segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CARTOLA-VENCEDORES DO MÊS DE NOVEMBRO

São muitos os internautas Carnaubenses e de outras cidades amantes do futebol que dedicam várias horas do dia ao jogo virtual do Site Globo.com ( CARTOLA).

Cartola é um jogo em que o internauta monta sua equipe formada por onze jogadores e um técnico, escolhidos entre todos aqueles atletas que estão participando do Campeonato Brasileiro de Futebol. Os pontos adquiridos para o jogo varia de acordo com o desepenho do atleta em campo. É atualizado a cada rodado do campeonato.

Em Carnaúba dos Dantas, destaca -se uma Liga formada por internautas deste município, chama - se LIGA CARNAUBENSE .


VENCEDORES DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2009

  1º   Ubiratan fc   
  2º   Biro'ks           
  3º   nutricraker 
  4º   HanninhoFC 
  5º   Luiz.verdão 
  6º   PACÔMIO FC 
  7º   FC Inter Milão 
  8º   mateus Fcr 
  9º   ARADJA 
10º   MarVil-Satnad 
11º   Flutota 
12º   zé lino fc 
13º   Licão_
14º   Man. United 
15º   São-João-Timão

Carnaval 2010-Rio de Janeiro





Iberê e Wilma celebram os 70 anos da Diocese de Caicó



O vice-governador Iberê Ferreira de Souza e a governadora Wilma de Faria participaram da missa alusiva aos 70 anos da Diocese do município de Caicó na tarde deste domingo (29). A celebração reuniu milhares de fiéis no Ginásio Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. A missa foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz. 

“Há 7 décadas a Diocese vem levando o evangelho aos seridoenses. Esse trabalho é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa”, disse Iberê. O prefeito Bibi Costa e o deputado estadual Vivaldo Costa também estiveram presentes na solenidade.

Atletas Carnaubenses são destaques em corridas de rua.

Durante este final de semana os atletas Carnaubenses Kôka e Tales obtiveram bons resultados nas corridas que participaram:

Tales correu sábado dia 28/11 em Currais Novos-RN e  ficou em quarto lugar no geral e em primeiro na sua faixa etária  da corrida Rural do Totoró, 

Já o atleta Kôka que vem se preparando para a corrida de final de ano em São Paulo, a famosa corrida de  São Silvestre. Participou da corrida da Carne de Sol na cidade do Picui-PB.Prova essa que teve um percurso de 10.400 metros e obteve o segundo lugar no geral, ficando apenas 7 segundos do primeiro colocado.
Aos atletas Tales e Kôka que com suas participações só engrandecem e orgulha os Carnaubenses; Os mais sinceros PARABÉNS.

domingo, 29 de novembro de 2009

Flu goleia o Vitória e depende de si para escapar da degola na última rodada

Com gols de Alan, Fred e Conca (2), Tricolor faz o seu papel e se beneficia de tropeço dos rivais para permanecer na elite do futebol brasileiro em 2010

O Fluminense deu um passo importante para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro ao bater o Vitória por 4 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã. Aproveitando o apoio dos torcedores e o tropeço dos rivais, o Tricolor marcou dois gols em dois minutos e deixou a zona de rebaixamento da competição (é o 15º colocado) , local que frequentava desde a décima rodada do torneio nacional. Fred, Alan e Conca (2) marcaram os gols do time das Laranjeiras.
Os tropeços de Botafogo e Coritiba, que foram derrotados por Atlético-PR (1 a 0) e Cruzeiro (2 a 1), respectivamente, ajudaram o Tricolor a sonhar e a depender apenas de si para permanecer na elite do futebol brasileiro. Com 45 pontos, um a mais do que o Coxa, adversário da última rodada, dia 6, no Couto Pereira, e do que o Alvinegro carioca, a equipe das Laranjeiras deu esperanças ao seu torcedor. O Vitória encara o Goiás, no Barradão.
Empolgados com o resultado, os tricolores mandaram um recado a LDU, adversário da próxima quarta-feira, pela segunda partida das finais da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, derrota por 5 a 1, em Quito. Neste domingo, o placar foi semelhante ao que o Fluminense precisa para se sagrar campeão do torneio.
- LDU pode esperar, a sua hora vai chegar - cantavam os tricolores nas arquibancadas do Maracanã.
fonte;Portal G1

Negros do Rosário em Carnaúba dos Dantas


Como é de costume  todos os anos quando aproxima-se a festa de Nossa Senhora do Rosário da cidade de Jardim do Seridó-RN. Os Negros do Rosário (Grupo de pessoas formadas por homens, mulheres e crianças). Na sua maioria formada por negros descendentes de escravos, saem em peregrinação pelas cidades vizinhas mostrando seus costumes e tradições através da dança.

Neste domingo dia 29/11/2009, o grupo dos Negros do Rosário, dedicaram o dia á cidade de Carnaúba dos Dantas, onde visitaram a feira e ruas da cidade.

Aniversariantes do Dia.

Caro leitor deste pequeno e humilde blog, Se for do seu interesse que este veículo de comunicação divulgue seu aniversário ou de alguém que você gosta, mande um email com foto em anexo e teremos o maior prazer em divulgar. Anteciosamente;BLOG DO TOTINHA. HUMILDADE SEMPRE!!!!



Rayron Vítor


Diogo Dantas


Erandi


Em nome do blog desejo aos três jovens um feliz aniversário.

sábado, 28 de novembro de 2009

ROSALBA FALA DE POLÍTICA NO SEMINÁRIO DO DEM MULHER

A senadora Rosalba Ciarlini incentivou as mulheres a participarem mais das políticas públicas e sociais, durante a abertura do seminário Democratas Mulher. O evento, que discutiu questões sobre cidadania e a participação política da mulher, aconteceu na manhã de hoje no Hotel Maine.

“Não é necessário ter um cargo público para se fazer política. Temos o dever de participar, mostrar o que é certo, o que existe de errado, e procurar melhorar as coisas ao nosso redor. Esse é o primeiro passo e com certeza faz toda a diferença”, pronunciou Rosalba.

Rosalba disse ainda que a sensibilidade, otimismo e a coragem da mulher propiciam estímulo para desenvolver melhorias para o ambiente em que se vive. Afirmou que o ideal não é ser melhor do que os homens, e sim lutar pela igualdade para que ambos andem lado a lado. “O Democratas apóia a participação feminina e dos jovens, para construção de um país melhor. Por isso, o partido está reunido aqui com o intuito de multiplicar a participação feminina na política”, afirmou a senadora.

O seminário Democratas Mulher foi organizado pela presidente do DEM Mulher, Anita Catalão Maia e contou com a participação dos senadores José Agripino e Garibaldi Alves, do presidente do DEM Nacional, deputado federal Rodrigo Maia, da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, da vice-prefeita de Mossoró Ruth Ciarlini, dos deputados federais Betinho Rosado e Felipe Maia, dos estaduais José Adécio e Getúlio Rêgo e do vereador Ney Lopes Jr.

A idéia de Anita é fazer encontros como esse em todo o RN.

Ney Lopes Jr. aprova quatro projetos de Lei

Natal, 27 de novembro de 2009 - Na sessão ordinária dessa quinta-feira, 26, a Câmara Municipal de Natal aprovou quatro projetos de lei de autoria do vereador Ney Lopes Jr.(DEM). As proposições tratam de áreas relacionadas à empregabilidade, inclusão social e a educação. Os projetos agora seguirão para a apreciação da Prefeita Micarla de Sousa (PV).  

A primeira proposição institui o Banco de Talentos que, através de um cadastro gratuito de currículos, fornecerá informações a órgãos públicos, Prefeitura Municipal e empresas privadas, sobre o perfil profissional dos cidadãos inscritos. As informações, de acordo com a proposta de Ney Lopes Jr., serão disponibilizadas no site oficial da prefeitura. “A intenção é estimular a qualificação profissional e a geração de emprego em Natal, o projeto visa também à identificação de especialistas e gestores”, explica o democrata.

O segundo cria a Cooperativa Social dos Portadores de Necessidades Especiais que prioriza o atendimento de pessoas com deficiência física em órgãos públicos de Natal

         Outra proposta de lei aprovada designa a Prefeitura de Natal a aplicar para os estudantes das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino um programa de Teste Vocacional. Durante o processo de votação, Ney Lopes Jr foi aparteado pelo vereador Raniere Barbosa, PRB. “Sei da importância desse programa de Teste Vocacional, significa alicerçar a rede pública, pois o estudante terá um direcionamento para suas aptidões. É um projeto simples de caráter social. O jovem, desde cedo, já vai saber o que fazer no futuro”, afirmou.
        
E o último projeto adéqua a Lei 279/2009 de autoria de Ney Lopes Jr., que dispõe sobre a proibição de atividades de transferência de valores em shoppings centers, centros comerciais, supermercados e agências bancárias e nas proximidades de estabelecimentos educacionais. Apenas ampliando a área de cobertura por parte das empresas de carros-fortes para um raio 500 metros de distancia. 

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Diário Oficial-RN-Data de 28-11-2009

Resumo do Convênio 0175/2009, firmado entre a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS/RN e a Associação Comunitária do Sítio Recanto e Adjacentes – CANAÚBA DOS DANTAS/RN. OBJETO: Abastecimento D’água. VALOR: R$ 76.607,08 (setenta e seis mil, seiscentos e sete reais e oito centavos) AÇÃO: OGE/2009 26.101.08.244.2607.1.3220 – Redução da Pobreza Rural, Elemento de Despesa 4450.42 - auxílios, fontes 146 E 148. VIGÊNCIA: 06 (seis) meses, contados a partir da transferência da primeira parcela ou da parcela única. Assinaturas: pela SETHAS – José Gercino Saraiva Maia, Secretário e pela Associação – Vera Lúcia de Araújo Dantas, Presidente. TESTEMUNHAS: Assinaturas ilegíveis.



Aniversariante do Dia - Aristóteles Filho


Caro leitor deste pequeno e humilde blog, Se for do seu interesse que este veículo de comunicação divulgue seu aniversário ou de alguém que você gosta, mande um email com foto em anexo e teremos o maior prazer em divulgar. Anteciosamente;BLOG DO TOTINHA. HUMILDADE SEMPRE!!!!

  Quem está aniversariando hoje é tricolor Aristóteles de Medeiros Filho. Em nome do blog desejo ao meu amigo Tota um feliz aniversário.

Começa o Seminário MULHER-DEMOCRATAS(RN)


Tem início o Seminário “A Cidadania da Mulher e a Participação Política” promovido pelo Mulher-DEMOCRATAS no Hotel Residence, em Natal. 



O objetivo do evento é fortalecer o debate em torno das questões que envolvem a mulher potiguar na luta pela implantação de políticas públicas voltadas fundamentalmente para a igualdade de gênero. O encontro também quer alertar sobre a importância da capacitação da mulher para o desempenho de suas funções nos mais variados setores da nossa sociedade.

Na programação haverá palestras de Marcelo Garcia (Presidente da Associação Nacional dos Secretários Municipais de Assistência Social) sobre “Políticas Sociais e Desenvolvimento Social no Brasil” e de Solange Amaral (Deputada Federal e presidente Nacional do Mulher-Democratas)  sobre “A Mulher na Política e no Parlamento”.

Estão presentes no evento: Anita Catalão, - presidente do Mulher Democratas no RN, Deputado Federal Rodrigo Maia- Presidente Nacional dos Democratas, Senador José Agripino, Senadora Rosalba Ciarlini, Deputados federais Felipe Maia, Betinho Rosado, deputados estaduais José Adécio, Getúlio Rêgo, vereador Ney Lopes Junior, Micarla de Souza - Prefeita de Natal, Rosy de Souza-Secretária de Assistencia social, Augusto Carlos Viveiros- secretário de Planejamento de Natal, Demetrio Torres-Secretário de Obras e Viação, ex-deputado federal Ney Lopes, ex-vereador Salatiel de Souza, entre outras autoridades. 
fonte;assessoria



Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN


Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN
Igualdade e Renovação a Serviço dos Carnaubenses
Administração da Exmª Srª Vereadora Adjanira Dantas de Medeiros



MATÉRIAS DISCUTIDAS E APROVADAS PELOS VEREADORES.
Foi realizada no último dia 26 de Novembro de 2009, a 15ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo, onde foram discutidas e aprovadas as seguintes matérias:

REQUERIMENTO Nº 065/2009, DE AUTORIA DA EDIL ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS, SOLICI-TANDO DA EXMª SRª SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARIA DO DESTERRO GONÇALVES SANTOS, A INSERÇÃO DA DISCIPLINA TURISMO, NA JÁ EXISTENTE CULTURA, FORMANDO A NOMENCLATURA DISCIPLINA CULTURA E TURISMO, NA GRADE CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, A PARTIR DE 2010.

INDICAÇÃO Nº 077/2009, DE AUTORIA DA EDIL ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS, SOLICITANDO DO EXMº SR. WÁLTER GASI, DIRETOR PRESIDENTE DA CAERN (COMPANHIA DE ÁGUAS E ES-GOTOS DO RIO GRANDE DO NORTE), QUE SEJA FEITA A CONTINUAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL DA RUA MANOEL MARTINIANO DANTAS, NO BAIRRO DOM JOSÉ ADELINO DAN-TAS, EM NOSSO MUNICÍPIO.

INDICAÇÃO Nº 078/2009, DE AUTORIA DA EDIL ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS, SOLICITANDO DO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL E DO GERENTE MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBA-NOS QUE SEJA FEITA A CONTINUAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO E DO SANEAMENTO BÁSICO DA RUA MANOEL MARTINIANO DANTAS, NO BAIRRO DOM JOSÉ ADELINO DANTAS, EM NOSSO MUNICÍ-PIO.

INDICAÇÃO Nº 079/2009, DE AUTORIA DO EDIL MARCOS ANTONIO DANTAS, SOLICITANDO DA EXMª SRª SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARIA DO DESTERRO GONÇAL-VES DOS SANTOS, QUE SEJA FEITO UM PROJETO ENVOLVENDO AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS, COM A FINALIDADE DE PREMIAR OS ALUNOS QUE OBTIVEREM ME-LHOR RENDIMENTO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL COM A TITULAÇÃO DE “JOVEM APRENDIZ CIENTISTA” OU “PRÊMIO MELHOR ALUNO” OU PRÊMIO ALUNO QUALIDADE ESTUDANTIL”.

INDICAÇÃO Nº 080/2009, DE AUTORIA DO EDIL MARCOS ANTONIO DANTAS, SOLICITANDO DO EXMº SR. SECRETARIO MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS MOACIR EUSTAQUIO DANTAS, QUE SEJA FEITA UMA LIMPEZA NAS RUAS CORONEL QUINCÓ, SÃO JOSÉ E FELINTO LÚCIO DANTAS.

INDICAÇÃO Nº 081/2009, DE AUTORIA DO EDIL MARCOS ANTONIO DANTAS, SOLICITANDO DOS EXMOS SROS. SECRETÁRIOS E OU COORDENADORES DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SO-CIAL, CULTURA E TURISMO, AGRICULTURA E CONTADOR DO EXECUTIVO QUE SEJA REALIZADO UMA REUNIÃO QUINTA-FEIRA DIA 03 DE DEZEMBRO DE 2009, ÁS 14:00H, PARA DISCUTIRMOS JUNTOS O ORÇAMENTO DE 2010 NA REUNIÃO DA COMISSÃO.
_______________________________
ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS
Presidenta
fonte;assessoria

93FM DE CARNAÚBA DOS DANTAS

 foto da festa de inauguração da 93fm de Carnaúba dos Dantas

Faz mais de duas semanas que a Rádio 93fm da cidade de Carnaúba dos Dantas, está fora do ar. E é de grande expectativa a volta da referida emissora para todos os profissionais, funcionários e ouvintes. Em conversa com um dos Diretores; ele não me adiantou informações precisas. Mas este blogueiro,quando conversa com as pessoas tem por curiosidade olhar bem fixo para o semblante de quem está á falar com ele. E percebi que a 93 fm de Carnaúba dos Dantas, EM BREVE ESTARÁ NO AR, Para alegria dos Carnaubense e cidades vizinhas.

SERRA DA RAJADA UMA VERDADEIRA MARAVILHA

foto;Blog do Bira


foto de satélite-google eart

          Serra da Rajada, localizada entre os municípios de Carnaúba dos Dantas, Acari e Jardim do Seridó, é sem dúvida nenhuma,  uma das maravilhas do Seridó e por que não dizer do Brasil. Serra que inspira poetas e Compositores.

O Compositor  Carnaubense Carlos Antonio compôs a música Pedra de Granito.
ESTA PEDRA DE GRANITO
NÃO É LAVAS DE VULCÕES
REPRESENTA A NATUREZA
NUM PASSADO DE EROSÃO.

ONDE O FORTE PREVALESCE
SERTANEJO NÃO PADECE
NO MEIO DAS ENTEPÉRIAS
QUE AFLINGEM ESSES SETÕES

A RAJADA SE DESTACA
AOS VIAJANTES QUE PASSAM
DO SEU CIMO ALTANEIRO
MAJESTOJA IGUAL A ÁGUIA
COMO UMA AVE DE PRATA
OFUSCANDO A LUZ DA LUA
EM NOITE DE LUAS CHEIAS

ONDE O FORTE PREVALESCE
SERTANEJO NÃO PADECE
NO MEIO DAS ENTEPÉRIAS
QUE AFLINGEM ESSES SETÕES

O Poeta Carnaubense Marcos Ribeiro compôs este poema ;

Vou falar como poeta
e também como cidadão,
vou fala da Serra da Rajada
com carinho e admiração!

Essa serra cheia de história e encantos!
com sua enorme grandeza
conquistar turistas de todo canto
esta serra nosso símbolo da riqueza.

Esta serra cheia de magia!
serra que nos dar alegria
serra que nos enche de inspiração
Serra da Rajada símbolo do Sertão.

Quando chega o inverno a serra fica mais bela
fica  mais florida não existe outra igual
turistas de todos lugares fica admirados
a natureza novamente fez mais um belissimo trabalho.

Então quando você por aqui passar
não esqueçar de visitar
logo ao longe voce vai avistar
a Serra da Rajada com certeza vai te conquistar

Fica localizada na cidade de Carnaúba dos Dantas
esta cidade linda!!! uma terra santa que encanta!!!
aqui no Seridó,  estado do Rio Grande do Norte
esta serra linda,que faz o Nordeste ficar mais forte.

Obrigado a todos pois preste bastante atenção
falo dessa serra com meu peito cheio de emoção!!!
Serra da Rajada que coloca mais beleza nas noites do Sertão.

(Poema escrito por Marcos Ribeiro.)

Cachorro Desaparecido


PROCURO UM FILHOTE DE ROTTWEILER COM 3 MESES DE IDADE O MESMO SUMIU SEGUNDA-FEIRA DIA 23/11/09, DA MINHA RESIDENCIA (próximo a Santa Rita) QUEM O ENCONTRAR POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO QUE RECOMPENSAREI FONE: 8721-0097 GRATO: 
fonte;Carnaúba em Foco

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PEC DO CONCURSO PÚBLICO ENTRA NA PAUTA DA CCJ

Está na pauta desta quarta-feira (02/12) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 37/2009, de autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN), que determina o direito à posse no cargo público por pessoa aprovada em concurso público dentro do número de vagas previsto no edital. Na última reunião da comissão (25/11), o relator da matéria, senador Pedro Simon (PMDB/RS) leu seu parecer favorável, mas houve pedido de vista.
A PEC modifica o artigo 37 da Constituição Federal e pretende proibir que a administração pública fique impedida de convocar aprovado em novo concurso enquanto o anterior não houver expirado. O atual texto da Constituição prevê que a aprovação em concurso público confere ao candidato apenas a expectativa de direito e não o direito imediato à posse no cargo. Mas o Judiciário tem proferido sentenças definindo que o aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos, desde que situado dentro das vagas estabelecida no edital, tem direito subjetivo à posse no cargo, e que esse direito deve ser exercido até o último dia de validade do concurso público.
A diferença entre a PEC proposta pela senadora Rosalba e o Projeto de Lei n° 122/2008, do senador Marconi Perillo (PSDB/GO), recentemente aprovado pelo Senado e enviado à Câmara, é a legitimidade do instrumento para fazer valer a mudança constitucional. Marconi Perillo pretende alterar o Estatuto do Servidor Público, incluindo no texto da Lei nº 8.112/90 a obrigatoriedade de convocar os aprovados de acordo com o número de vagas previsto no edital, mediante um cronograma a ser seguido durante a validade do concurso.
Mas como o projeto de Perillo altera o Regime Jurídico dos servidores públicos, incorre em vício de iniciativa pois, segundo a Constituição Federal, somente o Presidente da República pode ter a iniciativa de lei para dispor sobre o regime dos servidores públicos. Portanto o projeto de Marconi Perillo poderá ser arquivado na Câmara, ou vetado integralmente pelo Presidente da República por inconstitucionalidade, ou ainda questionado no STF. O caminho adotado pela senadora Rosalba é o adequado, disciplinando a matéria diretamente no texto constitucional.
fonte;assessoria

MINISTRO ACOLHE PEDIDO DE HOSPITAL-MATERNIDADE PARA MOSSORÓ

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse à senadora Rosalba Ciarlini, que está disposto a discutir com sua equipe técnica, o projeto de construção do hospital materno-infantil para Mossoró, pedido pela parlamentar. Embora o assunto já tivesse sido tratado outras vezes com o ministro, a senadora aproveitou a ida de Temporão à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quinta-feira, 26, para insistir na necessidade de um hospital para dar atendimento às mães e bebês.
A senadora argumentou que mesmo sendo uma cidade pólo, Mossoró não dispõe de nenhuma maternidade pública e por isso é comum a prática da ambulancioterapia para Natal e Fortaleza. Além de ser um hospital referência para a região, a senadora diz que ele servirá como campo de estágio para a Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “Será um hospital-escola”, reforça a senadora, lembrando a carência de UTI neo-natal.
Para a senadora, o país não pode continuar registrando mortes de mulheres por falta de um bom pré-natal e de maternidade, principalmente no interior, onde a incidência é alta. A redução da mortalidade materna é uma das metas do milênio, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU
fonte;assessoria

ROSALBA CRITICA BAIXA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO GOVERNO LULA

O presidente Lula tenta passar a imagem de que prioriza as mulheres em seu governo e até criou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com status de ministério. Mas o discurso não se reflete na prática. Desde que assumiu a Presidência da República, em 2003, existe o registro de 91 ministros de Estado, mas apenas sete deles são mulheres. O número é ainda pior se compararmos os últimos dois anos: dos 38 ministros, apenas duas são mulheres.
Essa foi parte do discurso proferido ontem pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN), no plenário do Senado, por ocasião do dia 25 de novembro, reservado como o “Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher”. Rosalba, que foi a única senadora a fazer esse registro em plenário, fez alusão à falta de participação das mulheres no primeiro escalão do Governo Lula para lembrar que muito ainda precisa ser feito para garantir a representação feminina na sociedade e repudiar todo o tipo de violência de que as mulheres são vítimas.
“Reservar apenas sete lideranças femininas em ministérios, em uma relação de 91 ministros, é uma demonstração inequívoca de que o discurso do Governo Federal não está coincidindo com a prática, e o Brasil não está preparado para superar o problema da violência contra a mulher”, destacou a senadora.
Rosalba avalia que muito já tem sido feito pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, mas, para ela, essas políticas públicas ainda são tímidas e sem articulação. A senadora afirma que o Congresso Nacional tem feito a sua parte – a Lei Maria da Penha pode ser encarada como um dos maiores símbolos da participação atenta do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para oferecer respostas à sociedade.
“Enquanto a participação feminina não for ampliada nas instâncias de decisão, será muito difícil uma mudança de paradigma para que possamos implementar ações efetivas de combate contra todo o tipo de violência de que são vítimas as mulheres”, destacou a senadora. Para Rosalba, é preciso estabelecer de maneira mais incisiva políticas públicas para desconstruir as desigualdades de gênero.
O “Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher” foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, para lembrar o assassinato de três irmãs na República Dominicana que faziam oposição à ditadura daquele País. Elas foram torturadas durante meses, violentadas e assassinadas em 25 de novembro de 1960, e agora se tornaram um símbolo de luta.
Segundo o Secretário-Geral da ONU, quase 70% das mulheres são atacadas de forma violenta por homens em algum momento de suas vidas. E a cada 15 minutos uma mulher é agredida no Brasil. E além da agressão física, há ainda a violência encontrada no cotidiano: nos lares, envolvendo relações afetivas; no mercado de trabalho, quando o homem é melhor remunerado que a mulher no desenvolvimento da mesma atividade; no local de trabalho, na forma de assédio moral, que degrada, ou mesmo no assédio sexual que humilha a mulher.
“A mulher vítima de alguma forma das violências a que me referi, perde a dignidade e a auto-estima, e essa perda é irreparável, pois estamos falando de objetivos e sonhos que estão sendo partidos. A maioria dessas mulheres convive com as sequelas durante toda a vida”, disse Rosalba.
fonte;assessoria

ROSALBA PEDE AO MINISTRO DA SAÚDE ATENÇÃO ESPECIAL PARA O RN COMBATER GRIPE H1N1

A senadora Rosalba Ciarlini abriu a audiência pública com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta quinta-feira, 26, falando da preocupação do Rio Grande do Norte, com os casos da gripe H1N1. A parlamentar argumentou que o Estado está apreensivo com a confirmação de 70 casos da doença, com 9 mortes.
Para Rosalba, a situação exige atenção especial, principalmente, por causa do Carnatal, carnaval fora de época que será realizado em Natal, de 3 a 6 de dezembro.
Embora tenha dito que apesar dos óbitos da H1N1 serem significativamente menores do que a gripe comum, o ministro reconheceu que a doença mata mais crianças e jovens adultos, o que aumenta a apreensão diante desse tipo de evento, que é o maior do país.
Rosalba pediu ao ministro a garantia de medicamentos para o enfrentamento da doença no Estado e recebeu de Temporão a resposta de que “o estoque vai dar para atender”. A senadora também questionou sobre a vacina contra a gripe e a informação do ministro foi que até no máximo em abril, ela deverá estar disponibilizada. Vinte milhões de doses serão produzidas pelo Instituto Butatã, em São Paulo.
fonte;assessoria

Governo instala Fórum de secretários de meio ambiente nesta sexta-feira

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Comissão Técnica Tripartite Estadual (CTTE (IBAMA/SUPES/RN, SEMARH, IDEMA, FEMURN, SEMURB/ANAMMA), realiza na próxima sexta-feira (27), às 09h, no Praiamar Hotel, a instalação do Fórum Estadual de Secretários de Meio Ambiente.

O vice-governador e secretário da Semarh, Iberê Ferreira de Souza, presidirá o encontro, que visa fortalecer as ações de Meio Ambiente na esfera dos municípios potiguares. “Esse Fórum vai ser muito importante para a descentralização das ações de Meio Ambiente da administração estadual, possibilitando, assim, uma maior autonomia às ações locais”, frisou o vice-governador.

Durante o evento, os secretários de Meio Ambiente dos municípios potiguares serão empossados na Coordenação do Fórum Estadual de Secretários de Meio Ambiente. Haverá, ainda, por parte dos gestores municipais, a assinatura de Convênio com as cidades habilitadas para o Licenciamento Ambiental de Atividades de Impacto Local. 
fonte;assessoria

GRUPO DE TEATRO SETÃO VIVO

Em pouco mais de 5 (cinco) anos de existência o Grupo de Teatro Sertão Vivo de Arte  de Carnaúba dos Dantas/RN vem demonstrando que é possível fazer cultura independente, realizam mensalmente na praça Caetano Dantas (em nossa cidade) apresentações teatrais, com incentivo dos comerciantes. Dede Carnaúba relata que no teatro conseguem mobilizar não só nossa cidade, como também as cidades vizinhas aonde vem se apresentando com freqüências e também desenvolvendo outras atividades culturais. O Grupo de Teatro Sertão Vivo de Arte agora com parceria com a Associação dos Cidadãos para a Cidadania do Povoado Santo Antônio da cidade de Parelhas/RN vem abrindo galerias de artes e espaços culturais independentes já funcionando nas cidades de Carnaúba e Parelhas desde inicio do ano com o intuito de expor e divulgar a classe artística do seridó.
fonte;Fabiano Araújo

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Nas alturas, Fluminense perde fôlego e embalo e é goleado pela LDU



Tricolor começa bem, sai na frente, mas sofre cinco gols e terá uma missão complicada no Maracanã

Cansaço, altitude de 2.850 metros e um adversário inspirado. Estes foram os obstáculos do Fluminense nesta quarta-feira. O Tricolor voltou a jogar no estádio Casablanca, em Quito, no Equador, e foi obrigado a relembrar a decisão da Taça Libertadores do ano passado. Além de ter o mesmo adversário pela frente, a LDU, o Tricolor foi mais uma vez derrotado. Na primeira partida da final da Copa Sul-Americana, os equatorianos abrem enorme vantagem com a vitória por 5 a 1, de virada. Méndez foi o destaque com três gols. Salas fez o quarto, e De la Cruz o quinto. Marquinho marcou para os brasileiros. É o fim de uma invencibilidade de 13 jogos dos cariocas.     

Na próxima quarta-feira, no Maracanã, será preciso vencer por cinco gols de vantagem para ficar com a taça ou por quatro para levar aos pênaltis. Vale lembrar que, na final, o gol marcado fora de casa não tem influência na definição do campeão. Antes, porém, o time de Cuca terá uma nova decisão pelo Campeonato Brasileiro. No domingo, o adversário será o Vitória, às 17h (de Brasília), também no Rio. Hora de voltar à luta para fugir da zona do rebaixamento.
fonte;Portal G1

PEC dos agentes de saúde é aprovada em 1º turno



A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (25), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 391/09) que estabelece as diretrizes de plano de carreira e piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE). Foram 382 votos a favor e apenas uma abstenção.
Os líderes partidários atenderam ao apelo da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), relatora da proposta, e concordaram em aprovar a proposta antes da apreciação dos três projetos relativos ao Pré-Sal. Centenas de agentes de saúde acompanharam a votação das galerias do Plenário da Casa.
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Conacs), Ruth Brilhante, agradeceu o empenho da deputada Fátima para a aprovação da proposta nesse primeiro turno. “O resultado de hoje só foi alcançado graças ao trabalho insistente da deputada Fátima Bezerra que, na condição de relatora, e em conjunto com a nossa categoria, promoveu uma verdadeira vigília junto às lideranças conseguindo um consenso entre todos os partidos a favor da nossa causa”, disse, emocionada, Brilhante.
A deputada Fátima comemorou a aprovação elogiando a atuação dos agentes de saúde. "Estamos dando um passo muito importante em reconhecer uma categoria que tem um papel fundamental na manutenção da saúde das famílias mais pobres deste país", ressaltou.
No seu parecer, a deputada Fátima especifica que lei federal de iniciativo do Poder Executivo vai instituir o piso salarial profissional nacional e as diretrizes para os planos de carreira que serão estabelecidos pelos estados e municípios. O texto aprovado também determina que a União deve prestar assistência financeira complementar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o cumprimento do pagamento do piso.
Tramitação – A PEC 391 de 2009 ainda será apreciada em segundo turno na Câmara dos Deputados e em dois turnos no Senado Federal. Quando aprovada, a proposta vai beneficiar cerca de 300 mil agentes de saúde de todo o país.
fonte;assessoria

CAS APROVA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE REPENTISTAS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira, 25, o Projeto de Lei da Câmara (PLC-174/2009) que regulamenta o exercício da profissão de Repentista. Serão beneficiados todos os profissionais que utilizam o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, compondo de imediato ou recolhendo composições de origem anônima ou de tradição popular.
Assim, serão reconhecidos os cantadores e violeiros, poetas repentistas, emboladores e cantadores de coco, declamadores de causos da cultura popular e escritores da literatura de cordel. “A contribuição dessas atividades artísticas à cultura popular brasileira é inestimável”, exaltou a senadora Rosalba Ciarlini que priorizou a votação do projeto que está no Congresso há 24 anos. Lembrando que o repente como cantoria tornou-se o meio de sobrevivência de milhares de nordestinos, a senadora concorda com o autor do projeto, deputado André de Paula, e com o relator, senador Marcelo Crivela, que o objetivo desse PLC não é defender somente interesses da classe, mas o promover e proteger, sobretudo, as diversas formas de manifestação da cultura popular, preceitos perseguidos pela Constituição Federal.
A aprovação do Projeto foi comemorada com uma apresentação dos poetas. Por sugestão do senador Eduardo Suplicy (SP), eles cantaram “A Triste Partida”, de Patativa do Assaré.
O projeto foi aprovado em decisão terminativa e segue para o plenário da Casa. Depois, volta à Câmara, de onde sai para sanção presidencial.
PRESIDENTE DA FJA ELOGIA DEMOCRATAS
A votação do projeto de regulamentação da profissão de Repentista foi acompanhada por cerca de 30 poetas populares, entre eles, alguns norte-rio-grandenses, como Francisco de Assis e o presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto.
“Foi um ato de cidadania”, conceituou Crispiniano, elogiando a posição da senadora Rosalba Ciarlini pela defesa e prioridade dada ao projeto na pauta da CAS.
Entusiasmado com o que viu e participou no Senado, o presidente da FJA solicitou cópia da ata e gravação da reunião para o Museu Internacional de Literatura de Cordel e Repente, que será construído em Natal. “Esse momento precisa ser eternizado”, insistiu Crispiniano Neto, fazendo novas
referências ao trabalho de Rosalba pela cultura e o apóio dos senadores Garibaldi Filho e José Agripino. “Fui eu que puxei as palmas para Agripino. Critique quem quiser criticar”, avisou Crispiniano, considerando justo o reconhecimento do apoio dos democratas ao projeto que representa uma luta de quase três décadas.
fonte;assessoria

Rosalba faz balanço de sua atuação na CAS

A presidenta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN) está fazendo um mutirão para limpar a pauta de votação da Comissão, antes do recesso legislativo. Nesta quarta-feira (25) foram incluídos 40 projetos terminativos e 70 estão prontos e relatados para serem votados. Durante o ano de 2009, mais de 200 itens foram apreciados pelos senadores da CAS.
Entre os projetos aprovados, está a regulamentação de diversas profissões, como taxistas e mototaxistas, profissionais da beleza, enólogos e repentistas. Estão em discussão, a carga horária de trabalho dos comerciários e a regulação da profissão de diaristas. A CAS aprovou também, o projeto que autoriza empregadores domésticos a descontarem no imposto de renda, o pagamento de planos de saúde a seus empregados e definiu o piso salarial dos agentes comunitários de saúde.
Ao fazer o balanço do ano, Rosalba destacou a realização do Ciclo de Debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a uma demanda da população, do Nordeste e de outras regiões, insatisfeita com a assistência na saúde pública e a precariedade dos hospitais do SUS. “O orçamento para a saúde é, historicamente, insuficiente e precisamos resolver muitos problemas, como as deficiências na assistência básica e a falta de medicamentos”, explicou Rosalba ao justificar o convite feito ao ministro da Saúde, José Temporão para fechar os debates deste ano, dentro da programação do ciclo.
Os senadores da CAS discutiram em 2009, a saúde do idoso; as políticas públicas de reabilitação para as vítimas de queimaduras; a comercialização e distribuição de órteses e próteses pelo SUS; saúde mental; saúde materno-infantil e o câncer em crianças. Os resultados das audiências públicas vão ser transformados em um relatório com sugestões para o governo federal.
Vários ministros foram chamados para debater uma agenda positiva para o país, como o ministro das Cidades Márcio Fortes; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias e da Fazenda, Guido Mantega, convidado para avaliar os efeitos da crise internacional no emprego e na área social.
Rosalba Ciarlini, atualmente, é a única mulher a presidir uma Comissão no Senado. Como presidenta, vem ressaltando a preocupação com o alto índice de mortalidade materna entre as brasileiras; um dos objetivos das Metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para diversos países, mas que ainda não foi atingido pelo Brasil. “Não estamos conseguindo evitar que as mães morram de parto e isto é inadmissível. Políticas públicas para as mulheres e investimentos mais efetivos é o que continuaremos cobrando”, conclui Rosalba. 
fonte;assessoria

Banco do Brasil anuncia a Rosalba nova agência em Carnaúba dos Dantas-RN


Decisão do Conselho Diretor do Banco do Brasil determina a instalação de cinco novas agências da instituição em cinco municípios do Rio Grande do Norte: Jardim de Piranhas, Natal, Parnamirim, Alto dos Rodrigues e Carnaúba dos Dantas. O anúncio foi feito hoje à senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN), que solicitou a ampliação do atendimento do Banco em todo o Estado.
         O encontro da senadora ocorreu na sede do Banco, em Brasília, com o diretor da Unidade de Gestão de Canais do Banco, Ideraldo Leitão. O diretor afirmou que os recursos sairão da Lei Orçamentária Anual (LOA) e serão liberados ainda em 2010. “Hoje temos agências do Banco do Brasil em 145 municípios dos 167 existentes no RN. O Banco percebe o crescimento econômico do Estado e por isso atendeu ao pleito para a ampliação do número de agências”, disse Leitão.
         A senadora Rosalba Ciarlini ficou animada com o anúncio das cinco novas agências e afirmou que haverá ainda mais crescimento econômico na região. “Essa iniciativa é muito importante como fomentadora do desenvolvimento, além de garantir melhor estrutura aos municípios para atender melhor a população”, destacou.
fonte;assessoria

Comissão aprova texto final da PEC dos PMs e bombeiros

A Comissão Especial que analisa a proposta de emenda constitucional (PEC 300/08) que trata da remuneração dos policiais militares e bombeiros aprovou o texto final que será votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados em dois turnos de votação.
A deputada Fátima Bezerra(PT-RN), vice-presidente da Comissão, disse que o texto aprovado pela Comissão retomou o texto original e define que as polícias militares e os corpos de bombeiros dos estados não poderão receber remuneração inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal. A proposta também valerá para os inativos e pensionistas.
Durante a reunião, o presidente da Comissão, deputado Otávio Germano, designou a deputada Fátima para coordenar a audiência pública que será realizada nesta quinta-feira, 26, em Natal, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A audiência começará logo após a Marcha em Prol da PEC 300, com saída prevista do calçadão da João Pessoa, a partir das 8h.
O relator da proposta, deputado federal Major Fábio (DEM/PB), também confirmou  presença na audiência para a deputada Fátima. A audiência também contará com a presença de outros parlamentares federais e de representantes de associações dos policiais militares de vários estados.
A realização da audiência no RN foi uma construção das associações representativas dos policiais e bombeiros militares do RN e dos mandatos da deputada federal  Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro. 
fonte;assessoria

ALEXANDRE DANTAS DÁ INICIO A PAVIMENTAÇÃO DE VÁRIAS RUAS DA CIDADE


O prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas de Medeiros deu início à pavimentação de várias ruas da cidade. Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 789.321,00 (setecentos e oitenta e nove mil trezentos e vinte reais), provenientes de recursos do governo do estado/governo federal e prefeitura municipal. Nesta etapa serão beneficiadas as Ruas Elita Dantas (trecho RN 288 até o seu final), Projetada (prosseguimento da Rua Elita Dantas); Maria Carmelita; Profª Rosilda Dantas; Cesário Cândido de Medeiros, ambas no Bairro Dom Adelino. Para o Bairro São José, serão pavimentadas as Ruas José Simeão; Toinho Nozinho; Antônio Cândido de Medeiros; João Justino Dantas; 13 de Maio; Ivan Roque; Clívia Marinho Lopes e Rua Vereador Silvino José Dantas (está última ligando-a a Rua Pedro Alexandre); assim como a Ruas Frei Damião e Antonio Justino Dantas, no Centro da cidade. Está em fase final de elaboração, mas com recursos já garantidos, a pavimentação de outras ruas da cidade, que beneficiará o Bairro Santa Rita e garantirá a abertura da Rua Bartolomeu Justino Dantas com a Rua Marinês Argentierre, no Monte do Galo, importante elo de ligação com o centro da cidade. O prefeito Alexandre Dantas está feliz com esse programa de grande importância para o bem estar das citadas localidades, pois é uma forma de erradicar o esgoto a céu aberto e a poeira, com benefícios diretos a saúde e a qualidade de vida da população. No ano passado, e em parceria com o governo do estado/governo federal e prefeitura, o prefeito municipal executou a pavimentação das Ruas Antonio Dantas; José Venâncio e Ivamar Roque, bem como as Ruas Sinhá Rita, Pedro Alexandre Dantas e Alto do Vaqueiro, num investimento total de R$ 1.195.841,00 (hum milhão cento e noventa e cinco mil oitocentos e quarenta e cinco reais).

fonte;assessoria

PORTAL SOU DO SERIDÓ

Visite o site  Portal Sou do Seridó.Um site dinâmico em que engloba todos os principais blosgs da região com as  suas principais   notícias .End :http://www.soudoserido.com.br/

Projeto de Rosalba Ciarlini protege trabalhador na hora da aposentadoria

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN) apresentou hoje Projeto de Lei Complementar que garante o emprego do trabalhador contra a demissão sem justa causa quando ele estiver a 18 meses de completar os requisitos fundamentais para se aposentar voluntariamente. A proposta beneficia cerca de 30 milhões de brasileiros com idade avançada e vale para aqueles que estão empregados há pelo menos cinco anos. Caso ocorra a demissão imotivada, haverá uma indenização equivalente a um mês de remuneração por ano ou fração igual ou superior a seis meses de efetivo serviço.

O DIEESE informa que em 2008, pessoas com mais de 40 anos de idade conseguiram, em média, um emprego em 47 semanas. Acima de 60 anos de idade, esse tempo quase dobrou, atingindo um emprego em 85 semanas.
        
         “A demissão sem justa causa, a esta altura da vida, já em idade avançada, é uma dupla perversidade, primeiro pelo que representa o desemprego para as famílias, mas, sobretudo, pela dificuldade que o idoso encontra para se recolocar no mercado de trabalho”, destaca a senadora.
        
         Hoje o IBGE registra que cerca de 25 milhões de trabalhadores têm carteira assinada, e 25% deles estão com mais de 50 anos de idade. O total da população brasileira com mais de 50 anos de idade é de mais de 30 milhões de pessoas.
        
         “Apenas 1% dos empregadores se preocupam em implementar uma estratégia para manter as pessoas com mais de 50 anos de idade na empresa. Não podemos deixar esses trabalhadores sem nenhum tipo de proteção”, afirma Rosalba Ciarlini.
fonte;assessoria

TALENTOS DA TERRA DA MÚSICA - JAÍLTON DANTAS

Atenção internautas que queiram divulgar seus trabalhos, estou oferecendo este espaço para que a sua obra seja divulgada. São muitos os Artistas que ás vezes não tem oportunidade de divulgar o seu talento.


A terra que canta e encanta cada vez mais nos surpreende com os artistas que temos.Hoje falaremos de  José Jailton Dantas, ele que é mais uma pedra preciosa na nossa cultura Carnaubense. Menino esse que nasceu e morou muito tempo no Sitio Garrotes município de Carnaúba dos Dantas-RN. Sua Mãe a professora (Zefinha) teve uma oportunidade de vim trabalhar na cidade e com isso veio toda a sua família. Ao passar do tempo o jovem Jailton conheceu o Artista Dede Carnaúba e com ele  teve a oportunidade de fazer parte do “Teatro de Rua Sertão Vivo”, ganhando espaço como artista de rua e principalmente como Calungueiro, tendo Dona Dadi como referência. O Jailton já tem algumas peças de teatro de bonecos da sua autoria, são elas: O Pescador de Dinheiro, Um Garimpeiro Carnaubense no Céu e O leiteiro que não sabia tiram leite.


fonte;Fabiano Araújo

Diário Oficial-RN

EXTRATO DO CONTRATO Nº. 024/2009-SEMARH/PSP
CONTRATANTE: Governo do Estado do Rio Grande do Norte/Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, CNPJ: 01.066.896.0001-74
CONTRATADA: L.S Construção e Manutenção Industrial Ltda. CNPJ/MF 10.281.559/0001-90.
OBJETO: Execução das Obras de Implantação de Sistemas de Abastecimento D’água nas Comunidades Rurais dos municípios de Triunfo Potiguar, Jucurutu, Carnaúba dos Dantas e Santana do Matos.
VALOR: O valor global do Contrato é de R$ 934.922,38 (novecentos e trinta e quatro mil novecentos e vinte e dois reais e trinta e oito centavos).
Dotação Orçamentária: As despesas decorrentes da execução das obras, objeto do presente Contrato, serão lançadas a conta dos recursos alocados ao Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semi-árido Potiguar e da contrapartida estadual, alocados a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos no Orçamento Geral do Estado consignado sob a seguinte Programação Orçamentária:
27.131.18.544.2713 18.510 – Infra-estrutura Hídrica - Elemento de Despesa 4490-51 – Obras e Instalações - Fonte 148 – Operações de Crédito Externas – em Moeda, no valor de R$ 617.048,78 (seiscentos e dezessete mil e quarenta e oito reais e setenta e oito centavos); e 4490-51 – Obras e Instalações – Fonte 146 – Operações de Crédito Internas – em Moeda, no valor de R$ 317.873,60.
Prazo de Execução: 90 (noventa) dias, a partir da ordem de serviço emitida pelo Contratante.
Data e Assinaturas: Celebrado aos 24 (vinte e quatro) dias do mês de novembro de 2009, pelo cliente, Carlos Ivan da Câmara Ferreira de Melo, Secretário Adjunto SEMARH e pelo contratado, Andre Lopes Saldanha, Sócio-Gerente.
Testemunhas: Jailson Morais da Silva, CPF 201.686.404-49 e Othon Militão Júnior, CPF 140.603.294-87.
fonte:Diário Oficial do RN

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Novo PNE deve triplicar ensino profissional no Brasil


Durante seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) realizado nesta terça-feira (24), no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) disse que o novo PNE vai contribuir para ampliar a oferta de ensino profissional e tecnológico no país.


Segundo a deputada, um dos objetivos do novo PNE é triplicar o número de Institutos Federais de Ensino Profissional e Tecnológico (IFETs). “Uma das metas do novo PNE é democratizar esse ensino para todas as regiões brasileiras, atingindo mil unidades de institutos federais.”, ressaltou.

O professor Marcelo, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, destacou que entre os objetivos do novo PNE estão: a verticalização do ensino - fazer com que o estudante vá do ensino fundamental até a pós-graduação; assegurar o financiamento e a manutenção dessa modalidade de ensino com a aprovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional (Fundep), proposto pelo senador Paulo Paim (PT/RS). O Fundep propõe que seja retirado 2% do Imposto de Renda e 7% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a educação profissional e tecnológica.

Além do PNE, a Comissão de Educação promoveu seminários sobre os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), sobre o desafio ibero-americano das metas educativas até 2021 e as Escolas Binacionais de Fronteira. Também participaram dos debates a presidente da CEC, deputada Maria do Rosário (PT-RS), e os deputados Ariosto Holanda (PSB/CE) e Alex Canziani (PTB-PR).

fonte;assessoria

Polêmica e bate-boca na audiência pública sobre a criação do Vale-Cultura

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (24), por três Comissões do Senado, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN) defendeu a inclusão do acesso a livros e outras publicações no projeto (PLC 221/2009) que cria o vale-cultura para os trabalhadores. Rosalba, relatora da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), também cobrou do ministro Juca Ferreira, a diferença de valores do benefício para os aposentados, que pela proposta, receberão o vale de R$ 30, enquanto os trabalhadores da ativa terão direito a R$ 50 mensais. “Quem já trabalhou na base e promoveu a cultura, sabe como é importante o acesso a todos”, argumentou a senadora.

Segundo o ministro, foi preciso negociar a criação do vale-cultura com a área econômica, por envolver renúncia fiscal. “Eu vejo a inclusão de um valor maior para os aposentados com simpatia, mas dependo do Ministério da Fazenda. Se fechar a conta, está fechado”, respondeu o ministro.
O projeto está tramitando em regime de urgência nas Comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, se não for votado até 12 de dezembro, poderá obstruir a pauta de votações do Senado.
Pela proposta original, o vale-cultura vai beneficiar os trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos e dará acesso a teatros, shows, literatura, museus, espetáculos de dança e produtos como CDs e DVDs. As empresas que aderirem ao programa poderão deduzir, até o exercício de 2014, 1% do imposto de renda devido.
A audiência gerou polêmica e uma discussão acalorada sobre o folder de divulgação dos projetos do ministério, distribuído aos senadores, pela assessoria de comunicação do ministro. O panfleto sugere que os parlamentares que não apóiam a cultura, não deveriam receber votos dos eleitores e relaciona os nomes de deputados de diversos partidos. “Não me parece adequado misturar eleição com um folder custeado pelo dinheiro público”, reclamou o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O ministro admitiu que o material não poderia fazer a vinculação e alegou que não foi feito com verba federal e sim com recursos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. A senadora Rosalba Ciarlini lembrou que faz parte da Frente e seu nome e de nenhum outro senador estão entre os listados no folder. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) acusou o material de conter conteúdo eleitoreiro e anunciou que vai entrar com uma representação contra o governo no Ministério Público Federal. O bate-boca, por pouco, não suspendeu a audiência com o ministro.
fonte;assessoria

MULHER-DEMOCRATAS(RN) REALIZA SEMINÁRIO EM NATAL





O DEM Mulher Nacional e o DEM Mulher-RN, com apoio da Executiva Nacional dos Democratas e a Fundação Liberdade e Cidadania, promove no próximo dia 27, a partir das 8:30h, no Hotel Maine, em Natal, o Seminário “A Cidadania da Mulher e a Participação Política”.


O objetivo do evento é fortalecer o debate em torno das questões que envolvem a mulher potiguar na luta pela implantação de políticas públicas voltadas fundamentalmente para a igualdade de gênero. O encontro também quer alertar sobre a importância da capacitação da mulher para o desempenho de suas funções nos mais variados setores da nossa sociedade.

Na programação haverá palestras de Marcelo Garcia (Presidente da Associação Nacional dos Secretários Municipais de Assistência Social) sobre “Políticas Sociais e Desenvolvimento Social no Brasil”, da prefeita de Ribeirão Preto –SP, Dárcy Vera, sobre “Vocação e Dedicação à Política e ao Trabalho Público” e de Solange Amaral (Deputada Federal e presidente Nacional do Mulher-Democratas) sobre “A Mulher na Política e no Parlamento”.

Já confirmaram presença no seminário: Senador Agripino Maia, Presidente DEM – RN; Deputado Rodrigo Maia, Presidente DEM Nacional; Deputado José Carlos Aleluia, Presidente da FLC; Deputado Federal Felipe Maia; Senadora Rosalba Ciarlini; Sra. Anita Maia, Presidente DEM Mulher – RN.

OS PALESTRANTES:
Dárcy Vera - Prefeita de Ribeirão Preto: Jornalista e radialista. Exerceu quatro mandatos na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Proporcionalmente, foi a mais votada do País. Foi a primeira mulher a presidir um legislativo municipal. Parlamentar de quatro mandatos, Darcy é fundadora da Casa Abrigo “Maria Otília Neix”, uma ONG, fundada em parceria com a iniciativa privada.

Solange Amaral - Deputada Federal: Psicóloga formada na PUC. Já na década de 70, implantou as primeiras creches comunitárias no país. Foi Superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA), Subprefeita do Rio, Deputada Estadual por dois mandatos (1995 a 2002) e Secretária de Habitação do Rio de Janeiro.

Marcelo Garcia- Presidente da Associação Nacional dos Secretários Municipais de Assistência Social: é assistente social formado pela Universidade Federal Fluminense. Atuou e coordenou a ONG Internacional Médicos Sem Fronteiras no Rio de Janeiro. Foi Consultor da Prefeitura de Belo Horizonte para Assuntos de Desenvolvimento Comunitário (1998) e da Prefeitura do Rio de Janeiro para Assuntos de Desenvolvimento Comunitário/Geração de Trabalho e Renda (1998). Presidiu o CONGEMAS – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social e é membro do CNAS representando os Municípios desde 2005. É secretario de Assistência Social de Juiz de Fora e Secretario Executivo do Instituto CNA – 2009.
fonte;assessoria

Copa 2014: Governo e Prefeitura conseguem liberação de R$ 400 milhões para projetos de mobilidade urbana


O Rio Grande do Norte é o Estado que, proporcionalmente, mais liberou projetos que consolidam o projeto para a Copa de 2014, particularmente, os de acesso ao Estádio das Dunas, melhorando o trânsito da na capital. Dos 18 projetos apresentados pela representação potiguar na reunião com o comitê gestor do PAC da mobilidade urbana ocorrida na manhã desta terça-feira (24), em Brasília, 16 foram aprovados, somando recursos de R$ 400 milhões e representando uma aprovação de 90% dos projetos. O Governo do Estado, juntamente com a prefeitura de Natal, também conseguiu incluir no PAC da mobilidade urbana a conclusão do prolongamento da Avenida Prudente de Morais à BR-101.


"Conseguimos a garantia de recursos para esta importante obra que vai melhorar substancialmente o trânsito da capital", comemora o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que representou a governadora Wilma de Faria, que permanece em Natal recuperando-se de uma virose. O prolongamento da Prudente era uma das propostas de emenda da bancada potiguar ao Orçamento Geral da União para 2010, mas ficou de fora.

Serão liberados para o Rio Grande do Norte, por meio do PAC da mobilidade urbana, recursos da ordem de R$ 400 milhões, entre verbas do governo federal, que repassará R$ 370 milhões, por meio do BNDES. Os R$ 30 milhões restantes serão aplicados, a título de contrapartidas, pelo Governo do Estado e Prefeitura de Natal. Os recursos segundo o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, que participou da reunião em Brasília, já estão disponíveis e terão que ser utilizados até junho de 2014.

"Ao contrário dos que dizem a Copa (2014) vai deixar um legado para o Rio Grande do Norte, que é a melhoria do trânsito na capital, com grandes obras na área de infra-estrutura",ressalta Iberê.

Os R$ 400 milhões serão aplicados em obras como a duplicação da avenida Mor Gouveia complexo viário na altura da Urbana, com a construção de túneis e viadutos ligação da Via Costeira com a avenida Engenheiro Roberto Freire, com a eliminação da rótula existente e construção de elevados, entre outros complexos viários, como a construção de um viaduto integrando as avenidas Ayrton Senna e Roberto Freire, na zona sul da capital.

Participaram da reunião, além do vice-governador Iberê Ferreira de Souza e do secretário Fernando Fernandes, os ministros Orlando Silva (Esportes), Márcio Fortes (Cidades), Paulo Bernardo (Planejamento), a gestora do PAC e secretária adjunta da Casa Civil da Presidência da República, Mirian Belchior, a prefeita de Natal, Micarla de Souza, os secretários estaduais Dâmocles Trinta (Infra-estrutura) e Nélson Tavares (Planejamento e Finanças) e os secretários municipais Kelps Lima (Mobilidade Urbana) e Augusto Viveiros (Planejamento).

Iberê representa governadora Wilma em Brasília

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza representa a governadora Wilma de Faria na agenda de compromissos na capital federal. Ainda hoje, o vice-governador participa de reunião sobre a Copa do Mundo 2014 e encontro com os ministros da Agricultura e Relações Institucionais. Na quarta-feira (25), Iberê será recebido pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira.

fonte;assessoria

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DO BLOG DO DAMIÃO CARLOS

O Polo de Turismo do Seridó está anunciando para o dia 02 de dezembro a sua última reunião ordinária do ano. Ela acontecerá no prédio do Centro da Juventude Carnaubense, na cidade de Carnaúba dos Dantas, e em sua pauta constam apresentação do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo do município anfitrião; Políticas públicas para o desenvolvimento regional sustentável através da cultura, a cargo de Alice Monteiro Lima, diretora técnica do Fórum de Cultura e turismo do Cariri e facilitadora do Ministério da Cultura na Paraíba. Também serão tratadas a redefinição das Comissões Temáticas e o calendário de reuniões para 2010. Como parte complementar ao tema turismo cultural a operadora Vitória Régia Turismo apresentará seu pacote à Serra da Capivara, no Piauí
Foto: Castelo de Bivar, atração turística de Carnaúba dos Dantas

Senado debate criação do Vale-Cultura para trabalhadores

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em conjunto com as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, realizam audiência pública nesta terça-feira (24) para discutir com o ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, o projeto (PLC 221/2009) que cria o Vale- Cultura, no âmbito do Programa de Cultura do Trabalhador. Com valor mensal de R$ 50,00, o novo Vale será aceito em todo o território nacional e dará acesso a produtos e serviços culturais nas áreas das artes visuais e cênicas; audiovisual; literatura e humanidades; música; e patrimônio cultural. Pela proposta original, essas áreas poderão ser ampliadas, a critério do Poder Executivo.
Na CAS, o projeto recebeu parecer favorável da presidenta da Comissão, senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN). O relatório recebeu emendas, para que seja incluído o acesso a livros e revistas, entre as áreas culturais a serem beneficiadas pela nova Lei: “Sem dúvida alguma, o Vale-Cultura poderá estimular a universalização do acesso e fruição dos bens e serviços culturais e seus benefícios, refletindo diretamente na promoção da inclusão social e da cidadania”, justifica a senadora.
Segundo o projeto, o Vale-Cultura será confeccionado e comercializado por empresas operadoras e disponibilizado aos usuários pelas empresas beneficiárias, para ser utilizado junto às empresas recebedoras.
A proposta considera como empresa operadora, a pessoa jurídica cadastrada junto ao Ministério da Cultura, possuidora do Certificado de Inscrição no Programa de Cultura do Trabalhador, autorizada a produzir e comercializar o Vale-Cultura; empresa beneficiária, a pessoa jurídica optante pelo Programa de Cultura do Trabalhador e autorizada a distribuir o vale-cultura a seus trabalhadores com vínculo empregatício, fazendo jus, por esse motivo, a benefícios fiscais; usuário, o trabalhador com vínculo empregatício com a empresa beneficiária; e empresa recebedora, a pessoa jurídica habilitada pela empresa operadora para receber o vale-cultura como forma de pagamento por serviço ou produto cultural.
O Vale-Cultura será disponibilizado, preferencialmente, por meio magnético, com seu valor expresso em moeda corrente ao trabalhador com renda mensal de até cinco salários mínimos. Os trabalhadores com renda superior a esse montante poderão receber o benefício, desde que garantido o atendimento à totalidade dos empregados com rendimentos de até cinco salários mínimos.
Até o exercício de 2014, ano-calendário 2013, o valor despendido a título de aquisição do vale-cultura poderá ser deduzido do imposto sobre a renda devido pela pessoa jurídica beneficiária tributada com base no lucro real. A dedução ficará limitada a um por cento do imposto sobre a renda devido. A pessoa jurídica, inscrita no Programa de Cultura do Trabalhador como empresa beneficiária, poderá deduzir o valor despendido a título de aquisição do vale-cultura como despesa operacional para fins de apuração do imposto sobre a renda, desde que tributada com base no lucro real. As deduções previstas no projeto somente se aplicam em relação ao valor do vale-cultura distribuído ao usuário.
O projeto tramita ao mesmo tempo nas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Assuntos Econômicos (CAE); e de Educação, Cultura e Esporte (CE), em regime de urgência.

Assessoria de Comunicação

Vice-governador anuncia convocação de 650 novos policiais


O Governo do Estado vai convocar 650 suplentes do concurso de 2005 para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A lista dos novos convocados será publicada na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial do Estado. Os convocados já terão que se apresentar já a partiR desta terça-feira no Quartel da PM (vizinho ao Clube América), na rua Rodrigues Alves, no bairro de Tirol.

O curso de formação terá início em fevereiro. A convocação atende à Lei Complementar nº 250, de junho de 2003, que estabelece um efetivo de 10.003 policiais para o Rio Grande do Norte.

O anúncio foi feito pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza em coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira na Governadoria. A governadora Wilma de Faria não participou da coletiva porque está em casa, sob cuidados médicos em decorrência de uma virose. "A governadora me autorizou a fazer esse anúncio tendo em vista que esses novos policiais serão integrados aos quadros da PM em junho do próximo ano, quando eu já estarei no comando do Governo do Estado", explicou Iberê.

Dos 650 convocados, entretanto, serão selecionados 542 suplentes. "Com estes 542 chegaremos aos 10.003 policiais que a Lei Complementar estabelece", afirmou o vice-governador. Ele esclareceu, no entanto, que o número de 650 é o previsto no edital do concurso, caso ocorram desistências de candidatos.

O prazo final de prorrogação do concurso encerra nesta terça-feira. A convocação, segundo Iberê, não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal porque Segurança Pública está fora do limite prudencial imposto pela Lei. O novo contingente atuará no policiamento ostensivo em todo o Estado. Dos novos convocados, 390 irão para os destacamentos da PM nas regiões de Natal e Grande Natal, 139 para a região do Alto Oeste, 80 para a região Seridó e 41 para a região Agreste.

Reforço
Na última sexta-feira (19), a segurança pública do Rio Grande do Norte recebeu mais 743 soldados que já estão atuando no policiamento ostensivo. Com o novo efetivo, o Estado potiguar passa a ter um dos maiores efetivos policiais do Nordeste. São 9.112 militares. Os 743 novos policiais foram distribuídos em batalhões de Natal (217 soldados), Mossoró (210), Assú (107), Caicó (72), Pau dos Ferros (50) e Nova Cruz (33).

Fotos: Demis Roussos

 Assessoria de Imprensa

Vice-governador convoca imprensa para anunciar medida na segurança

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza convoca imprensa para coletiva nesta segunda-feira (23), às 12h, na Governadoria. Na ocasião, será anunciada medida emergencial para segurança pública no Rio Grande do Norte.
 
Coletiva de Imprensa
Local: Governadoria – Centro Administrativo
Horário: 12h
Data: Segunda-feira, 23 de novembro. 
fonte;assessoria

CÂMARA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS

Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN
Igualdade e Renovação a Serviço dos Carnaubenses
Administração da Exmª Srª Vereadora Adjanira Dantas de Medeiros

MATÉRIAS DISCUTIDAS E APROVADAS PELOS VEREADORES.

Foi realizada no último dia 19 de Novembro de 2009, a 14ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo, onde foram discutidas e aprovadas as seguintes matérias:

REQUERIMENTO Nº 062/2009, DE AUTORIA DO EDIL JOSE DE AZEVEDO DANTAS, SOLICITANDO EXMª SRª. GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, PROFª WILMA MARIA DE FARIA E AO SR. ÉDSON SANTIAGO DANTAS - CHEFE DO SETOR DA UNIDADE PÚBLICA DA CO-SERN (COMPANHIA ENERGÉTICA DO RIO GRANDE DO NORTE), A INSTALAÇÃO DE UMA SUBES-TAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM NOSSO MUNICÍPIO.

REQUERIMENTO Nº 063/2009, DE AUTORIA DO EDIL MARCOS ANTONIO DANTA, SOLICITANDO DA EXMª SRª. PROFª WILMA MARIA DE FARIA (GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) E AO EXMº SR. SECRETÁRIO DA SEMARH DO RN (SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO RIO GRANDE DO NORTE) IBERÊ FERREIRA DE SOUZA, SOLICITANDO A PERFURAÇÃO DE POÇOS TUBULARES NAS COMUNIDADES ESPERA, ERMO, GARROTES, RA-JADA E CARNAÚBA DE BAIXO E (01) UM POÇO NO RIO DO GALO PARA ATENDER AS LAVADEIRAS DA LAVANDERIA PÚBLICA QUE ESTÁ FUNCIONANDO PRECARIAMENTE.

REQUERIMENTO Nº 064/2009, DE AUTORIA DO EDIL MARCOS ANTONIO DANTAS, SOLICITANDO AO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL ALEXANDRE DANTAS DE MEDEIROS E AO EXMº SR. SECRE-TÁRIO DE CULTURA E TURISMO JOÃO BATISTA DA SILVA, SOLICITANDO QUE SEJA FEITO UM PROJETO ARQUITETÔNICO NA PRAÇA SÃO JOSÉ EM FRENTE A MATRIZ DE SÃO JOSÉ, ADE-QUANDO UM ESPAÇO PÚBLICO PARA EVENTOS CULTURAIS EM FRENTE A TRAVESSA ANTÔNIO ALBERTO E LATERAIS DAS RUAS ANTONIO AZEVEDO E JOSÉ MATIAS.

INDICAÇÃO Nº 075/2009, DE AUTORIA DO EDIL MARFRAN DE MEDEIROS SANTOS, SOLICITANDO DO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL E DO GERENTE MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBA-NOS QUE SEJA INSTALADO UM REDUTOR DE VELOCIDADE (LOMBADA), NO CONJUNTO , NAS PROXIMIDADES DO MERCADINHO DE KELINHA.
INDICAÇÃO Nº 076/2009, DE AUTORIA DA EDIL ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS, SOLICITANDO DO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL E DO GERENTE MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBA-NOS QUE SEJA FEITA A CONSTRUÇÃO DE ESGOTOS COM CAIXA DE GORDURA NA RUA CLÍVIA MARINHO LOPES, MAS PRECISAMENTE EM FRENTE A CASA DE DONA BETA.
________________________________
ADJANIRA DANTAS DE MEDEIROS
Presidenta
Casa Legislativa “Antonio Petrônilo Dantas”
Rua Juvenal Lamartine, 200A – Centro – Fax (84) 3479-2304/3479-2135
CEP 59.374-000 - Carnaúba dos Dantas/RN
E-mail: cmcdantas@hotmail.com

ROSALBA SE REÚNE COM PRODUTORES RURAIS DO TRAIRÍ


Ao sair da missa na Pedra do Rosário, em Natal, no dia da padroeira Nossa Senhora da Apresentação, sábado passado, a senadora democrata Rosalba Ciarlini foi à cidade de Santa Cruz, na região do Trairí, participar, a convite da Câmara Municipal, da Audiência Pública proposta pelos vereadores sobre as dívidas rurais.
Rosalba escutou as reivindicações do setor que pede o apoio dos parlamentares federais para que apreciem e derrubem o veto do Projeto de Lei 4514 que anistia uma parte das dívidas agrícolas e dá melhores condições de financiamento para o setor.
“A bancada nordestina se uniu; formulamos um Projeto de Lei de acordo com a realidade do setor. Conseguimos aprovar nas duas Casas (Senado e Câmara), aí vem o presidente Lula e veta. É desestimulante”, disse Maurício Anísio, secretário de Tributação da prefeitura de Santa Cruz. 
Rosalba, que também estava representado os senadores José Agripino e Garibaldi Filho, disse que vai se empenhar com o presidente do Congresso, José Sarney, para pedir que desengavete esse veto presidencial, e que só assim os parlamentares vão poder apreciar, e quem sabem derrubar o veto do PL 4514.
A senadora, porém, alertou que é preciso que toda classe agrícola se una, e peça apoio aos seus parlamentares federais para que se engajem nessa causa. “Estamos no Congresso representando o povo e se essa é uma reivindicação do setor. Vamos lutar para que essa reivindicação se transforme em Lei. Mas quero lembrar que o presidente tem a maioria nas duas Casas, e por isso não é fácil derrubar um veto presidencial. São necessários que pelo menos 2/3 dos parlamentares votem a favor,” complementou.
fonte;assessoria

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores