresentarem alguma deficiência ou doença crônica, detectada durante a gestação. A norma refere-se ao direito da mãe obter informações por escrito sobre a doença, e também quais os cuidados a serem tomados ainda na fase de recuperação ou internação hospitalar.

Os esclarecimentos previstos na Lei ordenam o fornecimento de listagem das instituições, públicas e privadas, especializadas na assistência aos portadores da deficiência ou patologia específica.

 

Assessoria de imprensa

Sabatina na CAS aprova indicações para o Governo Federal

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), aprovou nesta terça-feira (25) duas indicações para cargos do Executivo. Por votação secreta, José Agenor da Silva, ministro da Saúde por um ano em 2006, foi reconduzido ao cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Eduardo Marcelo de Lima Sales vai assumir uma das diretorias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O mineiro José Agenor é farmacêutico-bioquímico e na Anvisa supervisiona a regulação de mercado; toxicologia; controle de produtos derivados do tabaco; e portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. Eduardo Marcelo, no último ano, exercia o cargo de assessor do Diretor-Presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e já ocupou o cargo de Diretor de Fiscalização da ANS.

Os sabatinados apresentaram à CAS a atuação das duas agências nos últimos anos e foram aprovados por quinze votos a favor e um contra, nos dois casos. As indicações da Presidência da República serão válidas para os próximos dois anos.

Aglair Abreu

Currais Novos terá Levantamento Epidemiológico Bucal

Numa iniciativa do Ministério da Saúde Currais Novos foi contemplado com o Levantamento Epidemiológico Bucal, cujo trabalho será realizado em apenas 28 cidades do Rio Grande do Norte, escolhidas através de sorteio.

Com esse objetivo quatro Odontólogos e quatro Auxiliares, da Secretaria Municipal de Saúde estarão participando nestes dias 25, 26 e 27 de maio na 4ª Ursap – Unidade Regional de Saúde Pública na cidade de Caicó de uma capacitação, preparando para o trabalho de campo que esses profissionais farão a partir do dia 1º de junho próximo, visitando 792 pessoas em Currais Novos.

O objetivo da pesquisa é verificar as condições de saúde bucal e necessidade de tratamento odontológico dos moradores da cidade, verificando se os tratamentos que vem sendo realizados estão tendo resultados positivos, visando à melhoria das condições de atendimento a população.

Nesta segunda-feira, dentistas e auxiliares que serão capacitados estiveram reunidos com o Secretário Municipal de Saúde José Gomes, com a Coordenadora da SEMSA Raimunda de Fátima e com a Coordenadora do CEO de Currais Novos, Georgea Lopes.

 

Assessoria

VOCÊ QUE DESEJA FAZER SEU EMPRESTIMO SEM BUROCRACIA PROCURE REGIANE DE ROZILDA

VC QUE É APOSENTADO E PENSIONISTA DO INSS , FUNCIONARIO ESTADUAL , FEDERAL QUE DESEJA FAZER SEU EMPRESTIMOS DESCONTANDO DIRETAMENTE NO SEU BENEFICIO CHEGOU A HORA CERTA .....

TAMBEM COMPRAMOS DIVIDA DE TODOS OS BANCOS

VENHA CONFERIR E COMPROVAR O QUE ESTAMOS ANUNCIANDO ....

ME PROCURE NA MINHA RESIDENCIA

AO LADO DA PADARIA BOM GOSTO .

FALAR COM REGIANE DE ROZILDA

TELEFONE PRA CONTATO 87196118 

Erick Pereira lança livro sobre Direito Eleitoral amanhã em Brasília

eric Natal, 25 de maio de 2010 - A construção de um modelo interpretativo para as regras do Direito Eleitoral, de forma a garantir o mínimo de estabilidade e segurança jurídica a essa área, é o que propõe o jurista e advogado militante Erick Wilson Pereira, numa obra indispensável a candidatos a cargos eletivos e seus assessores, estudiosos, advogados e todos aqueles que de algum modo são envolvidos com a faina e o cotidiano político-eleitoral no Brasil –  seja em tempos de eleições, como este ano, ou não. Direito Eleitoral – Interpretação e Aplicação das Normas Constitucionais-Eleitorais é o título da obra de sua autoria, que será lançada amanhã, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF).

eric.aspx1

Assessoria.

Lula sanciona lei que determina instalação de bibliotecas em escolas

Cada unidade deve ter pelo menos um título por aluno matriculado.
'Diário Oficial' também tem determinação sobre salas de aula em presídio.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que determina a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do país, incluindo públicas e privadas. De acordo com o texto, publicado no "Diário Oficial" da União nesta terça-feira (25), cada biblioteca deve ter, no mínimo, um título para cada aluno matriculado.

A organização, a manutenção e o funcionamento desses novos espaços devem ser definidos pelas instituições.

Ainda segundo a publicação oficial, as bibliotecas escolares devem contar com "coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura". O prazo máximo para a instalação dessas bibliotecas é de dez anos.

Também no "Diário Oficial", há uma lei que autoriza a instalação de salas de aulas em presídios. Nesses locais, devem ser realizados cursos do ensino básico e profissionalizante. Essa determinação entra em vigor a partir da data da publicação.

Do G1, em São Paulo

PETI desenvolve atividades esportivas com estudantes do Município

jardim A direção do PETI (Programa de Erradicação Infantil), na pessoa de sua Coordenadora Andréia Brito, em parceria com a instrutora de esportes Iolanda Costa, vem promovendo a realização de vários amistosos de Futsal que envolvem atletas que estudam nas escolas municipais, na CNEC e no próprio PETI. Os jogos têm sido um sucesso e em breve envolverão também os atletas das escolas estaduais.

Estas atividades esportivas têm como objetivo principal promover a melhor socialização dos estudantes envolvidos, propiciando oportunidades de desenvolverem atividades físicas, psicológicas e sociais.

Além de contribuir para formação de Cidadãos Conscientes, principalmente no tocante aos cuidados com a saúde e na obediência das regras oficiais do esporte, respeitando os árbitros e, sobretudo, pregando a idéia do Jogo Limpo e uso do bom espírito esportivo nas atividades.

I Mutirão de Documentação de 2010 será no próximo dia 01

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) realiza o I Mutirão de Documentação de 2010. Todas as pessoas que não possuam algum documento devem se fazer presentes a sede da referida secretaria no próximo dia 1º de Junho (terça-feira) a partir das 7h30.

O evento é uma parceria da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJUC) com a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da SEMTHAS – Administração de Mãos Dadas com o Povo – pedimos o comparecimento das pessoas interessadas a partir das 07h30minh do dia 01/06/2010.

ANIVERSARIANTE DO DIA – MADALENA. 103 ANOS

Caro leitor deste pequeno e humilde blog, Se for do seu interesse que este veículo de comunicação divulgue seu aniversário ou de alguém que você gosta, mande um email com foto em anexo e teremos o maior prazer em divulgar. Anteciosamente; BLOG DO TOTINHA. HUMILDADE SEMPRE!!!!
MADALENA DO PEREIRO 
madalena
ANIVERSARIANTE DO DIA
Maria Madalena do Carmo, madalena do Pereiro, Mimim,Daem,Madá,Madala,Bob Rop... é assim que chamamos carinhosamente D. Madalena, que hoje 25 de maio amanheceu de parabéns completando 103 anos, idade esta que a coloca na posição de a mulher mais velha de Carnaúba dos Dantas.Há exatamente na data de hoje ela nasceu no sítio Riacho do Boi município de Frei Martinho PB, sendo a 7ª filha do casal Antônio Francisco da Silva e Luiza Maria de Jesus.
Madala é lúcida que só vendo e diz que ainda é capaz de cozinhar, lavar, passar e arremendar atividades domésticas que ela sempre gostou de fazer. Aqui em Carnaúba ela participa de um grupo de lazer,o centro de convivência do idoso Desidéria Dantas Pedrosa, o qual ela preza muito.
Recentemente foi homenageada como a mãe mais velha presente na igreja se São Pedro no Alecrim na celebração do dia das Mães,contemplada com vários abraços beijos,palavras carinhosas e presentes.
No dia 30 /05 às 8 hs da manhã D. Madalena receberá familiares,amigos e convidados numa celebração de missa e café da manhã que acontecerá na capelinha do colégio Sagrada Família na rua Coronel Estevam no Alecrim /Rn. Parabéns Dona Madalena.
Colaboração – M C D
madalena1 O Blog do Totinha Humildade Sempre,parabeniza Dona Madalena nos seus 103 anos de vida.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores