domingo, 28 de fevereiro de 2010

Wellington Silva ajuda Fluminense a golear o Friburguense

Jovem atacante brilha, vai às lágrimas, faz um gol e ajuda na goleada tricolor por 5 a 1, neste domingo, no Maracanã
Marino Azevedo/Photocâmera
A jovem promessa do Fluminense Wellignton Silva vestiu a camisa 10 e mostrou personalidade em campo. O Tricolor começou a Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca com uma goleada por 5 a 1 sobre o Friburguense, na tarde deste domingo, no Maracanã. Além do gol do garoto de apenas 17 anos, que fez o segundo do Flu, Fred, Everton, Conca e o estreante André Lima marcaram, com Wallace descontando para o time de Nova Friburgo.

As lágrimas de alegria antes da partida vieram acompanhadas de um bom futebol que acabou coroando a opção de Cuca de lançá-lo como titular. O treinador contou quase que com sua força máxima. Diguinho e Júlio César voltaram ao time. Maicon, recuperado de lesão na coxa esquerda, e André Lima ficaram no banco e entraram no segundo tempo.

Com a vitória, o Fluminense passou a somar três pontos, mas larga na liderança no Grupo A graças ao saldo de gols superior aos dos outros cinco times que estrearam com vitória (Flamengo, Bangu, Boavista, Olaria e Duque de Caxias). O time volta a campo contra o Tigres, quinta-feira, no Engenhão. O Friburguense pega o Olaria, também na quinta-feira, em Friburgo.

Veja a classificação e a tabela do Campeonato Carioca

  Fonte:G1

Educação através da cultura

 Eles são filhos de agricultores, pedreiros, pescadores e muitos até estão com pais desempregados. Mas já leem e escrevem bem, recitam poesias, cantam e contam histórias como ninguém. Eles fazem parte de um pontinho de cultura que existe no Brasil a cerca de 25km de Natal. Lá, as crianças aprendem que cultura se faz com literatura e o livro só tem sentido se estiver acompanhado de leitura, que é a mola-mestra para a vida em sociedade. Essa é a rotina do projeto "Eu canto, conto e recito", que está sendo aplicado na Escola Municipal Tereza Brito, em Macaíba e foi contemplado no final do ano passado com o prêmio do Ministério da Cultura "Um pontinho de cultura no Brasil".


Alunos da Escola Municipal Tereza Brito se reúnem duas vezes por semana no horário oposto ao das aulas Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
A escola foi contemplada com uma verba de R$ 18 mil para ser investida no estímulo à produção da cultura literária. O grupo tem 25 crianças na faixa etária dos 6 aos 12 anos, abrangendo até o 5º ano do Ensino Fundamental. A criadora do projeto é a professora Rosemary Melo Feitosa, que se reúne duas vezes por semana com os alunos para atividades de leitura de autores da literatura infantil e ensaios de recitação e canto. Ela foi estimulada a partir de uma programação do projeto "Uma noite de autógrafos", que há 10 anos acontece na escola, criando uma roda de leitura. "Percebi que havia crianças contando histórias espontaneamente, então veio a ideia de criar o grupo em horário extra-escolar que pudesse trabalhar além da contação, a poesia e a música dentro dessas histórias. A partir daí fomos montando, começando a preencher o tempo ocioso das crianças e possibilitando o contato com todos os tipos de textos que circulam no ambiente social", explicou a professora.

A recitação da poesia começou a ser acompanhada pelo canto, onde as crianças, uma a uma, tinham participação ativa. Umas mais tímidas outras mais espontâneas, mas todas demonstrando alegria de trabalhar a poesia.

Verba
Antes do prêmio, a situação não era fácil. Era a professora quem comprava os livros, buscando a diversidade, desde amitologia grega, nórdica-romana às lendas e contos de fada, além de crônicas e poesias que sempre foram uma presença marcante no grupo. Quando chegou o dinheiro do projeto, a escola adquiriu novos livros, investiu na indumentária e contratou professores de canto, teatro e dança. Os livros começaram a circular entre os alunos, por empréstimo, para facilitar a leitura no ambiente doméstico. No início, a escola fez um "cesto de possibilidades", de onde alunos retiravam os livros para ler de acordo com o que mais se identificavam. Aos poucos, eles foram se familiarizando com autores como Roseana Murray, Mário Quintana, Fernando Paixão, José Paulo Paes e Ilka Brunhilde.
Fonte: Diário de Natal

Escolas que receberam dinheiro do MEC em 2009 devem prestar contas até hoje

Termina hoje (28) o prazo para que estados e municípios prestem contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) dos recursos recebidos em 2009 pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Os beneficiados que não entregarem a documentação ou não comprovarem a execução correta do programa podem ficar sem o dinheiro em 2010. A prestação de contas deve ser feita pelo site do FNDE (www.fnde.gov.br).
O programa, criado em 1995, transfere recursos diretamente às escolas para uso em pequenos reparos e manutenção de infraestrutura, compra de material e bens permanentes. Para tanto, as escolas beneficiadas precisam prestar contas às secretarias de ensino que repassam as informação ao FNDE, que é uma autarquia do Ministério da Educação.
De acordo com o fundo, no ano passado o PDDE transferiu R$ 1,1 bilhão a 134,1 mil instituições de ensino, atendendo a 43,9 milhões de alunos.
Fonte:Agência Brasil

Tremor de terra atinge interior de Pernambuco

Abalo teve magnitude de 2,4 na escala Richter. Epicentro foi localizado no município de São Caitano (PE).

  • Um tremor de terra de magnitude 2,4 na escala Richter atingiu o interior de Pernambuco na noite de sábado (27). O coordenador do departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Joaquim Ferreira, informou que o tremor ocorreu às 23h21 e o epicentro foi localizado no município de São Caitano (PE).

    De acordo com Ferreira, moradores da região de São Caitano e Caruaru puderam sentir o tremor, mas geralmente essa magnitude baixa não provoca estragos.

    Tremores sentidos nessa região geralmente ocorrem entre 4 e 6 quilômetros de profundidade, conforme explicou o técnico em sismologia da UFRN Eduardo Alexandre de Menezes.
 "Esse tremor não tem nenhuma relação com o terremoto que aconteceu no Chile. Essa região já registrou tremores antes. Fizemos estudos na região e lá há uma falha ativa”, disse Ferreira.
Fonte:G1

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Site Clique Fest. A galera se encontra aqui.

O MELHOR SITE DE FOTOGRAFIAS
ORG; GALEGO E ADIJA
CARNAÚBA DOS DANTAS - RN
 
http://www.cliquefest.net

Carnaubenses Participam de Festa de formatura na capital do estado

 Foto: Humberto no centro de paletó preto
Ontem dia 26/02/2010 a UNP celebrou a festa baile de formatura do Carnaubense José Humberto de Medeiros, mais popularmente conhecido como Humberto de João Cândido do curso de Engenharia Civil.
Sr. Raimundo e Família

Guilherme, Humberto e Raimundo
 Sra Raimunda e seu esposo Guilherme

Sra Maria Helena, irmã de Humberto e seu esposo Antonio Marcos
Na ocasião foi cantado o parabéns pra você  à Sra. Maria José esposa do Sr.José Medeiros ( Buchudo )a aniversariante do dia no nosso meio.
Foto Buchudo e a aniversariante Maria José
Fonte: Raimundo

Mais de 60 prefeitos prestigiam missa de aniversário em homenagem a Iberê

Milhares de pessoas participaram na manhã deste sábado (27) da missa em Ação de Graças pelo aniversário do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que comemorou também 40 anos de vida pública, na Igreja Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Mais de 60 prefeitos de todas as regiões do Rio Grande do Norte prestigiaram a comemoração, assim como deputados federais e estaduais, ex-prefeitos, vereadores e lideranças.

A vida pública do atual vice-governador foi destacada nas palavras de homenagens do vice-prefeito de Santa Cruz e filho de Iberê, João Olímpio Ferreira de Souza. Emocionado, Joca pediu licença aos políticos presentes para falar de "Iberê como pai, um exemplo para nossa família e o meu referencial".

A governadora Wilma de Faria foi objetiva ao falar do vice-governador, a quem caracterizou como fiel, ético e leal. “O sucesso de Iberê é o sucesso do Rio Grande do Norte e de seu povo. Estou 100% com você, Iberê, nesta luta”, enfatizou.

O deputado federal João Maia foi um dos políticos a ressaltar o prestígio que Iberê tem com os prefeitos e a responsabilidade de continuar o da governadora Wilma de Faria e do presidente Lula “A quantidade de pessoas aqui, hoje, demonstra que você essa luta não é apenas sua, é nossa, é de todo o Rio Grande do Norte”. Já Henrique Alves garantiu o apoio de seus liderados no PMDB ao vice-governador. “Que o PMDB de Aluízio Alves se prepare. Os prefeitos do PMDB estão com você”. O deputado federal disse ainda que, em reunião com o presidente Lula, pedirá atenção especial do presidente a Iberê.

Emocionado, o vice-governador agradeceu ao padre Valdair Lira e a todos os presentes “Em toda a minha vida pública, nunca tive inimigos, tive adversários políticos. E não terei medo de enfrentá-los nessa luta pelo Rio Grande do Norte”, garantiu Iberê. O vice-governador fez questão de citar o nome dos mais de 60 prefeitos presentes. Os deputados estaduais Ezequiel Ferreira, Márcia Maia, Wober Júnior, Nélter Queiroz e Gustavo Carvalho também foram prestigiar Iberê.  

40 anos de vida pública - Natalense, nascido em 27 de fevereiro de 1944, Iberê é advogado de formação e tem em sua carreira política dois mandatos como deputado estadual (1971 a 1979) e seis mandatos como deputado federal. O atual vice-governador é também titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e assume o Governo do Estado a partir de abril, com a descompatibilização da governadora Wilma de Faria. 
CRÉDITO DAS FOTOS: Alberto Leandro
Assessoria de Imprensa

PREFEITURA REALIZA PAGAMENTO DE SEUS SERVIDORES

Amanheceu hoje nas contas dos servidores efetivos da prefeitura de Carnaúba dos Dantas, nas agências do Banco do Brasil S/A, o pagamento dos salários relativo ao mês de fevereiro/2010. O pagamento vem sendo priorizado pela administração municipal num evidente compromisso com os servidores municipais. Vale lembrar, que o prefeito municipal está cumprindo rigorosamente o plano municipal do magistério que previu um substancial aumento nos salários daqueles barnabés.

Aniversariantes do Dia. Iberê Ferreira

Caro leitor deste pequeno e humilde blog, Se for do seu interesse que este veículo de comunicação divulgue seu aniversário ou de alguém que você gosta, mande um email com foto em anexo e teremos o maior prazer em divulgar. Anteciosamente; BLOG DO TOTINHA: HUMILDADE SEMPRE !!!!
 IBERÊ FERREIRA
 O aniversariante de hoje é o nosso Vice Governador Iberê Ferreira de Souza. O Blog do Totinha deseja ao Sr. Iberê os mais sinceros Parabéns.

Terremoto faz governo do Chile decretar estado de catástrofe

 
Da Agência Brasil
Brasília - O governo chileno decretou hoje (27) estado de catástrofe depois que o país foi atingido por um terremoto de 8.8 graus na escala Richter, durante a madrugada de hoje (27). Pelo menos 78 pessoas morreram em decorrência do tremor de terra.. As informações são da agência portuguesa Lusa.
Após o terremoto, pelo menos outros três tremores secundários foram sentidos no Chile. Na sequência do abalo, o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) emitiu um alerta de tsunami ao Chile, Equador e Peru. Autoridades norte-americanas colocaram também Colômbia, Antártida e toda a América Central, além da Polinésia, em vigilância.
Mais de metade dos dez maiores terremotos registrados em todo o mundo – com mais de 8.5 graus de magnitude – ocorreu no Chile, incluindo o de hoje (27), com 8.8 graus. A maioria deles foi seguida por tsunamis, de acordo com o centro norte-americano.

DIÁRIO OFICIAL DO RIO GRANDE DO NORTE - DATA DE 27/02/2010

SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, DA PECUÁRIA E DA PESCA.

Extratos de Termos de Adesão ao Fundo Garantia-Safra que celebram os Municípios de Acari, Afonso Bezerra, Angicos, Apodi, Assu, Barauna, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Bom Jesus, Caicó, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Fernando Pedroza, Florânia, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Jaçanã, Janduis, Japi, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, João Câmara, Lagoa Nova, Lagoa de Velhos, Lajes, Lajes Pintadas, Lucrécia, Luis Gomes, Macau, Martins, Messias Targino, Mossoró, Parelhas, Passa e Fica, Patu, Pedro Velho, Pedra Grande, Pedra Preta, Pilões, Porto do Mangue, Pureza, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santana do Seridó, Santo Antônio, Santa Cruz, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São Francisco do Oeste, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, São Vicente, Senador Eloi de Sousa, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Sítio Novo, Taipu, Tangará, Tenente Laurentino Cruz, Touros, Upanema e Venha Ver perante o Estado do Rio Grande do Norte para o Ano Agrícola 2009/2010. CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO DA ADESÃO: O presente Termo de Adesão tem por objeto firmar a parceria entre os Municípios e o Estado acima qualificado para garantir renda mínima aos agricultores familiares que, tendo aderido ao Programa Garantia-Safra, venham a perder pelo menos 50% (cinqüenta por cento) das lavouras de mandioca, milho, feijão, arroz ou algodão do ano agrícola 2009/2010, reconhecidos pelo Governo Federal na forma do regulamento em municípios que estejam adimplentes com o Fundo Garantia Safra. CLÁUSULA TERCEIRA – DO PRAZO DE VIGÊNCIA: O presente Termo de Adesão vigerá a partir da data de sua assinatura até a conclusão das obrigações para o ano agrícola em referência.  DATA: Natal(RN), 01 de julho de 2009. ASSINATURAS: WILMA MARIA DE FARIA – Governadora do Estado do Rio Grande do Norte e os Prefeitos dos Municípios acima mencionados. TESTEMUNHAS: Maria da Conceição F. de Medeiros  – CPF 489.672.464-04 e Jadna Faustino M. da Silva – 030.304.254-01.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Universidade cearense adota Enem e substitui o vestibular

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é mais uma instituição a usar o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição ao vestibular. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 26, após votação feita no conselho universitário da instituição.

A medida valerá para o ingresso de alunos em 2011, no processo seletivo que será realizado no final de 2010. A universidade passará a fazer parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que conta hoje com 51 instituições públicas de ensino superior.

Durante esta semana, diretores das 15 unidades acadêmicas da universidade estiveram reunidos para decidir sobre a inserção do Enem no processo seletivo da instituição. Destes, 14 foram favoráveis à medida.

Os conselhos de cada centro, campus e faculdade fizeram votações entre coordenadores de curso, chefes de departamento e representantes de alunos e professores da UFC sobre a proposta de adesão ao Enem. A maioria apoiou a proposta. A palavra final coube à instância máxima de deliberação da universidade, o conselho universitário, que tem por presidente o reitor Jesualdo Farias.  
Assessoria de Comunicação Social - MEC

MPE/RN tem novo procurador regional eleitoral


O procurador da República Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes passa a responder pela titularidade da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN), a partir da segunda-feira, 1º de março, por um mandato de dois anos. O procurador já atuava nas questões eleitorais como substituto, mas assume a titularidade, no lugar de Fábio Nesi Venzon, que realizou na quinta-feira, 25 de fevereiro, a última participação junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Paulo Sérgio Rocha será o novo procurador regional eleitoral substituto.
Despedida - Durante a última sessão em que atuou como procurador regional eleitoral junto ao TRE/RN, Fábio Venzon recebeu, dos membros da Corte, diversas manifestações de reconhecimento pela atuação de dois anos como PRE.
Fábio Venzon fez questão de agradecer a todos que o ajudaram no exercício do cargo, enfatizando o apoio recebido dos assessores, secretários e estagiários do gabinete eleitoral. Salientou o bom relacionamento da Corte Eleitoral com o Ministério Público, o que contribuiu para que as manifestações da Procuradoria fossem objeto de efetiva apreciação quando dos julgamentos, bem como para uma atuação conjunta das duas instituições, no âmbito administrativo, destinada a viabilizar a realização da eleição.
Na despedida, fez questão de afirmar a importância da justiça eleitoral. “O que a sociedade almeja é uma soberania popular, uma democracia representativa não apenas formal, mas substancial, não apenas o exercício do sufrágio, mas o exercício do sufrágio através do voto livre e consciente” destacou.
O Procurador lembrou ainda que “a Justiça Eleitoral pode fazer a sua parte, quer no momento do deferimento do registro de candidatura, pois há regras na lei de inelegibilidades que buscam afastar da disputa quem já demonstrou não ter apego à coisa pública, mas também quando do julgamento de processos que envolvem condutas tendentes a viciar o voto, seja pelo abuso de poder econômico e político, pela compra de votos, pela propaganda ilícita”.
Confira aqui a íntegra do discurso.

Sessão do TRE/RN foi marcada por homenagens
Fonte:Procuradoria Regional/RN

Proinfância libera R$ 51 mi para 41 creches no RN

A deputada Fátima Bezerra comemora a informação do FNDE
O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) está construindo mais 41 creches e pré-escolas públicas de educação infantil em 36 municípios do Rio Grande do Norte. Ao todo, estão sendo investidos um valor total de R$ 51.428.554,25. Desse montante, 50% já foi empenhado, o restante será repassado em duas parcelas de acordo com o andamento das obras.  A deputada Fátima Bezerra comemora a informação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Fátima havia enviado ao presidente do FNDE, Daniel Balaban, em julho de 2009, um ofício solicitando a ampliação do Proinfância para vários municípios do Rio Grande do Norte. A maioria dos municípios apresentados pela deputada foram contemplados no plano de expansão do Programa.
Segundo a deputada, os recursos vão garantir também para as creches e pré-escolas construídas equipamentos e mobiliário como: mesas, cadeiras, berços, geladeiras, fogões, bebedouros, entre outros.
Para Fátima, a medida é mais uma forma de “cuidar” das crianças e mães brasileiras. “Com o Proinfancia, estamos contribuindo não só com a melhoria da educação pública oferecida a nossas crianças, mas também com a qualidade de vida das mulheres-mães que exercem uma tripla jornada de trabalho”, enfatiza a deputada Fátima.
De acordo com o projeto do FNDE, as creches e escolas construídas terão em sua estrutura ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação, como salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc. Todos os espaços devem estar adequados aos portadores de necessidades especiais.
Em 2009, o Proinfância quase dobrou o número de creches e pré-escolas construídas no RN entre 2007 (16) e 2008 (12).  A expectativa do presidente do FNDE para este ano é de celebrar novos convênios para a construção de mais unidades em todo o Brasil.
Fundeb - A deputada Fátima Bezerra foi a relatora da lei (11.494/2007) que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fundeb é formado com recursos provenientes das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Os recursos desse Fundo financiam as ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública em todas as modalidades, como as abrangidas pelo Proinfância.
Fonte: Assessoria

Júlia Arruda garante escola para crianças a partir dos 4 anos

Foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (26) a promulgação de uma Lei de autoria da vereadora Júlia Arruda (PSB), que garante vaga na rede municipal de ensino para toda criança a partir dos quatro anos de idade.

Com isso, a parlamentar tenta garantir no município de Natal esse direito, uma vez que muitas crianças estão fora da escola, retardando o início de seu aprendizado e ainda contribuindo para os números negativos da educação. Para se ter uma noção, a imprensa divulgou esta semana que mais de 4 mil crianças estão sem aulas por falta de vagas na rede da capital.

A nova Lei, de número 0309/2010, dispõe em seu Art. 1º que “fica garantida vaga na Rede Municipal de Ensino para toda criança a partir do dia em que completar quatro anos de idade; na escola ou creche mais próxima de sua residência, nos termos da Lei Federal nº 11.700, de 13 de Junho de 2008”.

“Essa Lei Federal nunca foi regulamentada a nível municipal. Queremos que essas crianças tenham aulas e da forma que prevê a legislação, com oferta de escola mais próxima à sua casa. Entendemos que quanto mais cedo a criança entrar na escola, melhor será para seu aprendizado. Com o Fundeb, o início da vida escolar passou de 6 anos para 4 anos e queremos que isso vire realidade em Natal”, disse a vereadora pessebista.

Destaque ainda para os números do  Ministério da Educação, com relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Natal ocupa a última colocação no ranking das capitais brasileiras na avaliação do Ensino Fundamental.

A Lei também exige, em seu Art. 2º, que o Poder Público disponibilize a vaga, bem como faça divulgação junto às famílias de cada localidade. Já no Art. 3º, a matéria diz que o “Poder Executivo regulamentará esta Lei, no que couber, no prazo de 120 dias de sua publicação, revogando-se todas as disposições em contrário”.
Fonte: Assessoria

Iberê recebe homenagem neste sábado (27)

Amigos, parentes e funcionários de Iberê Ferreira de Souza se reúnem para homenagear o vice-governador do Rio Grande do Norte neste sábado (27), em missa de Ação de Graças pelo seu aniversário. A comemoração acontece a partir das 10h na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, no município de Santa Cruz, terra que acolheu o vice-governador. Na ocasião, estarão presentes prefeitos e lideranças de todas as regiões do Estado.
Biografia - Natalense, nascido em 27 de fevereiro de 1944, Iberê é advogado de formação e tem em sua carreira política dois mandatos como deputado estadual (1971 a 1979) e seis mandatos como deputado federal. O atual vice-governador é também titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e assume o Governo do Estado a partir de abril, com a descompatibilização da governadora Wilma de Faria.
Assessoria de Imprensa

RN terá R$ 51 milhões para construir creches

Dinheiro irá para 41 novos estabelecimentos voltados para crianças em 36 municípios potiguares
DIARIO DE NATAL: Recursos para a construção de 41 creches e pré-escolas públicas em 36 municípios do Rio Grande do Norte, no total de R$ 51.428.554,25, foram assegurados pelo governo federal através de convênios do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Do total, 50% já foram empenhados e o restante será repassado em duas parcelas, de acordo com o andamento das obras.

Meninas brincam em parquinho: verba também será usada para compra de equipamentos e mobiliário Foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press
As informações foram repassadas pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Balaban, em audiência com a deputada federal Fátima Bezerra (PT), autora de ofício que solicitava a ampliação dos municípios atendidos pelo programa no estado. Segundo a deputada, os recursos vão garantir também para as creches e pré-escolas construídas equipamentos e mobiliário como mesas, cadeiras, berços, geladeiras, fogões e bebedouros.

De acordo com o projeto do FNDE, as creches e escolas construídas terão em sua estrutura ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação, como salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc. Todos os espaços devem estar adequados aos portadores de necessidades especiais.

Em 2009, o Proinfância quase dobrou o número de creches e pré-escolas construídas no RN entre 2007 (16) e 2008 (12). A expectativa do presidente do FNDE para este ano é de celebrar novos convênios para a construção de mais unidades em todo o Brasil. As ações do Proinfância são financiadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Veja a relação dos munícipios beneficiados:
ALMINO AFONSO; ALTO DO RODRIGUES; APODI;
BREJINHO; CAICO; CARAUBAS; CARNAUBAIS ; CEARA MIRIM; CERRO CORA;
FLORANIA; GOIANINHA; ITAU; JUCURUTU; MACAIBA; MAXARANGUAPE;
NATAL; NISIA FLORESTA; OLHO DAGUA DO BORGES; PEDRA GRANDE;
RAFAEL FERNANDES; RIACHO DA CRUZ; RIACHUELO; RUY BARBOSA;
SAO JOAO DO SABUGI; SAO JOSE DO SERIDO; SAO RAFAEL; SAO TOME;
SENADOR GEORGINO AVELINO; SERRA DO MEL; SERRA NEGRA DO NORTE;
SITIO NOVO; TABOLEIRO GRANDE; TRIUNFO POTIGUAR; UPANEMA;
VENHA VER e VICOSA.
Fonte:Assessoria da Dep Fátima Bezerra.

Vereador Pepeto (PMDB) Carnaúba dos Dantas,RN

Campeonato Municipal de Mini Campo entre as Cerâmicas de Carnaúba dos Dantas‏
Vereador Pepeto pede a Prefeitura Municipal que faça parceria com o Solar Recreações no intuito de se realizar o 1º Campeonato Municipal entre a cerâmicas de Carnaúba dos Dantas.
Em matéria apresentada na ultima sessão o Vereador argumentou que mesmo com a disposição da Secretaria de Esportes e Lazer em realizar competições a Prefeitura hoje não dispõe de espaços viáveis para a realização das mesmas. Ele explica que o Estádio Municipal ainda em obras não está preparado para realização de certames e a Quadra do CEJUC fica inapropriada neste período devido ao inverno. "Nada mais adequado do que a Prefeitura que dispõe de pessoal, organização, material, etc...; firmar parceria com o Solar Recreações (espaço fisico), para a realização desta competição".
O Vereador ressalta que esta matéria visa atender os diversos pedidos de atletas e dirigentes, das equipes amadoras das Cerâmicas da Cidade que pretendem disputar um campeonato entre as empresas.
Fonte: Assessoria

PREFEITURA REINICIA PERFURAÇÃO DE POÇOS NA ZONA RURAL

Dando continuidade ao programa de valorização ao homem do campo, a prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas reiniciou ontem (25) os trabalhos de perfuração de poços tubulares na zona rural. Nesta etapa, serão perfurados 16 poços tubulares em diversas localidades do município, beneficiando mais de 100 famílias. Desde o ano de 2009 a prefeitura completará, em parceria com o governo do estado, a perfuração de 42 poços tubulares, devidamente instalados com cata-ventos e reservatório, e até o final do ano a meta é dobrar esse número. Na semana que entra, o prefeito Alexandre Dantas conversará pessoalmente com o Secretário de Recursos Hídricos Iberê Ferreira de Souza visando garantir mais poços tubulares para a nossa comunidade. Estão nesta cidade, 4 carros novos do governo equipados com perfuratrizes e geradores visando acelerar todo o processo de perfuração.

Fonte: Assessoria

DICAS DA LÍNGUA INGLESA, COM DAMIÃO CARLOS

Life lessons
The stunning [1] legacy [2] left by Zilda Arns


 The founder and coordinator of Pastoral da Criança was killed in the Haiti earthquake [3]. Her work was fundamental to Brazil’s reducing infant mortality rates [4] over the last three decadesShe looked delicate and she was softly spoken, but Zilda was a strong and courageous woman. She was 75 years old and had spent the last few decades working hard. On January 12th she was in a church in Port-au-Prince, talking to a group of local religious leaders. Zilda wanted to introduce the Pastoral da Criança methodology to Haiti. But an earthquake completely destroyed the church and Brazil lost one of the greatest women in its history. A Brazilian soldier outside filmed the church in ruins. The only thing that remained intact was an image of Jesus Christ. It looked like a small miracle. Over the last three decades Zilda did some amazing work, inspired by the famous miracle of the feeding of the five thousand [5]. In 1983, with the backing of CNBB, Zilda founded Pastoral da Criança. She had developed an efficient method to help the poorest families. The work involved, among other things, feeding [6] children under six, hygiene, preventive healthcare, and complete help for poor pregnant women. Zilda did not feed the five thousand, but she did increase the number of volunteers over the years. Pastoral da Criança now has 260,000 volunteers and is working in about 4,000 Brazilian municipalities, helping 1.8 million children and 95,000 expectant [7] mothers. These volunteers have helped reduce malnutrition [8] and infant mortality. The efficient methodology used by Pastoral da Criança has saved thousands of lives over the last three decades and has been exported to 20 countries.
Worthy [9] of the Nobel Peace Prize
Zilda Arns Neumann was the sister of the Archbishop of São Paulo, Dom Evaristo Arns. She was born in 1934, in Forquilhinha, Santa Catarina State, and studied medicine, specializing in pediatrics and public health. She was married, had six children (two of whom have died) and was widowed [10] in 1978. Over the years she coordinated Pastoral da Criança, Zilda won 18 international awards and was even
nominated for the Nobel Peace Prize. In recent years Zilda was also a coordinator of Pastoral da Pessoa Idosa.
Matéria publicada na edição de número 53 da Revista Maganews
Photo (Wilson Dias – ABr)
Voice – Aasita Muralikrishna
Vocabulary
1 stunning – impressionante
2 legacy – legado
3 earthquake – terremoto
4 rate – índice
5 miracle of the feeding of the five thousand - milagre da multiplicação dos pães e dos peixes para 5 mil pessoas
6 feeding – alimentar
7 expectant woman – mulher grávida (pregnant)
8 malnutrition – desnutrição
9 worthy – merecedor (a)
10 to be widowed – ficar viúva
Fonte: www.maganews.com.br textos com áudios, aproveite e continue praticando, lembrando que em inglês ninguém traduz ao pé da letra. Este e mais outros textos estão disponíveis com áudios.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MORRE AOS 90 ANOS, JOCA DA COBRA

 
 
Fotos: Meu Padrinho Joca,sua neta e minha Madrinha Dona Inácia(esposa de Joca)

Faleceu na manhã desta quinta-feira na cidade de João Pessoa - PB o Sr.João Afro Dantas, mais conhecido como Joca da Cobra,  ele estava internado desde a segunda feira, teve um AVC.  Vinha passear na casa de seus familiares no  RN. ele tinha 90 anos de idade e seu sepultamento será  em Cachoeira Dourada. MG onde morava com sua família a muitos anos.

O Sr. Joca da Cobra foi Prefeito da cidade de Cachoeira Dourada-MG por três mandatos. Fonte: Shyrley      

Nota: O blog do Totinha se solidariza com a família do meu querido Padrinho Joca. Que a sua alma descanse em paz.
         

Rosalba cobra recursos para combater a pirataria de medicamentos

Em audiência pública hoje (25), que debateu o combate à pirataria de medicamentos, a presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), voltou a defender a implantação efetiva da Emenda 29, que assegura a aplicação de recursos orçamentários mínimos na saúde pela União, estados e municípios. Segundo a senadora, a ampliação dos recursos para a área é essencial para melhorar ações como as de fiscalização da procedência e autenticidade de medicamentos, coibindo a prática da pirataria.

“Não é possível continuar com a estatística de que 20% dos medicamentos são ilegais. Sei do esforço dos órgãos, mas é necessário não baixar a guarda. É preciso que os órgãos de vigilância estejam capacitados”, frisou ela, ao defender mais recursos para ações de vigilância sanitária. A senadora alertou para a gravidade da pirataria de medicamentos, lembrando tratar-se de crime hediondo. Rosalba Ciarlini, que é médica, manifestou preocupação quanto às conseqüências de consumo de remédios sem procedência conhecida, dado os riscos de efeitos colaterais e até de morte. “É como se a pessoa estivesse com uma arma apontada para ela”, alertou. Rosalba fez apelo ao Ministério da Saúde para que intensifique as campanhas de esclarecimento à população quanto aos perigos do consumo de remédios pirateados.

O representante da Anvisa, Pedro Ivo Ramalho argumentou que uma, de cada dez operações da Polícia Federal, envolve a apreensão de remédios. Segundo os dados divulgados na CAS, desde 2007 foram apreendidas 400 toneladas de produtos falsos ou pirateados.

Segundo Pedro Ivo, a Anvisa pretende implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, tornando obrigatória a disponibilização de uma etiqueta com um número único de identificação nas embalagens dos remédios. Pelo sistema de rastreamento, o consumidor poderá consultar as informações sobre os produtos em leitoras especiais, nas próprias farmácias.

“A educação e a conscientização da população são essenciais para salvar vidas e as pessoas precisam entender que não podem aceitar a pirataria. É como ter uma arma apontada para a cabeça”, ressaltou a presidenta da CAS, ao defender uma campanha de esclarecimento à população.

Durante a audiência foram exibidas imagens de apreensões em vários estados do Brasil. A Polícia Federal encontrou talonários de receita em branco do Sistema Único de Saúde (SUS), armas, remédio tipo tarja preta falsificado e estabelecimentos clandestinos sem condições sanitárias, onde eram produzidos e comercializados os remédios falsos.

O autor do requerimento da audiência sobre a pirataria de medicamentos, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), se retirou da sala da Comissão em protesto pela ausência do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que foi convidado para debater o tema, mas mandou um representante. “Diante da demonstração de descaso, me retiro da sessão”, reclamou o senador.  Rosalba Ciarlini também lamentou a ausência do ministro e do presidente da Anvisa.

CAS institui Dia Nacional de Combate à Dengue

         O último sábado de novembro será o Dia Nacional de Combate à Dengue. É o que estabelece projeto (PLS 23/02) aprovado quarta-feira (24) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que rejeitou as emendas da Câmara à matéria. O texto original é de autoria do então senador Vasco Furlan.

A presidente da CAS, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) lembrou que o projeto, apesar de ser de 2002, é atual, uma vez que epidemias de dengue têm afetado várias cidades do país. Na avaliação da senadora, que é médica, a doença deve ser controlada com medidas preventivas, com o que o Parlamento pode contribuir ao incentivar as medidas sanitárias implantadas pelo Governo.

- A dengue está dentro de casa, nos restinhos de água parada nos vasos de plantas, nos potinhos, nas piscinas, e, assim, há proliferação da doença - ressaltou Rosalba, que destacou ser a prevenção uma prática a ser adota por todas as faixas etárias.

O objetivo do projeto é mobilizar iniciativas do poder público, bem como a participação da população para realização de ações destinadas a eliminar o mosquito transmissor da dengue. O projeto também autoriza os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde a desenvolverem campanhas educativas durante a semana que inclui o dia instituído.

A proposta já havia sido aprovada pela CAS, em decisão terminativa, que estabeleceu o penúltimo sábado de novembro para celebrar a data, em vez de 23 de julho, como inicialmente sugerido pelo autor. A alteração da data, explicou o relator, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), deveu-se ao fato de o Ministério da Saúde já ter fixado essa data com o mesmo objetivo. A decisão da CAS foi acatada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Na Câmara dos Deputados, o projeto recebeu emendas, com as quais o relator não concordou.
Fonte:Assessoria

Natal é a capital da Ciência e Tecnologia até sexta


Evento realizado com apoio do Governo do Estado reúne principais nomes da área
Até sexta-feira (26), Natal será a capital da Ciência e da Tecnologia. A cidade recebe o Fórum de Secretários Estaduais da área, com participação do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em evento no Hotel Pirâmide. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza representou na manhã desta quinta-feira (25) a governadora Wilma de Faria no Fórum, que reúne as maiores autoridades do país no campo.
Estiveram presentes o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luis Antônio Elias e o novo presidente do CNPq, Carlos Aragão. A reunião organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) tem como objetivo definir estratégias para o fortalecimento dos sistemas estaduais de CT&I de acordo com as políticas de desenvolvimento do País e contribuir para a efetivação do Plano de Ações apresentado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A intenção é criar um espaço para os gestores compartilharem experiências e soluções encontradas para os problemas comuns.
Na ocasião, o vice-governador destacou o crescente avanço dos investimentos na área da Ciência e Tecnologia em todo o país, com ênfase no Rio Grande do Norte. “Há alguns anos falar em Ciência, Tecnologia e Inovação era pensar em um futuro distante. Agora não só governos como a própria população tem a consciência de que investir nessa área é garantir avanços imediatos na qualidade de vida”, ressaltou o vice-governador. 
 De acordo com a diretora da Fapern, Isaura Rosado, o evento vai permitir a elaboração de uma agenda de descentralização efetiva através de parcerias institucionais, principalmente com as fundações, agentes financeiros e instituições de ensino superior. “É importante que as ações do Governo do Estado estejam caminhando juntas com a do Governo Federal para evitar a duplicação de investimentos e programas”, ressaltou o secretário Luis Antônio Elias. 

CRÉDITO DAS FOTOS: Alberto Leandro.
Assessoria de Imprensa

PSC exibe propaganda em cadeia nacional hoje (25) à noite

 

  O Partido Social Cristão (PSC) exibe, nesta quinta-feira (25), o sprograma partidário em cadeia nacional de rádio e TV. A propaganda tem a duração de dez minutos e vai ao ar às 20h no rádio e às 20h30 na televisão. O sinal será gerado pela Rede Globo de Rádio e Televisão do Rio de Janeiro.

Na próxima quinta-feira (04) será transmitida a propaganda do Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Por ser ano eleitoral, em 2010 não haverá transmissão de propaganda partidária no segundo semestre. Já a propaganda eleitoral gratuita dos candidatos será exibida de 17 de agosto a 30 de setembro.

Base legal
O artigo 45 da Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos) assegura às agremiações o acesso gratuito ao rádio e à televisão, das 19h30 às 22 horas, para divulgar os ideais partidários, transmitir mensagens aos filiados e difundir a posição do partido em relação a temas de interesse da sociedade.

Confira a relação dos programas partidários de 2010
Fonte:TSE

Juiz do RN organiza evento nacional sobre Lei Maria da Penha

No próximo dia 15 de março, será realizada, no Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, a 4ª Jornada de Trabalho da Lei Maria da Penha. O juiz Renato Vasconcelos Magalhães, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Mossoró, foi convocado para organizar o evento, que será aberto às 11h no plenário do CNJ.
A cerimônia será aberta pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, com a participação da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), ministra Nilcéa Freire, e da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes.
A 4ª Jornada, que contará com presença de juízes de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, abordará, entre outros temas, a estrutura e organização dos diversos JVDFM do país.
Será discutido, também, um Projeto de Manual de Rotinas e Estruturação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, encomendado pelo CNJ, e que esta sendo elaborado pelos juízes Adriana de Mello (RJ), Luciane Bortoleto (PR), Renato Magalhães (RN) e Maria Thereza (PE), sob a coordenação da Conselheira Morgana Richa.
Fonte:TJRN

Adultos de 30 a 39 anos também serão vacinados contra a gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou hoje (25) que adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A campanha de imunização começa no dia 8 de março e inclui ainda profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias).
De acordo com a pasta, a ampliação do público-alvo a ser imunizado antes do início do próximo inverno, em junho, representa um aumento de 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões. Para a compra das novas doses, foram destinados R$ 300 milhões, liberados por medida provisória.
“Em novembro, quando fizemos a compra da vacina, houve um aumento de oferta no mercado internacional. Sobrou vacina e pudemos ter acesso a um número de doses maior”, explicou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Vamos ter estoque estratégico, monitorando o que vai acontecer durante o processo para tomar outras medidas”, acrescentou.
A definição da nova faixa etária, segundo o ministério, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados. A expectativa é imunizar 91 milhões de pessoas contra a doença. Parte das 113 milhões de doses será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno no país.
Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

Profissionais de saúde e indígenas
8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos

22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos
5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas
24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos
10 de maio a 21 de maio
Fonte: Agência Brasil

FESTA DE SÃO JOSÉ 2010 - PROGAMAÇÃO ESPORTIVA

REALIZAÇÃO FREE-EVENTOS

20 e 21/03: Lama-Cross Seridoense

PROGRAMAÇÃO
20/03: Sábado. Início 13:00 hs.
Sexto Motolama Carnaubense

21/03: Domingo. Início 10:00 hs
PRIMEIRO MOTOCLOSS.
Fonte: Preá

Rosalba pede urgência para votação de adicional de periculosidade para vigilantes

A presidenta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), ontem (24), durante reunião da comissão, pediu urgência para a votação em plenário do projeto de lei (PLC 220/09) que define o adicional de periculosidade de 30% para os vigilantes, vigias, seguranças privados, carteiros e salva-vidas, que exercem atividades de risco durante o trabalho.
A presidenta da CAS espera que a proposta seja aprovada pelo plenário do Senado sem modificações e sancionada pelo Presidente da República. “Pelo alcance social, confio plenamente na aprovação desse benefício”, reforça a senadora, acrescentando que o adicional de periculosidade é uma forma de compensar o trabalho dessas pessoas que exercem atividades de risco.
A proposta do projeto de lei já foi aprovada pela CAS, em novembro de 2009. O projeto altera o artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e especifica as atividades que colocam os trabalhadores em risco, como roubo ou violência física, acidentes de trânsito e de trabalho, contato permanente com inflamáveis, explosivos e energia elétrica.
 Assaltos, agressões físicas, seqüestros relâmpago, tentativas de homicídio e ameaças de assassinato são alguns dos riscos relatados aos integrantes da CAS pelos funcionários dos Correios. Também os salva-vidas, os vigilantes, os vigias e os seguranças privados exercem suas atividades sob condições de risco. “Não assegurar adicional de periculosidade a esses profissionais seria injusto”, defendeu o relator do projeto na Comissão, senador Paulo Paim (PT-RS). 
Fonte:Assessoria

Fátima apoia realização de projetos culturais da FJA

Encontro de bandas de música, festival de teatro e apresentações ambulantes prometem movimentar a cultural do RN
A deputada Fátima Bezerra(PT) acompanhou o presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, em reunião no Ministério da Cultura (Minc), nesta quarta-feira, 10, para acertar os encaminhamentos de quatro projetos de fomento à área cultural do Rio Grande do Norte. Para a realização dos projetos, o ministério vai liberar cerca de R$ 1 milhão, resultado de emendas apresentadas pela deputada Fátima Bezerra.
Um dos projetos é o 1º Encontro de Bandas do RN que vai reunir 140 bandas de música do estado. O objetivo é resgatar a apreciação das bandas de música pela população norte-rio-grandense. Outra ação é o projeto Oficinas-Instituto Musical Waldemar de Almeida que vai realizar 35 oficinas de música para 875 músicos e produtores musicais do Estado.
Também tem o Carreta-palco que vai garantir a circulação de expressões artísticas em todo o Estado. A carreta-palco é uma espécie de palco ambulante que vai rodar nas cidades que não dispõem de espaços culturais institucionalizados.  “A idéia é levar atividades culturais para cidades que ainda não possuem um teatro sequer”, ressaltou Crispiniano. A carreta-palco será estruturada com sonorização, iluminação e cenário.
Além desses, tem o projeto Festival Agosto de Teatro que será realizado de 5 a 14 de agosto, em Natal. Para a realização do Festival, a FJA vai às cidades do interior ouvir os fazedores de teatro a fim de construir, coletivamente, o evento. Como projeto básico, está prevista a participação de 20 grupos teatrais do Estado. Durante o evento serão realizadas oficinas técnicas, como maquiagem, iluminação, entre outras. O Festival acontecerá em diferentes espaços da capital e será encerrado com um grande espetáculo.
Quanto ao empenho da deputada Fátima na realização dos projetos, Crispiniano destaca que “esta será uma oportunidade de realizar alguns projetos que vínhamos tentando, mas não conseguíamos fazer só com o orçamento da Fundação.
Participaram da reunião também a assessora técnica da FJA, Brunna Brok, e o assessor da Secretaria Executiva do Minc, Hélio Neto.
Fonte: Assessoria

TALENTOS DA TERRA DA MÚSICA - MÁRCIO DANTAS DE MEDEIROS

Atenção internautas que queiram divulgar seus trabalhos, estou oferecendo este espaço para que a sua obra seja divulgada. São muitos os Artistas que às vezes não tem oportunidade de divulgar o seu talento.
MÁRCIO DANTAS DE MEDEIROS
Márcio Dantas nasceu no dia 02 de agosto de 1968, na Cidade de Carnaúba dos Dantas/RN. Logo cedo, aos 05 anos de idade, foi alfabetizado por sua mãe, a professora Rozilda Dantas de Medeiros. Com 11 anos, no ano de 1980 entrou para a Banda de Música da sua cidade tocando surdo. Somente no ano de 1985 foi que despertou verdadeiramente para a música e começou a tocar tuba. No ano de 1987, com 19 anos de idade, escreveu a sua primeira composição e batizou-a em homenagem ao seu professor de música (in memória) o inesquecível maestro Pinta. O Jovem músico Márcio Dantas enfrentou muitas dificuldades, pois não dispunha de livros ou materiais para que pudesse se aprofundar nos conhecimentos musicais e assim aprimorar os seus trabalhos. Não sei ao certo quantas composições ou trabalhos musicais já escreveu. Acredito que já ultrapassaram os 150. No ano de 1990, Márcio foi admitido como professor Polivalente, no quadro de professores do Estado do Rio Grande do Norte, para lecionar na Escola Estadual João Henrique Dantas, onde permanece até os dias atuais. No ano de 1993, juntamente com a irmã Rocilda, criaram um coral na Igreja Matriz de São José, onde passou a tocar missas, novenas e outros eventos da Igreja. Também passou a compor músicas religiosas. No ano de 1994, casou-se com a jovem Maria das Vitórias Medeiros e, deste casamento, tiveram: Regina (1995), Maria Antônia (2000) e um 3° rebento que nascerá, com a graça de Deus, no mês de março. Foi diretor da E.E. Caetano Dantas (1995-2001), Maestro da Filarmônica Mirabeaux Dantas (Areia Branca, 2002-2004) e Diretor da Encenação da Paixão de Cristo, no Monte do Galo (1998-2005). Atualmente exerce os cargos de: Professor de Educação Física (E.E. João H. Dantas); Presidente da Associação Musical e Cultural Onze de Dezembro; Maestro e Professor de Música da Filarmônica Onze de Dezembro; Diretor do Coral Amália Rodrigues de Carvalho (Acari); Maestro e Professor de Música da Filarmônica de São Fernando (São Fernando). O seu nome é Márcio Dantas de Medeiros.

Fred perde pênalti, e o Flu só empata com o Confiança na estreia na Copa do Brasil

Equipe joga mal e não consegue superar o time sergipano no estádio Batistão, em Aracaju. Dia 10 tem jogo de volta no Maracanã
Agência/Photocâmera

Fred lamenta pênalti perdido após paradinha: Tricolor deixou a desejar e não impediu jogo de volta

Mal em campo, o Fluminense não passou de um empate por 1 a 1 com o Confiança, nesta quarta-feira, no estádio Batistão, em Aracaju, na estreia da equipe na Copa do Brasil. O lance-símbolo da partida foi o pênalti perdido pelo atacante Fred, que chutou para fora após fazer a tradicional paradinha.

Desta forma, o Tricolor terá que enfrentar o time sergipano no dia 10 de março, no Maracanã. Os gols da partida foram marcados por Gum, para o Flu, e Serginho, para o Confiança.

Quem avançar enfrenta, na próxima fase, o vencedor do duelo entre Uberaba e Londrina. A equipe mineira, jogando em casa, venceu a partida de ida, nesta quarta, por 1 a 0. O segundo jogo será dia 10, no Paraná.
Fonte:G1

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Concurso do IBGE - Carnaúba dos Dantas, RN

Apartir do dia 26/02 até 19/03, estará aberta as inscrições do concurso do IBGE para recenseador em Carnaúba dos Dantas - RN para o censo de 2010. O grau de estudo é o ensino fundamental, o valor da inscrição é de R$=18,00 e as provas serão realizadas em Carnaúba dos Dantas/RN. Local das inscrições na agência dos Correios desta cidade.

CAS APROVA FIM DO CADASTRO RESERVA EM CONCURSO PÚBLICO

Aprovado nesta quarta-feira, 24, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o Projeto de Lei que proíbe a realização de concurso público exclusivamente para a formação de cadastro de reserva. Agora, a proposta segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

A senadora Rosalba Ciarlini, presidente da CAS, ressaltou a importância desse projeto e defendeu a realização de concursos para admissão de cargos públicos, como forma de impedir a nomeação de pessoas por indicações políticas. Rosalba destacou, ainda, que está tramitando no Senado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que determina o direito à posse no cargo público dos aprovados em concurso dentro do número de vagas determinado pelo edital.

Com a PEC, durante o prazo de validade previsto no edital de convocação do concurso, os aprovados dentro do número de vagas têm direito à nomeação. A proposta também veda a convocação de candidato aprovado em um novo concurso enquanto o anterior não houver expirado. “Apresentamos essa PEC com o objetivo de assegurar os direitos dos aprovados em concurso público, que tanto se dedicam para atingir esse objetivo”, reforça Rosalba.

A PEC nº 37 de 2009, já foi aprovada na CCJ, recebendo parecer favorável do relator, senador Pedro Simon, e agora aguarda inclusão na ordem do dia para votação em plenário.

Informações à imprensa:

Vice-governador abre Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais

Representando a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza abriu na noite desta terça-feira (23) o 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte, realizado no Mardunas Hotel, em São José de Mipibu. A solenidade foi prestigiada por lideranças do movimento sindical e pelo deputado estadual Fernando Mineiro.

A luta do trabalhador rural pelo trabalho digno e pelas políticas públicas direcionadas para o meio rural foram destacadas pelo vice-governador em seu discurso. Iberê ressaltou ainda a atuação do Governo do Estado no desenvolvimento de ações voltadas para o homem e para a mulher do campo. “Durante esses sete anos de administração o Governo voltou os olhos também para a população do campo”, afirmou.

Até a quinta-feira (25), o evento reúne cerca de 500 delegados e delegadas, sendo 48% mulheres, e é palco de debates, elaboração e definição das políticas de implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e da eleição da nova diretoria, que representará os 164 municípios com sindicatos.

Antecipando o congresso aberto nesta terça-feira, foram realizados debates durante as plenárias regionais de preparação do congresso. Além da escolha de novos representantes para os próximos quatro anos, o objetivo do evento realizado a cada quatro anos é discutir políticas de desenvolvimento da agricultura sustentável, familiar e solidária.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), Manuel Cândido, o papel do governo no Congresso é “reconhecer e legitimar o movimento sindical como essencial para a organização da classe no Rio Grande do Norte e para desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao campo”.

O vice-governador concordou com Cândido e disse ainda que o movimento tem importância sobre os pontos de vista social e econômico, uma vez que mobiliza os trabalhadores na defesa de seus direitos. “Foi através de eventos como esse que os trabalhadores rurais conseguiram avançar e ter conquistas expressivas para a categoria”, finalizou Iberê.

O Governo do Estado desenvolve diversos programas para a área rural, a maioria deles em parceria com o Governo Federal. Dentre os projetos, o Compra Direta, Luz para Todos e o Programa de Adutoras.

CRÉDITO DAS FOTOS: Alberto Leandro.Assessoria de Imprensa

PREFEITO COMPARECE A CÂMARA MUNICIPAL PARA LER MENSAGEM ANUAL

Como sempre faz todos os anos o prefeito Alexandre Dantas participou nesta quarta (24) da abertura dos trabalhos legislativos do ano de 2010, fazendo a leitura da mensagem anual do Poder Executivo. Na sua fala, Alexandre Dantas fez um balanço da sua administração destacando as obras e ações realizadas no ano de 2009, tais como: construção de 25 casas; pavimentação de 14 ruas da cidade; construção de duas quadras de esportes e duas praças; construção de 102 banheiros nas zonas urbana e rural; apoio as ações de saúde com oferta de exames e distribuição de medicamentos; construção de dois tele centros, sendo um na zona rural; perfuração de poços tubulares; reforma de todas as escolas e postos de saúde do município; reforma e implantação do gramado do estádio municipal; e apoio as atividades sócios culturais da comunidade, promovendo as festas populares. O prefeito destacou ainda a implantação do plano de cargos e salários do magistério e a realização de cirurgias semanais no hospital APAMI, fruto de parceria com a prefeitura municipal. Destacou ainda a criação de secretaria de agricultura que beneficiará a atenção ao homem do campo. O pagamento dos servidores em dia é compromisso de governo. Para 2010, Alexandre elencou alguns investimentos que serão feitos na comunidade com ênfase a construção de 80 casas populares; reforma de casas (cheque reforma); pavimentação das ruas: Bartolomeu Justino (Monte do Galo) ligando ao centro da cidade; pavimentação José Cirino de Medeiros (Povoado Rajada); Elita Dantas (dois trechos) no bairro Dom Adelino; Cesário Cândido de Medeiros (centro); pavimentaremos as ruas Antonio Cândido de Medeiros; Pedro Justino; Toinho Nozinho e José Simeão e prosseguimento da Rua 13 de maio; Rua Ivan Roque no Conjunto Seu Anísio (todas no bairro São José); urbanizaremos a Rua Juvenal Lamartine, com construção de muro de contenção no trecho por trás da Escola João Henrique Dantas até o Alto do Vaqueiro; Construiremos a passarela sobre o Riacho do Marimbondo; e a cobertura da quadra do Monte do Galo; Urbanizaremos a Rua Antonio Justino; e realizaremos a perfuração de poços tubulares na zona rural; entre outras obras de pequeno porte. Continuaremos a luta para resolvermos de vez o problema de esgoto e água no Conjunto João Henrique Dantas, assim como a solução do abastecimento de água do bairro Santa Rita. Além disso, o prefeito conseguiu, através de convênio, a aquisição de um ônibus escolar; um veiculo popular para atender a demanda administrativa e de saúde; um trator para atender o homem do campo e as estradas vicinais; e um veiculo para a secretaria de agricultura. Em sua fala, o prefeito disse que a RN 288 será recapeada e que a luta pela adutora continua firme. Por fim, o prefeito agradeceu a parceria dos vereadores na aprovação de matérias relevantes para a cidade e manifestou num verdadeiro ato de espírito público da classe política, assim como mostrou absoluta cortesia com o vice-prefeito Sergio Eduardo, quem vem trabalhando conjuntamente pelo desenvolvimento da cidade.
Fonte:Assessoria

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Câmara aprova projeto que cria o Fundo Social

Depois de muita discussão e obstrução do Democratas, a Câmara dos Deputados aprovou agora há pouco o projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Social com recursos da exploração do petróleo e gás da camada pré-sal, ressalvados os destaques que visam a alterar o texto. O projeto foi aprovado por 330 votos favoráveis e 1 contra. A votação dos 14 destaques apresentados deverá ocorrer amanhã (24), em sessões marcadas para 9h30 e 14h30.
O texto aprovado foi apresentado pelo relator da matéria na comissão especial que analisou a proposta, o deputado Antonio Palocci (PT-SP). Embora tenham sido apresentadas inúmeras emendas visando a alterar a distribuição do dinheiro do fundo com a pulverização dos recursos, o relator preferiu manter a base do texto enviado ao Congresso pelo Executivo. Ele evitou estabelecer os percentuais do fundo a serem destinados a cada área.

Pelo texto aprovado, os recursos do fundo serão aplicados em programas de combate à pobreza, de enfrentamento das mudanças climáticas e no desenvolvimento das àreas de educação, cultura, saúde pública e ciência e tecnologia. De acordo com Palocci, o Fundo Social é uma iniciativa feliz, porque transforma “uma riqueza enorme, que é do pré-sal, em um recurso para várias gerações”.
“O significado do fundo é você pegar todo o resultado que pertence ao governo federal, da extração do petróleo do pré-sal,  e colocar numa poupança de longo prazo que, ao longo dos anos, vai utilizando os resultados dessa aplicação em programas de educação, saúde, de desenvolvimento regional”, disse.
O único partido de oposição que encaminhou contrário à aprovação do projeto foi o Democratas. Concluída a votação dos destaques, o projeto que cria o Fundo Social será encaminhado à apreciação do Senado Federal.
Fonte: Agência Brasil

Avanço no setor eólico atrai grupo português para o RN

Representantes da empresa foram recebidos pelo vice-governador nesta terça (23) 

            Dois novos parques de energia eólica construídos em Areia Branca definirão a mudança do Rio Grande do Norte de Estado importador para exportador de energia. Os representantes do Grupo Martifer, responsável pela instalação dos parques, foram recebidos nesta terça-feira (23) pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza, na Vice-governadoria.
As obras de implantação terão início no início de 2011 e devem durar 10 meses. A expectativa do grupo responsável é de que mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na região de Areia Branca, Mossoró e Porto do Mangue. De acordo com o secretário de Energia e Assuntos Internacionais Jean Paul Prates, a data limite para funcionamento do parque é julho de 2012, porém a expectativa é de que os parques já comecem a gerar energia em janeiro do mesmo ano.
Além dos atrativos naturais conseqüentes do fato do Rio Grande do Norte ter ventos abundantes e constantes, o Governo tem apostado em diversos incentivos, sejam eles fiscais ou de mobilização para chegada do Grupo ao Estado. O presidente do Martifer, Jorge Martins, ressaltou durante a reunião os incentivos dados. “O apoio institucional dos órgãos ambientais e de todas as secretarias do RN é essencial nesse processo”, destacou Martins.

“Essa é uma energia limpa, abundante, renovável, limpa e disponível em todos os lugares, principalmente no nosso Estado. Este será um importante reforço para que o RN não só seja autossuficiente no campo da energia, como também passe a exportar essa riqueza”, comentou o vice-governador.

Os empreendimentos em Areia Branca tem um investimento total em torno de 252 milhões de reais e irão gerar 50,4 Mega Watts de energia. “Para se ter uma ideia, esse montante de energia é o suficiente para aproximadamente 150 mil residências”, explicou Iberê.

O Martifer é um grupo multinacional, sediado em Oliveira de Frades (Portugal) com atividade centrada nos setores da construção metálica e das energias renováveis. A Martifer iniciou suas atividades em 1990 no setor das estruturas metálicas. No Brasil, assegurou 217,8 MW em projetos eólicos no Leilão de Energia de reserva realizado em dezembro de 2009. Os projetos, localizados no Ceará e Rio Grande do Norte, começam a ser construídos em 2011, estando a sua conclusão prevista para 2012. 

AUTOSSUFICIÊNCIA - Em 2012, o Rio Grande do Norte terá capacidade de gerar o dobro de energia elétrica que consome. Só as usinas de energia eólica já instaladas ou projetadas para os próximos três anos vão conseguir gerar mais que o dobro do consumo do Estado, uma situação inusitada no Brasil. No leilão federal de energia eólica, realizado em dezembro de 2009, o RN conseguiu 23 projetos vencedores, de um total de 71. Com isso terá em 2010 pelo menos mais 715 MW instalados. Só esses novos projetos superam o consumo de energia do Estado que é de 640 MW.
 Assessoria de Imprensa

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores